Skip to content

Timão 2 x 1 Vasco, não vejo ninguém na minha frente!

07/07/2011

Podemos e devemos ter todas as divergências políticas contra Itamar Franco, mas é inegável o tratamento perjorativo que ele sempre recebeu da mídia e do povo de Piratininga. Mesmo morto, a balada se manteve: ontem à noite não houve hino nacional (que é até lei) e se seguiu um vergonhoso minuto de silêncio.

Como o Pacaembu não gosta de desrespeito, já abrimos no 0x1 Juninho, de falta, como cantado no pré-jogo. Ao melhor “momento Manga”, a falha grotesca foi só um aviso da montanha russa de emoções que seria nosso arqueiro em 90 minutos.

Vasco entrou num 4-1-4-1, como outrora Ricardo Gomes tinha escalado o próprio SPFC. Timão manteve o seu 4-2-3-1 em que Danilo joga, de fato, como ponta-de-lança bem ao lado do Liédson. É exatamente a mesma solução que Nelsinho achou para o Neto em 90, um jogador também sem condições físicas. O posicionamento funcionou, com os 4 da frente no mano-a-mano com a linha de zaga. Adversário respondeu recuando o volante para marcar o Danilo (como o SPFC também o fez no 5×0).

O jogo começou viril e, sobre isso, minha tese é que foi algo do Tite, por um par de razões: (1) esse juiz (muito ruim) não marca pontapé e (2) para catalisar a preguiça vascaína pós-CB. Enquanto o Vasco estava interessado no jogo, assisti das partidas mais duras do Timão no ano, muito em função do nível técnico parecido das equipes.

Eles começaram com a marcação bem alta o que comprometeu a saída de bola. Mas Corinthians foi se impondo, com Liédson, Danilo e Wélder B. gastando a bola (nitidamente, a opção foi segurar o Paulinho e avançar o lateral).

Aos 21, Ralf 1×1 num chute a la volante, no segundo frango da noite. 20 minutos depois, veio o Paulinho 2×1 no que era para ser um golaço, mas ficou meio feio pelo chute também a la volante.

Com Tite vencendo por 2×1 e com o Vasco já na zona de preguiça, agüenta o 2º tempo!

O seu time recua como o meu? É assim que Timão se posiciona no escanteio adversário!

Tite acertou a 1ª substituição tardia ao colocar o BARRIGUDO Émerson T. no lugar do péssimo Willian. O problema é que Willian era quem marcava Felipe e Émerson herdou a função. Com o MARRENTO Felipe movimentando-se cada vez mais para o centro de campo, Émerson não conseguiu acompanhá-lo e livre, o marrento começa a distribuir bolas como se fosse pelada na colina. A situação ainda vai se agravar quando, um pouco mais a frente, o Juninho sai e Felipe resolve jogar como meia bem centralizado (que ninguém esqueça, todavia, que o ataque vascaino é bem fraco).

A entrada mais esperada foi Alex no lugar do Danilo – este aqui saiu aplaudidíssimo. Foi a primeira vez que vi Alex jogar e não quero afirmar o que pareceu óbvio: não é meia armador nem aqui nem na Rússia! Armadores fazem passes e lançamentos instintivos — veja Danilo sempre tentando o passe — Alex não tem passe de armador (como eu acho que o Morais também não tem).

Acho que se contratou pensando uma coisa e ele é outra. O resultado foi que o Time ficou sem armação alguma – coisa que o Tite, pelo visto, não se importa – e Felipe foi esquecido pelo Emérson (que preferiu ficar trombando com Alex na direita). Tite corrigiu colocando o Edenilson para colar no Felipe.

Não é ser purista nem féchium: mas as cores da chuteira deveriam respeitar as cores do clube.

O vascaíno sente agora o que sentimos em 2009: por conta do tal “atalho para a despertadores”, o clube acaba o ano no meio da temporada. Total distorção do que é futebol e do que o torcedor quer do seu time. Distorção essa que é esfumaçada por pseudo-celebridades estuprando a camisa cruz-maltina.

Quanto ao Timão, mesmo com 5 bombas relógio prontas para explodir (e uma delas explodiu logo aos 2 minutos), o sistema de Tite vai se sustentando. A decisão de colocar Danilo como ponta-de-lança foi inteligente, pois agora ele não precisa correr atrás do lateral direito.

Eu ainda pergunto: essa embalada fantástica conseguirá desarmar as tais bombas? Ou: Danilo agüenta jogar Domingo?

Em tempo: para quem não sabe, campeão brasileiro (tirando 2009) precisa de 73 pts ou 64% de aproveitamento (em 2010 foram 71 pts). Faltam só 54 pts (1,7 pts/jogo – 1 vitória e 2 empates a cada 3 jogos).

Anúncios
63 Comentários leave one →
  1. 08/02/2011 3:44

    poxa, gostei do teu site!

    Curtir

  2. Luiz SCCP permalink
    07/07/2011 22:54

    Uma coisa temos que dar o braço a torcer para oTite, ele armou o sistema defensivo de uma maneira impressionante.
    Até agora não levamos nenhum gol legal e nem de bola rolando no campeonato.
    Gremio – penalti inexistente
    Coritiba – jogada ensaiada de falta, com impedimento.
    Flamengo – falta de longe que não aconteceu
    Vasco – falta de longe que não aconteceu

    Curtir

  3. Claudio permalink
    07/07/2011 22:35

    A foto do escanteio é pra demissão do técnico por justa causa. Sem mais…

    Curtir

  4. Luiz SCCP permalink
    07/07/2011 20:04

    Gostei muito do jogo ontem, o domínio do meio campo foi algo absurdo no primeiro tempo, mas tem q de fazer a ressalva de que a escalação do Vasco facilitou muito a nossa vida. A linha de meias e o atacante nao marcavam ninguém, por isso tb a facilidade q ralf e Paulinho tiveram.
    O Welder se posicionou bem, mas eu contei 7 vezes que ele foi pra cima do Márcio Careca e perdeu. Mas vejo boas perspectivas para ele. O problema é q o Tite e sua coerenciabilidade, com a volta do Alessandro vai jogar o novato no banco sem pensar duas vezes.
    Quanto ao Alex e Emerson, pra mim esses caras tem q mostrar muita bola antes de pensarem em ser titular. Passamos 6 meses sofrendo com um catadao, a hora q deu liga, nao se deve mexer para por jogadores q ate agora nao sao nada alem de nomes por enquanto ( e medianos).

    Curtir

  5. Thiago Guadalupe permalink
    07/07/2011 18:09

    Jogamos muito bem! E tô gostando muito dessa marcação pressão… não achei que diria isso mas tenho que admitir que Tite vem realizando bom trabalho!

    Sobre as preocupações:

    – JC teve noite de JC ontem… vamos esperar o Renan ficar sem ritmo nenhum, aí ele entra em um jogo isolado, falha, e queimamos um menino de real pontencial! Só pode ser esse o plano.

    – Alex, Emerson, Wiliam, Edenílson… (sem falar em Adriano) esse monte de opções de elenco não é problema é solução… por isso que não concordo quando dizem que nosso elenco é fraco… é bom e com muitas peças para aguentar até o final do ano!

    – Danilo nessa função tem condição de jogar sempre.

    – Notaram que não sentimos a ausência do Alessandro?

    – Continuo otimista com o Alex… pois já vi ele jogar muita bola… assim como não perdi as esperanças com o Danilo, e hoje ele está jogando o que sabe!

    Até a próxima vitória amigos!

    Vai Corinthians!

    Curtir

    • 07/07/2011 19:29

      Isso do Renan era o que eu iria escrever quando finalmente ele fosse escalado.

      Parece coisa pensada do Tite.

      Curtir

    • Emboava permalink
      07/07/2011 19:50

      O Alessandro faz falta sim e se nota. Dá pra ver que o Weldinho não é muito bom na defesa e comete muitos erros no ataque. O Alessandro dá muito mais segurança e confiabilidade (Titenês) para o lado direito.

      O Weldinho ainda tem que aprender mais e entrar sempre que o Alessandro se machucar. Ele ainda é fraco pra ser titular absoluto. Mas essa sequencia que ele teve foi muito boa. Espero que o Corinthians tente segurálo e não vendelo daqui 6 meses…

      Curtir

  6. Fernando permalink
    07/07/2011 17:37

    Achei que o Corinthians jogou bem e mostrou poder de reação, aliás, o mesmo poder que já havíamos demonstrado no nosso 1º jogo, contra o Grêmio (virada de 2 x 1 também). Até acho que poderíamos ter ganho com certa tranquilidade, não fosse o peru que o nosso arremedo de goleiro fez questão de tomar logo aos 2 minutos. O jogo todo, quando a bola ia pra ele, matava um do coração. Teve uma saída esquisita no fim do jogo, que ele fez que foi sair da área, foi recuando, recuando, e o vascaíno quase tomou a bola. A sorte é que o Vuaden – PÉSSIMA arbitragem, confusa, a partir do gol da virada não marcava nada pro Corinthians – já tinha marcado impedimento.

    O que se passa na cabeça do Tite de manter esse cara, o que se passa na cabeça do JC quando disse que não levou frango? Bateu no “morrinho artilheiro”, é verdade, mas a bola era defensável, como já disseram aqui. Fora uns 2 ou 3 outros lances que ele fez de tudo pra levar o gol de empate. Aí quando você da numerada tenta puxar um coro de “Renan, Renan” os caras te olham feio. Não dá pra entender tanta moral. Se não vamos pressionar no estádio vamos pressionar aonde? Fora do campo é muito pior.

    E a resposta para a pergunta do último parágrafo, na minha opinião, é: não. Por mim, já sairia jogando com o Alex direto (mas corrigindo o posicionamento dele).

    Curtir

    • 07/07/2011 19:28

      Eu estava muito longe do lance e não vi pela tv, mas o JC estava em pânico no final do jogo.

      Curtir

    • Emboava permalink
      07/07/2011 19:45

      Eu acho que o gol no começo do jogo do Vasco condicionou o jogo do Corinthians no primeiro tempo. Acho que se o Vasco não tivesse marcado o Corinthians não teria ido tanto pra cima. Mas como tinhamos que virar o jogo…

      Curtir

  7. mucio rodolfo permalink
    07/07/2011 17:15

    Cheguei em casa. Troquei de canal -Globo do Rio- e la estava no placar 1×0 para o Vasco. Quando a emissora reprisou o gol. E vi o Juninho correndo para bater a falta. Pensei “tudo que não podia acontecer para o do JC”. Isto porque um dos profetas do apocalipse que vagam pelo blogsfera corinthiana já havia feito a previsão. O jogo seguiu e o Corinthians começou a se estabilizar e a criar chances de gols, que iam sendo evitadas pelo bom goleiro Fernando Prass. Fiquei preocupado. “Será que este goleiro vai estragar a nossa noite?”. Acabei de comentar sobre suas qualidades para o meu filho (“Este goleiro é bom pra kcete!”) e ele -ainda bem!- me contrariou, aceitando aquele chute do Ralf. No meio de tudo isto fica a sensação de que agora, ao contrário do que aconteceu o ano passado- temos um time menos galático, mais guerreiro que compensa as costumeiras falhas do seu goleiro. Digo isto pensando no que aconteceu em Goiania o ano passado. O JC falhou, mas o time teve tempo pra kcete para virar o jogo contra o time reserva de um clube rebaixado.

    Curtir

  8. mucio rodolfo permalink
    07/07/2011 17:01

    1- O Renan só irá estreiar se o Júlio Cesar pedir um tempo para autoreciclar, refletir nos rumos da sua carreira, ou se machucar cobrando um tiro de meta, ou for suspenso. Ele pode falhar como falhou no jogo de ontem e ser o responsável por um resultado negativo frente ao Atlético Goianiense que mesmo assim o Tite vai mantê-lo como titular para não carregar a culpa de ter queimado o jogador. A gente precisa levar em consideração que o “Horácio” alterna altuações assustadoras com atuações convincentes. Não dá para execrá-lo rotulando-o como um caso perdido.
    2- O pessoal cobra a titularidade para o Emerson e para o Alex neste time. Eu mesmo já os coloquei numa formação ideal do Corinthians. No entanto, acho que o Tite vem sendo sensado em ir colocando-os aos poucos. O Emerson ainda não está numa boa forma física e o Alex ainda se readaptando ao futebol brasileiro. Colocá-los como titulares imediatamente ou no intervalo comprometeria o sistema que vem bem.

    Curtir

  9. 07/07/2011 16:00

    Enquanto esse recuo do Tite funcionar, tá valendo. Pontos corridos não se ganha jogando bem (vide SPFW) ou tendo um bom time (vide Fluminense), se ganha assim: fazendo 1×0 e retrancando. Infelizmente, acho que vai ser assim até o final do campeonato.

    Aproveitando o gol tosco de falta que a gente levou, não seria uma boa hora pra testar o Renan? Próximo jogo é contra Atletico-GO fora, dá pra estrear com um pouco menos de pressão, não acham?

    Curtir

    • 07/07/2011 19:20

      Isso seria um desafio a coerenciabilidade!

      Curtir

    • Emboava permalink
      07/07/2011 19:39

      O Barcelona ganha pontos corridos jogando bem, atacando e sem retranca…

      O Corinthians poderia ser capaz de fazer isso se treinasse isso…

      Curtir

      • 07/07/2011 22:49

        O Barcelona joga em outro nível. O time deles parece que tem 15 Jorge Henriques de pulmão, o Daniel Alves sobe e desce o campo inteiro umas 10 vezes por jogo. A filosofia de jogo deles é a mesma desde a década passada, pro Corinthians chegar perto daquilo iria levar uns 15 anos, por aí…

        E não dá pra comparar Danilo e Messi né.

        Curtir

        • Emboava permalink
          07/08/2011 9:21

          Não digo que jaguemos ao mesmo nivel do barcelona e sim ao nivel do que temos. Da pra fazer igual, mas não do mesmo nivel.

          Curtir

  10. 07/07/2011 15:47

    Ah, e só pra constar, que tal a frase totalmente pertinente e necessária do glorioso Juquinha no post sobre os jogos de ontem, se referindo a Corinthians e Flamengo, respectivamente: “Invicto e vitorioso o time mais popular de São Paulo, invicto e vitorioso o time mais popular do Brasil.”. É séria e corinthiana ou não, essa figura fofa?

    Curtir

    • Fernando permalink
      07/07/2011 16:57

      É um brincalhão esse Juca, ou melhor: um palhaço.

      Curtir

    • mucio rodolfo permalink
      07/07/2011 17:16

      Sobre sua seriedade começo a ter minhas dúvidas. Sobre seu corinthianismo há muito deixei de acreditar. Vc acha mesmo o Juca Traço Kfuro uma fofura?

      Curtir

  11. Bruno permalink
    07/07/2011 15:33

    Vejam a última do blogayro do Uol com cara de safada:

    http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/sem-categoria/pacaembu-ve-bulling-em-adriano-violencia-e-goleiro-abalado/

    Nossa, mas que “crise” terrível enfrenta o Corinthians, heim!

    Eu não sei como que técnico ainda não caiu, o goleiro ainda não levou uns tapas, o Adriano não fugiu de volta para a Itália e o presidente não sofreu um impeachment…

    Com essa postagem, esse blogayro perdeu o resto da pouca credibilidade que ainda tinha.

    Essa fixação em procurar problemas do Corinthians (e quando não acha, cria), mesmo quando o time é lider isolado, disparado e invicto do Brasileirão (com a melhor campanha da história dos pontos corridos) passou a ser cômica.

    O Uol deveria mudar esse blog do setor de esportes para o setor de humor.

    Curtir

  12. 07/07/2011 15:06

    O Alex só não jogou de goleiro, zagueiro e 1° volante no Inter, porém também nunca foi titular em nenhuma posição na época em que os gaúchos paparam vários titulos. De fato, pensando nele como jogador de meio-de-campo ofensivo, ele seria mais um meia-atacante do que um meia-armador, ou seja, mais um Kaká do que um Alex do Fenerbace. Quando o Tite era o treinador do Inter e venceu a Copa Sulamericana, o Alex jogava ao lado do Nilmar, com D’Alessandro vindo de trás e 3 volantes. Mas ele voltava bastante e ajudava na armação.
    A questão pra mim é: como vivemos num período em que meias genuínos praticamente inexistem, é necessário improvisar, botando na posição jogadores que tenham pelo menos o mínimo de competência para exercê-la. Acredito que o Alex a tenha, pois tem bom passe (ou pelo menos tinha kkkk) e finaliza bem. O próprio Danilo, se analisarmos friamente, não é meia. Basta lembrar que nos seus tempos de bambi, a sua melhor fase foi jogando aberto pela esquerda, como um 3° atacante naquilo que o Muriçoca Ramalho descrevia como 3-4-3. Quem armava jogadas naquele time bambístico eram os alas, Cicinho e principalmente o Junior, que sempre cortava para meio.
    De qualquer forma, no Arena Sportv de hoje ele falou que prefere atuar nessa posição em que o Danilo está jogando mesmo, pois ali se sente mais à vontade pra se movimentar, além de ser a forma como vinha atuando no futebol russo. O mais importante é que hoje, diferentemente do ano passado, nós temos elenco e opções inclusive para modificar o esquema tático. É por isso que eu estou otimista e acho que o titulo virá, embora esteja cedo pra dizer isso.

    Curtir

    • Thiago Guadalupe permalink
      07/07/2011 18:03

      Alex era titular absoluto do Inter sim!

      Curtir

      • 07/07/2011 18:45

        Eu não lembro desse cara no Inter…

        Curtir

      • Raphael permalink
        07/07/2011 20:53

        11 de cada 10 colorados adoram o cara, digo isso porque tou morando em porto alegre agora.

        Mas ele já saiu há uns bons 2 anos creio eu… de repente o ritmo brasuca tá pesando, além do que só veremos de fato como ele vai jogar no Timão a hora que tiver uma sequência de jogos.

        Curtir

    • 07/07/2011 18:47

      Se ele está falando do Danilo de ontem, então você está certo em compará-lo mais a um ponta de lança do que um meia.

      O problema é que ontem e contra o Bahia ele jogou bem na meia (diferente do Danilo que está praticamente dentro da área).

      Curtir

  13. Elias Junior permalink
    07/07/2011 13:35

    Ontem o primeiro tempo do Timão foi excelente!

    Jogando pra cima deles, com garra e muita eficiência.

    As estatísticas do fim do jogo mostraram o time do Adenor com 35 desarmes contra 8 do VaXco. Isso é para mim um grande destaque, como também destaco a mostruosa partida do Ralf.

    Agora o Julio Cesar já deu! Tentou entregar de todo jeito ontem e ainda bem que não conseguiu.

    Pô é só falar que tem alguém estreando, que tem alguém podendo fazer gol importante que ele treme?

    Adenor, escute nossas preces e coloca logo o Renan pra ser titular.

    Neste momento, e pelo o que jogou até agora, não estou vendo lugar pro Alex e pro Sheik neste time.

    Curtir

    • Emboava permalink
      07/07/2011 14:22

      Acho que o Tite tem que colocar o Alex e o Emerson de titulares no próximo jogo. Eles sempre entram quando o time está recuado e jogando no cantra-ataque e assim não vai dar pra ver realmente como eles jogam.

      Curtir

    • ANDRE.T permalink
      07/07/2011 15:33

      Concordo. William e Danilo tão tendo papel importante no esquema tático. Acho que na ausencia do JH, ele poderia entrar com Alex no meio e Emerson no lugar do William. Mas esperar que o Emerson faça a função do William não da.

      Curtir

    • 07/07/2011 18:45

      Eu vejo fácil no lugar do Willian. Só estou preocupado com o Alex…

      Curtir

  14. mucio rodolfo permalink
    07/07/2011 12:17

    Diante do que o Adenor disse na volta do intervalo “Nada de recuar para tentar garantir o resultado” e da imagem dele durante o jogo pedindo para o time sair da defesa, a gente fica na dúvida se tais recuadas resultam de orientação do treinador ou é contigência da partida. Será que o time não consegue manter aquele gaz do primeiro tempo? Contra o Vasco o Corinthians teve uma boa atuação no primeiro tempo. Criou várias chances de gol. A dupla de volantes matando a pau. O Danilo fazendo a gente se arrepender de tê-lo execrado. O Jorge Henrique executando bem o serviço de formiguinha atômica. No segundo tempo, se a gente criou umas duas chances de gols foi muito. Mas acredito que este problema deve ser sanado quando o Emerson adquirir uma melhor física e o Alex ficar plenamente readaptado ao futebol brasileiro.
    1- Eu aqui no blog que se o Júlio César tivesse atuações de Dida, o Tite teria que adiar por tempo indeterminado a estréia do Renan. Hoje ele teve uma atuação digna de Johny Herrera,o super boy.
    2- O Diego Souza disse que nunca havia perdido para o Corinthians. Hoje ele sentiu o gostinho com direito a ser substituido por deficiência técnica.

    Curtir

    • Emboava permalink
      07/07/2011 14:19

      Acho estranho o time recuar… pois ficou o primeiro tempo inteiro pressionando e se não tivesse intervalo acredito que teriam continuado fazendo pressão outros 45 minutos.

      Curtir

    • 07/07/2011 16:07

      O caso do Danilo é o mesmo do Morais no Paulista. A hora que voltar ao normal entra o Alex.

      Curtir

    • 07/07/2011 18:43

      Verdade seja dita também, há muito tempo o Corinthians não mantinha um mesmo time jogando por tantos jogos e sem grandes modificações por contusão ou cartão.

      Acho que isso também entra na conta.

      Mas o recuo é claramente treinado.

      Curtir

  15. piki permalink
    07/07/2011 11:01

    Estava lá no Pacaembu e gostei da recuperação do time. Correu e muito atrás do resultado, acuou o Vasco e foi premiado com dois gols de volantes.
    Qto ao Danilo, até acho que foi bem. Ele realiza a UNICA joagada ensaiada do time. Tiro de meta, falta, lateral e escanteios…..tudo na cabeça do Danilo pra ele escorar pra trás. Impressionante!! É a única jogada!
    Achei que o Alex pode ser interessante. Não adianta esperarmos algo igual ao Danilo ou ao Douglas. É diferente! Coloca mais a bola no chão, carrega a bola, agride adversário e é bom em passe curto.
    Não espero armação. Hj não temos armadores e continuaremos sem mas, é um jogador bom de bola e vai nos ajudar muito.

    O sheik, se cumprir a marcação, ao menos um pouco, será muito melhor que o William, que ontem foi péssimo.

    E, diferente do blog, eu achei a partida do Welder péssima! Não acertou uma jogada, a não ser uma com o Alex já quase no fim da partida. Péssimo!

    Curtir

    • 07/07/2011 18:37

      Mais impressionante é que ele ganha todas de cabeça!

      Sobre o Welder, o importante é ele ter se oferecido como opção ofensiva e partido para cima do lateral. Com um atacante de melhor qualidade ao seu lado, a tendência é que aquele se torne o lado mais forte do timão.

      Acho, muito provavelmente, que ele será vendido para o exterior na 1ª oportunidade.

      Curtir

  16. Cesar Augusto permalink
    07/07/2011 10:53

    Excelente vitória do Corinthians. Até o momento, foi a vitória mais convincente da equipe, especialmente por demonstrar um poder de reação que ainda ninguém tinha visto.

    O primeiro tempo da equipe foi excelente. O Corinthians sufocou o Vasco com uma marcação pressão que há muito tempo eu não assistia. Fomos muito superiores aos cruzmaltinos na primeira etapa. Ralf, Paulinho e JH jogaram muito. O resultado de 2×1 foi enganoso. Com um pouco mais de pontaria, resolveríamos o cotejo antes do intervalo.

    Mas o time tem defeitos que precisam ser corrigidos, pois neste ano, pelo andar da carruagem, teremos o Brasileiro mais equilibrado da história.

    O nosso 4231 do primeiro tempo é muito interessante. Não é igual ao do Mano, mas já demonstra uma excelente consistência tática.

    O problema está na execução deste esquema no segundo tempo com a entrada de Emerson Sheik no lugar do William e do Alex no lugar do Danilo.

    Acho que a questão do Alex é mais de ritmo de jogo. E ele, certamente, não é armador. É um meia ofensivo que pode se entender muito bem com o Danilo.

    O problema é a utilização do Sheik na mesma função do William.

    O Sheik não tem a mínima capacidade orgânica para cumprir a função de atacar e defender, marcando o lateral adversário ou qualquer jogador.

    No meu entender o Sheik é melhor que o William, tem mais recursos, é mais goleador, tem mais técnica, mas neste esquema atual, só pode disputar posição, ora veja, com o Liédson.

    Para o Sheik jogar será necessário uma variação do esquema 4231 para um 4222, numa situação em que o atacante necessite, no máximo, pressionar os zagueiros.

    No 4231, ele sucumbirá e, logo, logo, criará problemas internos porque não vai se sobressair nesta função. Logo, é preciso ter variação no esquema tático no sentido de favorecer aqueles que têm mais talento. O Sheik é um desses, mas está fora de forma.

    Por outro lado, o Alex, apesar de não ser armador, pode jogar aberto pela esquerda, pela direita ou centralizado. Qualquer das funções exercidas pelos 3 meias, o Alex tem capacidade de execução. Até como 2º atacante, dependendo do esquema adotado, ele pode executar a função. Acho que a questão Alex é mais de ausência de ritmo de jogo. Não nos esqueçamos que o cara estava jogando lá no Qatar e o ritmo de treino lá é bem mais fraco que no Brasil.

    De resto, o time foi bem, do lateral direito ao ponta-esquerda.

    Já o goleiro, para variar, falhou de novo, não só no gol.

    O gol do Juninho foi uma falha grotesca. Se ficasse em pé, mataria no peito. Foi mais um erro de fundamento do nosso goleiro, que não custa lembrar, nos salvou algumas vezes, sim, mas nos colocou na Pré-Libertadores contra o Tolima e nos fez perder o Paulista com aquele frango grotesco no chute do Neymar. Sem contar, as falhas contra Ponte Preta, Mirassol e Oeste, que todos esquecem, porque o nosso goleiro é cria do terrão. Falar mal do JC é quase que proibido em determinados fóruns do Corinthians, principalmente, porque há ausência de compreensão de que a obrigação do goleiro é defender, e algumas vezes o JC assim o procedeu, e, também, passar segurança, e isso, meus amigos, o JC jamais conseguirá. É um susto por jogo, no mínimo. Ontem, além do gol, foram mais 3 sustos.

    Ademais, essa falha, e ele sabe que falhou no gol do JP, o matou psicologicamente.

    E essa é a minha tese:

    O Júlio Cesar não tem, mais do que condições técnicas, condições psicológicas de jogar no Corinthians.

    Ontem isso ficou claro.

    No final do jogo, certamente, ele matou algum corinthiano do coração. Foram inacreditáveis as falhas do rapaz.

    Na falta do Bernardo, a falha foi grotesca, mas a sorte estava ao seu lado.

    Teve, antes, um lance em que soltou a bola num cruzamento fraquíssimo e se o Alecssandro Richarlysson acreditasse um pouquinho mais no lance, o empate estaria consumado.

    E teve aquela lambança no final. O Bernardo estava impedido, sim. Mas, o JC não sabia desta situação, e caso não houvesse impedimento, seria marcado um pênalti, pois ele ficou duzentas horas decidindo o que fazer e quando decidiu, mais uma vez, escolheu a opção errada.

    Não pode.

    Ontem, no final do jogo, o JC mostrou todo o seu arsenal e, acabei por sentir saudades, só por um instante, de Cesar, Solito e Solitinho, Rafael, Nei, Maurício, Yamada, Johnny Herrera, Marcelo, entre outros que fizeram a fiel sofrer.

    Todos estes que citei, para o Corinthians, não serviram, bem como o JC, também, não serve.

    Ou o Corinthians acaba com o JC, ou o JC acaba com o Corinthians, mais cedo ou mais tarde.

    Curtir

    • Emboava permalink
      07/07/2011 14:14

      O Alex estava jogando na Russia, mas o rítmo de lá é baixo também.
      O JC vai ficar no time enquanto este estiver vencendo. O Tite mesmo falou, em time que se está ganhando não se toca.

      O Maurício, ao meu ver, era bom goleiro, mas não teve sorte pois a fase do Corinthians era horrível.

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        07/07/2011 14:29

        Pô é verdade. Troquei Qatar pela Rússia, mas, de qualquer forma, o Alex, ainda, está fora de ritmo.

        Já Maurício, mão-de-alface, não me trás boas recordações, especialmente, naquele decisão de 2001, da Copa do Brasil. O Corinthians vencendo os caras, no Olímpico, por 2×0, e o Maurício toma um primeiro gol defensável e um segundo gol inaceitável, ambos do Luís Mário e aquela Copa escorregou pelas nossas mãos.

        Curtir

        • mucio rodolfo permalink
          07/07/2011 17:05

          Acrescento a falha na final do Paulistão 99 frente ao chiqueirense……..

          Curtir

    • Raphael permalink
      07/07/2011 18:22

      Perfeito e acho que o momento é de criar alternativas táticas, principalmente com Alex e Danilo e dois atacantes de ofício na frente, que hoje seriam Liédson e Emerson mas tem o Adriano que talvez entre em forma.

      Mas o ponto é que hoje não podemos negar que o 4-2-3-1 do Tite vem dando liga, e nesse esquema o time ideal hoje é esse, com exceção do goleiro.

      O problema dessa história de manterem o Julio Cesar é que essa meritocracia do Tite vai acabar com a sua carreira, logo mais. Ele será marcado como um goleiro que teve trocentas chances mas que falhava com frequência. E aí sua carreira no Corinthians já era. Concordo também com alguem que disse acima: ele alterna bons e péssimos momentos, na média não dá pra colocá-lo como um goleiro ruim mas certamente não está a altura do nosso Timão.

      Curtir

    • 07/07/2011 18:35

      Se fosse o Ronaldo no gol, grandes chances de ele matar a bola no peito e sair jogando!

      Curtir

  17. manuel permalink
    07/07/2011 10:19

    É lei: quando é luto oficial, não pode tocar o hino nacional.

    Curtir

    • Emboava permalink
      07/07/2011 10:21

      Morre um monte de gente todo dia e só fazem luto pra este senhor. Eu pensava que éramos todos iguais perante a lei.

      Curtir

    • 07/07/2011 18:30

      Não sabia disso!

      Mas eles poderiam ao menos avisar no sistema de som.

      E o minuto de silêncio deveria ser mais sério, durante o jogo.

      Curtir

  18. Emboava permalink
    07/07/2011 10:16

    Acho que o JC errou mesmo, em vários lances.
    A defesa foi bem até, só não gostei dos chutões do Wallace que não sabe sair jogando.
    O Weldinho perdeu muita bola no ataque e não tinha muita gente ali para jogar com ele.
    O FS jogou?
    No meio eu destaco a grande evolução do Ralf ofensivamente. Está chegando mais ao ataque e distribuindo melhor.
    O Paulinho achou o gol que pode mantê-lo por mais tempo no time, mas eu não gostei dele.
    O JH destruiu o Vasco hoje. Melhor jogador em campo.
    O Liedson foi bem também.
    O Willian tava mais perdido, foi mal.
    Dos que entraram só o Edenilson jogou, pois o time recuou, recuou e recuou e a bola não chegava bem pro Emerson nem pro Alex que eu também acho que é um jogador do estilo do Morais, mas bem melhor.

    Curtir

    • 07/07/2011 18:29

      Sobre o Wallace, nem escrevi nada, mas você está certo e o Tite errado: era para ter entrado com o PA.

      O Weldinho B jogou para cima do lateral adversário e isso é fundamental. Com um bom atacante mais próximo, será nosso melhor lado ofensivo neste ano.

      Curtir

  19. ANDRE.T permalink
    07/07/2011 9:48

    Melhor primeiro tempo do Timao nesse ano. Jogo tava pensil pra esquerda devido ao posicionamento do Danilo. Pela direita o Welder jogou sozinho a maioria dos lances. Discordo quanto ao William, ajudou muito na marcação pressão na saida de bola dos caras e na cobertura do Welder (bem parecido com a função do JH). As substituições até que fizeram sentido, mas o emerson não conseguia ajudar na marcação e o Alex entrou como ponta direita (acho que a ideia era fazer o mesmo que o Danilo fez no 1.o tempo, so que o emerson caia pelo meio, diferente do JH com o Danilo pela esquerda) o que desestabilizou o time.
    Ralf e JH os nomes do jogo pra mim.

    teremos que torcer pro JC ter algum reverterio pra que o Renan seja ao menos testado. Infelizmente, com o JC iremos perder pontos importantes.

    Curtir

    • Emboava permalink
      07/07/2011 10:20

      Até agora não perdemos pontos. Então o Tite vai manter o JC. Esse só vai sair se ficar doente ou tiver uma lesão, oque acho dificil.

      Curtir

    • 07/07/2011 18:27

      Se você foi no jogo, deve ter notado que Emerson e Alex ficaram debatendo que ficaria no meio.

      Willian até foi disciplinado, mas foi mal tecnicamente. Ele segurar o Emérson mais um jogo no banco é exagero do Tite.

      A diferença entre os dois é abismal.

      Curtir

  20. 07/07/2011 9:19

    Pergunta básica: será que o Tite vai querer afundar com o Júlio César? Só por causa da ‘coerenciabilidade’?
    O time perde demais no segundo tempo, reflexo pra mim de duas coisas: Danilo morre fisicamente, e JH, eternamente cobrindo o F. Santos, começa a ficar esfolado. Precisamos de outras opções de jogo para o segundo tempo.
    Pra terminar: o que seria então o Alex?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: