Skip to content

É derby, meu amigo!

02/05/2011

Amanhã é derby e já aviso que não concordo com protesto do tipo “não ir ao jogo”. Sou pelo apoio incondicional durante os 90 minutos, com o presidente que for.

Feita a afirmação necessária e sem muito saco para discutir se pedrada em ônibus é ou não ação democrática, vamos ao que interessa: o jogo mais importante do ano é amanhã!

Se você ainda acredita na humanidade, deve achar que Tite permaneceu no cargo porque é, antes de tudo, um desportista e acredita que é capaz de superar as adversidades por uma força interior qualquer. Se você sabe que um treinador do Timão, seja qual for, não recebe menos do que 200k/mês, e não acredita tanto assim na humanidade, deve imaginar que o Gaúcho ficou mesmo para ser demitido e levar a multa recisória.

Mesmo no caso b, Tite não é louco de entregar o jogo, ele deve tentar o seu melhor empate possível.

  • O problema titeano nº 1 será a falta de confiança do elenco em relação ao próprio elenco. A bola estará pesando 1 tonelada.
  • O problema titeano nº 2 será a falta de confiança do elenco em relação ao próprio Tite, ou seja, todo mundo sabe que ele vai cair, então é melhor cada um por si.
  • O problema titeano nº3 será a falta de elenco, causada por ele mesmo: ele não tem zagueiro pela esquerda (que não pediu a contratação) e nem lateral esquerdo (que preferiu o INACEITÁVEL Fábio Santos, em detrimento de 2 jogadores da seleção brasileira: Bruno e Dodô).

Como você resolveria o problema, fosse convocado para escalar apenas esse jogo?

Pensa… Pensa…

Preciso de força na marcação pelo lado esquerdo, que é muito fraco. Não temos no elenco bons jogadores para aquele lado (quem já foi para o estádio, percebe que o próprio Ralf cai mais pela direita). É por ali que o Kleber vai jogar.

Eu entraria de uma vez com o Marcelo Oliveira de lateral — que não é boa solução, apenas não tão ruim como o Fábio Santos. Ralf deveria jogar pela esquerda (coisa elementar que o Tite não fez no jogo da Colômbia). Jucilei pela direita. O peruano, Bruno Cesar e Danilo (ou Edno) na meia. Na frente, só o JH, que pode compor a marcação pela esquerda.

Aliás, se o Tite tivesse testado o Éverton Santos Ewerton Ribeiro, já saberia se o garoto pode (ou não) jogar como meia-extremo pela esquerda pois eu lembro dele ter feito partidas razoáveis como lateral esquerdo no passado.

Mas na cabeça de Tite…

Acho que ele gostaria de colocar 3 zagueiros, mas olha para o elenco e vê que indicou um zagueiro horrível (Wallance) e os outros devem estar pedindo pelamor-de-Deus-não-me-escala. Então não dá, ele deve ir de 4-3-1-2, sem losango, mas com os tradicionais volantes em linha:

JC

Alessandro-Chicão-LC-Fábio Santos (pois deve ter sido indicação dele)

Paulinho (que não marca bem)-Ralf – Juça

Bruno César (ou Ramirez)

JH-Edno (bem abertos, como é a mania do Tite).

Nesse mundo titeano, eu preferiria então Moradei no lugar do Paulinho (para melhorar em 33% a marcação) e Ramirez no lugar do Edno, ficando no 4-3-2-1, árvore de natal que começou o 2º tempo na Colômbia. É um bom sistema para empatar.

Em tempo: verdes jogam num 4-2-3-1, com laterais bem presos.

Anúncios
10 Comentários leave one →
  1. Emboava permalink
    02/05/2011 23:45

    consegui errar o meu e-mail… foi mal…

    Eu jogaria com esses: 4-2-3-1… com Ralf de Trinco… Jucilei médio-centro… Danilo na esquerda… Ramirez na direita e BC no centro… próximos… e na frente o Jó…
    O Alessandro mais solto e o MO defendendo somente… o ralf seria quase um terceiro zagueiro…

    Terceiro goleiro que não sei quem…
    Alessandro – Chicão – Diego – MO
    Ralf – Jucilei – Danilo – BC – Ramirez
    Jó que é da base…

    no segundo tempo tiraria o Danilo e o BC e entraria com Everton Ribeiro e Elias…

    e seja o que Deus quiser…

    Curtir

  2. Cesar Augusto permalink
    02/05/2011 22:20

    Amanhã uma derrota por poucos gols será vitória.

    Depois das lamentáveis cenas de hoje, o time vai entrar mais apático do que nunca, com medo, receio e sem alma, que é característica desta equipe.

    Tite vai jogar para empatar por 0x0, assim como fez na Colômbia. Não deveria. O Palmeiras é líder do campeonato, mas não é melhor que o Corinthians.

    Se tivéssemos bons zagueiros para este jogo, em específico, jogaria no 352, esquema que não gosto.

    Com o elenco a disposição, com poucas opções, escalaria a seguinte equipe;

    Júlio Cesar, Alessandro, Chicão, Castan (porque falta de opção) e Fabio Santos;
    Ralf, Jucilei, Marcelo Oliveira (para ajudar o lado esquerdo) e Bruno Cesar;
    Jorge Henrique e Edno (por ausência de opção)

    O time não é ruim, longe disso, mas está aquém do que tivemos nos últimos dois anos.

    E a falta de opções é gritante.

    Dentro da normalidade, é jogo para derrota, mas clássico é clássico e vice-versa.

    Se perder, um abraço para o Tite. Se vencer ou empatar, ele respira, por aparelhos.

    Porém, não há no mercado, técnicos a altura da grandeza do Corinthians. Será preciso inventar um treinador, como inventamos, por exemplo, Mário Sérgio, em 1993.

    Dos nomes disponíveis, nenhum tem culhão suficiente para dirigir o Corinthians. Falam em Abel, em Autuori, para maio, mas estes dois, em específico, não são grande coisa.

    Dos empregados no Brasil, Dorival Jr está em boa fase há um bom tempo e poderia ser uma opção. Fora ele, não há ninguém.

    Logo, acho que, por falta de boas opções, o Tite fica, desde que não seja humilhado amanhã.

    Curtir

    • 02/05/2011 22:32

      O MO no meio é opção, mas como acho o FS muito fraco e o MO não foi bem contra o São Bernado, no seu time eu ainda prefiro o Moradei, que tem pouca moral com o torcedor mas eu acho um bom marcador.

      Quanto ao treineiro, eu só vejo como opção algum ex-jogador com moral alta com a torcida para segurar o Ronaldo. Só que um cara assim precisaria de uma comissão técnica muito melhor. Geralmente eles se dão muito bem no começo que é mais motivacional e depois despecam pois não entendem (tanto assim) de tática.

      Sugeriram o Bielsa, mas acho que ele só quer a moleza de treinar seleções.

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        02/05/2011 23:46

        Será que o Rincón, que já está no clube, respaldado por um diretor de futebol, que entenda do riscado, não seria uma boa opção?

        Moral alta com a torcida, o Rincón possui. Conhecimento de Corinthians, também.

        Por que não?

        Rincón de treinador e Antonio Carlos de diretor técnico. Em princípio, teriam o total respaldo das arquibancadas.

        Duvido que não melhore a situação, desde que, é claro, se faça uma limpeza no elenco e algumas contratações cirúrgicas e baratas, de preferência.

        Pode ser uma boa, considerando que o Brasileiro, que é o campeonato mais importante que nos restou, só começa em maio.

        Há tempo para mudanças. Basta o comando diretivo querer.

        Curtir

        • Emboava permalink
          02/05/2011 23:52

          Você está sendo irônico né?! O Rincón é mais um compadre do Andrés…

          Se fosse pra escolher um ex-jogador estaria entre o zagueiro William ou o Vampeta…

          Curtir

    • Emboava permalink
      02/05/2011 23:49

      Eu gostaria de lembrá-los que estou desempregado… não tenho formação nem experiencia como técnico… mas falo espanhol que pode nos ajudar na Libertadores… opa! não estamos na Libertadores… mas eu cobro só 100 mil por mês e deixo o Ronaldo e os empresários escolherem quem estará na vitrine… quer dizer… escolherem quem vai jogar…

      Curtir

  3. mucio rodolfo permalink
    02/05/2011 22:08

    Bem.
    1- Sem querer ser chato o nome do garoto é Ewerton Ribeiro e eu até agora não entendo o porquê dele ainda não ter sido testado e muito menos de ter se cogitado um novo empréstimo do jogador.
    2- Será que Tite tem responsabilidade na montagem deste elenco? Sérá que ele e tão burro de não perceber a falta de um lateral direito? Será que ele é tão burro de dispensar um lateral com passagens por seleções de base para que depois fosse contratado um lateral bastante meia boca?
    3- Eu se fosse o Tite escalava JC, Alessandro, Chicão, André Vinicius (se não tiver contundido) e Marcelo Oliveira; Ralf, Paulinho, Ramirez e Bruno César; Jorge hENRIQUE e Jô (se ambos não estiver contundido). No segundo tempo, colocaria o Ewerton Ribeiro, Jucilei (que provavelmente estaria esperto com a reserva) e o Elias (também se não tiver contundido). Supondo que eu quisesse dar a volta por cima, acenaria para torcida com uma proposta de renovação do elenco, tentando atender o máximo possível ao clamor das arquibancadas.
    4- Vamos supor que o Tite esteja se segurando por causa da tal multa contratual, hipótese bastante provável. Mas o Andrés não pensou nisto quando demitiu o Adilson. Então…..

    Curtir

    • 02/05/2011 22:23

      1- Hehe… Everton Santos era ruim pracacete. Mas esse Ewerton é bom e eu acho que poderia jogar pela esquerda no apoio e cobrindo o avanço do lateral. Inacreditável que o Tite não tenha testado 1 joguinho sequer. Inacreditável que o Tite tenha dispensado um jogador do potencial de willian morais.
      2- Depois do jogo da Colômbia, acho que a resposta é sim.
      3- Excelente! Se ele tivesse testado o André em um jogo qualquer do Paulistão, quem sabe nossos problemas na zaga não teriam acabado?
      4- Pelo que entendi, o Adilson ele fez acordo e recebeu até dezembro. Foi o que o Andrés disse numa entrevista.

      Curtir

  4. 02/05/2011 21:08

    Bom mesmo seria se começasse com JC, Alessandro, Chicão, o camaronês da copinha, MO; Ralf, Juça, BC, Everton Santos e Ramirez; JH. A meu ver não tem ninguém que possa ser culpado pelo jogo de quarta e logo não vai sentir a bola pesando 50kg quando ela chegar no pé. Mas como o técnico não sou eu, acho que vamos ver alguns jogadores sendo xingados os 90 minutos, casos de Fabio Santos e Danilo (que eu acredito que vão sair jogando). O maior problema pro empatite é que esse jogo é ganhar ou ganhar.

    E eu quero ver sangue nos olhos!

    Curtir

    • 02/05/2011 22:26

      O Vicent entra na fila do André Vinícius e do Ewerton: não tiveram uma chancezinha de serem testados no Paulistão e poderíam ser a solução de nossos problemas.

      Acho que o próprio Felipão quer empatar…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: