Pular para o conteúdo

Mesa triangular

03/16/2012
  • ALEXFOBIA: mais uma doença mental corinthiana? Como lembra o Meia, antes era a DANILOFOBIA que o Mario Andrade levou o bra-11 inteiro para se curar, mas já teve a BRUNOCESARFOBIA e, não mintam, a maioria de vocês sofreu a DOUGLASFOBIA que pegava metade da arquibancada (ou, pelo menos, os fãs do JK).
  • A dificuldade em aceitar o enganche (ou Camisa 10) está em reconhecer que ele tem a posição mais cruel de jogo. É logo marcado por dois volantes e, mais importante, o seu jogo só existe se o resto do Time se posiciona para receber a bola. Sem isso, ele prende a bola por aquele segundo a mais, o tempinho necessário para o volante chegar junto. Num time estático, que não lhe dá alternativa de passe, ele sempre será acusado de “errar tudo”. (Notem como o Camisa 10 do CZ foi buscar a bola lá com os zagueiros de tão bem marcado).
  • Foi muito didático assistir Real x CSKA e recomendo a todos assistirem qualquer partida do Real. Eles não têm na equipe um enganche clássico (Kaká não é um) e Mourinho resolveu o problema com intensa movimentação entre Ozil, KK e CR. Fica um belo jogo em que a inteligência tática se sobressai: hora é Ozil quem aparece pelo meio e CR entra em diagonal, hora é KK, mas Ozil vem pela esquerda, hora é CR e tem o Marcelo… Triangulações, tabelas, clara inteligência futebolística, raras jogadas com o gandula, mas, claro, isso depende de muito treino.
  • Douglas é raro, pois aguenta um pouco mais de tempo jogar de costas pressionado pela marcação. Alex é mais precipitado, arrisca logo o drible, pois tem cacoete de atacante. Lembremos que nosso boteco era o ÚNICO que defendia Douglas em 2009 e denunciou o impacto de sua saída (ninguém está falando que esses caras são craques).
  • Sobre a questão da movimentação, para Cruyff, um sistema de linhas paralelas, como o 4-4-2, não leva ao surgimento dos triângulos de passes, tão necessário no futebol moderno. Acho que esse é o problema do sistema ofensivo corinthiano: pouca movimentação e distanciamento dos volantes/laterais que raramente sobem (note que, por exemplo, o 4-2-3-1 forma naturalmente triângulos entre a linha de 3 meias e os dois volantes).
  • Mas pera-lá! Timão apresentou algo novo este ano: sustentou por muito tempo uma marcação alta que eu não via desde o início do bra-11. Times brasileiros não conseguem sustentar esse tipo de marcação por tanto tempo como conseguimos e isso já é um bom sinal. O finalzinho do jogo é que foi uma lástima!
  • $$$ Mais um empréstimo de R$ 150 milhões em banco privado para tocar a obra do Itaquerão? Se eu entendi, Corinthians já tem uma dívida de R$ 250 milhões na praça só em nome do Itaquerão. Isso sim é um absurdo.

Faça uma triangulação na nossa mesa da Despertadores!

62 Comentários leave one →
  1. Vinicius permalink
    03/17/2012 14:31

    E não vai ter post sobre nossa saída de bola?

    É isso que tá matando o volume de jogo do time.

    Curtir

    • Meia permalink
      03/17/2012 14:33

      parece que paulinho não pode avançar com a bola do campo de defesa e o meia não pode retornar para buscar, então as jogadas só podem começar pela lateral ou balão para o meia dominar entre dois volantes…

      Curtir

      • Vinicius permalink
        03/17/2012 21:49

        Isso. Ou balão sem direção (geralmente), em tentativa em direção aos homes de frente.

        Curtir

      • Celso 1º permalink
        03/18/2012 13:16

        Pro jumentite todos devem ficar posiconandos pra defender, os volantes devem ficar em linha na frente da zaga e só.
        Ai complica tudo, só sai no chutão e pelos laterias, que são bem marcados ja que os treinadores adversários ja sabem dessa nossa única via de saída.
        Os meias só recebem bolas ruins, raspadas, sobras e ainda isolados sem ter ninguém pra passar.

        Curtir

        • Vinicius permalink
          03/18/2012 21:45

          Tite faz exatamente o inverso do Barcelona. É o anti futebol.

          Curtir

    • 03/18/2012 22:27

      É verdade! Tinha comentado no pós-jogo contra o Nacional, mas ela é terrível ainda.

      A bem da verdade, desde a saída do André Santos, nunca mais tivemos uma saída de bola “top”.

      Curtir

      • Vinicius permalink
        03/19/2012 0:38

        Cara, ainda acho que saiamos bem com Elias, Jucilei, Cristian, mesmo Ralf.

        Depois que o Tite entrou a saida de bola pelos volantes (a que maior volume ao time) simplesmente morreu! Ok, há a saida pela lateral mas é mto mais facil de ser marcada e quando é marcada, a saida fica com nossos zagueiros que dão chutões já que aparentemente os volantes recebem instruções para não fazer a saida de bola. Nosso esquema é muito absurdo. E o que mais me da é quando falam que ganhamos justamente por causa desse esquema. Ganhamos apesar desse esquema!!!

        Curtir

  2. Luís permalink
    03/17/2012 13:50

    Sobre o Itaquerão, o que eu li hj no Uol é que o empréstimo é em nome da construtora, e enquanto ela não consegue a liberação da verba do bndes. O itaquerão está sendo construído em nome de um consórcio formado pela construtora e o banco do brasil. A verba total para esta construção seria de 840 milhões (fora afins como cadeiras, remoção de dutos etc) e o Corinthians teria 12 anos (com carência de 4 anos para começar a pagar a dívida) para pagar este montante, o que daria 70 milhões por ano (fora juros).

    Este é o custo do nosso estádio, 70 milhões por ano. Se ele nos render menos, tomamos um prejú danado, se nos render mais teremos lucro. Simples assim.

    É mais ou menos como comprar um carro Zero Km financiado, ele fica “alienado” em nome do banco, mas com usufruto do comprador, quando terminar de pagar o carro passa para o nome do proprietário, se não conseguir pagar o carro, ele é tomado pelo banco e vendido para cobrir a dívida. Esta é a nossa situação com o itaquerão. O bem é a garantia do financiamento como em qualquer outra situação de financiamento.

    Curtir

    • Meia permalink
      03/17/2012 14:24

      O Corinthians também faz parte do consórcio.

      O problema principal é que falta divulgação por parte do Corinthians. Não parece que esse empréstimo estava previsto e portanto os juros sobre esses 150 milhões (e provavelmente os juros do empréstimo passado de 100 milhões também) se somarão ao custo de 840 milhões.

      O custo do estádio necessariamente será mais que as parcelas do pagamento, pois precisa incluir o custo de manutenção (vi uma estimativa de 5 milhões de reais para um estádio dessa capacidade).

      É muito provável o estádio der lucro, contando CID’s (desde que só sejam vendidas após o estádio estar pronto, pois se forem vendidas antes elas vão valer uma fração da isenção que garantem), naming rights, publicidade e bilheteria.

      A questão é: o que está faltando para acontecer a liberação da verba do BNDES e qual a taxa de juros que esses empréstimos foram pegos?

      Curtir

      • Luís permalink
        03/17/2012 19:48

        Pelo que ando lendo falta é uma aprovação do BNDES pois o fato do banco do brasil ser o avalista e pertencer ao governo brasileiro, algumas autoridades acham que isso juridicamente não é legal, e dai o motivo da demora.

        Curtir

        • Correa Leonardo permalink
          03/17/2012 22:48

          A chance de se fazer uma gestão diferente do que sempre se fez, em se tratando de administrações do nosso time: que tudo fosse transparente, detalhadinho, preto no branco. Pelo visto, vão perder a chance, e dar margem pra mídia começar com suas teorias…

          Curtir

        • 03/18/2012 22:29

          Concordo com o Correa nessa!

          Curtir

      • 03/18/2012 22:31

        Eu li, acho que no UOL, que o BB coloca mais 3,5% em cima da TJLP (que está em 6,5%). Se for isso, é ruim, mas não é catastrófico.

        O montante de R$ 250 milhões, que ninguém sabe se é verdadeiro, é que assusta.

        Curtir

        • Meia permalink
          03/19/2012 2:23

          A odedebrecht não tirará dinheiro do bolso dela para fazer o estádio, e o Corinthians (e nenhum clube do mundo) tem tal quantia em caixa (se o estádio realmente custa 840 mi para ser construído em 3 anos, então em média é necessário em média 280 mi por ano para tocar a obra). Certo que só nessa o Corinthians já duplicou sua dívida. Provavelmente deve valer mais a pena pegar empréstimos, mesmo à esse valor de juros, do que vender agora os CID’s.
          Mas mesmo assim, 10 % aa. é muito pensando nesses valores! Salário de 3 ou 4 Adrianos a cada mês! Justamente quando as finanças do time estavam começando a se ajustar.

          Curtir

  3. 03/17/2012 10:54

    – Não sei como era a situação de Douglas no Grêmio, mas acho que foi uma furada ele ter vindo pro Corinthians. Só será aproveitado após a desclassificação, quando Tite sair (no melhor dos casos).
    – O erro de colocar JH mais à frente (à maneira de Mano) é preferível ao erro de colocá-lo no meio. Pra mim JH é reserva do Edenilson no banco.

    – No meu time jogariam Danilo, Douglas e ALEX mais pra frente, junto com Liedson. Ele chuta bem, sabe driblar, tem movimentação e poderia dar aquele passe mais acabado pro gol de Liedson. Ele sempre dá mostras de que sabe jogar mais adiantado.

    O que cansa nesse time do Corinthians é saber que ele tem uma BOA equipe e que ela é mal utilizada, jogo após jogo assistimos jogos chatíssimos, modorrentos, previsíveis e sem ofensividade. Assistir jogos do Corinthians, na sua maioria, é dar prova de PAIXÃO, pois não há nada ali que interesse os interessados no bom futebol. (A eficiência canhestra e enganadora do Corinthians não é um fator que interesse verdadeiramente)

    Curtir

    • Luís Fontes permalink
      03/18/2012 0:08

      “…assistimos jogos chatíssimos, modorrentos, previsíveis e sem ofensividade…” falou tudo, o time pra nos dar raiva de assistir, toca, toca, toca e mais toca, mas ofensividade que é bom nada!

      Curtir

  4. Múcio Rodolfo permalink
    03/17/2012 0:04

    A nossa torcida tem um grau de exigência muito alto. Meias mais gabaritados já pasaram por isso. O próprio Sócrates durante um tempo foi bastante cobrado e questionado pela torcida. Como eu disse no post anterior, o Alex não vem sendo aquela coisa tenebrosa que alguns têm apontado. Em alguns jogos, ele tem chamado a responsabilidade, tentado alguma coisa diferenciada. Aquilo que muitos elogiam no Douglas – o executar dois ou três lances decisivos que compensam a sua má forma física- eu vi o Alex tentando fazer nos dois ultimos jogos da dita cuja. Por falar em Douglas, eu não concordo com a tese de que o Tite não queira colocá-.lo em campo. O nosso treineiro me parece ser um cara inteligente e como tal sabe que um jogador como o Douglas não se pode desprezar. Contra a Catanduvense, por exemplo, ele entrou e resolveu a parada. Se a gente comparar o Emerson com o Jorge Henrique, este ultimo atende melhor as exigências defensivista do Adenor. No entanto, no ano passado em determinado momento o Emerson ganhou a titularidade. O Alex pode levar uma vantagem em relação ao Douglas neste sentido, mas isto não signifca que o ultimo não possa ser preferido pelo técnico em alguns momentos.

    Curtir

  5. permalink
    03/16/2012 19:01

    Time todo reserva de novo no próximo jogo do paulista, inclusive o goleiro. Não seria essa uma forma do Tite minar espaço do JC até substituí-lo de vez?
    Afinal, desde aquele jogo com os porco pós-Tolima, o Tite colocou o JC como responsável por ele ainda estar empregado no Corinthians e teria uma dívida de gratidão e blá blá blá. Esperemos que sim!

    Curtir

    • Paulo permalink
      03/16/2012 21:03

      Não sei se é essa realmente a intenção do Tite, mas ainda prefiro acreditar que ele se considera de fato em débito para com o JC por aquela partida. É que se ele não escalar o reserva nesses jogos ( acho até que teria que dar uma chance pro Cássio ) ficaria descarado demais o protecionismo. Agora, que é “uma faca de dois legumes é”, na medida em que os reservas se sobressaiam…

      Curtir

      • Múcio Rodolfo permalink
        03/16/2012 23:43

        Eu posso estar viajando mas o nervosismo do Júlio César no México – muito acima do seu normal – também pode ter causa uma sombra chamada Danilo Fernandes.

        Curtir

  6. 03/16/2012 16:50

    Engraçado, sou (e sempre fui) admirador do futebol de todos que citou: Alex, Douglas, Bruno César e Danilo.

    Parece clara a deficiência do Tite em montar o setor criativo do time, acho que isso tem uma única explicação… ele não pensa nisso! Não acha importante.

    Ele quer atacantes e meias correndo atrás de volantes e laterais, quando recuperamos a bola cadê o posicionamento de criar e arrematar? Todo estourado e fora do lugar!

    Agora, no caso específico do Douglas concordo com o colega que te disse no outro post – como se perde a barriguinha sentado no banco??? Um desperdício que pode ser fatal… porque quando a onça beber água e correrem atrás do maestro ele vai estar fora de forma e ritmo de jogo… e o pior, todos vai cair em cima dele e não do Adenor!

    Curtir

  7. Manu Corinthianu permalink
    03/16/2012 16:31

    # Eu não tenho Alexfobia, muito pelo contrário. Mas não dá pra fazer vista grossa às más atuações dele nos últimos jogos. Como eu falei no post anterior, independentemente de tática, ele está errando tudo que é possível errar. Um banquinho, agora, não faria mal nenhum, até pra galera poder desencanar um pouco dele.

    # Sobre o estádio, eu concordo com vc, mas tem uma coisa: Adriano vazou e, como o time está bem nas duas competições que disputa e o clima está sossegado, não há muito o que polemizar sobre o Corinthians, no atual momento. Seria coicidência aparecerem com uma noticia como essa sobre o Fielzão, hoje, lá no UOL? Porque semana passada mesmo eu falava pra um amigo meu: “Como o Adriano caiu fora, as possibilidades de confusão no time, pra mídia fazer a festa em cima, se reduzem demais. Quer apostar quanto que semana que vem os caras vão aparecer com notícia sobre os dutos, ou qualquer outra coisa que se refira negativamente ao estádio?”

    Curtir

    • 03/16/2012 17:37

      Sim, mas prometeram (numa carta à torcida), que não haveria contaminação das contas do clube.

      Como tudo está sendo feito escondido, fica difícil saber qual o tamanho da besteira que o Clube está se metendo.

      Curtir

  8. Vinicius permalink
    03/16/2012 15:17

    Alex é meia atacante. Aí ta um claro erro ditatico no post.

    Ozil é meia armador, como Seedorf era no Milan nos tempos de Kaka.

    1 de Douglas, Ramirez ou Alex ou Danilo. Acho que é mais ou menos assim que Tite deveria escolher. JH ou Emerson ou Willian e Liedson ou Elton (ou mesmo Emerson).

    Hoje me agradaria ver Ramirez, Alex ou Douglas, Willian ou JH e Emerson.

    Curtir

    • 03/16/2012 17:46

      Ops, não falei que o Alex é meia-atacante, porque não uso essa definição no 4-2-3-1, prefiro chamar os caras abertos de “extremos” (uma tradução diferente do wiger, criada pelo Ceccone do blog tabuleiro).

      Mas a lógica final é a mesma que a sua: Alex funciona melhor como extremo do que como meia central.

      Acho que os termos “meia armador” ou “meia atacante” não casam bem quando o sistema é o 4-2-3-1.

      Por exemplo, no Real, Ozil começa jogando como extremo pela direita, KK por dentro e CR aberto na esquerda. Começa o jogo, as mudanças de posição são constantes (e agradáveis de se ver).

      Curtir

      • Luís Fontes permalink
        03/18/2012 0:17

        Isso NO Real, pois NA Real, não temos um técnico de futebol, temos no máximo um organizador de elenco, ou seja, o que esperar de um time que não tem técnico????

        Até que para um “organizador de elenco” esse tite é bastante esforçado, não acha???

        Essa é a definição máxima que consigo dar para o tite.

        Curtir

  9. eugenes permalink
    03/16/2012 15:03

    o alvaro, nao é alexfobia. nem coisa de gente que gosta do JH… e eu te pergunto – QUAL jorge henrique? pq o jh teve uma fase muito boa, entre 2009 e 10. o ano passado, uma fase pessima. onde errava tudo – e o tite insistia com ele… mas agora o JH esta jogando bastante bem, com a correria que sempre teve, mas acertando os lances que tenta. se voce perguntar se estou “gostando do JH”, do jeito que ele tem jogado, tou gostando sim!! mas não é pra casar! hehehe… mas vamos la – como observado abaixo por outros corneteiros como eu, o alex (e o liedson, porra, um cara que tem credito e nao tem reserva a altura) esta numa fase ruim, pessima. e alex tentando resolver as coisas em lances de efeito, pecando pelo “excesso”… tvz pela posicao ser complicada, tbvz por alex ter cacoete de atacante, nao de meia (ué, eu jurava que ele veio como meia…), tvz falte aproximacao e treino pro esquema de jogo funcionar?? sei lá. o fato – alex nessa funcao, de fato nao está rolando, nao esta resolvendo. e tem outros que talvez resolvam melhor – douglas, óbvio, mas tvz ate ramirez ou o proprio danilo jogando pelo meio. tenta o danilo pelo meio entao!!! e nunca (nem na fase ruim) vi danilo jogar taaaao mal qt alex neste começo de ano… nao acho o tite nada burro – ele é defensivista, futebol pragmatico e de resultado, como alias felipao e muricy, mas nao é nada burro. so acho que o “fora tite” que escuto por aqui só tem cabimento qd tivermos uma opcao de treineiro melhor. e o guardiola nao conta pq vcs devem saber, ele ja treina o barcelona hehehe… entao, tite-q-nao-é-burro (burro sou eu, escrevendo aqui de graça) tem uma caracteristica – ele “segura as pontas” de seus homens de confiança, até demais, mesmo qd eles estao em má fase…. vale pra danilo, jcesar, alessandro, liedson e sem duvida alex. nem vou dizer que é “burrice” do tite, pq seja parte da estrategia dele pra manter o grupo fechado com ele. mas , na boa – na fase que alex ta, na funcao que está, nao esta rolando. o tite ta insistindo com ele, qd na minha opiniao (e na de um monte de gente pelo jeito) , ja passou da hora de testar alternativas…

    Curtir

    • 03/16/2012 17:52

      Não acho que ele esteja jogando tão mal, mas não estou dizendo que ele está no nível que acho que deveria.

      Se você acompanha o blogue desde a chegada do Alex, eu fui um grande crítico do desempenho técnico dele (a ponto de que ele acabou no banco, hehe). E todo mundo aqui defendia o cara.

      Agora inverteu.

      No bra-11 mesmo, começaram a aparecer as jogadas ofensivas (típicas de meia-atacante, como quer o Vinicios aí em cima) e os chutes espetaculares de fora da área. Sem isso, não teríamos sido campeões em 2011.

      Vejo ele jogando quase tão bem quanto terminou o bra-11 e isso é mais do que suficiente para ele ser titular. Mas, preferia que ele e Danilo jogassem mais próximos, como fizeram em diversas partidas do Paulistão.

      Curtir

      • eugenes permalink
        03/17/2012 9:26

        concordo com a fase do alex no final do br, de fato estava bem e foi importante em diversos jogos. e tvz vc esteja certo, tvz resolvesse inverter o cara do centro pros extremos, corrigir psicionamento aproximando, sei lá. mas na boa, véi… agora, a fase dele ta ruim a beça. sim, ele tentou resolver o jogo em meia duzia de lances, tentou chamar a responsabilidade. mas errou (meio bisonhamente) em todos. teve uma tentativa de chaleira que ferveu o resto da minha paciencia. o mesmo vale pro JH, que todo mundo aqui ja cansou de ver jogar. gosto da correria e da garra dele. mas nao é por isso que esqueci a fase pessima que ele teve ano passado, e tite insistiu mais do que devia com JH, escalando o jogador em má fase… essa é uma das criticas que faco ao tite – ele demora pra substituir, e insisti muito com jogador em má fase/dia ruim. como disse no post, acho que isso é parte da estrategia dele pra fechar grupo. como for, pela fase do alex, gostaria de ver douglas tendo chance de jogar. ou mesmo ramirez. acho que douglas e emerson. agora, resolveriam boa parte da falta de punch da equipe.

        Curtir

        • Meia permalink
          03/17/2012 14:42

          o que estamos argumentando é que não adianta mudar o meia central do 4-2-3-1 se algumas pequenas mudanças táticas não acontecerem. Vai ser só questão de tempo para o próximo camisa 10 se queimar…

          O JH por exemplo, está numa fase melhor do que em relação ao ano passado, mas também está posicionado melhor (está menos volante e mais atacante).

          É só lembrar do BC quando foi parar na ponta esquerda com o AB, parou de fazer gol, passou a errar mais passes, jogadas e etc. Situação muito parecida com o que está acontecendo com o Alex.

          Curtir

        • 03/18/2012 22:33

          O Meia resumiu tudo muito bem!

          Curtir

      • Vinicius permalink
        03/18/2012 21:47

        Não acho que essa seja a solução para consertar o time. Ambos são muito lentos, o time inteiro joga muito espaçado. Hoje jogaria com seu querido Willian, JH, Danilo e Liedson.

        Curtir

  10. Márcio permalink
    03/16/2012 14:50

    Não é sensato chamar o novo estádio do Corinthians de “Itaquerão”, considerando a solicitação feita pela diretoria corinthiana, no sentido de se evitar o uso de alcunhas que possam prejudicar a negociação dos naming rights.

    A alcunha citada é usada por alguns órgãos de imprensa com evidente conotação preconceituosa e claro intuito anticorinthiano.

    A utilização da alcunha é particularmente desacertada, incoerente, em uma postagem que questiona a maneira como se efetua o financiamento do novo estádio do Corinthians…

    Curtir

    • Meia permalink
      03/16/2012 15:03

      Corinthians Futebol Clube

      Curtir

      • Márcio permalink
        03/16/2012 15:23

        Se o clube diz que o uso da alcunha atrapalha as negociações pelos naming rights, eu, como corinthiano, passo a não ter motivo nenhum para utilizá-la.

        Quem escolheu a zona leste, e Itaquera, para a construção do estádio foi o Corinthians, não a Folha, o Uol, a Jovem Pan, o Estadão, a ESPN.

        O novo estádio, financiado em parte com incentivos fiscais previstos para o desenvolvimento da zona leste, o qual se tornará poderoso catalisador do progresso daquela região historicamente esquecida pelo poder público e estigmatizada pelas classes A e B, será erguido por iniciativa do Corinthians, e não dos órgãos midiáticos citados.

        Declarações explicitamente preconceituosas contra o novo estádio do Corinthians e a região de Itaquera foram proferidas pela diretoria do SPFC – difundidas acriticamente pelos citados órgãos de imprensa (mesmo porque refletiam suas posições latentes) -, em desabafo desesperado motivado pelo preterimento do anacrônico Morumbi na definição do local da cerimônia de abertura da próxima Copa do Mundo.

        Curtir

      • Pedro permalink
        03/16/2012 18:04

        Esse pra mim foi um dos melhores posts do Álvaro.

        Tem algo mais ofensivo para essa elite babaca do que ver a Copa do Mundo ser realizada em Itaquera na tão sofrida Zona “lost”,como eles dizem?

        Chamar o estádio de Itaquerão pra eles é pejorativo,para nós deveria ser motivo de orgulho.

        Quem se preocupa com naming rights é quem não tem torcida para lotar estádio e precisa “vender” o nome do estádio de qualquer jeito para fechar a conta.

        Curtir

    • Celso 1º permalink
      03/16/2012 18:24

      Concordo em tudo Marcio,eu ia até comentar sobre os outros assuntos do post mas quando vi o termo “itaquerão” aqui no post travei literalmente.
      Nosso tão sonhado estádio não merece isso da prória torcida,.Não da pra se alinhar a esse tratamento dado pelos abutres de forma sacana e que ainda prejudica o clube, pois o quanto menos arrecadarmos com o Namingh hights, mais a dívida da costrução aumentntará, ou seja uma prestação maior e o clube ficará com menos lucro, ou seja menos dinheiro pra montar times e fazer novos investimentos.
      Nenhuma das sedes da copa ou novos estadios(incluindo o dos porcos e grêmio)recebeu apelido, só o nosso.
      Os abutres da mídia poderiam chamar o dos porcos de TuriassuzZão e o do Grêmio em Humaita de HumaitaZÃO, mas só apelidam o nosso e tem torcedorcorinthiano que ainda apoia isso, muitos(quase todos os que se encaixam neste perfil) porque são contra a administração do Grupo do Andres/Rosemberg/Gobbi.
      Abrç!

      Curtir

  11. Márcio permalink
    03/16/2012 14:39

    O PODER DAS TORCIDAS

    Corinthians 2 x 0 Nacional (Par)
    07/03/2012
    Local: Pacaembu (capacidade: 35.000 pessoas)
    Público: 29.336 pagantes
    Renda: R$ 1.829.930,00
    Preço médio do ingresso: R$ 62,38

    Flamengo 1 x 0 Emelec
    08/03/2012
    Local: Engenhão (capacidade: 45.000 pessoas)
    Público: 27.826 pagantes
    Renda: R$741.859,00
    Preço médio do ingresso: R$ 26,66
    .
    Flamengo 3 x 3 Olímpia
    15/03/2012
    Local: Engenhão (capacidade: 45.000 pessoas)
    Público: 26.830 pagantes
    Renda: R$ 695.114,00
    Preço médio do ingresso: R$ 25,91

    São Paulo 4 x 0 Independente-PA
    14/03/2012
    Local: Morumbi (capacidade: 70.000 pessoas)
    Público: 14.802 pagantes
    Renda: R$ 153.138,00
    Preço médio do ingresso: R$ 10,35

    § As três primeiras partidas listadas foram válidas pela Copa Libertadores. A quarta partida listada foi válida pela Copa do Brasil.

    §§ Das quatro partidas listadas, somente a primeira foi televisionada por canal de tevê aberta para a cidade local.

    Curtir

    • permalink
      03/16/2012 14:52

      Não sei o quanto vale a pena essa média muito maior nos preços do ingresso. Ainda somos a torcida que mais comparece, mas até quando?
      Isso sem contar discussão de “bambinização” da torcida, de que a substituição do “torcedor comum” por camadas de de maior poder aquisitivo da sociedade diminui o apoio constante ao time…

      Curtir

      • Márcio permalink
        03/16/2012 15:06

        O “quanto vale” é evidente: basta contar o que entra nos cofres dos clubes, líquido, após os descontos…

        Além disso, evidencia-se a força real de cada torcida, aumentando o poder de barganha do Corinthians na negociação de patrocínios, cotas de televisionamento e naming rights.

        Curtir

      • Marcus permalink
        03/16/2012 16:48

        O termo bambinização é proveitoso quando dizemos que não somos são-paulinos.

        A realidade, contudo, é que o Corinthians é a maior torcida em todos os seguimentos sociais, e, em grande parte das unidades da federação, a segunda ou terceira torcida.

        Por isso que, ao se analizar o mercado, o Corinthians compra mais que o São Paulo não apenas porque tem a massa (ou, estatísticamente falando, a maior parte no universo de torcedores), mas porque tem mais torcedores na classe A, B e C (e D e E e F e G).

        Qualquer produto corinthians dará lucro, seja qual for o público.

        O problema é que os custos podem ser arcados pelos corinthianos da classes A, B e C, mas não pelos das outras classes, o que é a elitização do clube (ou bambinização).

        Como um time de massas e de todas as classes sociais, a diretoria, ou alguém que pense por lá, deveria perceber que, sem uma política de barateamento de ingressos (não precisam ser todos), a base da pirâmide social ficará cada vez mais excluída e, acho óbvio, tenderá a consumir algo que possa.

        Curtir

      • Celso 1º permalink
        03/16/2012 18:33

        Só lembrando que mais de 50% da capacidade do pacaembu é compsta de setores populares, ao contrário do que quer passar a mídia que só cita o rpreço de 500,00 do espaço vip.
        “Ah mais 50 conto(preço norrmal, pois no fiel torcedor cai pra trinta e poucos) é caro”, também acho, mas é bom lembrar que nenhum time cobra menos do que isto na libertadores, ou seja a maioria da crítica da mídia vem da inveja da nossa arrecadação, se fosse pra criticar tinha que criticar todos os times, pegar o valor anual de um camarote no panetone, sua capacidade e dividir por número de jogos pra ver quato dava.
        Falo da mídia proque acho que muito torcedor vai na onda deles.
        O corinthians hj tem preços de ingresso pra todas as classes.
        Abrç!

        Curtir

        • Marcus permalink
          03/16/2012 19:20

          Bom saber.

          Não tenho como ir aos estádios pois estou em Brasília.

          Curtir

    • Andre.T permalink
      03/16/2012 17:04

      1 – Não da pra comemorar o ingresso mais caro. Cobrar 200 reais na arquibancada laranja é um roubo!
      2 – Jogo pela Libertadores em que o estadio nao lotou tb não é motivo pra comemorar (reflexo do preco)

      Curtir

    • Ricardo permalink
      03/16/2012 19:26

      São dois pontos:

      1) Os números apresentados pelo Márcio comprovam o inigualável potencial econômico do Corinthians. Devem ser, e provavelmente serão, colocados pela diretoria do Corinthians na negociação de direitos e patrocínios.

      2) É fundamental que o Corinthians não se distancie de sua base torcedora, de sua origem popular e de sua essência. É até compreensível o preço médio de ingresso tão alto para a Libertadores, considerando o interesse que desperta a competição, o tamanho da Fiel e a capacidade pequena do Pacaembu. A lei da oferta e da procura acaba se impondo nesse caso.
      Mas é preciso ficar atento para o risco de “bambinização” lembrado pelo Marcus. A grandeza do Corinthians vem do seu apelo popular, explicado por sua origem e sua história. O Corinthians tem que valorizar e preservar sua imagem popular, sob o risco de se tornar igual aos outros, “mais um” clube grande.
      Deve manter uma linha de produtos voltada para o torcedor de recursos limitados (como parece que vem fazendo). Em relação aos ingressos a preços populares, é provável que só quando a “Arena _ _ _ _ _ _ _ _ ” (em breve, saberemos o seu nome) estiver pronta, com uma capacidade que será o dobro do Pacaembu, é que será possível ter uns 30 ou 40 mil lugares a preços bem acessíveis, para que o time do Corinthians possa jogar sentindo de verdade a alma e a força da Fiel.

      Curtir

    • Paulo permalink
      03/16/2012 20:18

      Gosto de saber que o Corinthians arrecada mais que os outros clubes, mas confesso que me incomoda um pouco também essa “peneira social” que o preço mais alto dos ingressos acaba provocando. Andei inclusive matutando se não é por isso que Rosemberg, Andrés e cia idealizaram construir um estádio para “apenas” 48.000 pessoas, usando como justificativa a redução dos custos de manutenção. Provavelmente tenham imaginado que, com um estádio de capacidade menor, poderiam teoricamente manter um preço médio de ingressos maior, além de obrigar à fidelização da torcida, fatores que, somados àquela redução de custos, resultariam em uma relação custo-benefício mais favorável. Razões econômicas à parte, lamento a elitização de um Clube que se orgulha de ter nascido de operários e sempre ter se identificado com os menos afortunados. Não sei se tínhamos o direito de privar nossa torcida de classes C pra baixo de uma das poucas diversões acessíveis a ela – e, o que se me afigura ainda mais nocivo, fundamentais para forjar o corinthianismo na alma e no espírito dos novos torcedores, especialmente cunhado, por experiência pessoal, nos grandes jogos de casa cheia ( restará, infelizmente, a essas faixas sociais, os jogos de menor interesse, como já ocorre hoje no Pacaembu ).

      Curtir

      • Celso 1º permalink
        03/17/2012 11:47

        A questão do estadio em itaquera ser de apenas 48mil lugares é justamente pela política de preço, pois o argumento de manutenção não “cola”, ja que a base “carcaça” do estadio não altera em nada com aquelas duas rampas de arquibancadas atrás dos gols(que elevariam a capacidade pra 70 mil), ou seja a manutenção é quase a mesma, principalmente a do mega prédio oeste(11 andares) e a do teto que e nada mudam com as rampas citadas.
        Quem trabalha com eventos sabe, pra manter cheio certos setores mais caros, outros setores mais baratos não podem ser tão grandes, ou se forem grandes tem que haver garantia lotação E QUE ainda gere uma demanda excedente onde pessoas são “forçadas” a compra um ingresso no setor mais caro.
        Isso falando em aumentar(lotar) o numero de pessoas no setoress mais caros, pois independente disso sempre haverá pessoas dispostas a pagar mais caro por setores privilegiados.
        Volto a dizer o que postei, o preço do corinthians na parte popular(mais de 50% do pacaembu) é igual a dos outros times, às vezes mais barato.Em itaquera serão 31 mil lugares populares, ou seja mais de 60% do estadio, ja os outros 18 mil lugares(cadeiras especias(anel inferior do prédio oeste), setor club, busenes(anel superior do predio oeste) e camarotes) serão bem mais caros.No pacaembu tem e em Itaquera haverá ingresso pra todas as classes, mas como as classes c e d são maiores seus espaços lotam rapidamente, diferentimente de serem excluídos pelo clube como alguns querem afirmar.
        Abrç!

        Curtir

        • 03/18/2012 9:40

          Exatamente por isso que me decepcionei com essa capacidade prevista para 48.000 pessoas, Celso! Também acho que a alegação de custos de manutenção proibitivos é falácia, mero pretexto para incrementar preços e forçar a adesão ao programa Fiel-Torcedor. Com a facilidade de acesso ao novo estádio – diferentemente do Morumbi -, e com a Fiel sempre crescendo num círculo virtuoso, e considerando-se, ainda, que a população da Zona Leste é a maior da Capital, acho que teríamos bucha pra mais. Meu sonho seria uma capacidade para 75.000 pessoas, desde que confortavelmente instaladas e com visão total do campo de jogo de qualquer ponto do estádio. Abraços!

          Curtir

        • Celso 1º permalink
          03/18/2012 13:35

          Paulo, se estes setores populares realmente “bombarem” e houver sempre lotação, o clube pode fazer as rampas(elevando pra 70mil) rapidamente, ja que o estadio ja vai ter fundações pra isso(de bobo Rosemberg não tem nada rsrsr).
          Também acredito que a zona lete terá um peso grande na demanda de ingressos, vai surgir um novo tipo de frequentador dos jogos do corinthians, isso somado a todos os que vão atualmente no pacaembu e também a classe mais rica que terá mais participação, ja que na nossa MECA haverá mais lugares pra eles, que querem muito conforto.
          Esse empreendimento será um sucesso, não tenho dúvida alguma que este estadio se tornará uma espécie de MECA corinthiana com grandes peregrinações da fiel, seja em dias de jogos ou não.
          A diretoria meio que não quiz arriscar, vai esperar pra só realmente aumentar quando tiver certeza de lotação.
          Acho razoável o que fizeram, caso surja a demanda as rampas podem ser feitas rapidamente.
          Abrç!

          Curtir

  12. André Pinheiro permalink
    03/16/2012 13:53

    acho o alex burocratico demais, mas a maior critica vai à opção de escalar ele ao inves do douglas.

    Curtir

  13. Meia permalink
    03/16/2012 11:34

    Interessante que o Douglas, no jogo contra o São Caetano, vinha buscar a bola com os volantes. Depois saiu Douglas e entrou Vítor Júnior, que depois disse que o Tite falou para ele não sair de perto da área (o que para mim é=não vá pegar a bola com os volantes). Ou seja, além de toda a dificuldade da posição, a falta de apoio dos volantes eleva isso ao quadrado e nem sair do meio de campo com a bola dominada o meia pode.
    Outro caso clássico foi no jogo do BRA-11 contra o Avaí depois da expulsão do LC, que o Danilo jogou mais recuado e o jogo passou a fluir

    Curtir

    • 03/16/2012 18:00

      Exato. Já discutimos muito a estratégia (vencedora, não se negue) do Tite: ele acredita que os gols nascem muito mais do trabalho individual, franco-atirador, próximo a área do que um conjunto coeso de jogadores.

      Não é à toa, que o pai da triagulação é o Cruyff, um defensor do 4-3-3 e criticado por ser ofensivista de mais.

      Tite e Cruyff são absolutamente opostos.

      Curtir

  14. Raphael permalink
    03/16/2012 11:23

    O Mano passou longe da perfeição no Corinthians, mas o seu 4-2-3-1 tinha muito mais movimentação dos wingers e também maior apoio do segundo volante e principalmente dos laterais. Até o centro avante não era limitado a fazer o tal “pivô”: víamos o Ronaldo saindo da área, tirando um zagueiro e ainda tabelando ou fazendo um lançamento.

    Era um time muito menos previsível a frente. Era menos forte na defesa, sem dúvida, mas muito mais equilibrado porque atacava infinitamente melhor.

    E esse é o ponto da crítica ao Tite e à maneira de jogarmos hoje: se ou quando precisarmos de gols, esse nosso futebol de hoje pode não ser suficiente.

    Não pude ver o último jogo, mas pelos comentários e melhores momentos não fomos mal a frente. Criamos muito mais do que os Mexicanos. Mas lembremos que a Despertadores começa de fato na 2a fase… vide nós em 2010, Cruzeiro ano passado, etc.

    =======

    Eu lembro que era sempre chato jogar contra o Grêmio do Tite e Felipão pois a marcação era sempre alta, parecia que tinham mais jogadores do que a gente em alguns momentos. O Grêmio era um time chato!

    O Corinthians hoje, em vários momentos, vai nessa linha. Somos um adversário muito chato de ser batido.

    =======

    O 4-4-2 em com o meio-campo em linha jamais funcionará no futebol brasileiro de hoje. Temos uma mentalidade simplista, por exemplo: nós não conseguimos pensar em um time sem o tal “primeiro volante”.

    Os jogadores de hoje foram criados nessa cultura de 1o volante/2o volante/meia-atacante/2o atacante/centro-avante grandalhão. Praticamente não saem disso… e acho que aí está a tal “dificuldade tática” do jogador brasileiro. Hoje já vejo alguma melhora: no Corinthians já ouvi por exemplo a colocação do 4-2-3-1 como padrão para as categoria de base. Tem algumas desvantagens também, mas ao menos é um padrão de jogo mais complexo e que puxa mais do jogador do que a mesmice de sempre.

    O Paulo André mandou bem demais neste texto aqui (que aliás, vi primeiro no blog do JuKanalha: http://www.pauloandreoficial.com.br/site2/paginas/view_post_blog.php?post=80

    =======

    E o Bielsa? Não vi os jogos Bilbao x Man Utd, mas deve ter sido uma aula do loco.

    Curtir

    • 03/16/2012 18:03

      bela análise!

      —-

      Bielsa: o Guardiola disse que é o melhor técnico do mundo na atualidade.

      Preciso ler esse texto do PA. Disseram que é uma crítica indireta ao trabalho do Tite.

      Curtir

  15. Fernando Souza Jr. permalink
    03/16/2012 11:07

    O problema passa também por deixarmos o atacante isolado demais à frente, soterrado por um monte de marcadores. E se agrava sobremaneira com os nossos “meias” jogando sem qualquer aproximação, com Danilo e JH emparedados na linha lateral, batendo papo com o bandeirinha a maior parte do jogo. Isso tem matado não só nosso meia-atacante mas também prejudicado sobremaneira o Liedson. A sorte do Tite é o voluntarismo e o timing do Paulinho para chegar à frente, não à toa as principais chances de gol quarta-feira foram protagonizadas por ele. Técnicos mais acostumados com o buraco do Corinthians no meio tem se aproveitando disso regularmente, preenchendo o setor e anulando o Paulinho, vide a nossa dificuldade recente de vencer Santos e Palmeiras, por exemplo. Quanto ao Alex, acho que também falta um pouquinho mais de inteligência para ele. Vem demonstrando uma ansiedade para querer resolver o jogo, para provar que pode ser “o” cara, querendo chutar todas ou fazer jogadas que pecam quase sempre pelo excesso. Nisso o Douglas demonstra mais serenidade, talvez por temperamento, pois ele não se importa em ser o cara de três ou quatro lances inteligentes durante o jogo e, num desses, decidir a partida. E também pesa, como vc bem observou, o cacoete de atacante do Alex. Precisamos nos recordar das rodadas finais do brasileiro 2011, com Alex quase sempre entrando no 2º tempo, com o Corinthians precisando sufocar o adversário e ele, livre para criar e encostar no atacante, foi simplesmente decisivo.

    Curtir

    • Raphael permalink
      03/16/2012 11:25

      Muito bom! E isso do Alex estar “nervoso” querendo resolver também vejo no Liédson…

      Por um lado é bom viu: eles com certeza irão fazer seus gols em breve e talvez cresçam no momento que precisaremos deles, nas finais da LA e Paulistão.

      Curtir

  16. 03/16/2012 11:03

    Antes de mais uma mesa de bate-papo…

    Licença para o off: JC e referências ao boteco

    JC no boteco do Alvaro!

    Curtir

Deixe um comentário