Skip to content

Deportivo Táchira 1 x 1 Timão, Tite 3x, 3x errado.

02/16/2012

Num estádio vazio, vazio, Timão surpreendeu o adversário em seu próprio campo, marcando forte e adiantado. Eles deixaram o atacante Zapata no banco na tentativa de um meio mais forte. Se ficou mais forte eu não sei, mas ficou um 4-1-4-1 bem desorganizado. O resultado foi um domínio territorial corinthiano, num jogo feio pracacete em parte pelo gramado, mas em grande parte pela nossa falta de criatividade ofensiva.

Insistimos até os 20 min num jogo franco-atirador pela direita, exclusivo em Émerson. Foi lá pelos 20 também, que levamos o 1×0, numa falha coletiva que termina numa saída afobada do JC (quem não entende de falha coletiva, deve culpar o cara que deixou o adversário cabecear no início do lance).

A nossa 1ª e SOLITÁRIA jogada decente do 1º tempo veio aos 28, sempre pela direita.

O time padecia principalmente do erro tático de isolar Danilo numa marcação que chegava a 3 em 1. Como a bola não chegava ao único homem de criação, o jogo corinthiano era só afobação e, dolorosamente, contra uma equipe incrivelmente desorganizada.

Tite não mexeu no vestiário e voltamos para o 2º tempo na mesma balada, um pouco mais calmos, mas ainda fazendo jogadas franco-atiradoras pela direita. Foram mais 10 minutos de martírio até Alex entrar no lugar do Emerson (ele não quis tirar o JH para não pagar o mico do erro), curioso foi ele tirar Liédson para entrar o Elton. Entenderam? Ele modificou a armação que procurava o cruzamento por uma de mais toque, mas tirou o atacante habilidoso para colocar um que espera a bola por cima (discuto aqui tática, não o mal jogo técnico do Liédson).

Alex, pouco a pouco, foi controlando o jogo, arriscando chutes e sendo o articulador de jogadas para Elton se atrapalhar com a bola. Mais 10 minutos e Willian (que nem relou na bola) aparece no lugar de JH. Manter Danilo foi ato de desespero para recompor o time correto mas, naturalmente, nosso Dromedário habilidoso já não tinha mais forças para assessorar Alex, que continuou jogando sozinho (com certeza, Ramirez era seria a melhor opção do que Willian, caso não estivesse suspenso).

No último lance do jogo, 1×1 Ralf num belo cruzamento de quem? Quem? Quem?

Tite errou antes, durante e vai, provavelmente, errar na coletiva depois. Onde ele estava com a cabeça em tirar Alex da equipe principal? O jogo contra o SPFC? Ele não viu que tudo aquilo foi muito mais resultado de um erro do Leão do que a presença de dois “atacantes de velocidade”?

Rezem para que ele tenha aprendido.

Ah, sim, cantamos em coro o quê mesmo no pré-jogo?

====

Sobre JH

Não foi outro neste jogo, daquele que jogou domingo. Lá, existia uma avenida pela esquerda e FS subia. Nesta noite, esquece. Congestionamento e nenhum apoio.

Vamos definir: sempre foi um atacante muito aplicado às determinações de quem fosse o técnico. Com Mano, ele funcionava na cobertura do lateral, pois André Santos era acima da média ofensivamente.

Com FS, não tem cabimento mais jogar tão distante do ataque.

Anúncios
47 Comentários leave one →
  1. Cesar Augusto permalink
    02/16/2012 20:26

    Foi um jogo sem novidades.

    O Corinthians joga dessa forma desde aquela pancada que levou do Santos, no Pacaembu, no segundo turno do Brasileiro 2011.

    Fechadinho na defesa, marcação forte e uma falta de criatividade assustadora.

    Se o Adenor não resolver a questão ofensiva, o Corinthians sofrerá demais, todo jogo, mesmo contra times inferiores tecnicamente.

    É um absurdo a distância entre os atacantes do Corinthians. Parece time de botão. JH aberto na esquerda só tem duas opções:

    Ou corta para o meio e toca curto para os volantes ou para o Danilo, ou toca para o FS apoiar. Como nos jogos fora de casa, o FS, dificilmente, passa do meio-campo, a sua presença acrescenta pouco.

    O Emerson, aberto na direita é um desperdício. O Shake não é jogador para ser escalado no 4231, ainda mais jogando aberto. Fica totalmente desconfortável. Para o Emerson jogar, e bem, o Corinthians precisa jogar no 4222.

    O Liédson, coitado, não encostou na bola, pois foi, mais uma vez, sacrificado pelo esquema Titeano. Ademais, os 3 jogam muito longe um do outro e a possibilidade de tabelas ou boas jogadas são restritas.

    Essa falta de criatividade ofensiva pode custar caro ao Corinthians, principalmente, quando a defesa confessar. Ontem, confessou. Falha coletiva, mas o JC já começou fazendo das suas.

    Se o esquema não for alterado, o Corinthians sofrerá na LA.

    O time não faz muitos gols. Desde o jogo contra o Linense, o Corinthians faz apenas 1 gol. Faz 6 jogos que a equipe faz apenas 1 gol, nada além disso. Faz 3 jogos que o time só faz gol de bola parada. A criatividade ofensiva, mesmo com jogadores criativos como Alex, Danilo e Douglas será artigo de luxo no esquema Titeano.

    O time é óbvio. Perde pouco, é verdade, mas sofre muito, e sem necessidade porque, aparentemente, não treina jogadas ofensivas, por falta de conhecimento do treinador sobre o assunto. É só defesa e toque de bola sem objetividade. Talvez seja o suficiente para vencer a LA, o Brasileiro, o Paulista, mas é pouco para os nossos olhos, pois há material humano suficiente para jogar só um pouquinho mais.

    Ontem, no meu entender, merecia perder pela falta de objetividade, mas gostei da nossa “sorte de campeão” logo na primeira rodada. Gol aos 48 da etapa final é gol com cara e jeito de Corinthians. A sorte foi amiga, mas é preciso um pouco mais de qualidade ofensiva. Sem isso, pararemos nas retrancas no Pacamebu.

    Ou alguém aí, acha que algum time atacará o Corinthians no Pacaembu?

    Curtir

    • André Pinheiro permalink
      02/16/2012 22:42

      “É só defesa e toque de bola sem objetividade. Talvez seja o suficiente para vencer a LA, o Brasileiro, o Paulista, mas é pouco para os nossos olhos, pois há material humano suficiente para jogar só um pouquinho mais.” putz, é exatamente isso.

      Curtir

      • 02/16/2012 23:03

        Resume tudo.

        Representa o meu ápice depressivo quando os jogadores voltaram para o 2º tempo e eu não vi ninguém junto ao 4º árbitro sinalizando a substituição.

        Curtir

        • Morgana permalink
          02/18/2012 1:00

          Depressivo tbm é ter a certeza que ele tem carta branca pra fazer tudo que está (ou não) fazendo, que não tem ninguém que chegue pra ele e conteste suas escolhas.
          Como costuma dizer um radialista por aqui:
          é, de-sa-ni-ma-dor!

          Curtir

  2. 02/16/2012 18:16

    Só pra constar, se alguém por ai tiver dúvidas sobre a correção da anulação do gol, é só checar – http://www.brimg.info/uploads/5/23dfa34546.jpg. Não sei se o cara que fez o gol estava mesmo à frente da linha da bola como muita gente anda falando, mas o fato é que a jogada começou de maneira irregular.

    Curtir

  3. múcio rodolfo permalink
    02/16/2012 18:03

    1- É quando o Corinthians ganha é porque o técnico adversário errou na formação do seu tme.
    2- Tempos atrás reclamavam porque o Corinthians não fazia gols de bola parada. Agora reclamam porque há dois jogos só fazemos gols de bola parada.
    3- De repente o anfitrião tenha usado o exagero como recurso literário ao dizer que o William “nem relou na bola”. Tudo bem que ele não realizou nenhuma jogada certa, mas….
    4- Embora eu alguns momentos as tentativas de arremate fossem irritantes…..Não dá paa negar que ele chamou a responsa para si.

    Curtir

  4. Celso 1° permalink
    02/16/2012 17:19

    Falou tudo Alvaro! os defeitos são os mesmos e previsíveis, jumentite tem que voltar pra alfabetização dos treinadores, mais especificamente pro jardim 1.
    HA, jumentite foi aplaudido pela torcida na chegada, concerteza uns foram pegar também autógrafo do jacaré trapalhão.

    Curtir

  5. Eduardo permalink
    02/16/2012 16:51

    Respeito quem acha o contrário.

    Mas não vejo futebol (= Corinthians) taticamente.

    Futebol é muito mais (se não, seria como xadrez…).

    Futebol é emoção. Paixão.

    E o jogo de ontem foi sofrido, o gol de empate foi emocionante, algo para ficar na memória.

    O Corinthians honrou a sua história, lutou até o fim, não desistiu e alcançou o resultado.

    Para uma estréia, fora de casa, não foi nada mal.

    Falando em termos mais racionais, lembro que, por algumas vezes, o Corinthians passou com sobras pela primeira fase da Libertadores, fazendo a melhor campanha dentre todos os participantes.

    E nem por chegou ao título.

    Curtir

    • 02/16/2012 18:16

      Eduardo, analisar taticamente não anula a emoção, pelo contrário, só aumenta!

      Para nós torcedores, entender o jogo pela sua conformação tática facilita a torcida.

      Deixa a gente com muito mais tensão, alternativas, angústias na cabeça.

      Não é à toa, que hoje sou viciado em ir ao estádio e não suporto jogo pela TV, pois num eu sei como os times estão jogando, no outro eu só vejo o que o diretor de TV quer.

      Curtir

      • múcio rodolfo permalink
        02/16/2012 19:24

        Então. Eu não vejo jogo no estádio. Apenas pela televisão. Dai minha dificuldade em avaliar certas coisas. Por exemplo. Esta história de que o Liedson passa o tempo todo correndo atrás de volante adversário. A mim parece um tanto que exagerada. Ou parece depender das circunstâncias de uma partida. Quando havia aquele lance do Adenor colocar os 10 homens na área nos escanteios adversários, eu tentava contar se tinham realmente os tais dez. Na maioria das vezes isto era impossível.Mas pra mim, futebol depende não só da formação tática, mas de uma série de fatores: físico, psicológico, a direção do vento, a umidade relativa do ar, a cotação do dólar.

        Curtir

        • 02/16/2012 20:24

          O Liédson corre mesmo atrás do volante, mas o problema é que, no Titenaccio, o recuou obriga a ele correr bem antes do meio de campo, matando a possibilidade do contra-ataque.

          Curtir

        • 02/17/2012 7:02

          Sobre TV, inclusive, as trasmissões européias abrem mais o plano e dão sensação de que você está no estádio.

          Aqui, a globo ainda insiste em close no treinador, no torcedor com cartaz e close no jogador com a bola, sem que a gente entenda como está o time.

          Quando eles transmitem no Marcanã, acho que por problema de tamanho de estádio, acabam mostram a imagem de plano mais aberto.

          Curtir

  6. Thiago Guadalupe permalink
    02/16/2012 13:48

    Libertadores é isso que jogamos ontem (e não é para amadores!):

    1) não saí achando que jogamos mal, independente do resultado dominamos metade do primeiro tempo… e acuamos eles no segundo, só restando a equipe da casa os contra-ataques;

    2) Quando digo que Libertadores não é para amadores falo do nosso goleiro JC. Pouco antes de começar a partida vi no site da Fox Sports Brasil o resultado da enquete do jogador menos confiável da competição… para minha NÃO surpresa quem levou? Ele, JC!

    3) Pode ter havido erro coletivo no momento da cabeçada, na marcação posterior, mas não exclui o erro individual do nosso assustado camisa 1… que vê nosso zagueiro dividindo a bola com o atacante deles e sai caindo no chão, nunca vi isso! Invenção, ou melhor, desespero mesmo!

    4) Alessandro foi o melhor do Timão ontem, como sempre seguro atrás, apareceu sempre no apoio (errando ou acertando) e conseguiu DAR um gol pro Sheik fazer… mas Emerson conseguiu o mais difícil, errar!

    5) Pontos negativos: independente de questões tática – o sumiço do Liedson (podem zoar o Elton o que for, mas ontem jogou mais que Liedson); e o pouco futebol daquele que vinha sendo disparado o melhor jogador da temporada – Emerson Sheik

    6) JH e Danilo jogaram pouco mas por posicionamento tático, aí tem que entrar na conta do seu Adenor;

    7) Por fim, bom resultado para esse tipo de competição e acredito que esse Dep. Táchira deve tomar uns 3 aqui no Pacaembu… sem dificuldades!

    T+

    Curtir

    • 02/16/2012 13:55

      7) Concordo!

      Mas ainda achei erro coletivo no gol, Chicão antecipou bem o erro e veio para a cobertura, mas deveria ter chutado na direção do nariz.

      O JC entrou em pânico e foi para o chão.

      Curtir

      • Thiago Guadalupe permalink
        02/16/2012 14:38

        Pois é isso mesmo… houve falha antes e depois a dele. Pense no DIDA, ficaria parado friamente esperando a conclusão da jogada, aí levantaria um dos braços, pegaria a bola tranquilamente e sairia jogando…

        Curtir

  7. Marcus Vinícius permalink
    02/16/2012 12:22

    Análises do jogo a parte…a transmissão da Globo ontem foi um LIXO!
    Além de vc perder todo o clima pré-jogo (quando começa o juiz já tá praticamente dando o apito inicial), a narração e comentários do Cleber Machado, Casão e Arnaldo foram péssimas. Esse Cleber Machado não se aguantava de alegria evndo o Corinthias perder e só falava merda!

    Curtir

    • André Pinheiro permalink
      02/16/2012 13:39

      fazia muito tempo que nao via jogo na globo, num suporto o cleber machado, ontem me senti lesado como consumidor por nao ter outra opção. pior é pagar uma nota de tv fechada e só passar na tv aberta.

      Curtir

  8. Nicolas permalink
    02/16/2012 12:17

    Os times do Tite no Corinthians têm uma característica que é praticamente estrutural. O sistema defensivo funciona bem e o time quase não leva gols. Geralmente, é a melhor defesa nos campeonatos. Por outro lado, o sistema ofensivo é anêmico e é raro fazer mais do que um gol. Quantos gols o time faz com jogadas bem construídas? Nos dois últimos jogos, foram gols com bola parada. E é difícil lembrar de jogos com mais de 2 gols.

    O Tite deveria pesquisar um pouco e tentar melhorar o desempenho ofensivo dos seus times. Não é um problema de finalizações, é um problema de criar melhores situações de gol. Não é suficiente tentar gols com chutes de fora da área, como o Alex faz. E a partir de um determinado momento, o time tentava ir ao ataque com chutões desde o seu campo. Existe este problema de ficar com os wingers isolados no flanco. A bola normalmente é direcionada para o flanco e se insiste com os cruzamentos. O Liedson é o jogador indicado para essa jogada? Quantos gols estamos obtendo dessa forma?

    Para resumir, o Corinthians poderá ser campeão da Libertadores até com um sistema ofensivo ruim. Outros times já foram campeões marcando poucos gols. Na fase eliminatória, pode-se avançar com empates e vitórias nos pênaltis. Mas o que me parece estar fora de discussão é o desempenho ofensivo ruim da equipe.

    Curtir

    • André Pinheiro permalink
      02/16/2012 13:43

      exato, e por isso que fico indignado quando neguinho vem falar que somos os atuais campeoes e ta tudo certo, fomos campeoes apresentando um futebol pifio. o time tem um excelente elenco do meio pra frente e os caras tem a obrigação de apresentar um bom futebol, independente da vitoria ou nao, ficar vivendo de lancamento do chicao e castan tendo 4 meias de alto nivel no elenco é inadmissivel. pior ainda é que tem 4 e só um pode jogar nesse esquema do tite.

      Curtir

  9. André Pinheiro permalink
    02/16/2012 11:50

    o sheik jogou isolado na ponta direita, o jh isolado na ponta esquerda e o liedson isolado na frente. sheik e liedson nunca jogaram tao isolados e deu dó dos 2
    o danilo nao pode jogar mais que 20 minutos, ou entao que jogue apenas 1 vez por semana, a hora que ele botou o alex ele isolou o danilo na posição que tava o sheik de ponta direita, o casagrande até tirou sarro. depois tentou corrigir com a entrada do william.
    mais um jogo tendo que aguentar os lançamentos-chutões de castan e chicao.
    qual a dificuldade em armar esse time com 2 meias na posição de meia mesmo? foi contratar o douglas pra que se ele vai jogar com 1 meia apenas?
    e o nosso goleirinho hein???? q piada.

    Curtir

    • 02/16/2012 13:45

      Isso tudo contra uma equipe que congestionava todos os setorer. Emerson, tão mal avaliado, não tinha espaço nem alternativa para nada.

      Curtir

  10. Blefe permalink
    02/16/2012 9:34

    Eu não vi o Alex jogar tanto assim.
    Aliás… me deixou extremamente frustrado. TODOS os chutes que ele deu nem pro gol foram!

    O que ele anda fazendo no treino?

    Com toda certeza ele sofre com as escolhas do Tite… mas chute é fundamento!

    Mudando de assunto: só eu ou tem mais alguém que sente que nós só fazemos gol por acaso?

    Curtir

    • Emboava permalink
      02/16/2012 10:00

      não acho que tenha sido gol por acaso… mas isso eh futebol… as vezes saem gols por acaso mesmo… hahaha

      Curtir

    • 02/16/2012 10:01

      O problema sempre foi tático. Mesmo quando Alex entrou, ainda continuou tático pois ele tirou o Liédson e Danilo já estava cansado.

      Alex jogou bem, os chutes errados foram mais culpa do gramado e, convenhamos, foi só aí que o goleiro adversário apareceu na TV.

      Curtir

      • 02/16/2012 14:13

        Também achei que ele foi bem, mas acho que estava com um pouco de raiva de ter ficado no banco e chutou pra tentar resolver a parada. Como resolveu no escanteio, é bom pra ver se o Adenor repensa seus conceitos.

        Curtir

  11. Mauricio Gomes permalink
    02/16/2012 7:37

    O problema foi aquele mao de pau do JC …vejam o lance em camera lenta.
    O Chicão está na bola com o atacante e o animal chega caindo atrapalhando .Se ele fica no gol pega a bola. Fora JC e Tite que não quis o Gomes e bancou esse mané. Esse cara não é mais muleke , tem 26 /27 anos ….então nao tem desculpa . Precisamos 1 goleiro …1 lateral direito e um zagueiro . Para chegar e ser titular. Gomes e Alex Silva .

    Curtir

    • Emboava permalink
      02/16/2012 9:59

      Eu achei que foi erro defensivo de todos… mas realmente se o JC não tivesse saído daquela maneira ele teria pegado a bola na mão tranquilamente…

      Curtir

    • 02/16/2012 10:03

      Concordo, mas o maior culpado é quem deixa o cara cabecear a bola que vem da lateral. (Parece-me que um deixa pro outro marcar e ninguém marca).

      Curtir

  12. Gilson D. mendes permalink
    02/16/2012 7:18

    Você é minha referência para analisar o jogo, perfeito, Mas eu tenho uma dúvida: como assisti parte do jogo, não sei qual foi o banco de reserva,mas acredito que o Ramirez não ficou no banco, pois ele foi expulso no ultimo jogo ano passado e creio que tem que cumprir uma ausência automática neste jogo.

    Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      02/16/2012 9:28

      Tem razão, falha nossa!
      O próximo da lista seria o Ednilson.

      Curtir

  13. SÁ B. SHAWN permalink
    02/16/2012 1:47

    Curtir

  14. Mauricio Gaia permalink
    02/16/2012 0:55

    Boa analise do jogo. Alguns pontos: o paulinho como elemento-surpresa é tao manjado quanto silvio santos gritar “quem quer dinheiro?” aos domingos. Alessandro, ok, ten raça, mas nao tem gás pra 90 minutos. Chicao continua sendo um reserva nao muito confiavel. E ter como jogada principal de ataque chuveirinho na area, mesmo sem ter jogadores altos no ataque, nao me pareçe ser a coisa mais inteligente…

    Mas temos espaco pra jogar melhor. #VAICORINTHIANS

    Curtir

    • 02/16/2012 11:49

      O curioso é que o time do 1º tempo é mais de cruzamento na área e quem está lá é o Liédson, que quer a bola no pé.

      Em tese, o time do 2º tempo é mais de tabela e quem está lá é o Elton, que quer a bola na cabeça.

      Curtir

  15. Elias Junior permalink
    02/16/2012 0:39

    É difícil, mas ele acreditou demais no Danilo depois do jogo de domingo contra as meninas.

    Emerson não fez nada certo hoje. Nada!!!

    Curtir

    • 02/16/2012 0:52

      Jogadores isolados entre si, contra um time que joga congestionado.

      Ninguém jogaria bem nestas circunstâncias.

      Curtir

    • Emboava permalink
      02/16/2012 9:57

      Acho que o Tite deveria ter entrado num 4-2-2-2… com Danilo e Alex no meio e não o Danilo aberto na esquerda… com Liédson e Emerson no ataque… sendo que o Emerson buscaria jogo e o Liédson ficaria na frente esperando a bola… mas o Tite insiste em jogar com dois caras abertos isolados e sem deixar os laterais subirem muito… e o Liédson acaba vindo buscar a bola no meio e o time fica sem a referencia…

      Uma coisa que reparei eh que os caras ficam todos parados dentro da área esperando o cruzamento ao invés de sair da área e buscar mais espaço… eles tem que assistir mais jogos do Barça…

      Curtir

      • 02/16/2012 14:21

        Também queria ver o time assim. Acho que só de escalar esses caras juntos eles vão meio que se posicionar dessa forma, mesmo que à revelia das ordens do professor.
        Ontem a falta de criatividade no meio era absolutamente nítida. Era botar um meia no lugar do JH e melhorar uns 50%. Erro crasso do Tite.
        Por outro lado, praticamente não fomos ameaçados. Lembrando que a cartilha do cabra, desde o final do Brasileiro de 2010, é empatar fora e ganhar apertado em casa, metade da tarefa foi cumprida.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: