Pular para o conteúdo

Lusa 0x2 Corinthians, um bom recuo para você.

02/22/2012

Timão entrou às 22hs com uma cartolina preta horrorosa na camisa, algo que confirma minha tese de que o povo de marketing tem QI mais fraco que a média da população. Para diminuir nossa libido, Tite nem levou para o banco a dupla Marquinhos-Gomes. Por mim, inclusive, eles já entrariam como titulares.

Jogo foi disputado em ritmo forte e tanto nós quanto eles, mostramos uma grande evolução na pegada de marcação — e se você assistiu como eu Santos 2×0 Comercial, deve ter ficado muito impressionado com a diferença de força física entre os jogos.

Foi um 1º tempo da dupla Danilo-Alex, como têm sido todas as partidas em que os dois começam juntos. E foi assim que Alex fez belo passe para Ralf (acho) cruzar, Danilo ajeitar, Liédson desencanar e, cacete, 0x1 Willian!

A Lusa empurrou seus meias para segurar nossos laterais e, pela primeira vez, vimos Welder pressionado (por um meia sem muita técnica, mas bastante atuante no jogo).

O problema é o Titenaccio, o problema é o recuo.

Foi um 2º tempo todo recuado, todo da Lusa. Aos 20, Ramirez no lugar de Alex e continuamos recuados.

Lá pelos 32, 1º chute no gol. Aos 33, numa displicente jogada de Liédson, 0x2 Ramirez.

Ele vai insistir nesse recuo até o fim dos tempos!

135 Comentários leave one →
  1. Alberto permalink
    02/25/2012 17:04

    Interessante debate entre corinthianos “maloqueiros e sofredores – graças a Deus!” e “neocorinthianos” exigentes e pretensamente racionais.

    Debate poluído pela provável participação espúria de não-corinthianos infiltrados (os “corintianos”).

    Com o desenrolar e acirramento do debate, os “corintianos” não se contiveram e deixaram cair a máscara. A mais evidente mostra do que estou apontando foi a seguinte manifestação (em reação a comentário sobre título de campeão brasileiro pelo 5a0 paulo, há alguns anos, alcançado graças a acintoso benefício da arbitragem):

    “4 – Falar de arbitragem, cara, sério? Coisa que eu não suporto é falar de arbitragem a menos que seja algo muito escancarado. Até pq somos os mais perseguidos nesse seguimento. Achar que o time ganhou com folga um campeonato por conta de arbitragem é demais, pra mim. ”

    O “corintiano” até tentou disfarçar um a sua defesa do título 5a0paulino com uma frase enxertada (“Até pq somos os mais perseguidos nesse seguimento”). Mas vejam que a frase está em contradição com com a sua exaltada reação contra a lembrança do apito amigo bambi. Contraditório, também, é reagir contra a depreciação do título do rival e, ao mesmo tempo, querer minimizar a importância e o mérito (e os consequentes orgulho e satisfação) da recém-ocorrida conquista corinthiana de um emocionante e acirrado Brasileirão.

    Parabéns ao blog e aos participantes pelo fecundo e original debate! E atenção para a infiltração de elementos que, movidos por lamentável recalque, objetivam desvirtuar a argumentação e criar intriga.

    Curtir

  2. Raphael permalink
    02/25/2012 11:25

    – Nosso elenco já era ótimo e vejo que a vitória no BR11 fez muito bem a vários jogadores. Exemplos vão desde o Wallace, que me parece finalmente bem em campo, Cachito, Paulinho, Castán e até o nosso querido Horácio. O Tite não mudou nada, mas tem méritos na evolução de todos, principalmente na questão psicológica que alguem apontou aí em baixo.

    – A minha raiva com o Tite é na linha do que o César colocou: o time poderia render muito mais. Mas vou ser justo aqui e dizer que nos últimos jogos ouvi claramente o Tite pedindo para o time sair jogando sem chutão e com a bola nos pés. “No chão”, ele vem pedindo. Acho que isso é um ótimo sinal, mas ainda faltam outros pontos como posicionar o time para contra-atacar em bolas paradas adversárias e acabar com o isolamento dos meias/atacantes.

    – Ainda na questão psicológica, o Tite vem sendo ótimo. Todos correm, todos se doam em campo. A raça que tanto gostamos tá sempre em campo e o grupo vai muito bem. A estrutura e os salários sempre em dia contribuem demais para isso também. Mas o fato é que somos hoje um time difícil de ser batido, apesar da limitação ofensiva do treinador puxar um pouco o nível do time para baixo.

    – Por fim, o futebol hoje mudou demais e é fato que vivemos uma crise de talento, valores, treinadores e tudo mais no futebol brasuca. Dentro do atual paradigma, o Titenaccio se destaca, como se destacaram a “invenção” do 2o volante do Luxa há anos atrás ou o idolatrado muricibol. A saída para isso é uma escola de treinadores ou então virarmos técnicos duma vez.

    Curtir

    • Múcio Rodolfo permalink
      02/25/2012 13:20

      1- O título dá muita moral para o jogador. Mostra para alguns críticos que ele não é destinao ao fracasso, que não é apenas jogador de série B. E o jogador dotado de confiança passa a render mais, a acreditar mais nele. Ao Adenor cabe agora evitar um certo deslumbramento da parte de alguns jogadores.
      2- Confesso que o meu conhecimento futebolístico é um tanto que limitado. Vou na linha socrática. Só sei que nada sei. Ou na linha robertocarliana: quem sabe menos das coisas sabe muito mais que eu. No entanto, o único técnico que eu vi mudar foi o Parreira. Antes de sua passagem pelo Timão era execrato por ser retranqueiro, por achar que gol era apenas um detalhe….
      3- Eu só acho que antes de detonar um treinador por adotar certas idéias seria interessante questioná-lo do porquê dele age assim. Se o argumento dele for idiota…..
      4- Eu acho que muitos frequentadores de blog deveriam mandar seus respectivos currículos para o PSJ. O nosso departamento de marketing pode bolar alguma promoção para explorar isso. Já imaginou um “reality show” prendendo os mairoes catedráticos em futebol que pintam na blogsfera e cujo prêmio seria justamente o cargo de técnico do maior clube do universo?

      Curtir

  3. Correa Leonardo permalink
    02/24/2012 23:42

    Apenas para seguir no debate:

    Sobre vencer sempre por 1×0: a Espanha levou a copa na base do 1×0 e finalizava bem pouco. Por outro lado, fundada no esquema do Barcelona, mantinha a posse da bola à exaustão e corria poucos riscos atrás.

    Sobre o rodízio: com 23 pts e já virtualmente classificado no Paulista, é hora de trocar jogadores; todo jogo agora botar a molecada dos jrs., o Adriano pra perder bunda, o Douglas pra perder barriga, e poupar o Liédson pra valer.

    Curtir

    • André Pinheiro permalink
      02/25/2012 10:24

      a espanha venceu ganhando de 1×0 mas correu muito pouco risco por manter a posse de bola, ai esta a questao.

      Curtir

    • 02/25/2012 10:57

      Há duas formas de garantir o resultado sem correr maiores riscos: 1) “Mata” o jogo nos contra-ataques; 2) Mantém a posse de bola no campo adversário, como preconiza o dono do blog e mais alguns. A questão é que não fazemos nem uma coisa, nem outra, e, nesse sentido, em tese, Tite é passível de críticas sim – além de outros aspectos, como falta de treinamento específico de jogadas ensaiadas e adoção de critérios heterodoxos para definir titularidade ( vide caso Júlio César, por exemplo ). Não acredito porém que seja o caso de trocar o treinador, até porque, se chegamos onde chegamos, o treineiro tem méritos inquestionáveis. Vai trazer um Luxemburgo, por exemplo ( indubitavelmente, mais conhecedor de futebol, em termos técnicos e táticos ), e vai que o cara desestabiliza o grupo, além de também demorar, tanto ele quanto qualquer outro, pra definir um padrão de jogo. Para o bem e para o mal, com Libertadores em andamento, penso que a permanência do Tite é necessária. Digo mais, ficaria com ele até o fim do ano, mesmo em caso de insucesso na Cucaracha. É mais negócio com esse elenco que temos ( Tite tem o controle do grupo ). Acho também que mais dez meses é o limite pra esse sistema do gaudério se esfacelar, especialmente se fracassarmos também no brasileirão – desgastante pra ele, pro grupo e pra torcida. Pro ano, tentaria outra solução. ET: defendi a saída do Tite em meados do brasileirão passado por achar que o barco já tava “fazendo água”, mas a verdade é que o homem retomou o controle e fomos campeões, embora na bacia das almas. Agora, com o sucesso em termos de resultados, torna-se inviável sua saída. Vamos com ele e seja o que Deus quiser. Vai Corinthians!

      Curtir

  4. Cesar Augusto permalink
    02/24/2012 21:51

    PQP, 116 comentários por causa do Adenor.

    Um recorde no boteco, eu acho.

    Viva o contraditório.

    O que seria do verde se todos gostassem de amarelo?

    O diferencial, aqui no boteco, é que não existe babação de ovo em função de resultado conquistado com um futebol, cá entre nós, mais ou menos. E mesmo mais ou menos, já é suficiente para vencer. Imagine, se o time do Corinthians fosse mais audacioso?

    Eu reclamo do Tite, simplesmente, porque há possibilidades de fazer este time render mais, especialmente no aspecto ofensivo. Ganhar sempre na conta do chá e correr riscos desnecessários não é uma tática inteligente. Em algum momento, a fatura chegará.

    Na dita cuja, um jogo mal jogado é o suficiente para a vaca atolar no brejo. Nos pontos corridos, com elenco grande e dinheiro para contratações, o Corinthians será sempre favorito.

    O time é bom, mas precisa ter mais ambição, olhos de tigre, porque em algum momento será preciso mais para alcançar os objetivos.

    Curtir

    • Múcio Rodolfo permalink
      02/24/2012 22:05

      1- Tudo bem César. Uma coisa é criticar o profissional porque acha que o time pode render mais. Outra coisa completamente diferente é dizer que este profissional é desprovido de neurônio, taxá-lo de jumentite……Um cara que já fez ótimos trabalhos em quase todas as equipes por onde passou! Inclusive aqui no Corinthians!
      2- Vamos continuar o debate…..falta pouco para chegar aos 200!

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        02/24/2012 22:57

        Desprovido de neurônio, ele não é, muito pelo contrário. Trata-se de um excepcional profissional. Íntegro, honesto, agregador e convicto as suas idéias. Pena que essas idéias, por vezes, limitam a atuação da equipe, especialmente no aspecto ofensivo, porque, defensivamente, e já escrevi isso, por várias e várias vezes, o Tite é muito bom, desde a primeira passagem, onde contava com um elenco muito aquém do que representa o Corinthians.

        A minha crítica é simples:

        O time pode render mais. Jogar mais o jogo, sem maiores receios, afinal de contas, eu esperava que, com o título brasileiro, o Tite soltasse um pouco mais a equipe.

        Errei.

        Porém, considerando apenas os resultados, o trabalho é excelente. Se o Corinthians vencer todas as partidas, em casa, por 1×0 e empatar todas fora de casa será o campeão da dita cuja, mas essa postura é bastante arriscada. Às vezes, é preciso arriscar mais. Na maioria das partidas que o Corinthians precisou ser mais ousado, o Tite hesitou. Eu temo uma eliminatória nos mesmos moldes que aquela frente ao Tolima e ao Santos, ou seja, o Corinthians jogando a primeira partida em casa, precisando vencer, mas não conseguindo fazer o resultado por ausência de ousadia e criatividade ofensiva.

        É o meu maior medo na LA. No Paulista, o Corinthians é favorito, mas o Santos tem um jogador que desequilibra. E no Brasileiro, temos, certamente, um dos 3 melhores elencos e, em regra, pelo histórico dos últimos anos, as equipes que menos se arriscam vem levando vantagem.

        Aliás, os últimos campeonatos brasileiros instituiram uma das maiores mentiras do futebol brasileiro: O Muricybol.

        Curtir

        • Alessandro permalink
          02/25/2012 11:25

          Cesar, se ele conseguisse armar a equipe melhor ofensivamente seria um técnico a beira da perfeição. Conforme você citou algumas de suas qualidades: agregador, honesto e íntegro.
          O Mourinho é excelente e arrogante.
          Nosso time precisa apenas aprender a contra atacar, acho que seríamos letais.

          Curtir

      • Celso 1° permalink
        02/25/2012 9:24

        Vou dar só um exemplo(a lista é grande), Tite disse que não gosta de jogar contra um time adversário com 10 jogadores(quando é expulso algum).
        Apenas isso ja tornaria justa a “homenagem” Jumentite.

        Curtir

        • Vinicius permalink
          02/25/2012 22:45

          hahaha Ele disse isso mesmo, Celso

          Curtir

      • André Pinheiro permalink
        02/25/2012 10:22

        um cara que ganha 350pau por mes nao pode ser desprovido de neuronio burros somos nós. a critica é contra algumas opções que ele escolhe que nao da pra concordar.

        Curtir

  5. Múcio Rodolfo permalink
    02/24/2012 19:01

    1- E assim nesta batalha entre os Adenoristas e os Adenoclastas, o blog ultrapassou a marca centenária de comentários……DEve ser um recorde neste espaço!

    2- Vou repetir o que disse um algum lugar: o pessoal acha que todos os jogos do Corinthians são iguais (esquecendo todas as variáveis existentes numa partida de futebol) e que o Corinthians joga os 90 minutos na mesma toada. Quarta contra a Portuguesa, por exemplo, começou pressionando. Marcou o primeiro gol e continuou pressionando. Não recuou assim que abriu o marcador. No segundo tempo sim, recuou de forma irritante. Mas foram raros os momentos em que a Lusa levou perigo a nossa meta. Contra os bambis, o time pressionou o tempo todo…..

    3- Ah os jogos sofridos! Que tal imputar este sofrimento a algumas arbitragens? Os gols irregulares marcados por Avaí e Atlético Paranaense, a expulsão do Castãn, o antijogo do Atlético Mineiro…..Evidente que o Adenor tem responsabilidade, mas atribuir a ele a culpabilidade por todos os males que afetam o futebol corinthiano.

    4- Ah o Muriçoca se impõe e seus times ganham com rodadas e rodadas de antecedência. Bem se ao Corinthians fosse dado a dádiva de ser favorecido em oito partidas de um campeonato como os bambis o foram em 2007, por exemplo, é possível que a gente estivesse comemorando o título ba trigéssima rodada.

    5- O nosso time é bom, mas não tem toda estava vantagem sobre os seus principais adversarios que muitos apregoam. O nosso goleiro é chamado de bracinho de jacaré e mão de alface; o lateral direito é tido como ultrapassado; o lateral esquerdo é execrado por não saber executar um cruzamento; o segundo volante é criticado por sumir em algumas partidas………Temos bons jogadores, mas nenhum monstro sagrado. E lendo os comentários de alguns aqui fica a impressão que deveríams ganhar todos os jogos com os pés nas costas.

    Curtir

    • Vinicius permalink
      02/24/2012 20:26

      4 – Falar de arbitragem, cara, sério? Coisa que eu não suporto é falar de arbitragem a menos que seja algo muito escancarado. Até pq somos os mais perseguidos nesse seguimento. Achar que o time ganhou com folga um campeonato por conta de arbitragem é demais, pra mim.

      5 – O time é excelente para o padrão brasileiro. Perto dos pequenos do Paulista, é nivel europeu.

      1 – Irrelevante já que a maior parte dos comentarios são dos mesmos users, mas parabens ao dono do Blog. Muito bem feito.

      2 – Não devo ter assistido o mesmo jogo que voce. Alem dos gols qual outra chance o Corinthians criou? Lembro de um cabeçeio em um escanteio do Liedson e outro do Castan e mais nada. Sempre os mesmo problemas táticos.

      3 – Concordo quanto a Avai e contra A/PR. Mas contra O A/MG nos fomos beneficiados com a não expulsão do Alessandro. E a falta de futebol e sofrimento foi tudo graças a falta de padrão tatico. Nas individulidades ganhamos o campeonato.

      Curtir

      • Múcio Rodolfo permalink
        02/24/2012 21:46

        1- Mesmo com comentários de frequentadores repetidos o blog jamais atingiu esta marca. É uma marca história. Só estou registrando. É bem provável que nem o Alvaro esteja preocupado com isso, afinal o Alvaro é daqueles centro-avantes que não contam os gols que marca.
        2- Deve ter visto outro jogo mesmo. O Corinthians mesmo depois de abrir o marcador continuou em cima.
        3- Contra o América teve um penalti inexistente marcado contra a gente. Falta fora da área que o juiz marcou como se fosse dentro. O time tem padrão tático. Pode não ser o da sua preferência e o da maioria…..Se vc não viu futebol nos jogos contra o Flamengo, contra o Botafogo, contra o Vasco, contra o Internacional
        4- REpito. Conceda a qualquer tíme ser favorecido por erros de arbitagem em oito partidas e veja se isto não faz diferença no fim. Garanto pra vc que se o ano passado o Adenor tivesse tido esta gentileza, ia ter um monte de gente lembrando isto para minimizar os méritos do Adenor, como lembram a baladinha protagonizada pelo Madureira em 2001, o escorregão do João Carlos, o frango do Maurício…

        Curtir

    • Pedro permalink
      02/24/2012 21:19

      1- Sim um recorde,ainda ia comentar sobre isso.Viu só,e tudo por causa do Tite.

      Curtir

    • André Pinheiro permalink
      02/25/2012 10:17

      2 – desculpa, mas assim que saiu o gol a pressao parou, essa é a nossa cobrança.

      Curtir

  6. Marcelo permalink
    02/24/2012 16:04

    Pessoal – principalmente os adeptos da abordagem tecnico/tática e os que fazem questão de manter um ponto de vista crítico:
    Não podemos nos esquecer de que somos CORINTHIANOS.
    Temos a benção de torcer para o Corinthians, amamos o seu distintivo e o seu nome maravilhosos, temos orgulho de fazer parte da Fiel.
    Esse negócio de falar de futebol privilegiando a discussão tática, o planejamento, etc. é muito frio… É muito chato. É coisa de bambi, mesmo! Coisa de nerdzinho afrescalhado que só vê futebol pela tevê, e vive lendo sobre ensaios sobre tático chatíssimos na internet… Coisa de quem não sabe que futebol é arquibancada, é a massa vibrando, é beber cerveja. CORINTHIANS NÃO É RAZÃO, É PAIXÃO.
    E esse negócio de sempre procurar o que criticar, nunca estar satisfeito, não conseguir ficar sem pegar no pé do técnico ou de certos jogadores é coisa de porco, coisa da Turma do Amendoim… O corinthiano é o mais apaixonado – e passional – dos torcedores. Por paixão, é capaz até de extrapolar, às vezes, e fazer alguma besteira… Mas o corinthiano é o mais admirável e impressionante dos torcedores por causa do seu apoio incondicional. O corinthiano, ao contrário de todos os outros torcedores, está com seu time na boa e na podre (vide os 23 anos de fila; vide a queda para a Série B).
    É por isso que somos admirados. É por isso que somos invejados. É por isso que o Corinthians é o Timão, Todo Poderoso!

    AQUI É CORINTHIANS!

    E quem não for corinthiano, vai pra pqp…

    Curtir

  7. Marcelo permalink
    02/24/2012 16:01

    Pessoal – principalmente os adeptos da abordagem tecnico/tática e os que fazem questão de manter um ponto de vista crítico:
    Não podemos nos esquecer de que somos CORINTHIANOS.
    Temos a benção de torcer para o Corinthians, amamos o seu distintivo e o seu nome maravilhosos, temos orgulho de fazer parte da Fiel.
    Esse negócio de falar de futebol privilegiando a discussão tática, o planejamento, etc. é muito frio… É muito chato. É coisa de bambi, mesmo! Coisa de nerdzinho afrescalhado que só vê futebol pela tevê, e vive lendo sobre ensaios sobre tático chatíssimos na internet… Coisa de quem não sabe que futebol é arquibancada, é a massa vibrando, é beber cerveja. CORINTHIANS NÃO É RAZÃO, É PAIXÃO.
    E esse negócio de sempre procurar o que criticar, nunca estar satisfeito, não conseguir ficar sem pegar no pé do técnico ou de certos jogadores é coisa de porco, coisa da Turma do Amendoim… O corinthiano é o mais apaixonado – e passional – dos torcedores. Por paixão, é capaz até de extrapolar, às vezes, e fazer alguma besteira… Mas o corinthiano é o mais admirável e impressionante dos torcedores por causa do seu apoio incondicional. O corinthiano, ao contrário de todos os outros torcedores, está com seu time na boa e na podre (vide os 23 anos de fila; vide a queda para a Série B).
    É por isso que somos admirados. É por isso que somos invejados. É por isso que o Corinthians é o Timão, Todo Poderoso!

    AQUI É CORINTHIANS!

    E quem não corinthiano, vai pra pqp…

    Curtir

  8. Celso 1° permalink
    02/24/2012 15:04

    Jumentite descobriu a pólvora!!!

    ‘Vamos preservar o Adriano nas ações defensivas. Se pegar e trazer para a bola parada, vamos fazer ele correr mais ou menos 150 metros nesse vai e volta, vais desgastar na bola parada defensiva. Se precisar de alguma ação individual, vou chamá-lo, mas vamos preservá-lo para ter energia naqueles movimentos mais específicos deles’, informou Tite, após treino na manhã desta sexta-feira.

    Será que ele vai cumprir mesmo isso, e com o Liedson, vai continuar estourando ele??
    Vamos esperar pra ver isso, caso concretizado E MANTIDO será um avanço no esquema títico muito grande, ai só faltava ele colocar mais um atacante livre pra termos enfim um contra ataque, coisa que todo treinador retranqueiro ou meia boca do país faz, porque o nosso treineiro não??
    Pra melhorar a armação, o meio de campo tem que estar mais perto dos atacantes(que não podem estar nas pontas isolados) e a saída de bola tem que melhorar, de preferência a bola tem que sair com os volantes(como era PADRÃO com o mano, mesmo que vez ou outra chicão desse chutões) pra chegar nos meias(perto dos atacantes) redondinha.
    Vai corinthians!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  9. 02/24/2012 14:06

    Criticar quando perde é fácil. Difícil mesmo é criticar quando vence. Posto que vencer não é contingência, claro; Tite e o time têm méritos. O problema está na forma. No sistema, que mata jogadores de cansaço, e enfeia o jogo para além do limite do aceitável.
    O Corinthians, configurado como hoje se encontra, é time de pontos corridos, não de mata-mata. Em mata-mata, como diz o nome, o que conta é ser agudo, ‘matar’, sempre que tiver a oportunidade. O Corinthians atual está em outra ordem; e time de cálculo matemático de pontos. Serve pra pontos corridos, não para decisões.
    E uma ressalva: mesmo em pontos corridos, esse time corre riscos desnecessários, ao dar esperanças para aqueles que o perseguem. Como ocorreu com o Vasco.

    Para todo mundo entender: em sim o time não é horrível, mas é temeroso adotar essa postura sempre, a todo momento. Vai cair do salto. Em algum momento. E vai doer.

    Curtir

    • eugenes permalink
      02/24/2012 14:58

      entao jeff, ja escrevi isso – nem tite nem o time sao os mesmos da desclassificao diante do tolima ou das finais contra santos ano passado ou do periodo em que chicão foi afastado – algo que acredito que as pessoas nao levem na devida consideraçao dentro da trajetoria desse grupo e da própria afirmaçao do tite enquanto tecnico. sobre a tatica, vc tem a opiniao que ela ira falhar em matas matas, ou em decisoes… eu tenho a opiniao (só a opiniao) que tvz tecnico e grupo se imponham como grandes vencedores. apesar de, sim, jogar um futebol pragmatico, de resultados. só que os jogos contra os cachorros grandes no segundo semestre do ano passado indicaram isso. o time sofre pra criar e ganhar dos pequenos/medios, que tentam jogar fechadinhos atrás. mas joga melhor contra quem jogue de igual pra igual. entao é questao de ver pra crer – pq nem eu nem ninguem aqui é o dono da Verdade.

      Curtir

    • Pedro permalink
      02/24/2012 17:11

      Jeff,eu penso exatamente a mesma coisa.

      Esse time funcionou muito bem nos pontos corridos.Mas será que funcionará no mata-mata?A postura do Tite nos jogos decisivos até aqui não inspira a menor confiança.

      Pra mim o fio de esperança,é o Douglas e suas assistências.Creio que talvez ele consiga convencer o Tite a adaptar o Titenaccio de uma forma que o beneficie.

      Sonhar não custa nada.

      Curtir

      • Múcio Rodolfo permalink
        02/24/2012 19:15

        Pedro. O ano passado diziam que era impossível ser campeão como Adenor. E foi……VAmos lembrar que o Adenor tem no currículo dois títulos em competições de mata-mata. Tudo bem que o juizão meteu a mão no Estudiantes e que o Madureira deu mole promovendo aquele bundalelê nas vesperas daquela decisão.

        Curtir

        • Pedro permalink
          02/24/2012 21:16

          Sim,Múcio,mas convenhamos que a pressão nos gaúchos é uma e no Corinthians…bem, acho que não é preciso continuar.

          E sabemos que no mata-mata a pressão é muito maior do que nos pontos corridos.Ainda mais na Despertadores.

          Curtir

  10. Múcio Rodolfo permalink
    02/24/2012 12:53

    A televisão aqui de casa deve ser daquelas usadas naquelas pegadinhas ou então eu assisto aos jogos do Corinthians sob efeito de alucinógenos porque na primeira partida da final contra os Manjubinhas eu vi o Liedson chutar uma bola na trave e o Bruno César desperdiçar umas duas ou três oportunidades.
    Mas o que acontece com a minha tv é constante, pois eu vejo em algumas partidas o ataque do Corinthians trocando até mais de 4 passes, não vejo qualquer time se impondo em cima da gente, vejo o meu time criando oportunidades de gols. No brasileirão passado fomos o time que mais criou oportunidades de gols e um dos melhores ataques. Mas resultado não quer dizer nada. Se eu escrevesse esta ultima frase no facebuqui ia ter um monte de técnico curtindo este meu comentário.
    Ah o blog que eu leio deve ser um blog diferente, pois até hoje eu não vi ninguém aqui se definir como comentarista de futebol -embora neste retángulo no qual estou digitando declare que eu estou escrevendo um comentário. Aliás acho que nem o Alvaro se considera um comentarista de futebol.
    Mas tudo bem: o que fica claro é que o blog tem o seu Gerald Thomas

    Curtir

    • eugenes permalink
      02/24/2012 14:17

      sim, tem muito gerald thomaz e muito professor pardal aqui. gente que esta desperdiçando seu grande talento natural discutindo futebol, quando podiam investir na descoberta do teletransporte e ganhar um premio Nobel. ou na carrerira de técnico de futebol, já que é tão facil montar uma equipe, torna-la eficiente e vencedora no revolucionario esquema 3-1-5-2. que usa onze adversarios na linha sem os adversarios perceberem. genial, não? por que não pensaram nisso antes?

      Curtir

      • eugenes permalink
        02/24/2012 14:19

        … sem contar que é uma carreira muito bem remunerada. portanto, aos sabios inventores de plantão, sucesso!!

        Curtir

      • Vinicius permalink
        02/24/2012 14:31

        Pois é, se o Tite é treinador, não é… Recebendo 350k ainda, hahahaha

        Curtir

        • eugenes permalink
          02/24/2012 15:02

          entao, é uma grana preta!! se vc acredita que tem a fórmula magica, que tem as manhas, maõs a obra!! pode começar treinando um time de varzea no desafio ao galo. ou o salão da molecada de 15 anos do condominio do prédio. e $ucesso!

          Curtir

        • Vinicius permalink
          02/24/2012 17:04

          tite começou no caxias, então vou lá pro sul.

          mete 11 atras que é garantia de sucesso

          Curtir

        • eugenes permalink
          02/24/2012 21:47

          vc !? vai pra caxias !? é meio longe, tem outro sotaque… huuummm nao sei nao. porque não experimenta um pouco antes com a molecada do salão do condominio do prédio?? pq ser tecnico tvz nao seja tão simples e facil como vc pensa…

          Curtir

    • Vinicius permalink
      02/24/2012 14:30

      Realmente não lembro dessa bola na trave. B. Cesar teve uma oportunidade que lembro, não chutou a gol. Fato é que o Santos poderia ter saído com o título já no Pacaembu.

      Acho que não entendeu o que escrevi. Não disse que esse time não troca mais de 4 passes, disse que desde 2007 com um time que não trocava mais de 4 passes no ataque, não ficava tão aborrecido com o futebol apresentado. O que não significa que esse time se caracteriza por posse de bola.

      Realmente, troque sua TV. Em quase todos os jogos no Pacaembu temos sofrido pressão de times do interior. Que dominam a posse de bola. O nosso esquema é claramente em busca do contra-ataque, contra quase todos adversarios.

      Não fomos o time que mais criou no Brasileirão, pelo contrario, muitos jogos foram garantidos pelo JC. Esteve entre os melhores ataques, quase todos bons ataques com mais de 50 gols, nós com 53.

      Realmente, se não somos comentaristas de futebol, não faço ideia o que somos. Estamos comentando futebol, logo… Não, espere, somos comentarista de volei.

      Curtir

  11. Andre.T permalink
    02/24/2012 12:16

    Primeiro vamos lembrar da chegada do Tite em 2010: pegou um time que vinha de 7 jogos sem vencer, todo quebrado (o estilo de jogo do Adilson enchia o DM), e conseguiu em 8 jogos vencer 5 e empatar 3 (sendo 2 vitorias contra bambis e Porcos).

    2011 comecou com o desmonte do time ,alguns antes da eliminacao contra o Tolima (o grande fiasco do tite até agora) e outros apos a eliminação, Sairam Elias, R9, RC , Iarley e Jucilei. O time no paulista foi mal mas ainda assim foi vice, contra um timaço do Santos. Aproveitamento foi de 61% na fase de classificação.
    No Brasileiro o time foi remontado (saiu Dentinho, chegaram Alex, william e Sheik), Jogando no Titenaccio o time foi campeão com 62% de aproveitamento.

    Tite jogou 5 vezes com SP (4V e 1E) e 5 vezes com Porcos (2V 2E 1V). Nos jogos contra os grandes sempre o time ralou a bunda (os jogos contra Vasco, Flamengo e Inter no BR-2011 sao as maiores provas).

    No total o tite tem um aproveitamento de 63%. Mas a discussão é como esse aproveitamento é conseguido. Obvio que todo torcedor prefiriria ver um time ofensivo e ganhando de goleada, mas o estilo dele não é esse, prefere ter um esquema defensivo. Eu acho duas coisas: #1 As criticas sempre ignoram a reação do time adversario, quantas vezes o time adversario nao entra se defendendo e quando abrimos o placar muda a postura (e empurra o nosso time para a defesa naturalmente), #2 quem acha que um time jogando pra frente com a nossa zaga teria esse aproveitamento defensivo.

    Teria que ter um blog meu para enumerar outros fatores, mas é incrível como torcedor adora exaltar o passado e criticar o presente. O Douglas era chamado de cachaceiro em 2009 e voltou como idolo, a torcida pegava no pe do estilo de jogo do Parreira em 2002 e depois ficou viuva dele, o Mano era chamado de covarde e retranqueiro e depois virou o suprassumo dos tecnicos…. Quando vencemos bem é pq o adversario deu mole (é a desculpa em todos os jogos contra o SP!) e quando simplesmente vencemos o time foi mal…

    A grama do vizinho sempre é mais verde…

    Curtir

    • Vinicius permalink
      02/24/2012 12:27

      Time contra o Santos não criou uma misera situação de gol em 2 jogos, fez o gol em um acaso de Morais.

      Contra o SP foi 1 derrota, 3 vitorias e 1 empate.

      Em 2010 pegou o time justamente na volta do Ronaldo, um jogo antes tinhamos ganhado de 2 a 0 do Guarani, mas o bandeira fez o favor de anular os dois gols do R9. Perdemos o Brasileiro por causa de Adilson Batista e T. Heleno.

      Em 2011, o time passou o primeiro semestre sem padrão de jogo, o que culminou com derrotas contra Tolima e Santos. Contra o Tolima ainda tinhamos tinhamos Jucilei. Se Ralf, Paulinho, Jucilei, B. Cesar, Ronaldo, JH, Dentinho, R. Carlos, Danilo, Willian, Ramirez, não for suficiente para passar do Tolima, eu paro de acompanhar futebol.

      No brasileiro passado tivemos 10 jogos de uma boa sequencia. Time rapido e de talento. No resto do campeonato não escalamos mais o mesmo time com J. Henrique, Willian, Danilo e Liedson por diferentes motivos. Pois então, sofremos o resto do campeonato. O time jamais se impunha, teve lapsos de bom futebol como contra o Vasco e o Atletico-GO. Mas mesmo na sequencia da reta final, não mostravamos padrão e sofremos contra Avai, Atleticos, Palmeiras, etc… Pra não falar do America.

      E o time é MUITO BOM, PARA O PADRÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO, EXCELENTE!!! Mas não mostra isso em campo.

      PS: Se só conseguir ver resultados, não vai compreender meu post.

      Curtir

      • Celso 1° permalink
        02/24/2012 14:57

        Aquela final diante dos san7os foi uma vergonha.Ja tinha visto o corinthians ser goleado em final, mas ser covarde e não atacar jamais.

        Curtir

      • Andre.T permalink
        02/24/2012 15:25

        Vinicius, veja que eu falo dos resultados mas o meu argumento é outro. Exaltamos demais o passado e sempre somos extremamente críticos com o presente. No final acho até bom porque dificilmente a torcida entre em clima de “já ganhou”. Mas acho que nem tudo esta acabado como alguns querem colocar.

        Mesmo quando a sequencia dos 10 primeiros jogos no BR-2011 ele se retrancava depois de fazer 1×0. Lembro claramente de Timao 2×0 Flu que foi um sufoco danado no 2.o tempo mas sobrou estamina pro time. Tanto tem 2010 quanto em 2011 faltou pernas para o time na reta final.

        Curtir

    • Thiago Guadalupe permalink
      02/24/2012 13:33

      assino embaixo em tudo que disse!

      Curtir

  12. Vinicius permalink
    02/24/2012 11:13

    Me racho. Nego não entende nada de futebol e quer defender o Tite, incrível. E ainda falam que não são comentaristas de futebol, ok.

    Qualquer torcedor com mais de 2 neurônio entende mais que o doente. O time não cria, todo jogo é pressionado por qualquer timinho. Não é possível alguem ficar contente com o futebol do Corinthians, eu realmente não boto fé.

    Até naquele time de 2005, que tinha uma defesa fraca, mas ganhando os jogos, se fechavam e só mandavam bola pra correria de Nilmar e Tevez, não me chateava tanto. A única época que me chateei tanto de ver o Corinthians, foi com Leão no começo de 2007. Aquele time de Wellington, Tamandare, Daniel Paulista, entre outras beldades, não trocavam 3 passes no campo de ataque e esse time do Tite, ele mesmo falou, faz a mesma coisa!!! o mardito não treina a posse de bola!!! pqp, não sei como alguem defende!!! o grande beneficio é não criar problema com jogadores, que defendam isso!!!

    Nego acha que o Corinthians é o Caxias, ok

    Curtir

    • Professor permalink
      02/24/2012 12:34

      Grande entendedor com milhões de neuronios, voce deve ser um grande fã do Adilson Batista então, o grande responsavel pelo FIASCO de 2010. Se é tao facil assim pq vc nao vira tecnico?

      O time de 2005, individuialmente, era mil vezes melhor do que o time de 2011 , faça-me o favor. E falar que o time de 2005 nao te chateava, ainda bem né, se chatear com um time que tinha Tevez, Nilmar, Mascherano, Roger, C. Alberto, Fabio Costa, M. Mattos… espero que vc nao tenha visto Alcindo , Alex Rossi, Frank Williams, Pia…

      Nego acha que futebol é playstation, ok.

      Curtir

      • André Pinheiro permalink
        02/24/2012 13:46

        nao acho o time de 2005 melhor que o de 2011, o unico diferencial do time de 2005 era o tevez. Nilmar, Mascherano, Roger, C. Alberto, Fabio Costa, M. Mattos temos do mesmo nivel e em algumas posições mais de 1 no atual elenco.

        Curtir

      • Vinicius permalink
        02/24/2012 14:36

        Fabio Costa? hahahahaha foi tão bem que foi reserva ou nem isso em varias partidas. To vendo que manja muito. Mascherano jogou o que, 8 jogos???

        Não sei quantos jogos resolvemos com Abuda e Jo no ataque haha M. Mattos = Ralf

        Carlos Alberto não fez absolutamente nada naquele campeonato. Para ser honesto resolveu uns 3 jogos, vai.

        O resto sim… Mas o resto do time era Edson, Bruno Octavio, Wendel, Betão, Marinho, Seba, Bobo, etc…

        ahahaha Ano passado só tinhamos Liedson, Emerson, Alex, Willian, JH, Ramirez, Morais, Adriano, Danilo, Paulinho, Ralf, L. Castan, P. Andre…. INCOMPARAVELMENTE MELHOR ELENCO, tem cada coisa que eu discuto, que não boto fé.

        Curtir

        • Professor permalink
          02/24/2012 15:15

          pelo jeito vc so nao se “chateou” (me segurando pra nao rir) em 98 e 99 , e deve ter ido no PSJ expulsar o Edilson…. presta atenção no que vc ta falando!

          Curtir

        • Vinicius permalink
          02/24/2012 17:09

          hem?

          aquele time tinha um defesa fraquissima, não tinha como não se chatear com isso. 98, 99 era um tantão melhor, mas era muito novo então não lembro tão claramente.

          O que quero dizer é com esse time não é preciso passar tanto sufoco! parece que to falando como torcedor da Portuguesa, mas não, é como torcedor do Corinthians mesmo!!!

          voce que tá falando bobagem.

          Curtir

      • Vinicius permalink
        02/24/2012 14:44

        Nilmar tambem, chegou depois do meio do campeonato.

        Curtir

    • Pedro permalink
      02/24/2012 13:42

      Vinicius,depois do Título,o Tite se tornou uma espécie de José Mourinho dos Pampas.Um treinador genial.Afinal com esse time ridículo do Corinthians era quase impossível ser campeão brasileiro.O time medonho: Jacaré,Alessandro,Chicão,Castan,Cone,Ralf,Paulinho,Danilo,Alex,Ermiço,Liédson.E no banco: Danilo,Welder,Wallace,Ramirez,William,Edenílson e Jorge Henrique.

      Veja a ruindade do elenco corinthiano.Ninguém aí tem currículo como jogador quem dirá ser convocado para seleção,sendo brasileira ou não.

      Realmente Tite é um gênio.

      Curtir

      • Vinicius permalink
        02/24/2012 14:37

        HAHAHAHA To vendo Pedro. Mas é melhor ficar calado, do que soltar a realidade na cara dos fãs do Tite. To vendo que é melhor.

        Curtir

  13. 02/24/2012 1:31

    Parece realmente que Tite está conseguindo a proeza de dividir os corinthianos em dois grupos, ao menos na internet: os que só se importam com os resultados e aqueles que se importam com mais do que os resultados. A questão é central, não periférica, e, se levada às últimas consequências, tem a ver com a própria definição do que é ser corinthiano. Compreendo os argumentos daqueles que querem um Corinthians que, além de vencedor, vença com sobras, de forma amplamente meritória, jogando sempre em busca da vitória, o tempo todo, digamos assim ( já que raça, outro apanágio do corinthianismo, reconhecidamente não tem faltado ). É lícito também exigir que se extraia mais de quem pode dar mais, “futebolisticamente” falando, e aqui partimos do pressuposto ( esse, creio, aceito universalmente ) de que o elenco é qualificado o bastante para que se exija mais dos boleiros. Assim, aceitando que a questão não é pessoal ( antipatia gratuita com o treinador ), chegamos à conclusão de que os antípodas podem se harmonizar da seguinte forma: Tite consegue dar ao time uma formação que, além de evitar gols e ter consistência defensiva, como ocorre atualmente, seja capaz também de explorar melhor os contra-ataques e “matar” os jogos, sempre que estejamos na frente do placar, sem expor o time desnecessariamente a riscos que, num sistema de mata-mata, como a Cucaracha, por exemplo, podem ser fatais ( seria uma evolução natural, digamos assim, do estágio a que já chegamos, de “futebol de resultados” ). Aí teríamos, acho que todos concordam, o melhor dos mundos. A dúvida que remanesce, aceitas essas premissas, passa a ser a seguinte: É Tite um técnico qualificado o bastante pra isso? E aqui voltamos ao ponto de partida…

    Curtir

    • Vinícius permalink
      02/24/2012 1:44

      Corinthians teve lapsos de bom futebol em 2005, 2006, 2009 e 2010. Não é algo irreal para se pensar.

      Temos uma defesa sólida e jogadores talentosos, é incopreensível o time jogar tão mal.

      Curtir

    • Meia permalink
      02/24/2012 2:11

      talvez a questão principal, que o dono do buteco comentou em algum post passado, é que o titenaccio, por se defender sem a bola, é extremamente custoso (do ponto de vista da estamina) para os jogadores. Seria muito mais eficiente manter a posse de bola (e para isso é necessário não recuar…) mesmo depois do time estar ganhando. Alguém comentou que o Corinthians poderia ter saído com um bom resultado no primeiro tempo se não tivesse perdido tantas chances, mas a questão é que assim que sai o gol, a postura em campo muda e as jogadas de ataque passam a ficar muito mais escassas. Não é pedir demais que o time não mude a proposta de jogo, os meias extremos não joguem tão aberto (pelo menos não na maior parte do tempo), os laterais/volantes não fiquem presos depois do time sair na frente.

      Curtir

    • Thiago Guadalupe permalink
      02/24/2012 9:02

      Antes de demitirem o Tite por sua invencibilidade na temporada, podem esperar uma sequência de 2,3 jogos com a mesma equipe?

      Os profetas do apocalipse já perceberam que foram 10 jogos com 10 times diferentes? E mesmo assim obteve sucesso em todos objetivos até agora?

      O grande BOCA JRS (segundo os colegas) está comemorando até hoje um empate fora contra o fortíssimo Zamora… quem ainda acha que foi mal resultado pega a estreia do último campeão contra o mesmo Dep. Táchira e vê como foi o jogo, ok?

      Enfim, pelos resultados, pelo pouquíssimo tempo de temporada 2012 (esperava estar em 6º no paulista), estou contente com meu time e esperançoso em sua evolução no ano… Agora respeito os colegas que tem inveja do Fla e estão doidos para seu clube virar uma zona e contratarem o Joel Santana… gosto não se discute!

      Curtir

  14. André Pinheiro permalink
    02/23/2012 23:34

    entendam: a critica feita ao recuo do tite nao tem nada a ver com corinthianismo e sim com futebol. como ja foi dito zilhoes de vezes aqui pode ganhar tudo nesse ano, mas eu nao gosto desse futebol que é jogado pq TEMOS UM ELENCO PRA SE APRESENTAR UM FUTEBOL MUITO MELHOR DO QUE SE APRESENTA. exemplo: em 90 nao tinhamos 30% das opções desse elenco e ninguem exigia um futebol melhor do que era apresentado e os caras davam 100% do que podiam, aquilo era o maximo, ou como alguns gostam de falar aquilo era corinthians. esse time nao joga nem 50% do que pode jogar, talvez seja suficiente pra ganhar algum titulo mas eu sou mais exigente que isso.

    Curtir

    • Vinícius permalink
      02/24/2012 1:45

      Willian e JH pelas pontas. Essa é única maneira desse time render com o esquema do Tite. Quando não joga um ou outro, sofremos.

      Curtir

  15. LP_SCCP permalink
    02/23/2012 23:33

    Vcs devem estar de sacanagem ao comparar o futebol do Corinthians de hj com o Muricybol de 4 anos atras. Naquele time era o hernanes chuveirando para os 3 zagueiros empurrarem e fazerem gols em times pequenos. O muricy passou 4 anos la e perdeu TODOS os jogos importantes. Nao q eu ache o time do Tite uma maravilha, mas é piada comparar um time q faz gols das formas mais variadasq cresce nos jogos importantes com aquela aberração.
    Ao meu ver o Tite tem 3 pontos negativos cruciais (o Titenaccio, os escanteios sem punch para contra a taque e a manutencao do JC). Por outro lado tem uma serie de fatos positivos q mais do q compensam esses negativos, sendo o principal deles ter um grupo recheado de estrelinhas na mao.
    Nao sou titemaniaco como fui mano do mano, mas gostaria de saber de quem defende a saida do Tite: quem deveria vir no seu lugar??

    Curtir

    • André Pinheiro permalink
      02/23/2012 23:40

      o time que joga quando o corinthians ta ganhando o jogo apresenta um futebol mais medonho que o do horroroso time do muricy de 4 anos atras.
      acho que nao tem que demitir o tite, o que falta é uma diretoria de futebol cobrar o tecnico para que o time jogue sempre 100% do que pode jogar. nao pode se contentar apenas com a vitoria.

      Curtir

    • Vinícius permalink
      02/24/2012 1:48

      Qualquer um que entenda minimamente de futebol e que não crie problemas com os jogadores. Mas nem sei pq estamos discutindo isso, Tite não sairá e nunca irá mudar. É irrelevante.

      Curtir

  16. Múcio Rodolfo permalink
    02/23/2012 18:52

    Pra falar a verdade o único titulo que eu não comemorei com muita vontade foi o de 2005 – e isto porque perdemos o último jogo para o time bacaninha do planalto central. O do ano passado foi maravilhoso. Maravilhoso porque diziam que iriamos fraquejar na reta final. Maravilhoso porque se formou uma frente ampla contra a gente. O que Flunimed e Vasco fizeram na penultima rodada foi algo que vergonhoso. Maravilhoso porque fomos prejudicados pela arbitragem em cinco jogos seguidos e mesmo assim vencemos. Tudo bem que os profissiionais da midia anticorinthiana vão ignorar este detalhe. Mas foda-se eles. Maravilhoso porque, mesmo tendo um time inferior aos chorolados, aos bambis, aos urubuzentos, ao bacalhau, ao manjubinha, ao chiqueirense (pelo menos é o que falaram em boa parte do campeonato) vencemos. Mesmo tendo um time que não tinha jogadas ensaiadas de bola parada, não tinha um contra-ataque eficiente….vencemos. Ou seja um título na base da superação. Bom se isto não é a cara, ou pelo menos, um pouco da cara do Corinthians……

    Curtir

    • Pedro permalink
      02/23/2012 22:51

      Múcio, o time foi campeão brasileiro no grito da arquibancada.Essa foi a essência corinthiana da conquista.

      O time não era o pior do campeonato,era apenas um time com um técnico de nível inferior a capacidade do Time.O porco tinha um time pior,mas o Felipão sabe ao menos o feijão com arroz.E o Tite já provou que não sabe,vide jogo contra o América-Mg.

      A qualidade dele está na parte motivacional dos atletas.Isso é uma virtude dele.O Abel Braga tido por abutres como um bom treinador,por exemplo,não entende absolutamente nada de futebol.Mas usa a motivação como sua grande arma.

      Sobre 2005,na última rodada o campeonato tava praticamente ganho.Bem diferente do brasileiro do ano passado.

      Curtir

      • Múcio Rodolfo permalink
        02/23/2012 23:30

        1- Vamos começar pelo final. Em 2005 se o chorolado tivesse ganho do Coritiba e a gente tivesse perdido do time bacaninha do planalto central (como de fato aconteceu) o título teria ido para os Pampas. A situação era praticamente a mesma.
        2- Evidente que o grito da arquibancada é importante. Dia desses eu vi um video de um jogador dos bambis dizendo que viu o Pacaembu lotado e sentiu um certo tremor. Mas achar que ali na campanha não teve o dedo do Adenor, que o gaucho não teve nenhuma influência na formação do time…..
        3- Dizer que o Adenor não sabe o feijão com arroz…..Vc pode não gostar do esquema que ele arma, da filosofia que ele adota mas não pode deixar de perceber que ele saber armar o time dele. Em 2004, a gente tinha um time candidato a ser rebaixado e ele levou este time -apenas reforçado pelo Fábio Baiano- ao quarto lugar no CB daquele ano. Três anos antes, ele com um time formado por refugos veio aqui ao Morumbi e nos tirou uma Copa do Brasil batendo o endeusado Luxemburgo.

        Curtir

        • Pedro permalink
          02/23/2012 23:54

          1- O saldo do Corinthians frente ao Inter era de 5 gols seríamos campeões no saldo.Mesmo que o Inter vencesse teria que ser de goleada.E o Coxa fez o gol logo no começo do jogo.

          2- O Tite para o futebol é fechado como um cadeado.Ele não consegue promover variações táticas a equipe durante um jogo.Fora que leva uma eternidade para substituir jogador.Você deve se lembrar do poste do Álvaro sobre esse jogo contra o Coelho.

          3- Cara quando o Tite chegou ao Corinthians,eu gostava dele justamente por causa de 2004.Ele conseguiu perder minha admiração em 8 jogos.E olha que eu gostava do Betão,do Moradei e do Herrera,mesmo com as limitações deles.

          Não se esqueça que no sul,técnico que nem o Tite é rei.Conheci um gremista quando estive no sul,que rasgou elogios ao Tite.Inclusive o colocando num patamar de Felipão,Madureira e Muriçoca (não que eu os considere os melhores).E lembre-se também daquele zagueiro que eu esqueci o nome que falhou feio.

          E Múcio o time de 2004 era um time limitado.Aí entra o fator motivação que eu disse antes.

          Curtir

  17. Múcio Rodolfo permalink
    02/23/2012 16:41

    1- O problema de um argumento é que se vc apela para o exagero vc o desqualifica. Esta é a minha opinião. Então, dizer que o o time jogou contra o Chiqueirense postando os 11 jogadores dentro da sua área…..Ora. Pra mim, oi um jogo equilibrado. Se o chiqueirense teve a tal bola na trave, o Corinthians também teve suas oportunidades. E se o juizão desse o penalti em cima do William, a história teria sido diferente. Pra mim o Adenor jogou com o regulamento debaixo do braço. Fez o que o Madureira fez em 98, o que o Oswaldinho fez em 99, o que o Mano fez em 2009……
    2- O esquema tático de um treinador tem uma grande influência na construção de um resultado. Mas vejamos a final de 2011 contra os Manjubinhas. Em tres oportunidades, o Bruno César teve a bola do jeitinho para disparar contra a meta adversária e não o fez. A culpabilidade é apenas do treinador?
    3- Pra mim pensamento bambi é desvalorizar determinadas competições só para disfarçar que não sente a perda de determinados títulos. Exemplo: pra eles não tem importância perder a final de um paulistão pra gente, afinal não é a dita cuja mesmo. E é bambinismo ficar contando vantagem por ter um estádio próprio, faturar não sei quantos milhões com venda de jogadores…..

    Curtir

    • 02/23/2012 22:39

      1-Você, mais do que ninguém, sabe que a minha crítica ao Tite é na estrutura de jogo e nas substituições sem sentido.

      Titenaccio, (=Tite+cadeado), que nem é expressão minha, cai como uma luva.

      No verbete da Wikipedia, o Catenaccio é definido como o sistema em que você faz 1×0 e tenta segurar o resultado.

      Pô, isso é o Titenaccio!

      Só que, Helenio Herrera é um Deus para a torcida do Inter.

      Curtir

      • Meia permalink
        02/24/2012 2:03

        se o titenaccio ganhar a libertadores ele se torna um Deus aqui também!

        Curtir

        • Morgana permalink
          02/24/2012 9:52

          Possivelmente, exaltaria o cara que fizesse o gol do titulo. Por aqui, Tecnico com ares de divindade, so o Osvaldo Brandão mesmo

          Curtir

  18. Celso 1° permalink
    02/23/2012 16:32

    Os defeitos do time continaum, ontem melhorou um pouco a criação com a subida do Fabio Santos.Quando o meio de campo se aproxima dos laterais e do ataque a coisa anda, mas se ficam isolados e não recebem a bola dos volantes fica tudo difícil.Em alguns momentos vimos toque de bola, mas isto ficou alternado com fazes de recuos ala caxias.
    Depois do titulo muitos torcedores não querem discutir mais tatica, “fomos campeões” só sabem falar isso e quem faz criticas contrutivas é ofendido por muito daqueles que detonavam o jumentite pelos mesmo erros que ele comete hoje.

    Curtir

  19. Múcio Rodolfo permalink
    02/23/2012 16:10

    Dizer que os jogos do Corinthians não têm graça é de uma heresia…………A impressão que se tem lendo alguns comentários é que os jogos do Corinthians são iguais os 90 minutos e os acréscimos. Como se o time não criasse oportunidades de gol. Como se não pressionasse os adversários. E a impressão que se tem é que todos os jogos do Corinthians são iguais. Ontem o time mesmo depois de ter marcado o gol, continuou criando oportunidades. No segundo tempo, é verdade, recuou e a Lusa tomou conta do jogo. Mas, sem criar grandes perigos……Mas contra os bambis, o time continuou pressionando.
    Tem gente dizendo ai que preferia os jogos de 2007. Para os masoquistas de plantão eu sugiro os da Taça João Havelange de 2000 ou os jogos do Timão de 2004 sob o comando do Oswaldo Oliveira. Ah tem também os jogos de 2006 quando a crise com a MSI atingiu o ápice. Eu considero positivo o estágio atual porque temos um time que corre, que briga, que não se entrega, um time aguerrido, que se impõe ao adversário, um time dificil de ser batido e não uma presa fácil como andaram dizendo por ai. Evidente que as vezes me preocupa ver o time recuando e colocando o placar o risco, mas quando eu me lembro que isto já aconteceu com times melhores e com técnicos mais competentes eu encaro como algo nada “aberrativo”.
    Com relação aos jogadores, onbtem eu achei o Weldinho mais solto. Fez boas jogadas pela direita. Apoiou bem. Não comprometeu no setor defensivo. É um jogador que precisa se firmar, mas tem potencial. E vamos lembrar que naquela arrancada inicial do CB 2011 ele mostrou um bom futebol. O outro que me agradou foi o Fábio Santos que foi execrado por muitos -inclusive por mim- quando foi contratado, mas que vem de certa forma mostrando que não é um pereba totalmente inútil. É um que me parece estar sentindo a camisa menos pesada quando atua.

    Curtir

    • Thiago Guadalupe permalink
      02/23/2012 17:00

      Concordo totalmente sobre essa história de que ver os jogos do Corinthians hoje não tem graça?! Heresia total!

      Curtir

    • Pedro permalink
      02/23/2012 17:18

      Tava faltando você para defender o “José Mourinho dos Pampas”.

      Múcio,você aparenta ser bem mais velho do que eu.Posso estar errado mas creio que tenha visto 76 e 77.Viu na integra o Doutor e a Democracia.Sério mesmo que você que viu na íntegra times do Corinthians que eram Corinthians na mais pura essência acha positivo essa postura de segunda divisão do futebol gaúcho do time do Tite?

      Múcio,de que adianta pressionar se depois que faz um gol o time recua como se fosse o Barcelona o adversário.Quando digo presa fácil é porque qualquer time com um bom contra ataque ganha do Corinthians.Até porque,a Lusa ontem só não diminuiu porque nossa linha burra conseguiu ser menos burra que os atacantes lusitanos.

      Outra coisa,heresia é treinador do Corinthians entrar em campo para empatar em um Derbi que vale campeonato.

      Curtir

      • Thiago Guadalupe permalink
        02/23/2012 17:38

        “qualquer time com (sei lá o quê)… ganha do Corinthians??? Cita um que ganhou uma partida oficial esse ano amigo… ah, vou dar de desconto pra você jogos com reservas, juvenis… ah pode pegar o time junior também… tá virando bricandeira isso aqui hj! Tem mais anti do que corinthiano aqui só pode!

        Curtir

        • Pedro permalink
          02/23/2012 18:03

          Campeonato Paulista não serve de base pra nada quando se trata de nível técnico.E mesmo assim o gol de empate do Mogi saiu numa jogada de contra ataque.

          Sério mesmo que você acha que empatar no último minuto contra o ridículo time venezuelano é um bom resultado?

          Anticorinthiano agora é quem não concorda com essa postura de que ser campeão é o que importa?

          É,parabéns Andrés você acabou com a Fiel Torcida.

          Curtir

        • Múcio Rodolfo permalink
          02/23/2012 18:25

          Perá lá Pedro. Nesta relação de jogos sob o comando do Adenor tem mais jogos válidos pelo CB do que pelo Paulistão. E mesmo assim, os números são positivos. Mostrando que o time não é uma presa assim tão fácil. E pelo que me parece apenas dois clubes neste período conseguiram ganhar do Corinthians jogando no contra-ataque: o Figueirense e o Botafogo (ambos no Pacaembu). Então, não é qualquer time e não é em qualquer circunstância que um time vem e ganha assim da gente. No CB do ano passado, o Corinthians foi um dos que mais oportunidades de gol criou (de acordo com um desses sites que contabilizam estas coisas), foi o time que mais vitórias obteve e foi o segundo melhor atraque. Se esses são números de um time de segunda divisão do Gauchão, o nível de lá é bom demais. Pra mim o Adenor preza mais o setor defensivo, mas isto não significa que ele addique totalmente do ataque. Ah eu prefiro tratar um Xv de Novembro de Piracicaba como se fosse um Barcelona da vida a ter uma empáfia de um Roberto Carlos que um dia declarou que não se via sendo elimiando por um Tolima.

          Curtir

        • Pedro permalink
          02/23/2012 18:52

          Múcio,o Thiago quis dizer sobre esse ano.No ano passado,o time tomava mais gol nas bolas paradas e nas cagadas do JC do que propriamente de contra ataque.

          E quando eu falo de contra ataque tem a ver com a péssima linha burra organizada pelo time do Corinthians.Se pegarmos um time que saiba explorar essa nossa falha fudeu.E verdade seja dita só não perdermos do Táchira porque o bandeira anulou o lance.Um ato de extrema coragem diga – se.

          Uma coisa é desdenhar,outra é não se impor.E o Corinthians não consegue se impor nem contra o Táchira,quem dirá um Boca da vida.E o pior é que tem time pra isso.

          E sobre esse cara aí que você citou.Favor não lembrar que esse cara um dia vestiu a camisa do Corinthians.

          Curtir

    • Anderson permalink
      02/23/2012 19:01

      01
      Um cara que fala que “o jogo do Corinthians não tem graça…” (ui!) não pode ser chamado de corinthiano.
      Não é.
      É outra coisa, que talvez ele nem saiba o que é.
      Deveria fazer análise ou meditação, para conseguir liberar a borboleta que está dentro dele.

      02
      Evocar os times sagrados de 76 e 77 para defender o xilique com o atual campeão brasileiro é erro crasso.
      O time atual é um dos mais parecidos, desde então, com aqueles times: sem grandes estrelas, raçudo, capaz de feitos dos quais a quase totalidade da imprensa e dos não-corinthianos duvida.
      Isso é Corinthians.

      03
      Para quem critica técnicos gaúchos:
      OSWALDO BRANDÃO (o missivista com crise de personalidade nem deve saber quem foi…) era gaúcho.
      Foi mandado embora do cargo de técnico da seleção porque o seu jeito de ser, dentro e fora de campo (meio gauchão/meio paulista, comia macarrao com arroz e ovo na concentração), não era tolerado pela cúpula da CBF.
      Saiu a despeito de haver conquistado o Torneio do Bicentenário dos EUA (contra Itália, Inglaterra e EUA), com um retrospecto de 22 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas. Em seu lugar, entrou o carioca, flamenguista, bem educado, capitão do exército Claudio Coutinho.
      Brandão veio para o Corinthians no início de 1977. Preciso continuar a história daqui para a frente?

      04
      Por fim, uma pergunta:
      O que faz a torcida do Corinthians diferente de todas as outras (e o Corinthians maior que todos os outros) é o fato de apoiar o seu time mais do que as outras apoiam os seus respectivos, ou o fato de criticá-lo tanto quanto (ou mais) do que as outras criticam os seus?

      Saudações Corinthianas.

      Curtir

      • 02/23/2012 22:29

        01 A vá que você não entendeu o que ele quis dizer…

        Curtir

      • eugenes permalink
        02/23/2012 22:33

        sensacional, é isso ai!! e comparar o time atual com o de sócrates… completamente sem cabimento, simplesmente porque… nao tem socrates!! meus caros, jogador como socrates, garrincha, zico, da guia, sem falar em pelé… aparecem poucas vezes na história de um clube. só isso. e nao falo de robinhos ou de rais da vida, falo de craques MUITO acima da media. alias, neymar tvz esteja no segundo grupo, tvz no primeiro…

        Curtir

        • eugenes permalink
          02/23/2012 22:35

          tb pode-se acrescentar nesta lista de grandes craques o ronaldo, que teve uma trajetória curiosa, gordo, fora de forma, em fim de carreira… se aposentou no timão, mas se identificando demais com o time e ganhando titulos. hoje, pode-se dizer que o gordo foi um dos grandes idolos da historia do clube.

          Curtir

  20. 02/23/2012 15:43

    Eu queria entender em que exatamente estão se baseando pra dizer que há pessoas aqui criticando jogador sem ter visto a partida. Eu sinceramente nunca vi ninguém aqui falar algo do tipo “não assisti ao jogo mas acho que fulano foi mal”.
    Quanto ao treinador, não critico quem defende o Tite, até porque eu também não vejo ninguém melhor do que ele no mercado. A questão é que, com esse elenco, é inegável que poderiamos jogar um futebol melhor, e vencer as partidas sem o sofrimento ao qual nos habituamos. Esse negócio de achar que “ganhando, tá tudo beleza”, pra mim não cola.
    E já que fizeram até referência aos bambis no que diz respeito a cornetagem, eu faço outra: Muitos enchem a boca pra dizer que os times do SPFC que venceram 3 Brasileiros seguidos jogavam um futebol pragmático e feio, e é claro que isso tem um tom de crítica que no fundo visa desvalorizar as conquistas. Se a gente se julga diferente, por quê ser a favor de um futebol semelhante, só por estar (por enquanto) obtendo sucesso?

    Curtir

    • Thiago Guadalupe permalink
      02/23/2012 17:06

      Eu já vi isso aqui sim. (Ah eu tava num sei onde não vi o jogo direito mas Danilo, Wiliam, FS, Alessandro e não sei mais quem “não presta”!) Repare que são sempre os mesmos.

      Não se dá a chance para os jogadores evoluírem, melhorarem… por conta dessas temos que aguentar JC no nosso gol, qualquer um que chega e joga um jogo já é expulso do time! (Aliás teve goleiro que não chegou nem a entrar em campo e só tinha Boca e Copa do Mundo nas costas)

      Curtir

  21. Cesar Augusto permalink
    02/23/2012 15:00

    Os jogos do Corinthians estão cada vez mais chatos, apesar das vitórias. O time não me dá prazer nenhum. Só assisto, graças ao fanatismo.

    Vence, é verdade, mas sempre baseado na lei do mínimo esforço, consagrada com o recuo exagerado da equipe após os gols. Eu entenderia o recuo, desde que tivéssemos um contra-ataque eficiente. Não temos. Eu entenderia o recuo, desde que matássemos a partida. Dificilmente, o Corinthians demonstra ambição ofensiva. Faz 1×0 e recua e, sempre, corre riscos de sofrer o empate. No campeonato paulista, até funciona. Em outros campeonatos mais fortes, essa tática é temerária. O ideal é jogar, ao menos, para fazer 2×0 e, aí sim, recuar e contra-atacar, pois o jogo está praticamente definido. No jogo de ontem, em específico, corremos riscos. A sorte é que a diferença técnica entre as equipes é abissal, mas a postura da Portuguesa foi louvável. Em momento algum, teve medo do Corinthians.

    O Alex vem jogando muito mal. Não acerta nada. Nem escanteio. Mas, reconheço que está sendo prejudicado pelo esquema Titeano, que deixa o meia-central bastante isolado.

    O Danilo, por outro lado, vem muito bem. É extremamente inteligente, taticamente, razão pela qual entendo ser difícil tirá-lo da equipe.

    E Ramirez tem muita qualidade. Pode ser titular, sim.

    Ontem, diante do marasmo da equipe, pensei numa escalação mais ousada. Uma espécie de 352 com variações para o 361 ou 343, apenas para abrir o debate. Não precisa ser uma escalação usual, mas pode, de vez em quando, ser uma opção.

    Eu sei que é uma escalação a la “Pardal Batista”, mas vamos lá:

    JC
    Chicão, Castan e Ralf;
    JH e Alex, pelas alas;
    Paulinho, Ramirez, Douglas e Danilo;
    Liédson;

    Seria mais emocionante.

    Curtir

    • 02/23/2012 15:53

      O grande problema do recuísmo do Tite é exatamente esse. Não é estratégico, visando explorar contra-ataques. É apenas fruto de excesso de cautela e, como vc bem disse, pouca ambição ofensiva.

      Curtir

    • Thiago Guadalupe permalink
      02/23/2012 17:26

      Pessoalmente, nem jogo de botão que tenha escudo do Corinthians no meio é chato de ver. Dos apenas 10 jogos na temporada, todos que realmente importaram acho difícil serem rotulados como “chatos”, contra: São Paulo, Dep. Táchira e Portuguesa.

      Jogos que o time se entregou o tempo todo, literalmente até o último minuto, marcou em cima o adversário e correu muito… como diz o professor “ralou a bunda no chão”! Aliás culturalmente não era essa a exigência da torcida corinthiana?

      Queiro deixar claro que não considero nosso time perfeito, mas esse papo hoje de que é chato ver o Corinthians jogar é muito extremista (na minha visão).

      Curtir

      • 02/23/2012 22:33

        Foram 30 minutos insuportáveis contra a Lusa no 2º tempo. Não se cria nada, não se arma um mísero contra-ataque: é o time inteiro na defesa.

        Olha que eu sou defensor da tática defensiva quando convém, mas, num jogo fácil, basta colocar 1×0 no mais miserável dos times que já tá todo mundo lá recuado na defesa. É radical de mais. É chato sim.

        Mas nosso fanatismo nos põe grudados na TV.

        Curtir

    • 02/23/2012 18:55

      Nessas de mudar o time, imaginei uma saída mais conservadora, mas mais pra frente. Um 4-2-3-1 bem parecido com o atual, mas trocando duas peças: Ralph e Chicão formam a zaga, Paulinho e Danilo ou Ramirez viram os volantes. A zaga fica muito mais rápida, adiantasse a marcação e os dois volantes têm noção tática para ir um de cada vez pro ataque, ajudam, a armar, aumenta a posse de bola. No 3, Alex-Douglas-William – o último pelas duas últimas partidas – e Liedson na centroavância.

      Curtir

    • Vinicius permalink
      02/24/2012 11:31

      Time até hoje não tem padrão, um absurdo. Não treina posse de bola.

      Curtir

  22. Felipe permalink
    02/23/2012 14:53

    Esse Corinthians não brilha, mas luta e ganha (quase sempre).

    É o Corinthians que eu gosto.

    Os jornaleiros esportivos quase não têm o que falar da gente:

    Líderes do Paulistão, invictos, 7 vitórias e dois empates (85% de aproveitamento), saldo de 9 gols, só 3 gols tomados (média de 0,33 gols por jogo – fantástica).

    Na Libertadores, conseguimos um bom empate fora (um dos melhores resultados, consideradas todas as estréias de clubes brasileiros).

    Ah, sim: somos os campeões do Brasileirão mais emocionate e difícil da história, liderando a maior parte das rodadas.

    Sem falar no octa na Copa São São Paulo…

    Como diria aquele velho treinador:

    Estão tendo que nos engolir!

    Curtir

  23. Marcus permalink
    02/23/2012 14:09

    Estou no Rio ainda em Carnaval e não consegui ver o jogo em lugar nenhum. Tive que ficar com o Fla x Vasco. E vi que o Felipe espalmou duas para os pés dos atacantes, o WL jogou por 3, o Dedé por 4.

    Se me entenderam, é esse o diferencial do Coringão atual, superior à maioria dos outros times, não temos destaques individuais, temos um coletivo.

    Méritos para o Mano, que instituiu esse espirito (coisa que Tite I não conseguiu e Adilson quase perdeu).

    Um time (a coletividade unida, blá blá blá) nas mãos de um técnico retranqueiro é, para mim, melhor que um bando nas mãos de um amante do “futebol arte”.

    Melhor será quando aproveitarmos um pouco da filosofia do Parreira e usar o meio de campo para oferecer opções à frente. Bem. Não será com o Tite.

    Tite ou não, os resultados serão de 1/2 a zero, com a retranca, feios, e a vida vai, rumo ao sexto campeonato brasileiro. E eu gostcho.

    Abraços,

    Curtir

    • Marcus permalink
      02/23/2012 14:31

      Estive escrevendo sem ler as outras portagens e não estou tomando partido de ninguém.

      O Coringão não é caracterizado por goleada ou ausência delas, mas pela abnegação ao jogo. Esse espirito o Time de Tite tem.

      Eu pessoalmente adoro futebol de resultado. Vencer é sempre melhor que empatar que é preferível a perder, óbvio.

      Se conseguir golear melhor, mais saldo de gols, mas futebol arte é um termo que tenta nos redimir de alguma outra frustração como nação e não se aplica a esporte.

      Abraços,

      Curtir

  24. André Pinheiro permalink
    02/23/2012 12:48

    hoje em dia temos duas opções, se voce quiser ver um belo jogo com o corinthians em cima o tempo inteiro torça pra que o corinthians nao faça gol no primeiro tempo, ou entao se o gol sair de cara faça como eu va durmir no segundo tempo. ah como eu queria o meu corinthians de volta.

    Curtir

  25. Elias Junior permalink
    02/23/2012 11:02

    Álvaro também não gosto do empaTite.

    Mas admitamos: Está fd pra desbancar o cara! OTimão não perde (sem contar o amistoso contra a Lusa), já são quantos jogos invicitos?

    E três gols tomados em 9 jogos é uma pt média positiva. Ainda se contarmos que houveram revesamentos de jogadores…

    Agora teve um lance que fiquei desesperado ontem, quando o Ralf caiu com a mão no joelho… Putz… O Cara está um monstro na marcação e não temos reserva pra ele.

    Ramirez, Willian, JH, Douglas, Adriano, Marquinhos, Edenílson… Que banco hein?

    Curtir

    • 02/23/2012 11:07

      Sim, mas quando ele vai jogar na Venezuela, escala o time sem criação… Esse é o Tite, que como diz o Thiago aí embaixo, toma decisões erradas durante a partida (e antes também) com muita facilidade.

      Curtir

  26. eugenes permalink
    02/23/2012 10:27

    vou tentar sintetizar a opiniao sobre tite. o time hoje nao é nenhuma maquina de jogar bola, nao encanta, e de fato NUNCA goleia ou dá espetaculo. futebol arte? isso esta lá nas Sereias da Vila hoje em dia… Mas apenas porque o mala do neymar é um tremendo jogador, fora de série… mas o corinthians hoje tem INEGAVEIS vontade, foco e determinaçao como manda a tradição… e nao vontade de golear ninguem, mas de ganhar jogos e ser campeão. Esse foi o grande problema do jogo contra porcos ano passado. estava tao facil ganhar o titulo, contra um adversario franco atirador, que os jogadores (e tecnico) sentiram, entraram nervosos… NAO acho o tite perfeito, meus caros. Como tb nao acho ele inferior a qualquer outro tecnico do futebol brasileiro atual. agora, trocar o tecnico por qualquer outro, agora!?! vcs só podem estar brincando, isso sim seria uma TREMENDA cagada!!!!!! porque tite conseguiu fechar esse grupo. e um grupo com a folha salarial do corinthians, e inchado, nao é facil se “fechar”. pq boleiro é bixo egocentrico a beça. o tite conseguiu, teve o merito disso. entao é hora de dar merito pra quem tem, e torcer pra ganhar uns dois titulos esse ano. é possivel mantendo a tual pegada, já que Sereias e Corinthians sao os dois melhores times do brasil atualmente.

    Curtir

    • Pedro permalink
      02/23/2012 11:09

      Eu concordo que o Tite,em tese,tem o grupo em mãos,mas o problema não é esse.Por mais que ele consiga controlar o ego dos jogadores,é muito nítido o desconhecimento do Tite em termos táticos do futebol.Se prestar atenção os erros são os mesmos do ano passado.Pode ver que no Inter ele não durou muito,e foi demitido numa reta final de campeonato brasileiro.

      O problema é que na hora do vamo vê,esse time arrega junto com o técnico.Aquele jogo contra i traditori valia mais do que um campeonato,valia a memória do Doutor.E o time jogou pra empatar.

      Time do Corinthians que entra em campo num Derbi buscando empate,merecia apanhar de cinta,e de preferência pelas mãos de Neco.

      Não se esqueça também da final de campeonato com apenas três chute a gol…

      Em tempo: Eu não ti chamei de bambi não,eu quis dizer que essa era uma forma de pensar típica de bambi.O pior é que essa também é a forma de pensar da diretoria do Corinthians…

      Curtir

    • 02/23/2012 11:17

      Eugenes,

      Talvez você não acompanhe o blogue há muito tempo, mas o Muricybol é das coisas mais esculachadas por aqui.

      Nossa debate no boteco é mais completo: analisamos a estrutura de jogo antes dos jogadores. Do consenso sobre a forma de jogo é que vem a crítica. É natural que existam elogios e críticas pontuais, mas elas não são a base de tudo.

      O Titenaccio funcionou e eu acredito que muitas equipes começarão a imitá-lo no próximo brasileiro.

      Só que eu acho um sistema horroroso, cheio de falhas. Como era horroroso e cheio de falhas jogar no 3-5-2 tricampeão do Muricy.

      Curtir

      • eugenes permalink
        02/23/2012 12:21

        alvaro, abraços. concordamos com uma coisa – o sistema titemania funcionou. como o muricibol funcionou. tb nao me veja como um fã desses estilos, ok? apenas entenda que, na minha visao de TORCEDOR até a raiz, trocar tecnico agora seria uma burrice futebolistica inenarravel. também nao me veja com uma visao “romantica” do futebol, ok? acho mais “bonito” assistir ao santos jogar do que ao corinthians, meu caro. mas torco pelo curintiá. e nao defendo a volta do futebol arte de forma romantica… futebol é que é, e é algo que vai mudando… minha visao do futebol como esporte é antes PSICOLOGICA do que TATICA. e, ao contrario de aparentemente todos voces, considero o Homem (o jogador, e o grupo) mais importante do que a tatica. é o esporte aonde mais se vê isso, esse imponderavel. a proposito, sou o jornalista que entrevistou o sanchez pra revista playboy hehehe só o seguinte – achei que aqui encontrei mais “guerra de egos” que no elenco corintiano!! bem diziam que cada brasileiro era um tecnico de futebol!! eu nao sou técnico, sou apenas um diletante e um torcedor.

        Curtir

      • Vinicius permalink
        02/24/2012 11:25

        Eu discordo um pouco, Alvaro. O Muricybol se impunha. Lembro de inumeras vezes que jogando fora de casa, os bambis saiam na frente com 1 , 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Só olhar as campanhas de 2006 e 2007, a diferença para o segundo colocado era grande.

        Como deveria ter sido a nossa ano passado. Porque tinhamos um time muito melhor, com Liedson, Emerson, Adriano, Morais, Danilo, Alex, Ramirez, JH e Willian como opções. Enquanto as do Vasco eram Elton (!!!), Alecsandro, D. Souza e E. Luiz. Não precisa nem se extender muito.

        Curtir

  27. Thiago Guadalupe permalink
    02/23/2012 10:12

    Falando do jogo:

    1) O RENEGADO 1 – para tristeza do Alvaro, Wiliam é nosso atacante em melhor forma física e técnica, provou isso mais uma vez ontem e, por justiça, deve ser titular… enquanto Liedson, Emerson e Adriano se arrastam em campo.

    2) O cara é tão injustiçado que comparam ele aqui nesse blog com o Gilsinho, como se ele não tivesse contribuído em nada o ano passado. Aliás ele era titular nas 10 primeiras partidas do BR-11 e jogando bem, só pra refrescar a memória: Corinthians 1 x 0 Internacional.

    3) O RENEGADO 2 – quando ficam aqui cornetando sempre os mesmos jogadores, sem ao menos ter assistido o jogo começo a achar que tem colega que gosta desse esporte (favorito entre bambis e porcos). Tinha muita esperança em ver um elogio para o FS aqui hoje mas infelizmente ele é um da lista dos excluídos… quando jogam bem ninguém fala nada… quando jogam de forma regular descem o cacete. Enfim, FS fez uma boa partida ontem, bem na defesa e no apoio… vou perguntar novamente: quals laterais no Brasil estão jogando muito mais???

    4) O 12º JOGADOR – Cachito Ramirez é o reserva mais titular do time, vem entrando muito bem e dando boa dinâmica no meio. Só não aguento quando o Adenor inventa de coloca-lo como único armador centralizado, aí não é a dele.

    5) Sobre o time e a discussão dos colegas, não sou tão pessimista a ponto de não reconhecer o trabalho do Tite, que montou uma defesa segura que raramente toma gols. E esse ponto de ter o elenco (grande e qualificado) na mão também é verdade. Agora, por outro lado, não me sinto obrigado a aceitar todas as suas decisões… principalmente táticas ao longo da partida (seu ponto fraco). Hoje não trocaria de treinador, até porque o time está invicto na temporada.

    T+

    Curtir

    • eugenes permalink
      02/23/2012 10:41

      Agora sim, um comentario que considero sensato!! Inclusive sobre ramirez! é facil dizer que x ou y tem que jogar, mas só é possivel dizer isso vendo x ou y jogar, de fato, ou…. assistindo a treinos! Se nao, é cornetagem pura! O ramirez tem entrado, e jogado bem. Tb discordo de opcoes do tite, nao acho ele perfeito mas… trocar tecnico, nessa altura, seria um suicidio! A guerra de egos no elenco ia aflorar como mato tiririca. Enfim, assino embaixo linha por linha! Abracos!

      Curtir

    • 02/23/2012 11:05

      1) Eu sempre achei que ele serve como atacante reserva. Fato é que se trata de um jogador de pouquíssimos recursos técnicos, mas bastante brigador.

      Não vejo como ele pode continuar barrando o Ramirez, que provou também ser capaz de fazer gol de rebote.

      3) Acredito que você está se acostumando ao FS… É diferente. Mas existe uma crise mundial na lat. esquerda.

      4) Sim, o Titenaccio segura bem o resultado. Só é um drama quando ele toma o gol ANTES e tem de correr atrás. Aí ele tira meia para por o JH ou começa o jogo sem meias, como na Libertadores.

      Curtir

      • Thiago Guadalupe permalink
        02/23/2012 14:03

        1) Ramirez e Wiliam não fazem sempre a mesma função… Ramirez não é atacante nem velocista.

        2) Alvaro, a pergunta é: FS jogou mal ontem?

        Curtir

    • Vinicius permalink
      02/24/2012 11:19

      “vou perguntar novamente: quals laterais no Brasil estão jogando muito mais???”

      isso é argumento pra exaltação de um jogador??? sou muito mais exaltar Ramirez e até Willian, que vêm bem.

      Curtir

  28. Vinícius permalink
    02/23/2012 3:07

    Ramirez tem que ser titular e Tite quer aposentar o Liedson. Sem mais.

    Curtir

    • 02/23/2012 7:08

      Estou preocupado com o Liedson. Ramirez, já deveria ser titular desde o ano passado.

      Curtir

      • Correa Leonardo permalink
        02/23/2012 7:21

        Ramirez neles! Bota o peruano!!!

        Curtir

      • Vinícius permalink
        02/23/2012 10:50

        E o Liedson, cara? Dá dó, rasteja em campo. Fica correndo atras de adversarios, quase nulo e tá sem confiança nenhuma. Acho que ele nunca passou por um momento desse na carreira, pelo menos eu não lembro.

        Curtir

        • 02/23/2012 10:58

          Achei ele displicente, meio desmiolado.

          Curtir

        • Vinicius permalink
          02/24/2012 12:32

          Não acho. Acho que ele tá sem confiança e ferrado fisicamente. Fora que no esquema do Tite, é bem complicado para qualquer centroavante jogar.

          Curtir

    • Felipe permalink
      02/23/2012 15:10

      Aposentar o Liedson???

      Então é para fazer o que com o Adriano?

      E com o Ronaldinho Gaúcho??

      E com o Luís Bambiano???

      Curtir

      • Vinícius permalink
        02/23/2012 20:39

        Faz ele ficar sem função em campo, correndo atras da zagueirada com o joelho fudido. Fora que a preparação dele está um lixo. Acho que os preparadores tem que pegar leva no treino para ele chegar inteiro no jogo. Está moído, para usar uma expressão interiorana.

        Curtir

  29. 02/23/2012 2:23

    Eu não consigo ver esse domínio da dupla Danilo-Alex que vc fala. O que eu acho é que o Alex tá mal pacas, e o Ramirez tá doidinho pra tomar a vaga dele. No mais, o jogo foi o mesmo de sempre, e o único momento de exaltação para mim foi quando o Ralf caiu sentindo dor no joelho.

    Curtir

    • 02/23/2012 7:17

      Acho que o Ramirez deveria pegar a vaga do Willian, mas não no jogo de ontem. Nos jogos mais decisivos.

      Quanto ao Alex, vai um pouco do que você espera do cara. Eu valorizo o cara que vence o marcador e arma as 3 melhores jogadas do 1º tempo. Mas ficou só nisso. O 2º tempo ele virou um JH-marcador pela direita.

      ====

      Se você viu o horroroso Olympique x Inter de Milão ontem à tarde (45,7% inferior a Lusa x Timão), pode ter ficado com a mesma impressão em relação ao Sneidjer.

      Contudo, eu continuo vendo um jogador isolado no meio de 2 marcadores (muito conscientes de que não poderiam dar espaço) e sem alternativas de passe porque os laterais não apoioavam, 3 volantes ficavam presos, Forlan (em partida tenebrosa) não tem movimentação para ser centroavante e o outro atacante é um Willian em má fase.

      Com Alex (ou Douglas) é a mesma coisa. Quando apareceu um lateral no apoio, ele iniciou a jogada do gol.

      ====

      Aliás, foi mal no ManU, tá mal na Inter e fez bela Copa… Vai entender esse tal de Forlan.

      Curtir

  30. Pedro permalink
    02/23/2012 0:45

    O cruzamento foi do Fábio Santos(!!!).

    Tite não vai mudar e isso é fato.Mas o pior mesmo,é que ele vê o amplo domínio adversário e não faz nada para reverter a situação.O time do Corinthians – na mão do Tite – é presa fácil.

    Antes que me chamem de pessimista,é só ver o sacode que tomou o Táchira contra o Cruz Azul – Mex.Duvido muito que o Corinthians na mão do Tite vença com a mesma tranquilidade o jogo no Pacaembu contra os Venezuelanos.

    O Tite conseguiu me fazer perder todo o tesão que eu tinha em ver jogos do Corinthians.Vejo mais porque o fanatismo me obriga.Nem em 2007 foi tão desanimador assistir jogos do Corinthians.

    Curtir

    • 02/23/2012 2:18

      Concordo plenamente. Assisti ao jogo do Cruz Azul contra o Tátira via “piratex” ontem à noite, e o que eu vi foi um bom time meter 4 tranquilamente em outro ruinzinho à beça. A todo momento os comentaristas hermanos falavam da fragilidade da equipe venezuelana, que não conseguia acertar nada. Eu quero ver se na hora do mata-mata essa mentalidade de meter um gol, recuar e se contentar com o resultado mínimo, especialmente em jogos de “ida” em casa, vai permanecer.

      Curtir

    • eugenes permalink
      02/23/2012 2:58

      desanimado!? experimenta uma catuaba com amendoin, malzbier com ovo de codorna e um dreher, que desce macio e reanima!
      como diz o samba, “ai meu fio do jeito que vc tá, só os homi que pode te ajuda…”
      eu discordo completamente.
      o time é campeão brasileiro, lidera o paulistinha e joga forte. vcs estao querendo o que? o barcelona?
      o primeiro tempo hj podia ter entrado uns tres gols. só deu corinthians.a portuguesa (que nao é qq comercial da vida) só se achou no jogo no segundo tempo, mas mesmo assim sem levar perigo – a nao ser em uma c* do julio cesar.
      o time jogou bem, amplo dominio do jogo.
      portanto, outra bobagem, deixem de cornetar gratuitamente o tite. porque o elenco recheadfo de estrelas esta todo comendo na mao dele. e ralando a bunda. nao é nenhuma maquina de jogar bola, nao encanta, mas tem vontade, foco e determinaçao. joga sério, nao desisti nunca. e isso é dedo de tecnico. tite conseguiu fechar esse grupo. nao é facil.
      por que… quem vcs queriam no corintians? luxa? felipao? muricy? caio junior? dorival junior?
      pelamor.
      vamos combinar que corneta gratuita só vale pro julio cesar? pq tem varios goleiros melhores que ele, é fato.
      mas por favor, deixem de cornetar de jogador que vcs mal viram jogando, achando que ele é o salvador da patria, o novo genio da bola, injusticado pelo tecnico incompetente pq nao tem empresario ou nao é da panelinha.
      um exemplo é weldinho, que vcs (bola de cristal?) acham melhor que um alessandro….
      gostaria de perguntar – AONDE??
      por fim, marquinhos gomes, contra a portuguesa que nao é nenhum comercial?
      porque?
      estao querendo arriscar 3 pontos ou acham bonito jogador de base?
      por fim, um a zero é goleada. vale 3 pontos. por mim o time ganha tudo de um a zero e é campeao invivcto de esta de ótimo tamanho.
      estou bastante animado.
      e nem precisei da catuaba.

      Curtir

      • Vinícius permalink
        02/23/2012 3:10

        considero isso, uma mentalidade caxiana (de caxias, sei lá como se escreve).

        Jogamos como o Caxias e isso é fato pra ninguem pra botar defeito. he

        Curtir

        • 02/23/2012 7:28

          Você está sendo injusto!

          Vencendo, acho que o Caxias ainda tenta prender a bola no campo de ataque!

          Curtir

        • Celso 1° permalink
          02/23/2012 16:27

          Mas o caxias tem contra ataque

          Curtir

      • 02/23/2012 7:27

        Eugene,

        Aí futebol fica sem graça!

        O Vilas-Boas está balançando no Chelsea. Eu trocaria fácil, fora que de salário, ele deve receber menos que o Tite.

        Curtir

        • eugenes permalink
          02/23/2012 9:15

          o que nao entendo é o seguinte – voce trocaria um tecnico um tanto defensivista, que joga pelo resultado (concordo – mas ele nao é menos “futebol de resultado” que muricy ou felipao, e isso em seus melhores tempos!) porem um tecnico que esta com o “grupo na mao” (algo dificil, em um elenco com os nomes e “inchado” como o elenco do corinthians…. ) pelo tecnico do chelsea?? trocaria o certo, pelo duvidoso? esta desobedecendo a maxima futebolistica que “em time que esta ganhando nao se meche”…

          Curtir

      • Pedro permalink
        02/23/2012 8:35

        Dreher é bom,cura gripe.Quero ver o senhor tomar Caracu com ovo,em jejum. =)

        Você não entendeu a essência da coisa.A pressão pra jogar contra a Lusa no Pacaembu é uma,a pressão para se jogar um mata mata de Libertadores é outra.

        O Tite se deu super bem contra Figueirense,Atlético-MG,Avaí,Ceará e Atlético-PR.Mas quando chegou o Derbi ele preferiu botar o time inteiro dentro do gol,do que se consagrar e ganhar o Derbi.

        Daí eu lhe pergunto: e se a bola do Luan entrasse,e houvesse delivery no RJ?

        E que me desculpe,mas quem gosta de futebol resultado é Bambi.Aqui é Corinthians.Antes perder tentando ganhar do que ganhar tentando não perder.

        Curtir

        • 02/23/2012 8:48

          Concordo!

          Curtir

        • eugenes permalink
          02/23/2012 9:57

          opa, bambi?! qué isso?? ora amigo, sem ofensas pessoais, por favor! apenas acho que vcs usam a maxima anarquista, “hay gobierno, soy contra” no futebol. o anarquismo pode ser simpatico, mas nao é nada produtivo… NAO defendo o tite aprioristicamente, meu caro… no jogo contra porcos, achei o time MUITO defensivista, uma vergonha ?? sim, um erro, mas achei o time principalmente nervoso. e o tecnico nao conseguiu baixar a bola da ansiedade (dele e elenco)… ai o erro. Mas a questao que coloco é – futebol é coletivo, é grupo. e o tite tem esse grupo extremamente fechado com ele. isso nao vai durar pra sempre, mas esse é o momento. e futebol é momento. e o momento é esse. por fim, sou mais ganhar do que perder. PS_ alguem vai defender Weldinho como a salvaçao da lavoura na lateral depois do jogo de ontem?? Teve ´época que eu pensava que gente aqui assistia aos treinos, inclusive perguntei isso, porque pensei “IMPOSSIVEL FALAREM TANTO APENAS PELO POUCO TEMPO QUE EFETIVAMENTE PUDEMOS VER ESSE JOGADOR EM CAMPO”. Ora gente, falar sem ver, é …. palpite!!

          Curtir

        • eugenes permalink
          02/23/2012 12:01

          “e se…” não ganha jogo. mas acho engraçado alguem que “analisa” algo levando tanto em consideracao o desempenho em um jogo, e desconsiderando tanto o desempenho ao longo de toda uma temporada.
          desempenho em um jogo conta em mata mata ou decisao. vamos ver o desempenho nas finais paulista e principalmente na libertadores esse ano?? só uma coisa. o tite de hoje NAO é o tecnico tampao que caiu na liberta ano passado. nem o corinthians é o mesmo. aquele era o time do ronaldo, do mano. aquele jogo marcou o fim de uma era. e o tite sobreviveu a ela !! nao analiso o ramirez só por aquele jogo, nem o tite pelo derby ano passado. o tite esta no seu melhor momento. o time que montou,(nao o que herdou do mano) também. agora que dá pra saber qual o caldo que ele e a aparente união que conseguiu no grupo podem conseguir. quanto pode o grupo render? jogadores que se recuperam (jh, ramirez), quem entra tenta agarrar a chance (normal), mas quem sai nao reclama… compara esse grupo com o grupo do ano passado. ano passado, na decisao paulista, o corinthians teve medo do santos, por exemplo. tenho o palpite que esse ano não terá. vamos ver.

          Curtir

        • Felipe permalink
          02/23/2012 15:07

          “O Tite conseguiu me fazer perder todo o tesão que eu tinha em ver jogos do Corinthians.Vejo mais porque o fanatismo me obriga.Nem em 2007 foi tão desanimador assistir jogos do Corinthians.”

          Um corinthiano, para falar isso, atualmente, só pode estar sob o efeito de alguma substância heterodoxa consumida no Carnaval…

          Se está careta… que corinthiano é esse?

          E ainda chamou um camarada de bambi!…

          Curtir

      • Gustavo (Ribeirao Preto - SP) permalink
        02/24/2012 16:32

        Vamos mudar a expressão não é qualquer comercial da vida para não é qualquer botafogo da vida, ok?

        Curtir

    • Fabiano permalink
      02/23/2012 10:00

      Já perdi a vontade de ver o Corinthians jogar faz tempo… desde o Brasileiro de 1990 eu comprava uma revista comemorativa (aquela com o pôster do campeão) dos títulos que o Timão ganhou. Desisti de manter a coleção completa no ano passado, depois daquele brochante úiltimo jogo contra os porcos. E esse ano não será diferente…

      Curtir

Deixe um comentário