Skip to content

Timão 2 x 0 Nacional, muita luta, muita determinação, muita vontade. But…

03/08/2012

Num Pacaembu com muito mais pagantes do que presentes (provavelmente o sono venceu o medo) Timão entrou acelerado contra um time padrão despertadores.

Diferente das melhores partidas do Paulista, Danilo marcou o gandula da direita, Alex pelo meio caindo naturalmente pela esquerda e JH na esquerda. Neste posicionamento, Alex e Danilo nem se olharam, mas a coisa foi compensada pela boa novidade da aproximação do JH pelo meio, facilitando o jogo do Alex (notem como o dia amanheceu com menos queixas ao Alex. Tudo por conta de um jogador que se aproximou mais dele).

Adversário veio num 4-4-2 (4-1-4-1, na defesa) limitado a chutes de longa distância e competente apenas no congestionamento defensivo.

Tite, fiel ao seu conceito de futebol, não titubeou e marcou bem atrás, dando um campo exagerado para que o adversário progredisse. Nesse ponto, quem marcava a saída de bola eram eles, nós iniciávamos a marcação na metade do nosso próprio campo (curioso é que quando os jogadores arriscavam a marcação mais alta, sempre roubavam bolas importantes. Mas curioso ainda, o time da arrancada do bra-11 marcava bem alto).

De fato, as duas únicas boas jogadas do 1º tempo ocorram quando Danilo apareceu pelo meio e foi assim o nosso 1×0 perto dos 40 min. Muito empenho que agrada à arquibancada, mas pouco futebol.

Começa o 2º tempo com Timão mais cauteloso e sem força no contra-ataque, mas à luta e determinação continuavam altas, sempre correspondidas pela arquibancada.

O time paraguaio trocou todo o ataque e veio jogar bem torto pela nossa esquerda, o que fez Edenilson marcar o vento 83% da partida. Quando ultrapassava a linha imaginou, Edenilson servia com um bom assessor para Danilo e foi numa dessas que JH merecidamente fez 2×0. Notem dois aspectos didáticos nesse gol: JH entra em diagonal e aparece na pequena área, coisa que não fazia desde a era Mano e Edenilson aparece para fazer a jogada com o extremo pela direita. Se JH insistir em jogar fazendo a diagonal em direção ao gol, além de se tornar uma alternativa de passe para o meia de criação, contribui aliviando a pressão em cima do centroavante e, parafraseando Sir Alex Fergunson, será sempre um jogador mais perigoso do que aquele que marca o gandula.

Apesar da motivação, não jogamos bem — nem sei se essa partida foi a nossa menos pior no ano. Jogamos motivados num estilo gaúcho das antigas. Tite está se lambuzando em estratégias táticas aparentemente abandonadas no futebol: marcação recuada, pontas abertos etc., mas que está garantindo os pontos que podem nos levar à segunda fase.

O que eu vejo de positivo nisso tudo: com poucas mudanças de posicionamento (e olha que uma já foi feita com o JH), a volta da marcação alta e muito treino de triangulação ofensiva, esse time pode crescer muito em curto espaço de tempo.

De fato, a equipe precisa crescer na competição, pois todos vencedores dessa madrugada de 4ª jogaram mais do que nós.

Anúncios
69 Comentários leave one →
  1. José permalink
    03/09/2012 15:08

    Desde que o mundo, a fórmula para se ganhar uma competição disputada em formato mata-mata é simples: EMPATAR FORA E GANHAR EM CASA.

    Portanto – ao contrário do que dizem os anticorinthianos e bestas do apocalipse – o Corinthians titeano é talhado para fazer sucesso na Libertadores:

    Trata-se da equipe que menos toma gols, menos perde e mais ganha partidas no panorama global do futebol brasileiro.

    Se vai ganhar, ou não, a Libertadores-2012, só Deus sabe.

    Mas o Corinthians comprova a cada partida a sua competitividade, e está gabaritado pela conquista de uma competição de nível técnico muito mais elevado e de fórmula de disputa muito mais seletiva do que a Libertadores: o Brasileirão-2011.

    Curtir

  2. 03/09/2012 0:26

    # Depois de ontem, eu me convenci de vez daquilo que vcs costumam falar aqui sobre o Edenilson: o cara realmente é meia. Ele parte pra cima e tenta dribles em muitas situações desfavoráveis, além de ter a manha de meter umas bolas bem difíceis. O cara tem todo o cacoete de jogador ofensivo mesmo. O interessante é que, se lembrarmos bem, quando ele foi contratado para ser o reserva do Paulinho, no ano passado, a gente já discutia se ele tinha condição de exercer esse papel ou não. Nos primeiros jogos do Brasileirão em que ele entrou (contra o Fla lá no Rio foi o 1°), quem saiu foi o JH. Ou seja, a princípio, o próprio Tite o enxergava como homem de lado de campo, inclusive mencionando isso em entrevistas. Como o tempo passou e a gente não trouxe ninguém pra ser 2° volante reserva, ficou por isso mesmo.

    # Acabei de assistir a Godoy Cruz 4 x 4 Nacional de Medellin. Tá todo mundo babando ovo pro Flu, até com certa razão, pela vitória contra o Boca, pra quem os brasileiros adoram babar ovo também, mas eu acho bom começarem a olhar com mais atenção para o time colombiano. Gostei muito do futebol apresentado por eles, principalmente na parte ofensiva. Os caras não mataram a fatura por puro desleixo defensivo e preciosismo ofensivo, ou seja, por apresentarem os típicos comportamentos que caracterizam, por muitas vezes, o futebol da Colômbia. Tem um atacante (um tal de Pabón) e um meia ali que jogam muito. Eles entravam só no toque de bola e envolviam o adversário de tal forma, que dava a impressão de que ia virar baile a qualquer momento. O terceiro gol deles foi de tirar o chapéu.
    O time argentino é bem meia-boca, então talvez não dê pra tirar essa partida como parâmetro, mas de qualquer forma, o Nacional está com 7 pontos e tem o melhor ataque da competição. Já venceu, inclusive, a U. de Chile, tida como o Barcelona da América do Sul na última temporada.

    Curtir

    • Vinicius permalink
      03/09/2012 10:39

      Macnelly Torres e Dorlan0 Pabon. 8 milhões de reais e seriam duas belas aquisições.

      Curtir

  3. 03/08/2012 22:33

    Muita luta e raça!

    É o Timão rumo ao título, mais importante que um clube pode conquistar.

    Entretanto é necessário mais que isso para superar os terríveis argentinos em mata-matas

    E o Santos de Neymar tbém é pedreira. O Flu de Fred é dureza tbém!!

    Boa sorte à nação corinthiana!!!

    Curtir

  4. Leandro permalink
    03/08/2012 22:04

    A transmissão da Globo foi uma aberração.

    No começo, o Cléber Machado era um frisson só, pois “jogo do Corinthians na Libertadores gera muita expectativa”…

    Principalmente, porque “o apoio da torcida pode virar pressão”…

    O Casão, para variar, “fazendo escada” para a secação.

    O Arnaldo, elogiando o árbitro chileno.

    Dizendo que as faltas não marcadas nos jogadores do Corinthians eram porque “arbitragem da Libertadores é assim mesmo, não é qualquer encostãozinho que é marcado”…

    Depois, com a falta de critério escancarada, com o jogador do Corinthians não podendo encostar no adversário que a falta era apitada, com as inversões de falta, com pênalti para o Corinthians não assinalado, o Arnaldo teve que acochambrar e falar “esse árbitro é muito confuso”…

    Com o primeiro gol do Corinthians, aconteceu um anticlimax na narração:

    O tom de voz do Cléber Machado ficou um pouco mais grave, as pausas aumentaram, uma hora ele soltou “a partida não empolga…” O Casão concordou. 30 mil corinthianos, cantando, discordaram.

    Quando o Corinthians fez o segundo gol, a narração acabou:

    Narrador, comentaristas e repórteres passaram a falar de tudo, menos das imagens que eram transmitidas. Falaram de Copas do Brasil passadas…. De generalidades… Parecia uma conversa de elevador… Sobre o jogo que transcorria, quase mais nada, com exceção das críticas duras do Casão ao goleiro do time paraguaio.

    Durante os longos silêncios que se repetiram até o final do jogo, dignos de narração de partida de golfe, dava para perceber a festa da Fiel pela vitória consolidada: “Eu sou do time que vai ser o campeão, ole ole…”, “Aqui tem um bando de louco…”, “Salve o Corinthians, o campeão dos campeões…”, “Saravá, saravá, salve o Santo Guerreiro…”.

    Em suma: a Globo afrontou o telespectador corinthiano, pelo desdém e tendenciosidade com que tratou aquele que é, além de mais importante clube do Brasil, o mais valioso produto esportivo da emissora: o Corinthians.

    Curtir

    • Vinicius permalink
      03/08/2012 22:58

      meu deus….

      Curtir

    • 03/08/2012 23:12

      Depois que nos forçaram a engolir, no “pay-per-view”, ano passado, uma transmissão para São Paulo de Corinthians X Meigo com os entusiasmantes Luiz Carlos Jr e Paulo César Vasconcelos não me surpreendo com mais nada. Acho que a Globo ainda não conseguiu um substituto para o Cléber Machado ( e o Casagrande não entendi até hoje, é um Neto um pouco melhorado – pra falar, pra comentar já tenho dúvidas ). Só pode ser…

      Curtir

      • Pedro permalink
        03/09/2012 8:16

        A cara de choro no final do jogo,tanto do Luiz quanto do PCV,foi IMPAGÁVEL.

        Curtir

    • José permalink
      03/09/2012 15:10

      O Cléber Machado é autor de uma façanha: fazer os telespectadores sentirem saudades do Galvão Bueno.

      Curtir

  5. Alessandro permalink
    03/08/2012 17:41

    Voltamos a ter nossa marcação em alta rotação do Brasileiro-11.

    Nosso time vai evoluir, ontem o time jogou pressionado, era jogo da da Neurose, vínhamos de uma derrota para o lambari.

    O time continua recuado, achei nossa direita com Danilo e Edenilson mais coordenada.

    Nosso lado esquerdo estava embolado com Alex, JH e FS.

    O Alex vai ter que procurar outro espaço no campo, naquela posição e se continuar nesse esquema não tem posição no time(se eu fosse ele, começava a treinar de lateral esquerdo).

    O Douglas em 10 minutos facilitou várias jogadas, no meu time ele é titular, barrigudo, fumando e tomando suas cachaças.

    O Liédson deve ter ficado puto, na hora que entra o Douglas, ele sai.

    Nosso par de volantes é a melhor do Brasil.

    O que me anima era olhar pro banco e ver: Ramirez, Douglas, William e Sheik, fora nossos 02 laterais e o Adriano Maluco.

    O Brasileirão do ano passado é a prova que podemos sonhar com esse título.

    O Elton é pior que o Souza…

    Curtir

    • Fabiano permalink
      03/08/2012 22:26

      Dois comentários:

      1) desde 2009 temos a melhor dupla de volantes do Brasil: Cristian/Elias, Jucilei/Elias, Ralf/Jucilei, Ralf/Paulinho.

      2) O Elton é realmente péssimo…eu, com dois LCAs operados, consigo me equilibrar em pé mais do que ele.

      Curtir

  6. 03/08/2012 17:14

    Temos um time muito bom, com um futebol muito ruim.

    Curtir

  7. Múcio Rodolfo permalink
    03/08/2012 17:00

    Fizemos uma parte da lição de casa. Agora resta ganhar do Cruz Azul e do Tachira em casa. Com mais um pontinho fora é possível levar pelo menos a segunda vaga na chave. Pensamento pequeno? Pode ser, mas nesta competição o que importa é se manter vivo. Em 2010 fizemos a melhor campanha de todos os participantes e caimos no mata-mata com o Flamengo, enquanto teve time que se classificou na bacia das almas e pegou uma galinha morta no mata-mata. Com relação ao jogo de ontem, tranquilo. Ganhamos com autoridade. Não demos show, mas como dizem que dita cuja é guerra e não espetáculo, estámos dentro dos padrões. Mas foi um jogo tão tranquilo que não dá para concluir que com o Edenilson nossos problemas na lateral direita terminaram. Pelo menos deu pra ver o Casagrande lembrar do Zé Maria. Bem melhor vê-lo fazendo isso do que prevendo uma possível tragédia com o nosso time. De resto, o Jorge Henrique errando muito passe, o Alex jogando melhor do que o fez no domingo ; o Liedson com aquela neura de fazer gols, esquecendo-se que a obrigação não é só dele, fazendo com que as vezes ele tente o arremate quando o certo seria o passe ou a assistência; a demora do Adenor para mexer no time, se bem que o Douglas e o Emerson não mostraram condições de jogar 30 minutos.

    Curtir

    • 03/08/2012 17:41

      Esse final é que é preocupante…

      Curtir

    • 03/08/2012 20:42

      É sempre bom jogar a segunda em casa no mata-mata. Em 2010, perdemos porque o Mano não mandou o time pra cima no Maracanã, quando ficamos com um homem a mais. E, também, porque o time tinha sempre a tendência de sair na frente e ser acuado pelo adversário, que muitas vezes chegava ao empate ( no caso do Meigo no segundo jogo, bastou um gol do Vágner Love pra selar nosso destino ).

      Curtir

    • 03/09/2012 8:48

      Na minha opinião, com Alessandro 100% não temos problema na lateral direita. Lembrando que Edenílson não jogou de lateral mas de ponta, pois como vimos nos testes ele não sabe marcar.

      Curtir

  8. Celso 1º permalink
    03/08/2012 13:52

    Ontem,depois de muitos jogos do corinthians(mais presisamente desde aquele bom 1° tempo do amistoso contra o fla) não me irritei muito, jogamos meio que como corinthians(histórico, de verdade), pra vencer mesmo, já que o time depois do gol buscou o ataque, porém sem a devida organização, ja que no comando tem um jumento amuado.
    Achei a saída de bola um pouco melhor, o Paulinho tava com mais liberdade, algumas vezes pegou a bola e carregou coisa que qualquer treinador com 2 neurônios manda sempre um 2° volante com técnica fazer.
    Os meias continuaram abertos, mas com o JH entrando em diagonal a coisa facilitou pro Alex.Quando nossos jogadores de meio se aproximam sempre sai boas jogadas, mas o jumentite inciste em armar tudo em forma da defesa, ou seja meias abertos pra compactar na laeral na hora de defender.
    Liedson, mais uma vez(encurtando sua carreira), correu feito louco marcando, ao invés de ficar posicionado segurando dois zagueiros e com mais chances de finalizar.
    Edenilson foi muito bem, merece ser testado ali mais vezes.Como muitos ja falavam aqui, ele tem facilidade em fazer jogadas nas pontas.Douglas no banco é uma piada de mau gosto, quando ele toca na bola,o geito,a visão, a ousadia ja da pra ver que não pode ficar sem jogar.
    Bem, o adversário era muito fraco, mas o time teve uma postura melhor, quis ao menos fazer gols(e teve até uns 3 lances de contra ataque resultando em finalização ALELUIA!), coisa banal(ainda mais no corinthians), mas que em tempos de jumentite é motivo de festa e comemoração.
    Mesmo com este saco de estrume nas costas(tite), vai corinthians!

    Curtir

    • Celso 1º permalink
      03/08/2012 15:26

      precisamente***

      Curtir

    • 03/08/2012 17:42

      O Liédson ficou isolado marcando meia dúzia de zagueiros, um desperdício. Melhor seria se o time marcasse pressão no campo do adversário. afinal, era o Nacional do Paraguai jogando no Pacaembu.

      Curtir

  9. Cesar Cachaça permalink
    03/08/2012 13:31

    já aconteceu isso outras vezes, o Tite faz uma espécie de motivação às avessas: ele tenta “desacelerar” os caras antes do jogo para não entrarem muito pilhados, nervosos, e o efeito é que os caras entram com menos pegada do que deveriam (explicação para a falta de marcação pressão na saída de bola…). Tem um fator nervosismo-estréia-em-casa também, a ser considerado. Vamos ver se com o passar dos jogos o time consegue equilibirar melhor a vontade e marcação pegada sem se desesperar. O JH jogou ontem de segundo atacante, não de terceiro-mas-que-na-verdade-é-volante-pela-esquerda…O time também teve dificuldade para se adaptar aos critérios da arbitragem (que foi meio tosca).Enfim, longe de ser um jogo brilhante, mas também não foi desastroso…o estilo do Tite é de não se esperar grandes atuações contra times fracos mesmo, não tem jeito.

    Curtir

    • Celso 1º permalink
      03/08/2012 13:55

      precisamente*

      Curtir

    • 03/08/2012 18:05

      Realmente, não foi um jogo desastroso e acho que o time tem condições de evoluir, contudo, acho que a marcação pressão na saída de bola não vai aparecer ou, milagrosamente vem sendo treinada (duvide-o-dó) para ser utilizada quando estamos perdendo.

      Curtir

  10. Mauricio Gomes permalink
    03/08/2012 12:20

    Estava ontem no Pacaembu e como disse , valeu pela luta , Vai Corinthians . Gostaria de compartilhar a escalação do Corinthians na primeira passagem do Burro Gaucho . Jogamos contra o “poderoso” America de São Jose do Rio Preto na estreia do Tevez , festa no estadio dos bambis quase 50.000 pessoas. FABIO COSTA , ANDERSON , WENDEL E BETAO ( 3 ZAGUEIROS ) COLEHO , EDSON , ROSINEI , CARLOS ALBERTO E FINHINHO ( 2 VOLANTES) , GIL E TEVEZ . Ganhamos de 1×0 . COmeçamos com 3 zagueiros e 2 volantes …..o Burro Gaucho trocou o Coelho pelo Marinho ( mais um zagueiro) , o Carlos Alberto pelo Bruno Otavio(mais um volante) e o Gil pelo Jo. OU seja começamos com 3 zagueiros e 2 Volantes e terminamos com 4 zagueiros e 3 volantes. FALAR OQUE ?? A nossa força tem que vim das arquibancadas porque se for depender desse asno tamu fhudido. Douglas e Sheik no Time já .

    Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      03/08/2012 12:42

      Ouvi hoje uma vindo de um rivale: esse sistema funciona para buscar pontos.

      No mata mata com gol fora, ele naufraga se você precisar do resultado (caso você tenha que ganhar de 2 gols)

      Curtir

      • Marcus permalink
        03/08/2012 14:02

        Empate fora e vitória em casa. Essa é formula para ganhar a Libertadores com facilidade. E o Corinthians é o único dos times brasileiros que joga nesse padrão (chato).

        Curtir

        • 03/08/2012 20:29

          Verdade, mas é bom lembrar que empate fora e vitória em casa te dá qualquer campeonato. No Brasileirão, por exemplo, se chegaria a 76 pontos.

          Curtir

      • Múcio Rodolfo permalink
        03/08/2012 17:07

        Os rivais vão usar todo tipo de argumento para reforçar as previsões trágicas a nosso respeito. Pode acontecer? Claro que pode. Como também pode acontecer da gente fazer 2×0 na primeira partida e tornar a missão do adversário uma missão quase impossível.

        Curtir

    • Celso 1º permalink
      03/08/2012 13:57

      É um absurdo um cara desses treinar o corinthians.
      Abrç!

      Curtir

  11. Pedro permalink
    03/08/2012 12:16

    O Edmílson ontem provou por a+b que o lugar dele é do meio de campo pra frente.Houve um dado momento do jogo em que o nosso lateral direito era o Chicão,porque tanto o Edmílson quanto o Paulinho iam pro ataque e deixavam uma avenida no nosso lado direito.Dada a fragilidade do adversário nem houve tanta necessidade assim de marcação,mas contra o Cruz Azul seria suicídio por o Edmílson na lateral.Ele não sabe marcar.

    Sobre o JH,acho que não lembro quando foi a última vez que o vi entrando em diagonal na área.O Tilte finalmente percebeu a importância dessas entradas em diagonal dentro da área.Será?Veremos nos próximos capítulos.

    A melhora do time foi nítida,talvez finalmente o Adenor tenha enxergado como o time do Mano jogava,digo,com os extremos tendo liberdade de movimentação e entrando em diagonal na área.Se eu estiver certo eu paro de chamar o Adenor de Tilte.

    Ps: Você viu a nova do ecad,Álvaro?

    Curtir

    • Celso 1º permalink
      03/08/2012 14:12

      Bem lebrado o Mano.
      Jumentite sonha em repetir aquele esquema do coringão de 2009.Ja citou isso várias vezes, vira e mexe ele volta a citar.
      Essa semana mesmo,numa entrevista o jumentite disse que era pro Jh fazer igual na final de 2009.
      Ele nunca esqueceu do vareio de bola que levou do Mano kkk
      Se ele quiser repetir aquilo, tem que colocar o Douglas no meio, abrir Danilo(ou Alex) de um lado, Sheik (ou Alex)do outro(ambos com liberdade pra flutuar na meia e voltar pra ponta), liberar a saída de bola pelos volante(facilitando a criação ja que a bola chega redonda no meia),destravar os laterias, além de, claro, posicionar o centroavante pra finalizar e fazer pivô.
      O corinthians era um time muito temido, era rápido, bem postado, e isso fazia o adversário não vir pra cima com muitos jogadores, ou seja,nossa ofensividade era uma ajuda ao nosso sistema defensivo, mas o jumentite tem uma visão contrária, ele manda até o centroavante marcar na linha de volante trazendo o adversário pra cima.Este jumentite tinha que raciocinar e entender que atacando vc também se defende indiretamente.
      Abrç!

      Curtir

      • Múcio Rodolfo permalink
        03/08/2012 17:10

        É necessário que o Mano tinha jogadores melhores a disposição: André Santos, Cristian, Dentinho, Ronaldo, Douglas….Talvez se o Adenor contasse com tais jogadores a sua tentativa de imitar o Mano fosse mais bem sucedida.

        Curtir

      • 03/08/2012 18:13

        O jogo do Mano era de mais penetração na área, o do Tite é de mais finalização de fora dela, por isso os jogadores do Mano avançavam mais em direção ao gol (o que é sempre melhor do que jogar muito lateralmente).

        Curtir

    • 03/08/2012 18:11

      Diria que a “volta” do JH era importante para sua própria sobrevivência no Timão e acho que foi decisão do Tite.

      (Não vi o Ecad.)

      Curtir

      • Pedro permalink
        03/09/2012 8:11

        O ecad irá cobrar 300 dilmas dos blogs que colocarem vídeos com música do youtube em postagens.

        Como eu sei que você costuma fazer isso achei que não custava avisar(caso não soubesse).

        Curtir

  12. Mauricio Gomes permalink
    03/08/2012 11:57

    Seguinte …..Parabéns pela luta , ponto. Pelo elenco deveriamos estar jogando mais ….Temos um Douglas no banco que não jogou contra o Santos e ontem entrou aos 34 minutos . Ridiculo a postura desse cara que se julga tecnico ..Fez 2×0 , põe o Douglas e o Sheik …..só que o fdp não pensa . O time não tem uma jogada ensaiada ….uma jogada de aproximação ….é muito pouco . Dá para ganhar com um pouco mais de qualidade . Porém existe um ser não pensante gaucho no banco . Uma pena .

    Curtir

    • Vinicius permalink
      03/08/2012 12:09

      Danilo morre a partir do meio do segundo tempo, mas Tite parece que se recusa a tirar nosso bom meia.

      Curtir

    • 03/08/2012 18:13

      Deu a impressão, como escreveu o Mucio aí em cima, que nem Douglas, nem Emerson tem pique para 30 minutos.

      Curtir

  13. Vinicius permalink
    03/08/2012 11:21

    Achei que o time foi melhor ontem. Não sei se por instrução do Adenor ou iniciativa dos jogadores, criamos bem mais chances do que usualmente. Vou postar sobre os jogos anteriores e alguns erros inclusive nesse (como a troca de passe entre zagueiros, (por estarem sem saida de bola com os volantes e as laterais congestionadas (unica saida de bola do time)) e os consequentes lançamentos ou chutões).

    Acho que a equipe é difícilima de ser batida por ter vaaarios bons jogadores. Jogadores no banco ou que nem estão no banco que seriam titulares em 90% dos times da Serie A.

    Por partes

    1 – O time é compacto, mas ficam 10 jogadores atras da linha da bola!!! é absurdo isso, inclusive Liedson volta e depois não tem mais forças para compor no ataque. No minimo Liedson e mais um jogador poderiam ficar soltos para fazer o contra-ataque, coisa que não temos hoje. Apenas em ocasiões especificas, muito dificil dar certo nosso contra-ataque, geralmente no tudo ou nada, como contra o Atletico-MG e contra o Mirassol na primeira rodada (gol contra). Não concordo que significa que marquemos exatamente bem, muitas vezes, talvez por esse tanto de jogadores na defesa, nossa zaga se confunde em lances bobos, como contra o Catanduvense, Tachira, entra outros que praticamente colocamos a bola em nossas metas.

    2 – Essa de buscar jogadas pelas laterais, a saída de bola tá completamente equivocada. Se o outro time conhece nossa saída de bola como em alguns jogos do Paulista e contra o Atletico-MG (de novo), eles congestionam as laterais. Ao inves do time sair com a posse de bola com os volantes, essa bola sempre chega para os pontas, de costas para marcação, com dois, tres marcadores. Ou quando os zagueiros se recusam a sair com os volantes e ficam trocando passes, até um resolver dar um lançamento (geralmente chutões, não é a de zagueiro lançar (chicão vez ou outra fazias isso muito bem um tempo atras)). É uma das coisas que mais me irritam nesse time. Qualquer time faz a saida pelos volantes, pode ver. A bola tem que passar pelo meio campo para chegar macia no ataque, é quase be-a-ba. Ainda sobre a saida de bola, quando marcam nossos laterais, a bola, voce sabe, sai com os zagueiros!!! e inevitavelmente eles dão chutões (me irrita para carai), por falta de treino ou mesmo por instrução do Adenor, eles não passam essa bola para os volantes, muitas as bolas vão direta para os homens de frente, mascadas, de costas para zaga, geralmente muito marcados. Essa bola ou faz um bate e volta, ou milagrosamente (vide o gol bizonho do Elton contra o Mirassol) conseguimos manter no ataque e conseguir algo produtivo. A posse da bola realmente melhorou no último jogo e tenho visto o Adenor com um discurso diferente, de que temos de manter a posse de bola. Na minha opinião só faltam mais ultrapassagens, as vezes vejo muitos toques que os jogadores não saem do lugar no ataque. Isso quando não acontece o que eu falei,as saidas pelas laterais ficam congestionadas e os zagueiros ficam trocando passes (na defesa), ate um resolver tentar um primoroso lançamento (Chicão inclusive tem sido mto criticado por isso). Justamente por o time não ter uma boa saida de bola, não tem uma posse de bola de boa qualidade (o que melhorou um pouco no ultimo jogo, um pouco, é verdade).

    3 – E na minha opinião tudo isso, resulta nesse aperto que passamos. Não fazemos muitos gols, muitas vezes passamos sufoco para segurar um resultado contra times horriveis. Temos um elenco muito bom, não era para sofrermos como sofremos. O pior de tudo que vejo, é que tem gente que realmente acha que conseguimos os resultados pelos esquema do Adenor.

    4 – O time ontem era nível Catanduvense, o que me da a esperança de que o time pode jogar melhor inclusive contra os pequenos. Pois acredito que apesar da vitoria (acho que todos concordam comigo), jogamos muito mal contra o Catanduvense que é um time fraquissimos, entre outro times fracos que enfrentamos e ganhamos jogando mal. Ontem, na minha concepção ganhamos jogando melhor do que vínhamos jogando nos últimos, sei lá, 20, 30, 40 jogos. Mas como disse, não sei se foi por iniciativa dos jogadores ou por instrução do Tite, para o time criar mais, dar mais libertade ofensiva, melhor treinamento do time, etc… Espero que tenha sido a segunda opção, torço por isso.

    VAI CORINTHIANS

    ABS

    Curtir

    • Celso 1º permalink
      03/08/2012 14:25

      A saída de bola é um ponto importante em qualquer time de futebol, se ela for bem feita tudo se torna mais fácil(criação pelos meias, contra ataque, posse de bola).
      Nossa saída é péssima, venho também batendo nesta tecla, não da pra ficar só na saída pelas laterias, que ficam congestionadas, ja que todo treinador ja manjou isso do adenor.
      Ontem a coisa melhorou um pouco porque o Paulinho saiu algumas vezes com a bola, mas ainda há muito o que melhorar, o ideal seria os dois volantes terem sempre a função de sair com a bola(o Ralf até um pouco menos) e não ficarem só em linha defendendo(ou o Paulinho aparecendo apenas na hora do abafa pra finalizar como elemento surpresa).

      Curtir

    • 03/08/2012 18:29

      Eu acho que a sensação de jogar melhor veio principalmente pela dedicação dos jogadores, pois o resultado coletivo não foi dos melhores.

      Gostamos do JH retornar às suas origens, mas foi só isso.

      Não foi um futebol que se equilibra com Santos e Fluminense.

      Curtir

  14. André Pinheiro permalink
    03/08/2012 11:07

    eu ainda queria ver nesse time o sheik no lugar do jh e o douglas no lugar do alex.

    Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      03/08/2012 11:14

      O Alex não deveria disputar posição com o Douglas.

      Curtir

      • Vinicius permalink
        03/08/2012 11:23

        Exato. Danilo x Alex ou ate mesmo Emerson x Alex

        Curtir

        • Meia permalink
          03/08/2012 13:52

          acho que mais Danilo x Douglas e Ramires x Alex x Emerson!

          Curtir

    • Mauricio Gomes permalink
      03/08/2012 11:51

      Concordo , Ralf , Paulinho , Danilo e Douglas …Sheik e Liedson .Ontem nao tinha o porque entrar com JH e Alex . É que o animal de tetas gosta de meias que correm o campo todo marcando ….ele odeia jogadores criativos que podem resolver o jogo com um passe.

      Curtir

      • 03/08/2012 13:42

        JH foi o melhor em campo ontem!

        Curtir

        • eugenes permalink
          03/08/2012 19:24

          JH foi o melhor em campo ontem! (eu me pergunto como alguem pode achar que o melhor jogador em campo, ou um dos melhores, “nao tinha qe entrar em campo”…)

          Curtir

  15. 03/08/2012 10:54

    1) Também vi esse jogo diferente do JH ontem, contribuindo muito ao meio e ataque que realmente não ocorria desde o time de Mano Menezes. Foi coisa do Adenor ou do próprio jogador?

    2) A determinação desse time tem que ser elogiada, quanto tempo passamos aqui falando de jogadores sem vontade, time sem tesão, em 2010?

    3) Edenílson achou sua posição no elenco do Corinthians – ponta direita!

    4) Assim como JH, Danilo vem sendo jogador fundamental na Liberta – frio, experiente, a bola se acalma em seus pés!!! (Lembro que até final do ano passado tinha colega detonando Danilo que tem grande importância pra gente desde início da temporada 2010)

    5) Gostaria muito de ver um jogo com Alex-Douglas-Danilo, com Tite não deve passar de sonho né?!

    6) Liedson não fez má partida ontem não, falta abrir a porteira de gols, rs!

    7) Cruz Azul no México, esse é o maior teste da nossa primeira fase. (Aliás acho muito questionável a presença dos mexicanos na Libertadores… sem nenhuma lógica esportiva!)

    8) Sobre o presepeiro do goleirinho deles, vejam: http://espalma.wordpress.com/2012/03/08/o-mao-de-pau-2/

    9) Bolsa de goleiros de ontem: JC (6); I. Don (5) (http://espalma.wordpress.com/2012/03/06/bolsa-de-goleiros-1/)

    Abs!

    Curtir

    • Celso 1º permalink
      03/08/2012 14:44

      Ja que é pra sonhar que tal:

      ——————-Danilo Fernandes—————
      LE————–ZAG———–ZAG—————LD

      ———————–RALF———————–

      DANILO—————-DOUGLAS—————-ALEX
      —————-LIED(adrinao)——-SHEIK———

      Com a linha de 4 defensiva meio fixa, com laterias no máximo subindo até a linha central pra desafogar a saída de bola, com sempre um dos meias alternando e voltando um pouco pra pegar a bola( teriam liberdade ja que o time adversário estaria preso com tanta fera em seu campo).
      Esquema parecido com o do San7os do paulistão de 2010, porém com uma linha de 4 defensiva e 1° volante melhores tecnicamente.

      Acho que o jumentite(caso não fosse cagão) poderia treinar este esquema, não para ser padrão(é mais fácil o mundo acabar rsrs), mas para uma circustância de jogo tipo 1 jogador a mais, necessidade de virada, tirar saldo de gols negativos etc.
      Material humano o treineiro tem demais.
      Abrç!

      Curtir

      • permalink
        03/08/2012 15:49

        Foi contra a catanduvense que rolou algo parecido não? ELes saíram na frente e, precisando virar, o Tite colocou os três meias e deixou só o Paulinho de volante.
        Resultado, dois gols em 15 minutos

        Curtir

      • 03/08/2012 16:01

        Então vamos continuar sonhando…rs! Outra variação que Tite já deveria ter testado:

        Danilo Fernandes
        Alessandro, Chicão, Castan, FS
        Ralf, Paulinho
        Danilo, Douglas
        Alex e Liedson (Adriano)

        Curtir

        • 03/08/2012 18:31

          Que é a minha opção.

          Curtir

        • Marcão Praia Grande permalink
          03/08/2012 19:18

          E assim, o que vcs acham:

          JC

          Chutão – Castan – Marquinhos

          Ralf

          JH (ld) – Paulinho – Douglas – Alex (le)

          Emerson – Liedson

          Nem tanto pelos nomes mas pelas alternativas.
          Acho que seria um time seguro na defesa e muito rápido no ataque.
          Opniões?

          Abraços

          Curtir

  16. Marcus Vinícius permalink
    03/08/2012 10:53

    Não sei se perceberam mas aos 15 minutos do 2º tempo time paraguaio já estava morto. Tava fácil demais o jogo pra nós. A diferença do preparo físico era enorme. Tanto que nossos jogadores começaram a abusar de dribles e cortes. Emerson deu um chápeu no cara que eu previ antes de ele receber o passe.
    Por isso achei que foi magro o resultado. O Nacional aceitou a derrota já muito cedo. Não agrediu nada o Corinthians no 2º tempo.

    Curtir

  17. Marcus permalink
    03/08/2012 10:52

    Será que o Edenilson fica com a lateral? Talvez a única chance de ser titular no time.

    Curtir

    • Marcus Vinícius permalink
      03/08/2012 10:52

      Achei que ele foi muito bem. Apoia bem melhor que o Alessandro e deu um cruzamento preciso pro JH.

      Curtir

    • 03/08/2012 10:55

      Sua posição não é lateral, não precisou marcar ninguém ontem… sua posição é ponta direita!

      Curtir

      • Marcus permalink
        03/08/2012 13:56

        Concordo que não marque bem, coisa que pode aprender, ou então ele atua como um ala sem funções defensivas e sobrecarrega o Ralf/Zaga.

        Aliás, funcionou melhor Paulinho/Edenilson que Jorgenrique/Fábio Santos (em que pese Jorgenrique ter jogado muito bem).

        Contudo no meio campo, o talento de Edenilson não será usado, e ele é para ser titular, em minha modesta opinião.

        Curtir

        • Celso 1º permalink
          03/08/2012 14:50

          Edenilson tem qualidade, quando ele tiver uma sequência, seja onde for, vai evoluir e muito.
          Pois é,da pra ele aprender a marcar, me lembro que Jucilei não sabia marcar, mas em pouco tempo pegou a manha e jogava muito, defendendo bem e saindo com a bola no pé.
          Aprender a marcar é mais fácil do que aprender atacar.

          Curtir

        • eugenes permalink
          03/08/2012 19:29

          poutz, discordo. acho que atacar é talento, frieza na hora do arremate… algo que se “treina”, mas nao se aprende. mas considero tambem muito dificil um bom atacante ou armador, principalmente jogador ja formado, aprender a marcar bem, como o faria um marcador nato…

          Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      03/08/2012 11:09

      Ele não sabe marcar como um lateral. Que é coisa difícil mesmo.

      Curtir

      • piki permalink
        03/08/2012 11:27

        E o Alessandro, por acaso, sabe marcar???
        Com tanta porcaria por lá, melhor deixar o Edenilson que, pelo menos, apóia melhor e tem velocidade com a bola

        Curtir

        • bloguedotimao77 permalink*
          03/08/2012 12:39

          Meh, claro que sabe. Marca como um lateral.

          Não significa que seja um primor de lateral, mas entende da função.

          Edenilson é ótimo como extremo, coisa que a gente fala por aqui desde o ano passado.

          Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: