Skip to content

Timão 2 x 1 Victória, o sistema é esse, talvez a escalação precise mudar.

08/30/2010

E o Adilson roda, roda mas vai chegar nas mesmas conclusões do Mano. Entramos, vejam só, num 4-2-3-1, que ficava um 4-2-2-2 quando Iarley assim queria. Bruno Cesar começou como meia-extremo pela esquerda e depois mudou para a direita. Elias pelo meio ajudou um pouco, mas ajudou (poderia ser mais). A surpresa foi Paulinho como volante, coisa até que a gente achava que poderia melhorar a qualidade do passe, que é zero com o Ralf. O Vitor ou Victória veio de 4-4-2 losango.

Achei a idéia da RPC do cacete!

Ao começo do 1º tempo, RC dá um chuveirinho e  Iarley acerta um belo cabeceio para dar moral e abrir Timão 1 x 0.

O sistema tático estava correto e o domínio tático era semelhante às partidas da época do Mano. Contudo, as escolhas do treinador e a falta de treinamento foram aspectos ESCARRADOS na nossa cara.

Incialmente, as escolhas do Adilson: cansamos de discutir aqui sobre o problema do cobertor curto no meio: com Ralf, a zaga fica mais protegida mas perde-se qualidade na saída de bola. Sem Ralf, a zaga sempre termina o jogo criticada. Paulinho (nervosíssimo) poderia ter comprometido o resultado, não fosse a qualidade do Victória (aliás, mais um time muito fraco, tirando uma bobajada do nosso sistema de contensão e um chute defensável no travessão, ambos no início do 1º tempo, eles não produziram nada INTELIGENTE o jogo todo).

Ademais, Elias como meia é um ótimo 2º volante. Por algum milagre qualquer, Elias e Jucilei poderiam formar nossa dupla de volantes, mas Jucilei não tem tanta capacidade de marcação assim, raramente faz faltas, deixa os zagueiros expostos etc. Só com muito treinamento para manter Elias e Jucilei ao mesmo tempo no time: hoje, parece que é um ou o outro.

Quanto à falta de treinamento, ela aparecia principalmente nas jogadas ofensivas em que os atacantes levavam séculos para tomar uma decisão, e dessa indecisão tucana perdemos uma boa leva de gols, que fizeram falta na hora do aperto ao final do jogo. Isso aí é falta de entrosamento, que só melhora com o jogo e TREINO.

Com o Gol, Timão posicionou-se para sair no contra-ataque. E quando jogamos no contra-ataque, quem é o favorecido? Sim, Iarley, o crucificado no jogo contra o Cruzeiro. Por isso é sempre importante entender o sistema tático antes de analisar o desempenho individual de cada jogador.

Iarley danto uma força para o juiz, enquanto o Camisa 3 "abusa" do Camisa 8.

Iarley é jogador de contra-ataque. Quando o time titular estiver firmado, ele será o cara que entra no 2º tempo dos jogos em que estamos vencendo.

E não é que depois de 423 dias, o Alessandro resolveu voltar a jogar o que sabe? Jogou muita bola e armou a jogada em que Paulinho mandou 2×0. Tá, tem aí um pouco de maldade minha, pois ele já apresentara bom futebol contra o São Paulo e tem muita facilidade em cair pelo meio (afinal, é volante de origem — o povo esquece, mas o Mano trouxe ele para ser volante).

O Victória voltou para o 2º tempo num 4-3-3. Como eles não tinham talento para o sistema, entendo qua a coisa ficou ainda mais fácil para nós. Pena que não tirei uma foto, mas o posicionamento dos 3 de meio era totalmente errado e por ali a bola era sempre nossa, por mais pressa que eles tivessem.

Com as contusões e cansaços, entraram Thiago Heleno — assustador, mas talvez ele quem estivesse assustado —, Boquita — que deveria aparecer mais vezes no time de cima — e o realmente bom Willian Magrão (acho que esse é o apelido?).

Insistindo um pouco mais na falta de talento do Victória, eles tiveram a dificuldade que muitas equipes têm contra nós, a de dar balão na área. Assim, eles só foram fazer o seu GOL DE HONRA quando uma falta finalmente permitiu o balão e já estávamos sem ao menos um zagueiro decente em campo.

República Popular Corinthiana! Foto: EU MESMO!

Quase caí de costas quando me falaram que o Corinthians não joga no meio de semana. E aquele jogo contra o Vasco? ENTÃO POR QUE RAIOS NÃO TEM AMISTOSO CONTRA O CORINTHIAN CASUALS?

Confesso que eu começo a torcer para que os juízes nos roubem escandalosamente. Num jogo fácil desses, o PA fez um penal bizarro e o juizão não marca. Quando vi a bizarrice já pensei nas besteiras que iriam aparecer na internet…

Nunca tinha visto o Willian Magrão jogar no campo, só pela TV. Impressiona mesmo. Tem tudo para ser um centroavante ou mesmo um meia-extremo. Ainda sofre um pouco no jogo de corpo dos profissionais, mas tem tudo para ser o jogador da base de 2010.

Vejamos se no próximo jogo Adilson, ao menos, mantém o sistema tático.

PONTOS CORRIDOS: de novo, mais uma vez. Não interessa em nada os resultados do Flu. Só interessa que atinjamos os nossos 73 pontos. No jogo de hoje , eram 3 pts obrigatórios, pois quem disputa o título vai ganhar do Victória. O mesmo vale para o Goiás domingo que vem: jogo difícil pois só a vitória interessa.

E olha que o Santos, com juiz de branco, ganhou no sufoco e jogando muito mal. Mas levou os 3 pts, que é o que só interessa na vida.

CORRIGINDO… CACILDIS: quem falou Goiás? É o Vasco, pô! Empate é bom aí. Meh.

Em tempo: para quem não sabe, campeão brasileiro (tirando 2009) precisa de 73 pts ou 64% de aproveitamento. Faltam 39 pts (1,9 pts/jogo ou, a cada 4 jogos: 2 vitórias e 2 empates =2,0 pts por jogo. Pode ser também: vencemos duas em casa e empatamos as outras duas fora).

Anúncios
16 Comentários leave one →
  1. 08/30/2010 14:39

    Iarlei fez disparado sua melhor partida no Timão!

    E chamar um lançamento de 50 metros do RC de chuveirinho é sacanagem hein! Esse RC tá jogando muito… desse jeito chega aos 40 fácil jogando muita bola!!!

    Curtir

  2. MALOQUEIRO E SOFREDOR, GRAÇAS A DEUS! permalink
    08/30/2010 14:08

    FIEL, TÁ CHEGANDO A HORA!
    À MEIA-NOITE DESTA TERÇA-FEIRA, VAMOS FESTEJAR, VAMOS CANTAR, VAMOS GRITAR, VAMOS SOLTAR ROJÕES PARA SAUDAR O NOVO SÉCULO CORINTHIANO QUE SE INICIA!
    É O TIME DO POVO!
    É O CORINGÃO!
    VAI, CORINTHIANS!!!!

    Curtir

  3. Cesar Augusto permalink
    08/30/2010 12:36

    Não gostei do time. E não gostei do sistema com estes jogadores.

    O time vence, no Pacaembu, mas repare que vem sofrendo muito. Ontem, jogamos contra um adversário fraco, mas, mesmo assim, não soubemos matar o jogo e, no final, quase entregamos a rapadura.

    Falem o que quiser do William, que é lento, que é isso, que é aquilo, mas sem ele no comando o nosso sistema defensivo chega a ser patético. Até o Chicão cai de produção. Os nossos zagueiros, e não é de hoje, e sim desde o primeiro jogo do Adílson, contra o Palmeiras, vem ficando no mano a mano com os atacantes adversários pela ausência de proteção na cabeça da área. E zagueiro contra atacante, pode ser qualquer um, no mano a mano vai sofrer. E o tal Thiago Heleno deu medo, muito medo. Me lembrou Baré, Embu, Ari Bazão, Dama, entre outros “craques” que um dia, para sorte deles e azar nosso, vestiram o manto sagrado.

    O Paulinho fez o gol e tal, mas não serve para a função. Joga mais, com a bola no pé que o Ralf, mas não serve para a função. O Ralf é menos técnico, mas protege mais, apesar que na época do Mano Menezes a proteção era melhor excutada.

    Elias ou Jucilei. É um ou outro. É outro ou um, ainda mais no 4231. No 4321, que ele adora, ainda vai, mas neste esquema de ontem, especialmente, com as voltas de JH e Dentinho e com o Gordo de referência precisaremos de apenas um deles. O Jucilei, agora, é jogador de seleção e o Elias é titular desde que chegou, logo o Adílson terá problemas, desde que pense desta forma, o que, sinceramente, duvido. Ele jogará quase sempre com os dois no seu esquema predileto de 3 volantes.

    Enfim, ontem fomos mal, mas vencemos. Iarley foi bem. Ronaldo voltou, como era previsível, absolutamente fora de forma, mas, fora de forma com 800 kg, joga mais que 90% dos centrovantes do futebol brasileiro.

    Isso é o bônus Ronaldo. No Pacaembu com Ronaldo ficaremos muito mais fortes. Agora, fora de casa, com um a menos na marcação é caso para se pensar em poupá-lo ou limitá-lo a jogar só no Pacaembu.

    Este é o ônus Ronaldo. E não podemos ficar refém desta situação, sob pena de deixar o título para o Frufru, que ontem escapou por pouco.

    Curtir

    • ANDRE.T permalink
      08/30/2010 14:34

      Concordo com vc quanto ao Ralf, nossos volantes quase sempre estavam voltando nos ataques do Vitoria, mas pra mim isso é uma opcao do Adilson dependendo do adversario (tanto que ele nao tinha nenhum cabeça de area no banco). Jogo em casa vamos pra cima (situaçao que o Gordo pode ser titular, apesar de eu achar que ele ja era) e fora jogamos com o Ralf e apostando mais no contra-ataque (e dai nao da pra jogar com o R9 de forma alguma). Vi uns pedacos do mesaredonda com o Adilson ontem, vale a pena pra quem tem algum preconceito com o cara, de futebol ele entende.

      Curtir

  4. ANDRE.T permalink
    08/30/2010 11:49

    Bom, pro proximo jogo teremos varios desfalques.. torcer para o William voltar (torco muito para o q o TH fez nos 30 min q jogou ter sido por causa de nervosismo), e para que o Adilson nao escale o Ronaldo (achei estranho vc nao comentar a atuacao dele, pra mim a escalacao foi soh pq era o “jogo do centenario”). Mas o adilson vai ter q improvisar alguma coisa, Elias suspenso e Paulinho saiu machucado. Melhor opcao , na minha opiniao, seria: Ralf, Jucilei, BC e JH, e Iarley e Dentinho no ataque (caso o Dente volte, senao coloca o Souza ou algum meia (quem??) avancando o JH. Do seu comentario acho o mais relevante a postura do Jucilei, ja ta marcando melhor mas definitivamente tem que aprender a fazer falta. Acho que é a opcao pro time

    Curtir

    • 08/30/2010 18:03

      R9 foi mega favorecido pelo medo do Vitória de que ele resurgisse de novo.

      Mas, verdade seja dita, ele funcionou como referência no ataque (muito em função do medo do Vitória).

      Bom, ele jura que vai recuperar a forma. Até lá, não perco mais tempo com ele.

      Curtir

  5. Felipe Jezuino permalink
    08/30/2010 11:01

    Elias e Chição fora do próximo jogo…

    http://tinyurl.com/32d4qas

    Curtir

  6. 08/30/2010 10:19

    Fugindo do post, mas sempre Corinthians: haverá algo no Biu? Tô pensando em passar o reveillon da terça-feira por lá… Me manda e-mail: cramone99@gmail.com

    Curtir

  7. 08/30/2010 9:14

    Gostei do time ontem, ainda que tenha me parecido lento e indeciso, em algumas oportunidades. Gostei da formação, também, mas Elias se condicionou a ser volante. Entre ele e Juça, sou mais o segundo; problema para o Adilson.

    Você gostou do William Magrão? Ele não segurava uma bola no ataque! A ver…

    PA é bom no jogo aéreo, porém ele me parece nervoso sempre que entra, e já é jogador experiente…

    Curtir

    • 08/30/2010 18:08

      Gostei do Willian pela movimentação e por pedir insistentemente a bola (essa parte eu acho que a tv não mostrou).

      O problema é que eles não acionaram o cara o tanto que poderiam.

      Curtir

  8. David Emmanuel permalink
    08/30/2010 3:04

    “ENTÃO POR QUE RAIOS NÃO TEM AMISTOSO CONTRA O CORINTHIAN CASUALS?”. Você perguntou mas já respondeu uns dias atrás, só pra ser chato vou responder de novo: “Por que planejaram esses festejos nas coxas (nem foi na da mãe Joana pois ai teriamos alguma coisinha melhor). Provavelmente olharam pro calendário e tomaram um susto vendo que tinhamos apenas 2 ou 3 semanas pra data mor!”

    Curtir

  9. mucio rodolfo permalink
    08/30/2010 1:04

    Boa madrugada a todos. Este Willian Morais parece ter moral com o Adilson. Se não me falha a memória, ele jogou um tempo contra o Atlético Mineiro e depois não foi mais aproveitado. Alguns diziam que era o empresário dele que estava atrapalhando. Outros, como o doutor Osmar, diziam que o problema era uma contusão. O fato é que ele acabou de voltar e está ocupando um lugar que teoricamente seria de um Danilo, de um Defederico, de um Boquita…Outro que parece ter caído nas graças do treinador é este tal de Paulinho a ponto de ser aproveitado até mesmo na lateral esquerda. Trata-se de uma constatação e não uma crítica, pois vejo qualidades tanto no Willian Morais quanto no Paulinho. ..Com relação a cabeça de área, mesmo não tendo qualidade na saída de bola, o Ralf é essencial, pois me parece que dos volantes que temos a disposição (ai incluindo Paulinho, Edu, Elias e Jucilei) é o que melhor marca e marcação também é essencial.
    Ps: Você diz que não devemos nos importar com os resultados do Flu, mas quanto mais o Flu deixa de ganhar mais distante ele fica da pontuação necessária para chegar ao título correto? Então…

    Curtir

    • 08/30/2010 7:52

      É que nos pts corridos, o 2º colocado (o 1º dos derrotados, como diria o filósofo Nelson Piquet), nunca deixa de ser campeão porque o outro ganhou mais pontos.

      A(s) razão(ões) são sempre a(s) mesma(s): perda de pontos fáceis, para times que todo mundo ganha, principalmente nos jogos em casa. Se você faz a sua parte, invariavelmente é campeão.

      Nesse 1º turno, entendo que perdemos 5 pts nessas condições: 2 para o GP, 3 para o Atlético-GO.

      Fora os 6 pontos que deram sopa e não pegamos: 2 para o Palmeiras, 3 para o Avaí e ao menos 1 com o Cruzeiro.

      Curtir

      • mucio rodolfo permalink
        08/30/2010 12:51

        Estes pontos bobos que perdemos não foram de, certo modo, compensados pelo pontos obtidos contra o Fluminense, o Internacional, o Santos, o São Paulo?

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: