Pular para o conteúdo

Flamengo 1 x 1 Timão, tinha cheiro de empate mesmo.

10/28/2010

E tudo começou como prevíamos ontem. Flamengo com força nas laterais, meio de campo espelhado, decisivos duelos individuais e um baita cheiro de empate!

O adversário, por conta dos avanço dos laterais e do apoio dos meias a esses mesmos laterais, tinha mais posse de bola. Sem um pingo de criatividade, contudo, não fazia nada de interessante com ela — o que me faz supor que Renato ainda acha que é meia de criação.

Timão tinha pouca posse de bola (recuou de mais), mas com o mínimo possível fazia jogadas contundentes. Numa dessas, R9 colocou, infelizmente, o Ralf na cara do gol e noutra BC, na posição que o Adilson não concorda que ele fique, deu belo passe para 0x1 R9, com categoria.

Como a marcação corinthiana começava muito atrás, em Elias e Juça exatamente, a retomada de bola era muito recuada para que chegasse rapidamente em BC ou R9 (Iarlei não conta, pois é café com leite).

Começa o 2º tempo com Marquinhos no lugar do ex-Deivid e, agora sim, podemos dizer que Timão recua!

Marquinhos foi jogar pela nossa direita em apoio ao Juan, a substituição puxou o Elias para trás e o Renato ficou mais centralizado no ataque. A marcação continuou recuada e o adversário pegou a bola para ele. Mantida a falta de criatividade, o gol só veio de bola parada: Diogo (ex-Lusa) 1 x 1, ensaiado-ninguém-vai-na-bola.

Dominado taticamente, recuado e cansado, era hora de Tite mexer no time. E ele mexeu. MAL PRACACETE!!

Primeiramente, ele tentou colocar o Paulinho como um 2º Ralf e empurrar o Elias para frente. Ok, vá lá. Mas tirar o BC e continuar com R9 e o café com leite? Ele matou toda a criação, manteve a marcação recuada (lembrem-se, jogávamos com 2 a menos) e Elias colocou a mão na cintura e ficou paradão esperando o Penha-Lapa.

Quando percebeu o erro, Tite fez mais trapalhadas e o time terminou confuso e sem força para o contra-ataque, no momento que seria mais proveitoso (quando o adversário se lançou na base do ATACAR!). A entrada final do DF corrigiu parte do problema tático, mas já era tarde e o gringo ainda entrou de mal com a bola. Nesse caldo todo, o tempero era o nosso desgaste físico inacreditável.

Tite deveria ter se espelhado no Luxa e tirado R9 ou o café com leite e colocado o WM (ou o Danilo ou o DF). Senão pela tática, pela melhor condição física.

Tinha cheiro de empate mesmo.

Em tempo: para quem não sabe, campeão brasileiro (tirando 2009) precisa de 73 pts ou 64% de aproveitamento. Faltam 19 pts (3,2 pts/jogo ou seja: TIMÃO NÃO CHEGA MAIS EM 73 pts, chega em 72 pts).

Update 1: nesse momento, 76 pontos é o teto para o Campeão. Para não cair, sempre foi mínimo de 45 pts.

Update 2: se você considerar 2009, campeonato atípico, timão precisa vencer todos em casa e 1 jogo fora para chegar na pontuação do Fla-09.

21 Comentários leave one →
  1. Daniel CMS permalink
    10/29/2010 13:34

    Caraca

    Sou so eu que acho que o Mano sem querer botou no rabo do Corinthians ao convocar Jucilei e Elias??????

    Os caras tem que atravessar meio mundo pra jogar uma m%$#^& de amistoso. Porra, tamo no FINAL de uma caraglia de campeonato.

    Curtir

    • fabiano permalink
      10/29/2010 14:19

      Pois é… quero ver se o A. Sanches vai soltar um brado contra isso… ou vai ficar comendo bost* do Ricardo Teixeira e do Mano…

      Curtir

  2. mucio rodolfo permalink
    10/28/2010 23:46

    Apesar do furacão Adilson Batista, apesar da bola sempre sobrar nos pés do Iarlei (mas vamos ser justos: foram com gols dele que batemos os sardinhas e o flunimed), apesar do Roberto Carlos estar no emblomation, eu ainda acredito no título. Daqui pra frente, o grau de dificuldade vai ser equivalente para os três postulantes mais destacados ao título. TEmos dois jogos nos quais a vitória é mais do que essencial. Uma é contra o Cruzeiro por representar um confronto direto, a outra é contra os bambis porque vai ficar chato perder pra eles e depois vê-los abrindo as pernas pra o Flunimed e para o Cruzeiro. Se bem que contra este, elas certamente irão jogar sério porque ainda aspiram uma vaguinha na Libertadores -o torneio da vida delas. E continuarão nessa toada contra o Flunimed se na antepenultima rodada ainda estiverem chances de entrar na neurose. Além disso, a gente pode contar com o esforço do Vitória e do Flamengo contra o Cruzeiro pelo fato dos dois estarem lutando contra o rebaixamento. Quanto ao Flunimed, além do SPFW vamos torcer para que o Entregacional não faça jus ao apelido e que a porcada nos repita aquilo que fez em 1988.

    Curtir

    • Raphael permalink
      10/29/2010 10:01

      Eu concordo que ainda temos chances mas o time no 2o tempo mostrou, ao meu ver, um descaso enorme com a vitória. E nessas horas o Murici, apesar de ser um treinador bem mediano, consegue se diferenciar e na base da motivação misturada com chatisse mantém o time focado na vitória e no título.

      Isso nem o Mano conseguiu no Corinthians, vide a maneirada que foi ano passado no Brasileirão. O Murici, bem ou mal / bom ou ruim, tem 3 títulos brasileiros. E não adianta reclamar da fórmula de pontos corridos… eu não gosto mas é o que temos e disputamos todo ano.

      Curtir

      • mucio rodolfo permalink
        10/29/2010 11:40

        Tudo bem que os tempos são outros e que para alguns o futebol não passa de buziness, mas……em 1977, após uma derrota para o Guarani, em pleno Pacaembu, resultado que praticamente eliminava o Corinthians, Brandão se trancou no vestiário com os jogadores e lhes disse: “Agora só depende de vocês”. A partir daí, o time ganho do Botafogo-Rp, da Portuguesa, do SPFW e as finais contra a Macaca. Tudo bem também que o Tite não é o Brandão; o Alessandro está longe do pulmão que tinha o super Zé; o Roberto Carlos, apesar de ser uma celebridade internacional, está a anos luz do Wladimir….Mas acho que dá para seguir o exemplo e os jogadores se doarem um pouco mais nestes ultimos seis jogos do ano. Temos um time que no mínimo pode ser considerado no mesmo nível dos nossos principais oponentes, falam suplentes a altura para algumas posiçoes (em 82 tinhamos o mesmo problema e nem por isso deixamos de ser campeões), os jgadores estão recebendo em dia…

        Curtir

  3. Mario Santiago permalink
    10/28/2010 14:15

    O Iarley, se Deus quiser, fez ontem sua última partida com a camisa do Corinthians, pois o Dentinho está prestes a retornar. Como eu já havia dito, sua ruindade cresce numa progressão geométrica, que se continuar ele vai passar a fazer gols contra. Alguns comentaristas disseram que ele jogou mais marcando o Léo Moura do que na sua posição, e que, pelo esforço e dedicação, merece elogios. Discordo completamente. Não há esforço que compense as atuações ridículas desse jogador. Ontem ele não conseguiu sequer escorar uma bola e fazê-la entrar no gol vazio. Em muitos jogos o Corinthians deixou de sair com um resultado melhor apenas e tão somente pelas atuações patéticas do Iarley.

    Na minha opinião o empate era previsível, mas não por causa da qualidade dos dois times, mas pelo péssimo estado do gramado. Não por acaso, o Engenhão foi palco do maior número de empates do campeonato, porque é simplesmente impossível jogar um futebol decente naquele piso, que mais parece um carpete duro, encardido e todo rasgado.

    Achei que o Corinthians jogou bem, mas teve o azar de tomar um gol logo no início do segundo tempo, num lance fortuito (pra mim, no futebol profissional, gols que acontecem em cobranças de escanteio só acontecem na base da cagada). E com o empate o time naturalmente recuou, pois, apesar da vitória no clássico de domingo, o time ainda não sente confiança para correr atrás do placar, ainda mais com o Iarley em campo. E sabia que se tomasse o gol da virada, fatalmente iria perder o jogo. E mesmo assim teve a chance de fazer 2 a 1, mas o atacante que estava na jogada era o Iarley.

    Tenho quase certeza que o Tite tirou o Bruno César e o Elias para que não tomassem o terceiro cartão amarelo, pois para ele é fundamental tê-los em campo na partida contra o Avaí, em que o time tem a obrigação de vencer.

    Vai Corinthians !!!

    Curtir

    • 10/28/2010 14:51

      Na coletiva, Tite tentou justificar a saída do BC pois ele está voltando de contusão e queria dar mais velocidade na saída de bola com o Paulinho.
      Bobagem. Ele tinha de pressionar a saída de bola do adversário.

      Quanto ao café com leite, se o Dente não voltar ele continua. Para nossa alegria.

      Curtir

      • ANDRE.T permalink
        10/28/2010 18:18

        Iarley jogou com uma função que o JH exercia as vezes, quase um ala pela esquerda.
        O time entrou claramente para não perder, poucas vezes atacavamos com 4 ou mias jogadores, não sei qual é a conta que o time fez… pelo menos Libertadores ta com cara que conseguiremos nessa toada , com sorte (MUITA) o titulo. Tite mexeu mal e tardiamente.

        Curtir

  4. Cesar Augusto permalink
    10/28/2010 14:03

    O empate, em jogos entre grandes clubes, é sempre o resultado mais lógico.

    E esse estava mais que desenhado.

    Um time que não empolga, o Flamengo. E outro que, ainda, não sabe o momento certo de matar o jogo. Um time que faz 1×0 e, sempre, recua. E isso aconteceu com o Mano, com o Adílson e acontecerá com o Tite.

    Logo, chego a conclusão que essa questão é definida pelos jogadores. Se fizermos 1×0, recuaremos para garantir o resultado. Pura e simplesmente.

    Fomos bem no primeiro tempo, pois estávamos muito bem posicionados, o que deve ser exaltado, e a escalação do Luxemburgo facilitou a nossa vida.

    No segundo tempo, porém, o Luxa acertou na substituição, pois o Deivid está visivelmente fora de forma e colocou o Marquinhos em cima do Alessandro. Deu certo, mas o jogo, em si, foi equilibrado e o nosso posicionamento no segundo tempo não foi tão bom, porque faltou gás.

    O resultado foi absolutamente normal, mas saberemos se foi bom ou ruim ao final da rodada.

    Ontem, gostei da nossa zaga. Foi segura. Ralf, novamente, foi bem. Elias e Jucilei, ao contrário, foram medianos. Bruno Cesar foi bem, mas foi sacado para a entrada do Danilo, que já entrou cansado.

    Alesandro foi bem no primeiro tempo, regular no segundo tempo. O mesmo vale para Roberto Carlos.

    Ronaldo foi bem, fez o gol, mas deu pena ao vê-lo tomar um tombo patético no final do jogo.

    E Iarley perdeu um gol, mais um, de forma ridícula. O Iarley é uma mistura de Mirandinhas.

    Lembra o Mirandinha do Palmeiras, que jogou no Newcastle porque, na condição de centroavante, é fominha ao extremo.

    E jogando pelas beiradas, como o Mirandinha 97/99, ou corre ou pensa. As duas coisas, ao mesmo tempo, nem pensar.

    Logo, o Iarley é um Mirandinha ao quadrado. Fominha, velocista, mas falta cerébro e, às vezes, técnica. Eu não consigo entender, até hoje, como esse cara foi ídolo no Boca Juniors. É mais um dos mistérios do futebol.

    Mas, até o defendendo, ontem fez uma partida razoável. Marcou o Léo Moura com afinco, com dedicação, mas o gol perdido foi demais pra mim. Não foi o primeiro, nem o segundo…nem o décimo quinto e pior:

    Não foi o último, porque não temos muitas opções.

    Enfim, não merecemos vencer. Merecemos empatar, jogamos para empatar, o que seria um ótimo resultado se tivéssemos feito a nossa parte ao vencer o Ceará, o Goianiense e o Guarani, mas o AB, que deve vir para o Santos, estragou tudo.

    Nunca antes na história deste país, um treinador foi tão prejudicial a uma equipe com foi AB para o Corinthians. Deveria ser processado, inclusive, por perdas e danos. E tem gente na imprensa que acha o cara o máximo dos máximos, meu Deus.

    Curtir

  5. Raphael permalink
    10/28/2010 11:39

    O 1o tempo foi melhor para o Corinthians pois estávamos melhor postados em campo. No meu entendimento, entramos no 4-4-2 losango e estava funcionando de maneira razoável, em especial porque o Flamengo não estava jogando nada e entrou mal posicionado em campo. O ponto negativo do nosso time eram o Iarley e a falta de apoio dos laterais, até porque o Jucilei não tem cacoete para jogar pela esquerda e o mesmo para o Elias na direita.

    No 2o tempo, o Luxa acertou o posicionamento do Flamengo (que estava muito embolado no 1o tempo) e a posse de bola deles nos quebrou totalmente. Adicione a isso o fato de não termos uma saída de bola decente ontem, pois o Ralf passa mal mesmo e Elias e o nego Juça pareciam perdidos. Por fim, nosso goleiro rifava todas as bolas para o sumido Iarley ou para o inerte Ronaldo… e então demos o 2o tempo para o Flamengo.

    Acho que o Tite não tem culpa do descaso de alguns jogadores. A displiscência do Roberto Carlos em alguns passes assusta, assim como a dormida do Jucilei no gol dos caras. Não tem culpa também da maneirada do ano passado ter criado um bando de jogadores satisfeitos com empates ou um futebol meia-boca. Não tem culpa também da péssima preparação física do time, que foi errada no começo do ano e agora colhemos os frutos podres…

    Ontem, porém, teve culpa ao não re-organizar o time no 2o tempo. Eu tiraria o Jucilei e colocaria o WM, recuaria o Elias para uma dupla de volantes com o Ralf e em hipótesse alguma tiraria o BC, por mais cansado que estivesse. O Danilo não entrou mal, mas esse time não funciona com apenas 1 meia.

    Um outro ponto que me veio na cabeça esses dias, e inclusive já apontamos aqui é o seguinte: desde que o Jucilei começou a jogar muito bem temos um problema no time. Ele e o Elias fazem a mesma função no time, mas como são ótimos jogadores, os treinadores (desde o Mano) tentam de alguma forma encaixá-los no time. Isso vem nos quebrando desde lá atrás! A solução já passou por colocar o Jucilei na lateral, adiantar o Elias para a meia e agora o Tite testa esse losango no meio com Jucilei na esquerda e Elias na direita. Sinceramente, acho que vai continuar não dando certo…

    O campeonato ainda está muito aberto e acho que temos chance sim. Porém, pela circunstância do jogo ontem tinhamos de ter voltado com os 3 pontos. O time teve outro blackout do 2o tempo… não consigo entender o que se passa com esses caras…

    VAI CORINTHIANS

    Curtir

    • EDDIE/SCCP1910 permalink
      10/28/2010 12:37

      Em relação ao RC concordo
      Ontem passei uns bons minutos prestando atenção nele!!

      Concordo tambem em relação ao posicionamento do Jucilei/Elias
      Minha ideia é trocar o losango pelo quadrado. Elias vira claramente 2º volante e Jucilei é meia ao lado do Bruno Cesar

      Curtir

    • 10/28/2010 15:08

      Isso aí do penúltimo parágrafo é fato, mas esquecido. Mano não conseguia escalar os dois ao mesmo tempo.

      Com o Tite, caminha-se para o 4-4-2 losango, que escala os dois. Só que o 4-4-2, não pode isolar o “1”.

      Só para constar, Mourinho treina suas equipes em dois sistemas o 4-2-3-1 e o 4-4-2 losango. Este último, ele entende que força a equipe a ficar mais atenta, pois não tem a ocupação de espaços tão boa quanto o 4-2-3-1.

      Curtir

      • Fernando23 permalink
        10/28/2010 16:57

        Salve,
        A impressão que tive é que ficamos num 4-5-1 no 2º tempo, sendo que o “5” era um pentágono invertido e todo torto; o “pofexô”, soube usar um espação entre o Alessandro e o Elias (que no 2º tempo tava com uma vontaaade e pra variar não se aproximava do Alessandro na saída de bola); e o Marquinhos deitou e rolou por lá; se olhar o VT, o Juan jogou de meia nesse período e trazia o Alessandro pra dentro, Ralf e Chicão o cobriram várias vezes quase (ou) dentro da área.
        Já do lado esquerdo, o Iarley desistiu de ser atacante (que não tá dando pra ele) e achou mais fácil “passar um pano” de guerreiro, marcando o Léo Moura, aí o Juça deu uma força pro Roberto e ficou uma zona por ali.
        Uma pena, pela chance que tivemos de impor pressão na concorrência.
        E justo ou não, aquela bola na trave tá me queimando até agora no estomago.
        Será sofrido, então, será nosso!
        Vai Corinthians!

        Curtir

  6. 10/28/2010 11:06

    Se estivessemos com o conservador Tite há 10 rodadas atrás sem as parlzices do Adílson Pança estaríamo hoje tranquilamente 9 pontos a mais do que os concorrentes…

    Por isso não culpo o Tite, culpo quem acreditou no lobby da imprensa pró-Adílson (até hoje esses babacas defende o cara!)

    Agora, o campeão desse ano não fará mais de 70 pts… acredito q fica entre 67 e 70 (no máximo!)

    Se ganharmos todos os jogos em casa estaremos na briga até as últimas rodadas, vai Corinthians!!!

    Curtir

    • 10/28/2010 15:09

      Temos 14 dias para descansar e se concentrar.

      Vai ser mais recuperação física do que preparação física, mas pode ser o gás que nos coloque na frente de novo.

      Curtir

  7. 10/28/2010 10:55

    Eu continuo com minha tese de que o campeão sai com 67 ou 68 pontos no maximo, mas depois das substituições covardes que o TITE fez ontem, acho que chegaremos no maximo a 63 pontos, po tirar o BC pra por o Paulinho? Ah va ser medroso assim la na P…..
    E o Yarlei, correndo como nunca e errando gols feitos como sempre, que bola é aquela da falta batida pelo BC que voltou no pé dele pra fazer o gol e ele errou? era só deixar a bola bater nele que era gol, mas não, ele conseguiu errar a bola e cair sentado em cima dela, uma piada um atacante deste no Corinthians, se Deus quiser o Dente volta no proximo jogo, ja o Danilo eu nem vou comentar mais nada, porque ele corre como se estivesse de calça jeans?
    Eu to começando a achar que tem patrocinador escalando o time, com Wiliam Morais e Defederico no banco ele começa o jogo com Yarlei? Tem algo de podre no reino da Dinamarca !!!!!!

    Curtir

    • 10/28/2010 15:10

      O Iarlei é o problema de só ter sobrado ele com essa característica de velocidade. Se o Dente não voltar, vamos de Iarlei até o fim dos tempos!

      Curtir

      • manuel permalink
        10/28/2010 15:47

        Na copa SP o Corinthians tinha um menino chamado Elias, melhor que o Iarley fácil. Mas vai saber porquê, não está nem inscrito.

        Curtir

        • 10/28/2010 16:07

          O Elias não subiu. Quem subiu foi o Taubaté que é otimo também, mas teve daquelas contusões de 6 meses.

          Curtir

Deixe um comentário