Skip to content

A cartilha ronaldiana ou “São Jorge não ajuda vagabundo”

02/05/2011

Por Cesar Augusto

Meu caro Álvaro, como estava em viagem a longínqua Paulo Afonso-BA, não tive o desprazer de ver o jogo do Corinthians em sua totalidade. Vi apenas o primeiro tempo e foi lamentável. Uma das piores escalações da história do Corinthians. Um time com 3 volantes, 3 atacantes e sem nenhuma armação e que, já na primeira etapa, merecia a derrota por 2 ou 3. Em suma, uma vergonha.

Mais uma vez, o sonho acabou. E desta feita com requintes de crueldade, uma vez que perder para o Tolima é imperdoavel, mas, verdade seja dita, os colombianos mereceram amplamente a vitória.

Três volantes, em linha, três atacantes, sem armação e uma linha bem burra por sinal. Poderíamos escalar, de início, o BC, o Danilo ou até o Ramirez no lugar do Dentinho, mas o nosso treineiro morreu abraçadinho as suas pífias convicções sobre futebol.

Se antes, tínhamos um louco no comando da equipe, que arriscava mais que do que deveria, agora temos um cara com pinta de equilibrado, quase um monge, mas que nos momentos decisivos, por medo de perder, se apequena.

Este é o nono vexame em Libertadores, o maior de todos. O único brasileiro a ser eliminado da LA sem marcar gols, o que será motivo para eternas piadas.

E a derrota nesta Libertadores deveu-se a uma série de fatores que começaram com a fácil e imediata liberação do Mano Menezes para a Seleção em troca de boas relações com o poderoso Ricardo Teixeira.

A contratação equivocada do Adílson Batista e os seus pífios resultados foi o segundo passo rumo ao fracasso. A contratação do Adenor, e seu titês, por várias razões já expostas anteriormente, foi outro motivo.

Mas, o maior motivo foi a manutenção de um grupo claramente enfastiado que rema de acordo com a boa ou má vontade de seu líder espiritual, o guru Ronaldo. E a cartilha “ronaldiana” não prega a valorização do trabalho, pois cultua a boa vida, os bons vinhos, a boa comida, o encontro com celebridades e o Corinthians, para variar, nesta cartilha, é o último colocado.

Isso, a meu ver, contagiou de forma negativa o elenco, que, gostem ou não, precisa trabalhar sob rédea curta, mas com a cartilha Ronaldo, um treinador desta estirpe sucumbirá.

O Mano teve êxito ao comandar este grupo. Por iso, também, está na Seleção.

O Adílson Batista, verdade seja dita, tentou domesticar o elenco, mas sem nenhum êxito. Aliás, dizem que um dos motivos da demissão foi o boicote de alguns atletas aos seus métodos. Não diria que foi o primordial para a sua demissão, mas que ajudou, não tenho dúvidas.

E Tite, o Adenor, simplesmente não tem qualquer moral para cobrar o elenco, pois é menor que o elenco e, bovinamente, se coloca em tal posição.

Quem é Tite para se opor a cartilha Ronaldo, sócio do clube?

Além do seu costumeiro receio em expor a equipe, Tite foi vítima da cartilha Ronaldo, que impõe um ritmo mais lento que o necessário para se fazer um time campeão.

Como diz o Filipe do Anarcorinthians, “São Jorge não ajuda vagabundo”.

E, pelo menos até o fim do ano, ao menos que se aposente ou vá para o Flamengo, as coisas tendem a permanecerem da mesma forma.

Na condição de sócio do clube, Ronaldo, deita e rola, literalmente. Faz o que bem quer, a hora que quer, do jeito que quer e, mesmo assim, ninguém tem coragem para contestá-lo, afinal ele é o mandachuva, aquele que traz bastante dinheiro para o clube.

Nem o Presidente tem moral suficiente para cobrar o Ronaldo, razão pela qual devemos enaltecer o Mano Menezes para sempre. Com o Mano, a banda tocava um pouco diferente.

O Andrés, inclusive, é parceiro de balada, de jogatina, de esbórnia dos jogadores. Que moral, num momento de tensão como esse, terá Andrés em cobrar seus parceiros?

O Andrés fez uma gestão aceitável, a melhor em muitos anos o que não é grande coisa, elevando a marca Corinthians a patamares nunca antes alcançados, mas fez vistas grossas a uma série de coisas que prejudicam o Corinthians. Guardadas as devidas proporções, Andrés fez como seu amigo Lula, que fez uma gestão com ótimos resultados, mas que na hora de ganhar a nota 10, fez vistas grossas, especialmente, nos casos de corrupção, ou por medo de seus parceiros ou, quem sabe, por se beneficiar das irregularidades cometidas por amigos.

Ao Andrés, faltou coragem. Ou se corta o mal pela raiz ou teremos um Corinthians, ainda com enorme potencial de crescimento, mas envolvido pelas mesma falcatruas que, por anos e anos, atravancaram o seu crescimento.

Duvido, que algo mudará até o fim de 2011.

Desta forma, só me resta dizer o seguinte:

Fora Andrés e sua corja !!!

Fora Ronaldo, o Corinthians é maior que qualquer um !!!

Fora Tite, o Caxias te espera !!!

Porque agora, meus camaradas, o Corinthians será como a célebre frase do personagem Coronel Kurtz, interpretado por Marlon Brando, em Apocalipse Now:

“O horror! O horror!”

Se não for assim, não é mais Corinthians.

De qualquer forma, acho que o Corinthians precisa ser refundado com um código que explica item por item os princípios do corinthianismo, mas sem violência, apenas na base das idéias.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. 02/06/2011 12:49

    Não compactuo com essa visão! Bem simplista aliás!

    O Corinthians é vítima da grande e famosa estrela… e pronto? tá tudo explicado?

    Me explica então por que Dentinho, Jorge Henrique, BC, Jucilei, Alessandro, Chicão e Castán… vem tendo em 2011 atuações bem piores que a do próprio Ronado???

    Influência psicológica??? Ah, me poupe né!

    Escolher 1 pra Cristo… pra jogar pedra e chutar carro… como fizemos com Ronaldo (goleiro), Edílson Capeta, Tevez e cia… é bom apenas para essa meia dúzia que quer durmir tranquila depois de expor toda sua ignorância, no final mais uma fez quem paga o pato é o próprio Corinthians!!!

    Perdemos um campeonato e só, acabou! Tem coisa muito mais importante na vida! Como disse brilhantemente nosso ex-capitão William: “o Corinthians tem a eternidade pra conquistar a Libertadores, já o William Morais não tem mais um segundo de vida!”

    Curtir

  2. jeff permalink
    02/06/2011 10:50

    Com um capitão gordo e relaxado, quem vai correr pelo time?

    Curtir

  3. Robson Nobrega permalink
    02/06/2011 10:36

    caraca, o william morais foi assassinado!

    porra, era pro moleque estar no timao ainda, o esquema desses fdp ta causando ate morte

    Curtir

  4. mucio rodolfo permalink
    02/06/2011 0:29

    A rigor este foi o nosso primeiro vexame em Libertadores. Eu não considero ser eliminado por Internacional, Boca Juniors, Grêmio, Palmeiras, River Plate, Flamengo vexame. Contra os porcos em 99 merecíamos melhor sorte ….Vexame mesmo com V maiusculo foi o da ultima quarta-feira e não por ter sido o Tolima, um time desconhecido, porque as vezes esses times surpreendem, vide a LDU contra o Flunimed e o Once Caldas contra os bambis. O problema foi a forma como fomos eliminados, numa apatia raras vezes vistas em nossa história. Eu até acho engraçado os argentinos comemorarem a nossa eliminação, ignorando que este Corinthians atual é uma presa mais frágil do que o time colombiano. No blog do Silvinho eu sugeri que o Andrés seguisse as palavras do seu amigo Lula e “cortasse na própria carne”, mas como parece que o ex-presidente na prática não levou muito a sério tais palavras, tenho que concordar com as palavras do Cesar: mudanças de fato, as necessárias, somente a partir de 2011 e isto dependendo de quem for o sucessor do Andrés.
    Quanto ao Ronaldo, eu acho que ele tem responsabilidade porque não cuidou da sua forma física como deveria ter feito, mas foi vítima do esquema proposto pelo Tite. Acho uma tremenda sacanagem jogadores experientes atirarem a responsabilidade nas costas dele. Por outro lado, o Ronaldo foi útil para a midia anticorinthiana no sentido de diminuir o Corinthians. Sempre que pode ela sugere que o jogador é mais importante que o clube, que o Corinthians só tem o patrocínio por causa do Ronaldo, que se não fosse o Ronaldo não teria ganho os títulos que ganhou em 2009.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: