Pular para o conteúdo

O possível duelo Corinthians x Cruzeiro

11/12/2010

O Mestre Cuca tem um time capaz de jogar em 3 sistemas táticos distintos: 4-3-1-2, 4-2-3-1 e, o preferido dele, 3-5-2. Quando o AB perdeu o jogo no 1º turno com o ponta-esquerda Bruno Cesar, perdeu para um time que jogava no 3-5-2 bem fechado e que achou um gol previsível no início da partida (Montillo).

Agora, num jogo carimbado como “final”, Cuca, que de bobo não tem nada, deve jogar num 4-3-1-2 espelho do Timão:

Com marcação forte no meio, timão empurra peças azuis para trás.

A idéia do Cuca seria simplificar e manter a disputa de meio de campo numericamente equilibrada. Isso esbarra em 2 problemas: (1) tecnicamente, o nosso meio é o melhor do campeonato e (2) existe uma fragilidade tática a ser explorada…

Como acontece com todo time que muda muito o sistema, o setor que mais se prejudica é o defensivo (isso me lembra algum time… Qual? Qual?). Afinal, alas avançados em um sistema de 3 zagueiros é uma coisa, mas LATERAIS avançados num sistema de 4 zagueiros é abrir espaço para o ataque adversário.

Estrategicamente, esse avanço exagerado dos laterais é o ponto falho a ser explorado pelo Timão.

Um Plano B, ou mesmo, um sistema que Cuca adotaria para “avançar” o time é o 4-2-3-1, que, pelo discutido, tem frágil posicionamento defensivo:

Sai um do meio para compor a zaga e Gilberto avança como meia-extremo pela esquerda. Elias avança para não ficar sem função no meio.

Se ele estiver vencendo, ele volta para o 3-5-2 que deu certo no 1º jogo.

Do nosso lado, Timão deve entrar com seu 4-3-1-2 padrão e, como tem o MELHOR MEIO DE CAMPO DO CAMPEONATO, conquistará o território central em 5/10 minutos. Ralf deve acompanhar o Montillo e se a dupla Elias/Juça marcar forte, o recuo adversário é automático.

Nesse jogo, Dentinho jogará novamente nas costas do lateral que avançar. Um pouco diferente em relação ao jogo anterior, pois o Cruzeiro joga com dois atacantes de movimentação.

Não acho que JH vá para o jogo, mas ele pode entrar como substituto no ataque — caso a vitória já esteja em nossos pés — ou no lugar do Ralf — para abrir o jogo e remontarmos o velho 4-2-3-1. Nesse assunto, vejo o JH como o reserva imediato para o mundo de pendurados da equipe.

Estaremos lá!

VAI CORINTHIANS!

10 Comentários leave one →
  1. rafa permalink
    11/14/2010 13:16

    Esses caras são ridículos, eles mesmo se contradizem. Da uma olhada nesse video com comentarios do SPORTV sobre o lance do penalti.

    http://sportv.globo.com/videos/v/comentaristas-analisam-penalti-marcado-a-favor-do-corinthians-contra-o-cruzeiro/1374818/#/Futebol/Times/Corinthians/page/1

    Curtir

  2. Luis Fontes permalink
    11/13/2010 22:53

    Alvaro,

    Antes da falacao midiatica sobre o tal penal roubado que favoreceu o Coringao(desculpe pelo meu teclado que esta sem alguns caracteres), segue uma contribuicao para o blog

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/

    No video do gol na segunda ou terceira repetiçao tem uma camera que pega o lance pelas costas do ronaldo… fica nitido que o jogador do cruzeiro pula e da um empurrao no gordo na hora que ele esta doiminando a bola no peito e dentro da area, logo e PENALTI!

    Pra mim penalti clarissimo, so a radio bandeirantes com os escrotos ze silverio, quessada e milton fezes que estao fazendo uma campanha tremenda para desqualificar a nossa vitoria, alias como sempre acontece contra o Coringao!

    Curtir

  3. Renan Costa permalink
    11/13/2010 15:04

    1×0, gol do Ronaldo

    Curtir

  4. Emboava permalink
    11/13/2010 10:06

    O briga vai ser no meio-campo… acho que agente ganha… espero que o JC esteja preparado pro jogo da vida dele… se ele falhar… não sei não…

    Curtir

  5. mucio rodolfo permalink
    11/12/2010 17:38

    Alvaro e amigos nesta briga pelo título vcs não acham que o Cruzeiro está agindo mineiramente? EStá todo mundo ou quase todo mundo focando em Corinthians e Flunimed e esquecendo o time celeste. Quanto a decisão de amanhã será um jogo complicado. VAi ser preciso muita atenção, muita paciência. No primeiro turno, o Cruzeiro jogou atrás parecendo um Uberlandia da vida. Agora, a exemplo do Corinthians, precisa ganhar. O empate por ser obtido fora de casa seria um bom resultado, porém na atual circunstância faz com que os dois morram praticamente abraçados. O Corinthians terá como trunfo o apoio da torcida, a experiência de alguns de seus jogadores acostumados a decisões, a melhor qualidade do seu meio de campo, a presença de Ronaldo (lá dependiamos do Iarlei).

    Curtir

    • Emboava permalink
      11/13/2010 10:11

      O Corinthians tem que jogar como sempre… na calma… o gol sempre sai… e agora com o Denteinho eh bem mais improvisivel nosso ataque…

      Curtir

  6. Marcus Sousa permalink
    11/12/2010 12:34

    Opa Alvaro, fugindo um pouco do tema desse post, mas achei legal dividir com quem não pode ver essa coluna do Xico Sá, achei sensacional, principalmente o fim: ”resumindo, é nóis contra a rapá pra variar” kkkkkkk

    XICO SÁ

    Moral bíblica

    ——————————————————————————–
    “Faz por ti que te ajudarei”, pregam os adeptos ao corpo mole nos embates dos seus times com o Flu
    ——————————————————————————–

    AMIGO TORCEDOR, amigo secador, não se fala em outra coisa na praça da Sé. Apenas e tão somente no desejo coletivo de tricolores e palmeirenses em dar uma mãozinha ao Flu nesta bendita hora.
    A cidade está partida ao meio, como o Visconde do Calvino, entre corintianos e secadores de todas as raças, origens e credos. Não há manual prático de ética que suplante, na cabeça de um são-paulino ou do meu vizinho fanático do Palestra, esta moral bíblica: “Faz por ti que te ajudarei”, pregam os adeptos ao corpo mole nos embates dos seus times contra o líder das Laranjeiras.
    O Fluminense pode muito bem bater em todo mundo sem usufruir de supostas facilidades, mas nunca se sabe, afinal, para continuarmos no campo místico, o jogo é jogado e o lambari é pescado.
    Se a torcida mandasse alguma coisa, vingaria uma contraditória democracia antiética e a equipe do Rio já subia ao gramado vitoriosa. Para escancarar de vez o sorriso sacana do Nelson Rodrigues, o profeta do óbvio que descansa à direita de Deus pai, todo poderoso. Mal sabe o tio Nelson que agora o discurso ético predomina no país, embora encoberto pela mortalha da hipocrisia eterna, entre os cavaleiros das mesas redondas, entre os boleiros, entre os cartolas.
    Só a torcida é sincera: pede explicitamente para abrir o jogo. Só a torcida joga com o regulamento dos pontos corridos debaixo do braço.
    O que acontecerá, nunca saberemos, pois o Flu, repito, tem sido melhor mesmo, de sobra, do que os possíveis facilitadores.
    Na Vila Pompeia não se fala em outra coisa pelos botecos: enquanto aguarda o caneco da Sul-Americana, todo palmeirense é tricolor carioca desde a Roma antiga. No Morumbi, idem, sem se falar na afinidade aristocrática dos gravatinhas de ambos.
    A cidade partida transfere ao Corinthians o melhor do espírito alvinegro. Lutar contra tudo e contra todos, ciente de que, na real da guerra, esse é o melhor dos combates.

    Curtir

  7. 11/12/2010 12:27

    Mundo de pendurados é uma bela dua dor de cabeça…

    Curtir

Deixe um comentário