Skip to content

Quem será o próximo técnico da seleção brasileira

07/21/2010

Por Cesar Augusto em 01 de julho de 2010

E se por um acaso o técnico da Seleção for o Mano estamos fritos.

Não há reposição no mercado.

Eu tentaria Adilson Baptista, mas sem qualquer convicção.

==== POST ANTIGO, publicado em 01 de julho de 2010 =====

?

Ok. Ok, ainda é cedo, mas a coisa interessa à nação. E que fique claro que estou escrevendo para a nação corinthiana. Lá no Impedimento (link ao lado), o Luís Felipe escreveu um post sobre o próximo técnico da seleção.

A constatação é óbvia: os técnicos nunca ficam para a próxima Copa (e Telê não foi exceção, pois ele saiu depois de 82 e voltou em cima da Copa de 86, pós Evaristo). Outra constatação é que o dono da seleção brasileira sempre inverte o perfil do técnico seguinte: se o cara é liberal, o próximo é disciplinador; se o cara briga com a imprensa, o próximo é amigo da imprensa festiva e por aí vai.

Por conta desse dualismo, Leonardo é nome forte para 2014. Não manja nada, é chato pracacete, mas é amiguinho da imprensa e do dono da seleção.

E o que tem isso com o Corinthians? Simples, nesse blogue, o jornalista Mauricio Svartman fez uma sondagem com alguns jornalistas que estão na África. Olha lá o que deu…

O comandante está com moral com os caras, hein? Mas, e se confirma? Vamos de Geninho, Nelsinho ou alguém conhece algum outro inho?

PS: o blogue 3 goleiros e 20 volantes é do jornalista Mauricio Svartman — de quem nunca tinha ouvido falar — e da Milly Lacombe —  que eu acho que conheço de algum lugar, só não lembro de onde. Rá, lembrei!

Anúncios
15 Comentários leave one →
  1. EDDIE/SCCP1910 permalink
    07/02/2010 8:28

    Alvaro esse debate ja até foi travado aqui, eu parei pois achei que já tava enchendo muito o saco mas depois do Fora de Jogo de Ontem na ESPN (unica mesa redonda que eu assisto) não me contive:

    Debate era sobre a escasses de camisa 10 no futebol mundial

    Lucio de Castro defendeu a minha teoria de que a falta de armadores é culpa dos “professores” que quando veem um moleque habilidoso no meio campo não pensam duas vezes em adianta-lo pro ataque, ou dependendo do porte fisico recua-los pra fazer uma função mais defensiva

    Citou varios exemplo de jogadores que poderiam ser um bom Camisa 10, mas nunca saberemos pois não foi dada essa chance a eles. Diego Souza, Renato Augusto, Anderson e eu em casa pensava Defederico.

    Alexandre Oliveira, que eu gosto muito, ainda contribuiu pro debate dizendo que os tecnicos preferem um jogador mediano, que faz todas as funções mais ou menos (Danilo) do que esse jogador genial, inconstante reconheço, porem genial

    Parenteses:
    Alias me lembro de uma coluna de Mestre Armando Nogueira depois de uma partida em que o Roger estraçalhou com o jogo (Mogi 1 x 4 Corinthians) ele dizia mais ou menos: não da pra esperar que o genio faça isso toda quarta e domingo.

    Finalizando:
    Acho que o trabalho do “professor” seria lapidar esse meia que está surgindo e não desistir dele na 1º semana de treinos

    Eu que gosto de NBA digo que o Boston foi campeão em 2008, com o armador Rajon Rondo ainda muito cru, errava lances faceis, mas foi bancado pelo tecnico
    Esse ano, que o Boston foi vice (ironia do destino), Rondo era um armador fantastico, muito seguro no comando da equipe. Se o tecnico do Boston em 2008 fosse o Mano (ou 90% dos tecnicos brasileiros) diria: Rondo não é armador, Rondo é ala!!

    Corinthians perdeu essa Libertadores com Danilo de titular, poderia ter perdido (ou ganho, quem sabe) com Defederico e na Libertadores 2011 teriamos no minimo um meia mais experiente.

    Curtir

  2. Cesar Augusto permalink
    07/01/2010 23:06

    E se por um acaso o técnico da Seleção for o Mano estamos fritos.

    Não há reposição no mercado.

    Eu tentaria Adilson Baptista, mas sem qualquer convicção.

    Curtir

  3. Cesar Augusto permalink
    07/01/2010 23:04

    Particularmente, acho que o Felipão assumirá a Seleção após a Copa.

    O Dunga, vencendo ou não, é carta fora do baralho.

    O Leonardo, com todo o respeito, não tem a mínima condição. Pode até ser amigo do homem e tal, mas o RT para 2014 não poderá assumir maiores riscos. E o Leonardo, que só treinou o Milan, é aposta de alto risco, apesar de ser um produto do meio.

    O Mano Menezes é um bom nome, mas esbarrará, ora veja, na rejeição de parte da mídia e dos cariocas que, certamente, não aceitarão sua indicação pela ausência de maiores conquistas. É bom lembrar que o Rio de Janeiro ainda é a sede da CBF o que nessas horas influi bastante.

    Abel é piada de mau gosto, assim como o low profile, Autuori.

    Muricy, em minha opinião, tem mais chances que o Mano por estar, neste momento, no futebol carioca. Uma boa campanha com o Fluminense poderá alçá-lo a condição de técnico da Seleção e sentiremos saudades, e muitas, do glorioso Dunga, caso essa aberração se confirme.

    Todos estes nomes, alguns mais outros menos, sofrem rejeição e serão contestados.

    O único nome que agradará em cheio a mídia esportiva e o povo brasileiro será Luis Felipe Scolari.

    O Teixeira, de burro nada tem, e não arriscará. Com o Felipão não haverá pressão até 2014. Com qualquer outro, perder uma Copa América, por exemplo, será uma tragédia.

    Eu, Cesar Augusto, não escolheria nenhum deles. Eu tentaria um treinador estrangeiro que nos faça voltar as nossas origens, mas sei, isso é utopia. Dos brasileiros o melhor, de longe, é o Luxemburgo, mas esse não teria um minuto de paz no comando da Seleção. A mídia não suportaria vê-lo novamente na Seleção.

    O Mano é uma novidade, mas não teria tranquilidade, pois não poderia perder jogo algum que a sua cabeça seria colocada a prêmio.

    O nome, portanto, é o Felipão. Eu só não sei como ficaria a questão Palmeiras.

    Curtir

    • 07/01/2010 23:35

      Eu concordo com tudo e sobre o Palmeiras, já dou a solução: o Brasil não joga as eliminatórias, então ele pode tocar time e seleção juntos até, digamos, o final do ano ou o meio do ano que vem.

      Curtir

  4. David Emmanuel permalink
    07/01/2010 22:45

    Quem acha que vai assumir: Mano Menezes
    Quem NÃO gostaria que assumisse: Mano Menezes

    Curtir

  5. mucio rodolfo permalink
    07/01/2010 22:16

    Para a seleção eu indico o Osvaldo Oliveira. Se não me engano é carioca. Tem um tratamento cordial com a imprensa. TEm uma carreira com aguns títulos de expressão. Tem experiência internacional……Para o Corinthians, numa eventual saída do Mano, não existe um técnico assim perfeito. As vezes depende da sorte. O cara pode chegar com um puta de um currículo e não dar certo por um monte de fatores. Ou pode ser um Eduardo Amorim, que sem experiência nenhuma pegou o Timao e levou a conquista de dois títulos importantes.

    Curtir

  6. 07/01/2010 22:01

    Se o Mano sair, quero o Marcelo Bielsa. Ou, como diz a Milly Lacombe na enquete lá do blog, “algum técnico holandês”. Pra frente, Timão!

    Curtir

  7. Fernando Souza Jr. permalink
    07/01/2010 21:15

    Escreve aí: Joel Natalino Santana. Além de se encaixar no perfil que você traçou acima, tem mais dois “atributos”: é do Rio e, após sua passagem pela seleção da África do Sul, ganhou o rótulo da “experiência internacional”.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: