Skip to content

Mesa o que quer o Corinthians?

09/22/2011
  • Como pergunta o Cesar, o que quer o Corinthians?
  • A delicada situação do Clube pode custar uma pequena fortuna para o próximo presidente. É muito provável que ele seja obrigado a comprar um time novo em função do racha atual no elenco.
  • Como não se investiu na base, nem com isso podemos contar.
  • A gestão tosca do Depto. de Futebol é a principal causa do estado em que está o vestiário corinthiano. É fato que o presidente se aproxima de certos jogadores. É fato comprovado que o presidente intervém na escalação. Diretores toscos se metem a falar sobre questões táticas e técnicas. Você ainda coloca um treinador que já tinha mostrado não ter competência para gerir pessoas no passado e estamos perdendo um time de futebol inteiro.
  • É das piores gestões de futebol da história do Corinthians, pois foi ela quem criou a crise. Agora, tudo se faz para se culpar os jogadores e salvar a pele de quem meteu os pés pelas mãos: Andrés Sanchez. E não haverá nota vazada na imprensa sobre o Fielzão que salve a pele do Sr. Presidente. Mas, como escreveu o Múcio, sobre AS ainda paira uma dúvida…
  • Para disputar o título, Corinthians precisa de 10 vitórias em 13 jogos. Aprendemos que nos pontos corridos ou você monta uma equipe que conta as vitórias, ou você passa o bastão para outra. Foram tantos abandonos de situações claras de vitória, que agora é só na suerte. Ontem, por exemplo, era mais importante o emprego do Tite do que arriscar a vitória pressionando o lado direito do SPFC.
  • Que isso sirva de lição para o próximo ano.
  • Pelo menos uma boa notícia: o Doutor teve alta!
Ponha na mesa o que você acha que quer o Corinthians!
Anúncios
32 Comentários leave one →
  1. Cesar Augusto permalink
    09/24/2011 1:02

    “Não sei de onde o Andrés tirou essa informação. Nada foi conversado e é uma situação até ruim, porque o São Paulo está disputando o título brasileiro. Esse tipo de informação pode tirar o foco da equipe no campeonato”.

    “Não se mexe com grandes times, como o São Paulo. Mas eles me parecem preparados. Conheço o São Paulo e não acredito que isso irá abalar o ambiente deles. Além disso, foi como o Dagoberto falou. Ele tem contrato (até 18 de abril de 2012) com o São Paulo e vai cumpri-lo”.

    As frases acima foram ditas por Muricy Ramalho, Técnico do São Paulo, ops, do Santos.

    Não nos esqueçamos que a tabela reserva para a última rodada, o clássico entre São Paulo e Santos, no Morumbi. Se o Corinthians estiver na briga e precisar de alguma honradez do clube da baixada, pode esquecer. Entregarão para os coloridos, na cara dura, primeiro com o argumento de que o Mundial está próximo, segundo para, eventualmente prejudicar o Corinthians e terceiro para satisfazer o desejo do seu Treinador que quer o SPFC campeão, pois uma vez bambi, eternamente bambi.

    O “super-ético” Muricy nem disfarçou a preocupação com a situação do SPFC no campeonato.

    É claro, não podemos negar, que o Andrés é um idiota. Ele provoca, mas quem sofre as consequências é a entidade Corinthians. Mas, a defesa do Muricy ao SPFC foi deprimente, totalmente antiprofissional, mas, para variar, é mais fácil malhar o Andrés, que reitere-se é idiota, vitimizar o clube do Jardim Leonor e, óbvio, elogiar o Muricy por qualquer declaração. Este é um dos mandamentos da imprensa rosa, isto é, o Muricy tem sempre razão.

    >>>

    Aliás, a imprensa rosa está passando dos limites com a perseguição ao Mano Menezes, que, verdade seja dita, está ensaboado igual a um bagre no comando da Seleção.

    Quando não convoca o Hernanes é porque o Treinador é vingativo.

    Quando convoca, é porque fez média.

    Quando deixa o Lucas no banco é para prejudicar o SPFC.

    Quando não convoca nenhum jogador do Corinthians para amistoso internacional é esquema para prejudicar os outros concorrentes ao título.

    Quando convoca Ralf e Paulinho, também, é esquema para valorizar os jogadores do Corinthians.

    Ou seja, o cara está sendo bombardeado por todos os lados, numa covardia jamais vista na história da Seleção Brasileira. Tudo é errado. Tudo é esquema. E os mesmos jornalistas de sempre vivem apenas de ilações, jamais de comprovações.

    Assim, é fácil.

    O MM era feliz e não sabia no Corinthians.

    Com ele, duvido, que perderíamos o título em 2010.

    E duvido que a Seleção na mão do Muricy teria desempenho muito melhor do que o apresentado até hoje. Duvido. A geração 2014 é regular, com exceção de 2 ou 3.

    Mas com o Muricy a imprensa teria paciência porque ele parece honesto. O MM disse em entrevista à Veja que não precisa parecer honesto, basta ser.

    E uma série de críticas surgiram com tal declaração, no meu entender, perfeita.

    São os dois pesos e duas medidas de uma imprensa absolutamente corrompida, que rotula as pessoas do meio do futebol de acordo, principalmente, com suas convicções clubísticas. Se o cidadão é ou foi ligado ao Corinthians é motivo mais que suficiente para se levantar suspeitas. Se o atleta joga ou jogou no Corinthians, as suas eventuais convocações à Seleção são motivos suficientes para suspeitar do treinador e, também, denegrir o jogador. Outro dia, li no twitter de um jornalista da ESPN que o Elias era um bonde, um perneta. O bom era o Hernanes. Ralf e Paulinho, a mesma situação. Bom é o Casemiro. Isenção é isso aí.

    Se o profissional é ou foi ligado ao SPFC é tudo uma maravilha. Profissional do mais alto garbo, injustiçado, vítima de esquemas.

    Foi o caso do Lucas/Marcelinho na semana passada. Será que esse Lucas, de fato, é tudo isso?

    Será que esse rapaz não foi supervalorizado pela mídia, principalmente porque joga no mais querido?

    O compararam, no início do ano, ao Neymar, o que é um absurdo.

    Eu, por exemplo, acho o Oscar, do Inter, bem melhor. Mas o Oscar, ora veja, não é mais do SPFC, logo não é tão bom assim.

    E o tal de Casemiro?

    Vi o Alberto Helena Jr todo indignado na semana passada porque o MM não escalou o Casemiro. Do jeito que falou o Helena parecia que estávamos diante do novo Falcão. Disse, inclusive, que o MM estaria perdendo uma ótima oportunidade de testar o mega/ultra volante tricoor.

    É o excesso de bajulação a serviço ou a desserviço da informação ou da opinião. Tudo referente ao SPFC é maximizado, enquanto que tudo relativo ao Corinthians é minimizado.

    O Andrés, mesmo com todos os seus defeitos, provoca em parte da imprensa rosa os desejos mais primitivos da espécie humana.

    Ele ousou bater de frente com o SPFC. Certo ou errado, ao menos tomou uma atitude contra os pernósticos tricolores.

    E criticar o mega/ultra SPFC é um crime inafiançável, hediondo.

    Enfim, os inimigos são os de sempre, mas, desta feita, o confronto está aberto. É guerra declarada e, provavelmente, sem volta.

    Curtir

    • múcio rodolfo permalink
      09/24/2011 8:09

      1- Esta campanha da midia purpurinada contra jogadores com ligações ao Corinthians atingiu tamanho radicalismo que recentemente li -não sei se na Folha ou no Estadão- um comentarista indignado porque o Arsenal acabara de contratar o lateral esquerdo André Santos. O jogador passa a ser exibido como um tremendo cabeça de bagre e pronto. Verdade que andou falhando em alguns jogos da seleção. Verdade que não é nenhum Wladimir, nennum Kléber. Mas….taxá-lo de cabeça de bagre vai uma dose de exagero que a gente sabe que não é gratuíta. O AS foi até responsabilizado pelo pífio futebol apresentado pelo Neymar na seleção…..
      2- Não sei se é verdade ou intriga de jornaleiro, mas na época li e ouvi que o Andrés sugeriu o nome do Mano para a seleção. Deveria ter pensado unica e exclusivamente no clube. Embora não fosse o técnico perfeito e cometesse alguns dos pecados cometidos pelo Adenor, porém em doses moderadas, ele tinha o elenco nas mãos. O Andrés deveria ter levado em consideração o quanto lotérico seria a contratação de um treinador, ainda mais no meio de temporada onde os ditos tops estão empregados. Podera aliciar um grande nome já empregado, mas se fizesse isso não teria a mesma indulgência que teve a diretoria bambi no caso Carpegiani. Ali de fato o Andrés comprometeu a conquista do título.
      3- E lá vai eu de novo pegando alguma coisa do passado. O Kleber, este lateral que etá no Entregacional, assumiu a titularidade no Timão em 99. Foi fundamental para a conquista com suas assistências. Somente em 2002 é que eu ouvi alguém da mídia afirmando que ele merecia uma chance na seleção. O tal de Gabriel, filho do Wladimir, no terceiro jogo pelos bambis já tinha seu nome sugerido para a seleção. Me parece que exista uma diferença considerável de qualidade entre o Kléber e o Gabriel.

      Curtir

      • 09/24/2011 8:36

        – Outro dia o Luxa tava no bem, amigos e não sei quem perguntou de que segundo volante tão bom tinha no futebol brasileiro; o Helena falou do Casemiro, o Luxa fez uma cara de desprezo e só falou “pô, calma aí, o menino tá aí há 3 meses, tem que provar muito”. Tem muito de rosismo na imprensa, mas boa parte é só despreparo, viu…é nego que não vê um jogo do Real Madri há 3 anos mas fala com convicção absoluta que o Marcelo tem de ser titular da seleção.
        – Na quinta, o Paulo Roberto Martins, na Transamércia, abriu o programa indignado, falando com todas as letras que o Mano tinha esquema com o Corinthians por não convocar ninguem pros amistosos e prejudicar os outros times. Juro, não consigo entender como um suposto jornalista de muito tempo consegue chafurdar no lamaçal da incoerência tanto assim; é o mesmo cara que há 2 meses falava que convocar o Ralf só podia ser por esquema de empresário. Ca*raio, é para convocar ou não é para convocar? Bom, quando um cara influente no jornalismo da globo como Renato Maurício Prado faz o que fez, o que esperar do resto do jornalismo esportivo né…
        – Mano na seleção: lembrem-se que o Mano só foi chamado depois do Felipão e do Muricy “recusarem”; ele era a próxima opção, mas se fosse possível ninguem no Corinthians preferia a saída dele.

        Curtir

    • 09/24/2011 12:46

      Não sabia do advogado Muricy ter entrado na papagaiada feita pelo Andres.

      Eu só acho que o Andres não tem tanta idéia assim do tipo de remexida que ele dá na imprensa quando fala essas coisas.

      Quanto ao Casemiro, eu vi mesmo, mesmo, só na 4ª e não acertou nada. Pode ter sido prejudicado pelo Adilson e sua busca insana pelo novo Ramirez, mas não parece ser tão bom assim.

      E o ex-Marcelinho, coitado, precisaria jogar num time melhor montado em que ele não fosse tão protagonista. Assim, ele só pode contar com a bajulação da imprensa, porque futebol não existe ali.

      Curtir

  2. Nicolas permalink
    09/23/2011 22:52

    Acompanhando o noticiário, vi que o Joaquim Grava está recomendando que o Adriano perca peso. Se o Corinthians tivesse um técnico como o do Valencia, talvez nem existisse o problema. Então, é preciso ter um técnico que imponha um regime profissional para os atletas. Não dá para ser atleta profissional, estando muito acima do peso. O Ronaldo Fenômeno deve ter desaparecido com todas as balanças do Parque São Jorge e elas precisam reaparecer.

    O Corinthians decidirá ao final da temporada se tem um técnico competente ou se terá de contratar um novo. Faltam dois meses e pouco para o fim, não sei se é o caso de trocar o técnico no momento atual. Não acredito em milagres nesta área. Acredito que a boa preparação de um time é um processo contínuo, diário, com muita ênfase em disciplina e preparação física. Não é com treinos recreativos que um time será aperfeiçoado. Eu fico pensando se o Corinthians não poderia tentar a contratação de um técnico europeu de bom nível. Eu admito que gostei da metodologia de trabalho do técnico do Valencia. Só funcionaria, é claro, se houvesse um bom suporte da diretoria. Até a nível de intercâmbio esportivo, poderia ser interessante. Eu lanço a ideia para o debate. Qual é a sua opinião?

    Curtir

    • 09/24/2011 12:49

      O que se conclui: que Joaquim Grava vive no mundo da Lua, no mínimo!

      E aquilo ali deve ser um SPA DE GULOSEIMAS!

      TODO MUNDO falou que o Adriano estava muito acima do peso e o Dr, só agora, vem cobrar redução de peso?

      Curtir

  3. Cleber permalink
    09/23/2011 14:54

    Minha duvida é: nessa altura do campeonato seria melhor demitir o Tite ou não ? Bom ja que não vai demitir o Adenor eu acho que tem de afastar TODOS os jogadores da panelinha por tempo indeterminado. Quem sabe assim o Tite retoma o comando do grupo ?

    Curtir

    • Thiago Guadalupe permalink
      09/23/2011 14:58

      essa história de jogar a culpa toda em cima de Alessandro, Chicão e JH não me convence não… cada dia querem pegar um pra Cristo… Danilo, Alex, agora esses três… quem tem que organizar esse pessoal em campo? Quem tem que ter comando independente da personalidade de cada jogador? Ou em 1998, 1999 e 2000 teríamos que ter expulsado do clube Marcelinho, Edílson, Rincon, Ricardinho, Vampeta, Dinei… e viva aos cordeirinhos, saber jogar bola é questão secundária!

      Curtir

      • Cleber permalink
        09/23/2011 15:42

        Mas sem querer voce concondou com o que eu disse, o Tite tem que ter o comando a qualquer preço? Sim concordo, porem ele não tem esse comando e não vai ser ser mandado embora, então vamos ao plano B e afastar os ” incomandáveis” ( nem sei se existe essa palavra). O que não pode é todo mundo continuar vendo essa bagunça e ficar de braços cruzados esperando a solução cair do Céu !

        Curtir

        • 09/24/2011 12:51

          Comando ele deve ter no vestiário. Para impor respeito, ser respeitado e, mais importante, fazer com que cada jogador respeite o outro.

          Como ele perdeu isso e cede à pressão do presidente, então fuera! Só que o Andres não vai querer tirar um treinador que ele tem no controle e colocar outro que vai fechar a porta do vestiário.

          Curtir

  4. Thiago Guadalupe permalink
    09/23/2011 11:15

    – O Vasco perdeu pontos em casa ontem e continua tudo embolado, acho difícil o campeão desse ano ter mais de 70 pts. Vamos ser exigente também na análise de nossos adversários: o Vasco se não estiver liderando até o final não terá motivação; Botafogo vem tido campanha heróica mas não tem elenco pra campeão; SPFW tem o pardal; Inter e Santos sim tem elencos fortes… mas o primeiro sempre amarela, e o segundo perdeu ponto demais se ainda for campeão os outros 19 merecem o rebaixamento! Enfim, estamos em condições iguais aos citados acima, desde que resolvamos nossos problemas.

    – O Tite quer o emprego não o título do Corinthians, por isso penso… é solução SIM um técnico novo que precisará ser campeão pra se manter ano que vem. Além disso, mudará a energia negativa do grupo de jogadores… (Renê Simões, R. Gaúcho, Mário Sérgio, etc…)

    – Bem, sempre falei da importância do trabalho do Mano, inclusive aqui nesse espaço, hoje fica claro para os amigos que ele foi no Corinthians muito mais do que um bom técnico né… ele foi fundamental pela reconstrução de um Corinthians forte pós-série B, inclusive no que diz respeito a gestão do futebol. Sinceramente, caso o tal do Muricy tivesse assumido essa barca furada não tenho dúvidas que teríamos tido um passado recente bem diferente!

    – O meu desânimo sobre nosso destino nessa competição não está nas chances matemáticas, que ainda são enormes!!! Mas está na falta de atitude da direção e comissão técnica… quando esses trabalham direito não tem boleiro que faz corpo mole… agora quando se tem diretores e técnico frouxos a história é outra!

    Curtir

    • 09/24/2011 12:56

      Vi um Vasco dominado em S. Januário e um Botafogo jogando como o Botafogo-RP!

      Dá para ganhar sim, precisa, como você escreveu, de atitude.

      De qualquer modo, Corinthians precisa de treineiro para 2012.

      Curtir

  5. Alessandro permalink
    09/23/2011 10:14

    Eu só vou rezar daqui pra frente e tentar me apegar aos números. No ano passado na rodada 25 tínhamos perdido para os Chorolados, estávamos com 47 pontos. Depois tivemos 5 rodadas catastróficas que somamos apenas 3 pontos e nos custou o campeonato. Ainda dá tempo, não vejo nenhum favorito.
    Espero que a próxima gestão priorize a base, estou cansando de ver as sereias revelando jogadores a rodo.

    Curtir

  6. sal.r9 permalink
    09/23/2011 9:22

    Espero que o elenco do Corinthians coloque a conquista do campeonato acima de tudo. Que eles queiram. É o ultimo fio de esperança.

    Temos uma diretoria de futebol que é composta por pessoas completamente despreparadas para o cargo e quanto ao nosso tecnico, simplesmente não podemos contar com ele.

    Estamos na dependencia de que os jogadores entendam que ainda é possivel, se unam em torno do objetivo, assumam o controle do vestiario e busquem as vitórias jogo a jogo.

    Curtir

  7. 09/23/2011 8:42

    eu queria o Tite fora há muito tempo e também acho que a adm de futebol tem cometido erros importantes. A base nem se discute, o próprio Andres admitiu que esse foi o maior erro dele (embora tudo mundo, menos o Santos, passe por esse problema – veja o que os bambis tem passado, entre outras coisas, pela escolha de colocar técnicos que, teoricamente, usariam mais jogadores da base). Enfim, de qquer jeito, não sei se, nesse momento, agiria de forma diferente do que o Andres. Todo mundo critica – com razão – o fato do Palmeiras ainda dever uma bala pro Muricy e pro Luxa, e por isso hoje não manda o Felipão embora. O Tite tem essa multa grande; é provável que o Andres pense ter construído com o Tite uma relação – por te-lo bancado após Tolima, após perda do Paulistão e ao longo do brasileiro – em que ele possa chegar no Tite em uma hora importante e falar “olha, vc viu que eu tentei, mas agora não dá mais, vamos negociar isso aí” e fazer uma transição sem muitos traumas. Mas ele só fará isso quando tiver uma carta na manga que não envolva, daqui a 6 meses, fazer a mesma coisa de novo. E na minha opinião essas cartas na manga são: Felipão, Mano ou Parreira. Na verdade, tivemos um baita azar: o Mano ir para seleção – ou alguém duvida se, tivesse ido o Muricy, teríamos sido campeões brasileiro com rodadas de antecedência ano passado? E a libertadores esse ano, como seria? Pois bem, mas foi o Mano, e o Andres trouxe o Adilson – eu e 80% do país achamos uma opção interessante, dadas as opções existentes no mercado. E deu no que deu, e precisou chamar o Tite às pressas para evitar o pior. A gente discute se dá para apostar em Ney Franco, por ex, e eu até acho que sim, mas é longe de ser óbvio isso, pensando no médio prazo. O cara não vai ter tempo de trabalhar, de montar seu esquema. Se é para correr esses riscos, é melhor esperar alguém disponível que, além de já ter mostrado competência, será mais fácil segurar quando as cobranças (que inevitavelmente virão) apareceram daqui a 3 meses…
    http://cachacadopovo.blogspot.com/

    Curtir

  8. 09/23/2011 0:42

    – Tem muita gente boa do Corinthians que tá emprestada por aí. Dá pra aproveitar alguns, o Dodô e o Lulinha são dois bons nomes pra ano que vem.
    – Pelo jeito o tal do Wellington era da nossa base mesmo. E o ex-Marcelinho. E o Damião foi reprovado. E o Kléber também é corinthiano. Ainda tem relatos de gente que fala que o Pelé é corinthiano. Ou seja, se o Corinthians tivesse uma categoria de base e principalmente olheiros decentes, as coisas seriam muito diferentes.
    – Anota aí: o Andrés vai ser o próximo presidente da CBF.
    – A melhor solução pro elenco rachado é pegar um desses treinos do Tite, colocar todo mundo (mas todo mundo mesmo) dentro de uma sala e mandar esporro. Um na cara do outro, como tem que ser. Quem sabe assim as coisas se resolvem. Mas eu não consigo imaginar o Tite nem a diretoria fazendo esse tipo de coisa.

    Curtir

  9. Emboava permalink
    09/23/2011 0:24

    Eu e minhas teorias de conspiração… acho que o Andrés vai ferrar o Corinthians com dívidas e jogadores ruins de cabeça… para que o próximo presidente, que certamente será da oposição… que nem deve ser chamada de oposição pois são todos da mesma laia… assuma um time mal e não consiga nada… assim podendo o AS voltar ele mesmo ou com algum fantoche de sua turma…

    Os conselheiros deveriam aprovar a lei de ficha limpa no Timão… seria um fato igualável a democracía Corinthiana… lógico, expulsando a todos os bandidos de la de dentro… valendo também para empresários de atlétas…

    Curtir

    • 09/23/2011 0:44

      Não garanto a oposição na presidência. O Andrés vai, sem sombra de dúvidas, usar o estádio pra colocar o Mario Gobbi na cadeira dele. E esse cara me parece pior que o nosso atual presida, fiquemos de olho…

      Curtir

  10. Fernando Souza Jr. permalink
    09/22/2011 23:56

    O que acontece na base é o fim. Não ter um lateral esquerdo no mínimo no mesmo nível do Ramon, que foi contratado, diz muito sobre o que se passa hoje no depto de futebol do Parque São Jorge. Como dizia aquele famigerado ex-diretor, futebol se resume a “biznes”.
    Quanto ao campeonato desse ano, sinceramente não acredito. O Tite não vai sair, virou ponto de honra para o Andres. O time está esfacelado moralmente, e quem ouviu a entrevista do Chicão na Eldorado ESPN ontem tem certeza de que há divisão e de que o Tite não comanda merda nenhuma mais.
    Nesse cenário, falar dos gritantes problemas do time DENTRO de campo me parece um mero exercício de repetição e algo absolutamente infrutífero. Não é possível que ninguém da diretoria não enxergue a precariedade tática, técnica e física do elenco.
    Mas, como você bem disse, a diretoria é a grande culpada e precisa do Adenor para servir de escudo.
    A bem da verdade, e já disso isso aqui, Andres deu a sorte de contratar o Mano Menezes naquele longínquo final de 2007. Mano simplesmente tomou conta do futebol do Corinthians e, sob a sua gestão, o time não só voltou a ser vencedor, como o clima no Parque São Jorge, normalmente explosivo, ficou sempre ameno, sempre temperado, dois anos praticamente sem crise.
    Quando o Mano saiu para a seleção, falei para um amigo: “O Corinthians vai sentir falta dele, pois ele não só foi um puta técnico: ele teve as rédeas do futebol durante mais de dois anos.
    A bem da verdade, é que temos que planejar 2012. mas com qual diretoria, qual presidente, qual treinador? Espero estar errado, mas penso que os próximos anos serão duros para nós.

    Curtir

  11. Fernando permalink
    09/22/2011 23:31

    Palavra de honra que ainda não consigo definir o que o Corinthians quer. Nós, da torcida, queremos o título e nada mais. Lógico. Já o time… às vezes joga como se estivesse cumprindo tabela (como no jogo contra o Flu no RJ), às vezes joga como verdadeiro campeão (Fla, no Paca). Fica difícil dizer… diria que o Corinthians está regular na sua irregularidade (meu Deus, tive um ataque de “Titês” agora)…

    Curtir

  12. Cesar Augusto permalink
    09/22/2011 23:12

    Já estamos em quarto lugar. O Botafogo jogou igual time pequeno no Olímpico e levou 3 pontos. É o líder por pontos perdidos. O Corinthians está 4 pontos na frente do Flu, que ganhou 15 de 18 pontos neste segundo turno. O Vasco não venceu o Goianiense. Não há mais espaço para vacilos. É hora da arrancada. Acho que esse ano o campeão terá menos de 70 pontos, graças ao equilíbrio da competição. Umas 8 vitórias, de preferência, nos confrontos diretos pode dar o título ao Corinthians.

    Mas, repito, é preciso uma mudança drástica de comportamento de todos os envolvidos no departamento de futebol do Corinthians. O Andrés não está nem aí para o Corinthians. A sua gestão já ficou marcada pelo business, marketing, Ronaldo, CT, Estádio, falência absoluta das categorias de base do clube e amigos, muitos amigos, na mídia que precisa de notícia. E o Andrés é notícia, sempre, porque fala muita, mas muita bobagem.

    O Corinthians já foi utilizado pelo Andrés para, como diria Lazaroni, galgar parâmetros na pirâmide social. Hoje, temos um Presidente Celebridade que, certamente, tentará algum cargo público calçado na alta popularidade que conseguiu a frente do clube. É um espertalhão.

    Dito isso, entendo que o Tite, que, vamos ser sinceros, merece ficar até o fim do ano. Sim, merece. O momento da demissão já prescreveu. A demissão deveria acontecer por ocasião da eliminação vexatória, a maior da história do clube, frente ao Tolima. Se não foi naquele momento, não será agora, até porque faltam 13 rodadas e o elenco está rachado. Qualquer treinador mais ou menos, e é o que temos no mercado, será engolido por esse grupo.

    O Tite tem que sentir quais jogadores estão ao seu lado e inutilizar aqueles que estão atrapalhando o bom andamento do vestiário e, óbvio, subir a molecada. É nessas horas que aparece uma revelação.

    Fazendo isso, teremos alguma chance, ao menos de chegar entre os 3 primeiros.

    Se não conseguir o comprometimento necessário dos atletas, o nosso final de ano tem tudo para ser semelhante ao Palmeiras-2009, que liderou o campeonato todo e no final não pegou nem Libertadores graças a um racha gigantesco no elenco, que culminou com aquela cena vergonhosa em que Obina e Maurício se esmurraram lá em Porto Alegre.

    Não merecemos tal desfecho.

    Agora, já falando em 2012, esse elenco tem que ser reformulado. As laranjas podres devem ser vendidas em nome do grupo. Os mais antigos como Chicão, JH, Alessandro tem que ser vendidos. Vendidos. Nada de emprestar ou dar o jogador. Apesar de serem jogadores mais velhos, que não renderão grana ao clube, as dispensas tem que ser em forma de pecúnia ou troca por outros jogadores. O estranho é que esses 3, por exemplo, tiveram seus contratos renovados por um período razoável, o que demonstra a falta de visão da diretoria ou a existência de acordos que satisfazem a todos os envolvidos na mesa de negociação, exceto a entidade Corinthians.

    >>>

    Doutor Sócrates, vive. Debilitado, mas vivo, pronto para lutar.

    Aliás, outro dia li um artigo do tal Odir Cunha, do blog do Odir, falando do Sócrates, que me deu nojo. Faltou pouco para eu escrever umas baboseiras para o cidadão.

    Ele disse o seguinte:

    “Sócrates, todo mundo sabe, sempre foi santista. Os descaminhos da vida o levaram ao alvinegro da capital, no qual, muito inteligente, instituiu o que chamou de “democracia corintiana, o que lhe permitia fumar e beber e não se concentrar. O time só ganhou três títulos paulistas, menos do que o lateral Pará ganhou no Santos, mas, graças à imprensa corintiana, esse período é cantado em prosa e verso até hoje.”

    “Assim como Serginho Chulapa, o maior artilheiro do São Paulo, o doutor Sócrates, maior craque e jogador mais inteligente que o Corinthians já teve, é santista fanático. Digo fanático porque hoje ele não esconde de ninguém sua paixão e se sente em casa ao lado dos também santistas Vladir Lemos e Xico Sá no programa Cartão Verde, da TV Cultura”.

    O maniqueísmo do Jornalista do Dossiê é algo lamentável. O Sócrates nunca escondeu que foi santista. Não é mais, depois que conheceu o Corinthians e o Corinthianismo. Isso, o patético alienado não fala.

    Ademais, 3 títulos paulistas à época do Doutor era muita coisa. Foram 3 títulos em 6 disputados, o que não é pouco. Faltou o Brasileiro, que tivemos chances em 1982 e 1984, mas não veio. Tentar diminuir o Corinthians comparando o número de títulos do Sócrátes com o Pará é, simplesmente, um absurdo. Aliás, falar do Corinthians é o esporte predileto dos alienados santistas, que tiveram sua época de glória, mas é um caso raro de time menor que seus atletas. Pelé é maior que o Santos. Nenhum jogador é maior que o Corinthians. Jamais será.

    Aliás, só para constar o Sócrates jamais perdeu para o Santos. nem em par ou ímpar.

    >>>

    Múcio, 1982 foi o ano grandioso para o Corinthians, especialmente, após o fiasco de 1981, com Baianinho na ponta-direita, meu Deus. Zenon, um dos maiores jogadores da história do Corinthians, estreou sendo humilhado, em pleno Pacaembu, numa derrota acachapante de 4×1 para o Santa Cruz.

    Jogamos a Taça Prata, vencemos o América-RJ na estréia com um gol do Mário, que se machucou e aí surgiu o Casagrande, que fez 3 gols no Guará ou o Colatina, não lembro.

    Fomos para a Taça Ouro num grupo da morte com Flamwngo, Inter e Galo e saímos em primeiro. Eliminamos Bahia e Bangu no mata-mata e paramos no Grêmio, graças ao César, goleiro de 1,70cm, que nos afundou.

    No paulista, época da democracia, fomos bastante democráticos. Batemos no Palmeiras, de 5, no Santos, duas vezes, e no SPFC, 3 vezes, duas na final.

    Foi uma época áurea do Corinthians.

    Curtir

    • Fernando permalink
      09/22/2011 23:42

      Cara, esse tipo de santista me faz vir uma imagem de um “cafetão colérico” na cabeça. Esse Odir é isso, um santista tipo Cafetão Colérico. Daquele tipo que teve a maior prostituta de todos os tempos no seu bordel e depois que ela parou, não aguenta e fica dando piti pra todos os lados…

      Curtir

    • David 77 permalink
      09/23/2011 15:51

      Na recente discussão sobre o clube de infância de Kleber, esse tema foi abordado a exaustão e se houve um lugar comum em quase todas elas, é que o time de infância, pouco ou nada influência na carreira de um jogador.
      Esse cara deveria falar quem era um dos garotos mais felizes pelas ruas de Baúru, após a conquista do Título do Centenário em 1954.
      Em comparação a títulos de jogadores por um clube, seria legal uma bem esdrúxula, como os do glorioso Mirandinha, que corria como um louco e só parava nas placas de publicidade, com Denilson que foi o jogador mais caro da época.
      Ofende qualquer inteligência pouco mais que mediana, ver um cidadão destilar tamanha idiotice, justo do Dr. Sócrates que viu e sentiu de perto o que é o Corithiano, que como nos versos de Toquinho, no Timão se descobriu “um pouco mais Brasileiro” e ele sim, fez de sua carreira algo muito “além de ser ou não ser o primeiro”.

      Curtir

  13. múcio rodolfo permalink
    09/22/2011 21:19

    1- Eu acho que ainda é cedo para concluir que agora só depende da sorte. Pode ser que eu esteja mais uma vez sendo otimista. Vai depender o Adenor mudar alguns conceitos, abandonar algumas idéias- hipótese bem remota (Se bem que ontem eu vi muito menos gente nos escanteios. Pelo menos na primeira cobrança eu vi assim). Vai depender dos jogadores aderirem ao tal pacto pela vitória. Pode ser que neste racha que o grupo sofreu uma parte esteja disposta a suar a camisa, dar aquele algo mais. Vai depender do Adenor.
    2- Quando eu falei de cenário pronto para a derrota. Eu me referia as deficiências apresentadas de nossos defensores que poderiam possibilitar oportunidades de gols aos rivais e não a uma possível intenção de transformar o Adenor num novo Passarela.
    3- Eu acompanho o Corinthians aqui de Pindamonhangaba. Sei que é um barril de polvoras pelas leituras que faço. Mas o que eu supunha do Adenor é que ele teve problemas com dirigentes da MSI na sua primeira passagem pelo clube e não com jogadores. Imagino que ele tivesse um bom relacionamento com aquela turma de 2004 -Rosinei, Jô, Wendel, Betao. Talvez tivesse problemas com as estrelas da MSI. Mas como o Corinthians atual nao é um time de estrelas…….
    4- O Corinthians tem o dom de “ressurgir”. Em 1982, comecinho do ano, time na Taça de Prata e na eminência de perder o doutor para o Barcelona, o “único” jogador que prestava naquele elenco as perspectivas pareciam sombrias. Mas todo mundo que é corinthiano o quanto maravilhoso foi aquele ano. Verdade que os tempos são outros e que os interesses de hoje não são mais os mesmos daquela época, mas não custa acreditar.
    5- Pelo que tenho visto, o Lulinha e o Dodô começam a engrenar no Bahia. Sei que esses jogadores não são unanimidades, mas penso que poderiam ser peças chaves em mais uma renovação de elenco.
    6- Tive a impressão de ter ouvido o Neto dizer que o Wellington dos bambis foi da nossa base. Valeu.

    Curtir

    • Raphael permalink
      09/22/2011 21:42

      5-Eu já não sei o que pensar da nossa base… por exemplo o Everton Ribeiro, que parecia ser bom, não engrenou no bom time do Coritiba. Mas torço por todo e qualquer jogador formado em casa, com exceção do Kléber que por fraqueza de caráter cuspiu no manto que vestiu.

      6-Era sim, mas aliciado um pouco mais novo do que o Lucas.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: