Skip to content

Republique-se! Acho que Sampa não terá estádio para a Copa do Mundo :(

06/10/2010

Nota: este post é de 06 de maio de 2009, um dos primeiros do blogue e o primeiro que tocou no assunto.

Este blogueiro já foi a uma Copa do Mundo (França/98) e esteve em 3 estádios diferentes por lá. Conhece também outros estádios e o que mais gostou foi o Camp Nou.

Infelizmente, cada vez mais acho que Sampa não será sub-sede da Copa 2014. O que seria, além de muito triste para o povo desta cidade, uma demonstração de incompetência cavalar.

Não culpo a diretoria do SPFC. E não se pode culpá-los mesmo: o organizador do evento é a CBF.

Pois é: não se reclama que “está faltando um líder nessa seleção”?  E está faltando mesmo. Alguém que tenha o espírito de liderança e, principalmente, bagagem ética para apontar os caminhos e decidir. Sem liderança a coisa fica parada. Sem bagagem ética, ninguém confia: empresários, patrocinadores, voluntários, povão…

Vou compartilhar com vocês o que venho pensando no chuveiro ultimamente:

1. Lembremos que, no passado, o Morumbi era um estádio para mais de 100.000 torcedores. Na década de 90 ele foi interditado devido ao seu previsível colapso estrutural. (Lembro de estar num Corinthians 3 x 1 porcos, em que o estádio balançava tanto, que aqueles bancos de madeira se batiam freneticamente uns contra os outros. E olha que o vão entre eles deve ter coisa de 5 cm de distância).

Após a colocação de amortecedores nas fundações, o Morumbi foi reaberto, mas com capacidade bem inferior. Atualmente, ele comporta algo próximo de 60.000 torcedores.

2. Recentemente, inclusive, ficou provado que as áreas de circulação e acesso são tão ruins, mas tão ruins, que o “confinamento” da torcida adversária é praticamente inviável (lembremos que a diretoria do SPFC tentou contornar o problema com a construção de um muro. Posteriormente, o Contru, por motivos de segurança, exigiu a retirada imediata do tal muro). Não quero voltar na ladainha do direito do SPFC, espaço VISA etc. O Ponto é a falta de segurança estrutural para receber esse tipo de evento (a melhor discussão sobre o assunto foi feita pelo pessoal do futebol e negócios, link ao lado).

3. Não há como se contornar o problema das áreas de acesso e circulação do Morumbi, pois não há espaço para se expandir o estádio. Todo torcedor sabe que os corredores internos do Morumbi são estreitos, existem pouquíssimas entradas e praticamente não existem escadas de acesso. Todo mundo sabe também, que é dificílimo chegar na sua “cadeira” na arquibancada, dado que os acessos estão sempre congestionados. Numa Copa do Mundo ninguém chegaria nas cadeiras ou literalmente “apanharia” para chegar lá. (Aliás, eu já passei situações muito perigosas devido à eterna imprudência da PM no trato do público).

3. Sabe-se muito bem que o Morumbi não comporta mais jogos do naipe de uma Copa do Mundo. Não só devido à fotografia atual, mas aos novos níveis de exigência da FIFA, principalmente no item segurança.

4. Copa do Mundo é oportunidade para se construir novas Arenas? Com recursos públicos e privados, por onde a Copa passa, são feitos investimentos pesados na construção de estádios e infraenstrutura. Cada país constrói um estádio mais fantástico que o outro. Em 50, o Brasil bateu todos os recordes: fizemos o maior do Mundo, o Maracanã. Por mais que não gostemos da idéia de recursos públicos utilizados neste tipo de investimento, não há como fugir à regra. Ao menos, são obras que geram uma infinidade de empregos e que ficam aí por décadas. Contudo, fica muito estranho dinheiro público colocado em um estádio particular.Certo mesmo era não ter trazido a Copa.

5. As reformas propostas para o Morumbi-2014 são uma tremenda piada de mal gosto: cobertura para um estádio com problemas estruturais crônicos? Minhocão na Jorge João Saad? Por favor, senhores! Pequeno detalhe: a FIFA recomenda que para 60k torcedores, deve-se ter estacionamento para 10.000 veículos e 500 ônibus, veja no vídeo a seguir, a idéia estapafurdia para se construir o estacionmento:

(Obs: o foco do vídeo é só os louges, por que não se mostram os laaaaargos corredores do estádio? Fora que ficou feio bagaraio)

6. A cidade de São Paulo é carente de Arenas modernas para mais de 60.000 torcedores ou grandes espetáculos musicais. Uma cidade desse porte precisaria de um estádio seguro e não tem.

Assim, diferentemente do Citadini, que questiona o atraso no início das obras, esse blogueiro questiona a viabilidade das obras: parece correto afirmar que não é viável a reforma do Morumbi, ou pelo menos, que ela não é vantajosa para a cidade.

É mais viável reformar-se o Canindé, o Pacaembú, o Pq Antartica ou até o estádio da USP, do que se reformar o Morumbi.

Apenas para comparação, veja o Stade de France (80.000 torcedores, Custo: EUR 364 milhões). Note o tamanho total do estádio em relação ao tamanho do campo:

Percebeu como a área construída é muito maior do que o próprio campo? A impressão que se tem assistindo um jogo lá, é a de que não existe “lugar ruim” para se assistir ao “match”. Fora que você entra e sai do estádio sem esbarrar em ninguém e dá para chegar até de bateau. Não há filas. Aqui, uma visita virtual imperdível (o anel inferior é móvel, assim eles ampliam a área do campo para comportar competições de atletismo, por exemplo).

Compare agora com o “espaçoso” Morumbi. Faça a mesma comparação de tamanho do campo x tamanho total. Note como a área construída é muito, mas muito, estreita:

Decorrente dessa área estreita, nunca esse estádio terá áreas de acesso e circulação próximas das mínimas exigidas.

Seria natural, portanto, considerar-se a hipótese da construção de uma nova Arena na cidade ou a reforma de alguma outra. Minha sugestão é a construção de algo novo e moderno na área onde é hoje o Campo de Marte. Essa área é disputada pela prefeitura e o governo federal a décadas. Inclusive, o STJ já deu ganho de causa à prefeitura quanto a boa parte do terreno (1.000.000 m2).

A área é tão grande que, além de uma moderna arena com estacionamento e acessos (fora metrô, terminal de ônibus, proximidade com o sambodromo etc.), poder-se-ia imaginar diversos usos para as áreas dos contornos durante a semana. O próprio estádio poderia comportar shopping, escritórios etc. Alguém pode falar que existiriam barreiras intransponíveis para se convencer a Aeronáutica a sair de lá… Esse alguém está certo, mas lembra que eu falei da falta de uma liderança? É aí que esse personagem entra e faz história! A Copa dá a razão e a oportunidade para a cidade mudar um pouco o seu mapa, tirando daqui um aeroporto mais obsoleto do que o Morumbi e ganhando um tremendo equipamento de lazer.


Outra alternativa seria a reforma da Pacaembú. Mas aí já é outra idéia que ainda preciso desenvolver mais no chuveiro…

EDIT: muito se fala sobre as normas da FIFA. Mas eu acho elas beeeeeemmmm superficiais e jogam a maior parte do problema para as normas de segurança dos próprios países.

Anúncios
18 Comentários leave one →
  1. Emboava permalink
    06/12/2010 8:38

    eu estive no Santiago bernabeu e no camp nou… e gostei mais do bernabeu…

    Curtir

  2. 06/11/2010 13:32

    Realmente é vergonhoso o berço financeiro do país não ter um estádio moderno. Mais eu acredito que será construído um sim, e ele ficaraá com o Timão, acho que o Sanchez está sendo chefe da delegação não á toa. Ta ‘amigo’ do Teixeira.

    Imaginem se isso acontecer, a bixarada vai a loucura pra paulista soltar a franga!

    Curtir

  3. Raphael permalink
    06/11/2010 10:28

    Alvaro

    Perfeito o post e desde muito tempo sou “favorável” a idéia de uma nova arena em São Paulo no Campo de Marte. A imprensa ridícula que diz que Sampa não comporta uma nova arena é a mesma que critica que não temos estádios decentes no Brasil… cadê a coerência nisso?

    Ah e sobre o Campo de Marte: o projeto do TAV que ligará Campinas – São Paulo – Vale do Paraíba – Rio de Janeiro tem sua estação em SP justamente ali !!! Agora imaginem que espetacular seria um estádio de 1o mundo naquela área enorme, juntamente com metrô e um Trem de Alta Velocidade ligando Sampa a outros grandes centros?

    Isso sim é desenvolvimento!

    PS: Estou vendo o pré-jogo da abertura da Copa e comparar o Morumbi com um estádio maravilhoso como o Soccer City é uma piada de péssimo gosto. Assim como é uma piada de mal gosto deixar a nossa cidade fora da Copa.

    Curtir

  4. Marcelo permalink
    05/09/2009 13:11

    Essa candidatura do Morumbi para a copa de 2014 é uma tremenda de uma forçação de barra.
    Não dá para entender porque a imprensa não está qustinando isso.
    Outra coisa muito estranha é o Corinthians aceitar isso passivamente, ao invés de apresentar uma condidatura própria, com o projeto de uma nova arena.
    O projeto corinthiano encontraria financiadores facilmente, como ocorre em todas as copas do mundo em relação à construção de novas arenas.
    O Corinthians está perdendo o bonde da história.

    Curtir

    • 05/09/2009 13:29

      Eu acho que o Timão poderia ser ousado e aproveitar o momento para construir seu estádio.

      Mas acho também que já perdemos, como você disse, o bonde da história.

      Um possível projeto como esse deveria ter sido apresentado logo após que o Brasil ganhou o direito da Copa.

      Aí o Corinthians apresentava um projeto, comprovando o tanto de renda que ele é capaz de gerar na bilheteria, o tanto que se ganharia nos camarotes, nas lojas e vistas guiadas, a presença massiva do clube nas diversas classes sociais etc. Isso somente seria apenas a rubrica futebol…

      Abração!

      Curtir

  5. 05/07/2009 22:40

    É isso ai Alvaro, unidos para uma nova ARENA para Sampa!!

    Curtir

    • 05/09/2009 13:16

      Obrigado pela visita!

      Como eu escrevi ali em cima: se o State de France é viável apenas com jogos da Seleção Francesa (os times franceses não jogam lá) e outros eventos, não tem como não dar certo em Sampa, uma cidade carente de Arenas.

      Curtir

  6. 05/07/2009 21:23

    Se confimar, o Citadini tá de parabéns, foi o primeiro a por as caras do contra.

    Tenho esperança de levantarem uma arena do nosso Timão que sirva também para a Copa.

    Mas essas vaidades deverão ser tornar : “se não é meu, não é de ninguém que seja rival”.

    Parabéns pelo post…

    Parabéns pelo Blog!

    Curtir

    • 05/09/2009 13:14

      E por aí, seria uma Arena multi-uso e poderia estar na mão de uma entidade privada desvinculada das agremiações esportivas.

      Essa entidade teria como objetivo o lucro e o pagamento dos investimentos feitos.

      Hoje, tenho notado que o Timão deixa por jogo mais de R$ 150.000,00 na prefeitura, fora custos como bilhetes, catracas etc.

      Um estádio bem administrado poderia oferecer isso ao clubes em um pacote fechado e ainda faturar com o aluguel de lojas e escritórios.

      Para mim, é bem viável economicamente como é o State de France.

      Abração!

      Curtir

      • Cássio permalink
        05/10/2009 2:03

        Alvaro, parábéns pelo blog e pelo post…
        Cheguei a pouco do Anhembi onde fui assistir ao show do Oasis e, coincidentemente, na volta comentava com meus amigos, todos corinthianos como eu, se seria possível a construção de um estádio naquela região. Afinal aquela área do sambódromo é central, servida por metrô, diversas linhas de ônibus e próxima a marginal. Acho um crime uma área tão grande ficar em desuso praticamente o ano todo. Sem falar no Campo de Marte que só serve a uma minoria de pilotos amadores. Aproveitando o assunto show, nossa cidade não tem um local decente, bem localizado e confortável para shows com demanda para mais de 40 mil pessoas. É sempre improvisado. O Corinthians precisa ter uma arena para, no mínimo, 100 mil pessoas, que seja adequada acusticamente para receber grandes shows como o de hoje. Com o atual programa de sócios torcedores indo de vento em popa, num local como o do Campo de Marte, o Corinthians teria casa cheia, bem cheia, o ano todo e ainda lucraria com grandes eventos.
        Abraço!

        Curtir

        • leandro natal permalink
          09/22/2009 8:52

          Desculpe meu caro mas voce pisou na bola quando se referiu ao aeroporto de Marte. Saiba que ele e um dos mais movimentados da america latina em nº de pousos e decolagens e que os “pilotos amadores” que voam la sao os que compoem a segunda maior frota de helicopteros do mundo, sem falar na aviacao particular, que serve grande parte dos empresarios da cidade que nao tem outro lugar para ir ja que congonhas e guarulhos estao no limite. Mas concordo que a regiao seria ideal para um novo estadio.

          Curtir

  7. 05/06/2009 18:01

    Olá Roque!

    Bem vindo ao nosso boteco!

    Eu sei que você também acha as reformas inviáveis, eu coloquei só para provocar mesmo, hehe!

    A partir de agora, minha diversão será cobrar a trinca prefeitura-SPFC-CBF o início das obras… Aquelas que toda torcida do Flamengo já sabe que nunca virão!

    Essa situação toda me parece muito nonsense: como todos eles sabem que não há como transformar o Morumbi em estádio de Copa do Mundo, então, o que está por trás aí? Dinheiro público? Alguma jogada com (ou em cima de) investidores privados? Sonho?

    Ou não será uma jogada para não termos a Copa em Sampa?

    E por que isso é importante? Ora, porque o prejuízo será na imagem de toda a cidade de São Paulo, não da diretoria do SPFC. Perderemos em negócios e, infelizmente, na nossa auto-estima.

    Curtir

  8. 05/06/2009 17:31

    Perai Alvaro !. Eu também acho que as reformas são inviáveis. É esta a razão que vivo cobrando que eles façam o que disseram que iriam fazer. Mas ,não tem dinheiro, e a obra é cara e ruim.Um abraço.E Parabéns por ter entrado no assun to.

    Curtir

Trackbacks

  1. Tudo começou aqui. « Não para de lutar!
  2. Post 46: Estamos quase fora da Copa ou 2+2=4… :(( « Não para de lutar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: