Pular para o conteúdo

Republique-se: Essa história do gol fora de casa também já cansou…

08/06/2010

Post publicado em 26 de maio de 2009. Depois do que aconteceu quarta e quinta, não vejo melhor hora para resgatá-lo.

Post rápido: qual o sentido da regra do gol fora de casa aplicada na Copa do Brasil e Libertadores?

Até eu sei que a idéia inicial era para forçar os times a “saírem para o jogo” nas partidas fora de casa, como se isso fosse alguma garantia na melhora do espetáculo.

O problema é que no jogo em casa, ganhar de 1×0 é muito melhor do que ganhar de 3×2. O que, para mim, não faz nenhum sentido. Afinal, no saldo, 1×0 e 3×2 são a mesma coisa. Já em gols marcados, quem faz três deveria ser mais valorizado do que quem faz 1 (a idéia inicial não era exatamente essa: premiar quem ataca mais?)

Fora isso, os técnicos mais inteligentes quando fazem a primeira partida em casa, optam pelo 1xo ou 0x0 e estão absolutamente certos! Matematicamente, existe uma “descontinuidade” no critério: para quem joga a primeira partida em casa, não tomar gol aumenta muito a vantagem sobre o adversário na segunda partida (aumenta o handicap do adversário).

Os exemplos estão aí. Inclusive na classificação do Barça sobre o Chelsea: 0x0 em Barcelona e 1×1 fora. Não foi justo, foi coisa de regulamento – apesar da comemoração nada contida desse blogueiro na hora do gol do Iniesta aos 47 do segundo tempo (vocês viram o Silvinho comemorando ao lado do Guardiola?).

Morte à regra do gol fora de casa!

À luta camaradas!

12 Comentários leave one →
  1. Fabiano permalink
    08/06/2010 22:59

    Eu acho que a partir do momento que o regulamento foi definido, que se jogue de acordo com ele. Sou corinthiano, e acho que essa choradeira de que “marcamos mais gols em casa” então merecíamos nos classificar” não tem fundamento. O exemplo acima do “quem faz 3×2 em casa e perde de 0x1 fora fez mais do que o virtual classificado pela regra” não justifica muito, pois olhando pelo lado do que perdeu de 3×2 fora e ganhou de 1×0 dentro, seria algo do tipo “entramos na casa deles e metemos 2 gols… não ficamos nos borrando de medo e embaçando o meio de campo”. Mas, é minha opinião, claro.

    Curtir

    • 08/07/2010 1:02

      mas e o 2×0 contra 3×1? Quem merece mais?

      O problema maior é no impacto na dinâmica do jogo.

      Curtir

      • Fabiano permalink
        08/07/2010 11:47

        É um caso interessante, mas ainda acho que vale a idéia do “Ataquei e me defendi bem e casa, e tive a ‘bravura’ de atacar meu oponente em campo inimigo.”… Por outro lado, lembro-me do Coringão jogando a Libertadores de 1999 e 2000 (bons tempos!), e não tinha o lance de gols fora de casa… nem por isso as decisões contra Rosário Central (2000) e a porcada (1999 e 2000) nos pênaltis foram menos emocionantes… será que essa não seria a fórmula correta?

        PS: em 2000 era para os porquinhos terem caído nas oitavas com um gol (anulado) antológico de bicicleta do Peñarol 😐

        Curtir

  2. mucio rodolfo permalink
    08/06/2010 21:31

    Eu acho que poderia ser usado como critério de desempate, o desempenho das equipes nas etapas anteriores da competição. Vejam o caso do Corinthians que teve a melhor campanha entre os concorrentes e acabou sendo eliminado por um clube que se classificou por um fio. Na soma dos resultados foi 2×2. Ou seja caimos fora sem demonstrar-mos inferioridade em relação ao adversário.

    Curtir

    • Daniel CMS permalink
      08/06/2010 21:37

      Mas ai voce “beneficiaria” o melhor time duas vezes, nao? Por jogar contra o oitavo e por ter a melhor campanha… realmente complicada essa situacao, nao sei se ha solucao.

      Curtir

      • mucio rodolfo permalink
        08/06/2010 22:19

        Daniel. 1- Isto que você qualifica como duplo benefício existia nos campeonatos brasileiros disputados entre 1996 e 2002. O time de melhor campanha enfrentava o ultimo dos classificados, jogava a segunda em casa e tinha a vantagem do empate (sem esta de gol fora de casa valendo mais). Porém eu reconheço que minha proposta esbarra na forma de disputa da Copa do Brasil (como definir o classificado na primeira fase em caso de empate?) e da Libertadores (na qual cada time joga contra aqueles que estão no seu grupo e não contra todos).

        Curtir

  3. 05/27/2009 15:25

    Sim, “fazer mais gols” em casa deveria ser mais importante do que “tomar menos gols” em casa.
    Mas, na prática, o time que jogasse fora ia se fechar numa retranca sem vergonha, mais sem vergonha ainda do que vemos por aí com a regra atual.
    Então, enquanto não se descobre uma outra fórmula de disputar mata-mata sem pênaltis, continuo achando que esta vai bem.

    Ah, lembrei de uma coisa: você acha que funcionaria usar o critério de escanteios conquistados como nos velhos “Torneio Início”?

    Abraço!

    E VAI CORINTHIANS!!!

    Curtir

    • 05/27/2009 17:20

      Com a evolução tática e física do futebol, os escanteios já não estão mais tão relacionados com a superioridade de uma equipe.

      Contudo, não vejo problema em uma equipe priorizar o sistema defensivo e explorar isso como tática. Não acho que ela deva ser “punida”.

      Defender também é do jogo!

      Prefiro uma regra que valorize quem ganha no saldo. E depois nos penaltys.

      Sds

      Curtir

  4. 05/27/2009 9:19

    Discordo.
    No caso, é preciso jogar com inteligência. E no caso de ter que reverter um resultado negativo acrescentar RAÇA E AMOR À CAMISA, que é o que o Corinthiano gosta.
    Foda é sair nos pênaltis.

    Abraço!

    Curtir

    • 05/27/2009 11:51

      O problema é que “fazer mais gols” não deveria ser mais importante do que “tomar menos gols em casa”?

      Ainda acho que quem faz 3×2 em casa e perde de 0x1 fora, fez mais do que o virtual classificado pela regra.

      Curtir

  5. 05/26/2009 16:07

    Pior é que é verdade, nem tinha lembrado.

    Abração!

    Curtir

  6. Blefe permalink
    05/26/2009 15:06

    Concordo. Se eu não me engano foi isso que nos eliminou no ano passado contra o Sport.

    Curtir

Deixe um comentário