Pular para o conteúdo

Timão 3 x 0 Emelec, goleada previsível nas mãos de Cássio!

05/10/2012

Corinthians começou quente e, mesmo mal distribuído – num 4-2-4, com Danilo muito aberto na direita e Alex mais próximo de Emerson espetado na esquerda -, chegou rápido ao FS 1×0. Um bom lançamento do Alex e uma jogada muito corinthiana do nosso lateral esquerdo.

E veio o maldito recuo…

Emelec manteve 4 homens sempre recuados e Timão ficou lá atrás, congestionando a entrada da área, enquanto o jogo adversário era todo lateral. Parece, não dá para afirmar, que Tite optou por volantes mais centralizados para garantir um maior número de jogadores no cabeceio – plausível, quando a gente vê o nosso desesperado posicionamento defensivo nos escanteios.

Uma pena que estava sem máquina fotográfica, pois taticamente, o tal de Fleitas tem um time bem treinado dentro da proposta do 4-4-2, tipicamente inglês. Ele cria uma zona de pressão na marcação, dificulta a troca de bolas curtas, forçando o erro corinthiano (invariavelmente causado pela tentativa de lançamento longo para o outro lado do campo). Com a bola, eles rapidamente traziam 3 jogadores para um triangulação na lateral do campo, visando o cruzamento para a área. Não necessariamente, para minha surpresa, esse cruzamento era por cima. Não entendemos o sistema e ficamos congestionando a entrada da área, enquanto eles faziam Edenilson de bobinho. Aliás, acabaram minhas esperanças: o cara teve um tempão para aprender sobre a marcação lateral e hoje acabou reprovado com nota 1,5 no quesito.

Willian caiu rápido para a ponta direita, mas acredito que Tite deve ter dado uma bronca e ele voltou para a posição 9.

Só deu Cássio+Chicão x Emelec e o voluntarismo do Alex.

Voltamos para o 2º tempo com Alessandro no lugar do Edenilson, aparentemente por contusão (se foi isso, nosso burro tem muita sorte mesmo…) O time continuou recuado, com Danilo quase como 2º lateral direito, isso melhorou a marcação pela direita e eles foram jogar na esquerda.

Aí apareceu para valer o tal do Cássio… Um cara que sai do gol em 95% das bolas e pega firme 80% delas. Um cara que não rebate para dentro da pequena área. Um cara que foi decisivo, pois, um gol adversário ali e entraríamos na já conhecida epopeia (imagino que vocês entenderam a figura de linguagem).

Para mim, e gostaria de ver se algum fodão em artes gráficas consegue gerar a imagem, o grande momento do Cássio foi a homenagem que ele fez no 2º tempo ao nosso grande ídolo Ronaldo. Quem não reconheceu a homenagem, ela já foi citada por aqui várias vezes e qualquer corinthiano que viu tantas vezes nosso R1 em campo sabe do que estou falando.

Mas, Alex, o voluntarioso, colocou a bola na cabeça de Paulinho: 2×0. E, para premiar a sua grande e isolada atuação, ele mesmo: 3×0.

Num sistema de jogo que coletivamente é reconhecidamente limitado, é sonho imaginar que Alex possa ficar no banco. Sei que muitos torcem o nariz para as 15 tentativa alexianas frustadas por tropeços, marcação forte dos volantes ou mesmo erros. Mas, creia-me, ele é decisivo e fundamental na medida em que o nosso coletivo é tosco (vide Sheik, Emerson, 2012 in “A arte de jogar futebol sem passar a bola”).

===

Goleamos como previsto e jogamos mal pracacete como sempre. Evoluímos apenas individualmente no gol. Aliás, a atuação do Cássio só mostra como Tite é horroroso: não dava para perceber nos treinamentos a diferença? Precisou perder outro paulista? E o que diremos de Willian barrar Liédson? Louvo a FÉ de quem achou antes do jogo que existia alguma lógica em começar com Willian. (E fiquei particularmente puto com a babação de ovo na coletiva).

Eu vi alguns dos nossos muito nervosos no 1º tempo e isso não é nada bom (LC foi hors concours).

Pelo que pude ver dos jogos da despertadores, não estamos abaixo do Santos e do Flu. De fato, estamos abaixo APENAS do Santos, Flu, Velez e Boca. Do Libertad, que se classificou pela atuação do goleiro no jogo de ida, estamos bem à frente!

VAI CORINTHIANS!

89 Comentários leave one →
  1. Paulo permalink
    05/11/2012 11:52

    Bem, no “Palpitaria” de 20/04 só errei o Lanús ( e olha que foi nos pênaltis, hein, hehehe? ). Agora, vamos ver o que está dizendo a minha bola de cristal:1) LaU;2) Boca;3) Veléz;4) Timão.

    Curtir

    • Fabiano permalink
      05/11/2012 12:26

      Só um comentário sobre a classificação do Florminense: eles conseguiram igualar o placar logo depois de 1 minuto do gol do Inter… porém, o L. Euzébio estava impedido no lance, e esse gol foi capital para o andamento do jogo. Sem isso, o desfecho poderia ter sido bem diferente.

      Curtir

  2. 05/11/2012 9:17

    Off – Cássio e Cavalieri disputam a ponta da BGN depois de grandes atuações na Liberta, já Prass falha duas vezes e contou com a sorte!

    Os goleiros brasileiros da Libertadores: segurança x sorte (atualização BGN)

    Curtir

  3. marcusvcn permalink
    05/10/2012 18:46

    Estava lendo no Estadão: o esquema tático do Corinthians é o sadismo.

    Faz um gol, recua (mesmo podendo perder a vaga se tomasse um) e deixa todos os Corinthianos sofrendo (http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,sadismo-corintiano-,870938,0.htm).

    Sei que esse assunto é mais do que batido aqui no boteco, mas po%$@, a imprensa só descobriu isso agora?

    E a semi-final seria forçosamente contra o Fluminense, que é o querido da imprensa carioca. Portanto se agora já é momento de uma enxurrada de contra notícias (troca do JC, Ramirez por uma “promessa”; contratação do Pato e do Robinho), vejamos como será então.

    Abraços,

    Curtir

  4. Bruno Pereira permalink
    05/10/2012 17:21

    Foi um 3×0 construído sem grande esforço. Não precisamos de um grande desempenho no ataque pra se classificar, e lá atrás tivemos bastante segurança. O que vai complicar daqui pra frente são as falhas óbvias desse time que o Tite insiste em ignorar (ou não consegue corrigir).

    Ao jogo:
    – Fizemos o gol cedo, o que pelo lado positivo tirou um pouco da pressão, mas trouxe o recuo do time inteiro. Conseguimos assim tirar o peso das costas e chamar o Emelec pro nosso campo.
    – O tal do Fleitas não é bobo, e forçou praticamente todas as jogadas pela nossa direita. Só que nosso burro tem muita sorte mesmo: a lesão do Edenilson e a entrada do Alessando acabaram com as jogadas de ataque do Emelec, tanto que no segundo tempo tivemos menos chances de perigo que no primeiro.
    – William mostrou de novo que não sabe jogar centralizado. Tem que ser o Liédson.
    – Tá certo que foram só uns 5 minutos, mas terminamos o jogo com Danilo, Alex, Douglas e Liedson e campo!

    Agora é ganhar do Vasco e chegar na semifinal.

    Curtir

  5. Manu Corinthianu permalink
    05/10/2012 17:00

    # Álvaro, por acaso vc ficou sabendo da presença do Andres Villas-boas ontem, no Paca? Falaram que ele tava lá.

    # Na entrevista pós-jogo, perguntaram pro Tite sobre a falta de posse de bola do time, principalmente no primeiro tempo, e ele afirmou que ela de fato ocorreu e que tinha de consertar isso. Se ele não tiver falado da boca pra fora, acho que a gente pode ficar mais tranquilo em relação à manutenção do Alex no time titular, né? Porque com JH, é provável que passemos pelo mesmo problema contra o Vasco.

    # Eu vou na linha do que o Fernando Souza disse ai embaixo: estamos a um Riquelme do Boca, um Neymar do Santos e um Deco e Fred do Flu. Nós temos jogadores decisivos, só que eles são inferiores a esses citados. Mesmo assim, temos condições de encará-los de igual pra igual. Basta o treinador ter uma estratégia de jogo um pouco mais inteligente.

    Curtir

    • 05/10/2012 18:05

      AVL? Sério?

      Será que ele está fechando com algum clube daqui?

      Eu vejo cada vez menos possibilidades no Tite. Esse time de ontem foi salvo por contusões: do JH e do Edenilson. Corremos o risco dele voltar com JH e Willian, tirando o Alex do time. Não duvido.

      Curtir

      • Gabriel permalink
        05/10/2012 19:33

        Putz, aí é foda… Depois do que o JH fez no jogo de ida ele merecia ficar no banco pro resto da vida dele.

        Curtir

      • Bruno Pereira permalink
        05/10/2012 20:56

        O pior é que eu consigo visualizar o Tite fazendo isso aí… Espero que mantenha o Alex, pelo menos.

        Curtir

  6. Daniel CMS permalink
    05/10/2012 15:01

    1 – Unico senão em relação ao Cássio é o tiro de meta/reposição que achei marromenos. Pelo menos no estádio. De resto, um monstro.

    2 – Edenilson no primeiro tempo jogava na minha frente (tava na laranja). Muito clara a falta de cacoete de marcação. Não dá o combate e nem cerca pra bloquear cruzamento…

    3 – Essa ligação direta que o Tite obriga o time a fazer não me parece uma boa opção na Cucaracha: como os juízes dão bem menos falta sobre quem está fazendo o pivô/parede do que vemos no Brasil, o adversário invariavelmente fica com a segunda bola e tem alguns bons metros pra avançar porque nossos jogadores estão sempre muito distantes.

    Curtir

  7. Múcio Rodolfo permalink
    05/10/2012 13:49

    1- Eu acho que o Alvaro, o dono do boteco, fala certas coisas para não criar certas expectativas e evitar alguma frustração. Deve ser trauma de 82. Ele sempre nos coloca num nível inferior. O ano passado ele passou o tempo considerando a hipótese de perdermos o campeonato brasileiro do ano passado, na base do “sei não”, “eu temo pelo pior”.Desculpa eu insistir no tema, mas fomos campeões brasileiros – contra um monte de obstáculos, e a impressão que fica e que terminamos na zona da sulamericana. Se o nosso time não é o melhor que tem na paróquia, é um time com plena condição de ganhar de qualquer um.
    2- Sobre o jogo de ontem eu só pude (pra variar) assistir ao segundo tempo. Cheguei justo na hora em que o Emelec tinha aquela falta perigosa para bater. Confesso que fiquei com o coração na mão, mas ai o Cássio fez aquela defesa particular. Ele cometeu uns dois erros durante os 45 minutos, mas nada que assustasse. E foi até bom, para dissipar a imagem de infalível.
    3- Eu concordo com o pessoal que critica o Adenor por demorar nas alterações. O Douglas pode muito bem entrar no lugar do Danilo sem que o time perca com isso, muito pelo contrário. Quanto a presença do Elton no banco reivindicada por alguns, eu fico meio na duvida, afinal de contas até hoje ele não disse a que veio. Apesar da má fase, de não estar fisicamente cem por cento eu ainda sou mais o Liedson.
    4- Sobre o voltante que faltava no banco, eu acho que o Alessandro estava ali para resolver este probelma.

    Curtir

    • marcusvcn permalink
      05/10/2012 14:04

      Eu acho que o Douglas poderia entrar no lugar do Emerson.

      O Danilo jogaria mais centralizado (e putz, ele jogou bem pelas laterais ontem também), seria um bom companheiro para o Liedson.

      Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      05/10/2012 14:15

      1) hehe!
      3,4) o banco foi mal montado mesmo. Dois laterais direitos e o tal do Gilsinho. Todo banco deveria ter lugar para o Ramirez que já mostrou ser um cara que muda o jogo

      Curtir

      • André Pinheiro permalink
        05/10/2012 14:45

        ramirez foi oferecido a lusa, perderam a cabeça. que façam uma troca pau a pau no queridinho da midia o william.

        Curtir

      • marcusvcn permalink
        05/10/2012 14:48

        Ramirez jamais terá vez para Tite. Desisti.

        Curtir

      • Andre.T permalink
        05/10/2012 15:09

        Quanto ao banco:
        JC, Liedson, Douglas, Marquinhos e Alessandro, indiscutiveis.
        Welder pode jogar tanto na direita (dai tendo Alessandro como opcao pro meio) como na esquerda (jogou em 2011 e foi bem), então é melhor opção que o Ramon.
        A outra vaga, dado que tinhamos que vencer o jogo, seria de algum atacante ou meia ofensivo. Entre Elton, Gilsinho e Ramirez tanto faz.

        Curtir

    • Ricardo E. permalink
      05/15/2012 9:51

      Concordo contigo Múcio. O dono do boteco tem essa verve pessimista. Até ganharmos o brasileiro em 2011, fizemos tudo errado e perdemos chances de ouro umas 37 vezes. Aí chegou a 38a rodada e, somente por sorte acabamos campeões brasileiros. Isso quer dizer que temos o melhor time do Brasil? Não, quer dizer que tivemos a melhor campanha do Brasileiro de 2011. Com muitos erros e com mais acertos que os adversários. Isso quer dizer que vamos ganhar a Libertadores? Não, quer dizer apenas que podemos ganhar a Libertadores. Vamos ter que jogar mais bola para passar pelo Vasco, Santos, Fluminense, Boca e quem mais vier. Bem difícil, sem dúvida, mas ficar aqui do lado de fora, criticando tudo o tempo todo só pode ser um exercício de moderar as expectativas. Espero que o Tite continue tendo muita “sorte.”

      Curtir

  8. marcusvcn permalink
    05/10/2012 12:53

    Aquela bola equivocada do Cassoo foi em um lance na linha de fundo da grande área, entre dois atacantes. Era o lugar do Chicão ou do Castán. Contido Cássio tentou jogar basquete (suponho evitando um pênalti, daqueles de catimba) e com a bola entre dois, na linha da cintura, fez o único erro inescusável.
    No gol impedido, a rebatida foi no reflexo, e ele já estava preparado para fechar o ângulo se a posição fosse regular.

    Curtir

  9. Daniel permalink
    05/10/2012 12:35

    Outra qualidade que venho notando no Cássio…. No jogo no Equador, o Cássio acertuo todas as reposições de bola, e até armou contra-ataque. Ontem ele até errou bastante, mas buscou sempre uma alternativa de jogo.

    Curtir

  10. Fernando Souza Jr. permalink
    05/10/2012 12:04

    1) estamos atrás não de Boca, Flu ou Santos, mas de Riquelme (em forma), Neymar e Deco e Fred, jogadores decisivos que não temos em nosso elenco.
    2) O Flu cai hoje por causa do gol fora, é meu palpite.
    3) Tite, pra variar, muito nocego, muito burro. William de titular é piada absurda. É jogador de segundo tempo, para entrar descansado e pegar o adversário com a língua lá no chão.
    4) Alex, mesmo errando muito, mesmo empurrado pelo Tite para jogar de segundo volante em vários momentos do jogo, é sim imprescindível. Mas ele, Danilo e os avantes precisam jogar mais juntos;
    5) Sim, Tite tem muita sorte, Edenílson se machucou e o destino tratou de fechar a porteira da nossa lateral direita. Edenílson ontem, além de não marcar, apoiou quase nada.
    6) Douglas tinha de ter entrado muito antes, o time precisava ficar com a bola nos pés. Mas, ao que parece, o Tite prefere a ligação direta e o recuo sufocado quando está vencendo por um a zero;
    7) pode ser chatice da minha parte e implicância com o Tite, mas parece que só eu reparei na montagem totalmente equivocada do nosso banco de suplentes, com dois laterais direito, nenhum volante ou segundo volante e com Gilsinho de opção na frente; E cadê o Elton, o centroavante alto e forte que preciaríamos na hipótese de precisar de um gol no bumba-meu-boi no final do jogo?
    8) Cassio sem comentários. Seguro, bem posicionado, arrojado nas saídas, ótimo timing. Não dá para comparar a segurança que ele traz com a do Julio Cesar;
    9) Jorge Henrique só fez falta para compor o banco de reservas. Sua condição de titular é inexplicável.
    10) Atuação monstruosa de Ralf e Chicão, muito pouco comentada em todos os lugares. E Fabio Santos, Castan e Emerson, se não são brilhantes em suas posições, lutam o tempo inteiro e estão muito seguros na competição;
    11) Paulinho seleção. Joga demais.

    Curtir

    • Mauricio Gomes permalink
      05/10/2012 12:14

      Concordo com vc …..põe o Douglas pelo menos 15 minutos né ?? Só que o bosta do Tite quer o que ???Desmotivar o cara ….põe o cara 4 minutos ….não dá para o cara mostrar nada……ninguem questiona e segue a panela …….Tecnico de merda.

      Curtir

    • André Pinheiro permalink
      05/10/2012 12:16

      é capaz de ele tirar o william e voltar com o jh no proximo jogo, e deixar o liedson, esse sim em minha opiniao o voluntarioso, no banco.
      impressionante como nunca vemos a escalação ideal jogando, demorou uma vida pra sacar o jc, dai demos a sorte do jh ser expulso pra ver o alex no time e dai o cara me inventa william de centroavante. sacar o liedson é uma aberração, é ir na onda da imprensa que nao assiste o jogo e comenta só pelos melhores momentos.

      Curtir

    • Daniel permalink
      05/10/2012 12:31

      Concordo, o Corinthians vai bem pq tem um bom conjunto e muita entrega. Mas precisamos de um jogador que desequilibre, principalmente porque em jogos de mata-mata, muitas vezes é deifícil manter um padrão tático, principalmente quando o gol é necessário.
      Entendo que um de nossos jogadores com maior potencial para desequilibrar uma partida é o Douglas, por isso tb concordo que ele devia ter jogado mais vezes, com mais tempo.

      Curtir

    • marcusvcn permalink
      05/10/2012 14:46

      Assisti o jogo do Boca (thanks Fox), e eles tiveram um Riquelme jogando barbaridade. Mas levaram gol besta também.

      O Santos é preocupação para quem busca preocupação. Time ganhável e previsível (Ah Neymar, ok, tá com medo dele, nem joga então).

      O Fluminense, pelo contrário, tem o melhor elenco desde o Brasileiro/2011, sem o Conca, esse ano podem se dar ao luxo de ter Thiago Neves e Wellington Nem para o lugar. Que aliás são as duas alterações para este ano. Em 2011 ganhamos 2×0 (William) em casa e perdemos 1×0 lá (Fred). O primeiro foi um jogo com o Fluminense diferente do atual, na fase em que ganhávamos tudo. O segundo jogo foi uma temeridade, com Fluminense mais parecido com o atual, mas ambos muito mal.

      O time do 2º tempo ontem é o mais perto de ser o titular, e jogando com velocidade podemos ser superiores ao Fluminense coletivamente.

      Curtir

    • 05/10/2012 17:57

      3) Obviedade!

      6) Na coletiva ficou claro que no conceito titeano, segurar a bola só se a fatura estivesse liquidada. Ele não disse qual a alternativa então, mas fica claro que é recuar e congestionar a entrada da área.

      7) Cantei essa bola no tweeter!

      9) Agree

      Curtir

    • 05/10/2012 23:03

      11) É mesmo… sempre defendi Paulinho aqui… nunca entendi críticas de alguns colegas. Ah e Ralf tb é seleção!

      Curtir

  11. Luciano Guedes permalink
    05/10/2012 12:00

    Alvaro, discordo de vc em duas coisas:
    1) Chamar o Tite de burro com sorte: Ele tem as opcoes taticas dele, na maioria das vezes da certo, outras dá errado, e discordar é uma coisa, mas achar que somente seu ponto de vista (e mesmo o de uma parte da torcida) é correto está errado. Afinal, ele é o treinador e entende mais de tática que nós (a torcida). Acho que já tá ficando chato isso.

    2) Destacar o individualismo como fator decisivo: Nesse Corinthians, é o coletivo que se destaca, não dá pra dizer o contrário.

    Curtir

    • marcusvcn permalink
      05/10/2012 14:16

      O Tite é o melhor técnico dos times brasileiros. Gostando ou não. Poderia ser melhor, aliás é só mexer em duas peças.

      Curtir

    • Bruno Pereira permalink
      05/10/2012 17:35

      1) O problema do Tite é que as escolhas táticas dele são muito difíceis de se explicar.
      Usando o Edenilson como exemplo: é um meia adaptado na lateral, e já foi provado que ele não tem noção de marcação. O óbvio a se fazer nesse caso seria colocar um volante pra dar mais cobertura desse lado e liberar ele pra subir mais, aproveitando melhor o potencial dele. Mas o Ralf tá do outro lado, Paulinho e Edenilson sobem pro ataque, e fica um buraco enorme pro Chicão sozinho cobrir. Eu contei três bolas no primeiro tempo que o Chicão teve que tirar no lugar que deveria estar o Edenilson. Com o Alessandro isso não aconteceu, porque ele tem noção de marcação e não sobe tanto.

      Curtir

      • 05/10/2012 17:54

        Perfeito!

        Curtir

        • Luciano Guedes permalink
          05/11/2012 1:40

          Alvaro,
          Acho saudável a discussão, mas acho muito ofensivo e desrespeitoso chamar o cara de burro com sorte, pois este mesmo cara nos trouxe o BRA11 quando a crônica dizia que nosso elenco era apenas o 3º ou 4º melhor do Brasil. O Tite tem os méritos dele, mas você sempre atribui os acertos dele a álea sorte, e é isso que eu acho injusto.

          Curtir

      • 05/10/2012 22:58

        Perfeito!(2) E não considero Tite o melhor técnico do Brasil… de forma alguma acho isso indiscutível…

        Curtir

        • marcusvcn permalink
          05/11/2012 0:05

          Eu gosto de ser polemico hehehe

          Curtir

      • Luciano Guedes permalink
        05/11/2012 1:45

        Não é difícil de explicar. Futebol são escolhas, ele optou por um lateral ofensivo. O que se perde em marcação, ganha em apoio, simples assim. Se ele optasse por um volante (quem?), precisando da vitória, aí sim era difícil de explicar.

        Curtir

  12. luis permalink
    05/10/2012 11:50

    Cássio é uma grata surpresa… ao menos para nós torcedores, pois para a comissão técnica mesmo, parece que ele não jogava por esquema de empresário, só pode ser isso, tamanha diferença apresentada nestes 2 jogos que ele atuou.

    Torçamos para que continue assim, afinal, faz tempo que um goleiro nosso não nos fazia lembrar do Ronallllllldo!

    Curtir

    • Mauricio Gomes permalink
      05/10/2012 12:18

      Mostra como temos um tecnico burro …que não enxergar as coisas no treinamento ….eu não acompanho os treinos , mas será que o Douglas não dá um passe que deixa o atacante na cara do gol nos treinos ?? Será que o Tite não vê que no elenco Douglas é o unico que com um passe pode resolver a partida , que ele é o mais talentoso meia que temos ???

      Curtir

      • 05/10/2012 17:52

        É isso!

        Curtir

      • 05/10/2012 22:55

        Fico admirando o corinthiano Deco jogar no Flu… sabendo que Douglas faz o mesmo mas não tem chance de jogar direito… e quando entra tb parte da torcida não dá força pro cara… será que teremos que perder outra competição para Adenor perceber o que tem no banco? Assim como ocorreu com o Cássio???

        Curtir

      • Morgana permalink
        05/11/2012 9:19

        Por isso que eu acho que o Tite tem birra com jogadores que foram a tal “compra da diretoria”.

        Curtir

  13. Andre.T permalink
    05/10/2012 11:42

    Goleamos! Como tinha escrito, era o que precisavamos para poder embalar.

    Quanto ao jogo:
    Temos goleiro! E pelo jeito um baita dum goleiro.
    Depois do gol foi um Deus nos acuda, torcida com os nervos a flor da pele e o time não conseguindo sair da pressão do Emelec(!!). Emelec, apesar de limitado tecnicamente , taticamente foi muito bem. Sobrecarregavam nossas laterais , obrigando o recuo dos extremos, com isso isolando Sheik. Achei que foi muito mais mérito deles do que recuabilidade. Pela esquerda o Tite teve que inverter Sheik com William, enquanto que pela direita o ofensivo Edenilson não tava dando conta do recado, especialmente com a ajuda apenas do lento Danilo. Paulinho não foi bem defensivamente, jogou muito centralizado por onde o Emelec mal investia. Tite deveria ter posicionado o Paulinho pra ajudar o Edenilson e colocado Alex e Danilo mais pelo meio (algo mais parecido com um 442 ou 4222). Com a entrada do Alessandro no segundo tempo melhoramos muito defensivamente o que liberou o time pra atacar.

    Curtir

  14. 05/10/2012 11:00

    Tem uns certos “tabus” de opinião que eu não entendo. Acho que até os 20 mins, quando o Tite inverteu Sheik e Willian (recuabilidade), Willian fazia uma partida razoável. Fez o pivô, brigou com os zagueiros, antecipou um cruzamento de forma inteligente. Comparado ao que o Liedson, na sua condição física ruim, fez em 16 jogos no paulista, é um avanço. E aí classificam a atuação do cara de “muito ruim”? Juro que não entendo. Eu entendo o cacoete dele de cair de lado, mas o Tite não ajuda nesse ponto também, por dois motivos: ele pede para marcar na lateral e o esquema tático, com muita distância entre os atacantes, não deixa com que o central fique batendo com os zagueiros – ou ele vem buscar bola e sai pros lados ou fica isolados. Se treinar legal, Willian tem a vantagem de permitir, no 442, a entrada de Danilo, Alex e Paulinho por dentro. Eu entendo também que Liedson em forma é 10x melhor que ele, mas é engraçado que o Liedson faz partidas horrendas (muito por conta do esquema e da sua condição, é vero) e somos todos compreensão. Aí alguém como o Wllian entra, faz 2 jogos e é aquele festival de “não dá”. Eu acho que com Liedson menos de 70% da capacidade, num tipo de jogo pegado como a liberta, eu insistiria com o Willian sim.

    Curtir

  15. marcusvcn permalink
    05/10/2012 10:50

    Por posição, no meu modo de ver:

    Cássio: quanto tempo tivemos o coração na goela com uma bola cruzada, quanta saudade de um goleiro que dá esporro na defesa e que entra no meio dos atacantes como goleiro de futsal.

    Castán: na média, atuação prejudicada por erro na interpretação e que é lateral o Edenílson.

    Chicão: quase perfeito, voltou a bater falta inteligentemente.

    Fábio Santos: ajudou o sistema do lado dele, conseguiu fazer com que Emerson não jogasse isolado (faço uma pausa, na maioria das vezes o fominha assim o é porque não há ninguém acompanhando ele, digo: William, o inútil, de resto ele joga bem, só que menos do que pensa que sabe).

    Edenílson: não conseguiu produzir no ataque com brilhantismo para afastar a incapacidade na defesa.

    Alessando: resolveu o problema na direita, aí os caras foram para a esquerda e ele ficou com o pato de não jogar mais enfiado.

    Ralf: um mutante de cinco pulmões.

    Paulinho: vamos esquecer que tivemos Ramirez na seleção (não é tão rápido, mas aparece com mais qualidade no ataque, além de ser defensivamente uma potência).

    Danilo: forte na defesa, eficiente na lateral, bem posicionado no meio, ele foi múltiplo e decisivo.

    Alex: contei seis lançamentos de longa distância com eficiência extrema, e dois que não entendi. Precisa dizer mais? O cara é titular.

    Emerson: foi meia de ligação 90% do jogo, com um passe decisivo, e algumas atuações individuais levadas pelo a) desejo de ser o ‘cara’; b) não ter nenhum acompanhante.

    Douglas: me pareceu mais fininho, em cinco minutos achou um espaço com inteligência, está voltando.

    William: desastre.

    Liédson: jogando mal é três vezes melhor que William bem. Referência no ataque, capaz de ser um pivô ao menos. Está com pouca confiança, uma bola que tentou encobrir o goleiro, quando um chute direto cabia muito bem demonstrou que ele não tem o taco em bom momento.

    Emelec: jogou muito bem a primeira metade do segundo tempo, no primeiro tempo, mesmo com o campo disponível não estava a fim.

    Tite: o negócio é evidente.

    Curtir

    • Andre.T permalink
      05/10/2012 11:45

      Falta mais objetividade pro Emerson. Ele teve umas 3 bolas pra chegar finalizando e insistia em segurar a bola, ou driblar.

      Curtir

      • 05/10/2012 13:03

        Exato.

        Curtir

      • marcusvcn permalink
        05/10/2012 14:07

        Como eu disse, o Emerson foi meio de campo. Serviu mais que atacou.

        E ele carece de um grilo falante: “olha, tu não joga tanto quanto pensas”.

        Era nossa única jogada de velocidade no time com JH e Willian. Com Alex e Liedson ele pode e deve ser menos individualista.

        Curtir

  16. permalink
    05/10/2012 10:32

    Gostei do Alex. Wila horrível. Cássio mais uma vez muito bem, só uma saída errada que a bola escapou mas o Chicão consertou.
    Aliás Chicão e Castán muito bem faz algum tempo já. Parece que aquele chá de banco ano passado fez bem pro Chicão.
    Castán tem algumas subidas pro ataque meio destrambelhadas, me lembram um pouco o Lúcio no começo da carreira. Me dá até arrupio na espinhela quando vejo ele por lá

    Curtir

    • 05/10/2012 13:02

      Achei o LC muito nervoso no começo, provavelmente por conta da marcação pressão do Emelec

      Curtir

      • Morgana permalink
        05/11/2012 9:23

        Eu acho que o Castan entra muito nervosinho nessas partidas. É muita vontade de ganhar e dai dá nisso. Numa briga, ele será o cara dos soco e pontapés.

        Curtir

  17. Blefe permalink
    05/10/2012 9:42

    Eu me convenço de que não entendo nada de futebol. Nem eu nem meus amigos corinthianos.

    Todos nós estávamos fulos da vida com Alex “o voluntarioso”.

    Tirando a atuação dele (e o gol que até eu fazia), proponho um bolão:

    quando ele vai acertar o gol em uma falta ou em um chute de fora?

    Será que ele consegue ainda esse ano?

    Curtir

    • Marcus Vinícius permalink
      05/10/2012 9:56

      O problema do Alex é o número de bolas perdidas no campo de ataque. Sempre vem um de trás e rouba a bola dele…Isso que dá essa impressão de que ele tá jogando mal. Mas acho q no contexto tático o Alvaro tem razão.

      Curtir

    • 05/10/2012 13:00

      Opa! Ele teve problemas de preparação no início da temporada. No ano passado esmirilhou no bra-12 e foi decisivo em n-k-pi jogos.

      É que a imagem de perder a bola, tropeçar etc. é forte, mas o poder de decisão dele é muito alto.

      Curtir

      • Gabriel permalink
        05/10/2012 19:20

        Já disse aqui mais de um vez: o Alex não pode ser reserva de jeito nenhum.
        Tinha um viado quase do meu lado no estadio cornetando ele o jogo inteiro, toda hora que ele perdia uma bola, ignorando os lançamentos que ele tava acertando, inclusive o da jogada do 1º gol, entre outros lances.
        Imagina o quanto que eu xinguei esse puto na hora que o Alex meteu o gol, que convenhamos duvido que voce faria, pois não foi uma bola facil nao.
        Quer cornetar vai assistir o jogo do sofá, aqui num eh parmera não e seus amendoins.
        VAI CORINTHIANS!

        Curtir

  18. 05/10/2012 9:34

    1) Começamos com ritmo muito forte, que poderia ter resultado em 3 a 0 nos primeiros 15 minutos de jogo…

    2) mesmo assim Wiliam perdido em campo…

    3) Chicão foi monstro!

    4) Hoje pela manhã fiquei muito decepcionado ao ler nos jornais que Edenílson saiu machucado, pois num lapso de ingenuidade acreditei que Tite tinha feito a leitura correta do jogo, pois Alessandro entrou e corrigiu totalmente a marcação que estava uma avenida pela direita (como em todos os últimos jogos)

    5) Vamos acabar com birra… não ganhos Libertadores sem jogadores experientes como: Chicão, Alessandro, Danilo, Alex e Liedson… titulares e ponto final! (Mesmo não achando que Alex fez boa partida ontem, mas tem que jogar…)

    6) Douglas aos 40 e não sei quantos minutos do segundo tempo, no coments!

    7) Álvaro entendo que quando a gente examina o time da gente somos muito mais exigentes…. é legal isso… mas não estamos atrás dessa turma toda que colocou aí não… o próprio Flu estava sendo contestado por sua própria torcida há poucos dias atrás…

    8) Concordo com vc, um treinador profissional não pode ter uma Ferrari de goleiro como 3ª opção no banco e manter um Fiat 147 a qualquer custo… aliás custo de um tranquilo Paulista-12! Bem, falar mais do que o Cássio fez… quem saiu do gol no Brasil melhor que ele? E a pancada da falta? As diminuídas de espaço para os atacantes adversários?

    É o novo roqueiro da Fiel: http://espalma.wordpress.com/2012/05/10/o-novo-roqueiro-da-fiel/

    Abç!

    Curtir

    • 05/10/2012 11:47

      5) Somos 2.

      6) Tite confessou na coletiva que estava com medo de que eles empatassem e preferiu recuar o time

      7) Meu problema é evolução. Se jogassem melhor, mostrando evolução, vá lá. Como time não evoluímos (contudo, inegavelmente, agora temos goleiro).

      Curtir

  19. 05/10/2012 9:20

    Vitória não foi das mais sofridas, poderiamos ter ido aos vestiarios com 2 ou 3 a zero, mas dá pra melhorar.

    Talvez devido a tensão, o Corinthians não fez uma partida consistente. Voltou a recuar, chamar o adversario sem ter ao menos o contra-golpe armado. Em varios periodos da partida não conseguiamos passar do meio de campo. William e Emerson recuavam demais.

    Douglas tambem deveria ter entrado uns 20 minutos antes. Problema é que o tecnico prefere se defender enfiando todo mundo na entrada da area do que valorizar a posse de bola no campo de ataque. Por isso ele só entra aos 40 minutos do segundo tempo, quando qualquer risco de desclassificação ja passou.

    Fato é que os 180 minutos contra o Emelec do bom Marcelo Fleitas me deixaram preocupado. Acho que é até uma vantagem enfrentar brasileiros nas quartas e possivelmente semi-finais. Como nenhum time brasileiro prima pela rigidez tatica, as coisas ficariam niveladas. Para enfrentar um Boca ou Velez que não se desorganizam em nenhum momento da partida, temos que voltar aquele padrão de atuação dos jogos contra o Cruz Azul.

    Curtir

    • 05/10/2012 11:43

      Sem dúvida, ele só entra para segurar a bola se tem certeza do resultado.

      Aliás, sua constatação foi confessada ontem pelo Tite: ele deu a entender que só entrou com o Douglas para segurar a bola e com o resultado conquistado.

      Curtir

      • Mauricio Gomes permalink
        05/10/2012 12:24

        Ridiculo …..põe antes …….ele não gosta de meias criativos …..para ele meia é para marcar lateral .

        Curtir

        • bloguedotimao77 permalink*
          05/10/2012 14:17

          É por aí, ele prefere o velocista, que resolve o jogo no individualismo.

          Curtir

        • Andre.T permalink
          05/10/2012 15:14

          Não é nem isso Alvaro. Com o Tite jogador que não marca não tem vez.

          Curtir

  20. 05/10/2012 8:46

    Vc diz a saída com o joelho pra frente né… lembrei na hora dos velhos tempos… aliás Cássio tb vem do rock! Que tb permaneça 10 anos na meta corinthiana!

    Curtir

    • Douglas Castanho permalink
      05/10/2012 9:11

      Pra mim tinha sido a matada no peito !

      Curtir

    • marcusvcn permalink
      05/10/2012 14:12

      O pessoal da Fox insistia em chamá-lo de Frankestein.

      O cara está mais para Schwarzenegger, do “Exterminador I”, queixada, grande, cara de mal e frio.

      Matar no peito e tirar do atacante (contudo, se eu fosse o capitão, dava-lhe uma mijada, para deixar de ser moleque), foi para mostrar que ele era o dono da 1 de agora em diante.

      Curtir

      • bloguedotimao77 permalink*
        05/10/2012 14:21

        Esse tipo de lance também abala o adversário. Vi o Ronaldo fazendo isso num jogo contra o SPFC do Telê que começou a fazer graça já no 1° tempo.

        Não só ele matou no peito, como comecou a fazer embaixadinhas!

        Curtir

  21. Fabiano permalink
    05/10/2012 8:28

    Só uma pequena correção: foi o Chicão que cruzou para o gol do Paulinho.

    Cassio tem mostrado ser infinitamente melhor do que o JCaré, e o Willian não tem a mínima condição de ser o central.

    Curtir

  22. 05/10/2012 8:07

    O problema do Alex era que ele dificilmente fazia o que fez ontem quando entrava: fazer uma ótima partida. Aí você até acha que ele deve jogar, mas se repete fazendo partidas ruins, e você acaba não tendo muito argumento para ‘brigar’ com o Tite. Ontem ele fez essa ótima partida e deu argumentos. Vamos ver a “coerencibilidade”…ontem a “recuabilidade” foi fueda mesmo. Willian:não abro mão da minha opinião ehehe. Acho que ele fez 20min bem razoáveis jogando como 9; fez pivô, brigou com os zagueiros e se movimentou com mais velocidade para abrir espaço para Alex / Paulinho entrarem. A mudança de posição foi pedido do Tite! O Mauro Naves falou na transmissão…o Tite trocou o Sheik e o Willian de posição na “recuabilidade”. Acho que com treino e tempo o Willian pode ser sim uma opção razoável para enquanto o Liedson continuar baleado.
    Ed: concordo. Qualquer adversário com mais qualidade vai deitar e rolar na nossa direita. Deixa ele treinar nos jogos do brasileiro e põe quando precisar furar retranca.
    Achei melhor que deu Vaxco. Até agora a tabela tem nos favorecido…
    http://cachacadopovo.blogspot.com.br/

    Curtir

Deixe um comentário