Skip to content

Estratégia titeana para o derby não muda com Wallace ou Moradei

12/02/2011

Ouvindo a Bandeirantes agora no almoço, discordo totalmente do que disse Zaidan sobre a possível (mas, improvável) escalação do Wallace de volante. Zaidan defende que isso seria para realizar uma marcação hh no Valdívia.

Não!

Os volantes do Tite não marcam hh o camisa 10 adversário, como eu vi 9 em 10 adversários fazerem contra o Danilo. Tite, nesse ponto, é mais evoluído e prefere a marcação em zona (eu não diferencio a zona, da mista).

No sistema titeano, os dois volantes recuam e formam uma segunda linha protegendo o miolo de zaga. À frente deles, recua a linha de 3 meias e isso cria o famoso bunker, que eu cansei de explicar aqui: a idéia é congestionar a região de criação adversária. Assim, um Valdívia deve buscar jogo muito atrás e fica sem opções de penetração tal o congestionamento. (A tática de congestionamento é utilizada, por exemplo, pelo Mourinho para tirar o espaço de jogo do Messi, mas lá ele faz isso num 4-1-4-1).

Essa é a principal característica tática que Tite trouxe ao campeonato brasileiro. É muito provável que ela seja repetida no ano que vem por grande parte dos treinadores.

O curioso, ou a coincidência, é que Muricy também tenha se notabilizado por estratégias para não tomar gol.

Só que, ao menos, eu vi Tite sair em muitos jogos num 4-2-4 ofensivo, que deu alguns poucos minutos de prazer aos olhos do torcedor.

18 Comentários leave one →
  1. Emboava permalink
    12/03/2011 2:03

    Eu acho que não eh inventar…

    Se eu fosse o Tite começava o jogo com:
    JC;
    Welder, Chicão, LC, FS;
    Edenilson, Paulinho, Alessandro, Alex;
    Willian, Liédson;

    um 4-4-2… com o time marcando mais na frente… Alex e Liédson na esquerda e Edenilson e Willian na direita… o Alessandro e o Paulinho vindo de traz… e com um pouco mais de liberdade pro Welder subir…

    Curtir

  2. Pedro permalink
    12/03/2011 1:45

    Minha opinião é que essa não é a hora propícia para invenções.Mas,até aí,vai que o cara vai lá e faz o gol do título…

    Pensando no extra campo,se eu fosse a Estopim eu levava aquelas bandeiras que homenageiam ídolos do passado ou corinthianos ilustres.Essas bandeiras criam um clima em torno do estádio absurdo,é como se elas chamassem os ancestrais pra dentro de campo.Sempre que elas estão presentes,o Corinthians faz jogos épicos,e ganha.

    E como diria Adenor Leonardo Bacchi: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2011/12/emocionado-tite-diz-que-mae-sempre-lhe-pede-um-vai-corinthians.html

    Vai Corinthians!!!

    Curtir

  3. Múcio Rodolfo permalink
    12/03/2011 0:02

    Eu vejo toda esta ruindade no Walace. E nos jogos que ele andou fazendo, ao meu ver, não comprometeu. Contra os sardinhas ele até que deu conta do recado marcando o Neymar que só foi dar o seu ar da graça no segundo tempo quando o Walace já tinha um cartão amarelo e não pode chegar mais junto com medo de receber o vermelho.

    Curtir

  4. Cesar Augusto permalink
    12/02/2011 20:30

    Wallace de volante demonstra de forma cabal o que falamos durante todo o ano, ou seja, o elenco do Corinthians é bom para os padrões brasileiros, mas não há um reserva à altura, especialmente, para o Ralf.

    Wallace, segundo o Adenor, já jogou de volante pelo Vitória, mas, sinceramente, estou temeroso com este jogador que, sempre, demonstrou nervosismo e ruindade em doses cavalares.

    Já que era para inventar a melhor solução era o Alessandro, como disse o Thiago. Tem mais técnica, mais saída de bola. O Wallace, apesar de ser um jogador rápido, apanha da bola, constantemete.

    O Tite arriscou e só nos resta torcer para dar certo.

    Eu não iria de Moradei, nem de Wallace, nem de Alessandro. Iria de Edenílson porque é muito mais simples um meia aprender a marcar do que um brucutu, como o Wallace, aprender a jogar bola. Perderáimos em marcação, mas ganharíamos em qualidade técnica.

    Talvez o Tite nos pregue uma peça e escale, de fato, o Alessandro, de volante, e o Wallace na lateral direita.

    Seria uma solução mais segura, já que o Edenílson é carta fora do baralho.

    Curtir

    • 12/02/2011 22:50

      Pois é, dá impressão que a escolha foi pela amizade ou, mais provável, que o cara jogue muita bola no treino e se desespera quando entra em campo.

      Durante o jogo ele será obrigado a corrigir o erro ou trocando de posição com o Alessandro ou com o PA. O pior caso, e não duvido que possa ocorrer, é ele recuar o Alex para 2º volante e o Paulinho faz a função do Ralf.

      Também preferiria o Edenílson fácil, principalmente pela escalação do JH que virou um inútil 3º volante pela esquerda.

      Curtir

  5. 12/02/2011 19:36

    Como eu disse, vai ser Wallace mesmo..

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2011/12/sem-misterio-tite-anuncia-escalacao-com-wallace-alex-e-jorge-henrique.html

    A estratégia pode até não mudar, mas o jogo muda substancialmente, porque Wallace não tem saída de bola nenhuma. Vai ser um jogo sofrido, com o Corinthians recuado, preparem seus corações. Eu acho que vou ficar bebendo em algum boteco e esquecer do jogo.

    Curtir

  6. Raphael permalink
    12/02/2011 19:05

    Me preocupam o passe e o nervosismo característico do Wallace!

    Moacir feelings… SAI ZICA

    Eu iria de Moradei, não confio muito na pegada do Alessandro também.

    VAI CORINTHIANS – JOGAI POR NÓS

    Curtir

  7. 12/02/2011 15:35

    eu acho que não é hora de inventar; tasca o Moradei mesmo, e concordo com vc que taticamente não muda nada. Seja quem for, a ordem é uma só: não façam faltas! o Valdivia vai jogar o jogo inteiro deixando o corpo mole ser tocado por quem chega de trás para cavar faltas pro Kid Begala bater; essa é a única jogada deles. Se deixar ele tentar armar, vai ter de virar bolas pro Luan na esquerda e pro Fernandão isolado entre 2 zagueiros.

    http://www.cachacadopovo.blogspot.com

    Curtir

  8. Thiago Guadalupe permalink
    12/02/2011 14:21

    Eu gostaria que ele estivesse testanto o Alessandro de volante, não o Walace…

    Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      12/02/2011 14:23

      Com certeza é uma solução melhor. O passe melhoraria 200%

      Curtir

  9. 12/02/2011 14:14

    Marcando o mediano Valdivia individualmente sobra o que do Palmeiras??

    Apesar de todo terrorismo midiatico dessa semana, não consigo ter medo desse timinho do Palmeiras

    Curtir

Deixe um comentário

