Pular para o conteúdo

Timão 2 x 1 Oeste, titeanamente.

04/23/2011

Reparou que arranjamos novo patrocínio na camisa?

Timão entrou no seu 4-2-3-1 e Oeste optou por jogar espelhado. Melhor, exageradamente espelhado, a ponto de realizar uma autêntica e suicida marcação homem-a-homem o campo todo. É aceitável alguma marcação individualizada em jogadores importantes, mas marcar individualmente todo um time é maluquice. Não demorou muito e uma triangulação rápida já criou o Liédson 1×0, no tipo de gol que esse boteco gosta: de jogada construída.

No início, meias extremos bem nas pontas, forçaram a defesa adversária a abrir.

Ficou claro que Timão deveria explorar o ridículo miolo de zaga adversário, empurrando os laterais e jogando Dente/JH para a diagonal. Era o caminho da goleada. Tite, dentro dos seus conceitos, recua o time todo, como recua desde que chegou nessas bandas ao final do ano passado.

Contra um time fraco como o Oeste, o jogo fica invariavelmente chato e gol só sai por um autêntico gol contra, como foi o do Julio Cesar: 1×1, aos 45 min. Julio é jogador do terrão, tem o mérito das grandes defesas nos clássicos e não é um frangueiro, mas tem o dom de falhar em todo jogo decisivo (mesmo dando o desconto da quicada cafajeste da bola quando ela estava quase na mão dele).

Voltamos para o 2º tempo superiores, mas nervosos. Criando pouco, pois Bruno tem muita dificuldade em jogar isolado.

Dentinho teve caganeira e deu lugar ao Willian — quando o certo era entrar com algum meia para ajudar na criação. Willian é centroavante, mas Tite tem escalado como meia-extremo, o que é um erro mastodôntico. O rapaz não é bobo e cai para o meio forçando Liédson a sair da área. Surpreendentemente, para alguém que até então jogava medrosamente e perdera gol ridículo dentro da área,  aos 20 minutos, ele faz um golaço: Willian 2×1.

Jornalistas, em protesto contra as críticas do blogue, ficam na frente do herói da partida no momento da comemoração.

Com o gol, Oeste empurrou o Roger para cima do Fábio Santos, mas novo recuo corinthiano não deu muito espaço para a criação isolada do camisa 10. E assim, no Sábado, Corinthians foi o único time grande a se classificar para a semi.

A “emoção” ficou restrita, em minha opinião e falo sério, à boa idéia do regulamento de não dar a vantagem do empate a melhor equipe da fase classificatória (espero que mantenham essa idéia nas próximas edições do campeonato, mesmo com o choro da imprensa). E vejam que os juízes atrás dos gols também fizeram até o Sávio apitar razoavelmente (não reparei no tal lance da cotovelada do BC).

Willian é o cara que sai de campo nos ombros da torcida. Resolveu o jogo num belo drible e numa bomba não muito inteligente, e que seria muito criticada por um técnico de futebol que eu tive: “se der chutão na cara do goleiro, eu tiro na hora!”.  Mas funcionou. Sem ele em campo, possivelmente iríamos para os penais.



Tite erra feio às vezes, como errou quando não escalou armadores para o jogo contra o Tolima. Contudo, certas coisas no mundo titeano não podem ser categorizadas como “erro”, mas sim como “estilo Tite de ver o mundo”. A forma como o Corinthians vem jogando é a forma conceitual que Tite entende que devemos jogar. É assim que jogaremos o brasileiro até que ele provavelmente caia entre a 6ª e 10ª rodada.

Pode não cair? Minha dúvida é se é possível deixar um bom time jogar tão próximo ao nosso gol, mesmo em um dia em que o JC não falhe. É um sistema que flerta com o empate, sem dúvida.

20 Comentários leave one →
  1. TIÃO permalink
    04/25/2011 18:15

    CORINGÃO ENTROU COM PÉ FIRME E SANGUE NOS ZÓIOS!
    VAI CORINTHIANS!
    SALVE JORGE!

    Curtir

  2. andre.T permalink
    04/24/2011 16:09

    Antes de qualquer comentario: pegamos um time MUITO fraco e covarde, queriam levar pros penaltys e só.

    Sobre o time como um todo: gostei da agressividade na marcação, roubamos muita bola no campo deles, tava sentindo falta disso desde 2009, tomara que seja uma constante.

    JC: Não sabe sair com a bola (falo isso desde o ano passado) e tomou um gol que nao podia tomar. Não é o goleiro dos sonhos mas é o nosso goleiro

    Zaga: Chicao e Castan seguros. Discordo das criticas ao Castan, joga serio e é do nivel da maioria dos zagueiros que ja vi passar pelo timao (Cris , Anderson, Batata, Nene, Joao Carlos, etc). É daqueles que ao lado de um outro bom zagueiro vai mostrar serviço.

    Laterais: Boa partida do ALessandro, nossa jogada mais contundente era pela direita, principalmente com a aproximação do Paulinho. FS, não tinhamos jogada pela esquerda, alem do JH ja nao estar num bom momento ha algum tempo, faltava mais alguem do meio pra tentar ajudar ja que o FS sozinho nao faz porra nenhuma….

    Volantes: Pra mim sao o destaque desse time. Ralf segue como o melhor 1.o volante do Brasil (ontem lembrou muito o Cristian na cobertura) e Paulinho lembrou o ELias nos seus melhores momentos, não sei oq rolou mas ele apareceu muito mais pro jogo.

    Meio: BC… ah BC!… pra mim o cara tava querendo ser vendido, nao da pra entender, voltou a jogar bola e fara falta, mas nao pode perder os gols que perdeu ontem contra um time mais forte faz falta. Gostei do posicionamento, PELO MEIO!!!

    Ataque: JH, correu e nada fez, nao sei se é culpa dele ou do Tite. Dente, continua nao me agradando, acho que so o banco resolve, apareceu apenas nas triangulacoes com o Paulinho e com o Alessandro mas os 2 sempre eram os que decidiam. Liedson, é o capeta, nesse esquema com o time pressionando os zagueiros nao tem sossego, e sobrou pra ele é meio gol.

    Wiliiam: gostei da movimentacao do cara, acho que nao merece as criticas que tem do blog. Nao é espetacular mas é esforcado e rapido, pra mim merece mais que o Dente estar no time.

    Tite: Titeou desde que chegou pra…. jogar no mesmo esquema do mano! testou morais , danilo pra… colocar o BC pelo meio! pra mim ta mais do que obvio nao? So falta termos uma jogada pela lateral esquerda (pra isso precisamos de um lateral decente, mas nao consigo pensar em ninguem…).

    Que venha o Mirassol! Precisaremos de um lateral esquerdo e um meia titular absoluto e inquestionavel pro brasileirao, ai ha esperanca!

    Curtir

    • 04/24/2011 21:52

      Tite monta times torcendo para que jogadores como Liédson ou, vá lá, Willian resolvam as partidas em jogadas heróicas. Não é um time que construa muitas jogada, repare que sua crítica foi em cima dos 3 jogadores que teoricamente seriam de criação: JH-BC-Dente. Tite quer de JH e Dente mais ação pelas pontas como atacantes, isolando o Bruno e enfraquecendo a criação.

      Quando o Willian entra, que é atacante e não meia extremo (como JH e Dente da era Mano), ele aparece com boa movimentação pois sai do setor de criação e vai disputar bolas com a dupla de zaga (que ontem era beeeem fraca).

      Esse jogo tático é decisivo para os 3 mal avaliados.

      Curtir

  3. 04/24/2011 11:23

    Vi um jogo diferente…

    O Corinthians jogou muito bem, marcando desdo o 1º minuto no campo do adversário (aliás não era isso que vc tanto pedia aqui o ano passado!), e por questão de sorte o jogo não foi 5 a 1! Criamos diversas chances de gol.

    E por questão de termos um goleiro fraco que falha em todo jogo decisivo (ou alguém esqueceu que fomos jogar pré-libertadores graças a trapapalhada do JC mão de sabão?) o jogo não ficou 5 a 0! (me pergunto até hoje porque o experiente Bobadilla não teve chance de jogar um jogo?!)

    Wiliam deve ser avaliado pelo que está apresentando em campo… e não antes da estreia já preconceituosamente rotula-lo de jogador de empresário… dentro de campo vem rendendo mais que o Dentinho (como disse um amigo acima). Da mesma forma, não sou fã do Tite mas o dia em que ele faz a coisa certa não acho certo ficar procurando pelo em ovo… ontem ele foi bem.

    Outra constatação, alguém duvidava que vender Bruno César a preço de banana seria de uma burrice imensa??? Tá aí… voltando a jogar muito!

    Ao contrário do que foi descrito no post, na minha opinião, esse foi um dos melhores jogos do Corinthians no ano (mesmo levando em consideração o nível do adversário!). Marcação sem dar espaço; fluidez no meio campo; e ataque rápido.

    Reforço minhas preocupações na temporada: a defesa! JC mão de sabão; e Castan beque de roça horroroso (Paulo André e Walace não são ótimos, mas melhores que LC sim!)

    Desculpe voltar aos comentários no excelente blog do amigo em um dia de discordâncias, mas acredito que o espaço é pro debate mesmo, não?!

    Abs!

    Curtir

    • Marcão Praia Grande permalink
      04/24/2011 11:59

      Thiago, queria te dar os parabéns pelo comentario. Concordo em grande parte com vc mas, só um adendo. Vc diz: Por questão de sorte não foi 5×1, eu complemento dizendo que por questão de sorte também não foi 2×2. Esse tilt é covarde demais, ainda não se tocou da grandeza do Corinthians. E, se em algum momento tivermos que decidir nos penatis, quem confia no nosso goleiro?
      Abraços e, Alvaro, parabéns pelos comentarios.

      Curtir

    • 04/24/2011 21:59

      Eu só discordo em se comparar Willian com Dentinho, pois um é atacante-atacante e Dente já não é mais isso há algum tempo. O problema — e já escrevi sobre isso — é que Tite isola JH e Dente nas pontas, prejudicando o próprio BC.

      No resto, não estou nem um pouco otimista. Vai ver que assistir ao jogo no estádio dá um sensação mais tensa.

      (Nunca tive problema com discordância de opinião. É a parte boa da coisa!)

      Curtir

  4. 04/24/2011 11:05

    – Tomamos o gol, olhei o replay, e falei: “Putz, ele ainda relou na bola…”. Meu pai, na hora: “Goleiro profissional não toma gol desse, dessa distância, sem ninguém na frente…”.

    – Nossos meninos do Terrão estão nos enterrando. Muito claro pra mim que Dentinho e JC só continuam pq têm as costas quentes…

    – A meu ver, jogadores razoáveis crescem demais em times bem montados. JH jogava muito com o Mano, posicionamento perfeito. Com o Tite, ele parece uma formiga atômica pilhada, dando carrinho onde não deve, sempre nervoso.

    – Apesar do ‘titês’, que prega recuos estúpidos, dando campo para times fracos, um time que quer ser campeão não pode perder tantos gols.

    – William pra mim entra na categoria dos jogadores razoáveis, ou seja, num bom esquema tático, pode crescer; sem contar que parece ter estrela. Detalhe: não me lembro do Dentinho fazendo gol decisivo, ainda mais com aquela categoria. Outro detalhe: ele encheu a bica mesmo, e não vi isso como errado, pombas! O goleiro dos caras tava pegando tudo. Pra terminar, só pra provocar o dono do blog: será que o Bill faria um gol daqueles? srsr

    Curtir

    • mucio rodolfo permalink
      04/24/2011 11:48

      Jeffdam. Também não venho gostando da postura do Dentinho ultimamente. Acho que ele está jogando pela janela a grande chance de ser ídolo do Timão. Mas só por questão de justiça, ele marcou gols decisivos contra o Fluminense , o Vasco e o Atlético-Pr em nossa caminhada rumo ao título da Copa do Brasil em 2009.

      Curtir

      • 04/24/2011 21:54

        O problema do Dentinho é tático: o time joga hoje de modo a isolá-lo na ponta. Dente não é Nilmar (o do Inter), não tem na velocidade uma arma. Esse jogo de ponta já custou caro a ele (e ao time) na época do Herrera.

        Curtir

    • 04/24/2011 22:04

      Sobre o JC, ele começa o lance batendo o tiro de meta na cabeça do atacante… Mas a bola dá uma quicada cafajeste antes de chegar na mão de sabão dele.

      Bill tocava no contrapé… Pô, o Bill é campeão paranaense com 2 gols em cima do time do Adilson Batista!

      Curtir

  5. Cesar Augusto permalink
    04/24/2011 1:31

    Hoje, finalmente, jogamos bem.

    Se não fosse o JC falhar, novamente, quando não podia, golearíamos o Itápolis.

    Pelo menos, a falha dupla do JC deu emoção ao jogo.

    A partida mostrou que o Bruno Cesar joga muito, mas muito mais que o Morais, e que só a teimosia do treinador explica o BC na reserva. E com ele em campo, somos mais agudos, somos mais mortais, finalizamos mais e temos muito mais recursos. O problema é que, às vezes, o meio fica desguarnecido.

    Enfim, gostei do BC que dá outro ritmo a equipe e gostei do William, que não é craque, mas de bobo nada tem. Fez gol de jogador esperto. Não pelo gol de hoje, mas pela sequência, entendo que o William foi uma boa aquisição.

    E quem vem me surpreendendo é o Paulinho. Marca muito, tem boa qualidade técnica, boa aproximação como elemento surpresa e ótima finalização.

    Se repararmos bem, iremos verificar que do meio para a frente o nosso time é muito bom. O problema é o goleiro, o quarto zagueiro e o FS.

    Aliás, as contratações para o Campeonato estão na nossa cara, ou seja, aqui em São Paulo.

    Esse Fábio, por exemplo, goleiro do Itápolis é melhor que o JC, de longe, sem contar que tem 2 metros de altura, boa envergadura. Ah, e é, obviamente, barato.

    Weldinho, do Paulista, já veio para a reserva do Alessandro. Eu preferia Artur, do SC.

    A dupla Gil e Renatinho da Ponte Preta caíria muito bem no Corinthians.

    Esse Fábio Santos, centrovante do Oeste, de bobo nada tem. Deve existir algum zagueiro melhor que o Castan e um lateral esquerdo melhor que o FS. A prioridade deve ser a contratação de jovens promessas do interior, uma vez que a nossa base está corrompida pelos feudos que dominam o PSJ.

    Se não existe base, neste momento, o interior é a vitrine.

    Passamos pelo Oeste, portanto, é agora é aguardar os carcamanos, a não ser que o Mirassol apronte. Individualmente, somos melhores. Coletivamente, nem tanto.

    Mas, jogando com uma dose de inteligência, temos boas chances de eliminá-los. Não há favoritos nesta semifinal.

    Na outra semifinal e para o campeonato, tem sim. Um time que tem Ganso, Neymar e Elano sempre é favorito, mesmo com o Muricy “Ratalho” no banco. Entretanto, os deuses do futebol, que são dignos, não permitirão que o Muricy, depois de toda a cafajestagem que fez com o Fluminense, ganhe alguma coisa com o insignificante time da baixada, que gasta, gasta e gasta e ninguém, minimamente sério, questiona de onde vem os recursos. Será que existe alguma parceria com investidores do leste europeu?

    Ou será que é com o Kia?

    Curtir

    • 04/24/2011 22:08

      O problema é que você deve somar a essas 3 contratações uma pá de cara para a reserva. Pois falta isso também.
      O nosso elenco é bem fraco e não vai aguentar o bra-11.

      Vi o Palmeiras hoje bem mais criativo que nós, mais franco na defesa e com um patético problema de finalização.

      Acho que o interesse do SP no Paulista é maior que o do Santos e ninguém esqueça, que o Muricy não é ousado o suficiente para jogar mata-mata.

      Curtir

  6. Fernando permalink
    04/24/2011 0:43

    Se o jogo fosse 5 x 1 pra nóis não teria sido nenhuma surpresa. O que perdemos de gol foi brincadeira. Até quando poderíamos matar o jogo de uma vez, desperdiçávamos.

    E depois de várias jogadas perdidas dessas, saiu o gol dos caras, em outra falha de JC. Você falou tudo Álvaro, nosso goleiro tem o preocupante hábito de falhar pontualmente em jogos decisivos. Mesmo assim, tivemos o domínio e a maior posse da bola o jogo inteiro, caindo um pouco depois do nosso segundo gol.

    E o Willian resolveu fazer eu queimar a língua, hoje. Falei que o cara era fraquíssimo há uns 2 posts atrás e aí ele me faz um GOLAÇO daqueles. Então, eu publicamente declaro aqui, para todos os efeitos, que passo a considerá-lo “voluntarioso”, em promoção à “fraquíssimo”. E as próximas linhas desse meu comentário vai em homenagem ao gol da classificação:

    (…)
    (…)

    Por último: que se realize a “profeciabilidade” do Tite amanhã, e que venha o Mirassol!!!

    Curtir

    • 04/24/2011 22:12

      Willian passa para a categoria de herói!

      Lembro que o Bill foi o herói de um jogo contra o Santos no Paca…

      Curtir

      • mucio rodolfo permalink
        04/24/2011 23:34

        Certa vez a quinta G (a minha turma) bateu a quinta F num jogo contra. Eu fiz o gol da vitória. Foi após uma cobrança de escanteio, a bola passou por todo mundo e lá estava o meu pé oportunista fazendo-a passar entre as latas de óleo. Foi omeu dia de glória. Foi a única coisa que eu fiz no jogo todo.

        Curtir

  7. Marcos Andrade permalink
    04/24/2011 0:30

    Caro Álvaro, você tem um texto bom e algumas tiradas muito inteligentes. No entanto, por talvez querer ser mais realista do que o Rei, comete alguns erros de lógica, como um esquema que flerte com o empate pode criar pelo menos 8 chances claras de gol? Li um comentário seu no Blog do Paulinho, o verdadeiro, onde você diz achar os técnicos do outros melhores do que o Tite. Discordo, o Tite, mesmo não sendo o dos meus sonhos, é infinitamente mais inteligente e digno do que o Burricy e do que a Filipinha, dois das figuras mais nogentas e burras que eu já tive o desprazer de conhecer, o Carpa me parece mais digno e menos burro do que os outros, está no mesmo patamar do Tite. Quanto aos elencos, me desculpe, mas o William considerado uma comédia aqui, seria titular em qualquer dos outros. Como disse lá, dos outros seriam titulares no Timão, a Carmen Miranda, o Cleber e o Ganso, o Neimalinhainhaqualadinha nem no banco ficaria, pois banco do Dentinho já temos o William. Tenho dito!!! E o PAULISTAO EH O CAMPEONATO MAIS IMPORTANTE DO BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

    • 04/24/2011 22:16

      Eu concordo que o PAULISTÃO é o campeonato mais importante do Brasil, já sobre o Tite… Acho que ele é, de fato, o técnico para esse elenco. Que é fraco.

      Curtir

  8. 04/24/2011 0:29

    O time jogou bem melhor se comparar com os últimos 3, 4 jogos. Muito mais por falha de marcação do Oeste que por méritos do Corinthians. Quem vinha de trás com a bola chegava sozinho porque o time deles não tinha ninguém na sobra ali no meio, tanto que Ralf, Chicão e Castán conseguiram chegar ao menos uma vez na área com a bola dominada.

    E esse esquema de ir pros penaltis com o empate é a parte boa do regulamento. Aqui em SC, se der empate na semi ou na final do turno/returno passa o time de melhor campanha, o que é extremamente broxante.

    Semana que vem é pra cima da porcada!

    Curtir

  9. mucio rodolfo permalink
    04/24/2011 0:16

    1- Tite tem seus conceitos futebolísticos. Não são do agrado da maioria dos torcedores, mas com eles, consegue alguns bons resultados, embora muitos façam questao de minimizá-los acusando falhas alheias aquilo que deveria ser creditado como mérito do Adenor. No futebol existe espaço para todos os gêneros -creio eu. Do técnico que gosta de armar times quase kamikazes a técnico adepto de um verdadeiro ferrolho suiço. Nesta forma titeana de ver o mundo já encaramos alguns times bons e nos demos bem. É possível ser feliz com o Tite. Pode ser bastante difícil, mas é possível.
    2- Eu gostei da disposição do time hoje. Não ficou alheio aos gritos da torcida. Foi para cima do adversário. Acho que até exagerou na dose. Em alguns momentos, o jogo pedia mais calma, mais toque de bola.
    3- Eu fui contra a contratação do William Xororó. Mas vc não acha que está pegando pesado com o rapaz? DE fato não se trata de um atacante de encher os olhos, mas esta longe de ser cego de bola. Se faltou inteligência na conclusão, sobrou eficiência.
    4- Acho que falta um “marvado” neste time. Falta aquele jogador dotado da boa malandragem, capaz de irritar o adversário, acalmar os companheiros.

    Curtir

Deixe um comentário