Skip to content

Vasco 2 x 2 Timão, mas se… Mas se… Mas se tivéssemos mais qualidade ofensiva…

10/02/2011

As equipes entraram exatamente como previstas por aqui, Vasco no 4-3-3 e nós no 4-2-3-1, com Danilo pela direita. Como planejado também, estávamos mais preocupados em marcar e isso provocou um exagero de faltas laterais e escanteios. Numa dessas, aos 15, ninguém do boteco se surpreendeu quando Paulo André fingiu ir à bola que Dedé colocou a distancia segura dos dedinhos do JC: 1×0.

Não demorou muito e Timão achou seu gol de empate num belo contra-ataque que começa com Marcio Careca dando ótimo lançamento para Paulinho Ralf que insta-lança Danilo às costas do mesmo Marcio. Danilo com muita inteligência levanta a cabeça e toca para o 1×1 Alex, mas o gol foi 63,46% do tal Marcio Careca.

Nesse ponto eu me peguei pensando nesse tal Marcio Careca. Já tinha visto alguma vez? Poderia ser essa ruindade toda dando sopa pela lateral esquerda? Será que isso explica Diego Souza na esquerda?

Fato é que Corinthians, como em quase todos os jogos, tinha um meio de campo de maior combatividade, mas que sucumbia à patética saída de bola e a ausência de mais força ofensiva. Willian jogava bem, mais para o Time, mas faltava Émerson aquele atacante de movimentação e drible que pudesse aproveitar a av. Senador Marcio Careca. Alessandro era um exclusivo marcador do Diego Souza e não quis cumprir papel algum além do meio de campo. Definitivamente faltou elenco no ataque.

No finalzim, quando Timão tinha a partida sob controle, um IMBECIL Willian resolve dar de calcanha uma bola cruzada a meia altura que inicia uma sucessão incrível de erros de marcação que termina no Fagner 2×1. A tentativa do calcanhar parece ser jogada ensaiada, mas não pode ficar nos pés de quem não tem técnica para isso. E que fizeram nossos defensores, inclusive em maioria?

Começa o 2º tempo com Vasco tirando Elton e colocando Alecsandro, um Borges sem sorte. Fato é que adversário começou bem melhor e criou uma boa seqüência de oportunidades, mas perdeu Juninho por contusão muito cedo. Corinthians empurrou definitivamente Danilo para a posição 9 e Willian veio para a ponta, num quase 4-4-2, pois JH ficou sumiu à marcação do bom Fagner. Foi com Danilo de centroavante que as coisas melhoraram (e muito) para o nosso lado. Aos 20, ele já empatava de cabeça num cruzamento de Willian: um 2×2 bem merecido.

Do gol em diante, os erros superaram os acertos e o jogo que era até bom, despencou tecnicamente. É nessas horas que o técnico deve perceber que os 3 pontos estão dando sopa e mexer a equipe em busca deles. Usualmente, Tite NUNCA percebe isso, só que desta vez ele tem a desculpa que não tinha banco para posições ofensivas e “que faltou frieza na finalização”. Enfim, a coisa morreu aí.

Eu assisti aos treinamentos do Tite pela TV Corinthians e a estratégia dele é basicamente realizar mini-coletivos em campo reduzido, erroneamente chamados de rachões pela imprensa. Mesmo assim, é muito pouco. Esperava mais treino de tabela e de saída de bola na marcação pressão, deficiências claras do time atual. A insistente cacetada que Willian dá na cara do goleiro é erro de fundamento técnico que também deveria ser corrigido, vão se lá uns 3 gols decisivos que só serviram para colocar gandula para correr.

Em tempo:

Copo vazio: para quem não sabe, campeão brasileiro (tirando 2009) precisa de 73 pts ou 64% de aproveitamento (em 2010 foram 71 pts). Faltam só 25 pts (2,3 pts/jogo – se vencer 8 partidas,  perder 2 e empatar 1, leva).

Anúncios
65 Comentários leave one →
  1. Thiago Guadalupe permalink
    10/03/2011 15:07

    Reforçando alguns pontos do jogo de ontem:

    – Jogamos bem… fato!

    – Mesmo assim tomamos mais um gol de escanteio (ué a justificativa de afastar Chicão não era pq o PA Gamarra ganhava todas bolas pelo alto?)… e mesmo assim JC mais uma vez falhou… conseguiu tomar um gol de cabela quase fora da area, fraca, e encobrindo seu bracinho de jacaré…

    – Mesmo quando jogamos bem, pagamos pelos mesmos erros de todo o campeonato… mas Tite vai enxergar isso daqui uns 10 anos né!

    – Sobre Danilo, quem tem preconceito pelas camisas passadas que ele usou… era dia de falar de outras coisas, menos de Corinthians… porque ele fez uma partidaça!

    – Alessandro anulou o Diego Souza, tão achando isso pouco??? O cara anula RG, depois o jogador em melhor momento no campeonato… e tão criticando??? Se os outros aproveitarem essa contribuição dele pro time… fazendo os gols que perderam lá na frente (não é seu Wiliam!!!) pronto, tá resolvido!

    – Sinceramente acho deprimente aqueles que vão em ondinha de imprensa e ficam marcando jogador pra falar mal.. como fazem com Chicão, Alessandro e Danilo. O caso de JH as críticas ao futebol apresentado são justas… mas não embarco nessas futriquinhas usadas pra vender mais jornal não… me desculpem.

    – Concordo com Álvaro, agora é nossa hora na tabela… se quisermos ser campeão temos que vencer as duas próximas partidas! Finais são esses jogos aí!

    T+

    Curtir

    • ANDRE.T permalink
      10/03/2011 17:26

      Concordo amigo. Alessandro teve função tatica impecavel. Fora que quando atacamos pela direita direto tinhamos Alex(Danilo) + William + Paulinho. DS teve umas 2 chances apenas, fora que o Juninho tb caiu por aquele lado varias vezes.
      Acredito que o Danilo ter jogado menos partidas tb teve diferenca no desempenho do cara. Fisicamente ele deixa a desejar mas tecnicamente faz o feijão com arroz e taticamente cumpre o que o Tite pede.

      Curtir

    • Raphael permalink
      10/03/2011 17:50

      Sinceramente, vi melhora na zaga depois da troca do Chicão. Escanteio na nossa área ainda continua sendo um terror, mas longe de serem pênaltis como eram há 5~15 rodadas atrás.

      Mas a maior mudança ontem foi que o time jogou mais solto, não vejo mais “carinhas retorcidas e dengos em campo” como era na época do Chicão. Até o Tite foi elogiado aqui! rs

      Em resumo, a minha opinião é que o grupo está fechado novamente e estão com o treinador. A saída / atitude do Chicão contribuiram para isso… como o Adenor ficará até o fim do ano, vamos com o que temos e que bom que estão unidos.

      E cá entre nós: o Chicão não vinha jogando #%!@ nenhuma ultimamente! O ultimo gol dele foi em maio do ano passado; o cara joga com uma bota de cimento… não sai do chão; seus lanç-chutões são devoluções gratuitas ao adversário; como capitão, tem sido omisso demais – a cabaçisse do time passa também por ele.

      ==================

      Uma coisa que não vi comentarem aqui: tiveram no mínimo uns 2 penaltis bem questionáveis ontem.

      – a bola na mão dentro da área do Vasco: se fosse do nosso lado, alguem duvida que o juiz marcaria?
      – penalti do Dedé no Alex: se é fora da área, é marcada a falta. Ou estou falando besteira?
      – no fim do jogo tiveram dois impedimentos inventados, um do Willian e outro do Alex (que saía livre cara-a-cara com o goleiro). E aí?

      A omissão da nossa diretoria ao deixarem a “imprença” esculaxando com a nossa instituição vai criando uma cultura de medo na juizada. Se marcam a favor do Corinthians, por mais correta que seja a marcação, vão levantar lebres. O tratamento aos demais é diferente… e isso vai minando nossa campanha.

      Curtir

      • bloguedotimao77 permalink*
        10/03/2011 23:00

        Eu vi um penal do castan. Esse do dd não achei.

        Curtir

      • Thiago Guadalupe permalink
        10/04/2011 9:05

        Discordo quanto a Chicão… enquanto eramos a melhor defesa do campeonato estavamos jogando com ele… e ninguém me convence que PA, LC e Walace chegam perto tecnicamente dele!

        Sobre fazer gol não é bem a obrigação dele… que já é o segundo zagueiro-artilheiro da história do Corinthians.

        Sobre essa história do grupo fechou é porque voltou a ganhar… se perde 3 seguidas voltam com o Chicão rapidinho… depois de 98, 99 vc ainda acredita nesse papo furado que grupo tem que estar fechado pra ganhar campeonato???

        Curtir

  2. 10/03/2011 14:47

    Finalmente, depois de muito tempo, o time jogou bem. O ideal agora é uma vitória jogando bem contra o Atlético-GO. Pra dar moral.

    Gostei do Danilo de falso nove. Demorou pro Tite ver isso.

    Curtir

  3. 10/03/2011 14:15

    tudo de relevante já foi falado; só falaria que vi o esquema do Tite como um inovador (!!) 4-6-0…o último homem era o Alex e recebia a bola sempre apenas a alguns passos do meio…e tamo bem na briga; daqui pra frente é quase sempre 1 jogo por semana, dá tempo para recuperar e jogar cada jogo com a estamina que tinha no começo do campeonato. Na classificação planejada do Perrone estamos 10% a frente do segundo…
    http://cachacadopovo.blogspot.com/

    Curtir

  4. Cesar Augusto permalink
    10/03/2011 13:59

    Ralf convocado.

    Desta forma, iremos de Moradei contra Atlétco-Go e Botafogo.

    De fato, esse Mano Menezes sempre beneficia o Corinthians.

    Curtir

    • 10/03/2011 16:46

      Essa parece que ele fez de propósito. Pois ele não precisa de mais um volante ele tem um monte, inclusive o Elias ele coloca na conta de meia e escala como 2º volante.

      Curtir

  5. Marcos Andrade permalink
    10/03/2011 12:51

    O Timão foi muito bem, merecia a vitória. E dou a mão a palmatória, o Danilo, apesar de não ser jogador de futebol, sabe cabecear…estou pasmo com esta constatação!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

    • Thiago Guadalupe permalink
      10/03/2011 13:58

      Tá brincando??? A assistência do primeiro gol foi de cabeça??? Ele só foi o melhor em campo ontem colega! Só isso.

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        10/03/2011 14:02

        O Danilo ontem estava em tarde de “Zidanilo”.

        Foi o homem de jogo, disparado. Um gol, uma asistência e duas cabeçadas que quase resultaram em gol. Sem contar a inteligência tática, bem acima da maioria dos jogadores.

        Curtir

        • Celso 1º permalink
          10/03/2011 15:34

          Ele tem que ser titular,seu concorrente Alex não fez nem 10% do que ele fez no campeonato.
          E neste caos aério que o time vive não da pra abrirmos mão de um bom cabeçeador.

          Curtir

        • 10/03/2011 15:55

          Concordo com os 2 aí. Faltou pouco para ele mesmo fazer o gol da vitória.

          Curtir

      • Marcos Andrade permalink
        10/03/2011 16:13

        Você tem razão, ontem o Danilo jogou bem, o que me surpreende absurdamente, pois todo mundo, pelo menos quem já chutou bola uma vez na vida, sabe que ele não é jogador de futebol, é um arremedo mediocre; e não tem nada a ver com as camisas que já vestiu, alias vestiu muito pouco, pois nem relacionado para o banco era na maioria das vezes durante os cinco anos que ficou no fortíssimo futebol japones como reserva do reserva do reserva, mas isto deve ser porque japones não entende de futebol.

        Curtir

    • ANDRE.T permalink
      10/03/2011 17:38

      Caraca, até vc elogiando o Danilo!! AGORA VAI!!

      Curtir

  6. Cesar Augusto permalink
    10/03/2011 12:49

    Não é arrogância, mas se mantiver, principalmente, a postura, ouso dizer que pintou o campeão. É claro que é difícil, mas temos 11 finais. Não há mais desculpas para cansaço ou outras desculpas, em regra, esfarrapadas. Sem vagabundagem.

    O Corinthians fez uma excelente partida. Não venceu, por detalhes. Os detalhes de sempre, é claro.

    Excesso de gols perdidos e aquele gol do adversário de escanteio e outro em decorrência de extrema cabaçabilidade. Aos 46 do 1º tempo não era necessária à presença de tantos jogadores naquela cobrança de falta e o contra-ataque, a melhor jogada do Vasco, foi fatal. O Corinthians, às vezes, beira à ingenuidade.

    De qualquer forma, gostei da postura. O time não se intimidou e buscou a vitória até o fim. Aquela cabeçada do Danilo que o Fernando Prass tirou com o olho merecia entrar. Mas o 2×2 não foi de todo ruim, uma vez que o Vasco não abriu vantagem na liderança e os concorrentes mais próximos, São Paulo e Botafogo, perderam. A dupla Fla-Flu, ainda, está viva.

    Zidanilo foi o craque do jogo. Jogou demais e calou um pouco a boca do Milton Leite, que estava babando um ovo danado para o Dedé. O Danilo ganhou 3 bolas no alto do inexpugnável zagueiro vascaíno. Confessou quando apertado. O Dedé fez o gol, porque foi em cima do Paulo André. Se o Danilo o marcasse, desde o 1º escanteio, evitaríamos o 1º gol. O JC, para variar, falhou. Ele, de fato, tem o braço curto. É um Deus nos acuda, escanteio contra o Corinthians.

    Por outro lado, gostei da dupla Alex e Danilo jogando com mais liberdade de criação. Talvez, o Adenor, na adversidade, tenha encontrado uma solução mais adequada para o time.

    Acho que jogamos ontem num 442, com JH e William pelas extremas, e Danilo e Alex com liberdade e movimentação. Agora, o JH seja em qualquer posição não dá mais. Se o Edenílson entrasse antes poderíamos vencer.

    O título está aos pés do Corinthians, mas, em princípio, há de se respeitar todos os adversários. O Goianiense vem muito bem e será uma batalha, com Adriano ou sem Adriano.

    O Botafogo, historicamente, sempre foi carne de pescoço, mas reconheçamos que as nossas chances de título são bem maiores do que as existentes há duas semanas quando perdemos para o Santos, que só ganhou do Corinthians, assim como o Cruzeiro.

    Enfim, faltou um pouco de sorte contra o Vasco, mas, parodiando o grande personagem do cinema Papillon, interpretado por Steve McQuee, nós corinthianos, podemos dizer o seguinte aos abutres, que previam o apocalipse após a derrota para o Santos:

    “Estamos vivos, canalhas !!!”

    E mais vivos do que nunca

    Curtir

    • múcio rodolfo permalink
      10/03/2011 13:10

      Eu não sei se este jogo contra o Atlético Goianiense é o ideal para a estréia do Adriano. A entrada do atacante pode dar uma conotação de jogo festivo (a exemplo do que aconteceu ontem no Panetone) e o jogo do próximo fim de semana vai ser uma verdadeira guerra. Que o Liedson esteja recuperado e a disposição, pois depender de um Adriano pra lá de fora de forma e sem ritmo de jogo numa partida decisiva vai ser foda.

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        10/03/2011 13:52

        O Tite, a princípio, pelo que ouvi pensa em levá-lo para o banco de reservas.

        E é assim mesmo. Não há razão para colocá-lo, fora de forma, como titular da equipe. Se o Liédson voltar, ele joga no lugar do JH. Caso contrário, se mantém a equipe.

        São duas decisões no Pacaembu. Se conseguirmos 6 pontos, arrancaremos para o título. Só faltam 11, como diria o Zagallo.

        Curtir

        • 10/03/2011 16:39

          Eu estou pessimista com a volta do Liédson. Tá um cheiro de cagada médica nisso aí.

          Ele saiu do mini-coletivo falando “tá doendo muito!”. O cara fez cirurgia para não doer mais!

          Acho que anteciparam a volta.

          Curtir

    • 10/03/2011 16:37

      Excelente!

      Goleiro bom tem de parecer um orangotango, de pé, a mão tem de parecer que bate no chão!

      Apesar de mais otimista do que estava sábado, ainda acho que Tite não tem coragem suficiente para vencer as partidas que precisa. Ele não faz a conta isolada das 8/9 vitórias, mas da posição em relação ao líder.

      Para mim, chegamos naquele ponto da São Silvestre em que o queniano dispara e sobe a brigadeiro sozinho. Ou seja: os desembesta um sequência alucinante de vitórias ou perde o título bestamente como no ano passado.

      Curtir

  7. Nicolas permalink
    10/03/2011 12:16

    Foi curioso o desenvolvimento do jogo. O Corinthians só começou a melhorar a partir dos 20 min do segundo tempo. A minha dúvida é se foi a partir de orientações do técnico ou de iniciativas dos jogadores. O Danilo começou a explorar o jogo aéreo e o Willian teve muito dinamismo no seu setor. São boas opções para explorar nos próximos jogos. O Danilo pode tentar explorar estas jogadas- ao lado do Adriano, quem sabe- e o Willian pode tentar mais cruzamentos. Não é um estilo de jogo que me agrade mas pode ser uma boa arma ofensiva.

    O grande problema com o JH é a sua contribuição ofensiva nula. O Corinthians tinha dois atacantes- se é que o JH ainda é um atacante- e um deles só cumpria funções defensivas. O Alex voltava para ajudar na marcação até no campo do Corinthians, portanto, não acho que estivesse na função de um atacante. A não ser que atacante tenha estas funções defensivas, com o Tite a gente nunca sabe, hehe

    A partida com o Atlético-GO deve ser difícil. Venceu com facilidade o Botafogo, 2 a 0 foi pouco para a superioridade que teve. É um time que valoriza a posse de bola, usa muito o apoio dos laterais, só que não fica restrito a tentar cruzamentos. Os outros jogadores se posicionam e permitem que a bola rode e busque outras alternativas. Então, é um time que tem padrão de jogo e não tem medo de jogar fora. O Hélio dos Anjos está merecendo elogios pelo bom trabalho. O Corinthians vai precisar de uma dose de superação e determinação para vencer.

    Curtir

    • 10/03/2011 16:25

      Esse último parágrafo é um bom resumo: o AGO não tem medo de jogar fora. Nesse aspecto, é um anti-Tite.

      Passa a impressão que o Hélio dos Anjos vai pra cima para se impor no mercado de times grandes. Lembro que ele chegou a treinar o Vasco mas pediu demissão pois não recebia.

      Ele nunca aparece em listas dos times grandes.

      Curtir

  8. Daniel CMS permalink
    10/03/2011 10:04

    Comecei a assistir ao jogo com aquela expectativa de nem me emocionar, já que nosso treineiro pensa que somos a Ferroviária. Porém, as chances perdidas de gol e o modo como foram criadas deram alento pra pensar que há luz no fim do túnel e que estamos na briga.

    1 – Tomamos nosso quinquagésimo oitavo gol de bola parada do mês. Como disseram aí embaixo, bola no alto não se ganha apenas subindo mais que o adversário mas também no chão, deslocando o atacante.

    2 – JC? Fora o gol por cobertura, ele bateu roupa em um chute de longe.

    3 – Como disse o Neto e estamos carecas de saber, se o treineiro fosse mais ousado poderíamos ter levado os 3 pontos.

    4 – Seria o William um mal necessário? A força de vontade do rapaz é enorme, a luta muito grande mas os gols que perde…

    5 – Sim, Edenilson titular.

    6 – Se o treineiro é fraco na estratégia e tática, ele não poderia pedir pros jogadores treinarem fundamento? Atacante chutando e passando, meia passando e lançando, lateral cruzando. É pedir muito?

    Curtir

    • múcio rodolfo permalink
      10/03/2011 13:12

      3- As chances de vitória iriam aumentar. Mas se um determinado atacante insistisse em desperdiçar as oportunidades (que iriam aumentar) criadas, o resultado seria o mesmo.

      Curtir

    • 10/03/2011 16:13

      4-Mas dava para alguém corrigir o rapaz e aquele maldito cacete que ele dá na bola na cara do goleiro…

      Só que…

      6-Fundamento é treinável, talento não…

      Curtir

  9. 10/03/2011 9:21

    Gostei do jogo. A falta de um atacante de área na maior parte do jogo, pra mim, deixou uma boa impressão, ainda mais se levar em conta a excelente partida do Danilo. Por causa disso e da partida patética do Vasco, a gente acabou perdendo dois pontos que estavam dando sopa (mais uma vez).

    Sobre a peleja:
    – Não dá mais pro JH. Ele trocou a disposição de 2009 pela simples correria, porque não acerta passe nem chute. Nem na marcação funciona mais. Edenilson entra fácil no lugar dele.
    – Quando o Edenilson entrou em campo, o Neto falou que era “mais um volante pra ajudar na marcação”. Isso que dá colocar o cara em um monte de posição, menos a que ele realmente joga.
    – A opção do Alessandro desistir de jogar bola e marcar o jogo inteiro o Diego Souza funcionou. Ponto pro Tite nessa, e também por colocar o Danilo de atacante, eu vi ele rendendo mais de atacante que de meia (e que passe pro gol do Alex hein?).
    – Como vai ser quase impossível o Tite mudar o time titular esse ano, pra ano que vem a gente vai precisar de Edenilson e Welder titulares, de um lateral esquerdo e um goleiro decentes e de um reserva/titular pra segundo volante.
    – Alguém aqui tá contando o número de gols de escanteio sofridos no ano? Deve ser recorde.

    Próximo jogo é bem complicado, o melhor Atlético do campeonato tá ganhando de toda a turma da frente, é melhor o Corinthians se cuidar. Mas é jogo que precisamos dos 3 pontos.

    Curtir

    • 10/03/2011 16:09

      Boa análise e de fato, acho que nem o time de 2007 tomou tanto gol de escanteio assim. Chega a ser ridículo o que está acontecendo: é escanteio?

      Todo corinthiano fica em silêncio… EU NÃO AGUENTO MAIS ISSO!!!

      Agora, ajudava um goleiro maiorzinho, ao menos, né?

      Curtir

  10. Andre.T permalink
    10/03/2011 0:35

    Aparentemente o descanso q deram pro Danilo deu certo. Essa formação com um Adriano jogando bola seria a ideal , só achei o JH fraco mais uma vez, será que o Liedson ou o Emerson conseguem jogar nessa função?
    Na entrevista o tite falou, sem q tocassem no assunto, q ainda conta com o chicao, q ele esta se “recuperando”, talvez a coisa não seja tão complicada assim.
    O fato é: demos a chance de todos os times nos passarem, e não aproveitaram essa chance. Liedson deve voltar , Adriano chegando, Emerson volta contra o Botafogo , chicao deve voltar em breve, Alessandro recuperando a forma… Duas vitorias consecutivas e a pressão muda de lado.

    Ah ! Falei que tomaríamos gol de bola parada. Pq o zagueiro não desequilibra o dede? Se dificultasse um pouquinho já seria o suficiente.

    Curtir

    • Betinho permalink
      10/03/2011 1:21

      Acho q o Edenilson faz a função do JH facil!

      Curtir

    • 10/03/2011 8:37

      O cenário é mais positivo ainda, se você olha a tabela. Só que Domingo é parada duríssima.

      Sobre o PA, ele foi muuuuuito lento no Dedé. Parece que ele demorou para entender a trajetória da bola.

      Mas era defensável.

      Curtir

      • Joao Caets permalink
        10/03/2011 8:41

        também achei defensável!

        Curtir

      • Marcus Vinícius permalink
        10/03/2011 9:10

        parecia que o JC tinha 1,50 m de altura. Não dá pra confiar cara. teve uma falta que o Juninho bateu q ele fez o maior esforço pra dar uma mão trocada e era lance que qualquer goleiro alto segurava com as duas mãos.

        Curtir

  11. múcio rodolfo permalink
    10/02/2011 23:47

    1- Eu gostei do que vi. Apesar dos desfalques, pegamos o líder do campeonato e jogamos no mínimo de igual para igual….
    2- Apesar dos gols perdidos eu gostei do William hoje. Me pareceu mais aceso na partida……
    3- Não vamos nos iludir. O jogo de domingo que vem vai ser encardido pra “baralho”. O time goianiense já goleou o Flamengo no Rio, segurou o Vasco em Sao Janunário e hoje bateu o Botafogo. Semana passada empatou com o chiqueirense tendo dois jogadores a menos.
    4- Hoje num dos escanteios tinha um nosso fora da grande área e mais um próximo a linha do meio de campo. Acho que o Adenor está abandonando aquela idéia idiota de colocar todo mundo dentro da área.
    5- Eu concordo com o Emboaba, o Welder não pode ficar na reserva do Alessandro, mas acho que dificilmente o Adenor irá testar a dupla Elias-Taubaté, ainda mais agora. E concordo com o Manu quando diz que o Edenilson tem que ser titular. Aliás, não entendo porque o Adenor demora tanto para colocar o moleque em campo.

    Curtir

    • 10/03/2011 8:33

      1- Eu gostei mais do que desgostei. Achei algumas opções corretas (como segurar o Alessandro) e outros problemas de contusão foram contornados com o Danilo jogando na área (como na goleada contra o SPFC).

      2-Também achei jogando mais para o time, o problema é que ele não chuta mais como no gol contra o Inter. O R9 poderia falar para ele: “O moleque, rasteiro fraco é mais eficaz que cacetada na cara do gol! É só ver 80% dos meus gols”.

      3-Não esqueço o que o Hélio dos Anjos fez contra a gente em 2009, Pacaembu lotado…

      4- Já abandonou.

      5-Edenilson já é o favorito do blogue. Lembro que o Cesar tinha sugerido já escalá-lo na posição do próprio Alex.

      Já o Welder iria deitar e rolar em cima do Careca. Mas e o Diego Souza? Acho que a decisão do Tite é justificável, mas polêmica.

      Curtir

      • 10/03/2011 9:29

        2- Eu acho que com a volta do Adriano, vai sobrar pro William. E pedir pra ele bater igual ao Ronaldo é o mesmo que pegar 240km/h num fusca 76. Impossível.
        5- Edenílson joga mais que o Alex pelo simples fato de tem muito mais visão de jogo. O Alex tem hora que quer driblar 3 volantes e chutar de fora da área.

        Curtir

      • eugenio permalink
        10/03/2011 10:24

        na boa, alessandro acabou com o jogo do diego sousa, que era quem vinha desequilibrando pro vasco. jogou muita bola.

        Curtir

        • 10/03/2011 12:55

          Por isso que é uma conta difícil:

          Você trocaria a marcação do Alessandro pelo ataque do Welder? Nesse jogo, eu acho que não. Porque o Welder não iria topar ficar lá atrás como o Alessandro topou.

          Achei a decisão correta, mas ainda é polêmica.

          Curtir

        • eugenio permalink
          10/03/2011 14:04

          nesse jogo, com o sousa jogando como vinha jogando, em um forte crescente, podia ser um enorme tiro no pé. jogo de seis pontos, entee os dois times na ponta da tabela. o welder tem folego e é impetuoso. mas levar uma bola nas costas ou um corte do diego seria o mais esperado. como se diz por ai, esse tipo de jogo se define no detalhe. alias, as boas atuacoes de corinthians contra flamengo e vasco podem ser creditadas ao alessandro. contra times parelhos, comeca-se anulando a principal jogada ofensiva do adversario. bom, ja postei sobre isso abaixo… saudacoes alvinegras, depois do jogo de ontem voltei a botar mais fé nesse time. mas que ninguem se engane – na ponta da tabela, ta tudo parelho, equilibrado a beça. quem levar, vai contar com alguma competencia e sorte. o vasco, sinceramente, nao ta com essa bola toda. tremeu em casa. os bambis ainda sao a maior ameaca ao titulo, apesar do adilson batista.

          Curtir

  12. Emboava permalink
    10/02/2011 23:45

    Outro fato interessante que vi durante o jogo, acho que no segundo tempo, foi o o time inteiro recuado… e o Alex no meio-campo correndo foito louco atrás da bola tentando pressionar o adversário… e chamando os companheiros que estavam recuados pra ajudarem ele na pressão…

    Não é a primeira vez que vejo isso do Alex… acho que o time tem a tendencia de recuar… e agora já não acho que é totalmente culpa do Tite… lembro que o Mano Menezes recuava depois de fazer um gol… então creio que em geral o time está acostumado a fazer isso, recuar… é automático…

    O Tite tem que treinar o time a jogar contra dois times… ou seja… joga o time titular contra os reservas mais o time sub-20 que seja… 21 contra 11… para que os caras aprendam como sair da pressão… com toques rápidos…

    Outra coisa que percebi eh que ninguém chuta ao gol… tem que treinar mais isso… já não vejo o Timão fazer gol de fora da área…

    E tomamos outro gol de escanteio… impressionante….

    Curtir

    • 10/03/2011 8:25

      Olha só como isso do Alex sozinho é interessante.

      No livro “por que tantas vitórias?” escrito por Profs de Ed. Física sobre o Mourinho, tem uma parte em que o próprio comenta uma sessão de treinamento em campo reduzido e com um número menor de jogadores.

      Basicamente, ele diz que marcação pressão é “coordenação”. E, de fato, nada pior do que 1 jogador estar marcando pressão e os outros 4 esperando no campo de defesa.

      Curtir

    • Thiago Guadalupe permalink
      10/03/2011 14:54

      Mano recuava time quando fazia gol? Lembro disso não…

      Curtir

  13. Emboava permalink
    10/02/2011 23:31

    Eu considerei o jogo ruim de se ver… o Vasco não fez nada pra ganhar e o Corinthians muito menos… mas no final ficamos naquela… perdemos 2 pontos… se o time tivesse entrado pra ganhar teriamos ganhado… mas o Tite até agora não percebeu isso…

    Demorou pra colocar o Edenilson… e colocou no lugar da pessoa errada… tinha que ter colocado no lugar do Paulinho… que é aquele cara que joga 3 jogos ruins e um exepcional…

    O Danilo estava sumido até que fez o gol… golaço… e o passe também foi muito bom… e melhor ainda a finalização do Alex… a bola veio quicando… era complicado…

    Ainda acho que o Alessandro tem que jogar de volante no lugar do Paulinho ou ser banco mesmo… mas o Welder não pode ser reserva…

    O JH e o Willian são fracos mesmo… o Willian foi melhor que o JH… mas mesmo assim… perdeu várias bolas e dois quase gols… tá na hora de o Tite testar essa dupla: Elias Oliveira e Taubaté… e vender o JH e o Willian e o Paulinho no fim do ano… além de dispensar praticamente todos os reservas como o Bruno Otávio, Morais, Moradei, FS…

    Curtir

    • 10/03/2011 8:21

      Eu gostei mais do 1º tempo que do 2º, só achei ruim mesmo o final.

      Todo mundo aqui parece concordar com o Edenilson no time de cima, mas, como eu escrevi no comentário do Manu, não vejo essa cobrança eu nenhum outro lugar.

      Como eu escrevi embaixo: o erro foi não ter escalado Elias e Taubaté no Paulistão.

      Curtir

  14. yunki permalink
    10/02/2011 23:17

    Se vc viu a falha do PA (que, se não ganhou, ao menos atrapalhou o Dedé), não é possível que vc não tenha visto a falha do JC…sequer uma notinha vc deu… Esse Barney conseguiu tomar gol por cobertura quase que debaixo das traves numa cabeçada de longa distância e numa bola que veio numa velocidade mediana.
    Alessandro se contentou em marcar o DS e não apoiou o ataque donde, cara pálida? Esse 5th Avenue não ganhou e não vem ganhando nada na marcação. Bastava ver os lances de perigo do Vasco no replay. Ora, se o 5th Avenue já está normalmente em slow motion, no replay então o cara parecia frozen mesmo!
    Por fim, JH…que má vontade…tudo porque o seu amiguinho de cachaça, Chicão, foi afastado… Dizer que o MáVontade ficou mais na marcação também soa a piada pq não marcava nada…ok, sejamos justos, quase nada.
    Enfim, jogamos com 9 contra os 11 do Vasco, quase o jogo todo. E ainda assim conseguimos buscar o empate por 2 vezes. Tudo graças ao Danilo. Se estamos ainda na briga, hj, foi muito graças ao Danilo.
    Por fim, quanto ao Adenor, esqueçamos esse anencefálico!
    Esse cara tem medo até do reflexo, além de ser um treinador fraquíssimo.
    Dias a mais de treinamento nada significam pq mal temos jogadas defensivas de bolas paradas, imagine, então jogadas ofensivas ensaiadas. Como se não bastasse, o cara é tão anta que, contra o Bahia, mandou um “maluco beleza” como o Sheik cair, só para mostrar que estava machucado para então substituí-lo, toda essa panacéia para que nós torcedores enxergássemos que não era ele, Adenor, quem optara por sacá-lo, mas sim ele, Sheik, quem pedira para sair. Um completo de um asno.
    Se faltou maiores opções ofensivas, já que Liedson está fora de combatente, o Sheik suspenso e JH só batendo o cartão, além do Willian, que perde gols pra dedéu mas é coletivamente importante, seu Adenor tinha opções sim. Se quisesse, o Adenor poderia entrar com o Edenílson como 3o. volante adiantado ou até de meia mesmo no lugar de JH. Se quisesse mesmo, poderia ter começado com Weldinho no lugar do Alessandro para ter mais jogadas de linha de fundo.
    Elenco pode não ser uma maravilha, mas limitado não é não.
    Limitato é o nosso treinador…

    p.s.: O campeonato doidão não acabou, mas vc ter dito que os porcolinos tinha time e elenco melhor que o nosso foi forçadão, não? Aliás, a bem da verdade, talvez, os bambis tivesse, mas lá tem o Pardal e ele resolver. A favor de todos nós, of course!

    Curtir

    • 10/03/2011 5:46

      Só a parte que não concordo, o resto, ok:

      Quem disse que eu não vi falha do JC?! Hehe, não é o 1º gol que os dedinhos dele não alcançam (duvido que o Prass tomaria aquele gol).

      Mas o PA errou feio, pois é fraco na bola aérea. Ele demorou muito para chegar no Dedé, tanto que, depois desse lance, Tite colocou o Danilo para pegar o Dedé nos escanteios — coisa, aliás que ele já devia ter feito antes.

      O Diego Souza, para alguns o melhor atacante do campeonato, só fez uma jogada na partida toda lá no 2º tempo, porque o Alessandro ficou na marcação e não foi para o ataque. Não acho, contudo, que isso signifique uma boa partida do Alessandro, acho que ficou claro uma opção tática defensável.

      Óbvio ululante que eu não forcei o Palmeiras, que nesse ano jogou melhor que nós em TODOS os confrontos (até quando perdeu), como elenco melhor. A crise lá foi criada de fora para dentro e essas são as piores crises. Lembre-se de 2007.

      Curtir

      • yunki permalink
        10/03/2011 20:00

        PA é só eficiente na bola aérea defensiva na cabeça oca do Adenor. É incrível, mas o PA é eficiente mesmo na bola aérea ofensiva! Lá no ataque o cara ganha de cabeça pra dedéu. Quem é mais eficiente, sem ser lá uma grande maravilha, é o Wallace. Já o Castán, nosso melhor zagueiro, é péssimo mesmo na bola aérea. Quanto ao Chicão, que ainda reputo bom zagueiro, precisa se mancar um pouco.
        Por fim, se reconhecemos que o porcolino sofre com crise criada de fora para dentro, lembremos que nós sofremos demais com a turma do teflon, daqueles jogadores que se sentiam os donos do pedaço, como o Sr. Chicão e JH.

        Curtir

    • eugenio permalink
      10/03/2011 10:37

      sim isso, poe o weldinho pra atacar e o diego sousa mata o jogo pro vasco em um lance… foi a mesma coisa no jogo do flamengo, onde alessandro anulou o gaucho. sejamos coerentes. um lateral, na regiao onde joga o melhor atacante do time adversario, um cara que vem desequilibrando, tem que marcar… se possivel, conforme o jogo, pode atacar. ontem nao foi o caso. para o ataque, alem dos dois meias e dois atacantes (o JH nao conta, que fase horrorosa!), tem a opcao do apoio de um dos volantes , alem da possibilidade do lateral oposto. foi excelente a partida do alessandro, se pensarmos que a funcao de um lateral é principalmente defensiva. atacar, quando for na boa e a partida o permitir.

      Curtir

      • yunki permalink
        10/03/2011 19:55

        Coerência é lembrar que, no confronto contra os urubus no 1o. turno, quem “anulou” o Dentuço foi o Weldinho, que acabara de chegar, e ainda fez várias jogadas ofensivas de linha de fundo, salvo engano, num deles, nasceu o nosso gol. Desde que o Alessandro Avenida voltou, o Paulinho é obrigado a tomar muito mais cuidado, ficando ainda mais sobrecarregado na marcação. Já que viram tamanha eficiência defensiva do Alessandro sobre o DS, lembrem-me uns 2 lances que ele ganhou, por favor.

        Curtir

        • bloguedotimao77 permalink*
          10/03/2011 22:24

          Marcação eficaz evita que o marcado receba a bola. Foi o que ele fez.

          Curtir

  15. Paulo permalink
    10/02/2011 22:46

    Campeonato se desenha pra nós novamente. É “só” ganhar todos os seis jogos no Paca que restam e empatar os outros cinco ( embora ache que contra Cruzeiro, América, Ceará e Figueirense dá pra ganhar pelo menos dois, o que supriria eventual tropeço em casa, mas não pode perder pro Botafogo – sim, há jogos de “seis pontos” em pontos corridos ). Daria 71 pontos, pontuação mais do que suficiente para o título este ano ( como já disse em outro post, porém, acredito que meia nove é o número da felicidade este ano ). O que me faz acreditar nisso é que parece, pelo jogo de hoje pelo menos, que o time readquiriu a “pegada” que tanto reclamávamos. Poderia ter ganho, tivemos até mais chances, mas as deficiências técnicas recorrentes de William e Paulinho não permitiram, embora tenham jogado muito bem, especialmente o primeiro. Danilo foi o nome do jogo e merecia ter feito o terceiro naquela cabeceada. Pena. Aliás, foi só falar em renovação que o cara ressurgiu. Espero que não fique só nisso, como no caso do Chicão e JH. Domingo que vem ninguém se iluda, teremos que jogar mais do que contra o Bahia. E sem tomar gol, pelo amor de Deus, que o time goiano é bom ( vi o jogo com o Botinha e poderia, sem exagero, ter sido 5 x 0, fácil, fácil, e notem, Atlético sem cinco titulares ).

    Curtir

    • Emboava permalink
      10/02/2011 23:55

      O Batafogo eh um bom time no ataque… mas a defesa eh bem ruim… o Corinthians tem que atacar com cautela… e tem que jogar o Emarson e o Liédson… e tah na hora de botar o Taubaté pra jogar de centro-avante… derrepente ele eh melhor que o Damião… mas tem que dar oportunidade…

      Curtir

      • Thiago Guadalupe permalink
        10/03/2011 14:50

        Esse sonho com o Taubaté.. não temos ideia do que será esse menino… nossa realidade no ataque a partir do próximo jogo é Adriano Imperador! Bem mais animador que a promessa Taubaté, não?

        Curtir

    • 10/03/2011 7:58

      A tabela agora é nossa e esse jogo de Domingo é dificílimo.

      Lembro que em 2009, quando o Corinthians esboçou uma reação no Brasileiro, foi pegar todo motivado o Goiás no Pacaembu e tomou uma goleada em casa cheia do mesmo Hélio dos Anjos…

      Curtir

  16. 10/02/2011 22:36

    # Quem lançou pro Danilo no primeiro gol foi o Ralf, e não o Paulinho, num foi?

    # A impressão que eu tive é que o Alex jogou de centroavante, Danilo centralizado e William aberto pela direita, desde o começo do jogo. Pra mim foi uma viagem total do Tite, embora o William tenha feito boas jogadas pela lateral. Apesar de o Vasco ter falhado, foi bom ver um gol feito de contra-ataque bem construido.

    # Alguém ainda tem dúvida de que o Edenilson tem que ser titular? Vcs viram a diferença do time quando ele entrou no lugar do JH? Nós ganhamos mais um jogador de qualidade pra ajudar na armação de jogadas. Logo de cara ele fez um lançamento excelente pro William chegar na cara do gol e dar a sua usual bicuda pra fora.

    # Sinceramente eu esperava muito mais do Vasco e muito menos do Timão, não à toa achava que os portugas ganhariam a partida. Botafogo e SPFC perderam e baixaram a bolinha. Nós somos bem críticos em relação ao nosso time mas os outros estão no mesmo nivel. Basta ver o gol de cabeça que o Thiago Neves fez em cima dos bambis hoje. Por causa disso ainda dá pra acreditar.
    A próxima rodada tem cara de que vai terminar com a gente na liderança.

    Curtir

    • Meia permalink
      10/03/2011 0:03

      também acho que foi o Ralf que lançou, o que me surpreendeu.

      e também achei que com o Edenilson o time ficou muito melhor.

      Curtir

    • 10/03/2011 5:57

      Eu vi numa TV de tela grande e sem HD (fica pior que TV de tubo). Vendo no globo.com, na câmera de trás, a gente vê o no.5 do Ralf mesmo.

      Mas isso não tira os méritos do Careca!

      Essa impressão na verdade foi explicada pelo próprio Tite: ele deixou Danilo livre para jogar onde quisesse, assim foi ele quem empurrou Willian para a lateral e eventualmente o Alex para frente. A bem da verdade, critiquei o Tite por seu sistema movimentar pouco os 4 da frente e hoje, indo ao estádio, a gente já vê troca de posicionamento entre eles. Ainda não é como na época do Mano (que na Seleção brasileira não tem feito isso), mas já está melhor.

      Edenilson é muito bom para ficar só na reserva! Só que, além de nós aqui do boteco, quem tá falando nisso?

      Também espera mais do Vasco e as batidas de falta do JP foram patéticas.

      Curtir

  17. manuel permalink
    10/02/2011 22:36

    1- sou só eu que vejo um 4-3-1-2, com JH como terceiro volante pela esquerda?

    2- o empate não foi ruim, não pelo ponto que o Corinthians ganhou, mas pelos 2 que o Vasco não fez.

    3- não senti pegada de campeão no Vasco. Não temo o 5PFC, o Adilson dará um jeito neles. Contra quem estamos disputando este título?

    4- não sou a velhinha de Taubaté, mas acredito no Taubaté. Num jogo como esse, em que não temos NINGUÉM para a posição, porque o Tite não o coloca? Dá pra entender? Será que ele não faria algum dos gols que o William, o Paulinho e até o Danilo perderam? Acredito que faria pelo menos um.

    Curtir

    • 10/03/2011 7:52

      1-Eu diria que “torna-se” um 4-3-1-2, nesses jogos em que o JH joga como um (mal) volante. Melhor, ele joga como um 2º lateral que avança tanto quanto um volante.

      Tem uns 2 anos que o JH não joga mais como um extremo (que tem a função de atacar em diagonal).

      3-Eu também esperava mais. A disputa continua entre os mesmos, Corinthians tem agora a tabela para lavar a égua.

      4-O Taubaté que eu vi jogar na base é bem no estilo do Willian, mas não crucifico o Tite nessa. Critico, sim, ele não ter dado experiência para a molecada nos jogos do Paulistão.

      Curtir

      • 10/03/2011 9:35

        O problema do 4-3-1-2 é que o time precisa de um bom meia que tenha passe, velocidade e visão de jogo excelentes, além de laterais que apoiem o tempo inteiro. E esses são os problemas de colocar esse esquema aqui. Danilo não tem velocidade, Alex não tem visão de jogo e os nossos laterais (exceto o Wleder) não apoiam.
        Se você quiser ver esse esquema funcionando, pegue o Milan 2007, que tinha o Kaká comendo a bola.

        Curtir

Trackbacks

  1. O possível duelo Vasco x Corinthians « Não pára de lutar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: