Skip to content

Por um Estatuto da Base Corinthiana

12/16/2010

Não é esse conjunto de links a maior prova de que a base corinthiana vai mal. A melhor pior fotografia vem do profissional: Dentinho esta aí há um tempão como o único revelado. E só.

Ok, tem o goleiro também, mas esse deve voltar à reserva no ano que vem.

A formação de jogadores deveria ser Política de Estado dentro do Timão. Isso significa que os procedimentos para a formação de homens e, com um bocado de sorte, de grandes atletas, deveria ser algo perenizado e inteligente. Bem longe do alcance das raposas.

Proponho que o S.C. Corinthians Paulista monte plenárias com pais, educadores, conselheiros, ex-jogadores, jogadores, jogadores que não se firmaram e até empresários, com o objetivo de discutir e criar um Estatuto da Base Corinthiana.

Mais do que garantir atletas para o time profissional, a base deve garantir a formação escolar desses rapazes, pois é sempre pequena a parcela daqueles que chegarão ao profissionalismo.

Advogo, inclusive, que o Corinthians lidere movimentos para modificar a lei e acabar, no Brasil e no Mundo, com os tais “direitos federativos”. Afinal, não era esse o discurso quando da aprovação da lei do Passe? De que tudo se daria na multa contratual? Por que o Kia ainda é dono do Tevez?

Pelas contratações dantescas em curso, a Base Corinthiana salvará o nosso ano?

Pode ser um grande exagero meu, mas alguma organização precisa ser dada àquela joça.

Anúncios
18 Comentários leave one →
  1. Camilo permalink
    01/03/2011 16:06

    Faltou mencionar o Mundial Sub-18

    Curtir

  2. Emboava permalink
    12/17/2010 10:59

    Oque vcs acham… trocar o Willian Morais pelo Polga?!

    Parece que é isso que o inteligentíssimo Andrés quer fazer!

    Curtir

    • mucio rodolfo permalink
      12/17/2010 11:40

      Um clube que já trocou Zé Eduardo por Gil (1980) quando já tinhamos o Piter e o Vaguinho no elenco; trocou Dinei por Elias (1992); trocou Marques por Edmundo (1996) sendo o problema aqui é que o aminal virou as costas pra gente e o Marques nunca mais voltou. Nada de se estranhar……

      Curtir

  3. Emboava permalink
    12/16/2010 18:53

    Eu acho que é muito óbvio que não é só formar o jogador de futebol, mas sim o homem e a mulher (o futeba feminino também!!) como pessoas e não somente como jogadores de futebol. Muitos jovens são de familia humilde e acabam sendo enganados por culpa desses empresários babacas. Mas essa tal mudança está longe de acontecer no Corinthians… e se continuarem lá esses bingueiros, delegados, empresários em geral, só pra ganham em cima do Corinthians só vamos piorar…

    Curtir

  4. Raphael permalink
    12/16/2010 14:06

    Perfeita a proposta!

    Dias atrás escrevi que o propósito da base deveria ser a formação de jogadores para o plantel principal, mas isso é uma visão limitada. A base deve ajudar na formação de cidadãos Corinthianos, sendo os estudos, esporte e o trabalho no dia-dia um dos pilares desse processo de formação.

    Mas é óbvio que o futebol não pode ser relegado a segundo plano. É importante formarmos jogadores para que vistam a camisa profissional do clube e continuem a história do nosso Timão, até porque é o futebol que financia isso tudo.

    Durante a formação desses meninos é importantíssimo que valores Corinthianos como a nossa história de luta, mensagens de ídolos do passado, raça, vontade de vencer até o fim… tudo isso tem de ser bem passado nos anos em que os meninos ficarem conosco. São valores positivos que farão bem a todos, mesmo que depois sigam outras carreiras.

    Outra coisa é que o futebol da base não pode focar apenas em formar um time vencedor. O importante é treinar ao extremo e valorizar a qualidade técnica, fundamentos como passe e chute… é impressionante como os jogadores (não só os do Corinthians) saem da base sem aprender direito a passar ou chutar de fora da área. Outro ponto é a visão de jogo: a importância de se acompanhar e exigir um bom desempenho escolar ajuda até na inteligência e capacidade de raciocinio do menino, e isso reflete em seu futebol.

    Sobre os tais “direitos federativos” e raposas travestidas de empresários, a única maneira de acabar com isso é com a qualificação da base e ao mesmo tempo um tratamento igual para as duas partes: clube e menino. O menino deve ter acesso a melhor estrutura possível, para que se desenvolva como cidadão e atleta; o clube deve ter exclusividade no primeiro contrato profissional do garoto e os tais “direitos federativos”.

    E o empresário? Eu acho que o modelo correto seria mudando o seu “foco”: ao invés de buscarem a “posse” de jogadores jovens e com potencial de mercado, seriam parceiros comerciais do clube e remunerados através de comissão na venda de jogadores. Exemplo: o Dentinho é 100% do Corinthians, que estipula seu preço. O papel do “novo empresário” é vender o jogador pelo maior preço possível sendo comissionado percentualmente nessa venda.

    Curtir

  5. mucio rodolfo permalink
    12/16/2010 12:48

    1- Uma vez eu li na Gazeta Esportiva -jornal impresso- que uma das grandes mágoas do lendário meia Neco era de que o Corinthians não valorizava seus meninos. Esta mágoa foi relembrada pelo jornalista Vital Bataglia num texto escrito em 1994 na qual ele criticava as contratações de Paulo Roberto, Branco, Marco Antonio Boiadeiro, Luisinho Quintanilha….Naquela época o Corinthians tinha o Viola, o Marques, o Marcelinho Paulista, o Silvinho, o André Santos, o Fabinho Fontes….Bem. Se o Neco está vendo lá de cima o que acontece aqui embaixo, estará muito mais magoado.
    2- Além do Dentinho e do Júlio César, outros jogadores poderiam ter uma presença mais destacada no time principal do Corinthians. Leio nos blogs corinthianos torcedores entusiasmados com as voltas do Ewerton Ribeiro e do Marcelo Oliveira. O William Morais e o Dodô mereciam ter mais oportunidades no time. Falta, portanto, uma certa valorização da nossa base. Algo que eu venho repetindo em meus comentários é porque não deram uma chance para o Fernando Henrique ao invés de contratar o Bil e o Henrique? Não quero que tratem os garotos como craques só porque saíram da base, mas que pensem que entre um Moradei e um Sacha é melhor ficar com o segundo.
    3- O Marcelinho Paulista assumiu uma função neste departamento dentro do Corinthians. Ele seria o cara ideal para mudar isto no Corinthians. Ele também, na minha opinião, foi vitima da pouca importância que damos aos nossos garotos!

    Curtir

    • Emboava permalink
      12/16/2010 18:57

      Eu nem sei quem é esse cara… só sei que o Paulinho acha que ele é mais um do bando… e cá entre nós… o Paulinho geralmente acerta nisso…

      Curtir

    • EDDIE/SCCP1910 permalink
      12/17/2010 8:44

      Concordo com você, com o Neco e o Bataglia sobre a auto desvalorização da nossa base. Alem disso, desconfio que a torcida Corinthiana é hipocrita nesse sentido. Adota o discurso de apoio as categorias de base, mas não tem a minima paciencia com o garoto que tá começando no profissional. Moleque não pode errar um passe. Postura oposta a adotada com os “medalhões” que chegam. Atacante então é um pouquinho pior. Dentinho tá ai porque chegou fazendo gol.

      Outro dia escrevi no blog do Paulo Monteiro que nossos garotos só entram no time de cima em ultimo caso. Foi assim com o Kleber, que teve que assistir 6 meses de Augusto (ex-Portuguesa) do banco. Gil e Everton voando, enquanto Paulo Nunes (argh) irritava a torcida um Paulistão inteiro e muitos outros casos

      Curtir

  6. André Pinheiro permalink
    12/16/2010 12:11

    e os 2 formados no time atual sao bem meia-boca, o dentinho é fruto da imprensa e de mkt, bola mesmo nao joga nada desde a final da copa do brasil de 2009, o outro é capaz de fazer defesas espetaculares, mas com seu bracinho curto sai muito mal do gol e é capaz de atrocidades como a do ultimo jogo, nao passa confiança nenhuma.

    Curtir

    • 12/17/2010 0:46

      Descordo. O Dentinho é bom jogador, não está na fase ideal, agora o JC calou a boca de muitos. O cara salvou em vários jogos.. só porque no ele falhou feio contra o Goiás na última rodada, agora vem crucificar?!

      O Bobadilla é só banco meu chapa!!! Veio pra que?

      Curtir

      • André Pinheiro permalink
        12/17/2010 9:44

        o dentinho ha muito tempo virou um jogador patético sem objetivo nenhum voce no jogo inteiro nao ve um lance vertical passa o pé em cima da bola e toca pra traz, fez o mesmo numero de gols que o souza no campeonato brasileiro e jogou bem mais partidas, eu acho que perdemos a oportunidade de vender no meio do ano que nao volta mais, desde a final da copa do brasil só jogou bem em jogo festivo de fim de ano, quanto ao julio cesar, sim salvou em varios jogos e em outros como cruzeiro e goias foi o responsavel por perder os pontos, o que disse é que ele nao sabe sair do gol e nao passa confiança nenhuma, ah e é muito ruim em reposição de bola tb, e na minha opiniao nao aguenta o tranco na libertadores.

        Curtir

        • Emboava permalink
          12/17/2010 19:47

          Eu também acho que falta objetividade ao Dentinho… e já que ele joga de extremo (?) ele deveria treinar e muito chutes de fora da área. Aquele chutes que fazem o efeito pra dentro, ou seja, fazem tipo uma parábola… tirando assim as chances do goleiro e fazendo um golaço… além de chutar com as duas pernas que parece que ele não é muito bom nisso (BC também!!!)…

          Curtir

  7. Marcelo permalink
    12/16/2010 10:53

    E pensar que na final do mundial de 2000, acabamos o jogo com 6 (seis) jogadores vindos da base…Muita coisa está errada lá, ontem vi um sub não sei quanto contra o CAP e no final do primeiro tempo já estava 3×0 para eles (nem acabei de ver o jogo), não vai ser fácil conseguir tirar os picaretas lá de dentro não.
    Abraço.

    Curtir

Trackbacks

  1. Tweets that mention Por um Estatuto da Base Corinthiana « Não pára de lutar! -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: