Pular para o conteúdo

Mirassol 0x1 Timão, melhorou, mas num péssimo dia.

01/28/2013

Imagino que esse Domingo não tenha sido um qualquer. O que aconteceu com os brasileiros de Santa Maria embrulhou o estômago e todas as outras coisas ficaram desimportantes.

Nosso time melhorou muito em relação aos outros jogos pela presença do Renato Augusto — o que nos leva a refletir sobre pontos perdidos ao não colocar o Edenilson na posição. Outro fator até mais nítido e importante foi a evolução física. O time estava mais rápido, sinalizando que já estão em outra fase de preparação.

O problema foi que começamos bem, criamos, fizemos o gol e… Voltamos ao manual do Titenaccio! Seguramos o 0x1 até a tradicional pressão ao final do jogo que quase nos custa mais pontos.

O desempenho da zaga já foi bem melhor, mas notem que depois do gol o time inteiro permaneceu recuado numa faixa limitada a 60% do seu próprio campo. Aí até eu viro bom zagueiro.

Para reforçar a sensação de pontos perdidos, o Igor não comprometeu (mas também não encantou, o que não é problema) e sim, os primeiros jogos não precisavam tanta pardalisse.

Por fim, notem que o Zizao joga num nível técnico bem acima da média, mas, num jogo em que a capacidade física (falo da velocidade mesmo) já estava mais acentuada nos jogadores, ele começa a se destacar menos. Sem uma solução para isso, acho que ele sempre será preterido pelo Tite.

Antigamente dizia-se que se você não passasse pela base até o juvenil, era impossível virar um profissional pois não teria feito o trabalho de base (física) que é feito por lá. Ouvi preparador físico dizer que o Neto foi prejudicado exatamente por tornar-se titular do profissional do Guarani com 16 anos e isso comprometeu o trabalho de base física.

Creio que hoje a ciência já deve ter dado solução para isso. É por aí a chance do Zizao disputar posição no Corinthians.

21 Comentários leave one →
  1. 02/04/2013 19:40

    RT ‏@bloguedotimao que a gente não tenha que esperar mais 2 anos para ver outro 5×0….

    Pelo jeito isso foi tudo sobre o Corinthians 5×0 Oeste

    Curtir

  2. Nicolas permalink
    01/30/2013 0:53

    O grande problema é o de consolidar uma vitória através de uma margem maior de gols. Quando se consegue uma pequena vantagem, reaparece a recuabilidade. E o sofrimento para assegurar a vitória, mesmo contra equipes fracas.

    A seu favor, o Tite poderá dizer que vem conseguindo vitórias e títulos com o atual sistema. E ele não irá jogar fora a escada que usou para subir.

    O Paulinho deverá ficar até o meio do ano. Assim, teremos de esperar para saber como o Guilherme -podemos chamá-lo assim para diferenciar do Guilherme Andrade- se sairá no seu lugar. O Tite já poderia fazer a experiência em jogos sem importância.

    Encontrei uma entrevista do Tite com o blog Olho Tãtico do jornalista André Rocha. Entre outras informações interessantes, como a de que vê o Danilo como armador, considerei relevante um trecho em que explica a cobertura em diagonal na linha de quatro. Muito didático e passei a compreender melhor porque o lateral até abandona um pouco a marcação individual do ponta. O player de vídeo parece estar um pouco lento mas a responsabilidade não é minha.

    http://espn.estadao.com.br/post/289930_papo-tatico-com-tite-parte-2-resposta-as-criticas-sobre-postura-defensiva

    Curtir

  3. 01/29/2013 13:01

    Renato Augusto melhorou muito o time, jogou bem enquanto teve perna. As substituições do Tite foram realmente muito deprimentes, acabou o jogo lá pelos 20 do segundo tempo.
    Sobre a questão Edenilson, um detalhe curioso que não tinha me atentado é o Guilherme Andrade como primeiro volante. Jogou bem, ainda que considerando as fragilidades dos adversários. Tite está inventando um reserva par ao Ralph, assim como inventou um para o Alessandro depois de desencanar do Welder. No que não posso condená-lo, Welder jogou duas partidas bem e depois nada, grande decepção. A perda de espaço dele já estava clara ano passado, quando Edenilson tomou conta da posição boa parte da Libertadores.
    Voltando ao Guilherme Andrade, aguardemos testes mais fortes no futuro, mas pode ser uma saída.

    Curtir

  4. André Pinheiro permalink
    01/28/2013 15:31

    dia de ontem realmente foi muito dificil sorrir, principalmente para quem é pai e se coloca no lugar daquelas familias….

    Curtir

  5. Cesar Augusto permalink
    01/28/2013 13:46

    O futebol é muito pequeno diante de uma tragédia como a que ocorreu ontem, em Santa Maria. Tragédia de grandes proporções que poderia ser evitada se as autoridades, simplesmente, fizessem a sua parte. Sem alvará, desde agosto de 2012, o local não poderia funcionar, simples assim.

    Por outro lado, após o acidente, vendo alguns comentários de delinquentes virtuais nas tais redes sociais, cheguei a conclusão que o ser humano é inviável.

    Alguns fazem piada em tragédia, outros politizam a questão como se isso fosse possível num momento deste. Ah, o Prefeito de Santa Maria é do PMDB e foi reeleito. E daí?

    Isso é minúsculo em relação ao que aconteceu.

    São canalhas virtuais.

    É preciso muita força e coragem para os familiares contornarem esta situação.

    >>>

    Vi o jogo do Corinthians sem aquela vontade, mas gostei do 1º tempo. Renato Augusto e Romarinho foram muito bem e fizeram a diferença.

    Depois do gol, o Titenaccio prevaleceu. Aliás, antes disso, lá pelos 7 minutos de jogo, o Corinthians estava todo atrás da bola e em seu campo marcando o Mirassol. A impressão que tive nestes primeiros jogos é que o Tite, apesar dos títulos, está mais retranqueiro do que nunca.

    No final do jogo, terminamos com Andrade, Guilherme, Edenílson, Bonilha e Arão, ou seja, 5 volantes e sem nenhum atacante.

    De resto, gostei da atuação do Igor. Se não é um primor, ao menos faz o feijão com arroz. Gil foi mais ou menos, mas me parece que é bom zagueiro. O mesmo se aplica ao Felipe, que joga idêntico ao Paulo André, aparentemente. E o Renato Augusto, mesmo fora de forma, é um jogador que sabe tocar a bola e é inteligente.

    O time, deste ano, no papel, é melhor que o de 2012.

    A diferença é que os adversários, também, estão melhores em relação a 2012.

    Curtir

    • 01/29/2013 8:11

      Tive também essa impressão de que Tite veio reforçado nos seus conceitos retranqueiros…

      Quando acontecem essas coisas, eu já evito de ler qualquer coisa, pois sei que vou me inritar.

      Curtir

  6. Alessandro permalink
    01/28/2013 10:48

    Parece que o Renato Augusto foi um bom reforço e acredito que será mais útil que o Alex.
    Acho que nosso sistema auxilia a zaga, quando o meio está encaixado e o lateral esquerdo é de ofício dificilmente temos problemas.
    O Kleber quando estreou parecia afobado, e foi melhorando o futebol, o Igor foi bem.
    Qual trio é pior: Arão, Bonilha, Weldinho, ou Perdigão, Eduardo Ramos e Saci?

    Curtir

  7. Max permalink
    01/28/2013 10:25

    1 – Bastou um jogador com bom passe ali no meio pra mudar a cara do time, o que reforça a óbvia constatação de que no meio dos titulares, fulano deve render mais do que no catadão.

    2 – Giovani tentou aparecer na base da finalização (péssima). Foi fominha.

    3 – Romarinho fez sua estréia.

    4 – Atendendo a massa, Danilo é o segundo goleiro, o rodízio está suspenso até segunda ordem.

    5 – Há esperanças pra lateral esquerda. Na direita o Edenilson improvisado joga mais que as outras opções de reservas. Inclusive gostei dele ali ano passado quando Alessandro esteve fora.

    Curtir

  8. Múcio Rodolfo permalink
    01/28/2013 10:02

    Bastou duas mudanças no time…..O menino Igor não foi um Silvinho ou um Kléber na lateral esquerda, mas pelo menos não comprometeu. Acho que foi mais eficiente que o Weldinho improvisado por ali. Pelo menos não perdeu nenhuma bola besta. A entrada do Renato Augusto deu maior mobilidade ofensiva, fazendo crescer o futebol do Romarinho e do Giovani. Com relação a este, eu só acho que alguém tem que orientá-lo sobre o momento oportuno para se tentar o arremate ao gol. Em todo caso, o menino demonstra muita personalidade. Não é daqueles que se escondem diante de uma responsabilidade. E no gol,o Danilo Ferandes demonstrando uma segurança que o JC não demonstrava. Aliás, naqueles jogos em que sucedeu ao Renan, o DAnilo já tinha ido relativamente bem. Mas não a ponto de barrar o titular Cássio. De negativo -e bota negativo nisso- as mexidas adenorescas no final. Tirou três jogadores ofensivos para colocar Arão, Bonillha e Weldinho. Ninguém merece!

    Curtir

  9. Andre.T permalink
    01/28/2013 9:49

    Grande Alvaro, enquanto temos no meio como opção Renato Augusto, Douglas, Danilo, JH e Edenilson, na lateral direita temos apenas o veteranissimo e futuro aposentado Alessandro. Ja tentamos com Welder que pelo jeito se deslumbrou. A opção do Tite em ir com o Edenilson se mostrara sabia no futuro. Esse é o ano da renovação, precisamos de substitutos para Chicao, Alessandro, Danilo e Emerson. E na minha opiniao serao Gil, Edenilson, Renato Augusto e Pato.

    Curtir

Deixe um comentário