Skip to content

Timão 4×2 S4n7os, não vejo ninguém na minha frente!

05/30/2010

Em tempo: tira-teima da Globo confirmou o que eu desconfiava, era lance fácil para o bandeirinha: Marquinhos impedido. Esperemos as desculpas dos urubus?

Do blogdotrio.wordpress.com

Por “razões contratuais”, eu não posso trocar o título do post, mas o título correto seria aquele que eu tuitei: “Vocês acham o Mano ruim? Precisam conhecer o Dorival!”.

Para quem participou do papo do boteco nos últimos 2 dias, não foi surpresa a escalação no 4-2-2-2. Inclusive, a escolha do Jucilei era meio que prevista. Como eu frisei no final do post, era melhor entrarmos com dois atacantes rápidos, pois seria um jogo de muitos contra-ataques, do que com o já tradicional Souza + 1. E foram assim os 90 minutos: muita disputa no meio, grandes jogadas individuais deles e nós sempre disparando no contra-ataque.

No 1º tempo, a coisa funcionou bem como queríamos: Ralf e Elias (esse em partida fantástica) marcavam forte Ganso e Marquinhos. Danilo ficou bem à frente pela direita e Bruno Cesar, um pouco mais recuado, à esquerda. Wesley era monitorado: se ele passasse do meio, sempre era ferozmente cercado, como se o time tivesse plena consciência que nem ele nem Ganso poderiam respirar perto da nossa área. Marcamos muito bem POR ZONA. Não houve — e duvidem da imagem da TV — marcação individual, a menos quando eles tentavam penetrar na segunda linha de 4. A coisa funcionou e Wesley ficou preso atrás e o Ganso chegou a buscar a bola na linha de defesa santista.

A dificuldade, e isso era natural, ocorria quando a bola chegava no Nilmar, pois Jucilei, ou era lento para função ou, às vezes, avançava e deixava espaço para o pentelho. Todos os avanços do Jucilei no 1º tempo foram punidos com jogadas perigosas do Santos pela direita. (Na metade do 1º tempo isso foi corrigido e Juça ficou mais).

Bruno Cesar, “a camisa lhe cai bem”, chuta e o goleirinho aceita: JH 1 x 0, no rebote. Não foi como das outras vezes em que recuamos para garantir a goleada de 1×0, quem recuou o Corinthians foi o Santos — que eu garanto: é muito bom. Muito bom mesmo.

A nossa competência nesse jogo foi marcarmos os dois homens de criação mais importantes deles (Ganso e Wesley), isso fez com que a bola não chegasse nos Pentelhos da frente que, convenhamos, têm um índice de aproveitamento fora do comum. Eles ainda tiveram um gol anulado que de onde eu estava não deu para ter a menor idéia do que aconteceu. Se o bandeira errou, ele é muito ruim, pois o lance foi fácil, na cara dele.

Momentos antes de começar o 2º tempo, o time inteiro do Santos cerca o juiz por uns 4/5 minutos (o Timão demorou para voltar). Para quem estava no estádio ficou claro que o gol teria sido mal anulado e eles estavam pressionando a arbitragem em nome da regra da “compensação”. No começo do 2º tempo, bastou uma folga na marcação de um dos ARMADORES e a bola chega no Pentelho no. 2: 1×1 . Não sou exatamente um apoiador da Gaviões, mas verdade seja dita: esses pivetes têm de entender que não se mexe com instituições e a Gaviões é uma instituição corinthiana, como é o Flávio La Selva, como é a nossa bandeira. A tal “dancinha” lembrou aquela comemoração do Diego no Privadão. Ainda bem que os deuses do futebol punem essas canalhices: Bruno Cesar, “o Ricardinho voltou”, vai lá e Timão 2×1.

Para quem estava no estádio, Timão jogava, de fato, num autêntico 4-4-2: duas linhas de quatro, com Dentinho e JH (depois Iarley) à frente, bem parecido com o 4-4-2 que será o sistema de 9 em 10 seleções da Copa. REFORÇO: não era mais um 4-2-2-2!

Esse time ainda precisa de muuuuito entrosamento, principalmente lá na frente. Dentinho não se entendeu com a função e Iarley, que é tecnicamente inferior, soube, felizmente, se posicionar melhor no sistema. BC, que é o Ricardinho ESCARRADO, chutou na hora do passe e passou na hora do chute. Como eu disse, é só entrosar e teremos um time realmente competitivo.

Por alguma razão maluca, Dorival tira o Pentelho no.1, o único que poderia furar o bloqueio corinthiano. Além do erro tático, Dorival não se deu conta com o que aconteceria no Pacaembu: a substituição INCENDIOU O ESTÁDIO! E o nosso time veio junto, claro. Em bela jogada de todo o time, Ralf recebe e surpreende o UNIVERSO ao arriscar a jogada de penetração: 3 x 1, golaço! Obrigado Mr. Dorival!

Globo.com

Dorival continuou a desmontar o Santos e nós começamos a mostrar uma série de qualidades na armação que não tínhamos mostrado ainda este ano. Aos 28, saiu o BC bem cansado e entrou o Paulinho. Destaque-se que Danilo já tinha acabado a pilha no final do primeiro tempo. Imagino que a coisa já estava acertada do vestiário, pois fato é que BC correu muito mais no 2º tempo. Danilo foi fazer as vezes do BC e ajudar na bola aérea.

O 4º gol, para mim, foi o mais bonito: Paulinho 4 x 1.

Eles diminuem na bola parada (no estádio achei que foi gol contra): 4 x 2. E o Paulinho ainda perdeu o 5º gol no último minuto.

Quem estava no estádio curtiu uma tarde de Domingo inesquecível. Quem assistiu pela TV, espero que tenha desligado o som. Foi um jogão.

Deixo o fim para falar sobre o que mais impressionou — conversei isso com todo mundo no Pacaembu: o BC é muito parecido com o Ricardinho, não só no futebol, que é igual (até o chute de fora da área ele imita), mas fisicamente! Até aquela corcunda de Jabuti ele tem igual. (Ah, e não vaiaram o cara por “prender a bola”? É ou não difícil jogar na meia do nosso time, hein?)

Em tempo: para quem não sabe, campeão brasileiro (tirando 2009) precisa de 73 pts ou 64% de aproveitamento. Faltam 60 pts.

Anúncios
33 Comentários leave one →
  1. jeff permalink
    06/01/2010 14:27

    Finalmente, um jogo bom no ano!

    Finalmente, o Mano fez o básico, sem invenção; escalou os melhores, e pronto!

    Finalmente, a mídia viu quem esses moleques são!

    Curtir

  2. Cesar Augusto permalink
    06/01/2010 0:19

    Os erros contra o Corinthians são sonoramente esquecidos, digo.

    Curtir

  3. Cesar Augusto permalink
    06/01/2010 0:16

    Fora Mano Menezes !!!

    Onde já se viu, dar um nó tático no aclamado Dorival Junior, o melhor técnico do Brasil?

    Onde já se viu, bater sem dó nem piedade no melhor time do Brasil?

    Onde já se viu, ganhar sem nenhum errinho da arbitragem?

    Onde já se viu, ganhar do Santos, o maior time do Planeta Terra, de modo incontestável e dando olé?

    Nós corintianos, precisamos reconhecer a capacidade do nosso técnico, pois, sinceramente, não há muita lógica em depositar toda a culpa de más jornadas nas costas do treinador, mas, por outro lado, não fazer o mesmo nas vitórias. Vencemos, apesar do Mano Menezes é o discurso padrão.

    A crítica, não digo que é injusta, pois todos nós temos o direito de emitirmos opiniões, mas que exageramos, exageramos.

    >>>

    A imprensa está de luto.

    Eu li, ouvi e não foram poucos aqueles que disseram que este jogo de domingo era a maior chance do Santos em devolver aqueles 7×1, de 2005. Um acinte. Um absurdo. Um menosprezo monstruoso ao Corinthians. E um exagero na capacidade dos Sardinhas, que é um excelente time, diga-se, superior ao Corinthians diga-se também, mas inferior no quesito elenco e no quesito treinador.

    Certo está Roberto Carlos quando disse que não há termo de comparação entre o Santos e o Barcelona ou qualquer time grande europeu.

    O Barcelona não é vulnerável, muito pelo contrário.

    Com exceção da partida frente a Internmazionale, não lembro do Barcelona ter tomado 3 ou mais gols.

    É uma comparação, sinceramente, absurda. A mídia deveria ficar calada para não falar tamanha besteira.

    O Barcelona é melhor tecnicamente e taticamente, não só ao Santos, mas a qualquer equipe do Brasil.

    E o Santos é excelente, ofensivo, mas contra grandes equipes, não sobra. Vence, como venceu o Grêmio, o Atlético-MG, o São Paulo e o próprio Corinthians, na Vila Belmiro, mas nestes jogos, repare, há equilíbrio. O Santos é bom, mas não sobra no Brasileirão como sobrou no Paulista. No Brasileiro não é todo time que irá respeitar o Santos.

    E, ontem, além de não sobrar, talvez pela primeira vez foi dominado amplamente pelo seu oponente que com um pouco mais de capricho teria feito mais gols.

    Incontestável em todos os sentidos, inclusive a arbitragem.

    Aliás, os antis já estão com um dossi na mão dizendo que fomos ajudados em 4 dos 5 jogos, mas eles só falam dos erros pró- Corinthians. Os erros favoráveis ao Corinthians são sonoramente esquecidos, afinal foram erros normais de jogo.

    Curtir

    • 06/01/2010 10:36

      Verdade, não dá para comparar times europeus e brasileiros, é simplesmente impossível. Mas mesmo num embate contra o Barça e o Timão, sou louca o bastante para apostar no Coringão, já que nessa hora o Manto, o Espírito Guerreiro,pesa mais!

      Curtir

    • 06/01/2010 14:59

      O meu post ficou gigante e eu queria escrever sobre isso: vencemos claramente um time superior por pura consciência tática.

      O próximo desafio e vencer outro time também melhor: o Inter.

      Curtir

  4. João Leite permalink
    05/31/2010 20:58

    Fiquei feliz…

    O time com BCesar está melhor… Elias voltou a render (na minha opinião jogou muito ontem)… Ralf surpreendeu…

    Se o fenômeno voltar a jogar bola (ainda que a cada dois jogos)…

    Vamos manter os pés nos chão pois faltam mtos pontos…

    Desde o ano passado eu não ficava tão tranquilo nos dez minutos finais de um jogo do Corinthans…

    Abs

    Curtir

  5. David Emmanuel permalink
    05/31/2010 18:47

    No site do Globo Esporte hoje mais um pra série “E aí corinthiano, pronto para o ano do centenário?”: Ralf jura inocência na ‘pescaria’:
    ‘Não foi para provocar ninguém’

    Segundo a matéria ninguém do S4n7os teria polimizado, mas obviamente isso ai sujere um desrepeito por parte dos Corinthianos, já que publica uma matéria com um título de pedido de desculpas.

    É a pata que o pariu. Os infelizes da baixada passam 5 meses com dancinhas provocando até o papa e são irreverentes, quando é uma respostas do Timão, lá vem a urubuzada.

    Curtir

    • 05/31/2010 20:51

      O pior é eu ler/ouvir que é só “dancinha, não estão provocando ninguém…”

      WHAT?!?

      Conheço santista que também acha desrespeito, não só com o adversário, mas com o próprio clube. É como se os caras não tivessem nem aí para a importância do gol. Se acham acima de tudo.

      Curtir

  6. mucio rodolfo permalink
    05/31/2010 16:13

    Ontem foi tudo na maior normalidade. Timão vencendo os sardinhas. Jogadores da baixada chiando contra a arbitragem. Midia cor de rosa e afiliada (inclusive alguns comentaristas pseudo corinthianos) tentando diminuir os méritos da vitória do Corinthians. Legal foi a resposta do Chicão: “Já não tenho 18 anos para ficar falando bobagens”. Esse é o zagueiro que deveria estar na África do Sul. E por falar nisso, que a Copa acabe logo para que a gente possa curtir novamente o brasileirão que é o que interessa!

    Curtir

  7. 05/31/2010 12:59

    O Mauro Betting já pediu desculpas pelo lance do Marquinhos:
    http://blogs.lancenet.com.br/maurobeting/2010/05/30/corinthians-4-x-2-santos/

    Já o radialista da bandeirantes manteve disse que não estava!

    Curtir

  8. 05/31/2010 11:36

    Eu quero só ver se a tal Comissão de Arbitragem vai entrar em ação contra os falastrões do time pequeno. Por que se fosse com a gente, já teríamos uns 3 suspensos…

    No mais, um detalhe que é preciso falar quanto à empolgação com Mano: no VT da Sportv, o repórter contou que o treinador deu uma bela bronca no Paulinho porque ele estava indo ao ataque. Minutos depois saiu o gol. Assim também foram os tentos de Ralf e Bruno César, todos fruto da desobediência tática.

    Curtir

    • 05/31/2010 11:48

      Eu também estava reclamando das avançadas do Paulinho!
      O gol foi consciência tática: contra-ataque! Mesmo lance do gol que ele perdeu no fim.

      E esses caras da Sportv querendo derrubar o Mano…

      Curtir

  9. andré permalink
    05/31/2010 11:19

    BOM DIA ALVARO,
    JOGAMOS A LA MOURINHO O GANSO PEGAVA NA BOLA E TINHA 3 EM CIMA PRA TIRAR, O NEYMAR MARCADINHO MOSTROU QUE NÃO É NADA DE ANORMAL, JOGAMOS MUITO COM MUITA RAÇA, DANILO MAIS UMA VEZ FOI MAL NA ARMAÇÃO MAS COMPENSOU DEFENSIVAMENTE, AJUDOU MUITO A MARCAÇÃO. FIQUEI MUITO SATISFEITO E CONTENTE E SÓ MOSTROU QUE AS CORNETAS PRO MANO ESTAVAM CERTAS, FOI ARMAR UM TIME COMO TODOS QUERIAM E VIMOS O QUE DEU. VALEU MANO.
    ABRAÇO
    ANDRÉ

    Curtir

    • andré permalink
      05/31/2010 11:52

      AH, E O QUE FOI AQUELE PIQUE DO CAPITA NO FIM DO JOGO HEIN???? RACHEI O BICO

      Curtir

  10. Luís Fontes permalink
    05/31/2010 10:35

    Isso sim foi um time de verdade, não aquele catadão que vimos nos primeiros 60 minutos iniciais contra o prudente/barueri!!!!!

    Mano finalmente não optou pelo Souza (cone) como titular e pelo Moacir (adversario infiltrado) e colocou o BC desde o início, como qualquer criança faria, alem de não querer reinventar a roda.

    Para mim que sou leigo taticamente jogou no bom e velho 442 (o 4222 foi apenas uma variação deste esquema…rs), afinal de contas como alguem já disse, futebol é simples!!!

    Registro: Patético os comentários de Mauro Beating, Flavio Prado e sua trupe e Merchan Neves que mesmo após a globo mostrar o tira teima comprovando os 44cm de impedimento estes ridiculos pseudo jornalistas ainda afirmam que o Corinthians foi ajudado pela arbitragem!!!!

    O engraçado é que nosso clube não tem nenhum diretor competente com conhecimento de causa para aparecer na mídia nestas horas e rebater estas acusações infundadas… ontem o lixo do f.prado chegou a fazer uma lista afirmando que nos ultimos 5 jogos fomos ajudados pela arbitragem em 4.

    Curtir

    • 05/31/2010 10:54

      Haha: “adversário infiltrado”! O pior é que parece mesmo!

      Sobre a arbitragem, vamos divulgar a foto do blogue do trio para esse mundão de Internet!

      Curtir

  11. Elias Junior - 1º Campeão Mundial permalink
    05/31/2010 10:34

    Ótimo dia não é rapaziada…

    Tudo está voltando a sua normalidade. Timão jogando como time grande na hora certa!

    Eu acho o seguinte: Quando um time enorme como o Timão, jogando em casa, enfrenta time pequeno, time do interior (apesar da badalação da imprensa rosa), tem que golear. e goleou!

    Parabéns Mano! Ótima escalação!

    Minhas notinhas:

    Felipe: 9 – Perfeito – Nenhuma falha
    Juça: 7 – Sofreu um pouco com o “artista de circo” Neynada, mas foi bem
    Chicão: 9 – Melhor zagueiro em atividade no futebol brasileiro.
    Willian: 6 – Abaixo do parceiro. Falhou na marcação do gol do bom André
    Roberto Carlos: 9 – Algum ataque deles pelo nosso lado esquerdo?
    Ralf: 10 – Afogou o ganso. Jogou demais!
    Elias: 8 – Correu mais ontem, será que está voltando!
    Danilo: 7 – Perfeito taticamente.
    Bruno Cesar: 9 – Ontem foi o meia que faltava desde a saída do Douglas
    Dentinho: 8 – Chato no ataque e eficiente na marcação. Ajuda muito
    J Henrique: 8 – Oportunista e ajudou demais na marcação.
    Paulinho: 8 – Volante?? Apareceu bem no ataque e marca bem
    Iarley: 6 – Abaixo do Jorge Henrique. Mostra vontade!
    Mano: 9 – Matou o meio campo deles. Muito bem!

    Concordam?

    O mais legal é que estarei quinta no Paca! Eu e meu amigo Ivanir sairemos daqui de Piracicaba para ver mais uma vitória do Todo Poderoso Timão…

    Curtir

    • 05/31/2010 10:51

      Eu daria 9,25 para o Juça, pois ele teve que se superar para fazer coisas que não são seu forte.

      Ele quebrou um galhão e toda a equipe deveria agradecer pela coragem e sacrifício.

      Ele foi isso: a nossa peça de sacrifício.

      Curtir

  12. Blefe permalink
    05/31/2010 8:48

    E o gol estava mesmo impedido hein? O Tira-Teima mostrou!

    Fecha a conta e passa a régua!

    Curtir

    • 05/31/2010 8:57

      Certeza? Eu vi uma image em que o Marquinhos está mais próximo do gol que o Roberto Carlos.

      Mas não acho que esse gol mudaria a cara do jogo: continuaria sendo um jogo de contra-ataques.

      Agora que eu vi!! TCHUPA IMPRENSA!

      Curtir

  13. David Emmanuel permalink
    05/31/2010 3:50

    Ué? Não teve dancinha depois do segundo gol deles? Adoraria ver o que preparam pra quando tomam de quatro.

    E o Ralf? Ensinou direitinho pros meninos como se afoga o Ganso.

    Interessante que a imprensa já começa a questionar se o S4n7os é realmente tudo aquilo que ela mesmo pintou dele. E não querendo defender o Dunga, mas aqueles que montaram palanque pedindo a convocação dos pentelhos, devem ter se sentido um frio na espinha, só de imaginar os “dois melhores jogadores do Brasil”, numa marcação como a de ontem em um jogo de copa do mundo.

    Curtir

    • 05/31/2010 8:56

      Nem tinha lembrado disso…

      A sorte da imprensa é que tem a Copa do Mundo e o jogo de quarta para desviar a atenção.

      E o próprio Dorival, que eles podem pedir a cabeça. Seria interessante o presidente prafrentex do S4n7os mandando embora um técnico no meio do campeonato…

      Forçaram tanto a barra para a convocação dos 2, que qualquer técnico, com um mínimo de amor próprio, não convocaria.

      Mas bom mesmo ali é o maldito Wesley.

      Curtir

  14. José permalink
    05/31/2010 0:37

    4 x 2.

    Mais uma vez foi comprovado,
    Mano Menezes é o melhor técnico do Brasil.

    Mais uma vez foi comprovado,
    o Corinthians é grande, o San7os é semigrande.

    Todo o Corinthians foi grande. Mas hoje teve 4 gigantes:
    Bruno César, um jogador para o tal do Ganso se espelhar;
    Felipe, que mais uma vez comprovou ser o melhor goleiro em atividade no Brasil;
    Chicão, um zagueiraço;
    Ralf, cada vez mais parecido com o inesquecível Cristian.

    Mais uma vez, mais de 30 mil pessoas no Pacaembu.
    Mais uma vez foi comprovado, torcida como a Fiel não existe no Brasil.
    Quando tiver à sua disposição um estádio para 60, 70 ou 80 mil pessoas, o Corinthians nunca mais terá uma média de público inferior à de qualquer adversário.

    Falando em estádio, a Copa do Mundo vem aí…
    Mais uma vez foi comprovado, Dunga tinha razão em não convocar os supervalorizados meninos da vila.

    Por fim:
    Mais uma vez foi comprovado,
    o San7os é freguês.

    Curtir

  15. 05/30/2010 21:59

    É dia de comemorar… o futebol voltou!!! Jogamos bola de verdade hoje!!!

    Partida brilhante de:

    Ralf (que dará aulas de como anular um Ganso);

    Roberto Carlos (marcou como sempre, e apoiou com assistências que se aproveitadas teríamos feito 6, ou 7 / como disse no twiter temos um lateral que se comparado aos falsificados da esquerda da seleção seria uma heresia!);

    Bruno Cesar (personalidade do menino, pra mim bate pro gol bem melhor que Ricardinho).

    Para terminar, obrigado Mano… por não ser esse treinadores que não mudam o time por teimosia ou orgulho. Mano teve coragem de bancar o time que considerava melhor pra enfrentar os pivetes…

    Chocolate corintiano no time dos queridinhos da mídia… não tem preço!

    Curtir

    • 05/30/2010 22:07

      RC, Ralf, Elias, Chicão e o próprio Jucilei, foram quase perfeitos.
      O Elias foi uma grata surpresa, esperemos que seja assim sempre.

      Vendo o que o Dorival fez, só deu certeza de que o Mano ficar foi o mais certo. Inclusive por bancar a escalação do Danilo (que jogou muito bem, apesar da limitação física).

      Será difícil para quem estava contra o Mano assumir isso. Creio que a maioria dos que não tem compromisso político no PSJ vai voltar atrás e reconhecer que Mano é o melhor para o Timão.

      Quem ainda tem compromissos com A ou B, não vai voltar atrás nunca.

      Curtir

      • 05/30/2010 22:23

        Isso mesmo!

        Bem lembrado, Chicão e Danilo, aliás o Danilo entrou mais por dentro hoje e participou mais do jogo!

        Curtir

        • Robson Nóbrega permalink
          05/31/2010 8:48

          Eu acho que foi o melhor jogo do Danilo, me surpreendeu jogando tão bem assim pela direita.

          Curtir

  16. EDDIE/SCCP1910 permalink
    05/30/2010 21:31

    Gostei, e concordo com as palavras do Mano na coletiva pós jogo

    Mais importante do que parar o San7os, era jogar, agredir

    Esse é o meu Corinthians.

    Curtir

    • 05/30/2010 22:10

      Estamos quase fora da crise.

      O momento psicológico já está QUASE resolvido. Ainda acho que não totalmente.

      Uma vitória contra o Inter pode ser a saída definitiva da crise. Temo apenas com as notícias de que o R9 articula a queda do Mano, se isso for verdade, a diretoria deve agir rápido e mostrar quem manda em quem.

      Curtir

Trackbacks

  1. Tweets that mention Timão 4×2 S4n7os, não vejo ninguém na minha frente! « Não pára de lutar! -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: