Skip to content

O 1º Golpe da República Popular do Corinthians ou We won´t get fooled again!

08/04/2011

Leia mais:

O dono do boteco posiciona-se com toda sua arrogância como oposição independente à gestão Andrez. Também não patrulha opiniões dos botequenses, pelo contrário, o melhor do blogue são exatamente as posições dos comentaristas em cima de alguma grande verdade escrita por mim, mas questionada pela eterna ignorância alheia!

Ao problema, então…

A República Popular do Corinthians é uma bela sacada de mktg, mas isso não significa que eu goste de mktg ou que me encante com suas “belas sacadas”. Estou mais entre os que acham a publicidade um modo de idiotização das pessoas.

Digamos que eu tolere esse universo como um fato da vida: precisamos de dinheiro para manter um bom time e a economia de mercado depende do mkgt para nos fazer de idiotas vender produtos.

Ressalvo, contudo, que a RPC é uma brincadeira bacana e que tem algo que merece destaque e aplausos: é das únicas ações de mktg no futebol que não envolve essa papagaiada sexista de mulheres deformadas no photoshop. Não tenho mesmo paciência com essas merdas. Sou Saint Pauli FC: anti-racist, anti-fascist and anti-sexist!

Fui procurado pela empresa que coordena esta ação e, por mais que perguntasse, não fui esclarecido do que se tratava. Só pediam foto e bio. Agora que o saite deles saiu, confirmou-se que meu desconfiômetro continua nos trinques.

Se por um lado acho que boicotar simplesmente uma ação do meu Time poderia ser entendido como “torcer contra”, por outro, faltou a essa gente um mínimo de compostura. Afinal, grande parte dos blogueiros sugeridos ali tem compromissos com a gestão atual (inclusive membros da atual diretoria) e não é esse o problema, claro. O problema é maior. O problema é o marketing corinthiano financiar a ação de blogues e redes sociais às vésperas da eleição. O problema é mais uma ação alienante que vai desviar a atenção das verdadeiras eleições.

Entendo que se fosse algo mais anárquico e divertido, do tipo: um grupo de torcedores solicitam a proclamação do “estado federativo de Vila Guilherme e arredores”, outro “Estado Livre de Vila Guilherme”, os cachaceiros fundam o “Estado Democrático e Etílico do Bar do Biu” etc., seria mais digerível e, por que não, democrático.

Contudo, o que vimos?

A seleção pontual de blogueiros como “Governadores” — e bota pontual nisso — com um convite para evento privado no PSJ dia 05/08.

Só para entender a democraticidade dos "governadores"

Some-se a isso tudo, e agora eu chego ao ponto, as eleições de dezembro que já fedem a golpe. Queiram ou não, esses “Governadores” serão referência política sustentada pelo mkgt corinthiano, por mais bobos que sejam (ou se façam). Quando, por exemplo, o mkgt corinthiano reinventar a contratação do Tevez, essa “rede social” poderá se manifestar contra? Pode-se criticar a Copa do Mundo?

A pergunta é direta: a outra banda do Parque foi convidada para ser “Governador” também?

Parem esse game social (=como podem ser ridículos os caras de mkgt), agora!

Pois recomendo a todos os blogueiros que saiam dessa. Sei que muitos são seduzidos pela ideia do concurso de beleza, do prêmio de “melhor blogue”, mas enxerguem a ação POLÍTICA e ALIENANTE embutida nisso.

Boicote. Simples, limpo e direto: BOICOTE.

Abaixo a República! Viva a Revolução!

Ódio eterno ao futebol moderno!

Anúncios
24 Comentários leave one →
  1. paulomonteiro permalink
    08/10/2011 8:43

    Caro Alvaro, um dos primeiros blogs que li e que trocou link comigo, to sempre na sua leitura

    se alguem nao gosta da camisa roxa, vinho, odeie o MKT , Rosemberg e nao gostou dessa ação eu respeito é claro, mas discordo totalmente qdo vc usa termos como:

    vc diz “blogueiros selecionados a dedo” e que seriam sustentados pelo mkt”
    muita calma nessa hora, tempestade em copo dagua, li a maiora dos blogs de la e todos ja detonaram o Andres…a 2 meses pedi pro cara reuninciar, nao sabe montar time…ficou 1 ano e meio cuidado de tudo, estadio, ct, c13 e o elenco….

    o pessoal da empresa ta de olho nos blogs a meses, se existisse isso tudo jamais seriamos convidados

    as pessoas dao atenção demais no mkt ultimamente, sendo que ele nao faz o corinthians perder jogo, e sim o depto de futebol, contratações equivocadas, vende jogador, demora pra repor, deixa o 2° semestre de 2009 na vadiagem, o mkt nao contratou o Pardilson …. o depto de futebol ficou 1 ano e meio sem diretor…etc….

    mas caso…..casooo algo parecido do que vc disse ocorra, saiba que serei o primeiro a sair.

    estive na reuniao e nao foi nadaaaa demais.
    e nao serei candidato a presidente

    e hoje tem Moradei, o mkt nao tem nada a ver com isso
    e nao tem nenhum camisa 5 na base? talvez nao, pq o proprio presidente assumiu que a abandonou…e nao o mkt!

    antes, era o mkt era familiar, netinha e o vovôzinho

    saudações
    abçs

    Curtir

    • 08/10/2011 9:14

      Paulo,

      Não é esse o ponto do post, até porque elogio a tal idéia da RPC no post.

      Acredito que você e outros que já me procuraram, ainda não estão entendendo o que se passa. Vou linkar posts de outras pessoas, para ajudar a leitura.

      O ponto é que já estamos em processo eleitoral dentro do clube e esta ação nada mais é do que uma ação de desvio de atenção.

      O Claudio tem um termo perfeito: “espelhinhos”.

      Enquanto fica todo mundo olhando para os espelhinhos dados pela diretoria, ela faz o que quer e o processo eleitoral real corre sem participação.

      Quanto ao “sustentados pelo mkgt”, é no sentido de que esses caras, convenientemente para a diretoria, terão mais mídia à disposição do que aqueles que não se enquadrarem como “governadores”.

      Veja que eles não chamaram nenhum “opositor oficial”. E por “opositor oficial” não falo de você ou eu, falo dos eventuais candidatos em chapas de oposição ou pessoas ligadas a eles (coisa que eu, pelo menos, não sou).

      Curtir

      • Alan Davis permalink
        08/11/2011 18:26

        Uma coisa eu digo: Quando vi que o Paulo estava entre os Governadores, deu tilt na minha cabeça. Algo como se eles tivessem chamado o Cráudio ou o Filipe, por exemplo. Acho que por isso, a coisa não tá totalmente perdida.
        Abraço,
        VAI CORINTHIANS,
        #FORASANCHEZ,
        #FORATITE,
        #ITAQUERA!

        P.S. Não sou NEM DE LONGE correligionário dos Garcia e afins. É preciso deixar as coisas bem claras nessa época…rs

        Curtir

  2. Blog do Silvinho permalink
    08/07/2011 20:39

    Fui um dos convidados para este projeto. Achei interessante desde o começo. A ideia surgiu de uma empresa independente, ideia levada ao marketing corinthiano. Compareci à reuniao, cheguei atrasado, perdi a fala do presidente do Corinthians – nao o da RPC, porque estava la em baixo, em meio a ligacoes telefonicas para resolver problemas do trabalho, afinal, sexta-feira, 10 e meia da manha, pobre trabalha.

    Observei atentamente todos os presentes. Gostei de praticamente todos. Ouvi atentamente o discurso de Caio Campos e do rapaz da empresa criadora do “game”

    Ouvi, anotei algumas coisas, troquei algumas palavras com meu parceiro Paulo Monteiro, no meu “discurso” de posse nao perdi a oportunidade de dizer algumas palavras à Dona Maria Angelica”, a quem insisto chamar de dona, por achar mais charmoso, abracei alguns amigos como Andre Rubio, claro, abracei calorosamente “Dona Maria Angelica”, peguei minhas tralhas, caminhei até o metro e segui para o trabalho.

    No sábado pela manha, a matéria do Uol sobre a Rádio Coringão, onde fui chamado de “corneteiro”, matéria que corrobora o papel do “Bunker Corinthianista” e deu, mesmo que sem querer, um tapa na cara daqueles que rotulam a rádio como “Chapa Branca”.

    De sexta-feira para cá, como amanhã, como nos próximos dias de “Governador”, minha vida não mudará.

    Continuarei cobrando a diretoria, cornetando o Adenor, implorando ao Marketing que valorize mais as mídias corinthianas antes que elas acabem como o Jornal “Fiel”, continuarei escrevendo o que penso e o que quero no meu blogue e a vida continuará docemente preta e branca, como sempre foi nestes 44 anos.

    E claro, toda sexta-feira estarei ao lado do meu “irmão” branco e preto e branco de sangue, o Filipe “Anarcorinthians”, um dos maiores presentes que recebi colaborando neste projeto da Radio Coringao.

    Nao pintem o diabo da forma como ele nao é, nem merece ser. Tentem encarar as coisas de uma forma menos tensa.

    Ser presidente, governador, congressista, torcedor de arquibancada, blogueiro, tuiteiro ou simplesmente ser como meu amigo Michel, da banca de frutas da feira da Mooca aos domingos, que simplesmente liga o seu radinho, curte o Coringão e no máximo lê o Jornal Agora pra ver as gostosas na contracapa e saber sobre as ultimas do Coringao, na página de esporte.

    Internet?

    Acho que o Michel nem sabe o que é isso…

    Abraço a todos

    Curtir

    • 08/08/2011 7:39

      Ôpa! Sim, foi um encontro de amigos.

      Ótimo que você transita por esses ambientes e consegue manter-se fiel às suas idéias.

      Ótimo que você cultiva boas amizades (e espero ser seu amigo).

      Só que o diabo não está aí.

      O diabo está na manipulação. O diabo está na alienação. O diabo está na elitização.

      O diabo, Silvio, está no preço do ingresso que impede o Michel de ir ao jogo do Coringão. O diabo também está na FIFA, na Copa do Mundo, no Ricardo Teixeira, num estádio caro e desnecessário.

      O diabo está nisso tudo e ações alienantes como essa transformarão a vida do Michel, do Pedrão, do Romildo e de todos os feirantes corinthianos, num inferno.

      Curtir

  3. 08/05/2011 18:27

    Nossa base vem sendo desprezada e aniquilada desde o dia em que o Andrés se apossou da sala refrigerada do Parque Sagrado. Antes até, a bem da verdade. E isso não é jogado na cara dessa gente por quê? Porque os agentes desse processo são exatamente os blogueiros, que preferiram se reunir na sala da Presidência, ganhar suas lembrancinhas, achando que terão voz ativa no clube. Terão, se rezarem a cartilha do grupo que está no poder – e que está louco pra se manter ali. Aliás, uma parcela desses blogueiros já se presta a este serviço. O que preocupa ainda mais, sinceramente, é que a nossa oposição, que já foi vidraça e agora é um punhado de pedras nas mãos de um débil mental feito o Paulinho, não demonstra ter articulação para mudar tudo isso.
    Especificamente sobre nosso Marketing, acho que eles até criam boas ideias, mas vão além de um limite tolerável de dignidade – acho que chega a resvalar no patético, sinceramente. O Sr. Rosenberg fala mais do SPFC do que do Corinthians. Andrés, idem. Então, acho que o tiro acaba saindo pela culatra, transformando ações simples num quase “anti-Marketing”.
    Amigos, já passou da hora de voltarmos a criar nossos ídolos em nossos quintais. Isso é o que mais sinto falta. E este é o maior Marketing que podemos fazer, parece bobo de tão lógico.
    Vamos aguardar pra ver o que será destes “Governadores”. A princípio, sinto cheiro de arroz queimado.

    Abraço

    Curtir

    • 08/08/2011 7:27

      O Corinthians, para essa gente, deve ser um clube rico, cheio de coisas materiais, propriedades, babaquices burguesas que o sãopaulino adora.

      Corinthians não precisa disso. É muito maior do que isso tudo.

      E se você pára e pensa, porque não o maluco do paulinho como “governador”?

      Curtir

  4. Cesar Augusto permalink
    08/05/2011 14:43

    Não é segredo para ninguém que a turma que apoia o Andrés quer se perpetuar no poder à base de um discurso contra o continuísmo. Não haverá o continuísmo de pessoas, graças ao Estatuto, mas haverá o continuísmo de idéias. O plano deste grupo é ficar, pelo menos, uns 20 anos no comando do Corinthians para impor suas idéias, de uma forma ou de outra. Os partidos políticos são assim.

    E é isso que busca a diretoria do business e do marketing.

    A escolha dos representantes da República Popular do Corinthians, com todo o respeito a todos, foi a dedo.

    Caso aceitem a nomeação, a gestão Andrés terá uma bela massa de manobra, ao menos, até o fim do seu mandato. Lembremos que as eleições serão em fevereiro, ou como quer o Andrés, em dezembro de 2011.

    É nítido que os blogueiros relacionados, salvo exceções, são todos adeptos e exímios defensores da gestão Andrés. São chapas brancas a serviço da gestão Andrés e a desserviço do Corinthians.

    Por que a RPC não chamou o Filipe, do Anarcorinthians e o Cláudio, do Chuta que eh macumba?

    São tão corinthianos como todos os outros, mas, em tese, possuem “defeitos” muito graves para essa gestão:

    São totalmente contrários a política adotada por esta gestão e são muito claros naquilo que escrevem. Ademais, se o objetivo era escolher pessoas que defendem o Corinthians acima de tudo, a escolha de ambos seria absolutamente natural. Mas como o interesse é puramente eleitoreiro, só foram escolhidos aqueles que não combatem à gestão.

    Ou seja, a RPC demonstra, com as escolhas dos respectivos blogueiros, que é absolutamente intolerante com o princípio do contraditório.

    E a ausência do contraditório é o primeiro passo rumo ao autoritarismo.

    Assim, considerando o número de torcedores, que tem o cérebro do tamanho de uma azeitona, a manipulação de informações e de opiniões não é algo tão difícil assim.

    Com tantos porta-vozes, assim como existem em outros times, especialmente no mais “querido”, resta claro que o objetivo desta diretoria, por mais paradoxal que seja, é nos transformar numa espécie de São Paulo da Zona Leste.

    Esses caras, apesar dos evidentes acertos, não tem a mínima noção e conhecimento do que representa o Corinthians. Querem alienar o torcedor do Corinthians e, por consequência, o processo de “bambinização” está em pleno andamento.

    À resistência é à medida que se impõe.

    Curtir

  5. Raphael permalink
    08/05/2011 12:05

    Em principio seria sim uma ótima idéia, mas algum torcedor (ou mesmo algum Fiel Torcedor) foi questionado sobre os tais governadores?

    Tem blogueiros ali nesse meio que são claramente chapa-branca… a diretoria é poupada até o último momento de críticas e isso distorce a parada toda, joga a favor de indivíduos e contra o Timão.

    Você, Larissa, Filipe, Cláudio e o Paulo Monteiro têm o meu respeito. Apesar do jeito bem diferente de cada blog e não concordar com tudo que colocam, dá pra ver que são todos bem intecionados.

    Daria o benefício da dúvida ao marketing Corinthiano se ouvisse algo a respeito de votos diretos de sócios e FT , mas como trata-se de marketing uma mudança de estatuto deve passar longe. A impressão que passa é a mesma que você ficou.

    Curtir

  6. Emboava permalink
    08/05/2011 2:15

    Achei uma idéia interessante do marketing corinthiano… mas hoje mesmo me perguntei, poque eu não fui chamado para a tal reunião no Pq. São Jorge…

    Acho que ao invés de terem escolhido blogueiros deveriam ter criado estados corinthianos… e fazer eleições para governadores e presidente… usando ex-jogadores… aproveitando a imagem deles…

    E votariam neles aqueles torcedores que estivessem inscritos num site especial para isso…
    ——-

    Esses jogadores iriam visitar várias lojas de várias cidades fazendo sua campanha, dando autógrafos e etc…

    ——-

    Mas só chamaram blogueiros que podem acabar sendo influenciados pela diretoria… espero que isso não aconteça…

    ——-

    Vai Corinthians!!!

    Curtir

  7. 08/05/2011 0:29

    Álvaro, como já disse, respeito a sua opinião, mas discordo. Fosse algo orquestrado simplesmente ficaria restrito a alguns blogues mais amenos, mas, pelo contrário, qualquer corinthiano poderá participar. Significa que ainda que a ideia fosse algo próxima ao que você menciona, poderia se reverter facilmente com a inclusão de alguns corinthianos mais engajados e conscientes, pois é aberto. Não vejo a ação voltada ao clube, mas à torcida. É uma forma de incluir a torcida, que é o consumidor. Daí a importância disso para o marketing.

    Agora, se todos os corinthianos mais “ligados” forem ficar de fora alegando ser uma iniciativa maldita do maldito marketing, aí a coisa tende a desandar mesmo, pois ficará nas mãos desses que você ironiza apenas.

    Como eu disse no meu post, o marketing do nosso clube é detestável, bem como a diretoria, mas se o mínimo espaço que nos abrem é refutado por nós mesmos, ao invés de sabiamente aproveitado, depois não adianta chorar. É a minha opinião. Não vou participar, mas por motivos pessoais, pois a minha vida foi exposta e distorcida, então sou obrigada a abrir mão de muitos convites, alguns interessantes, para lidar com o preconceito das mentes medíocres.

    Abraços alvinegros,

    Larissa.

    Curtir

    • 08/05/2011 5:04

      A sua posição está bem formada e eu respeito isso. Contudo, existem dois problemas nela que você deveria refletir por 2 segundos.

      Primeiro, não se toma posição a partir da ação de pentelhos, ou melhor, não se dá atenção à pentelhagem — e imagino que eu não sou o 1º a falar isso a você. Faz mal inclusive a eles.

      Segundo, a razão do convite é fácil de entender. Veja como a coisa começa: são selecionados blogueiros, são convidados para evento no parque, ganharão lembrancinhas…

      Isso se chama “legitimação”. Quando alguém criticar o tal game como ação eleitoral, dirão: mas olha lá, a Larissa tá no bolo! Você acaba legitimando a jogada. Coisa parecida foi feita no Palmeiras (chamar blogueiros) e deu um bafafa terrível.

      A inteligência da coisa está em alegar que qualquer um pode participar, realçando o seu aspecto democrático. Só que tudo começa com a escolha de facilitadores às vésperas da eleição corinthiana.

      A melhor definição veio do Cláudio: espelhinhos.

      São espelhinhos que a diretoria dá a torcida para aliená-la do que está sendo feito com o clube. Se você participar, acredite em mim, será uma mera agente da tropa de choque para defesa da atual gestão, bem na linha do que escreveu aí embaixo o Manu.

      PS: particularmente, assustou-me o teor do email que você compartilhou no seu blogue, mostrando que a coisa é mais maquiavélica do que eu imaginava.

      Curtir

  8. 08/05/2011 0:26

    Muito legal, Alvaro. Cada vez mais eu entendo porque o seu blog foi o único que “bateu com o meu santo”. Tá cheio de gente idiota, ignorante e facilmente manipulável por ai, e eu não tenho a menor paciência pra escutar (ou ler) aquilo que elas têm pra falar. Há uma parte imensa da torcida corinthiana que resolveu, infantilmente, adotar o termo “anti-Corinthians” pra tudo que não se refira favoravelmente ao Timão, e acaba fechando os olhos pras várias coisas erradas que cercam a administração do nosso clube de coração. E o pior é que se vc discorda das opiniões deles, também é taxado de anti (será esse o seu futuro também? kkkkkkkkk)!
    Divergências, antagonismos e críticas são sempre saudáveis e necessários pra se andar pra frente. Quem não consegue conviver com isso, cedo ou tarde quebra a cara. Assim como os amigos abaixo, eu o parabenizo e espero que vc continue com essa postura consciente e crítica em relação ao assuntos ligados ao Corinthians. Até porque, se vc passar a fazer como os outros, não terei mais blogs pra ler, e terei que apelar pro tio Juca!!!….hehehe

    Curtir

    • 08/05/2011 4:40

      Concordo: tudo virou anti!

      E, no processo de defesa automática do clube, acaba-se perdendo o senso crítico e corrobora-se coisas realmente erradas sob a justificativa de defender o corinthianismo.

      Um bom exemplo é o estádio. Ninguém pode falar mal de um estádio de R$ 800 milhões para 45.000 pagantes que ficarão sentadinhos em poltronas FIFA (sendo que a foto do post anterior mostra que Corinthiano não fica sentado durante o jogo). Nego bate palma hoje para um estádio que não terá condições de pagar pelo valor do ingresso.

      Não precisa ser assim e os blogueiros, aos se manterem independentes do clube, podem prestar papel importante como linha crítica de pensamentos — e isso não invalida que a situação também tenha seus blogues.

      Curtir

  9. Pedro permalink
    08/04/2011 23:39

    Pois é,e infelizmente,muitos estão se deixando levar por isso.Como se o Corinthians Paulista fosse apenas mais um clube de desportos qualquer,NÃO É.O Corinthians é muito mais que um clube,é uma bandeira.Uma bandeira que representa o povo e que com as vitórias que alcança vinga este povo frente ao patrão opressor.Mas para alguns,a alcunha de maloqueiro e sofredor é um clichê barato.

    O Corinthians é o único clube de origem completamente popular a ser campeão mundial.Não precisamos de contratações caras para ganhar notoriedade basta contar nossa história para o resto do mundo,mas é muito mais fácil gastar dinheiro com chinês e oferecer fortuna pelo Tevez.

    A cada dia que passa o Corinthians foge mais de sua origem,mas e daí,daquia 2 ou 3 anos(segundo o presidente) seremos o clube mais rico do país.

    Parabéns pelo post,mas esqueceu de colocar “ódio eterno ao futebol moderno” no fim. 🙂

    Ps:Não sei se você já leu,mas vale a pena:http://www.boiaquente.info/2011/06/idiotizacao-do-futebol-brasileiro.html

    Curtir

    • 08/05/2011 4:19

      Exatamente. E a declaração de que Andrez é um sãopaulino enrustido é perfeita.

      Existe uma clara vontade de ser o novo SPFC e esquecer as nossas origens.

      E sobre esse João Sonrisal, é das coisas mais idiotas que a TV já fez. Aliás, jogador que comemora gol na câmera da TV é um imbecil.

      (Acrescentei lá)

      Curtir

  10. 08/04/2011 22:57

    “O Corinthians é o time do povo e é o povo que vai fazer o time”.

    É guerra, caro torcedor Corinthiano. Porque o Corinthians não pode ficar nas mãos de um homem que se diz diferente, mas suas ações provam que é farinha do mesmo saco.

    É o homem que diz ter feito uma revolução no Parque São Jorge, mas vendeu o que a nação corinthiana tinha de mais precioso: a alma. De nada adianta ter rios de dinheiro, se o estádio se tornou um lugar frio, se os jogadores correm sem vontade, se a torcida aplaude fracasso após fracasso de pé. Isso é coisa de madame, a mesma madame que tanto repudiamos e que é o que o presidente corinthiano e sua corja quer nos transformar.

    O Corinthians não precisa de um imperador.
    O Corinthians não precisa de governadores.
    O Corinthians não precisa de um presidente.

    Usar as pessoas que tanto confiaram em seu trabalho como massa de manobra é algo que machuca, e não é esquecido facilmente. O maior inimigo está dentro de nossas próprias fileiras, e precisa ser combatido.

    A revolução precisa acontecer a qualquer custo.

    Abaixo a República! Viva a Revolução!

    Curtir

  11. André Pinheiro permalink
    08/04/2011 21:05

    como seu leitor diario nao podia esperar outra atitude, um abraço e parabens

    Curtir

Trackbacks

  1. O 1º Golpe da República Popular do Corinthians! « Blog do Trio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: