Pular para o conteúdo

Só nos resta a Matemática, aquela coisinha tão divertida

09/11/2012

Acho que foi Mário Henrique Simonsen quem mandou esta: “a Estatística é a ciência de torturar os números até que eles confessem”

Eu só acrescentaria “confessem o que você quiser…” *

Pois que se façam as contas!

Mantenho a minha: 11 vitórias é premissa para escapar do rebaixamento. Adicionalmente, deve estar claro que é irrelevante a pontuação dos “adversários diretos” e isso tem razão óbvia: não tem ponto para todo mundo; se eu venço mais, outro tem de vencer menos.

Cada um pode encontrar seus melhores filtros analisando o histórico das equipes rebaixadas, mas sem esculachar!
Não caiam na conversa desse neo-jornalismo-torturador de fatos e números.

Imagino que o povo do boteco já tenha elaborado no bolso algumas regras de ouro sacadas da observação.

Como temos 16 15  jogos pela frente – é muita coisa, principalmente num campeonato tão fraco – a questão para mim é de PRESSÃO PURA.

Minha tese MATEMÁTICA e que coloco para avaliação de vocês é: considerem-se duas equipes na ZR idealmente iguais físico, tático e tecnicamente. A equipe com mais abutres mídia tem 50% a menos de chance de escapar do rebaixamento.

É por isso que eu quero logo que o Timão vença as últimas partidas necessárias para escapar da zona de conflito.

PS: Mano convoca os dois maiores amarelões do futebol brasileiro e nosso amado Fábio Santos? Arrrrrrgh!

*Não deixa de ser curiosa a frase vindo desse economista tão respeitado e tão subserviente à ditadura.

Posted from WordPress for Android

44 Comentários leave one →
  1. 10/02/2012 2:31

    Muitas vezes a lição sai de onde mesmo se espera. Ou não. Foi assim na Democracia Corintiana, de Sócrates, Casagrande e companhia, e parece que está sendo assim no famoso “time de guerreiros” do Fluminense. Mas calma, não quero nem por um segundo comparar a causa de um com a do outro. O que quero dizer é que um time que tinha tudo para dar errado, como é o caso desse Fluminense fadado ao rebaixamento, resolveu sair do nada, vencer sem parar, escapar da Segundonda e então virar simplesmente uma marca.

    Curtir

  2. 09/25/2012 5:35

    Muitas vezes a lição sai de onde mesmo se espera. Ou não. Foi assim na Democracia Corintiana, de Sócrates, Casagrande e companhia, e parece que está sendo assim no famoso “time de guerreiros” do Fluminense. Mas calma, não quero nem por um segundo comparar a causa de um com a do outro. O que quero dizer é que um time que tinha tudo para dar errado, como é o caso desse Fluminense fadado ao rebaixamento, resolveu sair do nada, vencer sem parar, escapar da Segundonda e então virar simplesmente uma marca.

    Curtir

  3. 09/12/2012 16:39

    Sei que vou apanhar, mas vai lá:
    Não quero que o Palmeiras seja rebaixado. Ponto.

    Porque se tivermos que ganhar um título e a vitória sobre Palmeiras não for parte da campanha será um meio-título. Assim como se perdermos um título, e ganharmos da porcada, terá valido a pena.

    Mas eu sou do tempo do guaraná de rolha (sério, tinha rolha sim) e do cachorro amarrado com linguiça (essa é só poética).

    Curtir

  4. Cesar Augusto permalink
    09/12/2012 16:11

    “Por fim, ainda temos de aturar os analistas de computador, comentaristas que nunca chutaram uma laranja e “resolvem” todos os problemas com uma arrogância irritante. PVC, PCV, Bertozzi, Calçade, Loffredo, Lino… Haja controle remoto…”

    Este é o trecho final da coluna de Paulo Cesar Cajú, no Estadão.

    Simplesmente, impagável.

    Curtir

    • Mano Corinthiano permalink
      09/12/2012 17:36

      Acabei de ler. Caju é foda mesmo. E o mais legal nessa história é que ele convive com todos esses caras ai kkkkkkkk

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        09/12/2012 18:07

        Todos estes citados pelo Caju possuem um insuportável ar professoral. São os donos da verdade e, dificilmente, aceitam opiniões em contrário. São figuras como essas que estragam o futebol com suas estatísticas e teses que, por vezes, não tem qualquer relação com o assunto proposto.

        Ontem, por exemplo, teve uma discussão entre PVC e MCP, dois insuportáveis, mas por incrível que pareça, o MCP tinha razão, no meu entender.

        Esse PVC, inclusive, acha que inventou a tática. Legal foi o Mário Sérgio, certa vez, descascá-lo em rede nacional dizendo que ele não entendeu absolutamente nada da tática utilizada num Grenal.

        O problema de todos eles é se levarem a sério demais. E quem se leva a sério demais, em regra, é um completo “Chatonildo”.

        Curtir

    • 09/12/2012 22:43

      KKKKKKKKKK!!!!

      Curtir

    • Raphael permalink
      09/13/2012 9:56

      Genial !!!

      Curtir

  5. manuel permalink
    09/12/2012 11:15

    Neymar vai voltar ao santos, marcos assunção vai voltar aos verdes, e nenhum deles vai cair. São dois caras que levam seus times nas costas, cada um a seu modo.

    E entre muricy e felipão na seleção, porque não os dois? Seria a soma do “joga no neymar que ele resolve” com o “cavem faltas que o assunção resolve”. Duas chances de ganhar! Tem tudo pra dar certo!

    Agora falando sério: dane-se a seleção. Meu coração tornou-se indiferente a ela. Náo pensava que chegaria a este ponto, mas cheguei.

    Quanto ao Fla, corre sério risco de cair. Estão jogando uma bolinha de rebaixado. E ainda me contratam o dorival, que após seu auge no santos vem tendo muito mais erros do que acertos. E não existe isso de que vão ter ajuda. É o mesmo que falam da gente, e no entanto caímos para a série b, perdemos do tolima, ficamos 23 anos sem títulos…

    Curtir

  6. Morgana permalink
    09/12/2012 10:41

    http://www.meutimao.com.br/noticia/87654/corinthians_vai_quebrar_recorde_historico_de_arrecadacao_no_brasil

    Essa é pra vocês que sonham com a redução no preço do ingresso na casa nova

    Curtir

  7. Múcio rodolfo permalink
    09/11/2012 22:50

    1- Cai por terra aquela conversa fiada da mídia de que o Manjubinha tem o melhor disparado do país, pois se perde um ou dois jogadores já começa a perder uma depois da outra. TEm também aquele papo..”reserva no praiano seria titular em qualquer time do país”. O Casão disse isto dos reservas do Chiqueirense em 99.
    2- Fora que o Odir Cunha, vai ter outro motivo para cobrar da CBF se o time que há cem anos promove o futebol arte for rebaixado. Ele tempos atrás afirmou que a CBF -quando ainda se chamava CBD- tinha um dívida com o praiano porque este deixou de ganhar algumas cucarachas por ceder jogadores para o selecionado tupiniquim.
    3- Se bem que, pra mim, não vai cair nenhum time considerado como grande.

    Curtir

    • 09/12/2012 6:30

      1- Fica claro que eles fizeram muito para manter Neymar-Ganso e não conseguiram montar uma equipe.

      O maior exemplo foi o Ibson cair fora no meio da Libertadores.

      2- Será que ele vai falar das longas excursões no exterior?

      3- Meu palpite é 7 em 10 que cai ao menos 1, 4 em 10 que cai 2 e 3 em 10 não cai nenhum.

      Curtir

  8. Bruno Pereira permalink
    09/11/2012 20:58

    Existem estatísticas úteis, extremamente úteis eu diria. As que são usadas pra analisar a performance de uma equipe durante a partida, como posse de bola, passes feitos, cruzamentos, etc. Esse tipo de informação ajuda a equipe a planejar o comportament nas partidas.

    Mas esse simples chute de quem vai ser campeã ou não não pode ser considerado trabalho sério. É o mesmo que usar tarô, ler mãos, essas coisas de “especialistas”.

    A mídia pode sim fazer pressão e fazer com que um time caia, mas é necessário muita instabilidade emocional pra que isso aconteça. Por exemplo, o Palmeiras tem um bom elenco, mas está numa má fase tremenda. A mídia não tá muito a favor, e isso agrava um pouco a crise. Já o Flamengo a situação é completamente oposta. Nunca caiu pois sempre teve e sempre terá o apoio necessário para fugir.

    Curtir

    • Mano Corinthiano permalink
      09/11/2012 22:30

      Eu acho o elenco do Palmeiras fraco. Houve uma evolução por causa da chegada do Barcos, mas é muito pouco. Compare o time deles de hoje com o do ano passado. Tirando o argentino, o resto é igual. Essa foi uma falha grave da diretoria, que ficou encoberta por causa do titulo da CB.
      E eu acho que ali o problema é bem maior do que uma simples falta de sorte. Não tem ninguém pra criar jogadas, e o time depende de bolas paradas para tudo. Fla e eles é uma briga de foice, mas ainda acho a SEP pior. Mesmo assim, por toda a bagunça, se tem algum grande que merece cair, e há muito tempo, esse grande é o Fla. Se a vida fosse generosa, cairiam os dois.

      Curtir

    • Múcio rodolfo permalink
      09/11/2012 22:36

      1- O Corintians em 2007. O time era triste, medonho. A diretoria contratou uns seis jogadores no meio do campeonato: Hiran, Amaral (reserva no Chiqueirense), Ailton, Fabio Braz e outros que nem faço questão de lembrar. Ao mesmo tempo, os Milton Neves da vida insistindo na tecla de que fariam tudo para salvar o Corinthians. Para não dar razão a um dos abutres-mor, na dúvida, apitava-se contra o Corinthians. No jogo contra o Náutico, teve um lance no qual um jogador do Timbu tropeçou e caiu. O juiz estava de costa e apitou a falta contra nós.
      2- O ano passado teve um matemático que dizia tela time tem tantos % de chance de ser campeão, outro tem não sei qantos %….Eu ficava me perguntando, será que para chegar a tal porcentagem, ele observa os jogos que cada time tem pela frente, o grau de interesse de cada adversário. A sorte nossa é que no ano passado, os bambis quando pegaram o VAsco ainda aspiravam uma vaguinha na cucaracha, o mesmo pode se dizer em relaçao ao Flamengo na ultima rodada.

      Curtir

      • Paulo permalink
        09/11/2012 22:46

        Múcio, estatística no futebol tem serventia nos moldes do que expôs o Bruno Pereira, acima. Quando se presta a prever o futuro, é prestidigitação.

        Curtir

  9. Paulo permalink
    09/11/2012 18:22

    Olha, como o Álvaro parece entender de números, fico numa situação desconfortável para refutar. Mas se meu “feeling” vale alguma coisa numa “ciência” inexata como o futebol, afirmo que o time do Corinthians não corre o menor risco de rebaixamento, nem de ser campeão. Os jogadores jogam quando querem e só não querem riscos, de nenhum dos lados citados.

    Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      09/11/2012 22:40

      Eu concordo que esse é o cenário mais provável. Aí você está correto.

      Mas ainda assim, existe um risco (muito baixo) de rebaixamento ou de manchetes negativas por uma eventual briga para não cair.

      Eu imagino que de cada 10 vezes que o Corinthians estiver nesta mesma situação num campeonato, umas 3 ele vai flertar com a ZR e em 1 dessas 3 ele cai.

      Claro que cada um tem seu feelling, mas o meu coeficiente de cagaço ainda está em 10% !

      Curtir

  10. Mano Corinthiano permalink
    09/11/2012 16:12

    # Eu li e reli esse texto, e confesso que só consigo enxergar uma mensagem obscura por trás dele. No fundo no fundo, pra mim não é sobre o Corinthians que o Álvaro está falando ai. A aparente preocupação que o texto denota, na verdade, encobre um desejo malígno….hehehehe

    # O meu pensamento pras próximas 2 rodadas é de vencer pra chegar perto do G4. A distância em relação a este é menor do que a que nos separa do Z4. O problema é que um jogo é derby, e o outro tem uma carinha de vagabundagem braba.

    # Velho, eu não me conformo com o direcionamento que a discussão sobre o Neymar na seleção toma, partindo do ponto de vista dos santistas. Já vi o Mauro Cezar Pereira falando sobre isso e acabo de ler textos que abordam o tema sob a mesma perspectiva. Eles contestam a manutenção do cabeça de galo, levando em conta que o cara passa a maior parte do tempo na seleção, não podendo atuar pelo Santos o tanto que deveria ou poderia. Assim, os lambaris pagam pra ele jogar pela seleção, Ainda que isso tenha fundamento, como fica a absurda dependência em relação a um jogador só? O mediocre tabalho do treinador que não consegue montar um time do zero, com vários jogadores que ele mesmo pediu que fossem contratados? A falta de planejamento da diretoria, que sabia desde o começo que isso iria acontecer? Eles tiram o foco daquilo que realmente pega.
    Se a gente for lembrar o caso Martinez, que foi contratado por nós com o papo de que tinha sido uma “pechincha”, mas havia sido procurado antes pelo Santos, que o achou caro, acho muito mais coerente contestar a permanÊncia do Neymar sob o ponto de vista econômico do que qualquer outra coisa. Será que manter o cara não está custando demais, a ponto de sacrificar o resto do elenco?

    Curtir

    • Daniel CMS permalink
      09/11/2012 17:08

      1 – Caraca, vou chegar em casa e rodar uns 4 discos ao contrário.

      2 – Não me conformo com o comodismo do time. Vamos ganhar essa m$%&*, ca%&*+#!

      3 – Outra que não me conformo, no twitter: “13h30. Filho único da base, Giovanni ganha espaço no meio-campo do Timão http://olha.biz/17yi

      Curtir

    • 09/11/2012 18:11

      1-Captaste-te o xiste, ó pobre mortal!

      É só perceber quem está dominando as manchetes.

      3- Concordo, é o que o Cesar escreve abaixo também. A questão é e se eles caem? Não seria uma boa para provocar uma nova reformulação no futebol brasileiro?

      Curtir

      • 09/11/2012 22:23

        Tem que cair Santos, Flamengo e Palmeiras… mas acho pouco provável que caiam os três… então prefiro que sejam só Flamengo e Santos…

        Curtir

        • Bruno Pereira permalink
          09/11/2012 23:56

          São duas vagas “garantidas” pra Atlético-GO e Figueirense, o que deixaria duas vagas sobrando. Do 11º (PP) até o Palmeiras são 9 pontos de diferença, então eu acredito que as outras duas vagas são pra times nessa zona, o que inclui Flamengo, Santos e Palmeiras.

          Curtir

  11. Cesar Augusto permalink
    09/11/2012 13:13

    Acho que não seremos rebaixados, mas, de fato, a nossa distância para os 4 últimos, ainda, não é tão confortável assim. É perigosa se o time relaxar.

    Por outro lado, falando dos outros, acho que o Flamengo corre um risco muito grande de cair para a Segundona, se não reagir nos próximos 3 jogos. O time é fraco, joga sob pressão e, ainda, não se deu conta que é candidato ao rebaixamento. Se conseguir alguma coisa nos próximos 3 jogos, estará livre, mas se não conseguir nada, o risco de queda será iminente. Me lembra, o Corinthians de 2007, que foi razoável no 1º turno e degringolou após a saída do Paulo Cesar Carpegiani.

    O Palmeiras é outro que corre risco. Acho que não cai, mas a verdade é que os Porcos estão com um azar danado. Além de perderem partidas atrás de partidas, os seus rivais Sport, Goianiense, Figueirense, Bahia e Coritiba vem reagindo, especialmente, o Bahia, do Jorginho, que é um técnico que conhece do riscado. O Palmeiras está com tanto azar que o Vasco, que estava em queda livre, trocou de técnico e, certamente, correrá mais na próxima rodada.

    E domingo, é derby, meus caros. Teremos um ambiente hostil. Será final de campeonato para os caras e espero, sinceramente, que joguemos da mesma forma. É o momento apropriado para rebaixá-los, não matematicamente, mas moralmente.

    >>>

    Fábio Santos na Seleção, em qualquer hipótese, é a prova cabal que a geração que temos é, simplesmente, uma lástima, salvo exceções. O pior de tudo é que dentre os laterais que jogam no Brasil, o FS, por incrível que pareça, mereceu a convocação.

    O Fred, no meu entender, é superior ao Fabiano e está em melhor fase, mas percebendo a fragilidade do Técnico no comando da Seleção, fez uma declaração desnecessária. Foi bobinho, bobinho, o Fred.

    A Seleção do Mano é mais ou menos esta, mas precisa de camisas 1, 5, 9 e 10. As demais posições estão bem servidas. Mas será muito difícil a permanência do Mano.

    E, na impossibilidade da continuidade do Mano, que é a lógica, aumentam as chances de, ora, ora, ora, Adenor Bacchi, principalmente se considerarmos uma eventual conquista do Corinthians no Mundial.

    O Felipão faz um trabalho péssimo no Palmeiras. Péssimo. E se cair para a 2ª divisão, nem se fala. As suas chances ficam reduzidas a zero.

    O time do Muricy, sem à presença do Neymar, tem o 19º aproveitamento da Série A. Não seria aconselhável colocar como técnico da Seleção, um técnico que reclama dos desfalques constantemente, sem considerarmos que os elencos de Bahia, Náutico, Goianiense, Figueirense, Ponte Preta e Portuguesa são muito inferiores ao Santos, mesmo sem o Neymar, e mesmo assim fazem campanhas mais satisfatórias. É o rei da desculpinha, ou o cozinheiro de comida pronta, como diz o Rica Perrone.

    Desta forma, uma boa campanha do Corinthians no Mundial, ou seja, o tíulo, pode alavancar o Tite para a Seleção, pois o Mano, dificilmente, emplacará, seja pelos resultados, seja pelos difamadores, seja por sua ausência de sorriso e simpatia, seja por falta de carisma, seja pelo anseio da mídia. A soma destes fatores, mais a péssima fase dos queridinhos Felipão e Muricy pode levar Tite a Seleção, como forma de trazer o povo para o lado da Seleção, pois trata-se de uma pessoa mais simpática, mais carismática e, principalmente, mais dotada de caraterísticas que agradam a mídia, que forma opinião neste país. O único “problema” para os formadores de opinião é que, mais uma vez, o técnico da seleção virá do Corinthians.

    E uma hipótese, que pode acontecer.

    Eu, repito, prefiro Vanderburgo Luxerlei, mas a mídia não o aceitaria nem pintado de ouro.

    Logo, o Adenor poderia ser a solução para a 2014

    Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      09/11/2012 14:10

      Análise impecável.

      Penso o mesmo, SEP tem mais recursos para escapar e Fla é candidatíssimo.

      Temo apenas que o Santos caia e joguem a culpa na seleção. (Talvez fosse bom. Da bosta nasce o cogumelo).

      A seleção é isso mesmo. Faltam jogadores e um técnico com força midiática.

      Curtir

    • Morgana permalink
      09/11/2012 14:12

      Duas coisas que eu tinha pensado por esses dias:
      O velho estilo luxemburgs de montar bons times e o “com-pro-me-ti-men-to” titês.
      Esse time amarelo não tem compromentimento, falta isso. O Mano tem esquema campeão, pq ele tentou usar na seleção (eu via a olímpica com possibilidades) o nosso esquema arrebatador de 2009. mas as estrelinhas parecem que deitam e rolam no cara. Fica difícil…
      O luxa deve sentar o sarrafo no vestiário da mesma forma (ou pior, se é possível) que faz à beira do campo. Esse é o choque que esses caras precisam, eles estão muito mimadinhos.

      Curtir

      • Paulo permalink
        09/11/2012 18:16

        Seria boicotado, como foi no Real.

        Curtir

      • Bruno Pereira permalink
        09/11/2012 20:23

        Comprometimento por comprometimento, ficasse o Dunga. Manteve o mesmo grupo por 4 anos, sob as mais variadas pressões, e ganhou quase tudo que teve direito.
        Foi o comprometimento que derrubou o Dunga, e vai ser a falta de comprometimento que vai derrubar o Mano. Por isso eu vejo que colocar Tite ou Luxa seria admitir o erro cometido com o técnico em 2010.

        Curtir

    • 09/11/2012 22:17

      Ser técnico da seleção eh muito dificil… eh pressão pra todo lado… o cara tem que ser que nem o Dunga mesmo…

      O Mano pecou convocando esses caras estranhos… que jogavam ne Ucrânia, Russia, Holanda e etc… e muito jogadores de seu empresário… isso foi oque acabou com ele… mas de uma coisa tenho certeza… ele vai sair da seleção mais rico…

      Curtir

  12. Raphael permalink
    09/11/2012 11:16

    Esse time atual é capaz de tudo, desde ganhar do Barcelona jogando no Camp Nou até perder em casa do Atlético-GO. E é por isso que não acredito em rebaixamento… mesmo diante de tamanha instabilidade a gente vai conquistar estas vitórias que faltam com a tranquilidade Titêsca de sempre, na base da retranca e sorte fraco-atiradora.

    Sobre a estatística no futebol: não há nada mais chato do que observar as “chances matemáticas” de cada time cair e ser campeão, segundo os tais matemáticos do futebol. Queria ver um trabalho decente de estatística durante o campeonato, com as possibilidades de cada time ser campeão com base na performance individual de cada jogador, esquema tático, etc etc

    Ah e para você Álvaro que está cabreiro ficar mais cabreiro ainda, restam 15 jogos apenas!

    Curtir

    • 09/11/2012 12:08

      Em tese, também não acredito no rebaixamento pois temos time para vencer Ponte, Sport e Bahia que são em casa. O problema (ou a solução para a abutraiada) é que pegamos na sequencia SEP e Bota fora.

      Perder para a Ponte virou rotina e perder as outras duas seria resultado normal. Tanta derrota assim pode criar uma manchete desegradável.

      15 jogos!

      No derby já estaremos disputando o 13º!

      Curtir

      • 09/11/2012 12:19

        Eu acredito que o Corinthians tem capacidade pra pelo menos não perder nesses 15 últimos jogos… só basta querer… aih que eh o problema… o próprio treinador não quer… deveria poupar mesmo esses caras que não correm em campo… e colocar o giovanni, o chinês e outros pra jogar, pois esses seguramente estão com vontade de jogar e vencer…

        Curtir

      • Bruno Pereira permalink
        09/11/2012 20:41

        E ainda tem o fator mundial, que vai eliminar os últimos 2, 3 jogos dessa conta. Corremos risco, mas menos que vários times, por isso eu fico tranquilo em relação ao rebaixamento.

        Curtir

  13. 09/11/2012 10:58

    A lista da seleção até que foi boa… só que FS eh ridículo… mas o cara merece… jogou até que bem a Libertadores… e é regular, dentro da sua ruindade… a parte boa eh que ele vai dar chance pro Denner jogar, se é que o Tite não coloca aquele Chiquinho…

    Curtir

  14. 09/11/2012 10:54

    Cara… reparei que ninguém acredita no título do Corinthians… mas eu ainda sim… e vou explicar o por que…

    Vejam só… se o Corinthians não tivesse perdido pro Santos, São Paulo, Fluminense e Figueirense… estaríamos na luta… mas nesses quatro jogos em especial jogamos mal pra caramba, querendo empatar e com medo de perder…

    Bastava jogar com vontade e teriamos arrancado algum ponto e até mesmo a vitória… por isso eu ainda não desisti…

    Curtir

Deixe um comentário