Pular para o conteúdo

O possível duelo Corinthians x Cruzeiro

07/23/2011

Cruzeiro

Joel escondeu o time que tem apenas o desfalque do Leandro “Guerreiro” (aí que nome!) em relação à partida passada. O antigo Barça de 3 Lagoas segue agora o pragmatismo da homen-prancheta, que colocou a equipe no seu lugar: são 4 vitórias em 5 jogos.

O problema do Joel não é a equipe, é o Presidente. Imagino que o senador vai turbinar o bicho dos atletas e isso deve fazer a equipe ser mais ofensiva do que pretende o treinador.

Estrategicamente, Joel tem armado a equipe num 4-3-3 com Montillo de falso 9, mas, considerando que ele estará enfrentando o líder do campeonato fora de casa, é provável que ele monte um 4-3-1-2, com Montillo mais recuado.

Se Joel analisar a eficácia do Corinthians em congestionar a entrada da área, vai preferir recuar o Montillo para uma posição em que ele possa armar melhor os contra-ataques. Como curiosidade, esse “congestionamento” corinthiano foi a estratégia que Mourinho utilizou para (tentar) barrar o melhor falso 9 do mundo.

Outro cara a se vigiar é o Wallyson, que parece ter voltado ao seu estado de graça. Em compensação, o lateral direito Vitor é bem fraco e devemos explorá-lo até que ele chore.

Timão

Domingo é dia de vestibular: os reservas serão capazes de segurar a bronca? Em especial, será um super-teste para um cara: o Ramon, pois Montillo gosta de cair bem por ali.

Minhas dúvidas recaem sobre os reservas dos reservas, pois o Emérson T. não parece estar no peso ideal para 90 minutos e existe a suspeita de que o Willian nem vá para o jogo. Nesse cenário, o próximo atacante seria o meia Morais? (Pelo saite: o próximo atacante da lista é o Elias).

Outra opção, mas não sei se o Tite quer mexer tanto na estrutura tática, seria colocar o Edenílson e voltar ao 4-3-1-2, que não deu muito certo nem na época do Mano ou colocar o Edenílson como meia-extremo em um dos lados, afinal, ninguém tem a menor idéia de qual é a posição desse (bom) jogador.

Esse é o momento chave: confirmaremos nossa força vencendo numa paulada Vasco-Inter-Fogo-Cruzeiro ou lamentaremos as ausências dos titulares? Se a equipe tem mostrado capacidade de superação, vai ter de mostrar muito mais agora.

A boa notícia é que o MP autorizou 5 bandeiras por torcida no domingo. É quase isso aqui:

VAI CORINTHIANS!

10 Comentários leave one →
  1. Cesar Augusto permalink
    07/23/2011 21:26

    Será um jogo bem complicado, principalmente, porque o Cruzeiro jogará fechadinho, no contra-ataque, sem arriscar muito, bem ao estilo de Joel Natalino Prancheta Santana. O Cruzeiro jogará por poucas bolas. Ademais, temos que ficar espertos com a bola parada dos mineiros. O Joel treina muito este tipo de jogada e o Montillo põe a bola onde quer.

    Se o JH jogar, temos mais chances. Caso ele não jogue, escalaria o Edenílson pelo lado direito, deixaria o Alex como opção de segundo tempo e colocaria o William pela esquerda em cima do Vitor, que não marca ninguém. Esse é o melhor caminho para o Corinthians.

    Por outro lado, Weldinho terá muito trabalho com o Wallyson, que é o tal jogador moderno, que ataca e defende.

    O Ramon tem que se resguardar na defesa, jogar sério, sem maiores frescuras. Pelo que vi no Inter e no Vasco, esse rapaz é o tal jogador “peladeiro”. Com o Tite, ou joga taticamente ou será reserva do Fábio Santos, que vem em evolução.

    O Renan é outro que também terá um teste de fogo, pois faz quase 2 meses que não atua em partidas oficiais.

    Amanhã, será um jogo em que o Corinthians terá que tomar a iniciativa, mas sem correr riscos. Não podemos perder de jeito nenhum. Uma derrota neste momento, colocará em dúvida a real capacidade do elenco. O elenco é bom, mas faltam algumas peças. Hoje, não sei se temos o melhor elenco do Brasil, mas acho que temos o elenco mais equilibrado do país. Não há tanta diferença entre reservas e titulares e, bem ou mal, temos reservas para todas as posições, exceto volante, já que Moradei é piada. Se pudéssemos trazer mais um meia de velocidade, seríamos os favoritos.

    O SPFC tem um bom elenco, mas é desequilibrado. Tem excesso de jogadores de meio-campo, mas não tem zagueiros, nem laterais e nem atacantes. Para o ataque eles tem Dagoberto e Fernadinho. Só.

    O Palmeiras é mais fraco do que o Corinthians, mas tem um time equilibrado. Jogam no mesmo esquema do Corinthians, mas a qualidade dos reservas é bem inferior ao Corinthians.

    O Cruzeiro, se analisarmos de forma fria, hoje, tem o elenco razoável. Com exceção do Montillo e do Fábio nenhum destes jogadores seriam titulares do Corinthians. No máximo, a maioria dos jogadores do Palestra-MG seriam bons apenas para compor o elenco.

    O Flamengo tem um bom time, tem camisa, mas empata demais. Tem bons jogadores, mas o elenco não é tão equilibrado como o nosso.

    Enfim, hoje, temos um bom elenco que, com duas contratações cirúrgicas, um volante e um meia com velocidade, nos deixaria, indubitavelmente, com o elenco mais qualificado do Brasil e, por que não, favorito ao título.

    Hoje, estamos em igualdade de condições com o Flamengo, o SPFC e o Palmeiras. Ainda, não somos o favorito disparado ao título, mas somos, sim, um dos favoritos.

    Ah, somos inferiores aos covardes da baixada, mas estes estão mais preocupados com o Barcelona e não nos ameaçarão na disputa pelo título, mas, não tenho dúvidas, que darão o sangue para nos tirar 6 pontos.

    O covardão que os treina, mais uma vez, quer adiar o jogo com o Corinthians. É covarde ou não é, o tal de Muricy?

    Esse cidadão só dirige carro bom. Quando o carro está mais ou menos, começa a reclamar igual a um bebê quando perde a chupeta. Neste aspecto, o Tite é excelente, pois não fica pedindo reforços a toda hora. A diretoria dos caras trouxe Henrique e Íbson, dois jogadores que seriam titulares em qualquer time do Brasil. Considerando que, ainda, contam com os dois melhores jogadores em atividade no Brasil, certamente, trata-se do melhor time e elenco do futebol brasileiro, o que não significa dizer que enfrentarão o Barça de igual para igual, nem que serão campeões brasileiros.

    >>>

    E o AB, hein?

    Três volantes contra o Goianiense em pleno Morumbi. Meu Deus.

    É bom os filhos de Natel se acostumarem porque será 3 volantes em casa, fora, em campo neutro, treinamento, rachão, etc. Ele, pelo visto, não aprendeu, pois quer implantar, sempre a fórceps, o esquema de 3 volantes que atacam muito, marcam pouco, deixando a defesa sempre desprotegida.

    Como eu odeio esse cara. Ele foi o maior responsável pela perda do título em 2010. Os seus 47% de aproveitamento a frente do Corinthians foram primordiais para o título do Fluminense. Bastava apenas fazer o básico e vencer o Goianiense e o Ceará em casa. Só isso.

    Ele não conseguiu.

    Incompetência tem nome e sobrenome, Adílson Batista ou seria Asno Burro?

    Curtir

    • Márcio permalink
      07/24/2011 20:10

      Cesar, mais que covarde, o Muricy para mim é frouxo. Disse isso aqui quando, no ano passado, ele recusou o convite para a seleção sob o argumento adorado pela mídia de que “é ético e que cumpre contratos”. Conversa. Roeu a corda, isso sim. Disse, dias antes daquele fato, que o sonho de qualquer treinador era dirigir a seleção e quando a chance caiu no colo dele, deu para trás.

      Tal qual o Cuca, espero que esse covarde com C maíusculo nunca pise o solo sagrado do PSJ.

      Curtir

      • Fernando permalink
        07/25/2011 12:56

        Muricy se faz de trouxa, com aquela cara de lesado dele, mas é um tremendo de um MAU CARÁTER.

        O apoio da mídia ao cara mostra muita coisa.

        Curtir

  2. múcio rodolfo permalink
    07/23/2011 18:59

    Eu penso que se o Jorge Henrique não puder jogar o seu substituto poderia ser o Edenilson que deve ter mais fôlego do que o Alex para cumprir o papel do nosso formiguinha atômica. Assim, o meio de campo ficaria com Ralf, Paulinho e Danilo e o ataque com Edenilson (improvisado), Willian e Emerson. Como o Cruzeiro joga com três volantes, o fundamental é não tomar o primeiro gol para não tornar o jogo um drama. Por isso, mais do que nunca, a filosofia titênica será aplicada. Eu só lamento o fato do Adenor não querer utilizar o Elias por considerá-lo novo demais……

    Curtir

  3. 07/23/2011 18:39

    Sinceramente, um empate ou derrota contra o Cruzeiro não será nem um absurdo ou tragédia. Temos 3 adversários “tranquilos” depois desse jogo – Avai, America e Atl. Pr., e é ai que a coisa pega . Desses próximos 9 pontos, temos a obrigação de conseguir pelo menos uns 6 ou até 7. Imaginem se as coisas derem certo e mantivermos a boa campanha (mesmo com uma derrota). A probabilidade de terminarmos o 1° turno bem à frente dos demais será grande, e ai pra segurar vai ser dificil. No meio do mês que vem poderemos estar mais otimistas e confiantes no titulo, que pode vir de modo mais facil do que qualquer corinthiano fanático poderia esperar, ou preocupados pela queda de rendimento contra times inferiores, vendo rivais crescendo e chegando junto da gente.

    Curtir

  4. LP_SCCP permalink
    07/23/2011 17:42

    Acho q se o JH nao jogar ele inverte o William com o Alex, com o William caindo nas costas do Vitor.
    Quanto as bandeiras, pra fazer isso era melhor nao fazer nada. Vao ter 5 bandeiras la no chiqueirinho e mais 5 pelo resto do estadio??

    Curtir

  5. Fernando permalink
    07/23/2011 15:51

    Putz, acabei de ver que o juiz vai ser o Vuaden, de novo. Esse cara é complicado, daqueles “compensadores”, bem confuso nos critérios mesmo. Não gosto desse cabra. No jogo contra o Vasco a partir do gol da nossa virada ele não marcava mais falta nenhuma pro Corinthians.

    Apesar disso, acho que se o JH jogar nós temos ótimas chances de ganhar, e se ele não jogar as chances são boas. Agora, o tal do Sheik deve estar tomando muito Shake, hein… Tem que correr, rapá, aqui é Corinthians (como avisou JC). Ainda estou inconformado com o gol que ele perdeu contra o Foguinho. O jogo tava 1 x 0 ainda e podia complicar, não dá pra perder um gol daqueles…

    E acho que isso vale pra todos que tão entrando agora ou que vão entrar mais pra frente, por venda de jogadores (Deus não permita) ou contusões. Tem que se dedicar, que suar, jogar até com dedo luxado ou sangrando camisa abaixo. AQUI É CORINTHIANS!

    Curtir

    • 07/23/2011 20:13

      A gente tem que ter paciência com o Emerson. Ele não é e nunca foi craque, mas é um bom jogador. Não dá pra esperar que faça uma tonelada de gols, mas não pode perder gols fáceis como o que ele perdeu.

      Curtir

  6. 07/23/2011 11:50

    Acho o Emerson bom jogador, mas bem diferente do Liédson, e, sobretudo, bem menos capacitado fisicamente. Nõ vai aguentar os noventa minutos.

    É jogo pro time se superar.

    Curtir

  7. 07/23/2011 8:59

    É fundamental que o JH jogue pra explorar o tal do Vitor. O Alex não vai querer se esconder na ponta, e vai tentar receber a bola e partir pro meio. Se isso acontecer, a gente vai precisar de um lateral que apoie e faça a ultrapassagem, tomando cuidado pra não deixar o lado direito uma avenida pro Montillo.

    Resumindo: com JH fica tudo mais fácil.

    E como não tem atacante reserva e nosso titular pesa o mesmo que um rinoceronte filhote, o final do jogo vai ser dramático.

    Vai Corinthians!

    Curtir

Deixe um comentário