Skip to content

Hora de ser mais Corinthians

05/07/2011

Timão disputa mais uma final de Paulistão e mais uma vez chega com um elenco inferior e com uma diretoria burra bagarai, que, justo na semana de uma final, lançou um monte de notas MENTIROSAS na imprensa sobre contratações de craques-celebridade. Isso não é lá novidade, muito menos dificuldade, afinal, contra tudo e contra todos: AQUI É CORINTHIANS!

Atentos ao fato de que esse Santos não é mais aquele time superconfuso de 2 meses atrás, muito menos o time superofensivo de 1 ano atrás; Santos segue a concepção muriciana, ataca com 2 a 3 jogadores apenas, num 4-3-1-2:

É um time mais coeso, sim, mas que não vive mais (ou está saindo) da “Lei do Índio”. A Lei do Índio – homenagem ao 1º lateral direito campeão do mundo — é outra coisa que eu estou bolando e diz mais ou menos assim: times com 3 a 4 jogadores muito bons, outros tantos medianos e que vence mais do que 4 jogos seguidos, torna jogadores muito fracos bons jogadores e jogadores medianos em craques. Pois bem, isso parece que não têm mais lá. O lateral direito já não está lá aquelas coisas, a bola do Zé Eduardo VOLTOU a não entrar como sempre, o Arouca não toca mais tão bem…

Mas ainda é um time, no elenco e na arrumação tática, muito superior ao nosso.

Timão

Vai aproveitar o cansaço santista? Tenho sérias dúvidas, pois não somos um time de velocidade e pressão na saída de bola. No derby, inclusive, perdemos na parte física com larga margem.

Esse é o jogo ideal para se testar o modelo titeano, do qual nosso técnico não abriu mão nem para pequenos testes em partidas já ganhas: jogaremos muito compactos, tirando o espaço entre a linha da defesa e do meio de campo, dificultado o trabalho do Neymar e, principalmente, o do Ganso. Foi isso que o time mostrou o semestre inteiro: compactação baseada no recuo da linha de 3 meias para a intermediária defensiva. Como custo, o time fica com uma saída de bola medíocre e muito recuado para o contra-ataque.

Vai dar certo?

Vejo uma vantagem no sistema, como nossos laterais são INCRITICÁVEIS de tão ruins e com um pentelho como o Neymar do outro lado, só a compactação salva. Isso, somada a superação técnica que só o Corinthians é capaz de mostrar numa final, pode ser a chave da vitória.

Pessoalmente, eu teria outras alternativas, como o Peruano ou o Morais no lugar do Dente, mas isso sequer foi testado pelo Tite.

Alternativas

  • Muricy tem tirado o Zé no 2º tempo e colocado um 3º zagueiro, com Ganso e Neymar isolados, isso seria ótimo para JH/Dente.
  • William, o nosso atacante de aproveitamento enigmático, quando entra faz gol, mas enfraquece nosso meio de campo e isso, contra um time que joga com 4 a 5 por alí é suicídio.

Espero um baita jogo de superação do nosso lado e um belo cagaço do outro!

Anúncios
10 Comentários leave one →
  1. Marcos Andrade permalink
    05/08/2011 12:57

    Vamos lá, os técnicos são burros na mesma medida, um mais idiota do que o outro o Burricy tem a “vantagem” de subornas apitadores e bandeirinhas como ninguém e o Tite, me parece honesto, não usa deste expediente, eu acho qualidade isto, tem gente que acha o mau-carater Burricy melhor por subornar mais, eu nâo!!!!!!!!!!!
    Elenco, vamos lá:

    Julio CesarX Rafael- empate, os dois são goleiros com potencial, mas ainda inexperientes.
    JonathamX Moacir- empate, não dá para dizer quem é pior, o Alessandro é infinitamente melhor do que os dois.
    ChicãoX Edu Dracena, Chicâo muito melhor
    LéoXFabio Santos- o Léo apesar de horrível ainda é melhor do que o ridículo Fábio Santos
    RalfXDanilo- covardia comparar, o Ralf é infinitamente melhor
    PauulinhoXArouca- o Arouca é ridículo foi inventado, conseguiu ser reserva do reserva nos Bambis Paulistas e Cariocas, não sei como agora resolveram dizer que o mediocre joga alguma coisa.
    BCXGanso- empate
    NeymalaqualhadaXDentinho- Dentinho inifinitamente melhor
    JHXZé Eduarado- JH, sem comentários

    Portano em lenco ganhamos fácil, é só parar, pensar, simples assim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

    • Marcos Andrade permalink
      05/08/2011 15:17

      Esqueci, o Liedson também é infinitamente melhor do que o Zé Eduardo.

      Curtir

      • Marcos Andrade permalink
        05/08/2011 15:18

        E o Castan também é infinitamente melhor do que o Durval.

        Curtir

  2. Emboava permalink
    05/07/2011 18:14

    Eu nem sei se vou assistir o jogo… mas espero uma vitória em casa… sem tomar gol de preferencia… mas acredito que vá ser um jogo chato com os dois times com medo de atacar… jogando na base de ataque individuais de alguns jogadores…

    Curtir

  3. 05/07/2011 15:18

    O campeonato paulista é extremamente útil pra testar variações de formação e usar jogadores reservas/juniores, só que o Corinthians não fez isso nenhuma vez nesse campeonato. Vai acontecer a mesma coisa que aconteceu com o Brasil na Copa do Mundo ano passado: a seleção levou um gol e o Dunga se perdeu completamente porque não tinha nenhuma alternativa de jogo, e acabou caindo fora nas quartas.

    Mas, nessa altura, o que mais importa é vontade. Pode ser no toque de bola ou no chutão, eu só quer ver o Corinthians campeão!

    Curtir

  4. mucio rodolfo permalink
    05/07/2011 14:59

    1- Eu me lembro de uma reportagem publicada pela revista Placar sobre a eliminação do Atlético Mineiro no Campeonato Brasileiro de 78. Para os mais novos, o CB tinha dezenas e dezenas de clubes, era divididos em fases e tinha até repescagem. Pois bem naquele ano o Galo Mineiro caiu na segunda fase, ficando atrás de Goytacás de Campos e Vitória da Bahia. A anormalidade aumenta quando se descobre que este mesmo time (praticamente) havia sido a grande sensação do campeonato anterior e que perdeu o título pros bambis nos penaltis, com três jogadores seus chutanto penaltis para fora (ou seja o goleiro bambi não fez uma única defesa). Na matéria um dos jogadores atleticanos dizia mais ou menos isso: “quando a fase é boa, craque vira super craque, jogador bonzinho vira craque e jogador ruim não atrapalha.” Eu sempre penso nesta frase quando vejos jogadores de times em fases inspiradas serem exaltados como monstros (no sentido positivo).
    2- Pegando carona no comentário do Márcio. Eu acho que justamente o curso de psicologia que o Tite fez pelo Instituto Universal Brasileiro é que pode ser de extrema utilidade para nós, no sentido de tirar dos jogadores este algo mais, esta vontade de superação, de provar mais uma vez que a mídia está enganada ao decretar de forma velada o outro lado como campeão

    Curtir

  5. Márcio permalink
    05/07/2011 14:44

    Uma coisa que me chama atenção é que na hora que temos que ser mais Corinthians (porque, de fato, o adversário tem mais recursos para decidir um jogo que nós, convenhamos) não temos um técnico apto a explorar isso. Não vejo nele um perfil voltado a invocar a história alvinegra e ver que, sim, é possível nos deliciarmos com um banquete à base de peixe neste final de semana e no próximo.
    Na minha opinião um jogo desses não deve ficar restrito à parte tática que, sim, é importante, mas acho que o time precisa de um algo mais, um trabalho psicológico para mexer com os jogadores.
    Se o Tite for um pouquinho esperto, vai ver que já provou de nosso veneno: a equipe treinada por ele era a favorita para a Copa do Brasil-2009 segundo a “imprença velha de guerra”. Acredito que ele ainda deva se lembrar de como tudo acabou para ele no final da noite de 1 de julho de 2009…

    Curtir

  6. jeff permalink
    05/07/2011 12:36

    Bela pré-análise. Meu medo é que todas as cagadas do futebol brasileiro já rolaram essa semana.

    Será que dá pra rolar mais uma?

    Curtir

Trackbacks

  1. Timão 0 x 0 San7os, em busca do Corinthians « Não pára de lutar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: