Pular para o conteúdo

Planejamento começa com avaliação do que foi feito

12/08/2010

Não se começa um bom planejamento, sem uma avaliação do plano anterior.

Não demonizo o time que terminou o campeonato e acho até fundamental mantê-l0 caso se pense em passar da 1ª fase da libertadores-2011, que está muito difícil. Bota difícil nisso.

Planejamento, que no fundo vem no pacote “treinador”, começa com as contratações indicadas por ele. E mais embaixo vem o sistema tático do “pacote”. Antes de treinar Grêmio e Corinthians, Mano tinha feito estágio com Arsène Wenger no Arsenal, daí que naturalmente seu sistema tático era mais rígido, moderno e dependente de um camisa 10.

Em 2008, o sucesso das contratações da parceria Corinthians/Mano/Empresários foi espetacular: Alessandro, Chicão, Willian, André Santos, Cristian, Elias e Douglas. Os que deram errado foram afastados. Ao final de 2008, ainda vieram: JH, R9 e o mal amado Souza. Esse último eu sabia que não daria certo, mas houve tal exagero por parte do torcedor, que acabou-se afastando alguém que poderia ter feito a diferença nos empates da era Tite (que não gosta de centroavantão). Em tempo: teve ainda, na cota do Mano, o Jucilei.

No meio de 2009 pintou o 1º grande erro do planejamento corinthiano: vender o Douglas por merréis… No desespero, Timão investiu em um monte de tranqueiras para tentar resolver o problema, mas trouxe um jogador de muito potencial: DF (que sem jogar, conseguiu entrar na lista dos mal-amados).

Ao final de 2009, mirando nossa acachapante inexperiência em Libertadores e a douglas-dependência,  Timão/Mano/Empresários investiram em boas contratações. E esse “boas” foi o pensamento médio de todos nós: Tcheco (líder em assistências do bra-09), Ralf, Danilo, Iarlei e RC. Danilo era incógnita, pois era reserva no Japão e Iarlei eu nunca engoli. Ah, teve o Moacir também. Ah, e teve dispensas bestas como a do Moradei, que fez falta quando o Ralf se machucou.

Aí apareceu o 2º grande erro de planejamento: transformar o centenário em Libertadores, um torneio de altíssima variança. Aquela renca de experientes se deram, à exceção do RC (e, vá lá, Ralf), de mal a pior. Tcheco ainda terá a desculpa de que estava contundido no jogo contra o Flamengo (jogo decidido pela nossa falta de armador em campo e no banco), mas a verdade é que ele não empolgou o corinthiano como empolgara o gremista. Não considero um erro de planejamento ter acreditado no R9, pois em 2009 ele voou. Era de se esperar um 2010 até melhor. Culpa do Dunga ou não, a verdade é que, desmotivado, ele deu o passe para o 2º gol do Fla no RJ.

Na seqüencia, acerto em manter o elenco e na contratação do BC. O problema foi a perda (esperada ou não) do Mano. Aí veio o 3º grande erro: Adilson, que até tinha boas credenciais, mas foi uma lástima do 1º ao último jogo — fora a babação de ovo da imprensa que adiou a demissão mais do que necessária.

Passada a gestão Gobbi, a gente tem de dizer que o maior FRACASSO dessa gestão está na formação de jogadores. Talvez o erro zero. Corinthians não revela mais ninguém e quando revela ou o cara tem rolo com empresários (Fágner, dizem do Willian etc.) ou não segura a bucha quando sobe (Boquita, Dodô etc.). Não entra na minha cabeça que a base não formou, em 3 anos, 1 Ralf ou 1 mísero Moacir.

Existiram erros menores: como não colocar o Bobadilha para jogar, pois ninguém tem a mínima idéia se o cara é bom mesmo e agora precisamos testá-lo para ontem.

Quem dará as cartas agora é Tite/Empresários/Corinthians. Existem as posições óbvias como goleirozagueiro pela esquerda e lateral direito, mas a direção será dada pelo Comandante.

E como pensa Tite? Historicamente, seus times têm 1 volante fixo de pegada, manjadíssimo à frente dos zagueiros, como o Ralf, Marcelo Mattos, Sandro etc. — ao contrário de Mano, que prefere 2 volantes: 1 mais fixo e outro que sai para o jogo. A obsessão por times marcadores — não necessariamente no pressing, como eu defendo — faz com que seus times tenham dificuldades na construção de jogadas, pois sempre estão com poucos jogadores no ataque. Ele compensa isso com atacantes de velocidade.

Como um paralelo ofensivo, enquanto Mano estava na mão do Douglas, Tite estava na mão do Nilmar e do Taison.

Podemos pressupor, portanto, que Tite deve indicar mais 1 volante no padrão Ralf e 2 atacantes rápidos, além, óbvio, do goleiro e do zagueiro.

“Temos uma tática definida, volantes em uma linha de três, losango se for necessário. Sem o Elias ficamos com a possibilidade do primeiro caso reduzida, mas a maneira é muito clara, não é preciso fazer diferente”, destaca Tite.

Eu não iria nessa linha do Tite. Timão precisa recompor seu meio de campo e de centroavante.

32 Comentários leave one →
  1. ANDRE.T permalink
    12/10/2010 15:06

    O que eu gostaria que acontecesse:

    Saida: Souza, Danilo, Moacir, Iarlei, Defederico
    Volta: Edno , Morais , Everton e Marcelo Oliveira
    Contratacao: Souza (do Gremio) , Borges , Willians (Flamengo) , Everton (tigres, ex-Fla, faz ameia e a lateral), Miranda, Adriano (mas sem muita conviccao nesse, quero que cale minha boca, q nem o R9 fez)

    Falta um lateral direito, mas não vejo ninguem disponivel que interesse. Falaram desse Patrick do Avai, pelo que me lembre era um cara com disposicao mas sem tecnica….

    O Willians nao seria um bom nome pro lugar do Elias?

    Curtir

    • Emboava permalink
      12/10/2010 16:03

      Temos o Paulinho… pra mim é o substituto à medida.

      Curtir

    • ANDRE.T permalink
      12/10/2010 17:11

      ah esqueci, sai Edu tb, chega de jogador caro que nao joga

      Curtir

    • mucio rodolfo permalink
      12/10/2010 18:06

      Este Souza do Grêmio quando jogava no panetone falou muita merda sobre o Corinthians. Então não sei, apesar de ser um bom jogador, se ele teria um bom ambiente no PSJ ou se seria bem recebido pela torcida. Seria uma espécie de remake do Paulo Nunes.

      Curtir

  2. Cesar Augusto permalink
    12/10/2010 13:56

    Ótima análise, ótima mesmo.

    E com tal análise pouco nos resta a comentar, tamanha a exatidão na colocação dos fatos.

    Começamos o centenário, em 2009 após a conquista da Copa do Brasil, com perdas irreparáveis.

    Quanto o Corinthians gastou para substituir o Cristian, o Douglas e o André Santos?

    Uma fortuna em jogadores que não vingaram como Edu, Marcelo Mattos, Balbuena, Marcinho, Defederico, Tcheco, Danilo e Edno.

    E nenhum deles vingou.

    O Roberto Carlos, ofensivamente, não chega perto do que foi o André Santos, mas, no aspecto defensivo, o time apresenta muito mais segurança. Perdemos, por um lado, e ganhamos, por outro. Logo, acho que, neste caso, ficamos no 0x0, mas é urgente a contratação de um lateral esquerdo, que não atende pelo nome de Marcelo Oliveira.

    O Cristian foi uma perda irreparável, especialmente, no quesito moral. Vocês lembram da partida entre Corinthians x Santos, em 2009, no Pacaembu, onde vencemos por 1×0, gol do Dentinho, que logo no início do jogo, coisa de 3 minutos, o Cristian deu uma chegada forte no Neymar deixando claro que no Pacaembu não haveria espaço para gracinhas. Resultado: O Neymar não fez nada e, ainda, foi substituído.

    Na Libertadores, principalmente, faltou um jogador deste tipo. O Ralf é bom jogador, mas tem pouca personalidade. Nos grandes jogos, o Ralf errou muito, especialmente no jogo contra o Vitória, onde foi péssimo.

    E o Douglas, até hoje, não tem substituto a altura. Tentamos com uma série de jogadores naquela posição e não acertamos. O Bruno Cesar é bom, finaliza bem, mas sumiu nos grandes jogos, sumiu.

    Para 2011, precisamos mudar os rumos da equipe.

    Em 2010, privilegiamos o toque de bola, com pouca objetividade e pouca velocidade, tendo em vista a enorme quantidade de jogadores com mais de 30 anos, que tínhamos no elenco.

    No próximo ano, precisamos rejuvenescer a equipe.

    É urgente a contratação de dois laterais que apoiam. Um para a reserva do RC e outro para brigar por posição com o Alessandro.

    Precisamos de dois zagueiros, um experiente para chegar e vestir a camisa, falam em Anderson Polga, que não me empolga, e em Wallace, do Vitória, para compor elenco.

    Um volante de contenção é necessário. Pode ser o Cristian. Um substituto para o Elias que não pode ser o Cristian, pois as características são diferentes.

    Dois atacantes, um de velocidade e outro de referência.

    E a volta dos emprestados como Edno, Everton Ribeiro, Morais e Marcelo Oliveira, que é um bom segundo volante pela esquerda.

    E tem mais:

    Acho injusto a demissão do Tite, mas é necessário um diretor técnico para doutriná-lo a não ser retranqueiro em demasia.

    O Polga, com o Tite naquele Grêmio de 2001, jogava numa linha de 3 zagueiros. Hoje, quase 10 anos mais velho, é um zagueiro que terá enormes dificuldades em jogar com linha de 4, sem contar o problema da readaptação, a não ser que o Tite queira implantar o 352.

    O Tite gosta de atacantes velozes e tal esquema é bom, apenas para jogar no contra-ataque. Naquele Grêmio que projetou o Tite, o ataque era Luís Mário e M.Paraíba. E no Inter 2009, Nilmar e Taison.

    Jogando em casa, tal esquema é frágil ofensivamente. Ou vai jogar no contra-ataque em casa também.

    O Tite, concordo com você, não evoluiu taticamente, mas não temos no mercado nenhum treinador muito melhor que ele.

    Logo, vamos com o Tite mesmo e rezar para São Jorge ouvir as nossas preces.

    Com o Tite e sua retranca, sofreremos.

    Curtir

    • Emboava permalink
      12/10/2010 16:02

      Acho que a volta do Marcelo Oliveira e do Everton Ribeiro são importantissimas… se vier o Cristian jah estaremos bem de volantes… podem dispensar o Edu… logo na lateral o Bruno Bertolucci é bom… mas precisa de sequência… zagueiros… temos bons jah como o Renato e o que veio do Barieri que não lembro o nome agora… deveriam tentar a volta do Douglas… ou contratar aquele argentino Formica ou algo assim… joga muito… pro ataque tem que voltar o Lulinha… o cara é bom… só tah com o empresário errado… o Marcinho é bem vindo… e poderiamos aproveitar o Otacilio Neto que também dá pro gasto… não dispensar o Defederico… mandar embora o Souza e o Iarley e o Moacir… pode ficar o Danilo pra reserva cansado…

      Não é tão complicado assim… tem que falar pro Tite jogar FM2011 pra ver se encontra algum jogador bom… hahahahaha

      Curtir

      • mucio rodolfo permalink
        12/10/2010 18:08

        Eu daria mais uma chance pro Lulinha, pois acredito que ele deve ter amadurecido em Portugal.

        Curtir

  3. mucio rodolfo permalink
    12/09/2010 22:54

    1- Eu li no Lancenet que o Corinthians está sondando o Liedson para tê-lo a partir de julho. Mas o Corinthians não precisa definir o seu elenco já para o início da temporada?
    2- Sobre o trio negociado em 2009 (André SAntos, Cristian e Douglas), o que piorou o quadro foi que o Corinthians só foi conseguir as peças de reposição seis meses depois. Eu acho que, embora com características diferentes, o Ralf e o Bruno César substituem bem o Cristian e o Douglas. Já o Roberto Carlos não substitui o André Santos a altura.
    3- Para atacante estou vendo muitas sugestões de colegas daqui e de outros blogs -JOnas, Herrera, Forlan, Borges….- Então,me atrevo, a dar minha: por que não o Fernando Baiano?

    Curtir

    • Gabriel permalink
      12/10/2010 16:51

      Seria firmeza o F. Baiano. Li também que pode pintar o Liedson, outra boa opção.

      Curtir

  4. gabriel permalink
    12/09/2010 19:58

    Precisamos de um match winner. Só temos o Ronaldo, que não dá pra confiar. Vai saber como ele vai render na próxima temporada com 35 anos. Adriano ou Forlán que foram comentados seriam ótimos, pois ganham jogos, e é o que falta pro time. Temos um monte de bons jogadores, mas ninguém decide. Fora isso é Marcelo oliveira pra reserva do RC, everton pra reserva do BC. Pra reserva do alessandro seria firmeza aquele Patrick do avaí. Sacar Iarley e Souza pra trazer um atacante veloz e de resto aproveitar a base principalmente o William Morais. Além disso acho que dá pra aproveitar a volta do Edno e do Morais (quem sabe eles não resolvem finalmente jogar). Ah claro um volante pra reserva do ralf, ou o cristian pro ralf ir pro banco. Não dá pra ir na onda sertaneja e jogar com os dois.
    Fora isso, se necessário, Douglas de volta ou um outro 10 fodido, pq o BC apesar de ser muito bom, ainda falta muuuito até ser digno de vestir nossa camisa 10.

    Curtir

  5. André Pinheiro permalink
    12/09/2010 13:40

    podem me chamar d viuva de jogador mas pra mim é falta de planejamento nao entendi até agora as vendas de douglas, andré santos e cristian, nao era mais facil pagar pro andré santos o que pagam pro rc? somar o que ganhvam danilo, tcheco e df e dar pro douglas? somar marcelo mattos e edu e dar pro cristian?? os caras ja estavam la e jogando muito… o iarley ganha 160 pau por mes, absurdo. soma o salario de souza e iarley da 340mil por mes da pra trazer jogador do mais alto nivel com essa grana. dai tem os que falam vendeu por que precisava da grana, pera la, gastaram 5 milha no defederico, pagam salarios absurdos pra bobadilla, souza, defederico, edno, edu, danilo e iarley. a grana das vendas ja foi faz tempo, basta ver o balanço do clube, se somar o que esses 7 ganham tenho certeza que da a folha de pagamento de boa parte dos times da serie a. e nenhum deles sao titulares!!! o bobadilla vai se aposentar no fim do ano por problema cronico de joelho, nao fez um jogo, pq esse problema nao foi detectado nos exames medicos?
    eu vi o ronaldo falando pro jonas no bem amigos que ele tinha sido artilheiro do campeonato porque era facil demais jogar com o douglas metendo bola, trocamos ele pelo tcheco e pelo danilo, é demais.
    perdemos 2 campeonatos brasileiro pela venda desses 3 jogadores.

    Curtir

    • Emboava permalink
      12/09/2010 18:16

      Nessas vendas vc tem que entender que os empresários que detinham direitos sobre esses jogadores queriam retorno do dinheiro investido… então tem que vender pra que no futuro esses mesmos empresários ajudem na hora de trazer um jogador muito caro… ou na hora que tem que pagar contas… esso é o mundo do futebol… o que você falou tem sentido… mas não é só isso que pesa… além do mais existem os táis dos intermediários que levam uma porcentagem dos negócios feitos… isso é o que ferra o Corinthians… pra resolver isso é usar jogadores da base que sejamos donos de pelomenos 80% do seu passe…

      faloww

      Curtir

  6. 12/09/2010 12:50

    Das contratações feitas em 2010, sinceramente, só acreditava no Yarlei. Jogou bem em tudo que é canto pelo qual passou. E até ele deu errado.

    Danilo e Tcheco, pra mim, são meias lentos demais, e irritam uma torcida que se acostumou com a velocidade de um Marcelinho Carioca, por exemplo. Sem contar que os meias mais laureados, hoje, são aqueles no estilo Kaká: fortes e velozes. De vez em qdo prestam atenção num Snedjer, mas esse é monstro! Sem comentários.

    Qto ao time, até gosto do titular, mas creio que ele precise ser mar flexível, mais adaptável. Esse time aí só sabe fazer uma coisa: cozinhar o galo. Qdo precisa espremer o adversário, encontra enormes dificuldades. Precisamos de um pouco mais de velocidade e drible, o que nos ajudaria a furar defesas, creio.

    Curtir

  7. Emboava permalink
    12/09/2010 9:58

    Bom texto… eu acho boa a idéia de contratar atacantes rápidos… mas necesitamos também daquele cara alto pra fazer algo de jogo aéreo… as posições que precisam de reforços todos sabem… se eu fosse o Tite jogaria o começo Paulistinha com vários jogadores da base, pra ver se encontra algum que valha a pena… se fossemos mal não teria tanto problema pois são jogadores da base… a torcida não pegaria tanto no pé… pricipalmente pra continuar na merda de Libertadores…

    Curtir

  8. EDDIE/SCCP1910 permalink
    12/09/2010 8:37

    Eu penso que o time do Corinthians precisa de uma alguma reformulação. Um time mais jovem e rapido
    Uma das consequencias desagradaveis dessa reformulação pode ser a queda logo na fase de pré-libertadores, porem com o time e sistema de jogo atuais teriamos boas chances de avançar essa fase mas dificilmente ganharemos a Libertadores ou qualquer outro campeonato em 2011

    Os problemas do time nos jogos contra Goias e Vitoria não foram diferentes dos apresentados durante todo o ano de 2010, principalmente contra times sem preocupação de nos atacar.
    Falta de velocidade no toque de bola , time sem movimentação, laterais não passam, meio campo burocratico, etc

    Precisamos de reservas efetivos para as laterais e centroavante devido as condições fisicas e idade dos atuais titulares.
    Na lateral esquerda, o Corinthians deveria parar de frescura e fixar o Dodo como reserva do Roberto Carlos. Campeonato Paulista tai pra ele ir se acostumando com a coisa. Centroavante reserva por mim, seria o Herrera, que alias nem deveria ter saido. Tremenda falta de visão achar que o Souza seria mais util do que o Argentino.

    Alem disso temos que qualificar o elenco com reservas para o Ralf, Bruno Cesar e atacantes. Alguns desses reservas ja estão no elenco ou são jogadores do Corinthians que estão emprestados. Quando a primeira opção pra deixar o time mais ofensivo é o William Morais e não o Yarlei por exemplo eu penso que ja estamos qualificando o elenco.

    E repito o que eu dizia em Janeiro de 2010. Por que o 4-3-3 vitorioso em 2009 não serve mais?
    Meu time pra 2011: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Paulo André e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei e Bruno Cesar; Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho

    Curtir

  9. Raphael permalink
    12/09/2010 0:22

    Bela análise!

    Um ponto que você colocou muito bem é a categoria de base: é inaceitável mesmo que um clube do nosso tamanho e com os investimentos que tem na base (mas com as tais obras em Itaquera, onde a molecada irá treinar?) não conseguimos revelar nada???

    Acho que a “filosofia” tá errada; pode ver que somos os maiores campeões da Copinha e sempre disputamos títulos nos campeonatos paralelos. Essa semana estava de bobeira em casa a tarde e vi uma palestra do Parreira sobre o Barcelona. Esse clube é um exemplo em vários aspectos, e um deles é justamente a base que revela jogadores com identidade com o clube e muita qualidade. A “filosofia” da base do Corinthians hoje é montar times competitivos, quando o correto seria formar jogadores para o time principal.

    O Júlio Cesar é um bom exemplo disso. Pode não ser ainda um goleiro brilhante, mas tem uma cabeça excelente e é Corinthiano! O que falta é uma preparação melhor para corrigir constantemente falhas, mas podem reparar que a reposição hoje melhorou – só há chutões em direção ao Danilo, que aliás é o único do meio-para-frente em condições de ganhar uma disputa pelo alto.

    Vejo um potencial grande em outros jogadores da base (alguns aliás estão voltando de empréstimo): Everton Ribeiro como meia, Marcelo Oliveira como 2o volante ou até lateral esquerdo, Dodô tem potencial para ser LE titular, Marcelinho como o tal atacante velocista, Willian Moraes que pra mim já tá pronto para ser titular na meia ao lado do BC… se forçar a barra até o Bruno Otávio poderia ser o 1o volante reserva nesse elenco.

    O que falta, ao meu ver, é um melhor sincronismo entre base e profissional. Não só a figura de um vice ou Diretor de Futebol, mas toda a Diretoria de Futebol deveria ter essa missão. Outra coisa também é acabar com a farra dos bois, com empresarios acabando com a cabeça da molecada logo cedo e conselheiros com parte em jogadores.

    Para 2011, concordo com quem diz que o 1o erro será manter o Tite. A idéia que ele tem de futebol é muito limitada e vai acabar montando (mal) o elenco para isso. Defendo o Parreira como coordenador para o futebol, mas talvez fosse melhor colocá-lo como treinador de uma vez. Ao mesmo tempo, não vejo ele como um bom avaliador de jogadores disponíveis no mercado…

    Sobre nomes e posições, dadas as seguintes carências faria o seguinte:

    Goleiro – no meu time, joga o Julio Cesar. Traria um dos Márcios (Atlético-GO ou o do Barueri) para reserva

    LE – apostaria no Dodô

    LD – iria atrás do Ceará, ex-Inter, para a reserva do bom Alessandro

    Zagueiro – mesmo que o PA seja efetivado como novo titular (e acho que até merece), tentaria o Rafael Tolói – Goiás, Wallace – Vitória e até Alex Silva / Miranda (ouvi que estão com os contratos para vencer). O 4o zagueiro deve vir da base.

    Volantes – precisamos de um 1o volante, que poderia bem ser o Cristian. Nesse caso, colocaria o Ralf na reserva e faria uma dupla de volantes Cristian + Jucilei. Precisamos também de um 2o volante, que poderia ser o Marcelo Oliveira (deveriamos ter trazido o Tinga, que hoje está sofrendo nos porcos).

    Meias – Além do BC, temos o Everton Ribeiro voltando, Willian Moraes e o Danilo. Lembro do Marcinho, que dizem estar acertado, como um meia-atacante (ele jogava atrás de 2 atacantes no Flamengo) que aparece muito bem para fazer gols. Acho que pode ser uma boa contratação.

    Atacantes – é fato que precisamos de um centro-avante para jogar, uma vez que não podemos contar com o Gordão. Para a Libertadores, um time sem jogada aérea, bolas na área e aqueles famosos “gols cagados” sequer briga pelo título. Portanto, precisamos de algum centro-avante do naipe de um Alecsandro, Borges, Rafael Moura… Eu tentaria o Adriano, com contrato de risco. Tou vendo aqui Goiás x Independente e os 4 gols da partida até agora foram gols “de centro-avante”. Se dependermos do Ronaldo no ataque, na atual condição física, não faremos uma boa temporada.

    Outra coisa: fala-se muito do Danilo, mas o Dentinho teve um péssimo ano. Boa parte dessa ruindade foi por conta das seguidas lesões, mas o fato é que seu futebol evoluiu poquíssimo este ano. Espero que em 2011 seja bem orientado e volte a jogar bola.

    Curtir

  10. Daniel CMS permalink
    12/08/2010 23:14

    Acho que precisamos de reservas laterais, um zagueiro, um cara pra susbtituir o BC quando preciso e um centroavante.

    Vi o JC pegar bolas dificeis, porem infelizmente errou em uma bola boba e que deu na cara. Mas muita gente que gostava do Felipe deveria lembrar de bolas meio faceis que passavam por ele e nessa ate agora o JC mandou bem e se superou ate.

    Acho que o maior erro vai ser manter o Tite

    Curtir

    • 12/08/2010 23:22

      Pois essa conclusão é que é foda!

      Acho injusto com o Tite, mas parece que ele não mudou os conceitos em relação à outra passagem pelo PSJ. E se é assim…

      Curtir

      • Daniel CMS permalink
        12/09/2010 11:38

        exato. injusto com o Ticte. mas ele nao mudou, portanto…

        Curtir

  11. Nicolas permalink
    12/08/2010 21:53

    Começa a fase da montagem do elenco para o próximo ano.Não dá para questionar a participação do técnico no processo.O problema é que o futuro de Tite no SCCP dependerá dos seus resultados no início do ano.Caso o Corinthians não passe pela pré-Libertadores ou da primeira fase,o Tite deverá cair.Eu diria que isso é quase certo.O final do Campeonato Brasileiro foi um verdadeiro anticlímax.Ao invés do título,uma apresentação vexatória.O Tite acabou o ano sem nenhum crédito na casa.

    Todo técnico tem as suas próprias concepções táticas.E aí começa a moldar o elenco de acordo com essas concepções.Como essa história de atacantes rápidos.Digamos que venha o Adriano.O Adriano acabará participando de muitos jogos.E o Ronaldo acabará entrando em outros tantos.Jorge Henrique e Dentinho são jogadores quase titulares.Qual seria a oportunidade para a entrada dos tais atacantes rápidos?Há o perigo de excesso de jogadores para uma função.E não acredito que os jogadores pretendidos pelo Tite sejam baratos.No fim da história,não é difícil que o clube tenha de bancar novos contratos onerosos e de longa duração.

    Curtir

    • 12/08/2010 23:07

      Bem observado.

      E se o Tite não quer o Adriano e ele vem mesmo assim? É já razão para que ele caia durante o Paulista (como da outra vez…).

      E daí ficamos com um time (mal) montado e sem o seu técnico.

      Curtir

    • Nicolas permalink
      12/09/2010 12:13

      Só para deixar um pouco mais claro o que escrevi.Quando eu escrevi:”Eu diria que isso é quase certo”;estava me referindo à queda do Tite com um mau resultado.E não que o time vá cair com certeza na Libertadores.Esta hipótese seria de um pessimismo absurdo,incompatível com um verdadeiro corinthiano,hehe.

      Curtir

  12. mucio rodolfo permalink
    12/08/2010 19:26

    1- Na lista de contratações acertadas em 2008, eu acrescentaria o Herrera. Pode ser que tenha sido uma fase feliz do atacante argentino, que ele tenha se aproveitado do fato de pegar times da segundona. O fato é que ele deixou boa impressão. Além disso, não podemos nos esquecer do Fabinho, uma boa opção para a cabeça de area. O resto (Acosta, Bóvio, Perdigão, Suarez, Marcel, Bebeto, CAreca) o Timão fez bem em se desfazer. Pegando o final de 2008 e a metade de 2009, acertamos nas contratações do Ronaldo, do Jorge Henrique e do Jucilei. O Jucilei era um ilustre desconhecido. HOje é jogador de seleção (fosse em outro clube, o cara que o contratou estaria sendo exaltado como o maior descobridor de talentos do universo). O Jorge Henrique veio sem nenhum alarde e se transformou num jogador essencial para o Corinthians. O acerto na contratação do Ronaldo seria algo evidente, mas não podemos nos esquecer que muitos o consideravam um ex-jogador e que muitos não acreditavam que ele faria alguma coisa no Corinthians dentro das quatro linhas. VErdade que suas ausências prolongadas ete ano comprometeu, mas ninguém pode dizer que ele passou em branco no Corinthians.
    2- Além das posições citadas por vc, acho que precisamos de um lateral esquerdo. DEvido a idade, o Roberto CArlos pouco frequentou a linha de fundo nos jogos deste ano. Para quem já teve um Silvinho, um Kléber (tudo bem que disse merda, mas apoiava de forma eficiente) e um André Santos, as atuações do Roberto CArlos deixaram a desejar. Este lateral bem que poderia ser o Dodô ou o Bruno Bertucci, mas para isso é preciso ter coragem de aproveitá-los. Uma terceira opção seria aproveitar o Ewerton Ribeiro por ali, uma vez que ele começou a sua carreira por ali.
    3- A volta do Cristian pode ser uma boa, mas eu temo que ele repita aquilo que ocorreu com o Bernardo em 95 e 96. ASsim como o Bernardo, o Cristian é um jogador que marcou sua pasagem pelo PSJ pela atitude e pelo respeito que impunha as adversários.
    4-Pra mim, a grande besteira cometida este ano foi o desprezo ao campeonato paulista. O Mano ou quem quer que seja o responsável demorou muito para interromper as poupadas e a colocar em campo o time que ele considerava o ideal. DE resto, acho que fomos bem.

    Curtir

    • 12/08/2010 22:56

      Eu tinha esquecido do Jucilei!

      1) Eu tenho restrições ao Herrera: funcionou na série B, cumprindo o dever de substituir a nulidade do Acosta. Mas olha o que ele fez na final da Copa do Brasil!

      3) No Cristian, tenho certeza absoluta que ele será prejudicado caso o sistema de losango seja mantido, pois ele teria de apoiar mais. Ele tem qualidade para entrar bem no novo sistema? Tem, mas ainda assim, será prejudicado.

      4) Tinha esquecido dessa também!

      Curtir

  13. ALESSANDRO ALVES permalink
    12/08/2010 18:35

    olá amigos:
    acho que precisamos do seguinte.

    1- um goleiro
    2-um lateral direito reserva e um esquerdo juan do flamengo poderia ser o esquerdo.
    3- um zagueiro pro lugar do willian, zagueiro de porte.
    4- poderia manter o meio com Raf, jucilei, Bruno CEsar e contratar mais um meia que jogue pela direita ai largava mão de jogar com 3 volantes. não sei quem poderia ser esse meia ouvi falar por ai de pablo aimar ou o tal marcinho.
    5- ai contrataria um volamte pra reserva
    6-no ataque precisa um centroavante que pelo jeito será o adriano.
    e o resto pode manter dente e jorge e contratar mais algum cara novo daria uma chance pro Df.

    dispensar yarlei, souza, edu, moacir, e danilo . por favor

    Curtir

    • 12/08/2010 23:09

      O Marcinho vem mais como atacante. Tite prefere sempre dois atacantes rápidos do que o padrão brasileiro de um centroavante e um atacante de movimentação.

      Como escrevi, vc não vê o Tite pedir um centroavante de área. É sempre “atacante de velocidade”.

      Eu também não dispensaria o DF, até porque não foi utilizado ainda.

      Curtir

  14. 12/08/2010 18:17

    Perfeita a análise. Só lembrando que tem uma lista enorme de jogadores que voltam de empréstimo, não lembro de todos, mas dá pra aproveitar algum deles (Marcelo Oliveira, Bruno Otávio, etc).

    Curtir

    • 12/08/2010 18:20

      O Everton Ribeiro seria um ótimo reserva para o Bruno Cesar, mas precisa de calma. O Marcelo Oliveira achei cagada não terem segurado, pois acabamos com o Castan jogando de lateral.

      Curtir

  15. 12/08/2010 17:58

    Eu só discordo em dois pontos: pra mim o Ralf é essencial e o Douglas queria vazar. De resto, é exatamente isso!

    Curtir

    • 12/08/2010 18:19

      Dá a impressão que estou diminuindo o Ralf, não é bem isso. Até é…

      O Ralf tornou-se essencial quando o Mano não conseguiu mais remontar dois volantes como Cristian e Elias. Dalí por diante só fomos encontrar estabilidade quando Chicão e Willian encontraram a abnegação do Ralf.

      Não é à toa que todo mundo quer o Cristian de volta, mas Cristian não é Ralf e precisará de um 2º volante ajudando na porrada.

      Curtir

Deixar mensagem para ANDRE.T Cancelar resposta