Pular para o conteúdo

Paulista 1×1 Corinthians, ave-maria JC!

01/20/2013

Jogo assim, ainda na pré-temporada, tem só uma coisa boa: o Tite libera a porteira é dá chance para a gente ver jogadores que nem para o  banco normalmente vão. Foi assim que revelamos Marquinhos para a Roma (jogou tipo 10 em 15 partidas do italiano) que agora deve vendê-lo para o Barça.

Tivemos 15/20 minutos de futebol, mas o Sol acabou com a festa e o jogo ficou chato e cheio de erros técnicos. Todo mundo só olhava para o Zizao (e a rádio preenchia o vazio da transmissão com piadas infames sobre o jogador).

O cara até jogou bem acima da média do time, imagino até que foi quem mais pegou na bola, mas parece (só palpite) que não tem condições físicas para jogar no profissional. Percebi as pessoas divididas com relação a sua presença em campo, mas, tirando essa observação sobre a parte física, não achei nada de mais (nem de menos). De menos eu vi esse Nenê Bomdia ainda no elenco, um Romarinho desencanado, um Giovani fominha etc. Nosso menor problema era o chinês. Jogando bem mesmo, só o Guilherme (ex Lusa).

(O zagueiro André Vinicios é aquele da Copinha? Ser for, cresceu, heim?).

O 2º tempo manteve a balada e lá pelos 15, Zizao fez uma belíssima homenagem ao Mané Garrincha e deu para o Giovanni 0x1. Golaço. Grande jogada. O cara é acima da média, mas não é para ser titular.

Num jogo que não aconteceria mais nada, a gente até já esquecia dele, mas… JC deixou sua marca: 1×1 (ok, culpe-se em 2,3% o AV que podia ter tirado a bola).

Corinthians até mereceu mais, só que esse time reserva não é nada confiável. O time do ano passado utilizado durante o paulista era mais reforçado com jogadores experientes, não era um catadão tão catadão.

—-

Para reflexão.

Tem gente que fala “Ah, o povo quer ver Paulista x Corinthians ou Flamengo x Corinthians?” Se fosse o Fla hoje, a escalação seria essa aí… Lembro que quando eles refizeram o Rio-SP eu fui em vários jogos, e tirando aquela coisa divertida de quem fizesse mais de x faltas perdia o direito à barreira, eram partidas melancólicas.

36 Comentários leave one →
  1. Múcio Rodolfo permalink
    01/21/2013 14:57

    Em 1998, o Corinthians perdeu o lateral Rodrigo, o Profexô Madureira deu uma meia pardalizada: colocou o Vampeta como lateral direito. Meia pardalizada porque o baiano havia jogado pelo PSV holandês por ali. Mesmo assim, os efeitos foram quase fatais. VAmpeta foi muito mal e o Corinthians que havia vencido por 1×0 no jogo de ida, perdeu por 2×0 e, com a derrota, perdeu a vantagem do empate. Sorte que no jogo seguinte o Edilson resolveu a parada. Isto mostra o quanto as improvisações podem ser perigosas. Voltando um pouco no tempo, em 1978 o Coutinho convocou o zagueiro Edinho como lateral esquerdo, deixando de foram laterais como Marino Chagas, Marco Antonio, Waldimir, Odirlei. A crítica feita ao Coutinho na época foi a seguinte: improvisar numa emergência -tudo bem-, mas quando se tem especialistas de qualidade para a posição é burrice. Pensando no Corintians, o Welder não vem agradando nem como lateral direito, então por que escalá-lo na esquerda sabendo que tem um lateral esquerdo no elenco?

    Curtir

  2. Nicolas permalink
    01/21/2013 13:42

    Mesmo em um jogo ruim como o de ontem, se podem fazer umas observações pontuais. Registre-se que o Tite achou que o time não jogou mal, o que é estranho porque o time pouco produziu no ataque.

    Um jogador pode produzir melhor se deslocado para outra posição. O Everton Ribeiro era um lateral-esquerdo mediano e passou a ser um bom meia. Deixou de ter tantas preocupações defensivas e a sua boa qualidade técnica passou a ter maior destaque. O Tite resolveu que o Edenílson vai ser um lateral-direito. Originalmente, o Edenílson é meia ( é o que consta no site no clube). Vai dar conta de marcar os atacantes adversários? O seu potencial não seria melhor aproveitado em uma função ofensiva? O Tite, em determinados momentos, se prende a umas ideias pré-concebidas e não há como fazê-lo mudar. Por exemplo, o Marquinhos não tem altura para ser zagueiro. O Zizao precisa ser um cara marombado para jogar futebol…

    O Gerd Muller dizia que sempre procurava chutar a bola rasteira, porque acreditava que isto dificultava a vida do goleiro. Acredito que ele entendia um pouco do ofício de fazer gols. Poderia ser um ensinamento útil para o Léo, um jogador que poderá ter um bom futuro. Mas que terá de aprender a concluir melhor.

    Curtir

    • 01/22/2013 7:53

      Eu acho inclusive que isso força demais o jogador a sair do seu normal. Essa coisa do Edenilson na lateral, num jogo em que faltava meia, parece coisa para detonar a carreira do cara.

      Curtir

  3. Múcio Rodolfo permalink
    01/21/2013 12:05

    Não dá pra tomar o time de ontem como referência para prever alguma coisa com relação a um time B.

    1- Pegando o time do meio de campo pra frente, não resta dúvida de que a princípio Ralf, Paulinnho e Danilo são presenças garantidas num time considerado como “A”. Sobram 3 vagas. Os candidatos a elas são: Douglas, Jorge Henrique, Romarinho, Pato, Guerrero e Emerson e Renato Augusto. São sete jogadores de bom nível- pelo menos no papel. Supondo que o Douglas é reserva do Danilo, sobram 3 jogadores que podem ser usados no chamado time “B”. O problema é ver se não vai ter “estrelinha” melindrada pelo fato de estar neste time B.
    2- Para volantes do nosso time B, temos o Guilherme, o Arão, o Gomes e o Anderson. Esses dois ultimos eu não tenho muita certeza se estão no elenco ou se estão perdidos por ai. O Guilherme não se discute. É ele e mais um. Eu colocaria ou o Gomes ou o Anderson que penso serem superiores ao menino de Cotia (e não é por ser de Cotia que eu acho). Outra alternativa seria colocar o Edenilson por ali. Se ele tem de aprender a marcar para ser lateral por que não pode fazê-lo para ser volante?
    3- Nas laterais, Alessandro e Fábio Santos são titulares. Na reserva o Adenor tem para a direita o Guilherme Andrade e o Welder (além do Edenilson, é claro). Para a esquerda, ele tem o Igor e, mais tarde, vai contar com o Denner. O Adenor parece mais disposto a deslocar um lateral direito para a esquerda do que lançar um garoto da base. Há de se ver se este tal de igor é do mesmo nível do Denner.
    4- Chicão e Paulo André são titulares sem contestação. O Gi não veio do futebol francês para ser reserva de reserva.Então é ele e mais um: Felipe ou Antonio CArlos. Podia ser o Marquinhos,mas……
    5- Para a reserva do Cássio, acho que o Júlio César perdeu espaço. Depois do jogo de ontem e do que aconteceu no twiter não sei se ele tem clima pra continuar. Então vamos de Danilo Fernandes.

    * No papel, é possível formar um time B bem ajeitadinho.

    Curtir

  4. Daniel CMS permalink
    01/21/2013 10:56

    Não sei o quanto o JCaré é protegido aqui e ali, mas vi que hoje ele se despediu do twitter. Deve ter sido cornetado até não aguentar e pedir arrego.

    Curtir

  5. luis permalink
    01/21/2013 9:33

    Não vi o jogo, mas achei realmente meio bizarro a saida do J. Cesar, sem ao menos tentar pular nos pés do jogador adversário para pegar a bola…

    No mais o paulistinha é essa coisa mesmo, só fica mais ou menos nas semis e finais e isso quendo temos classicos, pois ganhar ou perder esse torneio, na minha opinião, não agrega em mais nada aos grandes clubes!

    Quanto ao nosso time reserva, apenas é o reflexo do que é o nosso clube, um clube comandado por empresários, que colocam quem bem entendendem no elenco e privam os verdadeiros Corinthianos, que ralam pra valer na base, de ter alguma chance no profissional!

    Curtir

  6. Fabiano permalink
    01/21/2013 0:44

    Guilherme (ex-Lusa) foi bem, parecia gente grande jogando no meio de vários projetos de jogador… minha opiniáo é que ele lebra o Rogério (o alvo das pedaladas do Robinho): é um bom jogador para ajudar a armar o meio de campo, com bom passe. O Zizao pelo menos mostra muita vontade, coisa que o Romarinho nem de perto lembrou que existe. O menino Geonani (é assim que escreve?) ainda pode render, mas os zagueiro não prometem muito (se o A.V. tivesse tirado o gol dos caras com um carrinho, pelo menos teria mostrado um pouco de esperteza).

    Curtir

  7. ALEXANDRE LEMOS permalink
    01/21/2013 0:43

    para os juquinhas e sua turma, só digo uma coisa: LONGA VIDA AOS ESTADUAIS, a questao pra mim é a formula de disputa e nao o campeonato em si

    Curtir

  8. 01/21/2013 0:34

    A Band me deve. Ela prometeu no canal HD o jogo e mostrou Flunimed x alguma coisa. É que acham que em Brasília o povo torce para times do Rio. À excessão de Fla e Vasco, o Corinthians é a maior torcida aqui.

    Beleza, fica para o ppv.

    No Paulistão, fico com a possibilidade de ser no máximo 12 times, os tradicionais, mais Lusa, Juventus, os 2 de Campinas, os dois de Ribeirão e 2 primeiros de um campeonato só do interior.

    Curtir

    • 01/21/2013 9:28

      Com certeza! Não precisa de tantos jogos assim para preencher a grade da Globo e esses times ajudam bastante na formação dos elencos para o brasileiro.

      Curtir

    • 01/21/2013 11:37

      Tem que ver o que rende mais para os times do interior, se um paulista esquisito com públicos baixos e uma graninha quando jogam contra os quatro grandes (e olha lá que nem sempre enche) ou fazer um campeonato mais longo entre eles, com os grandes entrando numa fase adiantada. Do jeito que está, o negócio fica sem sentido. No Paraná, o Atlético está jogando o estadual assumidamente com o time reserva. Trocou por uma pré-temporada decente e um torneio amistoso internacional. Se as federações insistirem nesse modelo, deve aparecer mais casos desses.

      Curtir

  9. Paulo permalink
    01/20/2013 22:49

    Achei o Romarinho desinteressado do jogo, como se estivesse revoltado por ter sido escalado para jogar ao lado dos reservas. Nem fominha estava, impressionante, só tocava de lado. Deve se achar importante demais pra isso. O jogo foi melancólico, assim como se vislumbra ser, mais uma vez, o campeonato que outrora nos rendeu tantas alegrias. De bom só o gol do Zizao ( digo, Giovanni ), que, no geral, foi mediano. Esses moleques da Copinha ( 2012 e 2013 ), mais esse Bonilha ( como é ruim, hein? ), só querem chutar. É impressionante como chutam. Agora, só falta aprenderem. E o tal Léo chutou errado aquela bola, o lance era por baixo. Sinto informá-los, srs, mas o Campeonato mais antigo do Brasil está morto, só esqueceram de enterrar ( a menos que se considere campeonato uma disputa entre 3 ou 4 clubes, com um ou outro intruso, vez por outra. Não dá mais. Não no século XXI. Mas sabemos que, por razões políticas, continuará se arrastando por anos a fio, cada vez mais claudicante ). Vale por ocupar o nosso tempo naqueles meios-de-semana chatos, em que não se tem nada pra fazer, quando esses “amistosos”, então, se tornam, pelos nossos olhos, até interessantes. Pensei que só eu tinha visto a falha do JC, mas me consolo que não ( ouvi no rádio vários torcedores questionando-o na jogada do gol, ufa, não é prevenção minha contra o bom rapaz, menos mal ).

    Curtir

    • Zé Carlos permalink
      01/21/2013 0:32

      Como assim “pensou que só você tinha visto a falha do JC”?? Foi uma falha escandalosa!

      Curtir

      • Paulo permalink
        01/21/2013 10:22

        Pois é, Zé Carlos, goleiro sair e ser driblado é comum. Achei falha dele de cara, mas não uma falha escandalosa, como você diz. Tanto é que na Band-AM o tal de Zaidan preferiu pegar leve, dizendo “que ele saiu com a intenção de fechar o ângulo dando ao atacante a opção de adiantar a bola, tentando o drible, e ficar sem ângulo ou deixar a bola sair pela linha de fundo”. O que mais me chamou a atenção, no lance, foi a falta de recuperação do JC, que parecia a tartaruga correndo atrás da lebre. Muito pesadão, sem explosão. se ficou de pé, tinha que pelo menos tentar acompanhar o cara. Não sei se daria para ele pular nos pés do atacante, pois não se posicionou adequadamente para isso – e aí foi outra falha dele -, reveja o lance e perceba que o atacante passa a uns dois metros dele, lateralmente. Dada a proteção que esse rapaz tem, como bem observou o César Augusto, já previ, de antemão, que não assumiria o erro e que muitos o isentariam. Quem bom que a grande maioria considerou falha, grave, gravíssima ou leve, não importa, pois esse goleiro é um tapa na cara da Fiel, independentemente de quantas defesas possa fazer, não poderia estar nem como 2º reserva no Timão.

        Curtir

    • 01/21/2013 9:30

      Esse lance do Léo também…

      Mas o JC foi várzea, coisa de solteiros x casados. Se ele tivesse caído e tomado o drible, vá lá, mas aquilo ali foi coisa de amador.

      Curtir

  10. 01/20/2013 21:13

    O grande erro foi manter essa formação sem meias. O Bonilha, que eu saiba, é volante. Tivesse um cara que soubesse organizar o time ali, teríamos rendido mais. Concordo com o Múcio, o Edenilson no meio ajudaria mais esse time hoje. Mas imagino que o Tite tenha preferido usar o cara na posição em que ele será mais aproveitado.
    Achei o Giovanni bem, rolaram umas tabelas boas entre ele, Edenilson e Guilherme. Bacana ver o Léo entrando, mesmo que só por uns minutos. Quase deu tempo dele guardar o dele.
    Nessa de usar os meninos da base, gostaria de ter visto o tal Igor, lateral esquerdo. Vejamos se o Adenor muda alguma coisa pra semana que vem.

    PS.: Uns pitacos sobre o “terremoto Zizao”
    http://www.futepoca.com.br/2013/01/zizao-salva-jogo-chato-do-corinthians.html

    Curtir

  11. Cesar Augusto permalink
    01/20/2013 20:29

    1. Zizao fez jogada de gente grande, jogou bem, mas é muito fraquinho fisicamente.Terá muitas dificuldades.

    2. Júlio Cesar, mais uma vez, comprometeu. Quando foi exigido, para variar, falhou. Mas ele tem um Spirit Corp nas redes socias, simplesmente, impressionante. Ele nunca falha, porque as pessoas não conseguem separar o boa gente que é do goleiro medíocre. Aqui, no blog, nós só falamos da questão técnica e o JC já provou um zilhão de vezes que não tem envergadura para ser goleiro do Corinthians.

    3) André Vinícius, filho de André Negão. Com todo o respeito, alguém acha que o André Vinícius joga no Corinthians por causa do seu talento?

    4) Esse começo de campeonato é bem complicado. Não podemos cobrar muita coisa, pois, fisicamente, os atletas, ainda, estão debilitados, mas algumas figuras como o Bonilha e o A.V não podem jogar no Corinthians, nem de brincadeira.

    5) Esse Léo, que entrou no 2º tempo, tem tudo para virar jogador.

    6) Múcio, o Tite preferiu improvisar por um simples motivo: Não há um lateral-esquerdo reserva. Ele aguarda o Denner. Se tivesse um lateral esquerdo de confiança, bastava colocar o Weldinho, que foi bem, na direita, sacar o Bonilha para a entrada do Edenílson e o time estaria melhor montado. E, claro, falta um centroavante, que pode ser o Leandro, da base, por enquanto.

    7) O Rio-SP dos tempos modernos era muito chato. Em regra, o Corinthians sempre se dava mal, porque, normalmente, não fazia Pré-temporada. Lembro que, em 1999, estreamos tomando uma bordoada de 6×1 do Botafogo, porque não tínhamos elenco numeroso e os juniores estavam disputando o título da Copa SP. Não muda nada em relação ao Paulista, que tem como grande problema, o excesso de times. Acho que 12 equipes seria o suficiente, mas no atual formato, o Corinthians, pelo menos, poderá fazer uma bela pré-temporada. Os titulares só deveriam estrear um jogo antes do início da LA.

    Curtir

    • Múcio Rodolfo permalink
      01/20/2013 20:53

      6- O Adenor fez 3 improvisações quando poderia ter feito apenas 1. Bastava colocar o Edenilson no meio de campo e escolher entre o Welder e o Guilherme Almeida quem seria deslocado na esquerda. O Edenilson veio como volante ou meia do futebol gaucho no qual se destacou. Como lateral, embora seja bom no apoio, ele ainda peca na marcação. Tinha um garoto chamado Igor a disposição do Adenor. Ele é lateral esquerdo.
      7- Eu vou repetir o que disse um pouco antes. O torneio de 2002 foi diferente. Como não teve o paulistão, os times se dedicaram a competição. A forma de disputa remontava praticamente aos antigos- todos jogando contra todos. Foi um verdadeiro campeonato e não um torneio feito “nas coxas”.

      Curtir

    • 01/21/2013 9:44

      Bem analisado!

      7) Foi com o Osvaldinho!

      Curtir

  12. Múcio Rodolfo permalink
    01/20/2013 19:54

    1- Este desejo de ver a molecada mostrando serviço eu também tenho, mas o Adenor corta no nosso barato colocando os reservas aos 40 minutos do segundo tempo. Tinha o Leandro, o Leonardo e o Igor no banco e…..
    2- O Adenor pardalizou. Colocou o Edenilson que é meia na lateral direita, o Welder que é lateral direito na lateral esquerda e o Guilherme Andrade que e lateral direito como volante.
    3- Esse André não é o da Copinha. Me parece que é filho ou algo parecido de um dirigente do Timão.
    4- O único Torneio Rio São Paulo sério que eu me lembre foi o de 2002, pois nele os times entraram com suas melhores formações.

    Curtir

    • 01/21/2013 9:46

      2) Fiquei também confuso com essa. Se eu fosse o Welder, procurava outro time, pois não é mais nem lateral direito reserva…

      3) Teve um André duas Copinhas para trás. Não é o mesmo?

      Curtir

      • 01/21/2013 11:31

        O André Vinícius jogou na Copinha de 2010, foi bem, e ferrou o joelho. FIcou oito meses parado, voltou, e ferrou de novo o mesmo joelho. Agora está voltando de novo. Ele é filho do André Negão.

        Curtir

        • bloguedotimao77 permalink*
          01/21/2013 12:03

          Lembro que ele era um tampinha!

          Curtir

  13. Alessandro permalink
    01/20/2013 19:53

    O Romarinho jogou de costas e assim não vai render nunca, o Chinês é melhor que o Elton, o Edenílson bem treinado pode ser um ótimo lateral.
    O Tite poderia ter colocado antes o Leo, o Leandro poderia ter entrado.
    Essa Bonilha consegue ser pior que o Arão.

    Curtir

Deixe um comentário