Skip to content

Timão 5×1 Goiás, quando o 4-2-3-1 encontra o 3-5-2. Atualizado.

09/05/2010

Você consegue reparar nas bandeiras que a Estopim da Fiel colocou em todo o alambrado?

Timão entrou, equivocadamente como prevíamos, num 4-4-2 losango e o adversário num 3-5-2 que rapidamente dominou o meio de campo e segurou nossos laterais. Não demorou muito para o Jota-erre fazer Timão 0x1, numa falha do Paulinho. A única bola que foi no nosso gol.

Timão lento demais, com uma saída de bola patética e o Paulinho – um bom jogador, diga-se – escalado na hora errada.

Com o gol, o erro de estrutura tática se exacerbou e parecia que perderíamos os nossos primeiros 3 pontos em casa. Os melhores momentos aconteciam quando a equipe atacava num 4-3-3 e os alas adversários recuavam. Foi num desses “momentos 4-3-3” que JH arrumou a expulsão do Amaral e foi num desses também, depois de um passe precioso do Jucilei — o melhor em campo –, que JH lançou BC para o 1×1.

Com a expulsão, Adilson agitou DF – a substituição nada teve a ver com o cartão amarelo dado ao Paulinho ou o gol, pareceu-me que Adilson já tinha a dúvida na cabeça, e o gol tomado no início mais a expulsão facilitaram a decisão corajosa de fazer o que TODO MUNDO QUE COMENTOU ONTEM DISSE PARA FAZER: entrar com o DF. E entramos finalmente no  4-2-3-1 e quando o 4-2-3-1 enfrenta o 3-5-2 o que acontece tuuuuurma?!

“— Os alas adversários recuam e o 4-2-3-1 domina o jogo!”

Consegui tirar algumas fotos das 40 bandeiras! Parabéns ao pessoal da Estopim!

No 2º tempo confirmou-se algo que eu achei mero erro de posicionamento, mas não era: ele colocou BC como meia-extremo pela direita e DF por dentro, quando a solução óbvia seria o contrário. Duvideo-dó que ele tenha treinado essa formação, até porque ele não parece satisfeito quando vê o Timão no 4-2-3-1 e disse isso na coletiva. Acontece que a troca funcionou otimamente bem!

Analisando com atenção, como meia-extremo pela direita, Bruno Cesar faz o ideal da posição: corta para dentro e abre duas opções: ou o arremate (e ele é bom pracacete no fundamento) ou o lançamento (que ele também é bom).

E o DF no meio aproveitou-se do recuo excessivo da última linha adversária,  decorrente do recuo dos alas, e pode jogar próximo a área, onde ele é mais perigoso. Do recuo dos alas ainda, os nossos dois laterais puderam jogar quase que como pontas.

Atualizado: 0 que DF e BC provaram? Aquilo que eu tanto insisto: para o Bruno jogar bola, ele precisa do apoio de mais um meia. Contra o Goiás, esse cara foi o DF.

Fazendo o somatório final, Timão aplicou um ESCULACHO: 5×1. Tudo que foi difícil pelo erro tático no 1º tempo, foi fácil no 2º quando a estrutura tática era a correta.

Era gol que não acabava mais.

Foi um 2º tempo delicioso e quem não foi perdeu.

E há muito tempo eu não via um estádio tão energético e magnético, uma Fiel mais Fiel que nunca. A gente sempre vê crianças  no Pacaembu, mas hoje eu vi 3 bebês! Num clima desses não tem como o Coringão não gastar a bola!

Eu e minha máquina fotográfica... Coitada dela!

TENHO FÉ de que Adilson entendeu que esse time está muito bem treinado para jogar no 4-2-3-1 e que deveria aproveitar mais o sistema. (Tomei uma ducha de água fria ao ouvir ele na coletiva dizer que prefere o time que venceu o SP).

Deixo aqui as palavras do melhor técnico do mundo como estímulo para o Adilson:

Para mim não há jogos em casa e jogos fora. Há jogos para ganhar e penso que a maior dificuldade que existe em ganhar jogos fora tem muito a ver com o aspecto psicológico. As equipas que jogam em casa jogam mais desinibidas e atacam mais; as equipas que jogam fora defendem mais. Mas, analisando as coisas de uma forma muito pragmática, são 11 contra 11, o rectangulo tem mais ou menos as mesmas dimensões e tem que se jogar o jogo. J. Mourinho.

No “em tempo” afirmo que o empate não é mal negócio na próxima quarta.

(Em HD) Nike fez a burrada de abrir o bandeirão durante o Hino (esse vídeo foi no intervalo…) E o sistema de som não funciona mais no Paca.

Numa semana dessas, em que o cara deve ter subido em popularidade como um foguete, alguém consegue responder para mim: o que o Andres tem na cabeça?

Em tempo: para quem não sabe, campeão brasileiro (tirando 2009) precisa de 73 pts ou 64% de aproveitamento. Faltam 36 pts (1,8 pts/jogo ou, a cada 4 jogos: 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota).

Anúncios
24 Comentários leave one →
  1. 09/05/2010 22:43

    Falando do jogo, que aliás ganhamos de 5 a 1, acho importante ressaltar:

    1) Para aqueles que torciam o nariz pro Iarley, ele está jogando muito… como jogava no Goiás e Inter…

    2) Adílson acertou um jogo, finalmente fez as mudanças certas… não contesto o trabalho dele durante a semana mas suas alterações costumam ser desastradas, ontem não: mudou certo!

    3) Para aqueles que estavam endeusando o Flu, parece que está claro que o time deles não é tão equilibrado assim em termos de elenco… inclusive sem desfalques prefiro o nosso!

    4) Não temos que esperar derrotas seguidas para por o Bobadilla pra jogar, JC ainda é verde e não temos que deixar um goleiro de Copa do Mundo, experiente, mais de 30 anos, que vai dar tranquilidade pra uma defesa… e ficar fazendo laboratório esperando erros pra tira-lo.

    Abs!

    Curtir

    • 09/06/2010 0:36

      Bem observado, também acho temerário manter o Julio Cesar.

      Um goleiro experiente talvez não cate mais do que o JC, mas passará mais segurança para a defesa.

      Curtir

    • Fernando permalink
      09/06/2010 1:11

      Lembrou bem! É uma pergunta que volta e meia me faço: quando o Bobadilla irá estrear? JC ainda não passa 100% de segurança para a defesa.

      Curtir

    • Emboava permalink
      09/06/2010 10:56

      Eu não concordo com o que vocês falam do JC… pra mim eh um bom goleiro… faz umas coisas raras, sim… mas isso eh pq ainda não tem tanta experiencia… lhe falta jogar mais… que eh o que está fazendo agora… se lhe sacamos do time nunca vai embalar… e esse goleiro paraguaio era reserva na copa… e não eh grande coisa… prefiro contar com um goleiro da base… e valorizar ainda mais o terrão…

      Ele não eh um novo Casillas, mas pode chegar a ser importante um dia…

      Curtir

      • 09/06/2010 17:57

        A história dele não foi só a última Copa… ele já foi camisa 1 do Boca, já foi titular da seleção paraguai e saiu bem com a torcida do último time dele…

        Não entro nessa onda da maioria da imprensa que não sabe quem é o cara… ele nem jogou ainda e já malham o sujeito.

        O JC é isso aí que já conhecemos, no máximo será um bom reserva… não aguenta uma reta final de Brasileirão não hein… tô avisando agora no fim do 1º turno!

        Curtir

  2. EDDIE/SCCP1910 permalink
    09/05/2010 13:18

    Vendo pela TV me pareceu que Bruno Cesar e Defederico se alternavam entre o centro e o lado direito

    E essa ideia das bandeiras no alambrado foi sensacional, poderia ser usada em todos os jogos.

    Curtir

    • 09/05/2010 13:25

      Não tinha exatamente alternância, mas o Bruno corta por dentro e o DF entrava em diagonal por fora.

      Mas o fato é que com um meia jogando bem próximo dele, Bruno Cesar voltou a jogar bem. Esse é o ponto que eu tenho insistido sobre o Bruno Cesar e até vou atualizar o post por conta disso.

      Curtir

  3. 09/05/2010 10:23

    Curtir

  4. rpbjunior permalink
    09/05/2010 9:40

    Mesmo nao sendo o assunto do seu post, eu quero pedir para ninguem comprar a revista placar do centenario. Aquilo e uma afronta ao Corinthians e a torcida. So fala que roubamos, fazemos gol de mao, que o mundial so vale por que teve audiencia na arabia, cita os trairas do kleber e nilmar como dois dos pricipais jogadores, e outros absurdos. Entao fica o alerta. Em tempo, eu ja devolvi a que tinha comprado.

    Curtir

    • mucio rodolfo permalink
      09/05/2010 11:31

      Em 2006, eu assinei esta revista. Quando terminou a assinatura não fiz a menor questão de renovar. Antigamente nos anos 70 e 80 eu era leitor voraz desta revista. Era um tanto sensacionalista, um tanto flamenguista demais para o meu gosto, mas era bem melhor do que a porcaria que é hoje. Valeu pelo alerta!

      Curtir

    • Fernando permalink
      09/05/2010 15:33

      Aliás, faz tempo que a Placar tá anticorinthiana… lembra da matéria picareta que eles fizeram quando o Ronaldo veio? Não dá nem pra chegar perto desse lixo que eles chamam de revista.

      Bom, sendo da Ed. Abril, tb… fascistinhas até não poder mais, tudo o que lembra “povo” pra esses caras eles abominam. 😦

      Curtir

    • David Emmanuel permalink
      09/05/2010 22:41

      Ótima dica, nem vou perder meu tempo, mas vindo da abril (uma ex editora em atividade) só se pode esperar coisas desse nível.

      Curtir

    • fabiano permalink
      09/06/2010 21:07

      Não sei se vocês viram o “especial” do UOL “O centenário em 100 imagens” (http://esporte.uol.com.br/album/100831centenario_album.jhtm?abrefoto=1), mas particularmente achei de muito mau gosto e com cunho depreciativo… de cada 2 fotos, 1 conta um fato ou factóide contra o Timão. Parece mais uma evidência da má vontade da mídia.

      Curtir

  5. Emboava permalink
    09/05/2010 6:18

    Eu não gostei nada da primeira parte… jogamos mal… jah na segunda com um homem a menos pro Goiás… tinhamos que fazer gols mesmo… O Jucilei e o BC são os caras do Timão agora… Gostei de ver o tal Castán, não me parece tão ruim a pesar de que eu gostaria de ver o Renato ali…

    Agora sobre o Kia… ele deveria ser preso e servir como exemplo para os outros empresários… e o que diferencia ele de outros empresários é que ele realmente branqueia dinheiro… e os outros não sabemos ao certo… mas tendo um presidente de CBF, RT, ladrão e um presidente de time, Andrés, que não tem nada no seu nome e é um ladrão… é bem possível que Kia volte a fazer negócios com o Timão se é que já não fez…

    Curtir

  6. David Emmanuel permalink
    09/05/2010 5:30

    Hummm!!! Sobre o Kia, não queria comentar de prima. Uma história jamais esclarecida e muito palpitada. Muita gente com culpa no cartório malhando o cara pra pousar de bonzinho e aparecer na globo.

    Não estou defendendo, mas também não vou condenar. Em um mundo habitado por Wagner Ribeiro, Juan Figger, J Háwila, Sombra e etc, condenar só um é piada. Gostaria muito que o mesmo pente fino usado contra o iraniano e o Corinthians, também fosse usado em outros clubes, começando por um time praiano que milagrosamente foi sustendo por uma faculdade e terminando por um outro da capital que gosta de fazer triangulações com times uruguaios em suas vendas.

    E sobre esse assunto o juquinha está menor que o dimunitivo de seu nome, ele que sempre separou o título de 2005 de Kia, agora para dar uma lambidaça no saco em seu patrão na ESPN (o cara mais chato e arcáico da TV brasileira), dando depoimentos dignos do DVD do Fernandinho dizendo que garfamos o campeonato .

    Curtir

    • 09/05/2010 10:22

      Eu concordo que isso é o futebol moderno.

      Mas, nesse caso específico, acho que faltou bom senso.

      Curtir

      • David Emmanuel permalink
        09/05/2010 12:59

        Esse fato eu nem questiono, parece que somos especialistas em tacar água no nosso próprio chopp. Quando tudo parece caminhar bem aparece alguém (s)pra fazer uma mer@#*.

        É que fiquei muito irritado ao ler o jk, mas deveria era estar irritado com o Andrés, ação totalmente desnecessária, vai dar munição pro resto do ano pros paulinhos da vida.

        Curtir

  7. David Emmanuel permalink
    09/05/2010 1:58

    Legal essa do Mourinho, estava pensando alguma coisa parecida com isso vendo o segundo tempo de Portuguesa 1 X 2 Sport, pela segundona, enquanto me aquecia pra ver o Coringão. Mas o problema psicológico não é apenas com os times é também com a arbitragem, dificilmente vão contra o mandante.

    Independente desses fatores temos time pra jogar muito melhor fora de casa, mas se a coisa se tornar um tabu, ai vai ser mais difícil, o psicológico vai pesar algumas toneladas.

    Curtir

  8. mucio rodolfo permalink
    09/05/2010 0:38

    Sobre a sua pergunta final – o que o Andrés tem na cabeça?- eu nao vou arriscar a responder porque até mesmo de pessoas próximas a mim eu fico na dúvida sobre o que elas tem na cabeça, imagina de alguém tão distante. Se a sua pergunta está relacionada com o encontro dele com o Kia, tenho duas coisas a dizer. 1- Na desastrosa parceria com a MSI, os agentes desta “empresa” foram culpados, mas a culpa maior foi da antiga diretoria. 2- A prisão preventiva contra o iraniano foi anulada e ele pode intermediar transações aqui no Brasil. Então negociar com cara pode ser imoral (e ai depende do critério de cada um), mas não é ilegal. Sobre o jogo, queimei a língua achando que seria sofrido. Se bem que no primeiro tempo, a minha previsão estava se confirmando.

    Curtir

    • 09/05/2010 0:43

      Você acertou, no 1º tempo foi terrível!

      (Precisava ter ido se encontrar com o Kia em público?)

      Curtir

      • mucio rodolfo permalink
        09/05/2010 1:02

        Imagine se eles marcassem um encontro as escondidas e fossem flagrados por algum jornalista. Não seria pior?

        Curtir

        • 09/05/2010 1:11

          É uma questão institucional, como presidente ele jamais, em circunstância alguma, deveria se encontrar com ele.

          É um desrespeito.

          Curtir

    • Fernando permalink
      09/05/2010 15:39

      Concordo com o Álvaro. O Kia foi um dos restolhos que sobraram da era Dualib, esse cara deveria ser varrido da nossa história.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: