Pular para o conteúdo

Corinthians 1 x 0 SPFC, em busca da catarse perdida

02/12/2012

Fui surpreendido e gostei do descanso dado aos titulares no clássico. Normalmente não é assim que o clube faz(ia). De fato, se por um lado não havia necessidade de força máxima contra um frágil SPFC, por outro, era fundamental o descanso para os melhores do time.

Contudo, acho que ninguém por aqui gostou da escalação anunciada com Danilo isolado na criação. Não gostei, mas acho que foi aceitável, melhor seria o Peruano ou Edmilson em campo no lugar do Willian (ou mesmo do JH, falando ANTES do jogo).

Sobre a partida, SPFC entrou num 4-4-2 com Lucas de sonolento 2º atacante aberto às costas do FS.

Danilo, enquanto teve pernas, deu espetáculo para quem foi ao Paca. Ele foi ajudado por um erro catastrófico do Leão (ou teria sido sabotagem do ex-Marcelinho? ou ele esperava nosso time titular?): o lateral direito adversário, além de patético, era mal assessorado pelo volante e JAMAIS, o ex-Marcelinho voltou para acompanhar o FS. Resultado: JH, Danilo e FS fizeram tudo por ali (até Ralf e Leandro Castan vieram para a festa). Beirava o ridículo a facilidade de se jogar pela esquerda.

Incrível Leão não ter feito nada. O que me leva a supor, contaminado pela apatia do ex-Marcelinho e pelas 3 substituições, que existe panela querendo derrubá-lo. Algo típico quando se trata do ex-goleiro.

Uma pena que ao Danilo 1×0, veio o Titenaccio com seu recuo clássico. Dava para buscar a goleada e atingir a tão necessária catarse corithiana. Recuamos, recuamos e recuamos.

Voltamos para o 2º tempo marcando mais à frente, mas foi só pintar a tão esperada expulsão que recuamos de maneira tão ridícula, mas tão ridícula, que o adversário com 9(=10-1 ex-Marcelinho) dominou a posse de bola.

Cortês, ofensivamente, era temerário, mas surpreendeu-me como é ruim defensivamente (cruz-credo!) até que Tite tentou Gilsinho no lugar de Willian, justamente para segurar o cabeludo. Se Gilsinho teve um desempenho técnico medíocre, taticamente a coisa funcionou e mesmo sem a bola, Timão continuou mostrando que é um time amplamente superior ao SPFC.

Sobre a atuação carnavalesca do Elton, reparem que ele foi quem mais sofreu com o gramado (apesar de ajudar muito na marcação, o cara não é habilidoso, fato). Já Danilo deveria jogar apenas 1 vez por semana a partir de agora. E Chicão, que voltou a ser o cara da cobertura perfeita, deveria ser poupado ao máximo, pois não tem reserva.

Não fosse o Titenaccio, seria goleada e teríamos nossa catarse pré-libertadores.

PS: e a barriga do Douglas, hein?

23 Comentários leave one →
  1. 02/13/2012 17:53

    Vitória em cima de um rival e liderança do campenato, além de ganhar moral pra partida do meio de semana. Tem como ficar melhor? Claro que sim!

    Pitacos:
    – Como diz o ditado, clássico é clássico e vice-versa. E, se tem jogador de clássico, é o JH. É difícil ele jogar mal quando pega cachorro grande. Se fosse sempre assim, estaríamos todos felizes. Até escanteio tava acertando (o que normalmente é difícil).
    – Danilo é um ótimo jogador, enquanto as pernas aguentam. Se for feito o esperado revezamento, seremos o único time do Brasil com 3 meias de alto nível.
    – Tite provou nessa semana que realmente não sabe jogar com um jogador a mais. A pergunta é: excesso de cautela ou falta de visão de jogo?
    – Jádson e o ex-Marcelinho provaram que saíram do Corinthians, mas o Corinthians não saiu deles. Partidas simplesmente esquecíveis.

    Agora o jeito é comemorar e se preparar pra “tensão” de quarta-feira.

    Curtir

  2. 02/13/2012 13:27

    Elton jogou de patins.
    É Edenílson. Edenílson!

    E o Corinthians corre risco de ser denunciado na lei Maria da Penha…

    Abrax!

    Curtir

  3. Nicolas permalink
    02/13/2012 13:10

    Acredito que o Tite tentou reavivar aquela fórmula vitoriosa do início do Campeonato Brasileiro. O que acabou funcionando bem, pois o time ganhou em dinamismo e agressividade. É curioso mas o Danilo tem melhor desempenho nesta situação, ficando como uma espécie de organizador das situações ofensivas, especialmente pela esquerda. Não sei se o time conseguirá jogar bem com dois meias com este perfil, como seriam o Douglas e o Alex. Os dois tem boa qualidade técnica mas não sei se teriam a mesma movimentação e a mesma recomposição defensiva do JH e Willian. Enfim, só a prática e a observação dos jogos é que poderão dar uma resposta.

    O Elton não deve ser o titular mas mostrou muito empenho, podendo ser um jogador útil. Acabou prejudicado em alguns lances, estava bem posicionado para finalizar as jogadas mas não recebeu o passe dos seus companheiros. Faltou jogo coletivo, deixar o excesso de individualismo de lado.

    Curtir

    • Raphael permalink
      02/13/2012 13:43

      Essa dinâmica que o Jorge Henrique e o Willian, em seus bons momentos, costumam dar ao jogo é muito importante mesmo. Nem mesmo o Emerson se encaixou bem ali pela esquerda: apesar de jogar bem, ele não dá combate como o JH nem tem o gás do nosso motorzinho das pernas-tortas.

      O Alex, talvez, consiga jogar ali na esquerda. Mas ele também não terá a velocidade de JH / Emerson. Taticamente, JH e Willian talvez sejam hoje nossas melhores opções como extremos.

      De bom nessa história do 4-2-3-1 é que agora temos dois meias centrais de qualidade que embora não sejam complementares, podem se alternar à altura: Douglas e Danilo.

      Se mudassem o esquema, poderíamos jogar naquele 4-4-2 “do Luxa” com Ralf, Paulinho, Douglas e Alex; Emerson e Liédson. Mais ou menos como o meio de campo de 98/00, com o Alex e Emerson se movimentando com liberdade em qualquer dos lados (fazendo as do Marcelinho e Edilson). Acho que aquele esquema, aliás, foi o que queremos agora no Titenaccio e o que praticamente atingimos com o Mano: um padrão de jogo sólido, mas com muita movimentação do time todo.

      Sobre o Elton, somos dois então que concordamos que ele não foi tão mal! hehehe

      Curtir

    • 02/13/2012 17:59

      O Danilo cresce muito quando o Tite resolve começar o jogo num 4-2-4, em que nosso dromedário preferido joga lado a lado com o centro-avante.

      Curtir

  4. Thiago Guadalupe permalink
    02/13/2012 10:55

    Concordo com a análise do post, e daria destaque a:

    1) Como é bom bater no freguês!!!

    2) Sou fã do futebol do Danilo também, e acho que a chegada do Douglas vai dar essa condição pra ele descansar mais…

    3) Se Danilo tem que jogar uma vez por semana, JH tem que jogar todo clássico! O que foi aquilo ontem? Destruiu com os bambis…rsrs (acho que só com JH e Danilo ontem dava pra ganhar delas ontem)

    4) Concordo 100% – “Chicão voltou a ser o cara da cobertura perfeita”

    5) Já tá na hora de tirar o Adriano da jaula, deixa o Elton pro Paulista e como diz o Neto “põe o cara na arena”! Não pode passar 1 ano com 3 jogos realizados…

    6) Pode por o maestro Douglas na mesma jaula do Imperador… barriguinha de churrasco gaúcho que ele apresentou foi evidente… mas a categoria é a de sempre, apesar de como disse o colega não ter pra quem tocar/lançar pois estavam todos recuados!

    7) Para não passar um comentário sem deixar de ser chato, JC ontem não teve nenhuma bola difícil pra defender… não vamos começar a nos iludir novamente. O chute do Fernandinho meia altura em diagonal chama-se “consagra goleiro”… ficamos esperando ele o jogo inteiro para dar aquela pose de grande defesa mas é normal, sem grandes dificuldades. A maior defesa do jogo foi do Denis no chute do Danilo!

    8) Álvaro, também não entendo como foram com todo aquele dinheiro pra cima do Montillo no Cruzeiro, e não fizeram uma proposta pelo Fábio com menos da metade do valor… viria correndo! Agora é torcer pra nossa defesa continuar com essa excente organização… o que protege nosso mediano JC a maior parte do jogo!

    Vamo pra Liberta agora!

    T+

    Curtir

    • 02/13/2012 11:59

      8) Esse o Cruzeiro vendia mais fácil, pois o custo benefício já não compensa mais.

      Curtir

      • Thiago Guadalupe permalink
        02/13/2012 15:35

        Sei não… ano passado teve oferta da Itália pra sair… que eu saiba Montillo só teve a do Corinthians.

        Curtir

  5. Renato permalink
    02/13/2012 1:24

    Grande partida corinthiana.

    Jorge Henrique e Danilo, excelentes.

    O Corinthians (titeano, sim – a César, o que é de César) é uma equipe excepcionalmente competitiva.

    Quando precisa, realmente, busca e consegue o resultado, quase sempre.

    Temos condições de atingir grandes metas, em 2012.

    Ao fregays da Fiel:

    Vai CPF na nota? Agradecemos a preferência! Volte sempre!

    Curtir

  6. Múcio Rodolfo permalink
    02/13/2012 0:55

    Ontem, como bem disse o Paulo Monteiro, o Corintians trocou o chinelinho pelas chuteiras e como de costume bateu rival mais arrogante da face da TErra. O Corintians do Adenor mostrou que consegue atacar o tempo todo (ou quase o tempo todo), consegue tocar a bola com o objetivo de manter sua posse e consegue contra-atacar…..recursos que muitos consideram inexistente nos tempos atuais. O Titecanacio pode até ter colaborado para o magro 1×0 (que vai fazer a alegria de jornalistas engraçadinhos e piadistas),mas não podemos deixar de lembrar das chances desperdiçadas por nossos atacantes.

    Curtir

    • 02/13/2012 8:36

      Pelas chances desperdiçadas é que a gente entende como eles estão na reserva!

      Mas o time recua muito ainda.

      Curtir

    • Raphael permalink
      02/13/2012 10:05

      Desculpe Mucio, mas não vi essa “sabe contra-atacar”. O time recua em demazia, sempre, todo santo jogo, após fazer o 1×0. Nessa de recuar demais ficamos geralmente apenas com o Liédson (Elton ontem) na linha do meio de campo.

      Gilsinho/Willian/Danilo(!) nos outros jogos, pela direita voltam pra ser um segundo lateral-direito; Emerson(-)/Jorge Henrique fazem um segundo lateral pela esquerda. E assim vamos…

      O Douglas ontem foi bem? Claro que não. Mas eu contei 3 bolas que caíram no pé dele para armar o contra-ataque e simplesmente não havia ninguém a quem tocar.

      O Titenaccio tem algumas virtudes, mas essa maneira de jogar não me agrada nem um pouco. É sempre no limite, ganhamos mas jamais sobramos em campo.

      Apesar das moças ontem terem chutado pouco em gol, elas tiveram posse de bola e poderiam ter empatado o jogo em um detalhe. Isso porque tínhamos um a mais, como no último jogo.

      E o Danilo mostrou ontem que, inteiro, é o nosso meia mais criativo! Espero que quando entrar, jogue pelo meio com liberdade, como fez ontem. O Alex que vá para a extrema esquerda ou direita.

      Curtir

    • Morgana permalink
      02/13/2012 13:37

      O X da questão parece ser o adversário em campo. Quando tem um meia-boca o time joga na função lesma. Quando tem um jogo contra grande, seja um rival ou não, o time joga na função nitro.
      Como o Camp Paulista deve ter uns 5 ou 6 jogos importantes, minha sugestão seria colocar alguém que queira jogar, mostrar serviço nos outros jogos. Eu mudaria até o técnico.

      JH é o cara dos clássicos e o Chicão voltou.
      Por fim, Douglas é o novo interno do SPA.

      Curtir

  7. emboava permalink
    02/13/2012 0:55

    O jogo foi bom e também fiquei P&*$ da vida com o recuo… era melhor os Bambis jogarem com os 11 do que com 10…

    Curtir

  8. eugenes permalink
    02/13/2012 0:18

    o jhenrique hj jogou bola! quem sabe nao volta a boa fase? e o soneca?? incrivel como cresce nos jogos contra o ex time!!

    eu sempre digo, ex jogador e ex mulher é um perigo…

    mas se danilo jogasse normalmente a metade que jogou hoje, eu daria razao ao dono do blog e defenderia a titularidade dele…

    Curtir

    • emboava permalink
      02/13/2012 0:57

      Acho que o Danilo tem que jogar uma vez por semana… eh visível que o seu rendimento eh bastante melhor assim… pra mim ele foi o melhor em campo do Timão… não podemos esquecer que o JC fechou o gol hj… seria ótimo se ele fizesse isso sempre… ahuehuae

      Curtir

    • 02/13/2012 8:37

      Meh, ele joga essa bola quase todo jogo.

      O problema é que dura 30 minutos no máximo!

      Curtir

      • eugenes permalink
        02/13/2012 10:42

        ai ate concordo. que acontece? el nao é tao velhinho, nem gordo… acho que ele, como o douglas, é sim um joador desligadão da partida. contra o ex time, o bicho acende. ex jogador e ex mulher , cuidado!! kkkk

        Curtir

Deixe um comentário