Skip to content

Liberatores Quae Sera Tamen

01/13/2012

O resultado da venda de ingressos mostra a força da Copa Libertadores da TV sobre o futebol. Um campeonato desprezado por anos e que virou a coisa mais fantástica do mundo.

Uma fantasia televisiva, com certeza, turbinada pela incerteza de partidas mata-mata entre equipes que nem pelo youtube às vezes se conhecem. Se o campeonato não tem nível técnico aceitável — e não tem mesmo –, pelo menos o caldo de equipes amadoras misturadas com as profissionais tem um sabor particular. Vemos, muitas vezes, o enfrentamento do futebol moderno contra o autêntico futebol ainda disputado em regiões não arrazadas pela TV, pelo mktg, pela FIFA.

Voltanto à força de venda de ingressos de preço abusivo, fica claro que a massa contaminada pela TV quer prioridade pela Libertadores… Ou não?

Entendo que Corinthians quer ser sempre campeão, no campeonato que aparecer e no jogo que for. O que se pode fazer é preservar jogadores chave em jogos contra equipes mais fracas: no paulista e, seria óbvio (mas não é), na Libertadores.

Em hipótese alguma imagino que o Corinthians vai repetir o erro do ano passado de não realizar um rodízio de jogadores, ainda mais com o inchaço do elenco atual no ataque e no meio.

Anúncios
26 Comentários leave one →
  1. Marcelo permalink
    01/15/2012 23:54

    Galera do buteco vou discordar de todos desta vez. Estou atrás desta danada no estádio desde 1991 contra o Boca, quero muito ganha-lá, e não acho que seja de tão baixo nível técnico como vocês pregam, é um torneio interessante pois temos que aprender a jogar com times que se encolhem aqui em casa e se tornam enormes quando jogam em casa, e nós ainda não sabemos como disputa-lá da forma correta. E se a danada não é rentável, torna-se em função das bilheterias que conseguimos atrvés da danada…Abs

    Curtir

    • Múcio Rodolfo permalink
      01/16/2012 2:13

      1- Eu também quero ver o Corinthians ganhando este torneio. Só que ao contrário dos antis não uso isto como critério para avaliar a grandeza do time do qual sou torcedor. Tem gente que acha que o Once Caldas é mais importante do que o Corinthians porque ganhou uma cucaracha cup. E não é. Embora eu não more no Colombia ouso dizer que o Once Calda não supera o América, o Millionários e do Deportivo em termos de importância naquele país. Vamos pegar o equivalente europeu da dita cuja: a champions league. O Arsenal não tem uma taça desta em sua sala de troféus. O Aston Villa tem. Quem é mais importante: Arsenal ou Aston Villa? O Estudiantes possui 4 ditas cujas. O River Plate, 2. Na óptica de alguns aqui o primeiro seria mais importante, mas na Argentina não é visto assim.
      2- E qual é a forma correta de disputá-la? Se vc listar 10 condições para ganhar esta competição, vc vai achar 10 exemplos de times que foram campeões contrariando essas condições. Pra mim ajudaria muito se o a nossa diretoria agisse mais nos bastidores para que pelo menos o clube não fosse prejudicado como foi em 99 e 06.

      Curtir

  2. Fabiano permalink
    01/14/2012 15:01

    Acabei de dar uma olhada na tabela do Paulistão. Advinhem onde será o clássico com os Lambaris?

    Curtir

  3. Cesar Augusto permalink
    01/14/2012 12:49

    E tem mais:

    Ronaldinho Gaúcho nem em sonho, apesar que não tem nada, provavelmente. É mera pressão do empresário para que o Flamengo resolva logo a pendência financeira.

    Mas só a mínima chance de contar com esse sujeito, desanima.

    Ele é a antítese do Corinthians. Técnica nota 10 e garra nota, -5.

    Curtir

  4. Morgana permalink
    01/14/2012 1:13

    Eu acho uma enxeção de saco.
    A imprensa sempre a perguntar sobre, sempre a fazer materias a respeito de um “desespero” do Corinthians em ser campeão e ainda de alguns torcedores embarcarem nessa onda. Tem cada fala que me faz mudar de canal ou fechar a pagina da net.

    Curtir

  5. Raphael permalink
    01/14/2012 0:34

    Essa neura com a Libertadores vem pelo sarro que os demais tiram com o fato de não termos esse título. A imprensa catalisa isso, pelo motivo de sempre: nós damos muita audiência.

    Agora, aos que reclamam da “neura da Libertadores” e arrotam por aí que teremos estádio de primeiro mundo… haja incoerência! Nem um ou nem outro são essenciais para nossa grandeza, e o estádio valerá para tantos mais pelo cala boca aos rivais do que pela suposta necessidade que tínhamos da “nossa” casa.

    Essa necessidade de afirmação é sintomática, fruto da bambinização da nossa torcida. Em outros tempos, bastava dizer “Eu sou Corinthians”. Hoje, o que se vê por aí é “Eu sou corinthiano, terei o estádio da copa, meu faturamento é o maior do brasil, tenho o melhor ct do brasil e meu presidente é o Andrés Sanchez”

    Curtir

    • Múcio Rodolfo permalink
      01/14/2012 1:13

      Foi por isso que eu não gostei quando o Elton comparou a estrutura atual do Corinthians com a do seu time anterior. Me lembrou o que acontecia antes no clube diferenciado e exemplar do Jardim Leonor quando os jogadores ali se apresentavam.

      Curtir

    • Emboava permalink
      01/14/2012 1:26

      Eh… a torcida é “burra” ao acreditar no que dizem esses jornalistas mal informados (mal intencionados)… essa história de estádio… já temos um, já cansei de discutir com amigos meus que são Corinthianos… mas nem esses me compreendem… Alfredo Schurig… Fazendinha… esse é o estádio do Corinthians!

      Quanto ao preço dos ingrssos… se tem gente que paga, sorte deles, pois se eu tivesse dinheiro sobrando iria em todos os jogos… mas não é o caso… hahah

      Curtir

    • Cesar Augusto permalink
      01/14/2012 12:46

      A bambinização é evidente. O tal Élton, jogador de time de empresário, não tinha nada que falar mal do Vasco em relação à estrutura. É um discurso arrogante.

      Se conhecesse, só um pouco de história, ele jamais falaria mal de um time como o Vasco, que tem a história mais bonita dos times do RJ. O Vasco lutou contra tudo e contra todos para ser o que é. Ademais, se não fosse o Vasco, quem seria Élton?

      Ingrato.

      Isso é coisa típica de jogador que escolhia o SPFC pela estrutura, pela tranquilidade e tal e cousa e lousa e maripousa, ou seja, uma idiotice. O Corinthians perdeu uma série deles, especialmente entre 2003 e 2007.

      Esse discurso do “Eu tenho, você não tem” não combina com a essência do corinthianismo. É um discurso, tipicamente, anticorinthiano.

      Mas é compreensível.

      A diretoria do business ao conseguir CT, Estádio, Patrocínios, Receitas, Marketing, de certa forma, criou um bando de alienados que são adeptos da conjugação infinita do verbo ter, e, por consequência, este tipo de torcedor não tem a mínima noção das reais intenções desta gente que é, apenas, se perpetuar no poder sob o escudo de tais realizações.

      Falar mal da gestão Andrés, para alguns, é pior que xingar a mãe. Não pode. A turma do Business bambinizou a torcida, ao menos, boa parte dela. A blindagem é absurda.

      A Libertadores, repito, um torneio de quinta categoria, seria importante para o Corinthians, como qualquer título, mas não é essencial. O Corinthians é grande, por si só, mas a neura pela LA, apenas atrapalha. Acho que estes torcedores acham que o Corinthians só será grande quando vencer a dita cuja. É o discurso anticorinthiano em estado puro.

      Por outro lado, JC disse que o Tite não quer saber de priorizar a LA. Só em casos pontuais. O negócio é jogar todas as competições para vencer, como tem que ser feito. Sem vagabundagem.

      Gostei do discurso. Esperemos à prática.

      Curtir

      • SERGIO SANTANA permalink
        01/14/2012 20:00

        Bom, acho que nossa salvação se dá pelas nossas origens operárias.Nunca teremos adesão do que há de pior no país que é a mídia. Teremos sempre essa imunidade.
        Essa neura pela Libertadores já pegou todas as equipes, não é privilégio nosso. Todos os torneios estão voltados para essa competição que é um lixo. Quando vencermos , a mídia que faz vista grossa para a infinidade de defeitos nela , irá colocar uma lupa e constatar todas distorções e mazelas.. a vida é assim . Vai Corinthians !

        Curtir

  6. 01/13/2012 23:42

    A tese do Múrcio faz sentido se nós só levarmos em consideração o Brasil. A verdade é que o resto da América do Sul tá cagando e andando pra nós e pro resto dos times brazucas. Dizer que a Conmebol não quer que ganhemos a Libertadores para manter o interesse nela implica em achar que o que rola aqui dentro do Brasil tem alguma relevância fora dele, o que não acontece.
    O que eu acho sim e já cheguei a dizer aqui no buteco, é que eles não curtem um só país dominando a bagaça, mantendo a hegemonia da competição por anos seguidos. Sendo assim, eles fazem uma “forcinha” para evitar que isso ocorra. Nossos dois maiores rivais já foram vitimas disso e estão ai para provar. Se considerarmos que os dois últimos campeões foram Inter e Santos, não será surpresa se o vencedor desse ano não for brasileiro.

    Curtir

    • Múcio Rodolfo permalink
      01/14/2012 1:18

      Fica até incoerente em defender uma tese que eu mesmo considerei como meio maluca, mas….. eu falo exatamente em relação ao Brasil. Para a confederação sulamericana é fundamental manter este interesse dos brasileiros pela competição. Posso estar equivocado, mas acredito que para a entidade o interesse brasileiro é mais importante que o interesse equatoriano, peruano, boliviano.

      Curtir

    • Morgana permalink
      01/14/2012 1:20

      E passou a ter tabela de jogos dirigida após duas finais seguidas entre brasileiros

      Curtir

  7. Emboava permalink
    01/13/2012 22:40

    “Dia desses eu estava com uma idéia meio maluca na cabeça. É o seguinte: o grande charme da competiçaõ é o fato do Corinthians nunca ter ganho. É por isso que os bambis se apegam a ela (um título conquistado a 300 anos serve como consolo para os constantes fracassos deles nas demais competições), que os manjubinhas se vangloriam de tê-la (e olha que durante anos e anos pouco ligaram para isso). O dia em que o Corinthians ganhar, ela perde o encanto.”

    Eu penso a mesma coisa… não é maluquice!

    Curtir

  8. Emboava permalink
    01/13/2012 22:38

    Eu, particularmente, não acho tão importante a Libertadores… acho mais legal ganhar o Paulistinha que a Libertadores, mas como o São Paulo ganhou, a mídia começou a valorizar mais a competição, mas o nível técnico é baixíssimo, mais baixo até que a Europa Legue, além de que os prêmios são ridículos, gasta-se mais por jogo do que se ganha… o Campeonato Paulista dá mais prêmio que a Libertadores…

    O pior é ouvir de Corinthianos sobre essa obsessão… fico constrangido tamanha a falta de informação… mas fazer o que… espero que ganhem essa competição, mas tem que acabar, primeiro, com essa, má, obsessão…

    Curtir

  9. Pedro permalink
    01/13/2012 20:34

    É Álvaro,a Fiel não é mais a mesma…

    Acho uma babaquice sem fim essa obssessão pela “Ucl das Américas”.Se ainda fosse um torneio de alto nível,mas até o Once Caldas que não é grande na Colômbia foi campeão.Se os clubes que disputam o Paulistão participassem desse torneio(tirando os grandes ou pequenos que se acham grandes),ouso dizer que teríamos um clube caipira no Mundial.

    Esgotar ingressos de Libertadores é o mesmo que dizer “esse é o nosso maior sonho” e dar razão a quem tenta nos diminuir porque não ganhamos essa merda.Agora pro Paulistão sobra ingresso,é bom até pelo menos só vai quem realmente quer.

    Agora concordo com o Cesar,vou mandar fazer uma camisa escrita “foda-se a libertadores” quando ganharmos esse torneio de merda.Mas reitero para termos o direito de diminuí-la devemos conquistar.

    Curtir

  10. Cesar Augusto permalink
    01/13/2012 13:41

    Para colocar a Libertadores, um torneio de 5ª categoria, em seu devido lugar, antes de tudo, é preciso ganhá-la.

    O dia que ganhar, se eu fosse do marketing, mando confeccionar uma camisa com os seguintes dizeres:

    “Foda-se a Libertadores. Eu gosto mesmo é do Paulistão”.

    Mas, para tal, é preciso ser campeão.

    Por que não em 2012.

    Curtir

    • José Guerra permalink
      01/13/2012 15:37

      To com o Cesar. Só quero que o Corinthians ganhe logo pra poder voltar a se concentrar no que é importante.
      Copa do Brasil, com todos os times de novo a partir de 2013, por exemplo.

      Curtir

    • Emboava permalink
      01/14/2012 1:19

      Ficou legal a frase, se ganharmos vou mandar fazer uma! hahahahaha

      Curtir

    • Marcus VInícius permalink
      01/14/2012 12:23

      de acordo!

      Curtir

  11. Andre.T permalink
    01/13/2012 13:31

    Feliz ano novo Alvaro e chegados de blog!

    A questão dos ingressos da Libertadores é simples:
    – Fiel Torcedor extorsivo. Ou você vira sócio torcedor da arquibancada verde (e reza pra não sobrar com ingresso de tobogã) ou você vai pagar no mínimo 600 reais/ano. Um roubo! Eu deixei de ser, no inicio me custava 100reais/ano.
    – Ingressos extorsivos. No brasileiro a laranja custava em média 70 reais, pra primeira fase da libertadores (contra timecos) ta R$200.. imagina se chegarmos as quartas, 300?
    – Se não conseguir ingresso é só ligar na Globo…

    Algumas diferenças dessa Libertadores pras ultimas:
    – Não somos favoritos e a torcida não está muito empolgada. Teremos menos pressão.
    – O mesmo time do semestre passado. Nas últimas sempre tivemos muitas mudanças que atrapalharam.
    – Vários jogadores que podem decidir: Liedson, Emerson e Alex.
    – Tempo para se preparar e mais planejamento.
    – Nos jogos decisivos no BR2011 o time correspondeu, é só lembrar dos jogos contra SP, Vasco, Fla e Inter.

    Problemas:
    – JC não passa confiança e gostaria de uma defesa melhor
    – Falta de reservas que podemos confiar (cade o volante reserva??)
    – Esquema do time funcionou nos pontos corridos, mas e no mata-mata?

    Uma hora esse titulo vira, e só servira para calar a boca dos anti, pois sinceramente eu prefiro muito mais o Brasileiro. Dizer que a Libertadores é a Champions das Américas é uma piada.

    Curtir

  12. Múcio Rodolfo permalink
    01/13/2012 12:34

    1- Eu odeio quando vejo camaradas nossos gritando na TV que querem a dita cuja a todo custo. PQP. O Corinthians não precisa desta porcaria pra mostrar sua grandeza e mesmo que ganhe os antis vão continuar dizendo que somos pequenos. Então….Lógico que eu quero ver o meu time ser campeão deste torneio cujo nível técnico é inferior ao da Copa do Brasil. Quero da mesma forma como quero vê-lo campeão paulista em cima de qualquer um dos nossos “co-irmãos”.
    2- Pra ganhar a cucaracha cup, falta a nossa diretoria trabalhar mais nos bastidores para que o clube pelo menos não seja prejudicado como já foi em outras participações (99 e 06 em especial). Dia desses eu estava com uma idéia meio maluca na cabeça. É o seguinte: o grande charme da competiçaõ é o fato do Corinthians nunca ter ganho. É por isso que os bambis se apegam a ela (um título conquistado a 300 anos serve como consolo para os constantes fracassos deles nas demais competições), que os manjubinhas se vangloriam de tê-la (e olha que durante anos e anos pouco ligaram para isso). O dia em que o Corinthians ganhar, ela perde o encanto. Então eu não sei se a sulamericana tem interesse em não dificultar as coisas pra gente.

    Curtir

    • Marcelo permalink
      01/13/2012 15:31

      Caraca Múcio, puta tese de Profeta do Apocalipse..;;;;…..rsrsrsrssrrs.

      Curtir

      • Múcio Rodolfo permalink
        01/13/2012 15:42

        Por isso que eu disse que era uma idéia meio maluca, se não for maluca por completo.

        Curtir

    • Marcus permalink
      01/13/2012 16:06

      Concordo com a tese maluca.
      E acrescento, o Corinthians jamais deveria disputar a Libertadores por:
      1) não ser rentável (mktg agradece),
      2) ser competição de times pequenos e ruins (o Flamengo de Zico e meia seleção foi o último timaço dessa porcaria),
      3) não termos que dar satisfação para ninguém se ganharmos ou perdermos essa joça,
      4) não vai ter time interessante. Ok, La U, mas cadê “los chiqueiritos”? Ganhar de quem? Vasco, Fluminense, Flamengo? Isso é brasileiro ou Libertadores? (Bagres é troco).
      5) para quê depois tentar disputar um mundial fajuto, com entrada nas semis?

      Curtir

Trackbacks

  1. Liberatores Quae Sera Tamen | Sobre a Depressão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: