Skip to content

Porta giratória

07/17/2012

Não está dando para acompanhar esse vai e vem de jogadores no meio da disputa do Campeonato Brasileiro. Ainda aguardo o fechamento da janela para entender o que o Corinthians pretende (note que o clube se mostra atuante, vendedor e comprador — mas não captei ainda no que está se investindo e porquê ou se a pressão PELA FALTA DE PATROCÍNIO MASTER está cobrando sua fatura).

É certo, contudo, que não concordo com grandes movimentos que possam causar um desmanche como as vendas cirúrgicas de 2009. No momento perdemos a melhor dupla de zaga de 2012, mas isso é até suportável, pois temos PA e Marquinhos (apesar de Tite declarar na coletiva que se PA não tomar jeito, ele entra com o Wallace). Nada para pânico.

Perdemos Alex, decisivo para o bra-11 e, mesmo jogando mal, para a despertadores. Nesse caso, todo mundo concorda que é possível repor com Douglas (e Edenílson). Mas lembremos que Danilo não vai aguentar a atual seqüência de jogos quarta-domingo.

Já estávamos jogando sem Liédson, apesar de eu achar que valia alí um esforço tão grande em mantê-lo, quanto era o dele ao entrar em campo com nossa camisa.

Mas eu, PARADOXO AMBULANTE do meu umbigo, concordo com o ex-presidente Andres quando ele diz que se a proposta é muito alta, tem de vender. Já discuti que acho difícil justificar super-investimentos com base numa possível taxa de retorno do jogador.

O caso Neymar, se não mentiram para mim, é exemplar. Parece, não sei se é verdade, que a cada avanço do ponteiro dos minutos o Santos perde uma % do valor do rapaz para “investidores”. Esse valor zera na Copa.

Ah, teve um maluco que recusou R$ 100 milhões para ficar com um jogador decisivo contra a Catanduvense, Linense, Inter de Limeira e que não garantiu beira no time Olímpico.

Anúncios
34 Comentários leave one →
  1. 07/18/2012 8:24

    Mario Gobbi deu uma entrevista interessante ontem na espn. Falando do Castan, quando receberam a proposta, falou que foi conversar com o pai do jogador e disse que faria uma proposta financeira que compensaria pro Castan ficar, o pai respondeu “nem façam contraproposta”; era desejo pessoal do jogador ir para a Europa. Futebol é “multifatorial”, tem de lidar com todas essas complexidades…no geral, acho a relação nessa janela vendas x compras interessantes. A falta do patrocínio é problema, mas também acho que a estratégia até agora está sendo correta. O clube gerou uma onda de notícias positivas nos últimos dois meses que o autorizam como melhor negócio do futebol brasileiro para investidores de longe (libertadores, vai disputar mundial, maior marca do futebol etc). Vamos ver…

    Essa do Lucas é uma cag* exemplar. O único jogador que poder-se-ia pensar em manter frente a uma proposta gigantesca é o Neymar, pq decide jogos e traz renda por fora. Ainda assim, com ressalvas (por ex, com a seleção ele não joga 20% dos jogos, e como já tá hiperfamoso precisa cada vez mais de um time competente para jogar ao lado dele; acho que o alalaor deve estar reconsiderando). No mais, não faz sentido nenhum abrir mão duma grana nessa e trazer 2 ou 3 ótimos jogadores pro time para ficar com uma promessa furada na mão…

    http://cachacadopovo.blogspot.com.br/

    Curtir

    • 07/18/2012 10:17

      Concordo e, realmente, Neymar ainda tem o custo de investimento no time para ele e na ausência.

      Curtir

    • Andre.T permalink
      07/18/2012 13:08

      JJ ta indo de allin, sabe que precisa ganhar alguma coisa logo e garantir NO MINIMO a vaga pra Libertadores 2013 , o que não é nada dificl dado o BR-2012 abandonado e a Sul-Americana. Imagina 2013 com Timao e Palmeiras na Libertadores e elas tendo que disputar apenas os campeonatos que tanto fizeram questão de apequenar (Copa-BR e PaulistÂO).
      No caso do Neymar o Santos fez uma loucura, porque o modelo não é sustentavel sem ganhar títulos. Deram azar nas contratações esse ano e deu no que deu.

      Curtir

  2. 07/18/2012 8:24

    Economia europeia em crise, jogadores voltando pro Brasil, ManU ja contratou o japonês Kagawa pra posição e querem que eu acredite que o time inglês ofereceu 100 milhões de reais pelo banco do Hulk

    Curtir

    • Fabiano permalink
      07/18/2012 9:31

      Pois é… M.United e Arsenal priorizam 100% o business, e nunca investem horrores em promessas sem experiência prévia na Europa. Essas ofertas anunciadas por Lucas e Paulinho são factóides para vender jornal aqui no Brasil.

      Curtir

      • 07/18/2012 10:19

        Penso um pouco assim e um pouco não.

        Por que o JJ iria anunciar que recusou uma proposta dessas?

        Curtir

        • Andre.T permalink
          07/18/2012 13:09

          Ele anuncia isso e ninguem fica cobrando o $$$ do Oscar.

          Curtir

        • Meia permalink
          07/18/2012 13:19

          não faz sentido tentar entender o JJ…

          Curtir

      • Phelipe Ferreira permalink
        07/18/2012 11:19

        O JJ é carente, o SPFW esta cada dia mais sumido da mídia, como nos tempos áureos, Corinthians e Porcos estão polarizando novamente o futebol do estado de São Paulo. e o Neymar FC não sai dos comerciais. Pra mim isso cheira a imprensa Rosa divulgando mais um devaneio do cachaceiro do Jd. leonor.

        Curtir

  3. JosuéFR permalink
    07/18/2012 1:54

    O Liédson sempre respeitou nossa camisa.
    Acredito que ele não tenha pedido aumento, apenas um contrato, de no mínimo, 1 ano.
    A diretoria devia ter renovado!
    E ainda corremos o risco de enfrentar ele no brasileirão.
    PQP diretoria, vamos valorizar o que temos e já conhecemos!
    Vai Corinthians!

    Curtir

    • 07/18/2012 10:20

      Também acho. Perde-se muito dinheiro com um monte de palhaço e um cara desses merecia outro tratamento.

      Curtir

      • Mauricio Gomes permalink
        07/18/2012 12:21

        Manda embora o Elton e fica com o Liedson sem aumento …ou até um pouco menos. O Liedson tem historia no Corinthians tem , só que se todo jogador que tiver historia no Timao ter que ficar ai fhudeu ……O Liedson que fez historia não existe mais ……e o Corinthians precisa se reforçar para o Brasileirão ……Nao podemos confundir a gratidão que temos por ele e aguentar o fraco futebol dele nesses ultimos tempos. Sou fã dele e grato por tudo que ele fez , mas não podemos exagerar .

        Curtir

    • Andre.T permalink
      07/18/2012 13:13

      O ciclo dele acabou, infelizmente. Melhor que saia agora do que faça o mesmo que o R9 , que devia ter saído no final de 2010. Que ele saia pela porta da frente e tenha a devida homenagem.

      Curtir

  4. 07/18/2012 0:35

    # O que preocupa mesmo é a ausência de um patrocínio master, porque as contratações até que estão sendo boas, além da presença dos bons jogadores que já estavam no elenco. Se for verdade a história de que o Ancelotti pretende liberar o Nenê caso o Ibra seja contratado pelo PSG, então é provável que ele venha também. Não é meia, portanto não viria com um substituto pro Alex, mas seria mais uma peça útil pro ataque.

    # Eu acho que o Bruno matou a charada. Essa proposta pelo Lucas tem jeito de ser balela, pois se vc entra no site do The Sun e joga “Lucas” na caixa de busca, aparece uma noticia do começo da semana passada dizendo que ele aceitaria trocar o SP pelo ManUtd, e só. Esse papo da grana absurda que tá rolando agora surgiu no fim da semana, e aparentemente só existe aqui no Brasil, sem confirmação nenhuma fora daqui.

    Curtir

    • 07/18/2012 10:21

      Não lembro desse Nenê!

      Curtir

      • Andre.T permalink
        07/18/2012 13:16

        Ele é atacante. Surgiu no finado Etti Jundiai, foi pro Porco (epoca das “vacas gordas”) e depois passou pelo Santos. Sempre fez a função do 9 que sai para buscar a bola. Não faz o menor sentido a diretoria trazer esse cara, principalmente pra gastar 500k/mes, dado que já contratamos 3 atacantes desde o fim do paulista.

        Curtir

        • Gabriel permalink
          07/18/2012 16:08

          Eu lembro do Nene, e posso dizer: o cara joga demais. Se vier é titular absoluto, mas não na posição do Alex, joga como segundo atacante. Mas com sheik, romarinho, jh, e agora martinez e guerrero, pra que outro atacante? e ainda é caro pa kct

          Curtir

  5. Meia permalink
    07/17/2012 23:57

    0) As contratações de atacantes devem ser principalmente para impedir que a vagabundagem reine no BRA-12.

    1) Acredito que Martinez veio principalmente por que o comportamento no jogo contra o náutico era esperado (aqui o melhor lugar que descreve ele: http://globoesporte.globo.com/platb/futebolargentino/2012/07/15/conheca-juan-manuel-el-burrito-martinez-novo-reforco-do-corinthians/ ). Parece que é um autêntico winger do 4-4-2 britânico, muito melhor que contratar um segundo atacante para tentar ensinar ele a jogar no 4-2-3-1.

    2) Liédson deve ter sido liberado por causa da contratação do Guerrero. E parece que os Vascaínos querem: http://www.liedsonnovasco.com.br/ … Estamos com Élton no pq São Jorge(que fez NADA), todo o dinheiro gasto e que será gastado inutilmente com o Élton poderia ser utilizado para deixar o Liédson aqui…

    3)O tal de Nenê do PSG está sendo negociado parece… não tenho opinião formado, mas ocuparia a vaga do Alex.

    4)A novela do Guilherme da Lusa é realmente desmotivante. Jogador, empresário e diretores de cada clube falam coisas diferentes. O Gobbi deveria dar um comunicado oficial falando que o Corinthians não irá mais fazer proposta pro dito cujo. Ou espera agora a Lusa cair e o atleta se desvalorizar…

    5)Os patrocínios pontuais parecem que compensaram a ausência de patrocínio master até agora, e nessa altura do campeonato só acho que o Corinthians conseguirá um bom patrocínio master se o time subir posições na tabela.

    6)De fato, parece que qualquer razão que o Juju já teve foi pro fundo da garrafa de uisque. O cara é um megalomaníaco e daria para escrever um livro de absurdos… Agora, que que o Ferguson andou cheirando???

    7)Ramon e Gilsinho não vão fazer falta…

    8)Não acho que valia a pena segurar o Alex (mesmo pq o maior salário do elenco PRECISA ser o melhor jogador), mesmo reconhecendo a importância. Agora é falso falar que o valor recebido por ele “paga” o valor gasto para tirar do Spartak (luvas+430mil de salário+impostos…)

    9)Os gremistas SABEM como fazer o futebol do Douglas render: http://www.ottoid.com.br/goro/ . Acho que mesmo relaxando na marcação, Douglas fará o diferencial quando estiver em campo(veremos amanhã…).

    Curtir

    • Raphael permalink
      07/18/2012 10:20

      4) Guilherme vem quando o Paulinho sair, é o que eu acho. Eu que sou meio saudosista de curto prazo preferia o Cristian e Elias, mas o Guilherme parece ser bom jogador também.

      Curtir

      • 07/18/2012 10:22

        Elias estava com uma moral absurda em Portugal quando estive por lá.

        Curtir

        • Raphael permalink
          07/18/2012 10:26

          Eu gosto de ver ex-Corinthiano se dando bem lá fora! Pena que os dois não voltam tão cedo, o Cristian também é Deus lá na Turquia… e enquanto isso Casemiro é o novo Falcão (juro que ouvi isso).

          Curtir

    • 07/18/2012 10:23

      9) hahaha!

      Curtir

    • Raphael permalink
      07/18/2012 10:23

      5) Acho que os 98192 patrocinadores “silver” da nossa camisa desmotivam um investimento pesado no tal patrocínio master. Por mais que sejamos o clube em maior evidência e tudo mais, a real é que a diretoria atual banalizou tanto o patrocínio da nossa camisa (patrocínios pontuais, demais sub-marcas mudando a cada jogo também) que isso afasta um patrocínio maior!

      Curtir

  6. Múcio Rodolfo permalink
    07/17/2012 23:24

    1- É por ai….tudo vai depender de como o Douglas vai se portar diante desta oportunidade que lhe está sendo oferecida e como os novos contratados vão se adaptar ao esquema do Adenor. Ontem, vendo o video do Martinez lembrei do Defederico, mas o primeiro me parece mais experiente, o que pode ser algo a seu favor. Quanto ao Guerrero, acredito que seja melhor do que o Elton….
    2- O Alex é o seguinte. Ninguém pode dizer que ele passou em branco no PSJ. No brasileirão, em alguns jogos decisivos, ele se mostrou presente. O gol do Liedson contra o Figueirense foi de uma jogada toda dele. Naquela partida contra o VAsco – na qual uma derrota poderia liquidar com nossas esperanças, ele foi muito bem. Ah e teve aquele providencial gol contra o time do DVD no “crepúsculo do segundo tempo”…Nesta cucaracha, não podemos nos esquecer que de suas bolas paradas surgiram três dos mais importantes gols que marcamos na competição: Paulinho (contra o Vasco), Danilo (contra o Praiano) e Emerson (Boca Juniors). Acho que para muitos tudo isso se mostrou insuficiente diante da fama com qual ele chegou ao clube. Tinha lances dele em que eu esbravejava “PQP, Alex!”. Mas em toda bola parada, lá vinha uma certa expectativa de que algo de bom poderia sair dali. Mesmo entendendo que ele ainda não havia rendido tudo do que é capaz e mesmo acreditando que o Douglas possa ser um bom substituto, não tem como não concluir de que ele vai fazer falta.
    3- Por falar no Manjubinha, se não me falha a memória com aquele Diego, que surgiu junto com o Robiho, aconteceu mais ou menos a mesma coisa…A cada renovação de contrato do jogador, o pai-empresário pegava uma porcentagem para si, de modo que no final das contas o time da baixada naõ ganhou muita coisa quando ele se transferiu para a Juventus.
    4- Ontem eu li num jornal que a diretoria do SPFW está questionando porque o Mano não convocou o Rafael Toloi e convocou o Bruno Uvini (acho que assim que se escreve o nome do cara). SEi lá…..Eu se fosse eles ficava quieto e deixa por isso mesmo.

    Curtir

    • Meia permalink
      07/18/2012 0:02

      4) Um cara para treinar a seleção brasileira ou é budista ou não pode ler/ouvir o que clubes e imprensa esportiva falam. Considerando que treinando um clube o salário dele seria maior ou igual, ele só deve estar suportando toda essa encheção de saco pois confia no ouro na olimpíada e campeão na copa no Brasil…

      Curtir

      • Múcio Rodolfo permalink
        07/18/2012 1:00

        Pela tabela que o dono do boteco mostrou tempos atrás, o Mano ganha menos que o Felipão, que o Muriçoca, que o Abel, que o Dorival Júnior e que o Adenor. ….Lembrando que na tal tabela, estranhamente não aparecia o nome do Madureira.

        Curtir

      • 07/18/2012 10:26

        É verdade, mas acho que existe também a vaidade pessoal desses treinadores.

        Curtir

    • 07/18/2012 10:25

      2- Exatamente o que eu penso.
      3- Bem lembrado

      Curtir

  7. Bruno Pereira permalink
    07/17/2012 22:40

    Não podemos dizer que não era esperado esse desmanche. O fato de manter o mesmo time campeão brasileiro do ano passado, sem um patrocínio milionário, é pra poucos. Seis meses foi um tempo razoável, e é claro que se um time caro foi montado pra ganhar a Libertadores, não faz sentido mantê-lo se o planejamento não inclui o Brasileiro na conta.

    As perdas, até agora, apesar de importantes, têm reservas a altura. Passo a me preocupar quando nossa espinha dorsal (Ralf e Paulinho) saírem. Por enquanto, temos PA, Marquinhos, Douglas, Edenilson, Martinez e Guerrero. Com exceção dos dois últimos que a gente não sabe o que vão render, todos os outros são bons jogadores com potencial pra titularidade.

    Só fico receoso com nosso ataque. Dependeremos do esquema estranho que jogamos no final da Libertadores, sem atacante, que eu não gostei muito. Romarinho causou uma boa impressão inicial, mas sem Liedson ficamos dependentes de Elton, o que me preocupa bastante. Espero que o tal do Guerrero mostre serviço.

    Sobre o Lucas, o SPFC não está em condições de negar o tanto de dinheiro anunciado pela imprensa, o que me leva a pensar que essa proposta não existe.

    Curtir

    • Fabiano permalink
      07/18/2012 9:24

      Os bambis aindam sentem o trauma da venda do Kaká, que saiu pelas portas dos fundos por menos da metade que ele poderia ter sido negociado. Agora estão querendo recuperar no Lucas, porém se perderem a Olimpíada (o que não será uma surpresa), outro trauma se configura.

      Curtir

    • Raphael permalink
      07/18/2012 10:15

      Eu acho que o Castán hoje não tem substituto à altura no elenco. Acho o PA um bom zagueiro, mas tirando o Dedé versão 2011 nenhum outro zagueiro brasileiro jogou no nível do Castán de 1 ano pra cá.

      Sobre o Lucas, fiquei com a mesma impressão que você. Acho que os Europeus aprenderam que não vale a pena pagar 100 milhas nessas promessas brasileiras super-valorizadas… eles vão na Argentina e conseguem coisa melhor por 10% deste valor.

      Curtir

Trackbacks

  1. Porta giratória | Sobre a Depressão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: