Skip to content

Essa constante apatia…

01/29/2011

Por Cesar Augusto

Com 4 jogos no ano já ficou mais que perceptível o problema na transição do meio de campo para o ataque. O time é lento, desconexo e previsível, especialmente, porque o 433 do Tite é absolutamente diferente do 4231 do Mano. O Tite perdeu para o Corinthians em 2009, mas ainda não entendeu como aquele time funcionava.

Caso tenha interesse em aprender, basta ver apenas os gols do JH, em ambos os jogos. O JH vai da ponta para o meio para finalizar. Não era estático. Esse esquema de quarta-feira, como disse anteriormente, vai contra tudo aquilo que o Tite pregou a sua vida inteira. Ele gosta de jogar com 3 volantes ou 3 zagueiros, nunca com 3 atacantes. Da forma que ele armou a equipe contra o Tolima, poderíamos jogar até agora, sexta-feira, que o jogo estaria 0×0.

Não tínhamos velocidade, nem infiltração e nenhuma criatividade. Ronaldo ficou isolado. Dentinho perdido. JH sobrecarregado e Bruno Cesar perdido no meio da boa marcação dos colombianos.

E se quisermos nos classificar será necessário mudar, não muito, mas mudar. A entrada pura e simples do Paulinho no lugar do Dentinho nos daria uma capacidade de infiltração maior, além de favorecer, taticamente, o Jucilei, que foi mal, é verdade, mas foi vítima do esquema. O Jucilei não tem a dinâmica do Elias. É mais técnico, mais clássico, mas muito menos veloz. Neste esquema com apenas um meia de origem, o Bruno Cesar, o Jucilei sucumbirá. Aliás, o time sucumbirá.

Mas, o nosso problema tático é contornável.

O que parece incontornável é a constante apatia do time nos momentos decisivos, seja com Mano, Adílson ou Tite. Seja contra o Flamengo, pela Libertadores, seja contra o Vitória, no Barradão ou contra os inofensivos, pelo menos em tese, Ceará e Goianiense, no Pacaembu. O problema, neste caso, não reside nos treinadores e sim nos desinteressados atletas que vestem a camisa do Corinthians com irritante ar blasé.

Graças a indiferença demonstrada passamos o centenário em branco. E se continuarmos desta forma conseguiremos a proeza de ser eliminado pelo Tolima, que é ajeitadinho, mas não é melhor que o Corinthians. Aliás, pelo que vi, o relatório do Mauro Van Basten, o nosso olheiro, deixou muito a desejar.

O Tite tem a sua culpa, como não poderia ser diferente.

Os atletas idem, pois não estão tendo a dimensão do que é o Corinthians.

E a diretoria que não reforçou o elenco adequadamente e pior:

Trouxe de volta algumas tranqueiras e emprestou o WM, por exemplo.

Errou em todos os sentidos, mas o rumo ainda pode ser mudado em caso de classificação na Colômbia.

Classificando na Colômbia, Tite, por mais paradoxal que seja, tem que ser demitido. Invicto.

Algumas tranqueiras tem que ser envolvidas em trocas. E bons jogadores, que resolvam, devem ser contratados. Um centroavante, um meia, um volante, um lateral direito e um zagueiro, no mínimo.

Mas, tudo isso depende, como você disse, de alguns vagabundos que não estão respeitando a camisa do Corinthians.

Se tiverem o mínimo de brios, iriam até a Colômbia e eliminariam o Tolima, com sangue nos olhos, porque estão vendo, ouvindo e lendo muitas verdades sobre o time, mas muitas inverdades que a mídia abutre propagandeia quando se trata de menosprezar o Corinthians.

Para ter brio, antes de tudo, o atleta tem que sentir o corinthianismo. Caso contrário, pouco se importarão e temos boas chances de alcançar, talvez, o maior vexame da nossa história.

 

Anúncios
23 Comentários leave one →
  1. Raphael permalink
    01/31/2011 15:48

    O Claudio do Chuta Que É Macumba disse esses dias e eu concordo: dada essa feladaputisse toda que a diretoria, comissão técnica, empresários e jogadores estão fazendo contra o Corinthians, uma crise seria bem vinda.

    Se o time ganhar quarta-feira do Tolima, teremos a avalanche usual de declarações oba-oba e mentirosas dos jogadores dizendo “do fundo do coração” que ali é corinthians, a torcida é maravilhosa e blablabla. Se perderem, mais twittadas e declarações bacaninhas como as do final do Brasileirão passado. Falta vergonha na cara de muitos ali. Os mesmo que hoje se dizem “apaixonados pela maravilhosa torcida Corinthiana” seriam os primeiros a cair fora num principio de crise.

    O Corinthians ideal seria um clube com valores Corinthianistas enraizados, e não a palhaçada que se instaurou na direção e que reflete nos comportamento dos jogadores e últimos treinadores que passaram pelo Timão.

    Sobre o time, o Tite realmente não sabe armar o time no 4-2-3-1 e o time acaba ficando capenga, com jogadores afastados uns dos outros e pouquíssima movimentação. Um detalhe importante que apontaram é sobre a nossa falha saída de bola, e pra mim é fruto da troca de Cristian por Ralf e A.Santos por RC. Os 2 primeiros eram mais jogadores e tinham uma qualidade maior de passe e arrancada para inicar as jogadas. A saída de bola no último jogo contra o Tolima ficou concentrada no Jucilei e no Chicão(!), com o BC sozinho e Dente e JH escancarados nas pontas. Tudo errado e ainda some a isso a falta de vontade dos caras…

    FORA SANCHEZ

    Curtir

    • 01/31/2011 18:32

      Uma crise seria bem vinda. Eu concordo.

      É só pegar outros comentários de gente que ouve cotidianamente corinthianos enaltecendo que temos o maior patrocínio de camisa, para entender porque uma crise seria bem vinda.

      MAS… Torço para que ela não ocorra.

      Curtir

  2. Marcos Andrade permalink
    01/30/2011 18:10

    Caro Cesar Augusto, veja como opinião tem para todos os gostos. Acho os Blogs Corinthianos muito melhores, inclusive o do Alvaro, do que dos Bambis, Porcos e Lebistes (a Midia mediocre resolveu colorir as antigas Sardinhas). Assim, como me dou ao direito de achar o Dentinho o melhor jogador brasileiro em atividade. Não tenho idolos, principalmente atletas, pessoas que me estimulam são, Che Guevara, Einstein, Marx e Freud, o resto eh apenas o resto. Em sintase, concordo com quase tudo que voce falou. Abraços e saudações socialistas!!!!

    Curtir

  3. Fernando permalink
    01/30/2011 15:29

    Porra! Pusta análise! Diante disso, pouco resta a comentar; talvez somente que Ronaldo não tem mais nenhuma condição de jogo normal (mesmo ficando isolado com esse esquema). Obrigatoriamente o Tite teria que tirá-lo, para deixá-lo como uma opção de ataque no 2º tempo, ou começar jogando com ele e nos 45 minutos finais substituí-lo por outro. 90 minutos, não dá mais pro cara. Mas aí passa pela coragem do seu Adenor, de bater de frente com ele e com quem mais o Ronaldo tá sendo bancado por lá… aí é mais difícil.

    E além do R9, bem que o Tite podia tirar mais meio time de múmias paralíticas que tão lá comendo e dormindo e não querem saber de mais nada…

    Tá, tá, foi só uma esperança. Mas aí eu pergunto, se tira o Tite, põe quem no lugar? Não tem técnico bom no mercado, é tudo mais ou menos a mesma coisa. O único com condições de vir e consertar alguma coisa seria o Parreira. O único, hein. Mas dadas as circunstâncias, acho que esse ano vamos ter de reforçar nosso Corinthianismo, pois esse time que está aí (sem NINGUÉM da base – que absurdo!) é pra sofrer, viu…

    Curtir

  4. JOSE CARLOS DE CAMARGO permalink
    01/30/2011 15:10

    ACampos: COMO É FÁCIL CRITICAR! COMO É MAIS FÁCIL DAR (VOMITAR) PALPITES MI-
    RABULANTES! Já que está assim, ô Alvaro, por que você não se oferece ao ASanchez para
    TREINAR o TIMÃO, ou pelo menos, ASSESSORAR/ CARREGAR/ SALVAR o mestre tite no
    sentido de Classificar nossa equipe?! Álvaro, eu posso ter (e acredito quer tenho) mais de
    mil defeitos – tudo bem! Más um defeito eu não tenho -o de capitalizar êrros/ fraquezas/etc
    de outros, para aparecer! Tem blogueiros alvinegros no pedaço -e são tantos!, querendo se
    valer da atual situação do TIMÃO para aparecer e se realizar (?!)! MÁS, OFERECER UMA /
    ALTERNATIVA LÓGICA/ RACIONAL, para SOLUCIONAR essa SITUAÇÃO, ninguém o faz!
    É só recordar 2007 e teremos um vislumbre do RESULTADO FINAL! Pergunto: será que
    em 2011 teremos um TITE para nos livrar de VEXAMES, como em 2.004?! REMEMBER,
    Alvaro Campos/ Silvinho/ Paulinho Autêntico, Thiago, e outros Inocentes Úteis mais !!!

    Curtir

  5. pedro permalink
    01/30/2011 15:05

    Ontem estava conversando com um cara que joga com o pai do Renato. Ele me disse que conversando com o cara um dia ele falou que o Mano Menezes chegou para o Renato e disse que ele só joga no Corinthians se assinar contrato com o Carlos Leite.

    Quer mais prova que isso que transformaram nosso Corinthians no clube do Carlos Leite,ou acham normal garoto da base ser mandado pra Minas enquanto o Souza fica dois anos no clube?

    Curtir

  6. jeff permalink
    01/30/2011 14:51

    Num churrasco aqui em casa, eu ouvi da boca de um corinthiano: “Ronaldo tem de ser o presidente do Corinthians, quando se aposentar!”. O rapaz que falou isso tem quase minha idade, 30 anos. Não é nenhum menino.
    Essa diretoria foi mestra em um ponto, extremamente venenoso para o clube: soube implementar uma forma de visão do corinthianismo unicamente marketeira, acolchoada nas banhas do Ronaldo. Toda e qualquer crise, lá vai o “parceiro” segurar a bronca. Comemoramos hoje uma droga de um contrato de patrocínio (????!!!???!!!), e não títulos. Comemoramos “bonés” nos adversários, arrotando um estádio que nem é tão necessário. Cobrança virou coisa de “corneta”; a torcida de repente virou aquele pai permissivo, que sempre passa a mão na cabeça do filho safado. É, senhores: a modernização conservadora, essa chaga brasileira, enfiou suas garras no Timão.
    Hoje , o Corinthians, graças a uma torcida de ego inflado, nojenta mesmo, descaracterizou-se, e encontra-se, a meu ver, sem um único vetor de transformação: não temos reais líderes dentro de campo, ou fora dele. Daí a apatia.
    Chego a torcer por uma derrota na quarta-feira. Só pra ver se algo acontece.

    Curtir

  7. Cesar Augusto permalink
    01/30/2011 12:55

    O problema mais urgente do Corinthians é quarta-feira. A classificação tem que vir de qualquer jeito, sob pena de acabar o ano e a crise, neste caso, inevitável, se instalar.

    Saindo vivo quarta-feira, é mais que fundamental, uma mudança de postura geral. Do Tite, dos atletas, da diretoria e da torcida. Se faltar garra, determinação e brio na quarta-feira, depois de tudo que foi dito em relação ao time, depois da comemoração dos colombianos, sinceramente, chegaremos a conclusão, definitiva, de que este time não tem vida e nem sentimentos. E isso, para o corinthiano, é o fim.

    Lendo os blogs corinthianos chega-se a conclusão de que o maior culpado é o Tite, o que é um equívoco. Ele, como todo comandante, tem a sua parcela de culpa residida apenas no aspecto tático.

    Não foi ele que montou esta equipe. Quem montou esta equipe foi o Mano. E quem desmontou a equipe do Mano para reduzir a absurda folha salarial foi a diretoria. A mesma diretoria que repôs a saída destes atletas com jogadores nada confiáveis, que voltaram de empréstimo.

    E se formos eliminados pelo Tolima, o Tite é o menor dos culpados. Faltam opções mais confiáveis ao Tite. A diretoria economizou. Não arriscou. Ou seja, espera o jogo do Tolima para sair as compras.

    Falam em Liédson e Cristian, agora. Alguns dizem ser verdade, outros acham que se trata de cortina de fumaça para acalmar a torcida.

    Como disse, tudo depende de quarta-feira. Apesar de tudo, sou mais Corinthians. Todos os jogos do Corinthians, fora de casa, sob o comando do Adenor, foram 1×1, exceto a vitória sobre o SP, no Morumbi.

    >>>
    A torcida do Corinthians mudou. E para pior.

    Para tal, basta ver o histerismo quando Ronaldo pega na bola no Pacaembu. Para estes, na maioria jovens torcedores, o Ronaldo, meus caros, é mais importante que o Corinthians.

    O Ronaldo, no meu entender, já fez muito pelo Corinthians. Mas hoje, graças a ganância da diretoria, arrasta-se em campo, sem nenhuma condição física. A culpa deste estado é da diretoria, que precisa de um parceiro comercial e da torcida que não o cobra de maneira adequada. Desta forma, o cara, que se acha maior que o clube, deita e rola, literalmente.

    Mas, em geral, a torcida acha que ele está certo, porque é o Ronaldo, o maior artilheiros das Copas e tal.

    A torcida jovem do Corinthians não tem amor pelo clube. É igual as outras e isso é incontestável. Gosta de vencer. Os jovens que começaram a torcer pelo clubes, nos meados dos anos 90, não sabem o que é o Corinthians, porque não viveram jejuns de títulos, não pegaram times tão ruins assim e não sabem a essência do corinthianismo.

    Seus ídolos são Tevez, Ronaldo e, até, Dentinho e Herrera, meu Deus.

    E são aqueles que quando a coisa aperta se calam, como ficou nítido naquela decisão contra o Flamengo. E batem palmas, nas derrotas, para um time que recebe os melhores salários do Brasil, o que é um acinte, porque, ora veja, acreditam, piamente, que o Corinthians não vive títulos e sim de Corinthians.

    O Corinthians nunca viveu de títulos, é verdade, viveu de corinthianismo, que é um sentimento que está cada vez mais distante. Agora, soltar uma frase deste tipo, após a perda de um título de modo ridículo é um acinte que cola nesta turma jovem, mas aos mais velhos, soa como mero oportunismo de um marketing, que acertou, mas que, em geral, extrapola o limite do cinismo.

    E tem torcedor que compra esta idéia.

    Já a organizada perdeu toda a sua moral ao depender economicamente da diretoria para levantar o seu carnaval. E tem mais, eles são os mais influentes, mas não tem procuração para representar toda a torcida.

    O Andrés calou a torcida na base do dinheiro, pura e simplesmente.

    >>>

    Entendo que o Corinthians em relação a blogs, encontra-se muito atrás de Palmeiras e São Paulo, só para citar os maiores rivais.

    E a maioria dos blogs são chapa branca. Reclamam do Tite, do Moacir, mas sempre eximem a administração Andrés e o Ronaldo.

    E por que?

    Porque alguns, e não vou citar nomes, tem claros interesses políticos no clube. E outros, por desconhecimento da história, não tem a menor noção do que é o Corinthians.

    O Palmeiras tem uma rede chamada mídia palestrina com uma série de blogs de bom nível.

    O São Paulo tem uma rede com muito mais opções.

    E o Corinthians, se tiver 5 blogs de bom nível, já é muito.

    E aí concordo com o comentário do Alan, pois isso aqui é um oásis, porque fala de tática, que é algo raro e, também, da política do clube, o que é importante.

    Enfim, em relação aos blogs, o Corinthians merecia mais. Muito mais. Mas, infelizmente, sobram chapas brancas, que defendem a diretoria, e faltam blogs verdadeiramente bons, que coloquem o dedo na ferida.

    Se perder na quarta-feira, a diretoria será malhada sem dó nem piedade e tudo no Corinthians estará errado.

    Será que não é melhor analisar a situação com a cabeça mais tranquila, sem se basear nos resultados?

    Curtir

    • mucio rodolfo permalink
      01/30/2011 13:49

      Recentemente eu escrevi num dos blogs que frequento que entre o Geraldão e o Ronaldo eu sou mais o primeiro. Que os antis acreditem que o Ronaldo é mais importante que o Corinthians é até compreensível, mas corinthiano achando isto é o cúmulo do absurdo. Eu acho que se exagera na importância do Ronaldo para o Corinthians. Tudo bem. Com seus gols ele ajudou o Timão a ganhar dois títulos importantes, mas junto com ele havia 10 jogadores muito bons vivendo um grande momento na carreira. Sua imagem atrai investidores para o Corinthians, mas não vamos nos esquecer que mesmo sem ele e na segunda divisão, tinhamos o maior ou um dos maiores patrocinios do pais. Pode ser que a gente não tivesse a arrecadação que temos atualmente, mas por outro lado talvez não tivéssemos os gastos que temos.

      Curtir

  8. 01/30/2011 2:47

    Post “cirúrgico”! Na mosca! O que tem me irritado profundamente, também, é ver a apatia da torcida na arquibancada. Não chego a ser tão radical neste ponto como o japonês que chuta macumbas, mas ele detectou bem o problema. Morte aos blogs CHAPA BRANCA que ignoram diretoria cancerígena e ficam chutando cachorro morto (o Prof. Tite). Isso aqui é um oasis, amigos. Longa vida, Álvaro!

    Curtir

    • Marcos Andrade permalink
      01/30/2011 10:50

      Me desculpe, mas quais seriam os Blogs Chapa Branca? Que eu conheça temos alguns Blogs Chapa Branca como o do Chapaulinho, o do Kufurado, o do Birninho, o do Cosminho Ridicule, o do Cortarrrola e quetais, mas todos tendem ao Bambinismo Juramentado ou ao Anti-Corinthianismo. Me diga um Blog Chapa Branca Corinthiano, por favor. Quanto ao texto, concordo em muitas coisas, menos em escalar o Paulinho no lugar do melhor atacante brasileiro (o Dente). O problema não eh os nomes do time titular do Corinthians que eh disparado o melhor do Brasil e sim a falta de comprometimento dos mesmos e o mau posicionamento deles, por exemplo, o BC trocado de posição com o JH, o Jucilei completamente torto, o Roberto Carlos sem poder atacar, o Dente obrigado a ser exclusivamente ponta (eh muito pouco espaço para o seu imenso talento), e outras coisas.

      Curtir

      • andré pinheiro permalink
        01/30/2011 13:41

        marcos andrade, me desculpe amigo mas no dia que um jogadorzinho do nipe do dentinho for o melhor atacante brasileiro eu desisto de ver futebol, pq pra mim ele nao é melhor nem que os do sub23 do corinthians, abraço

        Curtir

        • Marcos Andrade permalink
          01/30/2011 17:47

          Andre Pinheiro, voce deve acreditar tambem que o Juquinha Kufurado eh Corinthiano, em Duendes e sempre espera o Coelhinho da Pascoa, abraços, ahh e o Neimalaqualada joga um decimo do Dentinho!!!!

          Curtir

      • Alan permalink
        01/31/2011 21:39

        Marcos, o Motoboy não pode ser considerado chapa branca. O significado da expressão é mais ou menos: PUXA SACO da atual Diretoria. Um exemplo? O Silvinho. Abraço

        Curtir

  9. manuel permalink
    01/29/2011 19:49

    Pois é…

    O tite mostra que nunca entendeu o que o mano fazia. E esta falta de entendimento me choca. Para um cara que tem a carreira que ele tem e ganha o que ele ganha, não saber ler um esquema tático…

    Fica patente que não temos quase nenhum técnico bom. Será que é muito tarde para eu mudar de carreira? Com o que vejo por aí, até eu. Rsrsrs.

    E esta apatia, será que não começou com a saída do Cristian do time? Torço para que os boatos sejam verdade e ele volte.

    Curtir

  10. André Pinheiro permalink
    01/29/2011 11:45

    concordo plenamente, falta brio.
    se estao vendo que o tite nao vai resolver e antes o adilson, alguem tem que tomar a frente e comandar o time dentro de campo igual era em 2000 com o oswaldo oliveira, que se exploda o que o tecnico diz, a temporada esta em jogo e a carreira de alguns tb. jh e dentinho se estao escalados errado que resolvam dentro de campo eles sabem como fazer, que falta faz um rincon dentro de campo….

    Curtir

  11. mucio rodolfo permalink
    01/29/2011 11:41

    Pegando gancho no final do seu comentário, a gente fica pensando que corremos sério risco de sermos o primeiro clube brasileiro eliminado numa pré-dita cuja e nem valerá o argumento que talvez este nosso atual adversário seja mais forte que todos os adversários enfrentados por clubes brasileiros nesta etapada competição. Vexame! O Tolima pode ser o nosso ASA de Arapiraca. Os jogadores estão preocupados com isso? O Ronaldo, ao invés de se concentrar na partida, sai por ai bancando relações públicas do Corinthians. Ah o Ronaldo é bom para o Corinthians porque atrai patrocínios. Na boa eu se tivesse uma empresa não me sentiria estimulado a gastar meu dinheiro neste Ronaldo que está ai. O grande problema da gente se classificar contra o Tolima é a diretoria achar que pode ficar do jeito que está e não mudar nada. Espero estar enganado, que ela esteja atenta a esta revota que começa a brotar no meio da torcida. Sobre o Tite, eu acho que ele se perdeu. O Emboava afirmou que ele não foi responsável pela montagem do elenco. Se foi assim, ele errou feio pois admitiu interferência em seu trabalho. Logo ele que bateu de frente com o Kia por causa disso. Por outro lado, a gente tem que lembrar que este time não está jogando nada e aí, como alguém já disse por aqui, nem o Mourinho dá jeito. Eu se fosse o Tite bancava um pouco o Emerson Leão. Batia de frente com alguns medalhões, exigia mais comprometimento da moçada. Correria o risco de ser mandado embora, mas sairia com a sensação de ter feito a minha parte. Valeu!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: