Skip to content

Calendário

01/16/2012

Vi o jogo da copinha e o amistoso (que mais parecia um solteiro x casados, com os casados bem pançudos, diga-se). Continuo com a impressão de que o time juvenil é inesperadamente muito bem postado taticamente e um FRACASSO completo no sistema de ataque. Denner não está jogando a bola que jogaram (dos que eu vi): Silvinho, Bertolucci, Dodô e Fagner.

Para esse time ser campeão, talvez precise que alguém lá da frente desencante, pois o meio de campo está muito bom. (Quando vejo outras partidas, sempre encontro algum jogador habilidoso de ataque, no Timão esse cara não existe, mas cá temos organização).

Sobre o amistoso, no primeiro tempo os jogadores mais leves (e que sentem menos o ínicio da temporada) voaram para cima dos grandões do Flamengo. É bom lembrar também, que o preparador deles é o Mello, que tem tradição em treino de força. Talvez isso explique um pouco mais a diferença acachapante de movimentação.

Vi um posicionamento diferente, próximo do 4-2-2-2, mas acho que era por culpa do relaxo tático mesmo.

O 2º tempo, chato pracacete, mostrou um lado esquerdo da defesa assustador: Wallace, Ramon e o volante que eu esqueci o nome. O coisinha horrorosa, sô!

Verdade, verdadeira, é uma baita forçada de barra amistoso com 2 semanas de preparação, pode-se queimar jogador à toa – por exemplo: era melhor manter o Adriano na academia. (Barça, Real fazem depois de 45 dias).

===

Uma coisa eu consegui concluir desses jogos: não tem o menor cabimento defender adaptação do nosso calendário ao calendário europeu.

Anúncios
22 Comentários leave one →
  1. Cesar Augusto permalink
    01/17/2012 11:07

    Amistoso, ainda mais em início de temporada, não é parâmetro para conclusões, mas serve para algumas análises, não definitivas:

    1) O maior reforço do Corinthians para 2012 foi à manutenção da base.

    2) O time tem padrão tático definido. A questão agora é aperfeiçoá-lo.

    3) A nossa zaga, no papel, não é lá essas coisas, mas, na prática, por jogar bem protegida, não compromete.

    4) Nossos laterais, no papel, são razoáveis, mas, defensivamente, são consistentes.

    5) No goleiro é fraco, no papel, e na prática.

    6) Não há no mercado grandes nomes para a zaga e para as laterais. Dessa forma, o ideal é subir alguém do time da Taça SP. O Marquinhos me parece bom zagueiro. O Denner, para a reserva do Fábio Santos, é um bom nome, mas não é essa coca cola toda, não.

    7) Alex Silva, não, mil vezes não. Não é comprometido com a causa.

    8) Chicão está péssimo e, hoje, merece a reserva. Ou transferência.

    9) O que é Ramon?

    10) E William Arão, o reserva do Casemiro?

    11) Gosto desta formação com Danilo e Alex. O time fica mais inteligente e criativo, mas, boa parte da torcida, já está cornetando o Danilo e pedindo a entrada do xodó William. O Danilo em um toque pode resolver, mesmo com sua contumaz lerdeza. Já o William, corre, corre, corre e nada, ainda mais longe do gol. Rende mais quando entra no 2º Tempo.

    12) Alex é a grande esperança para 2012.

    13) Emerson e Liédson é um ataque poderoso.

    14) Nosso time reserva é uma baba e, ainda, não tem entrosamento. Só se salva o Edenílson, mas há espaços para melhora. No domingo, faltou um meia para ajudar o Edenílson. O Ramirez não acertou uma. E jogamos com 9, já que Adriano e Ramón são café com leite.

    15) Ainda falta alguma coisa. Um zagueiro, um volante e um meia que pode ser o Montillo.

    16) Com 3 contratações pontuais, o Corinthians luta por todos os títulos de 2012.

    17) Um assunto extrapauta:

    Marcos parou. Foi um grande goleiro, digno, bom caráter, respeitoso com os adversários. E mesmo com todos esses adjetivos, o Palmeiras não consegue homenageá-lo de forma adequada. Uma piada, a diretoria do alviverde.

    Outra coisa, As comparações:

    Marcos foi excepcional, mas Rogério foi mais constante. Teve uma carreira mais rica em números. Porém, em momento algum, superou o auge do Marcos, entre 1999/2002. Em momento algum. Já que o Marcos parou não seria legal que a imprensa fizesse o seguinte questionamento:

    Quando Rogério parará?

    Ele, ainda, é um bom goleiro, mas está longe do que fora anteriormente. Será que o egoísmo ceniano prevalecerá?

    Por derradeiro, vale ressaltar que entre Marcos e Rogério prefiro…Dida.

    Sim, Dida. O goleiro brasileiro que teve a carreira mais vitoriosa. De longe.

    O problema é que o Dida não tem marketing pessoal, é calado, sisudo, pacato, avesso a badalações, mas na história do futebol brasileiro, nenhum goleiro conquistou tantos títulos importantes quanto ele.

    Não conheço outro goleiro brasileiro com tantos títulos e com um currículo tão bom, ressaltando, que por anos, Dida foi titular absoluto de um dos maiores clubes do mundo, o Milan. Não é para qualquer um, mas muitos teimam em desmerecê-lo ou esquecê-lo, mas sem embasamento para uma discussão mais profunda.

    É aquela coisa de dizer que não confiava no Dida, porém não conseguem enumerar mais que 3 defeitos da Muralha Negra, indubitavelmente, um vencedor nato, que não é tão reconhecido, graças a sua maneira tímida de se comportar, mas isso é irrelevante, para um goleiro com gama tão vasta de títulos e premiações.

    É ou não é?

    A verdade é que o Dida calou os críticos com o silêncio, com o trabalho e com as inúmeras conquistas.

    Entre Rogério e Marcos, portanto, prefiro Dida.

    Ademais, o auge do Dida foi infinitamente superior ao Ceni e, tecnicamente empatado, com o Marcos, mas foi constante de 1992 a 2008.

    Dida só não é tão reconhecido, graças a timidez. Até para encerrar a carreira foi discreto.

    Viva, Dida!!!

    Ele nos salvou por várias vezes.

    Curtir

    • 01/17/2012 12:14

      Concordo especialmente com as afirmações 11, 12 e 13. Danilo tem que ficar no time pq é quem melhor faz o papel de prender a bola na frente – o que, aliás, funcionou melhor no amistoso do que no ano passado, em que pese a impresionante, para quem tem jogo em poucos dias, falta de ritmo do Flamengo.
      Só completo que, para mim, o Emerson poderia se aproximar mais do Liedson e assumir o 4-4-2. Mas com o tempo, esses caras se entendem, são jogadores inteligentes.
      No mais, sobre o tal William Arão, cabe lembrar que o volante reserva deve ser o Nenê Bonilha, que mostrou duas coisas: primeiro, uma dose boa de personalidade em algumas jogadas, e, segundo, que naõ sabe jogar de lateral.

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        01/17/2012 13:01

        Eu acho que o Tite está testando o Danilo para deixar o time encaixado, caso o Montillo seja mesmo contratado.

        E mesmo sem o Montillo está é a melhor formação para 2012, ao menos ofensivamente. É mais imprevisível.

        Nenê Bonilha não pode ser lateral, mas me parece que tem técnica para jogar de segundo volante. Aliás, o que nos falta, de fato, é um primeiro volante mais marcador. De 2º volante, ainda temos o Edenílson, que tem mais potencial que o Paulinho em minha opinião, mas ainda tem que provar tal condição.

        Curtir

    • Múcio Rodolfo permalink
      01/17/2012 12:36

      1- Se a comparação Marcos x Ceni for baseada nos títulos que ambos conquistaram por suas equipes é preciso lembrar que o primeiro defendeu o seu clube em grande parte na época de “vacas magras”, que foi maior entre os chiqueirenses do que entre os bambis.
      2- Não é por ser corintiano, mas eu concordo com relação ao Dida. A discrição e a frieza do Dida a gente pode exemplificar em dois momentos: naquele jogo em que ele pegou os dois penalits do Rai (um icone entre os bambis) e na final do Mundial. Um Ronaldo Giovanelli teria uma reação muitíssimo diferente. Deve ser um pouco por isso que a gente valorize mais o Ronaldo do que o Dida.
      3- Os tão paparicados Alex Silva, André Dias, Miranda, Breno eram bons mesmo ou era o esquema defensivo do Muriçoca que ajudava?
      4- O Adenor declarou ao Kajuru que tem o Mourinho como infuência em seu trabalho.
      5- O que justifica não aproveitar um Sasha ou um André Lamas ou um Anderson (do time atual) e trazer um William Airão?

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        01/17/2012 12:56

        1. O RC ganhou mais títulos, em qualquer análise, mas não se trata de um papa-títulos. Retire os anos de 2005 a 2008 e verás que o RC tem um currículo bem modesto. O Marcos ganhou poucos títulos. A maioria foi na condição de reserva, o que, em minha opinião tem peso 0,25. Papa-títulos, de fato, é o Dida. Ganhou todos os títulos possíveis e impossíveis. De champions league a campeonato baiano, de Libertadores a Campeonato Italiano, de Campeonato Brasileiro a Supercopa européia. Inigualável no currículo e na capacidade.

        2. Ronaldo é mais ídolo que Dida. Não se discute esta questão. Mas como goleiro, o Dida foi melhor.

        3. Eram medianos, mas super-valorizados porque jogaram no time mais bonito, mais cheiroso e mais elegante da face da terra. Medianos ou um pouco mais que isso.

        4. É uma ótima influência. O Mourinho é chato, mas é extremamente competente. Foi o único técnico do mundo que utilizou uma arma adequada para travar o Barcelona. Perdeu, obviamente, mas não se sujeitou a mesmice.

        5. William Arão era reserva do Falcão do Morumbi, o Casemiro. Não conheço o Arão. Pelo que vi, é péssimo. Já o Casemiro é queridinho dos cronistas do Brasil. O Alberto Helena Jr., que respeito, disse que o Mano perdeu uma ótima oportunidade de achar um excepcional segundo volante naquela partida contra a Argentina, em Belém. O Helena, desta vez, enxergou demais. O rapaz é mais um daqueles atletas super-valorizados que jogam nos coloridos, como é o Hernanes, por exemplo, outro que tem mais fama que futebol.

        Curtir

    • 01/17/2012 18:29

      9 – O que é Ramon? É o Morais disfarçado jogando de lateral esquerdo.

      Quanto aos goleiros, concordo em partes. Eu acho que vc está sendo generoso demais com o Ceni, e não digo isso por questões de rivalidade. Dida e Marcos foram grandes goleiros, dois dos maiores da história do Brasil. O Ceni foi (ou é) um bom goleiro que tinha o diferencial de saber cobrar faltas. Um dos maiores da história do SPFC.

      Curtir

      • Marcus permalink
        01/17/2012 18:42

        E, na minha opinião, Zetti era melhor que Ceni, só que não tinha tanto marketing.

        O Ceni, antes, era bem boquirroto e atrevido. Quando levou dois frangos na seleção, por exemplo, já consagrado no São Paulo, não reconheceu os erros, de maneira afrontosa.

        Não é mal goleiro, mas Zetti era melhor.

        E acho que Zetti foi o último goleiro que vi de calças, não lembro de mais outro.

        Curtir

        • Correa Leonardo permalink
          01/17/2012 21:32

          Rogério, além de arrogante, é mau caráter. Todo gol que ele toma ergue o braço pedindo impedimento ou aponta pro zagueiro pra passar a culpa pro cara. Pra mim é um goleiro razoável e um bom cobrador de falta.

          O Dida foi melhor mesmo que o Marcão, mas a sinceridade desse último fará falta. Como no jogo que seu time veio aqui em Curitiba e levou 6×0 do Coxa: “se eu soubesse que o time ia jogar nessa nhaca, tinha ficado em casa!”

          Pena que jogava naquele time lá, mas foi gigante.

          Curtir

  2. Robson Nobrega permalink
    01/17/2012 9:09

    Não tenho dúvidas, se jogar time da Copinha x time do Segundo tempo, nossa molecada ganha fácil. fácil.

    Curtir

  3. Nicolas permalink
    01/17/2012 1:25

    O jogo não foi muito útil para observações. O time titular do Flamengo não está muito “focado”, como diria o professor Luxa. Em outras palavras, o pessoal está fingindo que está jogando. Se não aparecer o vil metal, vai ficar na pré-Libertadores. O Corinthians, por sua vez, mostrou uma razoável consistência. Valorizou a posse de bola- uma necessidade em vista do forte calor- e mostrou uma certa compactação. Um jogador importante para o time para o time-por incrível que possa parecer- é o Ralf. Tem uma boa pegada e é um pilar do sistema defensivo.

    O time reserva do Corinthians provou que não basta reunir bons jogadores para formar um bom time. O time mostrou uma marcação frouxa, em parte por causa do esquema tático. Só um volante e três atacantes. Sem falar que certos jogadores aparentavam um certo desinteresse. Cabe ao treinador observar se há jogadores que estão insatisfeitos e recomendar a sua saída. Para enfrentar os jogos do Paulista, o time reserva não parece pronto. Mas, como se trata do primeiro jogo, com pouco tempo de preparação, não se pode fazer avaliações definitivas.

    Curtir

  4. Andre.T permalink
    01/17/2012 0:01

    Assisti apenas alguns lances do amistoso. Precisamos de mais 2 reforcos urgentes. Dos que estão dando sopa, iria de Alex Silva, é nome pra chegar e jogar e o Chicão poderia virar opção pra reserva do Ralf, resolveriamos 2 problemas com uma contratação só (e que poderia ser na faixa). Tentaria o Wesley ex-santos também, seria uma opção para a meia, 2.o volante e lateral direita… com esses 2 teriamos várias opções de elenco e formação.. mas acredito que esses nomes não agradem ao marketing, vai entender.

    Curtir

  5. Múcio Rodolfo permalink
    01/17/2012 0:01

    1- Será que o Cruzeiro aceita o Adriano como contrapeso e cede o Montilo pra gente?
    2- O Fábio Santos ganhou o meu respeito. Com todos os seus defeitos. Ouso dizer que ele já atingiu o nivel Jacenir na minha escala de exigência. Agora o Ramon é brincadeira e eu que comemorei a sua contratação achando que nossos problemas estavam resolvidos.
    (ps: isto foi antes de eu mudar o meu conceito a respeito do Fábio Santos)
    3- Eu acho que o time b ficou carregando saco de cimento antes de entrar em campo. Não correu nem a metade do que correu o time titular. O Chicão está jogando no lixo o cartaz que ele adquriu nos três primeiros anos de Corinthians. O cara não pode ter desaprendido assim.
    4- Calendário foi um grande sucesso do cantor Antônio Marcos que era são paulino (eu não chamo de bambi as pessoas que respeito), mas no clip da musica aparece um gol do Corinthians- o do Vaguinho na segunda partida da decisão de 77.

    Curtir

  6. Pedro permalink
    01/16/2012 20:43

    Eu vi um pouco do primeiro tempo do amistoso e o segundo inteiro.De fato,o lado esquerdo reserva foi assustador,só não foi mais do que saber que aquele time do primeiro tempo é o titular do Meigo.

    Achei o time reserva sem criação,acho que seria uma boa trazer um meia armador…e um volante…e um lateral esquerdo…e um zagueiro….e um goleiro…um técnico também não seria uma má idéia…

    Sobre o William Arão,lembra aquela história do Andrés ser um bambi frustrado? Então…

    Sobre a copinha,o que adianta a mulecada ser boa,se quando sobem pro profissional são mandados pra casa do baralho enquanto gastamos com pangarés de nível muitas vezes inferior?

    Curtir

  7. 01/16/2012 16:14

    # Bertucci vc quis dizer, né? hehehehehe

    # O Danilo começar jogando indica o quê? Nós vamos apostar no retorno daquele jogador que foi peça fundamental no início do Brasileirão do ano passado? O que pode nos fazer acreditar que isso vai acontecer?

    # Também acho que o Denner não está pronto, principalmente porque ainda apresenta uma certa tendência a fazer firula ao invés de ser mais objetivo, além de me parecer um pouco falho na marcação. Agora, aquele volante Wiliam Arão é brincadeira. Trazer um cara daquele, vindo da base dos bambis? Se botar um da nossa base ali dá na mesma, então pra que esse cara?

    # Se o nosso setor defensivo for responsável por um eventual fracasso nessa temporada, a culpa tem que ficar nas costas do Tite. Desde o ano passado ele está apostando nos jogadores que lá estão, e vc não vê movimentação para a contratação de um zagueiro ou lateral. Goleiro então nem dá pra comentar. Pra reserva do Ralf, os caras ficam nessa história do Cristian e da aberração do Coruja lá, e ao que parece, não têm um plano B.

    # Tudo bem que era jogo amistoso, começo de temporada e talz, mas, pra quem tem jogo decisivo na altitude da Bolívia daqui a um semana, vcs não acharam o time do Fla mal demais, em todos os aspectos? Até por tudo que vem ocorrendo nos últimos dias, num tá rolando um certo cheirinho de tragédia rubro-negra no ar não?

    Curtir

    • 01/16/2012 17:17

      Quis dar um ar mais cinematográfico à questã.

      Uau! Eles jogam semana que vem com aquela pressa toda?!? Não tinha dado conta disso.

      Curtir

  8. Emboava permalink
    01/16/2012 16:03

    Vi o jogo da copinha também e aquele Douglas, acho que se chama assim, eh muito ruim… deve ser bem empresáriado… mas pode ser como o Damião que dizem que era grandalhão sem habilidade e hoje está muito bem… espero que o Timão trabalhe mais a parte técnica desses gorilas do time…

    ——-

    O primeiro tempo do amistoso foi legal… o Flamengo deu uma sufocada na zaga do Corinthians, mas o estávamos bem melhor preparados fisicamente, tanto que fizemos 2 a zero… mas o segundo tempo não aguentei assistir… aquele Nenê, que eh volante mas estava na lateral parece ser bom… o Adriano até me surpreendeu, mas não deveria ter jogado… o lado esquerdo estava estranho também… o volante que você cita eh o Willian Arão… bem ruinzinho ao meu ver…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: