Skip to content

O possível duelo Vasco x Corinthians

05/16/2012

Vasco

Cristovão Borges mantém o Vasco com um plano tático muito bem definido e que já enfrentamos no bra-11. Ofensivamente é um 4-3-3 e defensivamente arma duas linhas de 4, num 4-4-2 semelhante ao que Mano fazia em 2009.

No meio de campo persiste uma questão legítima: dois volantes e um meia armador ou 1 volante e dois armadores? É claro que o senso comum vai na linha de que “jogam os melhores”. Tremenda bobagem.

Em primeiro lugar, o plano tático. Costumeiramente, eles entram com dois volantes mais o Juninho ou Felipe, contudo, sendo o jogo em casa e sabendo que Tite recua muito, o mais provável é que uma tática mais ofensiva seja mais vantajosa. Assim, acredito que ele começa com Juninho e Felipe no meio, o que além de prender Paulinho à marcação, deve fazer Ralf sair daquela clausura à frente de zaga e correr atrás do armador que cai pela esquerda. Mesmo que ele faça a opção mais conservadora, ainda é um time muito forte.

Como prendemos laterais, Fagner deve jogar como ponta direita, alijando JH de qualquer ação ofensiva (coisa que ele sempre fazia bem contra equipes cariocas).

De ponto falho indiscreto, a dupla de zaga é beeeeeeeeeeeeemmmmmm fraca.

Corinthians

Tite montou um time parecido com o do jogo contra eles no 2º turno do bra-11 (2×2). Lá também jogamos sem Liédson, contudo, eles jogaram sem o Juninho. No relato da partida, destaquei que o time melhorou significativamente quando Danilo assumiu a posição 9. Aparentemente, foi uma situação circunstancial, pois tradicionalmente, ele coloca o Danilo na marcação do lateral esquerdo. (Corre um boato de que Danilo vazou que vai para a 9, o único problema é o isolamento da armação. Idealmente, seria melhor entrar com Douglas centralizado e Alex num dos extremos).

Parece-me que a preocupação de empatar cega qualquer outra estratégia. Por exemplo, o retorno de JH é claramente para garantir dois marcadores em cima do Fagner. Emerson deve ficar isolado no ataque e Alex deve formar um 3º volante. Se os gols adversários saírem e ele precisar de algum atacante, vai olhar para o banco e ver 2 jogadores café-com-leite.

Com essa babaquice de “gol qualificado”, você só chega no título se fizer gol fora de casa e parece que isso nem passa pela cabeça de Tite. De todas as hipóteses sobre a ausência de Liédson, a mais óbvia é que ele não quer sair do Titenaccio num jogo fora de casa. Seria difícil explicar manter Liédson no banco caso o Corinthians precise de 1 gol ao menos, melhor é nem levá-lo e culpar o fantasma da força física, do que enfrentar o fantasma do medo.

Mais uma prova do péssimo técnico que temos.

Se o burro tiver sorte, prevejo um 0x1!

VAI CORINTHIANS

Anúncios
10 Comentários leave one →
  1. Pedro permalink
    05/16/2012 18:39

    Eu acho que hoje será 2×1 para o Corinthians,e de virada como manda a tradição.Hoje nem o seo Adenor atrapalhará.

    Que São Jorge abençoe esse time para que voltemos com um bom resultado de lá,e que também abençoe quem vai para o Rio ver o jogo.Hoje o risco é altíssimo.

    VAI CORINTHIANS!!!!!

    Curtir

  2. marcelo permalink
    05/16/2012 17:40

    Alvaro, para de chamar o técnico de burro e se achar que é melhor que ele, porque, honestamente, vc não é.
    Sentar a bunda na cadeira e criticar é muito fácil, mas poucos conseguem ficar no lugar dele pelo tempo que ele está, e com o índice de aproveitamento dele.

    Curtir

  3. Andre.T permalink
    05/16/2012 16:32

    Quem tem que se preocupar em não tomar gol hoje é o Vasco. Acho dificil o Cristovao entrar apenas com um volante. Os laterais apoiam bastante, os dois meias marcam pouco e os atacantes não dão tanto combate. Com um volante apenas sera um prato cheio para o nosso time.

    Dado que acredito que terão dois volantes, será um jogo muito truncado. Se o JC estivesse no gol ficaria com receio dos chutes de longa distancia (JP, Nilton e até o felipe Bastos, tão com o pé calibrado), mas hoje não é o caso. O Thiago Feltri não é lá essas coisas e acredito que o Tite poderia aliviar a marcação na esquerda e liberar um atacante pra jogar nas costas do Fagner, jogando num 4-1-3-2 , com Alex/Paulinho/JH fechando o meio e JH acompanhando o Fagner , Emerson nas costas do Fagner e Danilo mais centralizado.

    Curtir

    • JosuéFR permalink
      05/16/2012 21:18

      Concordo, o bacalhau é que vai entrar com medo.
      Se é importante marcar fora, mais importante ainda é não tomar em casa.
      Vai Corinthians!

      Curtir

  4. Cleber permalink
    05/16/2012 13:27

    O Corinthians hoje deve jogar mais ou menos como jogou contra o Cruz Azul lá no Mexico. Se defendendo 1º e se der tentar alguns ataques isolados, o que eu particularmente acho muito pouco para o elenco que temos, mais acredito que ficar no 0x0 a gente ganha aqui no Pacaembu.

    Curtir

  5. Cesar Augusto permalink
    05/16/2012 13:00

    Acho que o Cristóvão vai jogar com Felipe ou Juninho. Ele não abrirá o meio-campo, porque o Vasco, assim como o Flamengo em 2010, jogará a 1ª parte do duelo para não tomar gol. Com Felipe ou Juninho, o Vasco ganha em qualidade técnica, mas perde, e muito, em marcação, a não ser que essa formação dure apenas um 60 minutos, mais ou menos, que é o tempo do fôlego destes jogadores.

    Rômulo e Nilton, os volantes, são apenas bons marcadores. Não são volantes que avançam, apesar que o Nílton chuta bastante de fora da área.

    O Vasco tentará jogar no contra-ataque, principalmente com Eder Luís nas costas do Fábio Santos. O JH, ainda, ajudará marcando o Fágner, mas como você bem disse, se anulando ofensivamente.

    O Diego Souza é um jogador perigoso, que aparece pouco, mas tem muito talento e pode desequilibrar.

    Em suma, o Corinthians é mais time, mas o jogo é perigoso. É preciso respeitar o Vasco e jogar com inteligência e agredir o Vasco, mesmo em São Januário, pois a defesa deles, sem o Dedé, é uma lástima. Ademais, o time precisa de controle emocional, sem pilha, porque o Vasco, com a força da torcida e sem o favoritismo, tentará provar a todo custo que pode nos vencer.

    Um bom jogo, hoje, nos encaminhará a classificação, mesmo sem Liédson e sem centroavante de ofício. O único problema de jogar sem centroavante é ficar sem referência de área, na hipótese do Vasco sair na frente. O ideal seria escalar o Douglas para dominar o meio-campo e fazê-los correr atrás da bola, porque o Vasco tem dois caras com mais de 35 anos. O Tite prefere o JH.

    De qualquer forma, acho que será 2×0 Corinthians, porque chegou a hora do Corinthians mostrar que, de fato, pode vencer a Libertadores.

    Venceremos.

    Curtir

  6. 05/16/2012 12:48

    Vamos vencer hoje, apesar do Tite! VAI CORINTHIANS!!

    (porque racionalismo é pra depois do jogo, apenas…)

    Curtir

  7. permalink
    05/16/2012 12:04

    Se tiver azar, a previsão é 0x0? Não é de todo mal…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: