Skip to content

Uma baciada de jogos e um Neymar perdido

02/13/2013

Viagem a trabalho complicou as coisas por aqui, mas voltamos. Vamos cornetar analisar os jogos na baciada.

Primeiro, a equipe evoluiu algo na parte física mas ainda corre menos que nossos adversários da capital e muito menos que nossos adversários do grande ABC, que o diga o PA. Aliás, sobre PA vamos com calma pois, em forma, ele não perderia aquela corrida de modo tão amador. Podemos dizer que ele não é um zagueiro top, mas também não é ruim, fora que é pintor, escreve e parece um cara gente boa pra caramba. Entonces, eu acho que deveria permanecer no grupo. (Posso agora cometer uma injustiça, mas o Rebolo também não era lá craque da bola…)

Mas, isso não significa que eu não possa dizer que o pior do Corinthians em 2013 é o miolo de zaga.

Os caras conseguiram ir mal, um mal variando sempre entre o “cheio de falhas”  e o “patético”.

Outra coisa muito ruim é a insistência do Tite em colocar o Sheik para jogar na meia armação. Acho que é uma rebate da final do Japão em que ele venceu, apesar do erro de escalação.

Mecanicamente, diria que temos de ver isso aí! Quanto tempo mais ele vai colocar na meia um atacante que toda bola é bola para abaixar a cabeça e colar no pé?

Não gostei também do posicionamento do Pato no jogo de Ribeirão. Afastado da área, como um pivô de futsal. Estava tão, mas tão mal colocado que comecei a achar que era decisão do Tite e lembrei que ele outrora fez tal barbaridade com R9.

Mas tem um lado bom, se você descontar a questão do miolo de zaga (e ela é seríssima, pois é técnica = precisa de jogador) vejo o Corinthians do meio de fevereiro muito acima daquele do ano passado.

Neymar

Felipão fez besteira ao escalar jogadores que mal treinaram para pegar a Inglaterra.

Caso do Neymar.

É, AINDA (← veja, letras GARRAFAIS) não entro na onda de que ele não vence zaga forte. Acho que tem de se dar o desconto de ele estar fora de forma. Mas que parece que ele não tem edge contra zaga boa, lá isso parece.

Pode escrever: mantida a foto, quando for para a Europa (se é que um dia vai compen$ar), Neymar vai ganhar uma dieta de engorda com ganharam R9, CR7, Robinho etc.

Vai ser o fim do drible.

Anúncios
20 Comentários leave one →
  1. Raphael permalink
    02/15/2013 12:18

    1 – Acho que ainda é cedo mesmo para criticas mais duras, mas é um preocupante mesmo a perfomance defensiva do time. Que o Tite não venha depois pedir zagueiro, pois deram de presente para a Roma os nossos dois melhores defensores.

    2 – Esse Gil tá com cheiro de que será uma furada… e o que não entendo, mesmo, foi o enorme esforço da diretoria em sua contratação. Foram alguns meses de novela por um jogador praticamente desconhecido por aqui e que, por hora, ainda não mostrou a que veio. Quem é o empresário do cara?

    3 – O Emerson pelo meio pesa muito contra as poucas virtudes que enxergo no trabalho do Tite. Isso e todo o resto me fazem continuar torcendo para que ele vaze do Corinthians. Mas sei lá… já não acho o Luxa melhor do que o Adenor. Talvez o Bielsa ou o AVB.

    4 – O Brasileirão ficou chato… o Paulistão tá ficando chato… vou me juntar aos saudosistas e vou-me embora pra Pasárgada

    Curtir

    • Cesar Augusto permalink
      02/15/2013 13:28

      2. O Gil, por enquanto, é um fiasco. É a típica contratação que encheu o bolso de alguns sem qualquer preocupação com a qualidade técnica do atleta.

      3. O Luxa, hoje, é pior que o Adenor e, pelo visto, pior que qualquer um. Ele não tem mais qualquer paciência com o futebol. Ontem, vi partes do jogo do Grêmio e fiquei espantado com a desorganização do time. Um absurdo. Ademais, o negócio do VL, hoje, é contratar, ser manager e a questão tática é secundária. Sem contar que, em qualquer clube que dirige, onera os cofres do clube sem se preocupar com o futuro. Foi o melhor dos últimos 20 anos, mas não é nem sombra do que foi um dia. Ontem, ele promoveu 3 estreias e desestruturou a equipe. O Adenor jamais faria isso e está correto. As contratações devem entrar no time aos poucos.

      Curtir

      • 02/15/2013 15:16

        3-Agree. O cara consegui virar um anti-técnico. Ele detona qualquer equipe o que mostra que ser manager não é mesmo para qualquer um.

        Curtir

  2. 02/14/2013 21:00

    Então só resta torcer pra contratação do Gil ser tão horrorosa quanto a do Guerrero

    Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      02/14/2013 22:31

      O guerrero passa porque cabeceia muito bem.

      Aliás, está explicado porque ele chegou com fama de goleador: deve ser tudo de cabeça!

      Curtir

      • Múcio Rodolfo permalink
        02/14/2013 23:54

        Não é bem assim…..

        Curtir

        • 02/15/2013 15:16

          Pô, o cara é bem tosco com a bola no pé, vai…

          Curtir

        • Zé Carlos permalink
          02/16/2013 0:16

          Caraca, véi… curto seu blog (senão não freqüentava), mas COMO você corneta!!! Ô lôco, meu: de dar inveja no meu avô…

          Curtir

        • 02/16/2013 10:37

          A graça tá em cornetá, pô!

          Curtir

        • Múcio Rodolfo permalink
          02/16/2013 0:36

          Dá para notar que o Guerrero é muito mais do que um Souza com grife. No mundial ele jogou muito bem. Pode não ser um Reinaldo, um Careca, mas tem recursos. Sabe dominar uma bola. Sabe preparar as jogadas. Eu posso estar engando, mas ele tem tudo para se tornar um ídolo da torcida.

          Curtir

        • 02/16/2013 10:34

          Pelo chão a bola sempre vence ali!

          Curtir

      • 02/15/2013 16:12

        Para quem era “um erro” e para “cabeceia muito bem” até que já houve uma evolução razoável. Menos moçada. Impossível julgar o Gil por meia dúzia de jogos. Pareceu-me tão bom (e limitado) quanto o PA. Em outras palavras, pode sim ser bem útil. Aliás, já está sendo. Em tempo, pode também ser um mico, mas ainda não dá para dizer isso. E quem diz é tão precipitado quanto quem diz que já deu certo.

        Curtir

  3. Cesar Augusto permalink
    02/14/2013 16:45

    1. O time deste ano, sem dúvida, é melhor que o do ano passado. A diferença é que os adversários, também, são mais fortes.

    2. A nossa zaga será o calcanhar de aquiles em 2013. Os adversários que atacarem o nosso lado esquerdo, entre o FS e o PA terão mais condições. Foi assim, que tomamos muitos gols no último campeonato brasileiro e já tomamos alguns, neste ano. O Ralf terá que se desdobrar. Caso contrário, a eficiência defensiva, principal fator do sucesso em 2012, irá para o vinagre. Esse Gil, por enquanto, me lembra o Dama.

    3. Emerson Shake é um fator que pode desestabilizar a equipe. Se houver, de fato, o tal merecimento e joga quem estiver melhor, o Emerson, hoje, é banco. Primeiro porque não joga nada desde 04 de julho de 2012. Segundo, porque começou mal o ano. E terceiro porque o seu individualismo, neste início de ano, me fez lembrar Mirandinha, aquele dos anos 80, ex-Palmeiras, Botafogo, Corinthians, na LA 1991 e o 1º jogador brasileiro a disputar o Campeonato inglês, pelo Newcastle. O Tite terá que ter muita coragem para sacá-lo.

    4. O Pato seria mais útil num esquema com 2 atacantes ao invés de jogar pelos lados ou jogar de pivô. De qualquer forma, é titular absoluto quando estiver 100% por cento.

    5. Falando da vida dos outros, o Atlético-MG vem forte nessa Libertadores. Mas, é preciso sempre esclarecer aos apressados, que é o Atlético-MG. Uma hora, provavelmente, quando mais precisar, o caldeirão do Independência jogará contra da mesma forma que o Mineirão jogou contra, em 1977, 1983, 1985, 1986, 1987, 1990, 1996, 2002…

    6. Acho que mais forte que o Atlético está o Fluminense. Joga mais feio, mais burocrático, mas erra menos. O SPFC, mesmo jogando pedrinhas, teve chances de ao menos empatar.

    7. Neymar. Nem tanto ao céu nem tanto ao mar sem qualquer tipo de trocadilho. O rapaz é craque, mas aqui no Brasil joga em sua zona de conforto. Aqui, não há maiores cobranças efetivas. Mídia, arbitragem, zagueiros ruins e esquemas táticos do século passado facilitam a vida do rapaz e o transformam num fenômeno internacional. Não se trata, ainda, de um fenômeno. No Brasil, deitará e rolará. Na Europa, jogará bem, também, mas talvez nunca chegue perto do Messi ou, até, do Cristiano Ronaldo.

    08. O Robinho, apenas para exemplificar, em 2005, quando saiu do Brasil, era considerado um novo Pelé, mas na Europa, o rapaz foi razoavelmente bem, mas jamais foi protagonista. Talvez esse seja o medo do Neymar e do seu staff, ou seja, se transformar num coadjuvante

    09. Na Europa será preciso, além de jogar futebol, galgar parâmetros na equipe e o ambiente talvez não seja favorável como é no Santos, onde ele manda prender e manda soltar. Ele chegará como estrela, mas no grupo de jogadores será tratado como mais um, especialmente se for o Barcelona. Lá não tem palhaçada. Nem dancinha, nem gracinha, nem menosprezo ao adversário.

    10. A impressão que tenho é que o Neymar se intimida na presença de outras estrelas. Apenas para exemplificar naquele Santos, de 2010, ele não jogava nem metade do que joga, hoje, porque o craque era o Robinho e o Ganso, que naquele tempo, mandava no time e até no treinador. Depois que ambos saíram, ele tomou conta do pedaço. Na Seleção, os veteranos o inibem. Na Seleção, apesar de toda a sua fama, ele, ainda, tem que provar.

    11. Esse rapaz adora aparecer. O cara dá um peido, anuncia no twitter. O cara corta o cabelo, coloca no instagram. É um problema sério. O rapaz, sempre, quer ser o centro das atenções e, talvez por isso, não renda tanto assim na Seleção porque os holofotes não estarão apenas nele. Ele já aparece por natureza, mas, aparentemente, quer aparecer sozinho, só ele e mais ninguém. É individualista ao extremo.

    12. Seleção Brasileira: Derrota normal, mas o Felipão já mostrou as suas garras a Fabiano e Gaúcho. O tricolor não jogou nada. E o R.Gaúcho idem e, ainda, o desobedeceu ao bater o pênalti no lugar do Neymar. Ah, na próxima convocação, certamente, teremos um volante alto, forte, vigoroso e com mais de 1.80m, como gosta o Felipão. Mas, atualmente, time com centroavante poste é um atraso, pelo menos é o que demonstra o Barcelona, todo santo dia.

    Curtir

    • Raphael permalink
      02/15/2013 12:06

      Sobre o Neymar, ele é disparado o garoto propaganda brasileiro da atualidade. Eu ri demais esses dias numa propaganda de creme de barbear mostrando o pivete numa postura de super-homem, só faltaram engrossar a voz dele. É deprimente, mas é o melhor futebolista que temos hoje… e com isso vem todos os bastidores e super-exposição na mídia podre que temos.

      Essa necessidade calamitosa de aparecer é consequência do trinômio jogador + mídia + patrocinadores. Todos ganham dinheiro com isso. E como temos uma população bem ignorante, a coisa só tende a piorar.

      Hoje é terminantemente proibido falar mal do Neymar na TV, rádio, jornal ou qualquer outro veículo de massa. Ele é o moleque maneiro, do futebol moleque e agora até ficou bonito, dizem. Tem a namoradinha do momento, também.

      Bom, eu acho ele um ótimo jogador mas que se não for pra Europa logo vai ficar nesse nhé-co-nhé dele.

      Curtir

      • 02/15/2013 15:18

        Exato. Parece coisa oficial na cara dura: não se pode falar mal dele.

        Ele tem todos os patrocinadores que importam e ninguém na mídia quer perder dinheiro.

        Curtir

  4. Múcio Rodolfo permalink
    02/13/2013 20:16

    1- O Rebolo, se não me falha a memória, não era titular e nem primeiro reserva…..
    2- Ainda é cedo para as cornetadas mais violentas. Mas já dá para notar que o Emerson está exigindo o banco de reservas.
    3- Temos 4 beques -Chicão, Paulo André, Gil e Felipe. Tinhamos o Antonio Carlos, mas este foi emprestado para não sei quem. Se 3 dos beques se machucarem, será necessário improvisar o Ralf por ali. Tem o André Vinicius,mas este parece que se queimou no jogo contra o Paulista de Jundiai.

    Curtir

    • 02/14/2013 8:07

      2- Não parece também que ele está fazendo isso por que se sente pressionado?

      3- Desses, não deu para engolir que o tal do Gil é tão ruim. Tem algo errado aí, talvez seja apenas um período de aclimatação.

      Curtir

  5. Daniel CMS permalink
    02/13/2013 16:34

    1 – Pensei o mesmo sobre a zaga. To bem temeroso. Mas achei que estava sendo precipitado. Sei lá esse Gil, não mostrou grandes coisas até agora.

    2 – E Renato Augusto?

    3 – Sou dos que acham que Felipinho queimou Luis Fabianus e R10.

    4 – Gremio tá vindo forte, no papel, hein? Hoje vi que contrataram Andre Santos.

    5 – pequeno typo, é viagem e não viajem.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: