Pular para o conteúdo

Boa tarde Brasil, meu nome é Wesley Sneijder

07/02/2010

Na ordem da mais importante para a menos, minhas razões para a queda da seleção mais técnica da Copa 2010:

  1. Na Copa mais tática da história — previsível pelo que ocorre no futebol europeu — Dunga deveria ter levado um “Tático”. Só contar com “as manhas de ter disputado 3 Copas” não é suficiente. Todo mundo apresentou variações táticas dentro de um mesmo jogo e a Holanda aplicou um belo nó tático no 2o tempo. Nó tático previsível? Claro… Mas funcionou como planejado. E tem mais: nenhuma, destaco, NENHUMA, seleção que estava atrás no placar na fase eliminatória, PERDEU O PADRÃO DE JOGO. Brasil virou bando depois do gol.
  2. Erros de escalação: Felipe Mello, nenhum lateral esquerdo e a aposta em Kaká, que jogou apenas 26 jogos na temporada.
  3. Sneijder.
  4. Sneijder.
  5. Robben.
  6. Nada mais.

Glossário do jogo:

  • Sneijder: melhor meia do boteco, como dito há mais de ano.
  • Nó tático: empurrar o Sneijder para a esquerda no 2o tempo, aproveitando o 2o amarelo tardio no M. Bastos. A resposta brasileira foi colocar um jogador lento — Gilberto — que entregou em definitivo a rapadura. Era MUITO PREVISÍVEL! Sério, poucos técnicos cometeriam esse erro. Melhor até era entrar com o Josué. E, please, a Holanda só queria esse amarelo durante o 1o tempo.
  • Juiz: quebrou um galho para o Brasil o quanto pode. Sim, o amarelo FUNDAMENTAL, esperado e buscado pela estratégia Holandesa, demorou muito.
  • Felipe Mello, Kaká, M. Bastos e Gilberto: não têm culpa. Não foram eles que se escalaram.
  • Miolo de zaga Holandês: tosco. Basta verificar meus comentários na super-planilha. Mas não aproveitamos, pois Kaká, sem condições físicas, não quis ir para o pau e preferiu jogar de ladinho…

Em tempo: não vejo a Holanda favorita. A disputa agora ficou praticamente aberta.

22 Comentários leave one →
  1. 07/04/2010 20:04

    Vocês estão confundido.

    A seleção brasileira era, disparada, a melhor TECNICAMENTE. O que significa isso? Quando você compara jogador a jogador, o Brasil sempre leva vantagem.

    Ruim mesmo, só o Michel Bastos. O vilão da vez, Felipe Mello, é bem acima da média da Copa.

    Compara contra a Holanda. Olha os volantes/zagueiros holandeses… e aquele Kuyt!!! O que esse cara tá fazendo na Copa?

    Mas qual o melhor time? Holanda, sem discussão. Como um time inferior tecnicamente — ou underdog, como disse o pessoal do ZN — ganha do mais forte?

    O Brasil perdeu na tática.

    Curtir

  2. jeff permalink
    07/03/2010 14:44

    A nossa seleção era a mais técnica da Copa? Hãa?

    Curtir

    • 07/03/2010 15:36

      Disparada. Isso nem se discute.

      Curtir

      • Raphael permalink
        07/03/2010 17:41

        Alvaro

        Discordo, pra mim a Espanha é muito mais técnica… a própria Alemanha joga leve e não tem volantes pedreiros como Felipe Mello, Josué e outras perebas que o Dunga convocou.

        Nosso reserva para Luis Fabiano era Grafite (vejam só!) e para o Kaká era Julio Baptista !!! Concluo meu raciocinio certo de ter mudado a sua opinião! hahahaha

        Abs!

        Curtir

        • jeff permalink
          07/04/2010 11:16

          Fico com o colega Rafael. O problema do Dunga não era a concepção de jogo em si, mas as peças que ele escolheu para realizá-la. Não dá para imaginar uma seleção, hoje, sem o Hernanes, e a gente tava lá com o Felipe Mello. Um meio com Gilberto Silva, Hernanes e Ramires seria muito mais eficiente.

          Curtir

      • jeff permalink
        07/03/2010 19:17

        E a Alemanha? E a Espanha?

        Curtir

        • 07/04/2010 1:00

          Eu estou falando apenas com relação à parte técnica. Não ao time em si.

          Técnica, qualidade individual, a diferença era bem grande. Não vejo a Espanha tão forte tecnicamente. A Alemanha sim, mas bem longe do Brasil.

          Curtir

  3. Celio permalink
    07/02/2010 22:38

    Boa Noite!
    Vai ai duas indicações para tecnico da Seleção Brasileira, os comentaristas da Rede Globo Caio e Falcão, são inteligentes, ousados, entendem de táticas, conhecem os adversários e demonstram soluções ao vivo nos jogos …
    As pessoas que concordam com as indicações, ajude a comentar pois não vejo outro nome!!!

    Curtir

  4. Felipe Jezuino permalink
    07/02/2010 17:55

    E dalhe Corinthians!!!!!! estamos precisando de um Lateral Direito, e será q o Elias e o Dente vão??? Dida é o melhor nome a ser citado???

    Curtir

  5. Robson Nobrega permalink
    07/02/2010 16:59

    Acho que Felipe Melo culpado sim, ele já tinha sido avisado para ter mais cuidado, e o mesmo disse que tomaria. Mas o Dunga é quem errou mais, marrento e não quer dar o braço a torcer. E verdade seja dita, nunca ví a seleção tão bambi.
    O dunga só assistiu o segundo tempo, não sabia oq fazer, o seu auxiliar também não, e os jogadores em campo idem.

    E digo mais uma vez….Continuem reclamando do Mano, técnico bom é o Dunga.

    Curtir

  6. Cesar Augusto permalink
    07/02/2010 15:38

    O melhor goleiro do mundo nos afundou. Ele saiu totalmente em falso. Com Felipe Mello ou sem Felipe Mello a bola entraria. E o Galvão, que o ama de paixão, calou-se.

    Deu Holanda, que não é nada disso, mas o Brasil, após a virada foi vítima de suas próprias limitações que, verdade seja dita, foi imposta pelo Dunga que convocou mal pra cacete.

    Grafite, Josué, Klebérson, Júlio Baptista e outros burocratas não tinham condições técnicas para salvar a pele do treinador.

    O Dunga morreu abraçado as suas convicções toscas sobre o que é futebol, especialmente no quesito Felipe Mello.

    Às vezes, dá certo, mas, em geral, dá errado.

    E o olha para vencer o Brasil a Holanda só precisou do ‘Robben”. Imagina se tivesse o Batman…

    Curtir

    • 07/02/2010 16:35

      Pois é, pensei nisso também, mas TODO MUNDO falando que a culpa é do FM, achei que estava errado.

      Agora, além de você, o pessoal do ZonalMarking.net também está falando que a falha foi do Julio Cesar e lembram de um jogo contra a Fiorentina que ele cometeu o mesmo erro.

      O Dunga (e o Brasil como um todo) precisa aprender de uma vez por todas que: a disciplina importante é a tática. Fora de campo, é só ter respeito pelo próximo que tá muito bom.

      Curtir

  7. Morgana permalink
    07/02/2010 14:52

    O Arnaldo falava pq nao era a canela dele que seria rachada na hora dos carrinhos…

    Curtir

    • 07/02/2010 16:39

      Esses caras são qualquer coisa.

      Felipe Mello é expulso jogo sim, jogo não na liga italiana e o M. Bastos estava em pânico. Claro que a Holanda estava explorando as limitações brasileiras.

      Curtir

  8. David Emmanuel permalink
    07/02/2010 14:27

    Legal como no primeiro tempo a dupla global Galvão/Arnaldo faziam pouco da Holanda. Melhor ainda, depois que a vaca foi definitivamente para o brejo, o Magda dizer que já sabia.

    Uma cornetada: A nossa dupla de zaga Juan-Lúcio assistiu de camarote o segundo gol da Holanda, vão poder contar em detalhes pros netos.

    Recordar é viver: Matei a saudades de ver o Luís Fabiano amarelar e decisões. E ainda tem gente que não entende por que ele esta no Sevilha.

    Curtir

  9. EDDIE/SCCP1910 permalink
    07/02/2010 14:08

    Quando algum defensor do mal futebol citar a Copa de 82

    Poderei citar a Africa do Sul 2010

    Curtir

  10. mucio rodolfo permalink
    07/02/2010 13:46

    Boa tarde Alvaro. Aproveitando a última estrelinha do seu comentário, gostaria de manifestar a minha profunda indignação com o comentário do Neto na Band após o final da partida, atribuindo a culpa pela eliminação ao volante Felipe Melo. Tudo bem que este jogador nem deveria estar na Copa (no Corinthians, por exemplo, o Dunga encontraria pelo menos uns quatro melhores do que ele), mas o Neto pisou na bola em seu comentário. E o Arnaldo que durante o jogo chamou a seleção holandesa de pipoqueira? O que dizer de uma seleção que perde para esta seleção de pipoqueiros? Valeu!

    Curtir

Trackbacks

  1. Mesa um dedo de prosa! « Não pára de lutar!

Deixe um comentário