Pular para o conteúdo

O novo contratado: Douglas, il Maestro.

02/04/2012

Uma contratação que corrige o maior erro de (des)montagem de equipe da gestão Sanchez. Erro tão grande, que no boteco até paramos de prosear sobre o assunto ( e teve botequense que duvidava à época).

Suspeito, mas precisaria alguém investigar, que aquela famosa coletiva do Mano ao final da desclassificação para o Flamengo no Pacaembu (“o time precisando de meia e no banco não tinha”) foi uma transferência de responsabilidade para a diretoria por ter vendido um dos 2 ou 3 meias de criação do futebol brasileiro que “jogam por dentro” no 4-2-3-1. Isso explica também porque viramos a equipe mais compradora de meias de criação do futebol mundial.

Por mais que o torcedor não entenda a dificuldade de se jogar na posição, Douglas mostrou ser capaz de relevar as vaias em cena aberta tanto no Timão, quanto no Grêmio.

Essa discussão Douglas x Montillo é meio errada, também. Se for por futebol, Douglas foi muito superior ao Montillo no ano passado (mas deve-se dar o desconto do problema pessoal do argentino). Contudo, julgo errado compará-los, pois Douglas é um camisa 10 clássico, raríssimo, quase inexistente no futebol brasileiro e merecedor do apelido de “Maestro”. Montillo não faz a mesma função, é mais ponta-de-lança, procura mais a área e o drible de infiltração. Douglas embeleza o jogo com seus passes verticais.

Julgo que Danilo-Douglas-Alex formariam a melhor linha de 3 do futebol brasileiro, disparada. Contudo, Tite desdenha da importância da posição e valoriza jogadores mais agudos e extremados (Dentinho, Willian, Emerson e JH). Não duvido que ele terá as manhas de deixar Douglas no banco.

Financeiramente, se for verdade o valor de salário, também é mais vantajosa, como bem explica Cesar no seu comentário.

O único senão é que ele está mais para Tenor do que Maestro. A barriga ali é vergonhosa e já sabemos que o SPA Joaquim Grava não tem bom histórico nessa área.

PS: aproveitando que estava com o Inkscape aberto:

20 Comentários leave one →
  1. Rafa permalink
    02/05/2012 19:30

    Acho que esse meio ainda fica, Montillo-Douglas-Alex e Liedson. Esperem só…

    Curtir

  2. 02/05/2012 17:56

    Uma coisa que funcionou direito ano pasasdo nas (poucas) vezes em que aconteceu foi o uso do Danilo como segundo atacante,pela esquerda. Só que um time com Douglas-Alex e Danilo-Liedson não ia dar muito certo por causa da falta de velocidade no ataque.

    Eu acho que é bem mais confiável manter o ataque do jeito que está, com Alex e Danilo, e usar o Douglas como arma no segundo tempo no lugar do cansável Danilo. E um meio com Alex-Dalino-Douglas em teoria mantém mais a posse, mas o time acaba exigindo muito mais penetrações do único atacante, que tem um joelho estourado. Lembro que no time de 2009 o Douglas funcionava muito bem pelo meio porque nas pontas tinhamos Dentinho e JH, dois penetradores pelas laterais. Não sei como funcionaria com 3 meias.

    Curtir

  3. Cesar Augusto permalink
    02/04/2012 22:36

    Esse é o meia-central que não temos, desde que foi vendido à preco de banana para as arábias. Aliás, as vendas de Cristian e Douglas foram uma das maiores burradas da história do Corinthians. O André Santos, não, porque queria sair.

    Douglas é um jogador raro. Não é craque, mas tem lampejos de craque. É pouco participativo, mas em uma ou duas jogadas coloca um atacante na cara do gol. Erra muitos passes nas estatísticas, mas erra porque, sempre, tenta o passe mais difícil. Não é adepto do passe lateral. Gosta do passe em profundidade. Aliás, essa é sua maior característica. É o meia-central que infiltra e deixa os atacantes na cara do gol.

    Agora, depende do Tite. Se eu conheço o Adenor, o Douglas começará no banco e disputará posição com o Danilo em nome da “coerenciabilidade” e da “respeitabilidade”.

    A opção por 3 meias é bastante viável, especialmente, nas partidas fora de casa. Em casa, é preciso um pouco mais de velocidade. Mas, fora de casa, será preciso cadenciar o jogo, controlar o ritmo da partida e com 3 meias com ótimo passe, o time terá vantagem neste quesito.

    Com a contratação do Douglas, que precisa perder barriga, o elenco está quase fechado.

    Mais do que um volante para a reserva do Ralf, precisamos, de fato, de laterais e zagueiros. Alessandro e FS, ambos, tem potencial de reservas. Mas, neste caso, relevo a questão porque não há nem na Seleção Brasileira jogadores para esta posição.

    O SPFC tem Piris e Cortês nas laterais.
    A SEP tem Cicinho e Juninho.
    O SFC tem Pará e Léo.
    O CRF tem Léo Moura e JC.
    O Flu tem Bruno Vieira e Carletto.
    O Vasco tem Fágner e T. Feltri
    O Inter tem Nei e Kléber.

    Ou seja, não há muitos laterais à disposição a não ser que contratemos o Maicon ou o Dani Alves, que nem lateral é no Barça. A lateral, dos dois lados, é carente não só no Brasil quanto no mundo. Os reservas Weldinho e Ramón, ofensivamente, são bem superiores aos titulares, mas são menos confiáveis. O Denner é melhor que os dois, mas o Tite não fará essa “loucura”.

    Ademais, com a contusão do PA, precisaríamos de mais um zagueiro ou a diretoria correrá o risco de jogar com o Wallace, quando Castán e Chicão não puderem jogar?

    É outra posição carente. Aliás, mesmo com o PA precisaríamos de um zagueiro mais confiável. O Marquinhos, dos juniores, tem mais potencial que todos os zagueiros titulares, mas é jovem.

    Para a reserva do Ralf, em último caso, podemos escalar o Edenílson. É mais fácil ensinar o Edenílson a marcar, que ensinar um cabeça de bagre a jogar. O Tite subiu o Gomes, dos juniores, e tem, ainda, o William Arão. Não são certezas, obviamente, mas num time ajeitado, como é o caso do Corinthians, podem dar certo.

    Curtir

    • 02/05/2012 14:26

      Acho que as reservas da zaga e volância podem ficar com os dois garotos que subiram. Deviam botar pra jogar no Paulista pra ver se funciona.

      Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      02/05/2012 16:38

      O povo esquece dessa importância de bons reservas para a zaga e quando vê, aparece um moacir para nos justiçar…

      Curtir

    • Emboava permalink
      02/06/2012 1:49

      Eu acho que o Corinthians não deveria contratar mais nenhum jogador… seria melhor utilizar os jogadores da base… seria muito mais barato…

      Curtir

  4. Múcio Rodolfo permalink
    02/04/2012 17:17

    Uma linha formada por Alex, Douglas, Liedson e Emerson é realmente de deixar a torcida otimista com relação ao futuro do clube na atual temporada. Pra mim, o Adenor vai insistir com Alex jogando aberto pela esquerda. Se não me falha a memória a jogada que culminou no gol do Liedson contra o Figueirense -e que só não nos deu o título por antecipação porque a cariocada sacaneou legal- foi feita pelo Alex por aquele setor. Além disso, o Alex já jogou no Entregacional como ala esquerda.

    Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      02/05/2012 16:42

      Eu vejo o Emerson titular pela falta de bons laterais

      Curtir

  5. 02/04/2012 16:31

    Eu concordo com o que o Nicolau disse a respeito do trio Danilo-Douglas-Alex, e, sinceramente, eu não enxergo o Tite escalando os três nem a pau. Pelo meno não em condições normais. O que deve acontecer é o Douglas entrar no lugar do Danilo e o Alex ir pro lado do campo, o que eu acho até meio preocupante pro rendimento dele (Alex), visto que o Tite pode querer usá-lo da mesma forma como faz com o JH, o que aliás ocorreu no ano passado algumas vezes. De qualquer forma, o quarteto Alex-Douglas-Emerson-Liédson é animador.

    Como o papo do Montillo ainda não morreu, eu mantenho uma certa suspeita em relação a essa volta do Douglas. Até então, o Tite não havia demonstrado interesse na contratação dele, e já tinha dito que o que ele queria era um meia de velocidade e mais chegada, exatamente no estilo do argentino. Ele chegou a citar o menino William e o Giuliano ex-Inter como exemplos. Durante a semana, eu vi o Roberto Andrade falando sobre contratações, e, por acaso, sem nenhuma razão, ele mencionou uma hipotética negociação que poderia envolver o Danilo. Tudo bem que o que há sobre a história toda são só boatos, mas como tem gente de dentro do clube que acha que a contratação já foi até efetuada, eu não me surpreenderia se esse retorno do Douglas fosse estratégico, visando suprir a ausência do Danilo que já estaria dentro do negócio com o Cruzeiro, em que ele iria pra lá e o Montillo pra cá. São só suposições, mas….

    O dono do boteco pode ficar feliz. O seu titular vai ser titular amanhã contra o Bragantino. Ele, JH e Gilsinho jogarão ao lado do Liedson.

    Curtir

    • Múcio Rodolfo permalink
      02/04/2012 17:19

      Eu acho prudente o dono do boteco esperar para ver a escalação do time titular minutos antes de começar o jogo porque nem sempre o time titular anunciado pela imprensa é aquele que realmente joga -exceto quando todos os jogadores considerados titulares estão a disposição do treinador. Eu particularmente acho o Ramirez um reserva que poderia ser explorado mais vezes.

      Curtir

  6. Luís Fontes permalink
    02/04/2012 12:32

    FINALMENTE uma boa noticia em 2012 para a equipe profissional do timão… tava na hora, não sei o porque insistir em pagar uma fortuna pelo cruzeirense se o Douglas já tinha dito que queria voltar e o valor era 4 vezes menor. Rolo de dirigente com empresário, só pode ser…

    Sobre a forma física dele, isso é verdade, o cara é relaxado, fuma e bebe, porem já provou dentro de campo que é capaz e se apenas manter a média do futebol que vinha jogando já estaremos a 100 anos luz da mediocridade criativa da equipe campeã brasileira de 2011.

    Vamos ver se conseguimos superar a barreira Tite e conseguirmos ter um time mais criativo e objetivo, agredindo mais os adversários e criando mais oportunidades de finalização.

    Curtir

  7. 02/04/2012 10:32

    Pois é, minha opinião sobre o Douglas é a mesma: ele tem um talhe de armador clássico, coisa muito, muito rara hoje em dia. O Montillo é mais ponta de lança mesmo, foi melhor do Brasileiro fazendo um monte de gols.
    Douglas é o tipo de cara que faz o time render mais. Se der liga com a galera, ganhamos automaticamente uns segundos de posse de bola, mais inteligência nas tabelas, mais passes em profundidade, mais inversões de jogo.
    Sobre a torcida, acho que ele encontrará um ambiente menos hostil depois dos anos de peregrinação no deserto para se achar um meia de estilo semelhante. O cara ganhou mais moral fora do Corinthians do que dentro, hehe.
    Agora, sobre a formação com Danilo-Douglas-Alex, não tinha imaginado. Não falta, nos termos da imprensa esportiva, profundidade? Precisa de um cara mais agudo num dos lados, que entre mais na área e tenha mais velocidade. Ou você acha que o Alex poderia cumprir esse papel?
    De todo jeito, tenho altas expectativas de que a coisa fique Emerson-Douglas-Alex-Liedson. Uma subida de nível muito grande em relação ao ano passado.

    PS.: Fui olhar a quinta rodada do Paulista ano passado e fomos de reservas: Danilo, Cachito (estreante), Morais e Edno.
    Vésperas do Tolima, em que entramos com JH-Dentinho-Ronaldo e o meio campo com Ralph, Jucilei e Paulinho. Quer dizer, um time titular que naõ tinha nenhum meia.
    Na final do Paulista, era JH-Bruno Cesar-Dentinho-Liedson. E só dois desses estariam no time do começo do Brasileiro – que não é o que terminou.
    É impressionante mudar tanto assim um time e a gente ainda esperar que exista algum jogo coletivo.

    Curtir

    • 02/04/2012 15:43

      O problema da profundidade é fato, ficaríamos com Liédson (quem tem competência para sair da área) e Alex.

      Contudo, a força no meio daria uma posse de bola muito alta, reduzindo a pressão no sistema defensivo.

      Aí, na minha TESE, faltaria mais laterais com capacidade de penetração (como era o AS, com é o Welder e como parece ser o Dodô) do que um Émerson (ou Willian).

      Resumindo: em função do barça, vejo o fim do camisa 9 (e de atacantes) em nome de meias (usualmente) competentes na posse de bola coletiva.

      Curtir

      • Meia permalink
        02/04/2012 20:17

        pensando no barça, uma escalação não-realista mas que possivelmente daria certo caso tivesse uns 3 anos para treinarem juntos seria 3 zagueiros, Ralf, Danilo-Douglas-Edenilson, Ramirez-Alex-Emérson.

        Mas acho que no futebol a posição que quanto mais, melhor, é a de meia!

        Curtir

        • bloguedotimao77 permalink*
          02/05/2012 16:40

          A questão é elevar a posse de bola à níveis estratosféricos e isso só se consegue com jogadores passadores, os meias.

          Curtir

      • 02/05/2012 14:41

        Sua ideiaé bem mais ousada que a minha, rs. De fato, com laterais bem ofensivos, podia virar um timaço – e com um estilo tático que ninguém tem a manha de usar por essas bandas.
        Sem os tais laterais – e sem um técnico com colhões – acho que o Emerson ficacoma vaga. Só de ter tantos jogadores inteligentes em campo já ganhamos terreno em cima da imensa maioria dos adversários. E vamos ganhar bastante em termos de posse de bola com Douglas.
        Acho que esse ano vamos ver esse time realmente formado. Tenho pensado que o maior problema do futebol brasileiro não é falta de jogadores, mas de manutenção de elencos. É muito difícil ficar 2 ou 3 anos seguidos com os mesmos jogadores e o mesmo técnico. Assim, nunca dá tempo dos caras se entenderem coletivamente e os times só funcionam ou nas individualidades ou em jogadas de bola parada, mais facilmente treinaveis. Tem sinergias que os proprios jogadores vão achando, creio, e que só o tempo constroi.
        Esses caras estão juntos desde o meio do ano passado. Se der certo, mais uns meses e vão estar se entendendo maravilha.

        PS.: Segundo o Lance, continua a história do Montillo, com grana + Danilo ou Vitor Júnior. Honestamente, acho que não precisa. Mas se vier, com ficaria? Montillo na direita, Alex na esquerda, Douglas pelo centro, Emerson no banco? Só pensei nisso agora, mas parece muito bom.

        Curtir

        • bloguedotimao77 permalink*
          02/05/2012 16:34

          Com Montillo seria isso mesmo, pois ainda acho o Liedson o único craque do time e não tiraria em hipótese alguma

          Curtir

  8. 02/04/2012 8:33

    Ele realmente vai achar um jeito de deixar alguém bom no banco e colocar JH pra jogar.

    De todo modo, estou muito feliz com a contratação, agora sim estamos melhor. Se bem que nos falte um lateral pra substituir o terrível, o assombrosamente ruim Fábio Santos.

    Alguém deveria acompanhar o número de bolas perdidas e passes errados que ele dá por jogo, deve algo pra Guinness.

    Curtir

Deixe um comentário