Skip to content

Mesa não me engana que eu não gosto

07/16/2013

Então puxei de memória eletrônica…

De bom mesmo, o jogo teve dois caras: Emerson e Marquinhos. (…). O segundo foi impressionante! Ele é pequeno, franzino, mas com uma personalidade incrível e… TÉCNICO! Sim, dá chutão, mas também amortece e sai jogando bolas que 80% dos caras espanam.  Deu um lançamento de 50 metros primoroso. Corinthians achou uma joia rara e deveria proteger esse moleque, pois tem tudo para ser dos maiores (aparentemente tem 17 anos e deve naturalmente crescer em altura e peso). Tentei puxar de memória zagueiros que saíram da nossa base e vingaram: Mauro, Marcelo, Anderson, Cris, Marinho, Marquinhos e Diogo. Desses, se eu não estou enganado, esse moleque impressionou como o Marcelo tinha me impressionado quando surgiu (salvo engano, o Marcelo chegou à seleção brasileira).  Mas, parece que o moleque começa de um ponto acima de todos eles.

https://bloguedotimao.wordpress.com/2012/03/10/timao-1-x-1-bugre-e-1×0-e-um-placar-perigoso-ne-tite/

Aí eu leio:

Apesar da diferença nas cifras, o diretor adjunto Duílio Monteiro Alves nega que o Timão tenha perdido a oportunidade de lucrar mais dinheiro com a revelação. Para o dirigente, seria impossível, mesmo conhecendo o potencial de Marquinhos, prever o sucesso que o defensor faria no futebol europeu e a quantidade de euros que os clubes estrangeiros devem investir.

http://www.meutimao.com.br/noticia/119113/corinthians_nega_ter_perdido_chance_de_lucrar_mais_com_marquinhos

Possivelmente, Tite deu um prejuízo TÉCNICO extraordinário para o Timão ao nos privar de um dos melhores zagueiros do planeta. Fora a grana sentida na revenda, mas aí culpem-se os gênios que venderam o moleque de graça.

Custo Tite

Tite ainda é mais caro, pois ele tem se utilizado do expediente de substituir Pato nos jogos em que o time dele joga mal. Fosse um técnico em início de carreira, um Ney Franco qualquer, vá lá. Mas é Tite, um cara experiente. Aquele mesmo Tite que tirara o menino que ergueu o dedo para a torcida na sua primeira passagem.

Como Pato foi caríssimo (e execrei essa compra aqui) Tite se aproveita do imaginário futebolístico nas duas pontas: aparece como o que não liga para o “nome” e ao mesmo oferece a besta fera para a vaia ressentida.

Pato é o nosso melhor atacante e isso já está mais do que provado.

Eu tenho o direito de questionar um treinador que não sabe se aproveitar de um Tevez no time ou que indica contratações horrorosas.

Um quasi-consenso

Esse campeonato está facílimo. Perigas uma final Bangu x Coritiba.

Estamos a quantos jogos sem marcar um gol de falta?

Destile na nossa mesa todo o seu SORO ANTI-OFÍDICO contra essas cobras criadas do PSJ!

Anúncios
20 Comentários leave one →
  1. Nicolas permalink
    07/17/2013 17:14

    Um dos problemas com os jogadores que sobem da base é que eles não têm espaço para jogar. Se o Marquinhos pudesse ter jogado mais, poderia ter sido melhor avaliado. E é complicado colocá-los para jogar em partidas de muita responsabilidade. Não dá para fazer testes quando você precisa do resultado.

    Uma solução possível é aquela adotada pelo Barcelona e o Real Madrid, o time B. Poderia ser um bom campo de testes, o melhor teste é quando se pode colocar para jogar entre os profissionais. E, também, acredito que seria importante para o desenvolvimento profissional colocá-los para jogar ou, poderíamos dizer, para trabalhar. Os times americanos de esportes usam muito as ligas menores para desenvolver os jogadores.

    É verdade que o Palmeiras tinha um time B e o resultado foi um fracasso. Mas, com uma certa dose de maldade, se o time A não era aquelas coisas, o que não seria o time B? A má qualidade do material humano impossibilitaria qualquer resultado positivo, rsrs.

    Curtir

  2. Múcio /Rodolfo permalink
    07/17/2013 15:24

    Curtir

    • Múcio /Rodolfo permalink
      07/17/2013 15:27

      Curtir

      • Raphael permalink
        07/18/2013 10:18

        Múcio,

        Se ele gostava do Marquinhos, porque o preteria em relação ao Wallace, por exemplo?

        R1: Hipocrisia – lobo em pele de cordeiro
        R2: por conta da tal “calma para lançar meninos da base”

        No caso da 2ª resposta, mostra incompetência dele (e de toda a diretoria). Só para lembrar, nos últimos 2 ou 3 anos perdemos vários garotos que demonstraram potencial para fazer parte do time… entre eles o Marquinhos e o (esse é realmente lamentável) William Moraes. O Giovanni foi emprestado para a Ponte Preta, fazer sabe-se lá o quê. Fernando Henrique era outro que de repente teria futuro. Até aquele Douglas “tanque”, bem trabalhado, podia jogar bola. Dodô saiu quase de graça.

        E por aí vai… e enquanto isso contratamos 19872319 jogadores para satisfazer empresários.

        Claro que a diretoria tem culpa, mais do que o treinador. Mas o jogador vê que não tem chance com o treinador, vê que é melhor do que os titulares… e daí, de fato, quer sair.

        – Culpa do treineiro que não viu e aproveitou esse potencial.
        – Culpa da diretoria que faz acordo com empresário em detrimento à base

        Curtir

      • Múcio Rodolfo permalink
        07/18/2013 11:56

        1- Raphael. Talvez vc não se lembre, mas na época em que o William Morais foi emprestado ao América Mineiro eu fui contra o empréstimo. Assim como não apoiei a venda do Éwerton Ribeiro para o Coritiba. Por diversas vezes citei o Fernando Henrique como exemplo de desprezo pela base.
        2- Pelo segundo vídeo fica claro que o treineiro percebeu que o moleque tinha um enorme potencial.
        3- O Maquinho tinha 17 anos! Não 20, 21, 22….
        4- O Castán já estava vendido para o Roma, se não me engano, com um pouco mais de paciência….

        Curtir

  3. Múcio /Rodolfo permalink
    07/17/2013 14:10

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2012/09/apos-saida-de-marquinhos-tite-quer-contratacao-de-outro-zagueiro.html

    1- No final desta matéria tem se a posição do //Adenor em relação à saída do Marquinho.
    2- Avaliar o custo de um treinador focando em apenas um único jogdor não me parece muito justo. Que tal usarmos outros critérios para fazer esta avaliação?
    3- É certo que determinados jogadores não se adaptam a determinados esquemas. No entanto, a gente não pode esquecer que o jogador também tem sua parcela de responsabilidade. Acho que parte da torcida está “atravessada” com o Pato pelos gols que este andou perdendo.

    Curtir

    • 07/18/2013 9:39

      Ele não escalava o moleque e preferia Wallace, tanto que a decisão do menino de ir para a Roma e amargar uma reserva daquelas foi por conta de não ver chance no Timão.

      E não tinha chance mesmo. Tite é ruim nesse tipo de coisa e nos dá prejuízos terríveis.

      Curtir

      • Múcio Rodolfo permalink
        07/18/2013 11:46

        Ok. O Maior pecado do Adenor em relação ao Marquinho foi tê-lo preterido ao Walace. Mas vamos lembrar que o jogador contava com 17 anos e não 20 ou 21. Portanto, faltou paciência a ele e sobrou interesse financeiro tanto da parte do clube como da parte do empresário. O Marquinho talvez tenha sido um dos jogadores da base que mais oportunidade para jogar teve nos últimos anos. Como zagueiro, ele foi aproveitado em 8 partidas (São Caetano, Santos, Guarani, Comercial, XV de Piracicaba, Paulista, Ponte Preta e Fluminense) e como volante em 4 partidas (Grêmio, Ponte Preta, Palmeiras e Sport). Eu penso que o Adenor tenha nesses últimos jogos preferido colocá-lo como volante e não como zagueiro, entregando esta posição ao Walace pr causa da questão da altura e porque o Marquinho por ser mais habilidosos teria uma saída de bola melhor, um passe melhor.

        Curtir

  4. 07/17/2013 11:36

    Estou contigo, Álvaro. Tite às vezes deixa ver que é um lobo em pele de cordeiro. Quando ele substituiu Pato eu pensei: “Canalha, tirou Pato, a culpa por um jogo que dá até pra entender a má atuação cai sobre os ombros dele e, por outro lado, se o garoto colocado em seu lugar fizer alguma coisa, o técnico vira estrela”.

    É jogo de risco ZERO pro técnico. Sem falar que Léo é uma primeira opção muito mais interessante (pelo que tem demonstrado) que o garoto que substituiu Pato.

    Pato além de mal aproveitado (porque foi trazido pr’um time que evidentemente não tem seu perfil), ainda está sendo queimado. Se eu fosse ele trataria de me mandar.

    Curtir

  5. andre pinheiro permalink
    07/16/2013 22:15

    ele deve ter adorado o desempenho do time no domingo pq a estrutura tatica que ele escala pra amanha é a mesma.

    Curtir

  6. Cesar Augusto permalink
    07/16/2013 19:46

    Tite é o maior culpado pela venda do Marquinhos. A diretoria, obviamente, errou ao não enxergar uma joia rara na combalida base corinthiana, que é um balcão de negócios comandada por um tal de Fernando Alba, que é especializado em…natação. É negócio dos grandes que Presidente nenhum teve coragem de abrir a caixa-preta existente.

    Mas, como vinha dizendo, Tite é o culpado porque, em tese, seria o responsável por alertar a diretoria sobre o potencial do Marquinhos. Ele, tenho certeza, não avisou ou mesmo não enxergou tanto potencial no garoto e preferiu apostar no merecimento para escalar Wallace e Paulo André brecando qualquer condição de crescimento do atleta no Corinthians. E jogador de futebol não é bobo, principalmente em duas situações:

    * Quando percebe que é melhor que os titulares;
    * Ou quando percebe que não terá chances com o treinador;

    Foi o caso. Alguns corinthianos, porta-vozes da diretoria nas redes sociais e defensores do indefensável em tudo relacionado ao Corinthians, dizem que Marquinhos, ora veja, saiu porque quis. Argumento risível. Saiu porque não teve oportunidades e em suas últimas partidas, o gênio o escalava como volante em detrimento do Wallace e do PA. Não dá para ter paciência com essas coisas. O melhor, independentemente da idade, deve jogar. Esse MERECIMENTO não tem lógica.

    E, neste momento, o MERECIMENTO joga contra o Alexandre Pato. Com o Tite antiguidade é posto.O Pato é, de longe, o melhor atacante do Corinthians, muito melhor que o Guerrero e o Emerson, só que o Tite o escala no lado esquerdo para marcar lateral. É um absurdo. Se o Rooney ou Messi ou Cristiano Ronaldo chegassem no Corinthians, hoje, fariam mesma função exercida pelo Pato, porque o sistema tático é inalterável e mesmo o craque ou o diferenciado, que é o caso do atleta, tem que se submeter ao esquema, jamais o contrário. E nessa questão de merecimento, o Emerson conseguiu mais 1 ano e meio de contrato com o Corinthians, o que no meu entender, mesmo considerando os bons serviços prestados, é jogar dinheiro fora, porque, ao final do contrato, ele terá 37 anos, mas a questão nem é essa, a questão é que o Emerson não joga nada faz tempo, mais precisamente, desde a final da Libertadores, em 04 de julho de 2012.

    O Tite tem a sua história no Corinthians, mas ele não pode ser o senhor da verdade. O Pato não joga por causa do esquema tático. Emerson joga, apenas, porque corre atrás do lateral. Marquinhos foi preterido pelo Wallace, cansou-se e foi embora. Bem feito.

    O Tite deveria pagar a diferença,

    Curtir

    • Morgana permalink
      07/16/2013 21:33

      Temos 50 olheiros garimpando volantes e goleiros (que nunca jogarão) e ninguém pra olhar o quintal de casa.

      Curtir

    • Daniel CMS permalink
      07/17/2013 10:14

      Já falei aqui: o Corinthians tá virando o Milan. Monte de jogador bom pro grupo mas, não necessariamente, bons pro time ou pro clube

      Curtir

    • Fabiano permalink
      07/17/2013 12:25

      Até o Wallace se cansou e foi embora…

      Curtir

  7. Morgana permalink
    07/16/2013 11:43

    Foto legal essa no Blog do Paulo Monteiro

    Quarta feira é o jogo do empate?

    Curtir

  8. Daniel CMS permalink
    07/16/2013 10:52

    Quando acho que passou a raiva de quase tudo, vem o Álvaro e faz um post lembrando de parte de minha raiva… 🙂

    1 – Essa história do Marquinhos já virou top 3 das decepções da década.

    2 – Penso que o time tá se achando, ou querendo ser, um time copeiro. A liga tem muitos jogos, o time não é dos mais jovens, é mais difícil motivar que em jogos decisivos.

    3 – Não se discute as qualidades do nosso treineiro. Discute-se a falta de visão para melhorar suas deficiências. E são as deficiências que permanecem ali, o tempo todo, expostas aos olhos dos mais críticos (e dos adversários também), que não são trabalhadas.

    Curtir

  9. Múcio Rodolfo permalink
    07/16/2013 10:28

    1- O ano passado eu li num site (acho que foi no Meu Timão) que um dirigente corinthiano estava empolgado com a possibilidade de faturar uma nota com os meninos da base. Ou seja, os caras não pensam na base como celeiro de bons jogadores para reforçar o time principal e sim para reforçar os cofres do clube.
    2- Ainda no ano passado, logo que negociou o Marquinho, o Corinthians mostrou-se interessado num zagueiro do Guarani. Ora, se precisava de uma zagueiro por que se desfez de um? Em seguida trouxeram o Anderson Polga. Ficasse com a impressão de que as portas para os meninos da base são fechadas para forçar determinadas contratações.

    Curtir

    • Paulo permalink
      07/16/2013 19:48

      1) É, de fato, devem ter faturado uma nota com o Marquinhos;
      2) São as parcerias, Múcio, as parcerias….

      Curtir

  10. André Pinheiro permalink
    07/16/2013 9:27

    ai voce para e pensa que eles fizeram de tudo pra contratar o dedé no começo do ano.

    o pato é um finalizador nato, colocar ele longe do gol como foi no domingo é canalhice pra jogar ele contra a torcida.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: