Pular para o conteúdo

Palhaços 1×1 AGO, vagabundagem em pleno Pacaembu

08/09/2012

Não dá muito para discutir tática quando uma equipe praticamente inteira (retiro o Romarinho da conta) opta por não jogar bola. Um desrespeito contra 25.000 torcedores que pagam caro por ingressos, camisas e outras bugigangas, e cujo dinheiro se transforma em salários – apesar dos jogadores “profissionais” acharem que quem paga é papai do céu, daí aqueles dois dedinhos levantados quando fazem o gol.

Sobre o jogo, se o Titenaccio já é um sistema que exige uma dedicação heroica dos jogadores para se conseguir um mísero chute a gol, imagine-se então jogá-lo sem esforço!

Como já virou rotina (Figueira, Lusa e agora o AGO), os técnicos adversários exploram a abnegada marcação dos nossos extremos e avançam seus laterais o máximo possível. Com isso, além de domínio territorial, eles afastam do ataque jogadores perigosos como Romarinho e isolam o centroavante no meio de dois zagueiros. Foi assim que eu vi, por exemplo, um sonolento JH permitir duas jogadas de fundo do lateral e Tite rapidamente invertê-lo com Romarinho. Se fosse outro técnico, a ideia seria Romarinho jogar às costas do petulante. Mas como era Tite, estava lá o Romarinho acompanhando o lateral até a linha de fundo!

Quando, ao final do jogo, viramos um bando em busca do gol de empate, Tite ainda conseguiu inutilizar Romarinho por preciosos minutos, empurrando o rapaz para a desértica ponta direita, só corrigindo o erro mais para o final.

Não caiam na armadilha de culpar o erro individual. A atitude foi da equipe, talvez e muito provavelmente da direção e da equipe.  Abandonaram um campeonato brasileiro em troca de dois jogos que podem ser apenas 1, como bem ensinou aos ignorantes o Mazembe (e dois jogos que prejudicarão o início da temporada seguinte).

No calor a gente fica pensado se esse mal aluno não mereceria uma 2ª reprovação para aprender, pois parece que a 1ª não foi suficiente.

Aí termina o jogo e cadê o protesto da arquibancada? O gato comprou.

Ps: se fosse um jogo “normal”, o Guerrero seria dito como “pior que o Elton”. Não é o caso. Ainda.

42 Comentários leave one →
  1. Múcio Rodolfo permalink
    08/11/2012 23:43

    É muito bom saber que a turma do Chaves teve um motivo de alegria neste sábado. O México vem obtendo bons resultados nas categorias de base. No sub-17 tem dois títulos mundiais. Um deles inclusive atropelando o próprio Brasil. O sub-20 deles fechou em terceiro lugar no ultimo mundial. Deixando de lado o “patriotismo” (que na verdade futebolisticamente eu abandonei faz tempo) é interessante ver uma seleção que sempre foi estigmatizada com um “jogou como nunca e perdeu como sempre” ter este crescimento. Tudo bem que foi uma seleção olímpica, mas é um passo.

    Curtir

  2. 08/11/2012 16:03

    E já é bem evidente, o futebol não é mais um jogo de astros, mas de equipe, embora Mano tenha colocado Nenmar na linha da meia cancha, onde ele produz mais, ficou esperando Oscar e Damiao brilharem.
    O Corinthians/Chelsea foi o México, esperando o bote.
    Enfim, o dono do boteco gosta do Mano, um técnico nota seis, eu também, mas ele foi muito infeliz na zaga, espaço que conhece melhor.

    Curtir

    • 08/11/2012 17:55

      Mais infeliz ele foi na escolha dos goleiros… vide Corona que foi capitão, do time campeão olímpico, nessa posição que é crucial a experiência… mas continuo classificando o Mano como nota 8 (independente da campanha da mídia para empregar os treineiros amigos).

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        08/11/2012 18:09

        A Seleção não foi bem convocada, especialmente os zagueiros e os goleiros reservas, já que o titular seria o Rafael, do Santos. O grande equívoco do Mano foi levar um jogador acima de 23 anos e deixá-lo no banco de reservas, como o Hulk.

        Naquela posição, ele poderia escalar o Lucas, por exemplo. Ademais, faltaram volantes. Sandro e Rômulo eram fracos.

        Por outro lado, o que ninguém tem coragem de falar, a despeito dos equívocos do Mano, é que a geração, exceto uns 2 ou 3 que se esconderam hoje, é fraca e tal constatação foi feita pelo Vanderlei Luxemburgo, em 2007.

        Agora, com a prata, a cabeça do Mano está a prêmio e o Marin, politico que é, ouvirá a voz do povo e colocará ou Felipão ou Muricy para 2014. O primeiro recusou pegar o grupo pós Copa de 2010, malandro que é, pois sabia que o trabalho seria árduo e difícil para qualquer treinador até para o Mourinho. E o segundo, recusou dizendo que tinha que dar exemplo aos filhos.

        O problema está longe de ser, especificamente, o treinador, pois se não vier um estrangeiro, nada mudará, no aspecto técnico e tático, a não ser no quesito motivação, onde o Felipão é insuperável. O Muricy, no meu entender, não tem perfil para a Seleção, pois se comunica mal e é fraco no aspecto motivacional.

        Logo, o Felipão, se quiser, comandará o Brasil em 2014.

        O Mano está degolado.

        Curtir

        • Morgana permalink
          08/11/2012 18:43

          *Mas o Muricy já andou criticando o Santos, e isso é o primeiro passo pra sair, lembrando o caso Fluminense.

          *O Mexico defendia como o Corinthians, mas eu queria o Corinthians atacando como o México.

          *A ultima vez que fiquei nervosa por um jogo do futebol amarelo deve ter sido na Copa America do gol do Adriano no apito final.
          Nessas olimpiadas me dediquei e fiquei nervosa por tudo, menos por eles.

          *Depois do Corinthians, meu xodó é o volei.(1/4 da seleção masculina é corinthiana)

          Curtir

        • 08/12/2012 16:12

          Concordo, definitivamente o problema da seleção não é o seu treinador!

          Curtir

  3. 08/11/2012 9:28

    Por que Cássio falhou?

    E Cássio errou…

    Curtir

  4. Cesar Augusto permalink
    08/10/2012 15:38

    Infelizmente, o Corinthians seguirá o roteiro dos últimos campeões da Libertadores e aguardará dezembro para, talvez, enfrentar o campeão europeu.

    O Brasileiro 2012 será levado em ritmo de vagabundagem com a conivência explícita de boa parte da torcida que acha tudo, certo ou errado, lindo e maravilhoso. São a massa de manobra perfeita da diretoria do business, que faz o que bem entende sem qualquer tipo de cobrança mais séria. Se algum corinthiano quiser cobrar a diretoria, o time ou o treinador é logo taxado de “anti” e que vencemos o Brasileiro, a Libertadores e tal e cousa e lousa e maripousa.

    Que o Corinthians foi campeão de tais campeonatos, é verdade, mas isso não dá qualquer direito ao time de deixar de lado uma competição bem mais importante que a Libertadores. O Corinthians não defenderá o seu título conquistado no ano passado, graças a um planejamento, que nos deu a Libertadores, sim, mas foi equivocado. Tínhamos uma bala na agulha, acertamos o algo, legal, mas o ano não acaba em 04 de julho.

    É uma mentalidade altamente tacanha se contentar com apenas um torneio quando é possível, sim seria possível, vencer todos os campeonatos.

    Agora, faltam apenas 23 rodadas para se decidir, para o Corinthians, absolutamente nada. Será uma longa procissão, que terminará em 02 de dezembro contra o SPFC, provavelmente com time misto.

    Já que o time está de férias, a torcida tem que entrar em férias, também, sem essa de aplaudir vagabundagem explícita.

    >>>

    Quanto ao time é o de sempre.

    Não temos contra-ataque, sequer ataque e pouca inventividade ofensiva e o resultado disso são partidas chatas, modorrentas, com cara de 0x0. Os gols saem, apenas, em falhas como a do Cássio e em jogadas individuais como a do Romarinho. De resto, é essa chatice toda que, verdade seja dita, não é exclusividade do Corinthians. É o futebol que se joga, hoje, baseado, em marcação, chuveirinho e “achar o gol” sem criar mecanismos que facilitem o acesso ao gol.

    >>>

    E o Guerrero, comprado por 7,5 milhões de Reais foi uma contratação, simplesmente, patética. Tem truta neste negócio.

    >>>

    E a venda do Lucas para o PSG foi o maior título do SPFC nós últimos 4 anos. E é sério, eles comemoram a venda como se fosse título. Patéticos.

    >>>

    Rogério Ceni voltou falhando, como sempre, e não assumindo os seus erros, como sempre, também. A falha individual dele, ontem, no gol do Fluminense foi classificada por ele próprio como “falha coletiva”. Em tempos de campanha eleitoral, “Rogério Bambi Ceni” poderia utilizar como jargão eleitoral, o tal “peroba nele”. É um cara de pau.

    Curtir

    • Múcio Rodolfo permalink
      08/11/2012 0:10

      1- Eu ainda tenho esperança de que o time vai reencontar o eixo e demonstrar mais seriedade na disputa deste campeonato brasileiro, para deixar de ser um mero e figurante e se tornar um dos principais protagonistas. Eu espero que o Adenor coloque em prática aquilo que andou dizendo: não querer repetir o erro cometido por bambis, manjubinhas e chorolados.
      2- A conquista da cucaracha fez passar batido algumas coisas. Por exemplo, aquela frase infeliz do Alex após a nossa eliminação no paulistão. Se tivessemos fracassado mais uma vez a coisa ficaria feia…….Pensando bem. Talvez não, dado a esse clima de passividade ao qual vc se referiu. O que é péssimo. Quebrar tudo, exigir cabeças para diversão dos antis é ruim, mas o confirmo total é pior.
      3- Eu acho que o nosso sucesso no campeonato brasileiro e na cucaracha deveu-se da somatória do esquema adotado pelo Adenor e da qualidade de alguns jogadores: Alex, Emerson, Liedson. Eu vejo o Corintians criando jogadas. Talvez não seja na quantidade que o pessoal aqui exija, mas cria. Falta caprichar na pontaria, no ultimo passe. O dono do boteco disse dia desses que o Fabio Santos não sobe nem por decreto. O Fabio Santos sobe sim. O problema é que ele não tem a capacidade que tinha o André Santos. É verdade que o Adenor tem culpa no momento em que ele não orienta os jogadores que não precisam ficar no setor defensivo quando o time está perdendo. Mas eu também notei em algumas partidas do paulistão, o time armando contra-ataques e estes sendo abortados por erros de passe.
      4- Eu prefiro dar mais um tempo para o Guerrero. Em oito anos de futebol alemão (considerando apenas o tempo em que ele atuou pelas equipes principais), ele marcou 45 gols . Ele perdeu metade de uma temporada por contusão e na maior parte do tempo foi reserva.Jogou por duas equipes de ponta da Alemanha.
      5- Eu pensei nisso quando vi uns bambis postando sobre a venda do Lucas. Eles atingem orgamos multiplos com tal notícia. Eu me lembro de quando vendemos o Willian para o Shaktar. Foi um negócio da china. Só que perdemos o nosso jogador mais habilidoso e isto em parte custou o nosso rebaixamento.

      Curtir

  5. Fernando Souza Jr. permalink
    08/09/2012 16:46

    Estive no Pacaembu ontem e achei que o time jogou mal, claro, mas não acho que seja vagabundagem. O time ainda está de ressaca, compartilhada pela torcida – daí porque a ausência de “protesto” no final do jogo. Protesto esse que seria ridículo, caso acontecesse, à esta altura do campeonato e contra esse time que já demonstrou, reiteradas vezes, uma raça e uma disposição que honram a história do nosso clube. Aliás,estranhei o tom desse texto, uma vez que o blog distingue-se dos demais justamente por ter um perfil mais analítico e racional. Se a gente resumir a vagabundagem todo jogo em que o Corinthians jogar mal, vamos jogar para debaixo do tapete alguns dos problemas do time: a clausura tática do Tite, a aposta nesse (até aqui) precário centroavante peruano, a falta que Alex está fazendo na bola parada ou o desperdício que é assistir Romarinho ser transformado num Jorge Henrique II.

    Curtir

    • 08/09/2012 17:04

      Concordo com vc!

      Curtir

    • Meia permalink
      08/09/2012 17:05

      Justamente, há jogos que o Corinthians joga mal por diversos outros motivos, mas esse em especial foi por falta de comprometimento. Assisti um treino na tvcorinthians e tbm parece que os jogadores não estão empenhados. Paulinho, Ralf, F. Santos, Alessandro, Douglas, o que esses caras correram? A marcação foi frouxa, erros de passe que os jogadores ñ costumam cometer. Quanto à história, dois ou três dias depois do título de 77, o time titular jogou no nordeste, então não sei se de fato estão honrando hoje a camisa (honraram até a final da libertadores, depois disso…).

      O que eu acho é que a vagabundagem impede o time de superar as suas deficiências, como o próprio dono do boteco falou, sem aplicação de todos os jogadores, não construimos jogadas ofensivas…

      Curtir

  6. Meia permalink
    08/09/2012 15:40

    Deu desgosto assistir esse jogo…

    Acho que é cedo para julgar o Guerrero. Ele está muito acostumado a vencer os zagueiros no contato físico, mas aqui isso é falta, precisa ver se ele vai se adaptar. E é muito injusto comparar Guerrero com o Elton, o peruano pelo menos mostra alguma categoria fora da área… Mas se ele é melhor que o Liédson mancando, ainda não sei… (só falta o Liédson virar artilheiro no flamengo para não restar dúvidas de que o problema não está nos nossos atacantes…)

    Curtir

    • 08/09/2012 17:38

      Como eu escrevi, ainda é cedo e ele pegou uma época de desinteresse do resto da equipe.

      Mas eu palpito que o cara ainda não está em forma física para jogar. Parece lento e sem explosão.

      Curtir

  7. Múcio Rodolfo permalink
    08/09/2012 12:53

    Lamentável. Uma contradição da parte do Adenor que afirmou que não iria repetir o erro cometido por manjubinhas e o entregacionalistas que abandonaram o CB em prol dos jogos do final de ano…..Ontem o time foi tão mal quanto naquele jogo com o América Mineiro.

    Curtir

  8. Nicolas permalink
    08/09/2012 12:50

    Não existe nenhum motivo para a vagabundagem. O time mal se distanciou da zona de rebaixamento.

    Uma parte do problema é que o time é totalmente orientado para a defesa. A única coisa que importa é a segurança defensiva. Quando tem de criar uma jogada no ataque, é aquele desastre que a gente observa. Eu nunca vejo o time atacando em bloco, com uma circulação inteligente da bola. É sempre aquela história de levar a bola para o flanco e tentar aquele cruzamento alto e sem direção. Pelo menos de vez em quando, o time deveria tentar uns cruzamentos diferentes. O Bielsa já catalogou não sei quantos tipos diferentes de cruzamento, rs.

    O fato é que o Corinthians tem os seus problemas no seu setor ofensivo e não é de hoje. O Tite não conseguiu resolvê-los e não dá mostras de que irá conseguir no futuro. A sua única grande preocupação é com o setor defensivo. Quem espera ver um time com uma maior desenvoltura no ataque- assim como eu- deve esperar a vinda de um novo técnico. É verdade que, entre os técnicos brasileiros, não há nenhum muito melhor. Há bons técnicos europeus mas todos custam caro. E vamos falar claro, os técnicos estrangeiros teriam de se adaptar à cultura do futebol brasileiro, que envolve muita desorganização e corrupção.

    Curtir

    • 08/10/2012 8:47

      E, na carreira, Tite nunca apresentou equipes ofensivas.

      Sobre técnicos estrageiros, está claro para mim que o povo já está sacando que os nossos técnicos são inferiores. O problema seria mesmo a adaptação.

      Curtir

  9. 08/09/2012 12:41

    Odeio ‘manetes’, e já deixei isso bem claro no Twt. Sofri muito com o Mano também. Porém, é preciso apontar: jogos contra times fracos mostram toda a limitação do Tilte. Toda.

    Uma pena. Veremos isso por muito tempo.

    Curtir

    • 08/09/2012 15:15

      Ele recua muito contra um time que quer empatar mesmo. No ano passado, o Liédson resolvia. Neste ano é jogador novo ainda em teste ou jogador no DM.

      Curtir

      • Múcio Rodolfo permalink
        08/09/2012 15:32

        Na saída para o intervalo, um jogador do Atlético Goianiense disse isso claramente……Mas o ano passado, não era só o Liedson que resolvia….O Emerson resolvia, O Paulinho resolvia. O Alex resolvia. O Willian resolvia. Não na mesma intensidade, mas cada um a sua maneira resolvia.

        Curtir

  10. Claudio permalink
    08/09/2012 12:06

    A torcida não pode cobrar. Foi no CT entregar plaquinha pro “gênio” e pedir desculpa por conta das críticas que tinha feito. Que moral vai ter agora pra cobrar o “gênio” e a vagabundagem?

    Curtir

    • 08/09/2012 15:12

      Nem comentei por aqui, mas engasguei com essa história: PEDIR DESCULPAS?

      Não vi o Tite pedir desculpas pela série de besteiras que ele fez também.

      Curtir

      • Múcio Rodolfo permalink
        08/09/2012 15:37

        Também acho que não era caso para pedir desculpas (embora esteje no grupo dos que rejeitam o rótulo de jumento concedido ao nosso treinador) mesmo porque futebol é cíclico e o bestial de hoje se torna uma besta no momento seguinte. Eu vivo citando o exemplo do Brandão: aplaudido num dia e chamado de ultrapassado e vaiado no outro. Devia ser mais ou menos como faziam os cubanos que não colocavam nome de pessoas vivas em ruas ou monumentos, pois seria contrangedor ter que retirá-los por qualquer besteira que essas pessoas viessem a cometer.

        Curtir

  11. Paulo permalink
    08/09/2012 11:35

    Como eu já detectara aqui, quando do empate com o Vaxcu, eles não acreditam mais e, portanto, não vão jogar com foco total, como faziam na Cucaracha. Espero que pelo menos não deem vexame e façam a “lição de casa” ( inclusive fora de casa ) contra bambis, porqueiras, sardinhas, flores e outros menos votados. E que tite consiga montar um time ultracompetitivo para o Japão. É só o que nos resta. Fico pensando: se doravante estivermos em todas as Cucarachas e chegarmos às fases mais avançadas, podemos desistir do hexa, hepta, octa…?

    Curtir

    • 08/09/2012 15:09

      O mkgt domina! Agora se o seu time ganha qualquer coisa no 1º semestre, então o mkgt garante que ele pode brincar no 2º.

      A ideia parece ser desconectar o clube do seu torcedor.

      Curtir

  12. 08/09/2012 11:34

    É cansativo, viu! Tite está trabalhando firme pra queimar Douglas. Sozinho lá no meio é difícil produzir alguma coisa — e olha que eu acho que ele jogou bem grande parte do tempo que esteve em campo. Imaginar que JH é uma alternativa a qualquer pessoa (que não seja ao gândula) é um erro colossal e imperdoável. Há tempos JH não é boa opção nem pra marcação, quem dirá pro ataque (com um saldo de 2 passes certos de 10 tentativas). A torcida, no entanto, parece que só vê Douglas jogando mal.

    Cássio errou, o juiz errou, Martinez mal apareceu e Guerrero jogou mal de novo, (perdeu um gol de cara, numa jogada Douglas-Romarinho).

    Romarinho, mais uma vez, foi o melhor em campo.

    Vou desistir de assistir esse brasileirão!

    Curtir

  13. permalink
    08/09/2012 11:23

    E o Ralf deve estar querendo mostrar que é volante “moderno”. Mano estragou nosso melhor marcador.

    Curtir

  14. Cesar permalink
    08/09/2012 11:22

    1. O Guerrero, a despeito do Tilte, não é o cara. Já teríamos visto se o cara é do ramo. Nem chutar no gol, ele chuta. É só mais um esforçado.
    2. O time realmente não tem nenhuma “saída” ofensiva. É só chuveirinho na área. Veja: qualquer falta no meio de campo, mesmo que for em áreas centrais, é chuveirinho…
    3. Na única jogada que houve alguma criatividade, saiu o gol. O Romarinho em vez de tocar para o JH, que já tinha aberto pela ponta para novamente cruzar, resolveu ir pra cima…
    4. O time é muito fraco para o Mundial.

    Curtir

    • 08/09/2012 11:32

      1. que toca todas de lado, lembrando o nosso querido e bem pago Souza…

      3. exato

      4. Pois vai apanhar para vencer o 1º jogo, dando tanto terreno para adversários mais fracos.

      Curtir

      • 08/09/2012 11:38

        Vocês estão se precipitando… o cara foi artilheiro da Copa América e como o próprio Zé Roberto disse é muito respeitado na Europa… não pode ser descartado nem rotulado como novo Souza AINDA não!

        Curtir

  15. 08/09/2012 10:02

    E no meio de todo esse muro de lamentações que virou o boteco do Álvaro, fomos garfados em um gol legal do JH e Cássio falhou feio pela primeira vez!

    Ah tá, quando o erro é contra a gente não vende jornal, só o contrário!

    Curtir

  16. Morgana permalink
    08/09/2012 9:38

    Pergunta: a temporada se resume a um campeonato? Temos que esperar até a libertadores do ano que vem?
    Se eu pelo menos soubesse como tirar férias de ser torcedora, seria uma boa. Eles conseguiram um período sabatico de 5 meses.
    Coloquem o sub18 pra jogar, sim? Dai seria preparatorio para a Copa São Paulo Jr.

    Curtir

    • 08/09/2012 9:58

      Eu também pensei nessa ideia de jogar com o time de baixo.

      Pelo menos ele podia colocar o Marquinhos uns 5 jogos como titular para ver no que dá.

      Curtir

      • Morgana permalink
        08/09/2012 11:28

        Se pelo menos o Narciso ainda fosse o tecnico e sem o Tite a tira colo.

        Curtir

  17. luis permalink
    08/09/2012 7:59

    Talvez agora alguns que me criticam quando afirmo que contra times mediocres temos obrigação de ganhar, sejá la como for, tenham mudade de idéia…

    Ou será que é normal não marcar gol a 3 jogos e pior que isso, empatar com duas das 4 maiores mediocridades do brasileirão 2012, bahia e atletico de goiás… isso sem contar o vice da gama, que foi uma nulidade no jogo contra o Coringão e mesmo assim não fizemos um golzinho que seja…

    TRISTE VIU!!!

    Curtir

    • 08/09/2012 8:59

      E mal chutamos a gol.
      E não temos contra-ataque
      E nossos atacantes estão jogando de laterais

      Sem Liédson de 2011, fica muito difícil jogar assim.

      Curtir

  18. Zé Carlos permalink
    08/09/2012 1:54

    Tá foda…

    Curtir

Deixe um comentário