Pular para o conteúdo

Timão 1 x 0 Americana, não vejo ninguém na minha frente!

03/20/2011

Timão começou mal recuado como todos os jogos. A novidade era Liédson bem aberto na esquerda tentando (e conseguindo) boas tabelas com Moraes e BC. Apesar do adversário melhor posicionado em campo, nosso ataque era mais técnico.

Logo aos 10, no rebote de um chute de longa distância do Paulinho, Liédson 1×0, gol contra do goleiro.

E recuamos. Recuamos. Recuamos. Zzzzzzzzzzzzz! Ô joguinho chato, sô!

Taticamente, está claro que esse recuo é decisão do Tite. Contudo, lembro que ele poderia ter insistido com o Peruano como 2º volante. Mas não, voltou com dois volantes bem presos e sem nenhuma saída de bola decente. Esse time só funcionará no brasileirão pelo Imponderável da Silva.

Começou o 2º tempo com o Corinthians mais aceso, com um pouco mais de avanços do Paulinho (mas só um pouco). Enfim, quando ele e um lateral eram autorizados a passar do meio, alguma coisa inteligente acontecia no ataque. Caso contrário, era um enfadonho rouba-bola-entrega-bola sem fim.

O peruano entrou para o lugar do Bruno Cesar, substituição desnecessária, pois não resolveria o problema dos poucos jogadores do Corinthians no ataque. Aos 35, Tite tirou o Dentinho e colocou a garantia de bola tocada para trás: o Sr. Willian Vidotti. Tite ainda tirou o Moraes pelo Danilo Dromedário.

Essa baciada de substituições deu a DESNECESSÁRIA desorganização tática para o Timão pudesse sofrer aquela irritante pressão nos minutos finais.

Mesmo com Paulinho sendo o melhor em campo, ainda acho que ele deveria testar o peruano como 2º volante. Mas surpreende que um time que treinou a semana inteira apresente-se tão mal. Tão pouco interessado no jogo.

Vamos assim mesmo para o brasileiro?

Arbitragem

No paulista, até esse jogo, estava EXCELENTE. Muito boa mesmo, sem aquela papagaiada de se criminalizar o carrinho ou aceitar o cai-cai. Isso, é claro, trata-se de orientação combinada com a juizada antes do campeonato começar.

Até que hoje apareceu o Cléber Abade com todos os vícios da TRADICIONAL arbitragem paulista. São os caras que confundem “deixar o jogo correr”, com “não marcar certas faltas”.

Nada disso. Você marca a falta verdadeira e presta atenção ao jogo, coisa que o Cléber não faz.

24 Comentários leave one →
  1. Gabriel permalink
    03/21/2011 22:45

    POSTAGEM DE BLOGUEIRO BAMBI RECONHECE QUE O QUE VALE MESMO NO FUTEBOL É TER TORCIDA GRANDE.

    E RECEBE MAIS DE 1.600 COMENTÁRIOS:

    http://www.ricaperrone.com.br/2011/03/torcidas/#comments

    Torcidas

    Essa discussão é comum, até chata. Quem tem mais torcida? Pra que serve a torcida? Torcida ganha jogo? A sua vai mais no jogo que a minha! Entre outras frases cansativas…

    Na realidade alguns clubes jogam na sua torcida boa parte de sua grandeza. Outros, a ignoram. Os ignorados usam os titulos pra argumentar. Os celebrados usam o tamanho, a fidelidade e a importancia. Alguem tem razão?

    Sim, tem. Os que acham que ter torcida é fundamental e relevante.

    Porque é. Mais do que titulos.

    Pois os titulos são apenas um meio de buscar torcida. Logo, se voce ja está na Libertadores, a Copa do Brasil perde importancia. Mesma situação pra torcidas.

    Um clube só é grande porque tem quem acompanhe. Por isso bato na tecla de que time pequeno morre pequeno. NÃo vira grande. E time grande, em 99% dos casos, morre grande.

    Grandeza é um termo que determina tamanho. E tamanho está diretamente ligado a torcida. Você pode dar 20 Libertadores ao São Caetano, se ele continuar com a torcida que tem, não será noticia e nem terá lucro. Não adianta, não existe essa matematica.

    Pode fazer CT, arrumar patrocinador e trazer o Kaka. Sem torcida, não faz sentido algum.

    O clube é o que é, seja ele qual for, porque tem seus CLIENTES, como quaquer empresa. Portanto, ter ou não ter torcida tem tudo a ver com grandeza e importancia.

    Seu time ganha da TV porque tem torcida.

    Seu time vende camisa porque tem torcida.

    Seu time vende ingressos porque tem torcida

    Seu time vende patrocinador porque tem torcida.

    Logo, sem torcida, seu time não existe.

    Torcida ganha jogo? Não sei. Acho que ajuda muito. Mas, se não ganha jogo, ganha todo o resto de dinheiro que o clube consegue.

    Voce pode fazer bom uso ou não dessa torcida. São outros 500. Mas, ela é a razão do clube existir e da grandeza que conquistou.

    Na verdade, conquistou torcida. E atraves dela, grandeza.

    Times com grandes torcidas tem toda razão em exalta-la. Ela se torna um produto agregado. Ou voce acha que todo flamenguista vai ao Maracanã só pra ver o time? Muitos vão pra ver a torcida. É valor agregado…

    Quando um corintiano diz: “Não tem estadio, nao tem Libertadores… mas é o Corinthians”, ele não está mentindo. Ele está dizendo que a alegria dele é ser corinthians, nào ser campeão apenas ou exaltar uma vantagem qualquer. E eles são assim mesmo.

    Parte porque repetimos isso ate que eles acreditassem, parte por natureza.

    Você nota diferencas entre torcidas. E elas existem pela historia que nós, imprensa, contamos.

    Quando dizemos que a torcida do Galo é forte, ela se sente parte importante do jogo. E aí, ela vai.

    Quando dizemos que a torcida do SPFC não gosta de ir no jogo, ela se sente mais fragilizada e não se sente tão importante. Afinal, o time nunca precisou dela pra ser o que é em campo.

    Isso gera um perfil.

    Que começa com a historia do clube, e se mistura com o que a mídia faz hoje.

    É óbvio que o corintiano vai ter um orgulho historico e tradicional maior que o sãopaulino, por exemplo. O surgimento destes clubes era exatamente o funcionario contra o patrão. Foi assim que tudo começou. O time do povão, o time da elite. Nada mais natural que o povão ter o orgulho de ter igualado ou superado o patrão em algo.

    Tudo tem um argumento historico grande, que por preguiça e falta de informação a maioria ignora.

    Você ouve, sempre, na porta do Morumbi: “É Libertadoes!!! Tem que vir”.

    E ouve, quase sempre, na porta do Pacaembu: “Foda-se o que é, é o Corinthians”.

    Tem dos dois lados os dois casos. Mas, na maioria dos casos, a gente consegue identificar um chamativo diferente. Um vai porque vai. O outro porque o espetaculo atraiu. São culturas, que começam em 1900.

    Torcida tem importancia gigantesca. Sua presença idem, assim como sua fidelidade.

    A grandeza de um clube está diretamente ligada a torcida. Pois é atraves dela que ele se torna um bom produto ou não. Logo, ter torcida significa grandeza.

    Não só isso. Mas, principalmente isso.

    A discussão sobre torcidas não é tola. Pelo contrário, é fundamental.

    Cansei de cututucar a torcida do SPFC na ET. Porque gosto? Não, porque queria tentar mexer com eles. NÃo deu, e nunca dará. A diretoria do clube sabe disso e não esconde internamente que buscar uma postura fiel e mais apaixonada ali é perda de tempo. Culturalmente, o sãopaulino atrela sua paixão ao momento do clube.

    Como todos. Mas, mais do que todos.

    E isso se deve, também, aos resultados. O Corintiano aprendeu a amar incondicionalmente. Sofreu muito, seu time vivia em crise, perdendo, etc. O Sãopaulino se acostumou a condicionar a paixão ao resultado, pois sempre estava em finais.

    Como o flamenguista tem orgulho da sua nação. E tem que ter. Porque, sem titulos grandiosos e fases brilhantes ha mais de 20 anos, o clube ainda consegue os melhores patrocinadores.

    Mal usados, sem duvida.

    Mas consegue.

    E consegue porque tem torcida.

    Torcida esta que, por meios diretos e indiretos, determinam a importancia de um clube e, portanto, seu valor.

    Você, torcedor, vale muito mais do que pensa. E fazer parte de uma torcida, seja ela qual for, é motivo de orgulho sim.

    Afinal, são vocês que mantem seu clube vivo.

    Curtir

  2. André Pinheiro permalink
    03/21/2011 14:57

    jogo chato demais, durmi aos 25 do primeiro tempo e acordei aos 35 do segundo, quem assistiu o jogo inteiro foi guerreiro, time pragmatico e previsivel.

    Curtir

  3. mucio rodolfo permalink
    03/21/2011 12:47

    Time fraco não resiste a técnico fraco…….
    Pois bem. Em 2004 com um time mais fraco ainda, o Tite levou-o ao sexto lugar no campeoanato brasileiro.

    Curtir

  4. Raphael permalink
    03/21/2011 12:04

    O time tá muito mal, por culpa dessa diretoria que fez do futebol um poço para o tal “biziness”. A sacanagem que tomou conta do nosso departamento de futebol mina qualquer tentativa de trabalho sério, vide o que aconteceu com o William Gerente de Futebol agora recentemente.

    Nessa história de trazerem jogadores de empresários e esqueminhas, a diretoria assina um atestado de podridão por usar o clube que amamos para fins pessoais ou então assinam um atestado de incompetência por não utilizarem decentemente a base ou contratar bons jogadores com recursos próprios. Em qualquer dos casos, merecem deixar o Corinthians imediatamente!

    As falhas são notórias e repetidas a cada nova venda ou contratação. Roxemberg e Sanchez arrotam receitas recordes mas trazem jogadores fracos e ainda alegam falta de dinheiro para justificarem os tais “parceiros” e “percentuais/fatias” nas contratações. Jogadores da base são relegados em detrimento a jogadores do esqueminha. Esse ambiente de sujeira vai minando todo o grupo e o time vem nesse marasmo podre há bastante tempo.

    Para mim é claro que a diretoria não quer o Corinthians forte e vencedor. Se quisessem, fariam a coisas de maneira mais correta e transparente. E enquanto não começarem críticas mais sérias da torcida (!) ao Andrés Sanchez e sua corja, me recuso a ficar criticando a bunda-molisse do Tite ou falar de jogador que não ama e nem respeita o Corinthians.

    Curtir

    • Emboava permalink
      03/21/2011 17:54

      Acho que deveriam investigar um por um todos os dirigentes, conselheiros e etc do clube. Aquele que tiver ficha suja não poderá fazer mais parte nunca mais do clube.

      Curtir

    • 03/21/2011 23:12

      Assinado!

      Eu fico sem tesão inclusive de ir aos jogos, pois sei a dormência que vou assistir.

      Curtir

  5. EDDIE/SCCP1910 permalink
    03/21/2011 8:14

    Assistindo o jogo ontem meu pensamento era o mesmo: Um time que treina a semana inteira não pode apresentar tão pouco. O time não sabe o que fazer quando tem a posse de bola

    Tentando decifrar a cabeça do Tite, acho que ele ja esta tentando implantar o sistema que sera utilizado no Campeonato Brasileiro, ou seja, dar a bola para os adversarios e jogar no contra-ataque. Em 2004 foi assim.
    Se for isso, acho valido, sem problemas, agora o time tem que saber o que fazer quando retoma a posse de bola. E tem que ter um minimo de organização para os jogos, ou momentos do jogo em que o Corinthians tera que tomar a iniciativa de atacar. Minha preocupação é que não vi nada disso ontem

    Curtir

    • Emboava permalink
      03/21/2011 9:29

      Acho que falto motivação. Ganham pouco, por isso não estão motivados.

      Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      03/21/2011 22:33

      Concordo.
      E pelas notícias, parece que ele ainda quer resolver o problema contratando mais atacantes.

      Curtir

  6. Emboava permalink
    03/20/2011 23:54

    Só vi o Segundo tempo pois estava assistindo ao jogo do Athletic Bilbao x Villarreal… jogo muito melhor do que o do Corinthians por sinal.

    Só pelo Segundo tempo vi que o jogo era de um time só. E era tudo muito estranho. Com a zaga quase dentro da área. Meio-campo não sei onde e ataque lá na frente. O Ralf fazendo tudo e mais um pouco. O FB deixando um vaziu no seu lado. Dentinho sumido, como sempre já.

    Tem que chutar mesmo!!!
    A melhor defesa é o ataque e marcar a saída de bola pricipalmente desses timécos do paulista.

    Também acho que o Tite deveria poer o Ramirez. Ele dá mais clase ao time. Mais saída de bola. Mas não acho que ele marque tão bem, mas o Ralf está fazendo tudo mesmo…

    Curtir

    • Robson permalink
      03/21/2011 0:43

      “Só vi o Segundo tempo pois estava assistindo ao jogo do Athletic Bilbao x Villarreal… jogo muito melhor do que o do Corinthians por sinal.”

      Athletic Bilbao x Villarreal??????????

      “jogo muito melhor do que o do Corinthians por sinal.”?????????????

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!

      Esses anticorinthianos enrustidos que comentam nos blogs são hilários de tão ridículos!!

      Se esse “Embaitoloava” é corinthiano, então o Juvenal é abstêmio, o Diceni é sincero e o Ricky é muito macho!!!

      Curtir

      • Emboava permalink
        03/21/2011 9:27

        E não é mentira. O jogo do Villarreal foi muito melhor.

        Agora, só porque eu prefiro assistir um jogo da Liga BBVA ao jogo do Corinthians no paulistinha não quer dizer que eu não seja Corinthiano.

        Curtir

        • mucio rodolfo permalink
          03/21/2011 12:45

          Na boa, Emboava, eu não troco um jogo do Corinthians -por pior que ele esteja jogando- por um Barcelona x Real, por um Milan x Inter, por um Manchester x Arsenal…….Mas cada um é cada um

          Curtir

  7. Cesar Augusto permalink
    03/20/2011 21:16

    Depois de uma semana de treinos, o mantra que todo técnico repete a exaustão ser necessário para melhorar a equipe, eis que nos apresentamos de forma, simplesmente, lamentável.

    A culpa da má jornada não é exclusiva do Tite, mas, também, é dele.

    O Corinthians jogou da mesma forma que jogou contra a Ponte Preta. A diferença é que, desta vez, o Liédson aproveitou a chance que teve, logo de cara, e fez 1×0. E foi só.

    O Corinthians errou muitos passes, especialmente, a dupla de meias, Morais e Bruno Cesar, que tiveram atuações lamentáveis no aspecto técnico. Destoaram do restante da equipe. Erraram muitos passes e, por muitas vezes, trombaram no meio-campo. O posicionamento ofensivo da equipe não me agrada. O Dentinho joga muito aberto na direita, numa faixa limitada de campo, o que em minha opinião é um desperdício. O Liédson joga muito isolado, sem qualquer aproximação dos meias e do Dentinho, além do mais não há a mínima necessidade dele marcar no campo de defesa. Isso é uma aberração que o expert dos sistemas táticos defensivos extremos, o Tite, não tem o direito de fazer.

    Com isso, o Corinthians é um time previsível, pouco inventivo, travado no rígido sistema tático que eu sei, você sabe e boa parte da torcida doCorinthians sabe, que não nos levará a lugar algum quando enfrentarmos adversários mais competitivos.

    A diretoria tem que tomar uma atitude drástica, pensando no futuro, e, simplesmente, demitir o Tite. Com o Adenor e sua paixão arrebatadora por defesas e o seu completo descaso com o ataque, a inventidade e o talento, o Corinthians não vencerá o Campeonato Paulista e fará figuração no Brasileiro, o que seria trágico.

    Acho que estamos na hora de cortar o mal pela raiz. Não vamos nos enganar com vitórias conquistadas ao acaso, como a de hoje.

    Fora Tite !!!

    O cara é educado, gentleman, paizão dos atletas, mas é pouco para o Corinthians, o mais importante clube do Brasil.

    Não é nada contra a pessoa do Tite, mas é tudo a favor da grandeza do Corinthians. Não podemos, mais uma vez, nos tornar refém de um técnico com pensamento para dirigir o Caxias.

    Por outro lado, não podemos achar que o único problema é o Tite.

    O problema maior é o elenco, que esta fraco em relação ao ano passado.

    Só para se ter uma idéia, em relação ao elenco do ano passado, perdemos 14 jogadores, são eles:

    Bobadilla, Thiago Heleno, William, Dodô, RC, Edu, Boquita, Elias, Jucilei, Defederico, William Morais, Iarley, Tcheco e Ronaldo.

    Estas baixas no elenco, algumas nem podemos classificar desta forma, não foram repostas.

    Vieram para 2011, Wallace, Fabio Santos, Ramires, William e Liédson, além de MO, Edno, Morais e Diego, que voltaram de empréstimo.

    Caiu a qualidade e a quantidade.

    Hoje, dos 11 escalados, sinceramente, quais jogadores, pelo que podem render e pelo que estão jogando, teriam condições de realmente serem titulares do Corinthians, sem pestanejar, além de Alessandro, Chicão, Ralf e Liédson?

    Temos um time titular com cara de time reserva.

    Leandro Castan, Fabio Santos, Paulinho, Morais, Júlio Cesar, em condições normais não podem ser titulares do Corinthians.

    Dentinho e Bruno Cesar, pelo que estão jogando neste momento, também, não.

    Temos um time nota 5 ou 6, com muito boa vontade.

    Precisamos de uns 4 ou 5 para serem titulares e mais uns 3 ou 4, de preferência, jovens para compor o elenco, caso contrário o Brasileiro será trágico.

    Ah e precisamos de um treinador. O Muricy não é o técnico dos meus sonhos, mas tem uma vantagem importante para o campeonato de pontos corridos:

    Em casa ou fora de casa, joga sempre da mesma maneira.

    Acho bom aproveitar a oportunidade, porque depois que o Tite tomar 2, 3 pauladas no Brasileiro não haverá treinadores de boa capacidade disponíveis.

    Curtir

    • Emboava permalink
      03/21/2011 0:02

      Não acho que tenham que demitir o Tite. Só se forem contratar o Vampeta como técnico. Não tem outro.

      Curtir

    • 03/21/2011 23:19

      Realmente, o cara passou da linha vermelha.

      Mas não acho que o Muricy dê certo no Corinthians. Mas acho que o Tite tem de sair antes do Brasileirão.

      Curtir

  8. Mario Santiago permalink
    03/20/2011 20:09

    Não acho que o Corinthians tenha jogado mal. Na verdade o jogo foi esquisito, com erros de passes que teoricamente seriam fáceis e grande desperdício de oportunidades de gol. O Bruno César jogou mal, e não pode nem reclamar que jogou fora de posição, pois errou quase todos os passes e perdeu todas as divididas. O Morais até que jogou bem, mas tem hora que parece que a chuteira dele é feita de madeira e tem hora que ele pensa que está jogando no gramado do Maracanã. Mas no geral o time foi bem, pois criou muitas chances e praticamente não foi ameaçado pelo adversário.

    Curtir

  9. mucio rodolfo permalink
    03/20/2011 19:41

    Sei que sou suspeito, pois sou um dos poucos que defendem o técnico aqui nesta tribuna. Porém, não vejo que o técnico tenha errado mais do que acertado nas substituições que vem fazendo ultimamente. Domingo, por exemplo, ele acertou quando colocou o Ramirez como segundo volante contra o Mirassol. E olha que quando o Paulinho se machucou, ele poderia ter colocado o Diego na lateral direita e deslocado o Moradei para a cabeça de área, justificando a fama de “pardal” que muitos atribuem ao treinador. Hoje ele errou ao colocar o Ramirez no lugar do Bruno Cesar, embora este não tivesse numa tarde inspirada, errou ao colocar o Danilo…..Quanto ao William, talvez ele tenha tentado aproveitar a moral que o jogador ganhou com os gols feitos em Mirassol. Quanto ao jogo de hoje, destaque para a atuação do volante Ralf -um leão dentro do campo. O Liedson me pareceu não estar numa tarde positiva e, mesmo assim, foi o autor do gol da vitória!

    Curtir

    • 03/20/2011 19:54

      O problema é quando a gente projeta essa realidade para o brasileiro. Aí não dá.

      Time fraco não resiste a técnico fraco.

      Curtir

    • Emboava permalink
      03/20/2011 23:57

      Eu acho o Tite de boa.
      Mas ele recua muito e isso vai em contra dos meus pricipios.

      Curtir

  10. 03/20/2011 18:24

    Tá difícil pro Tite acertar uma substituição. E técnico que recua contra o Americana sabe-se lá o que vai fazer quando chegar o Brasileiro. O lado positivo desse jogo foi a volta do Chicão e o nono gol em oito jogos do Liédson.

    A gente tá precisando de um atacante urgente. Dentinho não produz nada e o William menos ainda.

    Curtir

    • 03/20/2011 19:22

      Realmente, impressiona a taxa tão baixa de acertos nas substituições.

      Todo treinador costuma errar, mas costuma acertar mais do que erram.

      Já o Tite erra muito mais do que acerta.

      Curtir

Deixar mensagem para Emboava Cancelar resposta