Skip to content

Atlético 1 x 1 Corinthians, agora é vencer a barreira psicológica.

08/07/2011

Corinthians entrou com a sua escalação de momento, inclusive com Willian na camisa 9. O campo era prá lá de sofrível ou, vamos dramatizar um pouco mais, o pior pasto que vimos desde aquele jogo de estréia do R9 em 2009.

Começamos bem, controlando o tempo de jogo e impondo nossa melhor técnica. Danilo pela direita (mas caindo para o meio) era a cabeça pensante. Desta vez, contudo, Alex também resolveu gastar a bola e procurou jogar próximo dele (no jogo passado ele procurou o JH para a tabela). Fica claro, e todo mundo por aqui já sabia, que desde a saída do Douglas esse time rende mais com 2 meias de origem em campo.

Atlético apareceu com uma formação tática mais próxima do “4-1-4-1 anti-timão”, com Mádson (exímio ator enganador de bola e de juiz) pela esquerda, Marcinho pela direita e o camisa 20 (ruim de dar dó) isolado na frente. Talvez no estádio eu enxergasse outra coisa, mas pareceu-me 4-1-4-1 pelo Marcinho abandonar a criação para um mar de volantes que apareciam pelo meio. Outra curiosidade era o lateral esquerdo puxar o Danilo até nossa linha de fundo, conscientemente afastando-o da criação ofensiva. Tite fingiu não perceber.

Jogo estava na mão até que um erro na saída de bola termina com um penal bem burro do Welder no atorzinho: 1×0, e o goleirinho não esperou a batida. Meh!

A cara desse 1º tempo vem na forma de ENIGMA: como eu e o Cesar escrevemos no longínquo 1º semestre, aqueles 2 gols iriam custar caro.

Começa o 2º tempo com Tite, o crucificador, condenando Welder por um único erro e entrando com seu preferido da panela gaúcha, Edenílson – mudança que se provou temerária, pois obrigou Chicão a sair muito para direita para corrigir a falta de experiência na posição. A outra mudança, Émerson T no lugar do JH, foi ótima. JH fez partida medonha no 1º tempo e precisa voltar a jogar com inteligência, ele não precisa ficar colado na lateral de campo, pode cair na diagonal como o Danilo (e como até o William) ou penetrar mais na área como fazia antigamente. Como está, esse Edenílson rouba a posição rapidinho.

Não demorou muito e encontramos nosso pênalti em bela jogada construída. Se eu não estou enganado, o pênalti anterior fora batido pelo William, hoje foi Alex. Chicão, aparentemente, não bate nem mais falta e isso é erro. Enfim, 1×1, numa boa e criativa batida do Alex.

O jogo prosseguiu com Timão controlando o tempo, só que mais prejudicado ainda pelo pasto, pois Émerson instintivamente centralizou o jogo na pior faixa do gramado.

Já no fim, Tite colocou um Elias bem encorpado e com muita personalidade para roubar uma bola na defesa e criar uma jogada de penetração. Substituição essa que ele poderia ter testado em 200 partidas do Campeonato Paulista, mas que só agora, na roubada, ele usa. Fato é que Timão padece de jogadas de penetração na área e de bons finalizadores.

Poderíamos ter vencido essa. Melhor, deveríamos ter vencido se nosso atacante não tivesse jogado tão mal.

Perdemos a liderança que, a bem da verdade, não deveria ser nossa já há 3 rodadas.

Mas precisamos mesmo é vencer a barreira psicológica: isso é campeonato de pontos corridos e justiça é palavra sem sentido aqui. Um empate em Santos e voltaremos à liderança pelo número de vitórias.

Pontos corridos é assim. Mirem-se no Flu-10.

Da goalkeeper.

Ouvimos toda sorte de boatos sobre o porquê da decisão do Tite. Com tanta fofoca, o mais importante não era como o goleiro iria jogar, mas com seria o comportamento do grupo. Pela postura da equipe, diria que Renan não foi engolido pelo grupo. Culpa do modo como chegou já com pinta de titular? Amizade antiga dos jogadores com o Danilo? Jeito do cara?

Nunca saberemos. Nunca? Tite deu uma pista: “O Danilo foi tranquilo, bem criado dentro do Corinthians, sabe a pressão de vestir essa camisa”.

EM TEMPO: Pelos comentários de vocês no post anterior, de fato, Castan jogou muita bola hoje, talvez sabendo que se algo desse errado, era ele quem pagaria a fatura.

Sobre o Danilo 2 parafusos, tem uma saída de bola 200 vezes melhor que a do JC e só mostrou nervosismo na metade para o fim do 2º tempo. Posicionou mal pracacete a barreira numa falta perigosa e eu já acho que isso é ensinado assim no Corinthians.

Nóis e o Vaxco…

Em tempo: 

Copo meio cheio: para quem não sabe, campeão brasileiro (tirando 2009) precisa de 73 pts ou 64% de aproveitamento (em 2010 foram 71 pts). Faltam só 41 pts (1,7 pts/jogo – 1 vitória, 2 empates a cada 3 jogos).

Anúncios
45 Comentários leave one →
  1. Emboava permalink
    08/09/2011 2:50

    Não vi o jogo…

    Apenas os melhores momentos e li os comentários aqui…

    Concluo que o time foi superior ao Atlético-PR… que o pênalti do Weldinho foi meio forçado pelo juiz e por quem caiu, mas ele vai aprendendo com esses erros mesmo…

    O Tite ainda não teve coragem de tirar o Willian… nem de mudar o esquema…

    O Tite acertou com a troca de goleiro… o Renan acredito que é muito esquema de bizzinnes… onde o Corinthians não ganha nada ao final…

    ——-

    Minhas sujestões ao Tite…

    Solta os laterais… deixa eles subirem pro ataque… tipo como o Dani Alves faz no barça… lógico que o lateral esquerdo não pode ser o FS… coloca um João Bobo desses que cumpre melhor a função!!!
    Tira o Willian e põe o Elias Oliveira…
    Quando voltar o Liédson, põe ele e o Elias no ataque… tira o JH e o Wllian do time…
    Tira o Paulinho e entra com o Alessandro como segundo volante…
    Danilo e Alex no meio…

    Curtir

  2. Raphael permalink
    08/08/2011 21:26

    Já falaram tudo e muito bem aqui no boteco, cheguei atrasado hahaha

    Mas estou entre os pessimistas que acham que a vaca foi pro brejo… nosso treinador, como 99% dos demais treinadores brasucas, é extremamente limitado e é um perdedor nato. As suas virtudes servem para montar times medíocres, que jogam por duas ou três bolas por jogo e brigam por posições intermediárias na tabela. Pro Coringão o Tite é pouco, muito pouco.

    O elenco tem lá alguma qualidade, embora claramente falte liderança e atitude. No jogo de ontem, por exemplo, era obrigatório que alguem fosse dar uma peitada no juiz no intervalo, dado o fato que o Welder fez no máximo uma falta (questionável mas muito burra) e não um penal. Hoje não sobrou quase nada da cara do último bom time que tivemos, aquele que nasceu na série B e depois ganhou Paulistão e a Copa do Brasil jogando futebol de gente grande.

    Aliás, o time que começou o Brasileirão e parecia jogar pelo treinador “paizão” já dá sinais de elenco rachado, coisa que não víamos desde 2007 e olha que tivemos Ronaldo, Roberto Carlos e outros figurões. O Tite conseguiu queimar o Renan e o Welder em um único fim de semana… espero que não fiquem cicatrizes abertas e irreparáveis daqui pra frente.

    Ainda assim, não vejo solução nesse momento. O Dorival Júnior que está disponível é muito ruim! Luxa e Felipão estão empregados e ganham uma fortuna… o resto é tudo tão ruim quanto o nosso Adenor.

    A médio e longo prazo a solução é a limpeza e reformulação do dep de futebol do clube, com a formação de treinadores dentro do clube (sugestão do blogueiro), excelência na formação de jogadores da base e o fim do business como meio-fim do ciclo de montagem/quebra/remontagem do elenco (e possível fonte de renda de diretores charlatões).

    Portanto, amigos, nesse momento só nos resta torcer e gritar VAI CORINTHIANS

    Curtir

  3. ANDRE.T permalink
    08/08/2011 17:38

    Timinho vagabundo esse o do Atletico. Deixamos de ganhar 2 pontos, o time esta cometendo erros que nao vinha cometendo, na minha opiniao é o que faz a diferença nos pontos corridos. Penalty infantil do Welder, achei que a entrada do Edenilson foi boa, ja que a preocupaçao era pelo menos empatar o jogo.
    Liedson deve voltar no domingo. Ele ta fazendo uma falta danada, perdemos muitas chances ontem.
    Quarta teremos o jogo mais importante pra mim. Se o tite assistiu algum jogo do peixe tem que entrar pressionando o lado esquerdo deles e com mais jogadores no meio. entraria com Alex, Danilo, Paulinho e Edenilson (na boa , ele é melhor que o Moradei, mesmo de 1.o volante), Alessandro na LD (se nao estiver 100% , vamos de Welder mesmo, nao pode fritar o cara por causa de 1 erro), Emerson e William. Um empate ja seria o suficiente pra voltarmos a liderança e tirar um pouco da pressao (pressao injustificada diga-se). Com a volta do Liedson (se voltar com 70% da forma pelo menos) acho que podemos sonhar com 9 pontos nos ultimos 4 jogos do 1.o turno.

    Curtir

  4. múcio rodolfo permalink
    08/08/2011 13:50

    Eu se fosse o Tite escalaria Gilmar, Grané e Dell Debio; Jango, Dino e Brandão; Cláudio, Luisinho, Teleco, Neco e De Maria. Mas como isto é impossível me contento com o que tem, pois acredito que dá para ser campeão com este time e este elenco.

    Curtir

    • Fernando permalink
      08/08/2011 14:59

      Hahahah, legal, vou deixar aqui minha sugestão para o Tite também:

      no 4-3-3: Gilmar, Zé Maria, Grané, Del Debbio e Wladimir; Vamp, Dr. Sócrates e Rivelino; Luizinho, Teleco e Neco (deslocado para a ponta esquerda, onde jogou no começo da carreira). Mas com a exceção do Vamp, esse meio campo não marca ninguém…

      … ou então no 3-4-3 (Só pra ter o “trio final” completo): Tuffy, Grané, Del Debbio e Gamarra; Vamp, Roberto (Belangero), Doutor e Rivelino; Luizinho, Teleco e Neco.

      Uma coisa é certa: com esses times o Tite não precisa nem ficar no banco…

      Curtir

      • Alessandro permalink
        08/08/2011 15:11

        No banco de reservas: Marcelinho Carioca, Neto, Tevez, Rincón e Basílio(pra dar sorte).

        Curtir

  5. Thiago Guadalupe permalink
    08/08/2011 11:51

    – Jogamos bem! Isso se deve ao Tite ter montado o time de forma diferente e ter substituído bem… quando é dia de elogiar o Adenor tb temos q fazer!

    – Acho que não vai demorar muito para o Alex queimar o língua de muitos amigos aqui hein… melhor em campo ontem sem dúvida!

    – Fiquei satisfeito em ver Alex e Danilo… depois de tanto pedir nesse espaço… vimos na prática que ganhamos muito em criação… o que tivemos de chance para fazer 2, 3 ontem foi brincadeira!!! (mais claras: Danilo na trave e Wiliam na area pequena por cima).

    – Weldinho fez merda mesmo! Mas vinha muito bem, tem crédito… mas a merda foi simplesmente uma mãozinha no ombro fora da area… nada mais! Fomos garfados!

    – Concordo com o amigo que o Danilo goleiro não pode ser avaliado por esse jogo… e Alvaro, o penalti a la Carlitos Tevez é quase indefensável… quase nunca o goleiro vai ficar parado quando o batedor vem pra pancada, o que é totalmente diferente do Felipe com o Elano (que todos viram que ia ser um toquinho);

    – Melhor do que ganhar 3 pontos foi a volta da consistência do time, se isso se manter nos próximos jogos teremos a liderança quando realmente é preciso ter!

    Sds!

    Curtir

    • 08/08/2011 20:08

      Sobre o penal, eu esperaria porque depois da mudança da regra da paradinha e da Copa América, 7 em 10 batedores estão dando pancada no meio do gol.

      Eu também estou otimista quanto à consistência, mas falta um bom finalizador nesse time.

      Curtir

      • Thiago Guadalupe permalink
        08/08/2011 22:42

        se o goleiro fizer isso… qualquer bom batedor dá um toquinho humilhante de lado… pancado o maior número de defesas é chute cruzado…por isso o goleiro salta… é só observar… abs!

        Curtir

        • Thiago Guadalupe permalink
          08/08/2011 22:42

          “pancada” (corrigindo)

          Curtir

      • Nicolau permalink
        08/09/2011 15:20

        Um, Liedson, volta domingo e tem outro, Adriano, pra estrear (devagar, ao estilo Tite) mais pra frente. Acho que isso é uma carta na manga que o Corinthians tem para o campeonato: alguns dos jogadores com mais qualidade técnica estão entrando agora no time (Alex e Emerson), estão quase voltando (Liedson, Alessandro e JC) ou nem voltaram ainda (Adriano). Ou seja, o elenco tem potencial pra mostrar um pouco mais do que tem mostrado e isso pode acontecer quando os outros concorrentes começarem a perder fôlego. Porém, e é um baita de um porém, quem tem que fazer essa reorganização com o campeonato andando é o Adenor…

        Curtir

  6. Luís Fontes permalink
    08/08/2011 11:23

    É impressionante como no Corinthians sempre tem um fdp pra estragar a festa (outrora foi o moacir na libertadores). Quando tudo parece sobre controle um corno destes faz um penalti imbecil, primeiro pq perdeu uma bola que não era para perder, era para tocar ou pra isolar, segundo pq não precisava fazer a falta, pois ainda tinhamos um homem dentro da área entrando em diagonal pra fechar a batida.

    Este jogo era fundamental para o Coringão, não que este empate va jogar o trabalho todo no lixo, mas poderiamos ter defendido a liderança, ganharmos confiança diante dos desfalques do liedison e do JC e ainda por cima jogar água no choop do flamengo, mostrando que a parada não seria tão fácil assim.

    Lamentável, isso sem contar que deixar de fazer 3 pontos diante de um clube na zona da degola é imperdoavel para quem busca o título. Agora é torcer para que um milagre aconteça e o time encontre o futebol objetivo que vinha praticando para tentar a reação na quarta feira na baixada.

    Curtir

    • 08/08/2011 11:39

      Engraçado é que tem sempre uma besta mesmo.

      Mas acho que podemos criticar o Tite em uma coisa: não perceber que a vitória era mais importante que o empate, na medida em que o time era muito superior e, principalmente, no impacto psicológico sobre toda a equipe.

      Não se jogam pontos fora assim tão fácil.

      Curtir

      • Joao Caets permalink
        08/08/2011 13:33

        Será que o Adenor se esqueceu de que em 2010, ele seguiu a risca o “vence em casa e empata fora” e se deu mal?

        A minha matemática diz que não se deve perder jogos quando se joga melhor.

        Curtir

  7. 08/08/2011 9:39

    Assino embaixo do comentário do César Augusto. Adiciono, porém, duas coisas:

    – Não vamos cair na pele do Welder. Entrou em vários jogos até agora, e só errou feio nesse jogo. Não seria reflexo do nervosismo do grupo?

    – Nossa maior falha, hoje, é finalização. Temos dois meias que finalizam bem, e isso eles já tentaram ontem. No entanto, onde estão as jogadas de bola aérea? Isso é coisa que treinador tem que ver, sim. Em pontos corridos, os times têm de reinventar…

    Curtir

    • 08/08/2011 13:08

      O Welder Bambi tem muito futuro no futebol.

      Eu ainda acrescento que esse time não faz mais gol de falta. Chicão se recusa a bater.

      Ou o Tite deu a ordem, ou o Chicão está jogando contundido.

      Curtir

    • 08/08/2011 13:35

      A despeito das falhas da defesa, seja no gol ou na zaga, o ataque parou de marcar.Estou achando que, num futuro próximo, podem jogar Adriano, Liedson, Danilo e Alex . William é banco, Jorge Henrique (irregular e esforçado) é banco, Émerson é banco pra segunda tempo, é pra jogar gasolina no fogo do jogo. Mas são todos banco.
      Parece que, curiosamente, ainda falta banco para o Timão: um reserva para a 9, um reserva para a 10. Temos o Elias, que não deve lutar pela titularidade por causa de dua inexperiência e timidez. E para a 10…Morais não dá, a fase dele não é boa, ele não aguenta a camisa do Timão, é jogador de time médio, não serve pra jogar onde jogaram de Sócrates, Marcelinho e Rivelino,
      Então se jogarem Adriano, Liédson, Alex e Danilo, que são jogadores capazes de decidir, temos muita chance de levar o caneco pro parque São Jorge; já na ausência destes jogadores complica, é um time comum,
      É sério mano; os caras, os rivais têm Lucas Neymar Montillo Loco Abreu Ronaldinho Ganso Juninho P. Kleber Leandro Damião e os goleiros Felipe Fábio Fernado Prass Marcos (goleiros) …as outras equipes estão jogando com jogadores excelentes, decisivos.

      Nós temos banco para o gol? Temos banco para a 5, para substituir o Ralf? Aliás temos titular para o gol? Mas não dá mais pra contratar, né? Só quem joga no Brasil e não fez mais de 6 partidas. pelo que eu sei.
      Zaga, Laterais. Volante.Acho que tá beleza até aí . Mas na meia e no ataque, acho que ainda pode contratar mais, não?
      O que vocês acham? Esse elenco dá conta do recato? E se o Danilo, por exemplo, fica sem jogar? Se o Ralf for convocado mais vezes, vamos de Morais, vamos de Moradei?
      Uma abç a toda a nação corinthiana – é nóis que tá!

      ( nesse exato momento, na ESPN estõa dizendo que danilo é o segundo melhor meia do campeonato, depois do pagodeiro bilionário de trancinhas que joga naquele time que tem a segunda torcida maior que a nossa)
      F. ( Fiel BH)

      Curtir

      • múcio rodolfo permalink
        08/08/2011 16:49

        1- O banco dos rivais também não é lá essas coisas.
        2- Dos rivais o que tem o melhor goleiro é o Vasco. O tal de Prass desbancou o antigo titular Thiago-um goleiro formado na maravilhosa fábrica de goleiros do PSJ de onde saíram monstros sagrados da posição como Solito,Soltinho, Dagoberto, Tadeu, Yamada, Rafael Santos, Marcelo e Júlio César. O Marcos devido a várias contusões que sofreu ao longo da carreira não tem uma irregularidade. Eu não sei porque os bambis o chamam de padroeiro de Manchester. Só sei que ele nunca precisou falsificar fax com propostas de clube estrangeiros. Do Rogério Ceni não vou falar porque este blog é de futebol e não hoquei sobre patins e tratar de presepeiros são as revistas são as revistas especializadas em assuntos natalinos.
        3- Se a funçao do Moradei for apenas a de marcar, anular o armador adversário talvez ele até quebre o galho. Não queira que ele jogue como o lendário Roberto Belangero.
        4- O fato de alguns jogadores ainda não renderem algo que agrade a Fiel não significa que nada reta final não o farão.

        Curtir

      • 08/08/2011 19:59

        Eu sempre achei nosso elenco fraco exatamente por conta dessas posições que você cita.

        Se fosse mata-mata, vá lá. Mas nos pontos corridos, ganha quem tem mais elenco.

        Não quem joga melhor, mas quem não sofre com a escalação de jogadores inexperientes mas que podem por tudo a perder em um lance.

        Curtir

    • Fernando permalink
      08/08/2011 15:16

      Também acho que falta banco para os meias e o ataque. A prova disso foi no jogo de ontem, nossos atacantes somados (William + Sheik) não dão um Liédson, é foda. O Adriano é aquela eterna dúvida, então… podemos testar o Elias sim, mas temo que ainda seja pouco.

      Do meio defensivo pra trás até que os substitutos quebram o galho, com exceção das laterais. Putz! FS e Welder são pra somar elenco, não pra serem titulares. O Welder ontem lembrou o Moacir…

      E no gol… ah, no gol…

      Curtir

  8. André Pinheiro permalink
    08/08/2011 9:03

    partida lamentavel do péssimo william.
    achei uma boa atuação do alex.
    deixamos de ganhar dois pontos pela infantilidade do welder, (cade o alessandro?) e pela péssima pontaria dos atacantes,
    achei que o nosso treineiro foi bem no jogo e não pode ser culpado pelos gols que o time perde assim como foi com o avaí.
    muito cedo pra jogar a toalha, o flamengo tem um bom time mas nao acho que tem elenco como a maioria gosta de falar, a hora que sair o rg ou o thiago neves ou leo moura, quero ver o manter o nivel.
    assim como a hora que saiu o liedson tivemos dificuldade.

    Curtir

  9. Nicolas permalink
    08/07/2011 23:30

    A boa notícia foi a apresentação do Alex, mostrando um futebol de bom nível. O Corinthians passou a ter condições de jogar melhor por dentro, sem precisar ficar toda hora jogando pelos flancos. Com o Danilo e o Alex, haverá uma melhor posse de bola e jogadas melhor articuladas, como no caso do gol. Foi só o primeiro teste e o péssimo gramado dificultava os passes.

    Os jogadores de defesa estiveram bem, com exceção do momento de pane do Welder.Esta pane dificultou muito o desenvolvimento do jogo para o Corinthians. Em jogos equilibrados, quem faz o primeiro gol leva muita vantagem. A sorte foi ter conseguido empatar no início do segundo tempo.

    O meio de campo esteve razoável, embora eu pense que o Ralf e o Paulinho pudessem ter maior participação no ataque. O Paulinho, especialmente, tem aparecido bem no ataque.É verdade que, como diz o professor, é preciso ter equilíbrio. Não será muita vantagem se os volantes subirem e a defesa ficar desprotegida.O Edenilson é um jogador promissor e aparece como meia na relação do elenco corinthiano. O que nem sempre quer dizer muita coisa, pois o Elias e o Paulinho também eram meias na origem.

    O ataque é que tem sido um problema. Willian e JH atravessam um momento ruim. Hoje, o Emerson Sheik dava a impressão de jogar no sacrifício. A avaliação é que, sem Liédson e Adriano, vamos sofrer neste setor.

    Curtir

    • 08/08/2011 19:54

      Eu entendo que Edenílson já merece a vaga do JH e o Elias vai roubá-la do William.

      Você viu bem a pouca participação ofensiva do Paulinho — e quando ele avança faz gol ou arruma penal — mas o conceito de jogo do Tite, que já nos acostumamos, é congestionar o setor de criação adversário.

      Então, Paulinho só avança na boa.

      Curtir

  10. múcio rodolfo permalink
    08/07/2011 23:15

    Já era mais ou menos esperado a perda da liderança. Mas, melhor perdê-la agora quando há tempo de sobra para recuperá-la do que lá nas ultimas rodadas- quando o festival de entregada irão começar. Eu só acho engraçado algumas coisas. Ontem o Madureira declarou que tem que se manter entre os primeiros para dar a arrancada final e ninguém questionou tal declaração. O Tite disse algo parecido no começo do campeonato e cairam de pau. Eu não considero o Tite o Mourinho tupiniquim, mas vejo as pessoas sendo menos tolerantes com ele do que com outros treinadores. Ganhamos apenas 4 pontos dos 9 que disputamos contra os ultimos colocados, mas vamos considerar que o Atlético Paranaense está em ascensão e o Avaí é um adversário fatídico pra gente num terreno que não geralmente nos damos mal. São coisas do futebol. E se a gente somar com as vitórias fora de casa frente ao Bahia e ao Atlético Goianiense, talvez a gente chegue a um desempenho contra tais times melhor do que o ano passado. Vamos considerar que vivemos o nosso inferno astral -com jogadores contundidos, jogadores caindo de produção. Mas isto vai acontecer com outros times também. O ano passado o Flunimed teve uma sequencia tenebrosa na qual perdeu para o Guarani e para o Atlético Goianiense tomando gols no final de ambas as partidas. E nas duas começou ganhando. Então eu acho prematuro ficar entregando os pontos, dizendo que o time não tem condições de ser campeão, que o time não consegue reverter uma situação (e as viradas contra o Grêmio e contra o Vasco?). O Flamengo ontem, de certo modo, sentiu o peso de poder chegar a liderança. Tanto que no primeiro tempo errou passes em demasia e em boa parte da partida foi dominado pelo Coritiba. O nosso time continua sendo bom, pois do contrário não alcançaria quase 90% de aproveitamento jogando contra Vasco, Botafogo, Fluminense, Flamengo, Internacional, Grêmio e São Paulo. Se fosse apenas pela sorte, pelo entusiasmo, pelo sobrenatural de almeida, no máximo teria alcançado a metade deste rendimento.

    Curtir

    • 08/08/2011 19:51

      Bela análise, mas eu acho que o Madureira saberia empurrar o time no 2º tempo de ontem, ao perceber a vantagem de sairmos com 3 pontos em Curitiba.

      Um empate e estamos de volta às cabeças e, realmente, o desempenho deste ano (com um time inferior) tende a ser melhor que o do ano passado.

      Curtir

  11. Cesar Augusto permalink
    08/07/2011 22:50

    A única vantagem da perda da liderança, neste momento, é que os holofotes sairão do Corinthians para o Flamengo.

    Aliás, pelo que li e ouvi, o campeonato já tem dono. Até concordo que o Flamengo é o time mais sólido do campeonato, mas, ainda, não acabou. Faltam apenas 23 rodadas para o fim da competição.

    Esse time do Corinthians funciona mais sem holofotes, no trabalho forte, sem obrigação de título.

    Agora que o líder é o Flamengo, talvez a pressão diminua para o Corinthians e a equipe volte a atuar como em boa parte do campeonato.

    >>>

    O Vasco, hoje, apanhou de mão aberta do Botafogo com uma partida fantástica do Loco Abreu e do Renato, ex-Santos.

    O Palmeiras não tem ataque. E o SPFC é muito forte, especialmente, fora de casa.

    Se não acontecer nenhum imprevisto CRF, SCCP, SPFC, SEP e CRVG disputarão o título com claro favoritismo ao rubro-negro.

    >>>

    Com as voltas de Liédson e Alessandro teremos mais opções, além da estréia do cachaça. Se estiver com vontade, esse cara deitará e rolará nessa zagueirada ruim que tem por aí.

    Só espero que o Adenor não o cloque na ponta-esquerda, nem coloque a Liédson na ponta-direita para fazer os dois jogarem juntos. É o 4222, Adenor.

    Curtir

    • 08/08/2011 13:42

      Você realmente acha que Liédson e Adriano não podem jogar juntos?

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        08/08/2011 15:25

        Eles podem jogar juntos, sim, mas não neste esquema 4231, pois, desta forma, um deles teria que ser deslocado para o lado do campo.

        Para os dois jogarem juntos, temos que atuar no 4222 e os dois atacantes jogarem mais centralizados.

        Sem mudança de esquema, não há como jogar Adriano e Liédson.

        Curtir

    • 08/08/2011 19:48

      Acho que o Tite deixa o cara no banco, para desespero do mktg corinthiano…

      Curtir

  12. Fernando permalink
    08/07/2011 22:38

    Em tópicos:

    – Achei que o Corinthians não jogou tão mal hoje, pelo menos não como vinha jogando. O que houve foram falhas individuais e “n” chances desperdiçadas, aquela do William por exemplo foi ridícula! Aliás, o William já voltou a ser o que era: Apenas Esforçado. O Sheik tá parecendo cada vez mais com o Souza, caneleiro e não acerta um passe, quanto mais gol. É aquele tal negócio: saiu o Liédson, aguenta o tranco. Mas hoje chutamos bem mais, o que não vinha acontecendo.

    – Post passado falei do Alessandro, parecia que eu tava adivinhando que o Welder (bambi) ia fazer alguma merda. E a nossa única jogada trabalhada pra valer, mesmo, foi no lance que saiu o nosso pênalti. Tinha que atacar assim sempre, pô. Depois, nossas jogadas foram mais na base da vontade do que da técnica. E o que o Cesar chamou a atenção tá certíssimo: falta um LÍDER, em maiúsculas mesmo, pro Corinthians. Os jogadores são muito conformados, ninguém grita com ninguém, não dá para entender. Percebia-se isso claramente no jogo. Tem que ter (pelos menos) um cara que puxe o time para cima, que brigue, que discuta, que mande, enfim, um cara que saia do mediano. Isso nós não temos. O time toma um gol e “desaba” psicologicamente mesmo.

    – Gostei do Alex nessa posição de hoje, parece que ele se soltou mais, e até tentou umas jogadas solo. Mas ainda é pouco pra quem veio por um caminhão de dinheiro.

    – Adriano: Cuméquié, malandro? (na minha opinião, nem sei se entra em campo)

    – Danilo goleiro: não comprometeu, foi beeem mais seguro que o Renan. Apenas duas coisas: ficou meio adiantado naquela falta próxima à área e se ficasse parado no pênalti, tinha mais chances de pegar (sobre a falta, acho que “já deu” pro nosso Mauri, treinador de goleiros: ele tá ensinando os caras tudo errado, posicionamento, armação de barreira, etc.)

    – Danilo meia: como sempre – a partir de um determinado momento, cansa, perde bolas fáceis e some do jogo. Perdeu um gol também, mas menos “feito” que o do William.

    – Contra os 3 últimos colocados do campeonato (Avaí, Atlético-PR e América-MG): 4 pontos em 9 disputados. Desperdício de pontos que foi uma das razões que nos fez perder o caneco em 2010. Péssimo aproveitamento contra os piores times, pouco para quem quer ser campeão.

    Curtir

    • 08/08/2011 19:46

      Concordo com tudo aí!

      É, parece consenso que temos problema de liderança. Daqueles problemas que o Galvão Bueno adora.

      E bem lembrado sobre o preparador de goleiros. Alguma coisa está errada alí.

      Mas, eu sou a favor de mandar o preparador estagiar no exterior em algum centro de ponta. Acho que dá para corrigir defeitos.

      Curtir

  13. 08/07/2011 21:53

    O empate aconteceu, como foi previsto. Não é momento de desespero (pelo menos pra quem não tem o pai flamenguista como eu), até porque hoje a equipe conseguiu articular melhor as jogadas com 2 meias de verdade (apesar de um deles ter que ficar na ponta).

    Me parece que o pré-requisito pra jogar no Atl-PR é correr. Muito. Madson, Marcinho, ainda tem o Guerrón… contra-ataque é quase gol. Mas não tem time pra ficar na série A.

    O que dá pra tirar de bom dessa partida:
    – Tem espaço sim pra Alex e Danilo jogarem juntos. Até a hora que o pulmão acabou os dois tavam mandando no meio campo. E o Danilo poderia sair como homem do jogo se tivesse feito os dois gols dele (o que bateu na trave deu pra ouvir nitidamente pela tv o “pléim”)
    – Extremamente tosco o catão forçado pelo Ralf. Mas o objetivo foi cumprido, e a gente não vai precisar ver o Moradei por um bom tempo.
    – Foi um jogo bem seguro do Danilo Goleiro. Faz tempo que eu não lembro de um goleiro corinthiano gritando com a zaga como ele fez algumas vezes. Mas a falta ali no finalzinho deu um frio na barriga.

    O que ainda tem que mudar nesse time:
    – William foi pessimamente mal. Não acertava passe, chute, drible… O Elias pega a vaga dele fácil, fácil próximo jogo (se o Tite deixar).
    – JH é outro que tem que gastar a bola pra não ir pro banco. O problema é que não vai ter atacante pra entrar no lugar dos dois, então no caso dele fica difícil pegar o banco. A não ser que o Tite queira colocar Danilo-Alex-Morais no meio.
    – Edenílson é um bom jogador, mas não pode entrar só na lateral. Quando o Alessandro voltar ele vai ter que esperar pra entrar no lugar do Paulinho, que não sai nem por decreto.

    Resumindo: era jogo pra ter ganho, merecia ter vencido, mas o empate não foi ruim. E que venha o S4n7os!

    Curtir

    • 08/08/2011 11:33

      Concordo aí com tudo.

      Acho mesmo que o Elias pega essa vaga, até por pressão da torcida.

      Jh deve rodar para a entrada do Edenílson, que é meia-armador, ele não me engana!

      E não se esqueça que lembrou o Alessandro aí em baixo: em 2011 fizemos bons 37 pts no 1º turno.

      Curtir

    • André Pinheiro permalink
      08/08/2011 12:16

      o emerson foi malandro demais nessa falta e o juiz nao teve peito de mandar voltar

      Curtir

  14. 08/07/2011 21:36

    # O resultado não foi ruim, mas ficou o gostinho amargo de ter jogado melhor e não ter vencido.

    # Alex finalmente fez um apartida decente. Ainda precisa dar uma calibrada no chute que é uma das suas maiores virtudes, mas agora temos uma esperança.

    # Esse Vaxco queimou a nossa lingua mesmo, mas pra mim essa derrota contra o foguinho não representa muita coisa não. Se forçarem, os portugas podem sim ganhar o titulo.

    # Não acho que tenhamos elementos pra tirar uma conclusão sobre o Danilo Fernandes, já que ele não foi exigido na partida. O que deu pra notar, pela entrevista da Band, é que o Renan ficou puto, o que dá a entender que não partiu dele a idéia de ir para o banco, além de obviamente ele não ter gostado dela.

    # Eu gostei das substituições do Adenor, embora tenha pensando o mesmo que vc sobre o Welder. Acho que o Tite poderia ter esperado um pouco antes de botar o Edenilson. Entre William com a pilha acabada e o Sheik que não finaliza bem, talvez a melhor opção seja a segunda mesmo. O Emerson pelo menos tem habilidade e sabe driblar.

    # Alguém precisa avisar o JH sobre 3 coisas: 1- Ele não é o Usain Bolt do futebol; 2- Jogadores adversários, assim como qualquer outra pessoa, são de carne e osso, não são fantasmas. Se vc tentar passar no meio deles, vc não conseguirá; 3- Quando a fase é claramente ruim, o melhor é jogar simples, e não ficar inventando ou tentando fazer coisas que nem em estado de graça vc consegue fazer.

    # 3 rodadas atrás nós discutiamos que essa sequência de jogos contra times da zona do rebaixamento ou consagrava o time ou nos deixava com uma pulga atrás da orelha. 1 vitória, 1 empate e 1 derrota. Não é o fim do mundo. O grande problema é que o Fla desembestou a vencer e o nosso psicológico caiu muito. Uma vitoriazinha contra os Baiacus na Vila poderia ser um bom remédio pra isso.

    Curtir

    • 08/08/2011 11:24

      Sobre o Willian, acho que o Elias vai roubar a vaga de 1º reserva dele, até porque a torcida já vai pedi-lo em campo no Pacaembu, pode escrever.

      Sobre o JH ele além de desafiar a física, ainda fica discutindo sem razão com o juiz.

      É o problema de perder pontos obrigatórios: precisamos de vitórias consagradoras.

      Curtir

  15. Cesar Augusto permalink
    08/07/2011 21:29

    Sinceramente, meu caro Álvaro, a forma como esse time comandado pelo Adenor se comporta em campo é desanimadora.

    É otimismo demais achar que essa equipe tem alguma chance de ser campeã, tendo em vista que falta muita, mas muita personalidade a este grupo.

    Hoje, foi a gota d’água. Cansei.

    Tomamos um gol ridículo numa jogada idiota do Weldinho. A falta no Mádson foi pura falta de inteligência.

    Eu não suporto mais o glorioso JH. Não dá mais, ainda mais nesta função. Tecnicamente, o JH não acerta nada, desde o ano passado. É o jogador caranguejo, que só domina a bola para trás. Para evitar este domínio de bola caranguejo não seria mais útil colocá-lo no lado direito e o Danilo no lado esquerdo?

    E o William?

    Pelo amor de Deus, quem perde um gol daquele não merece mais vestir a camisa do Corinthians. Um acinte. Falta técnica, falta tranquilidade e, especialmente, inteligência. E claro, após desperdiçar o gol mais feito do ano, fomos castigados com o gol do CAP. Quem não faz toma.

    O William nao acertou nenhum lance, exceção ao passe para o Alex no início da jogada do gol.

    Por incrível que pareça, os únicos que criaram alguma coisa, hoje, foram o criticado Danilo e o Alex, que melhorou, mas não é nem sombra do jogador que foi no Internacional.

    Ademais, o Corinthians é um time muito bonzinho. São jogadores sem personalidade, que se abatem demais na adversidade. Dificilmente, o Corinthians consegue reverter uma situação. Repare que o Corinthians, após tomar o gol, não sabia o que fazer em campo e foi presa fácil para o CAP. A sorte é que o tal Morro Garcia perdeu um gol inacreditável num contra-ataque puxado pelo Marcinho.

    Temos 11 cordeirinhos em campo, que só fazem aquilo que o Adenor mandar. Ninguém improvisa, ninguém ousa ou tenta algo diferente. Vivemos de um feijão com arroz irritantemente burocrático. Hoje, ele mudou os jogadores, mas não mudou o esquema. É sempre a mesma toada com muita marcação, pouca troca de passes e uma deprimente ausência de criatividade.

    E, mais uma vez, aos olhos do mundo, o Adenor jogou a culpa da momentânea derrota nas costas dos jogadores. Desta vez, o escolhido foi o Weldinho. A entrada do Edenílson na Lateral Direita foi grotesca, primeiro porque o Edenílson não sabe marcar e segundo porque jogou o Weldinho aos leões. Ele preferiu improvisar a deixar o culpado Weldinho em campo.

    Neste time do Corinthians falta, com o perdão da palavra, um jogador mais “bandido” em campo. Time bonzinho, ainda mais dirigido pelo Pastor Adenor, tem claras limitações para chegar ao objetivo.

    Não há neste time nenhum jogador que chame a responsabilidade, que dê uma entrada mais firme no jogador adversário para impor respeito. São cordeirinhos a serviço do equivocado conceito de futebol do Adenor.

    É o segundo ano consecutivo que o Corinthians larga bem, mas falha em jogos contra equipes que estão lutando apenas para fugir do rebaixamento. O Avaí, o espetacular Avaí, na Ressacada, só venceu o Corinthians. Hoje, o SPFC, de virada, venceu os caras sem fazer nada demais. Nos pontos corridos, o título se ganha contra os menores, mas, ainda, não aprendemos a lição.

    Perdemos a liderança, porque demonstramos, nestes últimos 4 jogos que não estamos preparados para o título, para a cobrança, para a pressão. Tivemos resultados de uma equipe que não será campeã, enquanto o Flamengo, o líder, está com pinta de campeão, mesmo sem jogar muito, como foi o caso de ontem. Vencer com gol aos 45 do segundo tempo, dá uma força danada para o grupo.

    O Corinthians, jogo a jogo, dá pinta de que, mais uma vez, morrerá na praia, principalmente porque tem um elenco, que até pode ganhar o “Oscar”, mas apenas na categoria de “melhor ator coadjuvante”.

    Curtir

    • 08/07/2011 21:59

      Eu acho que o único que desobedece o Tite é o Liédson. E ele consegue trazer o time junto com ele nessa desobediência. Mas sem ele os jogadores só abaixam a cabeça e escutam.

      Sobre o Avaí, é a síndrome de Corinthians: fazer tudo pra ganhar da gente só pra entregar os pontos pro resto. Foi assim com o Cruzeiro.

      Curtir

    • 08/08/2011 11:21

      Times assim entram em pânico muito facilmente. Não tem aquela frieza do time de 2000, por exemplo.

      Mas o JH precisa esquentar o banco ou discutir com o técnico um posicionamento mais adequado.

      Ele parece aqueles cachorros presos pela coleira em uma barra de ferro que acompanha o muro, ou seja, ele não desgruda da lateral.

      Curtir

      • múcio rodolfo permalink
        08/08/2011 13:26

        O time de 2000 era um iceberg de chuteiras. Mas……….alguém se lembra que naquele jogo contra o chiqueirense pela dita cuja, o primeiro no qual vencemos por 4×3, em determinado momento da partida poderíamos ter enfiado uns três gols tal era nossa superioridade técnica, mas alguns jogadores resolveram fazer palhaçada, mexendo com os brios da equipe adversário que reagiu no segundo tempo?

        Curtir

  16. Alessandro permalink
    08/07/2011 20:58

    O William foi péssimo hoje como nas últimas partidas, acho que não tem mais espaço no time titular. Acho que o Alex não sai mais do time.
    Esse campo da baixada é uma piada, não bate sol, não sei o que vai ser feito para a Copa do Mundo.
    Se fizermos 1 ponto na Vila e 3 no Paca no domingo, somaremos 36 pontos, é excelente!!!
    Pra comparação, no bom 1º turno do ano passado fizemos 37 pontos.
    Vai ser sofrido até o final mas acho que lutaremos pelo caneco.
    Estou com você quanto aos nossos concorrentes: Flamengo, Bambis e Portugas.
    Os porcos vão lutar pela vaguinha na Libertadores.
    Vai Corinthians!!!

    Curtir

    • 08/08/2011 11:07

      Eu li em algum lugar que a Fifa exige “drenagem a vácuo” no campo. Fico imaginando como um time que não consegue plantar grama, vai atingir este nível de sofisticação.

      Verdade seja dita, a Vila Belmiro conseguiu. Pois lá o campo também era terrível.

      Temos 5 jogos para batermos os 37 pontos de 2010, que foi um desempenho bom mesmo.

      Estamos com 32 pontos, dá para fazer 8: 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: