Skip to content

E o futebol moderno chegou à Torcida Organizada

02/04/2011

Nunca escrevo sobre Torcida Organizada e nem quero escrever. A primeira razão é porque nunca participei de uma e a última razão é que odeio quando eles esticam o bandeirão logo na hora que o jogo começa. Hoje vai ser diferente, pois a Nota de R$ 3,00 que eles soltaram é exemplo escarrado do que vocês mesmos têm comentado por aqui: a babaquice crônica que o Corinthians está se transformando. E quando uso “Corinthians”, os mais antigos aqui já sabem, incluo tudo que é “Corinthians”.

Não é preciso fazer uma leitura atenta para entender que a mensagem dos Gaviões é um jogo de palavras (e uso excessivo de slogans do mktg) para desviar (ou concentrar) nossa atenção nos jogadores. Nem citam ou pedem a queda do Tite — mínima coisa que qualquer agrupamento que se propõem a “cobrar e fiscalizar” deveria pedir. Ah, sim, existe alguma crítica bobinha contra “alguns (…) dirigentes”.

Hoje, um monte de gente foi na linha de bombardear (e só bombardear) jogadores. Só que esses jogadores são conseqüência, jamais causa.

Por que a nota não rela no que de fato está ocorrendo? Na gestão Sanchez? Nos empresários da bola? Na destruição da base e de onde poderiam sair jogadores comprometidos com a história do Clube (os tais “guerreiros”)? E, mais importante, por que os Gaviões não mostra o tipo de torcedor banana que essa gestão está convenientemente construindo?

Essa nota é só mais um tijolo nesse muro que nos separa do futebol popular. A Gaviões é hoje, 2011, apenas mais uma obra do futebol moderno e seu PPV, suas camisas que mudam a cada minuto, sua poluição de patrocínios, seus ingressos abusivos… Seu Carnaval.

Futebol moderno que chega ao seu ápice com jogadores-celebridade que “atraem milhões para os cofres do clube” e que jamais entenderão o que significa “Sócrates-Palinha”. Lembrem-se: quem entrou nessa dos milhões de patrocínios e compromissos com empresários não fui eu.

Eu não quero milhões, nem quero que meu Clube se perca toda fez que cair fora desse campeonato televiso que é a Despertadores da América e seu anti-horário.

Quero é sentar na arquibancada e poder torcer pelo meu time, no campeonato que for, como sempre fiz e sentir-me orgulhoso disso. Como tenho certeza, o torcedor do Tolima está hoje.

Anúncios
23 Comentários leave one →
  1. Fernando permalink
    02/05/2011 4:12

    Concordo do início ao fim. E respondendo à(s) sua(s) pergunta(s) do post, digo que essa organizada não é mais torcida; virou CLAQUE. Pra bom entendedor, só essa palavra basta.

    É dose, meu caro Álvaro…

    Curtir

  2. AQUI É CORINTHIANS permalink
    02/04/2011 16:20

    FORA DIRETORIA MARKETEIRA!!!!!

    INCOMPETENTES, DEMORARAM PARA REFORÇAR O TIME DEPOIS DA SAÍDA DO WILLIAN E DO ELIAS!!!!!!

    TRANSFORMARAM ESSA TAL DE LIBERTADORES NO MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA, COBRAM PREÇO DE CIRQUE DE SOLEIL E APRESENTAM FUTEBOL DE CIRQUINHO DE PERIFERIA!!!!!!!!!!!!

    FORA EMPA-TITE, TÉCNICO MEDROSO, SÓ ENROLA, PARECE O ROLANDO LERO!!!!!!!

    FORA ROBERTO CARLOS PIPOQUEIRO AMARELÃO!!!!!!!!!!

    FORA GORDONALDO, GAROTO PROPAGANDA, O CORINTHIANS NÃO É O SEU SPA!!!!!!!!!!!!

    FORA JOGADORES MEDÍOCRES E SEM ALMA!!!!!!!

    O CORINTHIANS É RAÇA, AMOR À CAMISA, ESPÍRITO VENCEDOR, LUGAR DE JOGADORES COMO CARLITOS TEVEZ E CRISTIAN!!!!!!

    SE NÃO SUAREM SANGUE CONTRA A PORCADA DOMINGO, O BICHO VAI PEGAR!!!!!!!!!

    Curtir

  3. André Pinheiro permalink
    02/04/2011 12:15

    na minha opiniao o protesto tinha que ser contra a comissao tecnica e só, até mano menezes o corinthians era uma maravilha, ninguem falava em jogadores descompromissados, nem das andanças de empresarios e diretoria, tudo funcionava. com a chegada do sr. adilson o negocio desandou perdemos o campeonato mais facil de ser conquistado em 100 anos de historia, e vemos agora vexames como esse por pura irresponsabilidade tatica do time, nao adianta tentar achar pelo em ovo ou arrumar um bode expiatorio, a realidade é que com um time um pouco treinado e com disciplina tatica teriamos vencido aqui e la e hoje estariamos comentando como seria o derbi contra os porquinhos.

    Curtir

  4. Emboava permalink
    02/04/2011 11:27

    Vou comentar algo interesante com vocês… eu acabei de entrar no meu orkut e reparei que muitos dos meus amigos estão entrando nessas comunidades anti-corinthians… estão tirando sarro de mim e talz… quer dizer… pra ele é mais importante o Corinthians que o próprio time deles… isso é o que nos fortalece…

    Curtir

  5. Emboava permalink
    02/04/2011 11:03

    Eu não sou contra ganhar ou tentar ganhar milhões…

    O que acontece é que dentro do Corinthians não tem aquele Silvio Santos… ou seja, aquele cara que sabe ganhar dinheiro… que é criativo… que não é pilantra…

    Se os caras lá dentro trabalhassem primeiro para o Corinthians, sem roubar, negociar o que é do clube… o Corinthians teria um time formado por jogadores da base… ganhando paulistas, brasileiros e até libertadores… porque… se existem 30 milhões de Corinthianos… a possibilidade de encontrar um Messi, um Xavi, um Casillas… é muito maior que a dos outros times…

    Eu, como estão as coisas hoje, tercerizava tudo no Timão… contrataria uma empresa para controlar as finanças, outra pra mkt… mandava todos os conselheiros embora… ( alguém sabe pra servem os conselheiros?! )… a parte médica e fisica seria contratada de terceiros também… sei lá de um hospital… ou de qualquer outro lado… só poderiam trabalhar no clube aqueles que tenham a ficha limpa… aqueles suspeitos já seriam descartados… é isso… poderia não dar certo, mas não teria gente ganhando grana a custa do clube…

    Curtir

    • Alessandro permalink
      02/04/2011 11:12

      Portugal tem 10 milhões de habitantes a Espanha 40 milhões, somos um gigante mal administrado. Existem pessoas sérias dentro do clube e outras que só querem levar vantagem.

      Curtir

  6. Daniel CMS permalink
    02/04/2011 9:17

    Me parece que o Barcelona e’ um bom exemplo de time que se adaptou ao futebol moderno mas manteve sua alma e historia. Nao sei o quanto de divida e quao sustentavel o time e’ mas, pelo que todos vemos, eles revelam muitos jogadores e tem sido muito competitivos.

    Curtir

    • Emboava permalink
      02/04/2011 11:15

      Só tem um PERO no barça e no madrid… eles pagam somente 50% dos impostos que deveriam… os outro 50% se lo regalan el gobierno… e ainda devem um montão… mais que o Corinthians… e essa história de que o Barça usa muitos jogadores da base não é tão real assim… pois por exemplo o Pedro… não é da base… ele veio de Canárias… jogou um ano na base… então não é da base… o cara pra ser da base tem que ter jogado no time pelo menos 3 anos seguidos entre os 15 e 21 anos senão não pode ser considerado da base…

      Curtir

      • Daniel CMS permalink
        02/04/2011 14:38

        eu que generalizei ou vc que pegou um jogador e transformou em regra?

        Curtir

  7. EDDIE/SCCP1910 permalink
    02/04/2011 8:35

    Protesto agora é atraves de nota oficial…hehehe

    Eu só acho que a maneira mais pratica e mais rapida pra mudar alguma coisa nesse momento é centrar fogo nos jogadores e no tecnico. Deixar um clima impossivel pra que eles continuem no Pq. São Jorge.
    A situação se torna ainda mais dramatica quando a gente vê, conforme disse o Mucio, que os dispensaveis são a molecada. De novo. Os medalhões vagabundos continuariam jogando tranquilamente segundo o Lancenet!

    Curtir

    • Daniel CMS permalink
      02/04/2011 9:13

      Qual o objetivo de deixar um clima impossivel para os jogadores?

      Curtir

      • EDDIE/SCCP1910 permalink
        02/04/2011 9:18

        A saida do jogador do Corinthians

        Curtir

        • Daniel CMS permalink
          02/04/2011 9:41

          Gostando ou nao do futebol-moderno-bizness, acho que o problema de forcar a saida de jogadores dessa maneira e’ a desvalorizacao (e consequente prejuizo pro clube) dos jogadores.

          Se tivessemos um diretor de futebol decente os jogadores poderiam ser afastados e vendidos sem grande prejuizo ao clube.

          Curtir

        • EDDIE/SCCP1910 permalink
          02/04/2011 10:26

          Em condições normais eu tendo a concordar com você. E não poupo a diretoria

          O problema é que esse elenco esta desrepeitando a torcida e a camisa Corinthiana de maneira que eu pelo menos, jamais vi. Ou, pelo menos, eles não entendem o que é jogar no Corinthians. Por isso as medidas drasticas

          Deixar claro para todos que a torcida não suporta mais varios vagabundos do atual elenco. E não dispensar quem não tem nada a ver com a historia, conforme materia do Lance.

          Curtir

    • Alessandro permalink
      02/04/2011 10:25

      O protesto mais rápido e fácil nesse momento é a vaia, “a grande vaia é mil vezes mais forte, mais poderosa, mais nobre do que a grande apoteose” – Nelson Rodrigues.

      Curtir

      • EDDIE/SCCP1910 permalink
        02/04/2011 10:33

        Comentario meu no blog do Paulo Monteiro ontem:

        O que eu gostaria de ver seria a vaia ecoando forte no Pacaembu

        Antes do jogo – cantar o nome do Corinthians

        Saiu a bola, Dentinho e Ronaldo – vaia
        Tocou pro Roberto Carlos – vaia
        Tocou pro Ralf – silencio
        Tocou pro Castan – vaia
        Tocou pro Chicão – silencio
        Lançou pro Dentinho – vaia
        Tocou pro Danilo – vaia

        E por ai vai(a)

        Curtir

      • Daniel CMS permalink
        02/04/2011 10:43

        ou 90 minutos em silencio… sera que e’ possivel?

        Curtir

        • Alessandro permalink
          02/04/2011 10:55

          Estou com o Eddie e com Nelson Rodrigues, a vaia é pior…

          Curtir

    • Emboava permalink
      02/04/2011 11:11

      Eu acho que devem exigir a saída do presidente e dos seus amigos… os jogadores já estão aí… não encontraremos outros… mas poderiamos reclamar de alguns sim… como o Fabio Santos… o Wallace… entre outros…

      Agora… a idéia de usar pelo menos 4 jogadores da base é uma boa… mas o jogador deveria estar no Corinthians pelo menos 3 anos para que seja da base… não vale um ano e era da base…

      A merda já ta feita…

      Curtir

  8. Alessandro permalink
    02/04/2011 8:17

    Perfeito Álvaro! Acho apenas que não estamos errados em arrecadarmos milhões mas sim como estamos gastando essa grana toda, somos a cópia fiel do que acontece no país, arrecadamos muito e gastamos mal. Teríamos condições de ter várias peneiras Brasil afora, qual moleque não quer jogar no Corinthians!
    Temos que ter Diretores remunerados e que sejam cobrados através de metas, isso é gestão moderna.
    Se eu pudesse mudaria o Estatuto do Clube, seria obrigatório a escalação de no mínimo 6 jogadores da base, (o Athletic de Bilbao só aceita jogadores Bascos e nunca caiu pra segunda divisão).
    Admiro a Gaviões mas hoje ela não é um esboço do que foi no passado, tanto é, que há um racha com o Movimento da Rua São Jorge.

    Curtir

  9. mucio rodolfo permalink
    02/04/2011 1:20

    1- TEm uma colega que frequenta outros blogs que eu também frequento que disse uma frase que pra mim devia virar uma campanha nos estádios de futebol: eu quero o meu Corinthians de volta! E para que a gente tenha o de volta esta diretoria precisa ser cobrada. Vc falou sobre a destruição da base e eu vou mais uma vez citar o caso do Éwerton Ribeiro que, segundo uma noticia do Lancenet, pode estar entre os dispensados numa “faxina” que se pretende fazer no elenco. Um garoto no qual muitos enxergam qualidades técnicas, que poderia ser uma das peças da renovação que este time precisa, é descartado sem ter uma oportunidade sequer! Ao mesmo tempo, acaba de ser contratado um jogador que era reseva no Bahia, o que contraria a tese de que é preciso enxugar o elenco. O Andrés, segundo alguns jornalistas, sugeriu o nome do Mano Menezes para a seleção brasileira. Será que não lhe veio na cabeça que consequencias poderia nos trazer a saída do treinador naquele exato momento? Não que o Mano não tivesse defeitos. Longe disso. Só que ele tinha o time nas mãos e encontar um substituto não seria fácil. Vimos isto com as contratações do Adilson e do Tite e corremos serios riscos na escolha do sucessor.
    2- Na linha do Tite não tem noção do que está falando: sábado ele declarou que o jogo de São Bernardo daria-lhe uma noção de como escalar a equipe na Colômbia. O Ramirez que foi a sensação do jogo ficou na reserva e o Fábio Santos que foi um quase desastre foi escalado como titular.
    3- Os jogadores não são os grandes culpados, mas não devem ser poupados. Eu não quero um expurgo no elenco, mas eles precisam saber que protagonizaram um dos maiores vexames da nossa história. Eu se fosse o Ezequiel ficaria com raiva de ver a camisa que eu defendi com minhas limitações, mas com meu espírito de luta vestida, por este Jucilei atual.

    Curtir

  10. 02/04/2011 0:56

    Disse tudo Álvaro. A Gaviões é marionete do Sanchez e CIA, infelismente.

    Curtir

Trackbacks

  1. Tweets that mention E o futebol moderno chegou à Torcida Organizada « Não pára de lutar! -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: