Skip to content

Uma afinada do tamanho da América!

07/03/2011

A Copa América é a soma da conveniência dos patrocinadores com a megalomania sulamericana. Concordo com tudo mundo: no máximo, seria disputada de 4 em 4 anos e sem essa de tirar jogos importantes de Domingo.

Mas como não tinha Coringão, acabamos vendo o quê? Eu vi o tal do Ganso dar um AFINADA HISTÓRICA em Mar del Plata. Se eu fosse jornalista com dinheiro investido ali, imploraria para o Santos vender à primeira oferta européia.

Olha que eu acho um jogador com todo potencial para ser craque, mas ele afinou nesse jogo como afinara, se vocês lembram, na Copa Sub-20.

Honestamente, pode ser que a maioria não concorde comigo, mas Diego jogou mais bola no início da carreira e não vingou o prometido.

Fato é que a seleção brasileira está numa safra muito ruim e na mão de promessas. Nada mais que promessas.

Anúncios
14 Comentários leave one →
  1. Marcos Andrade permalink
    07/05/2011 15:31

    O Ganso amarelou, já o Neimalaqualhada é o que eu canso de repetir, não joga nada, é uma invençao, ridículo, conheço trinta moleques da minha rua que jogam mais do que esta bosta e são muito mais educados!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11

    Curtir

  2. Luis Fontes permalink
    07/04/2011 18:04

    Olha, 2 mascaras em um unico time nao da… ou fica Neymar ou Robinho… Neymar tem mais potencial, esta com mais vontade, quer se firmar como a estrela que a globo pinta para nao despencar mais ainda em audiencia, ja Robinho e a velha mascara de sempre, so jogou pra valer no santos, depois caiu na farra com os medalhoes do antigo grupo da esquadra brasileira e nao jogou mais nada… Mano que se cuide, pois a falta de objetiovidade, maturidade e compromisso deste grupo, parece ser tao grande quanto o time de 2006.

    Curtir

  3. mucio rodolfo permalink
    07/04/2011 14:09

    A midia já encontrou um culpado para que Neymar, Ganso……não mostrassem o futebol espetáculo, o futebol arte que todos esperavam. Lógico que o “culpado” se chama Mano Menezes. Ainda mais que, como já foi dito por outro frequentador deste espaço, esta mídia baba um ovo tremendo pelo tal de Muriçoca. Aliás, se este recusou o convite para trabalhar na seleção o ano passado porque segundo alguns o seu caráter o impede de trabalhar ao lado de um mafioso por que aceitaria dessa vez? Esperto é o presidente dos sardinhas que no meio deste falatório afirma que a seleção está bem servida com o Mano. E ele é besta de querer correr o risco de mudar o comando técnico da sua equipe? Bem diferente de um outro presidente que praticamente ofereceu o técnico da sua equipe para a CBF e com isto comprometeu um campeonato que estaria ganho.

    Curtir

    • 07/05/2011 15:07

      O que é mais curioso é que Muricy montaria uma seleção menos ofensiva ainda. Como ele fez com o próprio Santos: isolou o Neymar no ataque, como um pescador de gols salvadores.

      Curtir

  4. Vandre Fonseca permalink
    07/03/2011 20:52

    Ganso amarelou. O Neymar não é cara para ser titular da seleção, pelo menos por enquanto. Ele prefere drlblar porque não acerta um passe. No time que jogou hoje, era tira estes dois e colocar o tal Lucas e o Elias ou mesmo Elano. Pelo teríamos gente em campo com voltade de jogar.

    Curtir

    • 07/05/2011 15:09

      Acho que se levantou de mais a bola das promessas. Deveria ter um cara com moral para colocá-los no banco.

      O problema é que não sobrou nenhum jogador bom na frente para servir de referência. Todos são ou enganadores (Robinho) ou promessas (Pato).

      Curtir

  5. 07/03/2011 19:48

    Velho, o que mais me dá raiva é essa insistência com o tal 4-2-3-1. Ver a seleção me faz lembrar o Corinthians, em que os 2 volantes saem de trás com a bola e são obrigados a distribuí-la a atuarem como armadores, visto que o resto dos jogadores ofensivos fica todo na frente. Essa história de jogar com 3 atacantes é uma baite furada se vc não tiver pelo menos um bom meia criativo e volantes técnicos que saibam o que fazer com a bola, além de sobrecarregar todos os jogadores com função defensiva. Eu sacaria o Robinho fácil, e botaria o Elano para formar um losângo no meio, com Lucas Leiva – Elias – Elano – Ganso. Apenas Pato e Neymar na frente.
    Quanto ao Timão, faria a mesma mudança tática. Mais um homem no meio por um atacante (Willian ou JH sairiam, e Edenilson ou Alex entrariam). Nossa zaga ficaria mais protegida, o JH e o Ralf ficariam menos desgastados, e acho até que o usual problema de falta de posse de bola no 2° tempo seria atenuado.

    Curtir

    • 07/05/2011 17:09

      Com o que ele tem, melhor é dois atacantes.

      E com o que ele não tem, que são meias de armação, é melhor colocar logo dois: Ganso/Jadson ou outra composição que case bem nos treinos.

      Acho que o Mano deve olhar que o 4-2-3-1 não dá certo se o Ganso não jogar 5 estrelas. Pois aí, o Douglas gordo é o único no Brasil que sabe jogar (quando quer).

      Curtir

  6. 07/03/2011 19:48

    O problema não é de safra ruim, é que não tem nenhum atacante confiável pra botar a bola pra dentro, e faz tempo que isso não acontece. Os últimos donos da 9 foram Romário e Ronaldo, é óbvio que qualquer um que entre não vai chegar no mesmo nível.

    A zaga brasileira é de outro mundo. Posso afirmar sem sombra de dúvidas que é a melhor do mundo. Um dos melhoes goleiros do mundo (JC), dupla de zaga com dois excelentes zagueiros (Lúcio e Thiago Silva), o melhor lateral direito atualmente (Daniel Alves, e tem o Maicon no banco) e o melhor esquerdo também (Marcelo, que não foi convocado não sei porquê).
    O problema começa do meio pra frente. De primeiro volante tem Lucas e Sandro, pra essa posição não tem problema. O segundo volante já complica. Ramires é bom, mas jogou só uma boa partida pelo Brasil. O Elias não rende a mesma coisa que rendia no Corinthians. A melhor opção que eu vejo é o Hernanes, que tem bom passe e visão de jogo. Mas também ficou de fora.

    A camisa 10 tá vaga. Ganso não consegue jogar sob pressão, e deixar ele como única alternativa pra bola chegar no ataque não é legal. Robinho e Neymar são dois pipoqueiros, historicamente. E o Pato até que se esforça, mas não conseguiu ter uma sequência na seleção e quando entrou foi mal.

    Por isso que mandar o Dunga embora foi um erro. Ele não formou um time em volta de jogadores ofensivos como o Mano tá tentando fazer e não tá conseguindo por falta de talento. A seleção do Dunga dificilmente tomava gol e tinha o melhor contra ataque do mundo, jogo que se encaixa com as características do time. O problema é que o povo brasileiro não gosta de ver a seleção jogando no contra ataque, aí crucificaram o técnico quando perdeu nas quartas pra uma seleção melhor que a nossa.

    Minha seleção:
    JC, Dani Alves, Thiago Silva, Lucio, Marcelo, Lucas, Sandro, Hernanes, Jadson, Pato e Nilmar. Um 4-2-2-2 com dois atacantes de movimentação, um meia atacante e um meia armador, com dois volantes presos na marcação pra liberar os laterais.

    Seleção alternativa:
    JC, Dani Alves, Thiago Silva, Lucio, David Luis, Marcelo, Lucas, Sandro, Hernanes, Nilmar, Neymar e Pato. A ideia seria algo parecido com o 3-4-3 do México na Copa 2010 e com o 3-4-2-1 do Napoli, mas aqui falta um centroavante à moda antiga, talvez Hulk no lugar do Pato funcione.

    Curtir

  7. Fernando permalink
    07/03/2011 19:43

    A Copa América é tipo Paulista: Ganhou, é baba, não vale nada, só tem Argentina e Uruguai; perdeu, te crucificam a derrota. Mas concordo que o Ganso – e também o Neymar – AFINARAM bonito. Aliás, o Ganso hoje me lembrou o Zinho na Copa de 94, “A Enceradeira”: rodava, rodava e não saía do lugar. Neymala não acertou um drible, Pato apagado, Robinho mais apagado ainda, Ramires estava tropeçando nas próprias pernas e não acertamos um cruzamento que fosse. Na defesa não fomos exigidos.

    Concordo com o César sobre o Mano, aliás é uma teoria que eu já havia pensado fazia tempo: o Mano tá jogando o Destino dele nessa Copa América. Se ele ganhar fica, se não, babau. O fetiche lambe-saco que essa imprensinha tem com o Murici é impressionante.

    Curtir

  8. Raphael permalink
    07/03/2011 19:23

    Se perguntassem ao Tevez, ele diria que o Corinthians também tá melhor do que a seleção Brasileira…

    Sobre o futebol do Ganso, eu também achei uma baita amarelada. O Ganso, de fato, jogou bem uma meia duzia de jogos ano passado e então teve a lesão. Não dá pra por na conta os jogos do Santos contra o Asa de Piraporinha, quando metiam 8 x 0… isso é mais fácil do que treino.

    Nessa meia-duzia de jogos ele mostrou um baita potencial, que durante esse período de recuperação dele ficou inflacionando… inflacionando… até que hoje já o pintam como um grande craque (poderá vir a ser, mas ainda é apenas uma promessa).

    E sobre a seleção, falta O CARA a esse time. Tirando o Lúcio, um monstro, não vejo nenhum outro jogador que imponha respeito aos adversários. Até o Adriano, em forma, seria protagonista nesse time.

    O candidato a “líder” da renovação atende pelo nome de Robinho, que não tem bola pra jogar na seleção há um bom tempo e não chegou nem perto de atender a expectativa criada em cima do seu futebol em início de carreira.

    Neymar, Ganso, Pato, Thiago Silva… ainda falta experiência a esses caras. Tem um potencial enorme, mas somando o curriculum dos quatro não dá metade dos títulos de um Roberto Carlos ou Ronaldo por exemplo.

    E fim de semana sem Corinthians é um saco!

    Curtir

  9. Cesar Augusto permalink
    07/03/2011 19:06

    O último parágrafo diz tudo.

    O Brasil não tem uma geração tão talentosa assim. É uma geração mediana. Aliás o Vanderlei Luxemburgo já dizia isso há uns 5 anos, pelo menos.

    Mas aqui no Brasil, terra do oba-oba, a coisa mais fácil do mundo é ser jogador de futebol., tendo em vista que qualquer mau resultado, em regra, a culpa é do treinador.

    E o Mano Menezes, que já não conta com a simpatia da mídia tupiniquim que prefere claramente o Muricy ou Scolari, se não fizer esse time melhorar durante a Copa América será crucificado.

    Porém, de fato, não temos jogadores prontos para assumirem a responsabilidade numa Copa do Mundo por culpa única e exclusiva do Dunga, que não renovou a Seleção em 2010. O Brasil levou à Copa uma série de jogadores com idade avançada e futebol mediano, casos de Kléberson, Júlio Baptista, Grafite, Gilberto, Gilberto Silva, Elano, entre outros que não mereciam jogar copa alguma.

    Agora quem paga ou pagará o pato é o Mano, que, verdade seja dita, vem errando mais que o normal no meu entender.

    Já é que para renovar a Seleção não há razão alguma para levar jogadores como Lúcio, que terá 36 anos em 2014, e Elano, que terá 34 e Fred, que terá 33. É um equívoco.

    Ademais, no Brasil aquela frase do rei morto, rei posto, vigora de forma cruel. Sai Ronaldo, entra Neymar no posto de novo rei do futebol brasileiro de uma forma absolutamente precipitada.

    O Neymar joga muito, mas não está pronto para ser protagonista na Seleção. Aliás, nenhum dos jogadores mais ofensivos estão preparados para o protagonismo. Mas, por causa da inoperante renovação em 2010, é assim que será. Não há outro jeito a não ser antecipar etapas.

    O Brasil tem carência em várias posições. A lateral esquerda do Brasil é muito fraca. O André Santos marca mal, apoia muito bem, mas continua estampada em seu rosto uma contudente máscara. O seu reserva é o Adriano, do Barcelona, que é horroroso. Logo, nesta posição, o melhor é o Marcelo, do Real, mas, segundo li, houve problemas entre ele e o treinador.

    A zaga é excelente. Mas será que Lúcio já não está um pouco passado. Por que não David Luiz? Esse garoto joga muito e, no meu entender, não há razão nenhuma para a convocação do Lúcio, pois é preciso dar experiência ao zagueiro do Chelsea, que é a bola da vez. Será que o Lúcio é eterno na Seleção?

    JC é indiscutível, mas será que Victor e Jeferson são goleiros de seleção?

    E Lucas Leiva. Será que é titular apenas por teimosia do Mano?

    Será que não há outro volante mais gabaritado?

    Ramirez é excelente, mas não pode ser insubstituível. É preciso criar novas opções. A Seleção não pode ter atletas com cadeira cativa.

    E o que falar da posição de meia, onde PHG, mesmo fora de forma, é a única solução. Não há meias centrais com capacidade de cadência de jogo, razão pela qual o MM esperou o Ganso até o último minuto.

    E o que falar de Robinho, que é titular perpétuo da Seleção?

    E o que falar da carência de um centrovante, desde a saída de Ronaldo, em 2006?

    Não há centroavantes à moda antiga, apenas velocistas que jogam centralizados, como o Pato, que não é centroavante. No Milan, o Pato joga aberto pela direita, o Robinho pela esquerda e o Ibra centralizado.

    Enfim, a geração é mediana e não foi renovada de modo oportuno em 2010.

    O trabalho do Dunga, exceto os resultados, foi lamentável.

    Já Mano Menezes terá que conseguir alguns dos resultados alcançados pelo Dunga, caso contrário, não chegará a 2014. Poucos são capazes de analisar que o seu trabalho, diferentemente do alardeia a imprensa, é o mais difícil de todos os tempos.

    Ao invés de analisarem as questões que fizeram a Seleção Brasileira chegar a este estado, muitos preferem falar do seu modo de vestir e cobrá-lo de uma fatura que, por enquanto, não é sua.

    Por derradeiro, a Copa América é uma várzea. Um torneio absolutamente medíocre com grupos formados na politicagem. O país anfitrião sempre pega uma baba na estréia. E o Brasil, sempre forte politicamente, em regra, pega a Venezuela.

    A Copa América, mesmo com a imprensa fazendo um baita oba-oba, é uma várzea. E não é de hoje.

    Curtir

Trackbacks

  1. Mesa a circunferência tem passar totalmente a linha de fundo. « Não pára de lutar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: