Skip to content

Timão 3 x 0 GP, não vejo ninguém na minha frente!

09/19/2010

Antecipo que esse horário das 18 horas fez mais uma vítima: EU. Pois não deu para ir ao estádio e só consegui assistir ao 1º tempo pelo PFC.

Como prevíamos, foi um jogo ataque-defesa e Adilson, corretamente ao meu ver (*), empurrou o Bruno para a direita, JH abriu na esquerda e Elias entrou por dentro. Mesmo assim, apesar do maior volume de jogo, a falta de disciplina tática ainda prejudica a construção de jogadas mais efetivas no ataque e fica a impressão de que criamos pouco.

Do ponto de vista da lição de casa, fizemos o be-a-bá: viramos constantemente o jogo de um lado para o outro — mudando o lado da pressão –, executamos a marcação a mais adiantada quanto nossa desorganização tática permite e mantivemos os laterais posicionados bem à frente.  Foi aliás, desse posicionamento adiantado dos nossos laterais que o GP chegou a construir situações claras de gol. Invariavelmente, Boquita, Paulinho ou quem quer que estivesse na cobertura do avanço de Alessandro ou RC, não mantinha a qualidade surpreendente que Jucilei vem apresentando na cobertura e por ali as jogadas de perigo saíam. Na mais perigosa, Boquita deu uma entrada dura e desnecessária na lateral esquerda, criando a falta que resultou no cabeceio livre dentro da pequena área.

Foi desse desenho tático que encontramos o 1º gol: uma roubada de bola bem adiantada do Elias que, bem posicionado como meia, toca para a posição 9 e encontra por lá Iarley 1×0, num gol que eu achei bem bonito pelo passe.

O que ocorreu na seqüência (e parece que foi a cara do 2º tempo também) alguém chamará de “relaxamento”.  Pois eu levanto outra hipótese. O que o time fez (conscientemente ou não) foi uma tentativa de “descansar com a bola”. Reparem que da semana do centenário até hoje, estamos jogando quarta-domingo toda a semana, em partidas de alto desgaste físico e, principalmente, emocional. E a tabela não alivia: Santos quarta e Inter domingo, ambos fora. Descansar durante as partidas é pois fundamental.

Lembremos que até para o torcedor está tenso!

O 2º tempo, que só acompanhei pelo rádio e Internet, transcorreu de modo semelhante. A péssima notícia é que Alessandro volta ao DM e ele fará muita falta, pois Moacir IN DA HOUSE!

Corinthians ainda deu como bônus ao torcedor dois gol muito bonitos e um deles de jogada bem construída. O JH 2 x 0, que nasceu de uma jogada de ponta de Bruno, foi bem bonito, mas só um GP para dar aquele mole todo! O Elias 3 x 0 foi uma pintura e realço o começo da jogada com Danilo partindo em diagonal.

A coisa funciona assim: nesses dois próximos jogos, contra concorrentes diretos, não está mal pegarmos dois empates, ou seja, mantemos o jogo feio-chato visto contra o Flu em nome dos pontos corridos. Contudo, temo que nos próximos dois jogos estarem0os com zagas muito desfalcadas, enquanto nossos adversários são reconhecidos por terem bons sistemas ofensivos. Psicologicamente será muito ruim se perdemos a liderança na quarta ou domingo, mas antecipo que não será essa merda toda, pois ainda estaremos dentro da região de aproveitamento dos campeões nos pontos corridos.

(*) Dentro do que o Prof. Adilson propõe, está correto, mas Bruno será sempre o prejudicado enquanto não tiver apoio de meias mais fortes pelo meio ou que Elias se firme na posição que o Adilson quer (e o Mano não conseguiu).

PS: E o RC poderia ler meus posts quando chegou no PSJ e calar a porra da boca!

PS2: pegou o chiste da GP? hein? hein?

Em tempo: para quem não sabe, campeão brasileiro (tirando 2009) precisa de 73 pts ou 64% de aproveitamento. Faltam 29 pts (1,8 pts/jogo ou, a cada 4 jogos: 2 vitórias e 2 empates).

Anúncios
10 Comentários leave one →
  1. 09/19/2010 13:40

    Realmente vc não viu mesmo o 2º tempo… foi longe de ser parecido com o 1º, aliás foi bem melhor!

    Como vc bem disse, no 1º nos poupamos e jogamos pro gasto… Elias já começava a brilhar com uma grande assistência!

    No segundo tempo – jogamos bem mais atentos, sufocando o GP sem dar muita chance (como estava acontecendo no 1º).

    Além disso, Elias acabou de destruir com o jogo! Foi quem mais roubou bola, quem mais passou bem e ainda fechou atuação com aquele golaço em jogada com Paulinho!!!

    Espero que os mais céticos com o nosso elenco parem de babar ovo pra elenco de Flu, Inter, Botafogo e Bambi (isso mesmo já ouvi louco dizer q o elenco dos bambis é melhor q o nosso!)

    Equilibrado igual o nosso só o elenco cruzeirense nesse Brasileirão, mesmo assim (tirando no ataque) temos muito mais peças de reposição… VAI CORINTHIANS!!!

    Curtir

    • Gabriel permalink
      09/19/2010 14:46

      Elias acabou com o jogo ontem. Jogou muito.
      O 1º tempo foi foda pq os caras precisavam ganhar e estavam correndo muito, e nós, consequentemente errando muitos passes. Já no 2º, principalmente depois dos 2×0 aos 3 minutos, dominamos o jogo, tocamos bem a bola e nao demos chance.
      Pelo número de desfalques que tínhamos, a vitória foi convincente. Destruimos o gp.

      Curtir

      • 09/19/2010 18:31

        Que o Elias jogou bem, isso é indiscutível. O problema é que esse sistema prejudica o Bruno.

        Mas pode ser que o Adilson consiga fazer o Elias jogar nessa posição, como o Mano não conseguiu. Deu certo ontem.

        Curtir

  2. mucio rodolfo permalink
    09/19/2010 13:07

    1- Sobre o jogo de ontem vitória obrigatória e tranquila, embora no começo o time desse a impressão de que iria complicar tal a quantidade de passes errados.
    2- A nossa zaga não vai estar tão desfalcada assim, afinal o William retorna de suspensão. Não teremos o Paulinho,suspenso,e talvez o Ralf, machucado. Em compensação,volta – além do Wiliam- o Jucilei e há a possibilidade dos retornos de Dentinho e do Ronaldo. Eu não colocaria o Ronaldo e deixaria o Dentinho como opção no banco.
    3- EStes 73 pontos que vc vive citando, estão corretos? Eu li que o os bambis foram campeões somando -se não me engano- 79, 75 pontos- e que o Flamengo o ano passado ganhou o título com 67 pontos. Se os seus cálculos estirerem corretos, estamos a 9 vitórias e dois empates do título. Ou seja, podemos nos dar ao luxo de perder 4 partidas.

    Curtir

    • 09/19/2010 13:43

      tb acho 73, para o equilíbrio do campeonato desse ano, muito… (uns 70 deve dar) mas é melhor termos uma reserva do que faltar né?

      Curtir

    • 09/19/2010 13:49

      Sobre a pontuação, o próprio Adilson cita 74 pts (1pt a mais que o meu 73).

      O que ocorre (ou vai ocorrer)?

      Existirá um nivelamento no último quarto do campeonato (= mais empates e derrotas dos líderes). O campeão será aquele que mantiver o aproveitamento.

      Curtir

  3. jeff permalink
    09/19/2010 12:05

    Nossa tabela é a mais escrota de todas! Jesus…

    Curtir

    • 09/19/2010 13:48

      anota aí… vamos ganhar dos lambaris na vila (e tomara com a volta do mulekinho mimado!).

      Vamos pegar Botafogo e Cruzeiro em casa… assim como Ceará, Avaí e Atlético-GO tb em casa… é boa, só fazer o dever de casa!

      Curtir

      • Fabiano permalink
        09/19/2010 16:29

        Que saudades do Cristian pra dar uma piaba na orelha do miquinho da Vila pra acabar com a graça dele já no início do jogo…

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: