Skip to content

Copa: Round 2

06/21/2010

DataBoteco=========================

  • Terminada a 2ª rodada, minhas anotações táticas estão disponíveis nesta planilha aqui — vou atualizando jogo a jogo, lendo os principais saites e temperando com minhas observações (dos jogos que assisti).
  • Até agora, como foram os sistemas táticos (é uma média dos saites):
Sistema Jogos V D E Gols
4-4-2 19 4 8 7 18
4-2-3-1 19 10 7 2 21
4-3-3 6 1 3 2 9
4-3-2-1 2 1 0 1 3
4-3-1-2 3 2 1 0 5
3-6-1 2 0 1 1 0
3-3-1-3 2 2 0 0 2
3-4-3 4 1 0 3 5
3-5-2 1 0 0 1 0
4-2-2-2 2 0 0 2 3
4-1-4-1 1 0 1 0 0
5-3-1-1 2 0 2 0 1
4-4-1-1 1 1 0 0 1
  • Lembrando sempre que a tabela não olha a parte técnica (a melhores seleções escolheram o 4-2-3-1 como sistema).
  • Outro ponto curioso é a melhora no número de gols marcados. Na 1ª rodada foi 1,6 gols/partida, já na 2ª rodada: 2,6 gols/partida.
  • Isso reforça o que eu escrevi ao término da 1ª rodada: quando os extra-série pegarem as manhas da bola, os gols virão.

BotecoFacts=========================

  • Gloriosa participação dos EUA… mais uma vez! Olha os caras aprendendo o futebol e olha a inspiração brasileira no 4-2-2-2 adotado por eles.
  • Juiz ladrão: roubou o EUA e roubou descaradamente a Costa do Marfim (mas é claro, para os narradores brasileiros, foi o contrário. IMAGINEMOS, por um minuto, o que se diria nestas bandas se o DROGBA tivesse feito aquele gol de mão).
  • Solução? aparentemente, a melhor opção para segurar o 4-2-3-1 tem sido o 4-1-4-1 — se o time é inferior tecnicamente.
  • Equilíbrio: Brasil é o time mais equilibrado da Copa: uma defesa (muito) forte e um ataque (muito) eficaz. Nem joga bonito, nem é um time de raça+superação. É só um time mais equilibrado que os outros.
  • Tática é tudo: Portugal colocou CR9 e Simão jogando pelo meio, isso centralizou os 6 (SEIS) zagueiros Coreanos e abriu espaço para os avanços dos laterais portugueses. 7 x 0 e eles são beeeeeeeeeeeeem inferiores ao Brasil.
  • Na minha opinião, a ordem de favoritismo agora é: Brasil>>>>Argentina>Holanda>>>…>>>>rapa. Vejamos o que acontece na próxima rodada.

TimãoFacts==========================

  • Não sei por que perder tempo construindo ou sequer PENSANDO em estádio. Temos o Pacaembu que é excelente: público, bem localizado e com excelente visão do campo. Se fosse para fazer alguma coisa, eu proporia à prefeitura reformar algumas áreas do Pacaembu em troca da exploração econômica durante os jogos do Timão. Exemplos: cadeiras de campo (como no campeonato inglês), reforma completa dos camarotes/cabines de rádio e, eventualmente, a demolição do tobogã+setor família para a construção da “curva oposta”. Estádio na casa do cacete não dá. Já basta o tal “centro de treinamento”, que dificilmente será utilizado pela equipe profissional.
Anúncios
7 Comentários leave one →
  1. Nicolas permalink
    06/23/2010 1:23

    Álvaro,no caso do Pacaembu,acredito que seria necessário fazer um estudo de engenharia para saber se o estádio comporta modernizações.Sou leigo na matéria,mas acho que construções muito antigas podem estar se aproximando do final da sua vida útil.Até na avaliação de imóveis,considera-se a depreciação -ou desvalorização- pelo tempo decorrido desde a construção.

    Na atualidade,dois segmentos rentáveis em um estádio são: camarotes corporativos e cadeiras cativas.É só observar o balanço dos clubes “co-irmãos”.E o Corinthians não tem essas receitas.Uma outra possibilidade a ser explorada seria a negociação de naming rights.É ainda incipiente mas pode melhorar no futuro.Estaria prejudicada no Pacaembu,pois o estádio tem o nome oficial de Paulo Machado de Carvalho.

    Acho que seria o caso de comparar o fluxo de receitas e despesas das diferentes opções de localização.Usar os diferentes instrumentos de análise financeira(taxa de retorno,VPL) para escolher a melhor alternativa.

    Curtir

  2. Raphael permalink
    06/22/2010 21:13

    Galera

    Recebi uma pesquisa sobre estádio pelo site oficial do Corinthians e fiquei impressionado! Já respondi tudo, e sinceramente, achei fantástico.

    A pesquisa é muito bem feita e dá detalhes sobre possibilidades de projeto: Pacaembu, Itaquera ou Parque São Jorge.

    Se forem cadastrados no site oficial, olhem suas caixas de e-mail. A pesquisa de mercado é espetacular, se há de fato a idéia de erguermos nossa casa (como parece haver), o caminho é esse mesmo.

    Abs

    Curtir

  3. Robson Nóbrega permalink
    06/22/2010 9:44

    Eu que moro no extremo da leste, ir ao Pacaembu é moleza. Agora ir até Pirituba é bem complicado.

    Acho que a melhor opção para todos era uma boa reforma no Pacaembu, o estacionamento poderia até ser subterrâneo sob a praça.

    Minha melhor segunda opção, seria aquele na divisa entre Sp e Guarulhos, fica perto da futura linha de trem Expresso aeroporto e da Linha Calmon Viana, fica perto do PSJ…e perto da minha casa!! hehehe

    Curtir

    • 06/22/2010 18:39

      O pacaembu é show até nisso.

      Bastava um pouco mais de competência, criando uma faixa esclusiva para vans em dias de jogos, que os estacionamentos um pouco mais distantes levariam com rapidez as pessoas ao estádio. O Camp Nou, 5 estrelas FIFA, é assim.

      Não precisa, necessariamente, de estacionamento. Só um pouco de competência e criatividade para dar mais mobilidade em dia de jogo.

      Já notou que em dia de jogo as pessoas (q não irão ao jogo) não são avisadas para desviar o caminho e acabam presas no trânsito?

      Curtir

  4. Rafael permalink
    06/22/2010 3:05

    E ai Alvaro, blz? Sobre o estadio, acho que o corinthians deveria sim construir um estádio, pois iria lucrar mais, com o pacaembu, perdemos dinheiro com o aluguel.

    Curtir

    • Rafael permalink
      06/22/2010 3:29

      visite o blog do Avalone e dix o que você acha da noticia! O Estádio do Corinthians, na vaga do Morumbi. http://blogdoavallone.blog.uol.com.br

      Curtir

    • 06/22/2010 8:12

      Truco!

      Lucrar mais é um pouco difícil, pois o custo de manutenção é muito alto, a ponto da pmsp dizer que o aluguel pago pelo timão não paga os custos do pacaembu, o Morumbi estar condenado e o botafogo querer devolver o engenhão por problemas estruturais.

      Fora que, mal localizado, ele terá menos público nos setores mais lucrativos (vips, camarotes etc.)

      Essa conta do estádio não fecha. O melhor é utilizar um estádio público.

      Ah, e estou louco para conhecer esses tais “investidores privados” que não visam o lucro e assumem todos os riscos de um investimento de alto risco.

      A única chance que eu dou para o estádio, tipo 4,32%, é porque o Palmeiras topou entrar numa roubada dessas. Isso pode significar que existe uma engenharia economica viável (mas o palestra é um estádio bem localizado).

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: