Pular para o conteúdo

Ponte 2×0 Corinthians, antigamente técnico que fazia isso tinha a decência de pedir demissão

09/19/2013

Corinthians foi a Campinas jogar bola contra um dos piores times do campeonato. Tecnicamente um diferença abismal, taticamente adversário bem arrumado e Timão preso às suas convicções suicidas.

Não fosse Cássio operando 2 milagres, somados a ruindade dos atacantes do nosso eterno freguês, o resultado final já estaria feito no 1º tempo. Existia um buraco no meio de campo, maior do que o usual, em que o camisa 10 adversário podia parar, pensar e precisar o toque. A situação taticamente era tão ruim que PA e Gil pareciam dois MULTIHOMENS.

Chegamos 1 vez apenas na bola parada de Douglas em que Pato – escalado como marcador de lateral – quase acerta um gol de cabeça.

Nosso sistema tático em que os extremos ficam afastados do jogo e têm obrigação draconiana de marcar o lateral adversário na alegria e na tristeza, SEMPRE FOI HORROROSO. Ele realça o maior problema do 4-2-3-1 que é a tendência de afastar os jogadores da frente. Tite acha que o defeito é uma virtude e entrega o meio de campo para o adversário. Vencemos no passado? Sim, mas com Alex e Paulinho resolvendo as partidas mais decisivas.

Para o 2º tempo Tite tira Pato (eu não tirava) e Romarinho (que está se queimando a cada partida), para as entradas de Danilo e Émerson. Imediatamente já vemos Danilo jogando como 2º lateral direito.

Duas substituições significa um treinador perdido, mal observador (o que é reconhecido até pelo seus seguidores mais iludidos) e que adora persistir no erro. PERSISTIR, foi essa a palavra de Tite na coletiva. Sim, vamos persistir no maldito erro tático.

O gol de 1×0 surgiu de uma falta carimbada com todo a elegância de Maldonado, a contratação inexplicável nº 2. No 2×0 eu já estava roncando.

Não se pode confundir as coisas. Tite foi vitorioso no Corinthians e, como o elenco é bom, pode até conseguir escapar da demissão e faturar mais alguns títulos. Ele inclusive privilegiou uma taça insignificante neste semestre e que nos custou a preparação física para o bra-13.

Contudo, como tática é o fator decisivo no futebol e ele é muito fraco nessa parte, acaba sendo um técnico ruim. Tite é abaixo da média da Série A e não entendo a ilusão de grande parte dos corintianos com a pretensa qualidade do gaúcho.

Ele não controla mais a equipe e deveria ter a decência de pedir demissão.

94 Comentários leave one →
  1. Múcio Rodolfo permalink
    09/20/2013 20:02

    Vendo o drama que estamos passando com Ibison e Maldonado, me vejo quase na obrigação de lamentar: “que falta faz o Moradei”.

    Curtir

  2. Cesar Augusto permalink
    09/20/2013 19:28

    Domingo contra o Cruzeiro, veremos, de forma clara, se o grupo está com o Tite.

    Se perder para o Cruzeiro, não deveria ser assim, mas nada segurará o Adenor.

    Quanto ao Mano, a demissão foi estranha. Os fundamentos apresentados foram inócuos. Eu o contrataria para 2014. Neste ano, ficaria com o Tite desde que a reação seja imediata.

    Curtir

    • 09/20/2013 20:15

      Eu acho que vai rolar isso.

      Pra não sujar o nome do Tite.

      E acho que o Tite vai ganhar a Copa do Brasil pra fechar a passagem dele pelo Corinthians pra sempre.

      Não creio que volte a treinar a equipe.

      Curtir

    • Manu Corinthianu permalink
      09/20/2013 20:29

      De qualquer forma, com essa demissão, o Flamengo tira de todos os outros grandes que estão na parte de baixo da tabela o favoritismo ao rebaixamento. Acho que tricolores de SP e do Rio podem respirar aliviados, porque talvez só o Vasco supere o Fla na luta pela série B. E isso pode ter implicância direta numa possível volta do Elias ao Corinthians no ano que vem.

      Curtir

    • 09/21/2013 9:42

      É o que parece, mas existe, como o pessoal lembrou, o fator Edu. Qual a capacidade do Edu em impedir isso?

      Curtir

    • 09/21/2013 20:49

      A montagem do time de 2014 começa AGORA, viu? Sejamos honestos, não vira ninguém de fora, então, se é pra ser Mano..

      #FORATITE Já! Viram a escalação contra o Cruzeiro? Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Igor; Maldonado e Ralf; Danilo, Romarinho, Douglas e Emerson.

      Não vou perder meu tempo assistindo essa merda e ainda vou torcer com todo meu empenho pro Corinthians perder.

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        09/21/2013 21:03

        Repito que acho que Tite é a melhor opção, ao menos, até o final do ano, mas esta escalação com Emerson e Romarinho demonstra que, apesar da cara de bonzinho, o Treinador divide a responsabilidade do fracasso com o Pato. A mensagem que fica para a torcida é mais ou menos assim “A situação está feia e só escalarei aqueles jogadores no qual confio ou que estão comigo”. Ele joga o Pato contra a torcida, pois Emerson e Romarinho estão em nível abaixo da crítica, e faz tempo.

        >>>

        Mano Menezes, agora, sim, é a opção óbvia para 2014, mas só para 2014. Imagine, a repercussão de Mano, por exemplo, aparecer no Corinthians, ainda, neste ano. Primeiro, que o pedido de demissão não foi bem digerido pela cúpula rubro-negra. Faltou um motivo mais convincente. Segundo que Tite é o queridinho da imprensa. Hoje, só perde de Muricy. Terceiro, a imprensa detonaria o Mano, impiedosamente, caso seja o Treinador, em 2013, apontando uma demissão de “caso pensado” e isso causaria turbulência no Corinthians. E quarto, o Corinthians nunca pode demitir o treinador que é sacanagem. Lembram da demissão do Adílson?
        O clube virou vilão e o Adílson, vítima, mas, ao final, a situação melhorou com o Adenor, o que demonstrou que a diretoria do Corinthians acertou, em termos, pois a demissão do AB deveria acontecer umas 3 rodadas antes.

        De qualquer forma, para evitarmos turbulências, Tite deve ficar até o final do ano, principalmente porque as chances no Brasileiro são inexistentes para o título e remotas para a Libertadores. Mano não mudaria nada no Campeonato Brasileiro. E, na Copa do Brasil, torneio mata-mata, o Corinthians, mesmo com as aberrações táticas e escolhas equivocadas do Tite, tem chances de título.

        Curtir

        • Múcio Rodolfo permalink
          09/21/2013 21:49

          1- Eu também não gostei da escalação, mas…. tinha outra opção? Para a cabeça de área tem o tal de Jocinei, cuja estreia é cobrada pela turma. Mas quem garante que o ele vai repetir o seu quase xará? Evidente que se não for testado nunca se saberá se é bom ou se é ruim? Este mesmo raciocínio serve para o Leonardo que poderia ser uma alternativa para o ataque.
          2- Eu já disse aqui algumas vezes que Marcelo Djean, Marques e Marcos Roberto entraram no time situações caóticas. Talvez pior do que esta de agora. E não sucumbiram. O último só não teve uma carreira tão boa quanto a dos outros dois por causa de uma série de contusões. E a dúvida que eu tenho é será que os novatos (e olha que o tal de Jocinei não é tão novato assim) têm personalidade para encarar a barra?
          3- Esta semana alguém comentou por aqui o estranho arremate desferido por Pato no jogo contra o time bacaninha do Planalto Central. Quarta-feira, não jogou nada (se bem que o time todo não jogou nada). Talvez isto reforce a ideia de que Adenor não confia no jogador não só no aspecto tático.
          4- O Corinthians contratou o lateral direito do Bragantino (um que marcou um golaço contra o Manjubinha). Aparentemente, com a chegada dele o Corinthians passará a estar melhor servido na lateral direita. Com isso o Adenor pode passar o Edenilson para o meio de campo. Pode ser que esteja ai o começo do ajuste que o time precisa.

          Curtir

        • 09/22/2013 7:33

          Acho que qualquer opção é melhor que Romarinho. Os garotos da bases são bem velozes e poderiam ficar na frente com Pato, facilitando trabalho de Douglas. A escalação como está não é falta de opções, é falta de vergonha na casa e ousadia.

          Sobre a imprensa, bem, o bom de viver num tempo de jornalismo-de-resultados é que qualquer eventual contrariedade provocada pela vinda de Mano logo seria esquecida caso ele consiga a não difícil tarefa de fazer o Corinthians ganhar alguns jogos e fazer alguns gols.. então, acho que vale o risco.

          Curtir

        • 09/22/2013 12:25

          Exatamente o que eu estava pensando, ele ainda está colando a crise no Pato.

          É muito difícil de acreditar que Emérson e Romarinho irão desabrochar repentinamente.

          O que saiu no lance é que ele armou o 4-2-4, com Maldonado é Ralf segurando a bronca. A ideia é empatar com o líder da competição.

          Como Tite só sai com derrota acachapante e isso é improvável, pois Cássio não deixa, vejo a coisa caminhar para Mano em 2014, mas já pré-contratado.

          O problema é o Edu. Mas tem Abel também no mercado o que seria, ao menos, um salto de qualidade para o Tite.

          Curtir

  3. 09/20/2013 15:19

    Duas frases interessantes que li em blogs (sem nenhuma aprovação automática a tudo o que está escrito nos mesmos):

    Do Fernando Sampaio: O clube abriu as portas dos treinos para os vândalos organizados, decisão totalmente amadora e constrangedora para Tite. Isso é fritura.

    Do Rica Perrone: Mano deixou o clube sob um argumento um tanto quanto vazio. Talvez com Inter e Corinthians em crise seja melhor estar no mercado do que no Flamengo.

    Começo a achar que independente do resultado da partida contra o Cruzeiro, o Mano será em breve técnico do Corinthians. É claro que posso estar errado. Como frequentemente estou.

    Curtir

    • 09/20/2013 15:40

      O RP é bobagem pura.

      Mano falou isso aqui para os jogadores:

      “Eu peço, vocês balançam a cabeça, mas não fazem as coisas. Não dá mais. Não consigo mais motivar vocês. Não dá para aceitar essa derrota de hoje. Vocês precisam de alguém que chegue aqui e dê uma motivada, e eu não sou esse cara no momento”, disse Mano Menezes aos jogadores, ainda no vestiário após a derrota, quando comunicou sua saída.

      O cara é foda.

      Curtir

  4. Max permalink
    09/20/2013 15:09

    Lembrando que aqui no boteco foi colocado recentemente a entrevista do Edu onde ele revela a treta que teve com o Mano.

    Curtir

  5. 09/20/2013 14:40

    Será que alguém, além de mim, também não achou estranho esse timing entre a crise do Corinthians e a saída de Mano? Claro que o Flamengo vinha mal, mas bem, que é conveniente, é.

    Ainda prefiro as alternativas estrangeiras, mas na falta de coisa melhor, Tite conseguiu me fazer pensar que Mano é um Aristóteles da técnica futebolística.

    Curtir

  6. Paulo permalink
    09/20/2013 13:58

    Fiquei estupefato ao assistir ao Globo Esporte de hoje e descobrir que Mano Menezes terá que pagar 800 paus de multa ao Meiguinho, pela rescisão contratual. Fiquei me perguntando como é que pode uma pessoa física – ainda que muito bem remunerada – superar um desfalque desses em seu patrimônio, e, pior, dar causa a ele. Não seria muito mais fácil esperar o caldo ferver e os próprios mulambos tomarem a iniciativa da dispensa, ou de um acordo, pelo menos? Agora há pouco, lendo um comentário no Blog do Silvinho, fiquei com a pulga atrás da orelha: o colega disse que essa grana já seriam eventuais luvas de alguém no PSJ. Será?

    Curtir

  7. 09/20/2013 11:01

    Em caso de vitória no próximo domigo, o Tite permanece e a pressão diminui um pouco.

    Em caso de empate, O Tite permanece e a pressão aumenta.

    Em caso de derrota no domingo, eu vejo dois cenário possíveis. Com e sem o fato novo:

    – Sem o Mano disponível, o Tite continua e a pressão aumenta.

    – Com o Mano disponível, o Mano assume na segunda-feira. E no próximo jogo começaremos a chamá-lo de retranqueiro.

    Uma coisa é certa, a torcida vai gritar o nome do Mano logo após o primeiro passe errado. Ou talvez antes do jogo começar.

    E agora após as torcidas organizadas falarem em terror se o time não jogar bem eu tenho certeza, elas não são torcidas pró Corinthians.

    Curtir

    • 09/20/2013 11:16

      O Tite está ferrado.

      É melhor arriscar no próximo jogo. Atacar e tentar vencer.

      O Mano é retranqueiro. Isso eu te digo antes.

      Curtir

    • André Pinheiro permalink
      09/20/2013 11:19

      com todo respeito aos amigos do blog que não pensam assim, mas na minha opinião é abismal a diferença entre tite e mano, o tite só ganha no quesito motivacional, e é ainda a maior prova de que ele perdeu o grupo pois nem nisso ele tem conseguido fazer.

      Curtir

    • Morgana permalink
      09/20/2013 11:20

      É retranqueiro (2)

      Curtir

    • 09/20/2013 14:39

      Fora Tite retranqueiro!!
      Fora Mano retranqueiro!!
      Viva Odorico Paraguaçu!!
      Odorico, ladrão de cavalo…

      Falando sério, estamos perdidos (em vários aspectos).
      Mas mesmo assim, VAI CORINTHIANS!!!!!!

      Curtir

    • 09/20/2013 15:24

      Aliás estive pensando e cheguei a conclusão que para nós, apaixonados pelo Corinthians, o técnico do nosso time é como namorado(a)s de nossos filha(o)s. Não importa o que fizerem, nunca serão suficientemente bons (ou os amará tanto quanto nós:-)).

      Curtir

  8. 09/20/2013 1:28

    Eu não gosto do Mano. Entre ele o Tite sou mais o Tite. Porém, neste momento o Tite caiu em desgraça. Não tem o grupo e também não tem mais tempo de se arrumar. Demorou muito pra mudar, pra inovar e jogar bem.

    Os dois jogam no mesmo esquema. Faz um gol e recua. E o Mano tem os esquemas dele com seu empresário. Coisa que acho que o Tite não tenha. Não sei realmente.

    Mas tem que MUDAR. Ou o Tite MUDA ou o Corinthians MUDA de técnico.

    Eu apostaria no Bielsa, mas brasileiro é fóda e não aceita gringo. Fazer o que. Prepotência normal de quem é campeão 5 vezes pelo talento e não pela tática.

    Curtir

  9. 09/20/2013 0:57

    #momentonadaacer
    James Hertfield, após os anos, está a cara do Mano Menezes.

    Curtir

  10. Múcio Rodolfo permalink
    09/19/2013 23:50

    Quando as coisas vão mal a troca de técnico sempre é vista como um alento, um sopro de esperança. Não se tratava de uma crise, mas Duque caiu depois que o Corinthians foi goleado pelo Guarani legítimo na estreia do Palhinha. Duque era o técnico vice campeão brasileiro! Na segunda feira seguinte, Oswaldo Brandão assumia o comando para se firmar definitivamente na história do clube. Dois anos depois foi a vez de José Teixeira ser demitido após uma derrota em pleno Pacaembu para a Internacional de Limeira – caloura na competição. O velho Matheus trouxe em seu lugar Jorge Vieira para dar ao time – “cheio de estrelas”- um padrão que o antecessor não conseguia dar. Nos dois casos fomos felizes. Nesses dias de depressão coletiva, em que a Era Tite parece realmente próxima do fim, a possibilidade de ter a volta de Mano parece ter mesmo efeito que o retorno de Brandão e a vinda de Jorge Vieira tiveram no passado. Ou mesmo de Luxemburgo substituindo Dario Pereira -citado aqui pelo César. Mano teve uma passagem vitoriosa pelo Corinthians. Só não foi campeão brasileiro em 2010 por motivos que somente o Andrés possa explicar. Mas é preciso lembrar que se voltar, terá uma realidade bem diferente. Em 2008 como estava “remontando os cacos” ele pode se “dar ao luxo” de não chegar às finais do Paulistão e de ser derrotado na final da Copa do Brasil (se bem que eu atribuo isto aquele f.d..p do Alicio). Em 2008 ele pode montar um time a partir do quase nada. Hoje ele tem que montar um time com as peças a disposição. Ele irá afastar os jogadores que a torcida elegeu como culpados pela fase ruim? Ele irá escalar aqueles que consideramos como possíveis salvadores da pátria? O Adenor (salvo alguma surpresa) a gente tem quase certeza que não. Ao Mano resta a duvida.

    Curtir

    • Correa Leonardo permalink
      09/20/2013 9:41

      Ele vai trazer atletas do Carlos Leite? É meu maior medo em relação a uma volta do Mano.

      Depois da troca Herrera x Souza…

      Curtir

      • 09/20/2013 11:14

        Pois é. Esse é o problema dele.

        Me lembra o Luxa. Antes que fazer negócios era o melhor, mas depois caiu em desgraça.

        Curtir

  11. Múcio Rodolfo permalink
    09/19/2013 22:35

    Saiu agora pouco no site do Globo Esporte que o Mano pediu demissão do Urubuzento apos a derrota deste para o Atlético Paranaense.
    Eis ai uma luz no fim do túnel.
    Eu já disse aqui que não vejo muita diferença entre o Mano e o Adenor e sempre saliento aqui que o Mano tinha a vantagem de contar com um lateral esquerdo que apoiava melhor e dois volantes que também tinha uma saída melhor.
    Mudando de assunto eu fico chateado quando vejo corintianos dizendo que o que conquistamos nos últimos tempos foi fruto de um esquema covarde. Na minha opinião não foi. Num tempo recente éramos um time que se preocupava com a marcação, porém sem deixar de ser ofensivo. Basta dar uma olhada em alguns vídeos de jogos desta época. Não sei onde, li que tudo não passou de sorte. Isto pra mim é uma ofensa. Sem parafrasear o Muriçoca, ganhamos porque o grupo mostrou qualidade. Uma outra afirmação bastante recorrente no momento refere-se ao papel desempenhado pelo Paulinho- guindado ao status de causa do nosso sucesso. Algo semelhante ao que acontecia com o Ronaldo em 2009. O fato é que em 2011 tínhamos um Danilo em grande fase, um Liedson -que apesar dos sacrifícios- ainda sabia o caminho das redes, um Emerson menos preocupado em “causar” fora do campo, um Alex que resolvia as coisas na bola parada. Até o Fábio Santos não parecia ser tão ruim assim.
    Ontem ou antes de ontem eu postei um vídeo no blog do Silvio (foi o do jogo contra o Grêmio que ganhamos de 2×0) para mostrar que a história de que atacamos pouco, que damos apenas um chute a gol não pode se generalizar. Mas ai me dei conta de que o Guilherme estava naquele jogo, o Danilo atravessava ainda uma boa fase. Enfim….
    Eu só não entendo uma coisa: como é que este time trocando um ou outro jogador fez aquela partida quase primorosa contra o Urubuzento.

    Curtir

    • Paulo permalink
      09/19/2013 22:46

      Múcio, estamos juntos nessa. Também quase não vejo diferença entre Mano e Tite. Mas, para os antititênicos, Mano é o cara. Porém, se for pra melhorar, que venha o Mano! Só acho sacanagem essa falta de reconhecimento ao técnico mais vencedor da história do Clube. Tite, o maior paradoxo da nossa história. Fato.

      Curtir

      • Manu Corinthianu permalink
        09/19/2013 22:58

        Paradoxo define bem o que é o Tite e o esquema dele. É capaz de fazer o time vencer um adversário europeu jogando praticamente de igual pra igual e, ao mesmo tempo, sofrer contra um Catanduvense da vida como se este fosse do mesmo nível do tal adversário europeu.

        Curtir

        • Paulo permalink
          09/19/2013 23:32

          Manu, essa é uma das facetas do paradoxo. A outra é o grau de animosidade contra um treinador multicampeão.

          Curtir

    • Manu Corinthianu permalink
      09/19/2013 22:55

      Com todo respeito ao Tite: Volta, Mano!

      Curtir

      • Múcio Rodolfo permalink
        09/19/2013 22:59

        Se for para o bem da nação, que volte o Mano!

        Curtir

      • 09/19/2013 23:11

        A diretoria garantiu Tite, porém acho que domingo ele ganha o bilhete azul.

        Curtir

        • Múcio Rodolfo permalink
          09/19/2013 23:24

          É por ai: garantiu desde que o time volte a somar pontos e esse “garantiu” pode mudar de figura com o Mano a disposição.

          Curtir

    • 09/19/2013 22:56

      1 – Uma coisa que eu me lembro bem do Corinthians do Mano era o time se lançando ao ataque no 220v no Pacaembú, eventualmente tomando o gol primeiro e tendo que correr atrás do resultado e as vezes não conseguindo e eu me irritava demais com isso. Hoje eu daria tudo pra ver o time fazendo exatamente o que me irritava antes.

      2 – Mano não é nenhum fora de série que vai estalar os dedos e fazer o Corinthians jogar. Uma eventual mudança será na postura dos jogadores e na injeção de ânimo que a troca de técnico gera no elenco, vide SPFC.

      3 – Mesmo não sendo um fora de série é o melhor técnico brasileiro desempregado, e se o bonde passar pela segunda vez, podem esperar Abelão 2014, que mesmo sendo pior que o Mano também serviria para acender a fagulha do ânimo no elenco.

      Curtir

    • 09/19/2013 23:12

      Venha!!!!

      Curtir

  12. Paulo permalink
    09/19/2013 22:28

    Bomba: Mano Menezes acaba de pedir demissão do Flameigo! Mais pressão sobre Tite…

    Curtir

  13. Paulo permalink
    09/19/2013 19:57

    Não quero, absolutamente, isentar o Tite de culpa, mas não lhes parece evidente, srs, que a boleirada tá fritando o treinador? Ok, que seja assim, dirão, então é mais uma condição pela qual temos que mudar o comando técnico. Concordo, pois o risco de rebaixamento parece real, e se tem que mudar pra evitá-lo que se mude. Porém, confesso, Tite não merecia esse tratamento sacana e o Corinthians menos ainda. Cambada de fdp’s!

    Curtir

    • Paulo permalink
      09/19/2013 20:02

      E tem mais, se for isso, realmente, esse jogo de domingo contra os “minerim” tem tudo para reeditar aquele com o SPFW, no Pacaembu, em 2005 ( os bambis acreditam naquele jogo até hoje com fervor religioso ). Eta trem bão, sô! Cambada de fdp’s (2)!

      Curtir

      • Múcio Rodolfo permalink
        09/19/2013 22:40

        Os manjubinhistas juram até hoje que aqueles 7×1 foi de propósito para prejudicar o Nelsinho Batista. Os boleiros praianos estavam tão devotados nesta missão que dias depois tomaram de 4 do Entregacional.

        Curtir

  14. Cesar Augusto permalink
    09/19/2013 19:49

    1) Hoje, vou discordar da maioria. Tite tem uma série de defeitos, principalmente os referentes as questões de natureza tática e a sua clara devoção aos jogadores que conquistaram os títulos da Libertadores e do Mundial. Ele é grato aos atletas, mas isso, em determinados casos, não favorece o time. Mas, mesmo assim, não acho que Tite mereça a demissão. É melhor aguardamos o jogo contra o Grêmio. Pode ser o último suspiro ou, esperamos, um dos últimos suspiros deste grupo.

    2) Ele tem a sua parcela de culpa, mas alguns jogadores estão em péssima fase, sem contar as contusões, especialmente as de Guilherme e Renato Augusto que o obrigam a escalar jogadores como Íbson e Maldonado. O grande equívoco de Tite é a manutenção de um único sistema tático. Ele poderia repensar o sistema. Na fase ruim, não é nenhum absurdo utilizar o 352 ou um 451 com meio-campo mais povoado porque o grande problema do time se resume ao meio-campo, que é pouco habitado. Ontem, havia um buraco no meio-campo e a culpa não era do Maldanado, que, dentro de suas limitações, até foi bem.

    3) Tite deve ficar porque não há no mercado nenhum técnico que daria jeito nesta equipe do Corinthians. Entendo que a demissão do Tite seria catastrófica no momento. Já houve momentos ao longo da trajetória do treinador mais plausíveis para uma demissão. Um novo técnico, pode ser quem quer seja, não teria o respeito total destes atletas. O grupo do Corinthians é formado por atletas malandros, experientes e que não aceitariam um novo comando de maneira espontânea. Logo, a solução é manter o Tite e afastar alguns jogadores, que estão em péssima fase, se necessário.

    4) Historicamente, a saída de técnicos que fizeram bons trabalhos não rendeu dividendos ao Corinthians e o exemplo clássico é o de Oswaldo de Oliveira, que saiu em 2000, após a eliminação para o Palmeiras, e o Corinthians ficou mais ou menos 8 meses sem rumo. Entrou Vadão, e naufragou. Veio Candinho, na mesma Copa JH, e naufragou. O “jênio” Citadini queria um técnico estrangeiro e trouxe Dario Pereyra, não poderia dar certo. As coisas só melhoraram quando Vanderlei Luxemburgo chegou em fevereiro de 2001. O erro começou com a demissão do Oswaldo, que foi para o Vasco e levou o time carioca a decisão da Mercosul e as semifinais do Brasileiro, quando foi despedido pelo Eurico Miranda porque cumprimentou o Felipão, à época técnico do Cruzeiro. Joel Santana veio e ganhou os 2 títulos, mas campeão mesmo foi o Oswaldo.

    5) O Corinthians, ainda, disputa a Copa do Brasil. Uma troca, neste momento, inviabilizaria qualquer chance na Copa do Brasil. O Corinthians tem mais time que o Grêmio. Focado, com fome e com a força da torcida, são grandes as chances de passar pelo Grêmio que, pelo momento, pode até ser considerado o favorito do duelo, mas não é melhor que o Corinthians.

    6) Ah sim, se for derrotado, semana que vem pelo Grêmio, aí sim, a troca do comando teria procedência, porque não há mais nada a se buscar no Brasileiro, considerando o péssimo futebol apresentado pela equipe e a Copa do Brasil, que é a muleta neste momento, estaria por um fio com uma eventual derrota no Pacaembu.

    7) Não é normal, mas concordo com Juca Kfouri. Assino em baixo. O Corinthians tem que ser mais racional. Se a saída do Tite for sinônimo de novas vitórias, eu seria o primeiro a defender a saída, neste momento. Porém, não há esta certeza, inclusive as maiores probabilidades, se analisarmos o histórico de demissões não só no Corinthians como em outros clubes, salvo raras exceções, é o clube mergulhar numa crise profunda, como em 2000, por exemplo.

    http://blogdojuca.uol.com.br/2013/09/hora-de-provar-que-as-coisas-mudaram/

    8) Então quer dizer que o Corinthians foi suspenso por 4 partidas sem mando de campo, graças a ação criminosa de membros da Gaviões da Fiel e para comemorar a diretoria abre o CT para os vagabundos terem uma conversinha com os líderes do elenco. Essa relação, que é onerosa ao clube, tem que acabar. Não é possível que não exista um presidente macho o suficiente para colocar os Gaviões, principalmente, em seus devidos lugares. Isso é mais do mesmo e nos remete aos tempos de Matheus, Dualib, Wadih Helu, entre outros. É preciso evoluir. Lugar de torcedor é na arquibancada. Imagine, vocês, quando um torcedor organizado for presidente do clube. Será no terror ou no terror.

    Curtir

    • 09/19/2013 20:05

      acho o argumento da Copa Br válido. No mais, a comparação com Osvaldo em 2000 acho um pouco complicada, porque hoje, em 2013, o Corinthians não traria nenhum Vadão, só traria algum técnico de ponta já provado (Abel, Mano). Vamos considerar que os últimos 5 jogos tenham sido apenas uma péssima fase e usar como base de comparação o futebol do ano todo: embora eu não seja dos que ache o nosso elenco tão bom, é fato que o Corinthians jogou, o ano todo, abaixo do que poderia. Qualquer técnico bom fazendo um bom feijão com arroz faria o time produzir um pouco mais do que vem produzindo, no mínimo. E é questáo de pensar o que faz mais sentido para um planejamento de 2014. Afastar jogadores? Quais, esses mesmos que o Tite priorizou em detrimento de ir testando aos poucos novas opcões?

      Curtir

    • andre pinheiro permalink
      09/19/2013 22:38

      7) até concordo com a tese do jk, mas no cargo jamais um tecnico com a filosofia do tite.

      Curtir

  15. 09/19/2013 19:15

    Jogo após jogo a gente bate na mesma tecla: o esquema não está funcionando mas, o pior, é que não vemos tentativa de mudança. Cito o exemplo do Mano não porque eu ache o melhor técnico do mundo, mas apenas porque foi o último técnico antes de Tite que teve sucesso no timão: Mano passou por fases boas e ruins, mas nas fases ruins ele tentou se reinventar e eventualmente chegou a um novo bom momento. Quando ele saiu, tinha perdido a liberta pro Flamengo de uma forma que muitos acharam culpa dele (postura passiva no jogo do RJ), mas tinha se recuperado no Brasileiro, com uma nova formação tática com Danilo na direita (primeira vez que o Danilo deve ter jogado assim na vida) e Bruno César na esquerda. Se não me engano quando ele saiu éramos líderes ou vice-líder. Esse é o ponto: alguém acredita, de fato, que Tite tem condições de reverter o que está acontecendo? Desde a liberta do ano passado, jogamos bem uns 5 ou 6 jogos (incluindo o Chelsea); desses, 2 foram com um outro esquema tático. Se o cara não tentou algo até agora, quando tinha tempo, clima, e aparentemente apoio do elenco, vai tentar e conseguir agora? não se trata de ser grato ao que ele fez ou não fez, trata-se de saber se há condições objetivas de reverter a situação. Num time que precisa mudar taticamente com um técnico que há 3 anos só consegue jogar de um jeito, sei não…

    Curtir

    • bloguedotimao77 permalink*
      09/19/2013 19:24

      Prefeito.

      Uma bela resposta para a baboseira que o JK publicou hoje

      Curtir

  16. 09/19/2013 14:00

    Já chego no bar com uma dor de cabeça terrível e seguro que não entendo nada de futebol. Satisfeitos?

    Falando sério, o Tite é parte do problema que agora aflora insuportavelmente. Provavelmente uma grande parte. Mas como aquilo que funcionou bem durante dois anos, apesar do técnico péssimo, do nada deixa de funcionar? E nem me venha dizer que foi sorte. É uma ofensa ao trabalho de várias pessoas (a ao pouco de inteligência que me sobra) achar que é possível só com sorte ganhar 5 títulos em 2 anos (jogando relativamente bem a maior parte do tempo). E nem começem com a ladainha do foram só títulos. Foram dois dos títulos mais importantes da história do time (aos quais eu só acrescento o Paulista de 1977). Senão eu vou realmente acreditar que existem corinthianos que não comemoraram a Libertadores e o Mundia de 2012. E agora que nem a defesa está jogando bem ficou claro para mim que somente uma suposta “burrice/teimosia/ruindade” do Tite não explica tudo. Nunca explicou, apesar das nossas super simplificações. Mas se nos ajuda na nossa auto estima (alguns dirão “eu já sabia”) e nos deixa em paz achar que tudo será resolvido com a simples troca do técnico, então OK, vamos trocar de técnico. E o novo técnico pode (ou não) criar um novo ânimo e melhorar as coisas… até nós começarmos a chamá-lo de burro (espero que seja somente em dois anos). Se é assim eu quero o Joel Santana. Pelo menos vamos rir muito. Mas as evidência demonstram que o prazo do grupo (técnico + jogadores, isto é, todos) expirou. E isso não quer dizer que eles sejam ruins, só que não funcionam mais como grupo. Qual a minha solução/proposta? Não tenho nenhuma. Por isso aceito a de vocês, a saber, todo o problema é o Tite. Mesmo sabendo que é simplória.

    Curtir

    • 09/19/2013 14:46

      1 – O Tite abdicou do Brasileirão 2012. Neste tempo, poderia ter feito melhor o planejamento 2013, principalmente do elenco: idade de jogadores, motivação por alcançar o topo. No boteco falamos há MUITO tempo sobre a necessidade de laterais; sem Paulinho e Chicão pioramos consideravelmente a saída de bola. Mas, claro que o planejamento não foi de única e exclusiva responsabilidade do Tite.

      2 – Também falamos há anos sobre a fragilidade do esquema do Tite e a teimosia/cegueira do treineiro. Nisto, temos dois fatores que se retroalimentam: o esquema é frágil, pois depende de MUITA intensidade dos jogadores com marcação alta e em cima, tem pouquíssima variação e poucos recursos no ataque, o gol ficando para o já consagrado CATAPIMBA de alguém em boa fase ou alguém com muita estrela. A teimosia/cegueira do treineiro entra quando força a todos a se adequarem ao esquema, sendo pouco flexível com o mesmo e não enxergando estas todas fragilidades.

      Eu arriscaria dizer que hoje o Corinthians parece um Milan de anos atrás com muitas jogadores consagrados e em fim de carreira, mas o esquema de jogo é para molecada com sangue no zóio louca pra ser campeã. Mas Tite abraçou os veteranos e manteve o esquema.

      Curtir

      • Morgana permalink
        09/19/2013 17:18

        Nossa, lembrei agora de quando a gente dizia – com razão hein – que em tal jogo dependeríamos dos chutes do Alex, “CATAPIMBA!”

        Curtir

    • 09/19/2013 19:03

      a culpa não é só do Tite, a diretoria foi omissa ao deixar basicamente na mão dele e também cometer alguns erros de planejamento. Mas de fato a questáo de “o tempo do grupo já passou”só pode ser atribuído, principalmente, a Tite. Ora, Guerrero completou 1 ano, assim como Romarinho, Pato acabou de chegar, Douglas voltou no começo do ano passado e só tem sido titular recentemente. Pq não se usa com mais frequência jogadores da base? Porque “apostas” como Jocinei e Cléber não são testadas aos poucos? Elias, Ralf, Castan, Jucilei, Paulinho em algum momento eram apostas, jogadores que se destacaram em times pequenos e chegaram “para ver onde ia dar”. É papel do técnico ir testando esses jogadores, correr riscos, até que um ou dois ganhem desenvoltura pra serem titulares. Tite fez muito pouco disso; prefere Ibsons e Maldonados, já calejados, porque na cabeça dele corre-se menos riscos. A culpa do “grupo estar desgastado” é prioritariamente dele por não ter promovido a troca de peças como deveria – ou da diretoria, na hipótese de que tenha contratado 100% errado…

      Curtir

  17. Alessandro permalink
    09/19/2013 13:58

    A diferença do pós Tolima pro atual. É que após a eliminação vexatória, houve a aposentadoria do R9 e a venda do RC e Jucilei.
    Dizem que esses três formavam a santíssima panela no Spa Joaquim Grava.
    Ele se fechou com o grupo formando a família Titenacia.
    Dessa vez ele não tem onde se agarrar.

    Curtir

  18. Max permalink
    09/19/2013 11:50

    1 Após jogar a toalha pelo título, e se afastar do tal G4, proponho novo objetivo à nossa diretoria: classificação para a SÉRIE A do Brasileirão 2014. Faltam apenas 15 pontos.

    2 Não há repertório de jogadas, nem as básicas tabelinhas 1-2. A marcação pressão que rendia 70% dos nossos gols já não existe, é chutao ou chuveirinho. O treinador de forma sacana diz que “os adversários aprenderam como ganhar pontos da gente” e que cabe a ele encontrar alternativas. Seria uma luz no fim só túnel? Estaria o treinador finalmente abrindo mão do esquema? Mais que do esquema é preciso abrir não dessa FILOSOFIA de marcação.

    3 Teve um momento que a câmera pegou o Danilo correndo POR FORA da linha lateral no nosso campo de defesa.

    4 Douglas entregou em entrevista que a diferença de seu futebol agora e na época do Mano é que agora ele tem obrigação de marcar e com o Mano ele só tinha que armar e atacar. E disse algo do tipo “se não marcar não tem vaga no time”. O PA já havia dito aos microfones por aí que a escassez de gols “talvez fosse porque nossos atacantes tem que voltar muito”. O meu ponto é que os caras tão deixando nas entrelinhas a insatisfação com o técnico.

    5 Palco armado para um vexame no Pacaembu contra o líder domingo.

    Curtir

    • André Pinheiro permalink
      09/19/2013 12:22

      2) os caras jogam tao afastados que é impossivel ver uma tabelinha, e ele ja deu essa desculpa numa derrota no começo do campeonato

      Curtir

    • Thiago Guadalupe permalink
      09/19/2013 13:31

      Pato, no Bem Amigos, disse que no Corinthians ele tem que voltar sempre pra marcar lateral…(ou seja, ele joga longe do gol né?!)

      Curtir

    • Morgana permalink
      09/19/2013 13:35

      O Tite vem pra coletiva e fala uma coisa. PA, na vez dele, fala o oposto.
      Eu queria entender qual é a do PA.
      Teoria da conspiração:
      Ele vai lá só pra fazer cena pra critica e pra torcida? Pra dizer que existe liberdade de opinião lá dentro?

      Curtir

    • 09/19/2013 18:17

      4) Já percebi também. Estão colocando o esquema como culpado.

      O que se explica até por eles estarem respeitando mais ainda o esquema, como uma tática de lavar as mãos.

      Curtir

  19. Luís permalink
    09/19/2013 11:06

    Sem comentários… abaixo da crítica… sai adenor e vem quem… esse ano não vem mais ninguém…

    E a diretoria com aquele velho discurso ridículo pra boi dormir de contratar o Elias para o próximo ano… em dezembro vão falar que entre ele e o jogador está tudo certo… dai fica nesse lenga lenga até fevereiro e em março anunciam outro jogador pq o clube não liberou o atleta…

    Foi assim como montilho, dedé, kleber, vagner. love etc, etc, etc…

    A pergunta é, se Pato que pagaram 40 milhões de reais ficou 7 meses no banco, pq Elias não poderia ter vindo pra ficar no banco…

    Curtir

    • André Pinheiro permalink
      09/19/2013 14:12

      o mais importante não é quem vem e sim o tite sair, entra com um tampao até o fim do ano e vai buscar o mano no flamengo.

      Curtir

      • Luís permalink
        09/19/2013 23:54

        Não acho o mano lá estas coisas também… fez 8 meses de bom trabalho no Corinthians e depois não conseguiu mais arrumar o time… na seleção e no flamengo não conseguiu repetir o bom trabalho, mas até ai tudo bem… o problema dele é que onde ele vai leva a patota toda do carlos leite… sei lá se isso é bom…

        Curtir

  20. 09/19/2013 10:40

    Álvaro

    Acho que, neste momento, não cabe mais falar de títulos e taças. Pior, acredito que temos que acordar pra Z4.

    Para tal, acho que temos que virar o disco e passar a analisar jogo a jogo como vencer o adversário. E a torcida terá que entrar na pegada da fuga da Z4.

    Se ficarmos no papo de “o time não é pra cair”; “tem coisa pior” e que tais, pode ser que na hora que acordarmos não dê mais tempo.

    Curtir

  21. Thiago Guadalupe permalink
    09/19/2013 10:34

    Cansei… vou nem falar do jogo, aliás só uma coisa… Cássio filha da mãe!!! Toma os 5, 6 a 0 de ontem contra a forte macaquinha, não é possível que seu Adenor não abandonaria o barco?!

    Fico pensando no dia-a-dia, no vestiário, e no nosso grande “esquema tático” que é mais importante que todo o investimento, que todo o grupo de jogadores:

    1) Guerrero: fez o gol do título mundial, premiação 2013 – jogar de volante! É o jogador que mais marca e mais faz falta no Titão 2013…

    2) Pato: grande investimento… vai marcar lateral pra ver se sua condição física tá boa… (a galera ainda reclama, seus cerca de 15 gols na temporada são frutos de milagres)

    3) Romarinho: menino entrou endiabrado na Bomboneira…leve, solto… Prêmio Titão 2013: vai jogar de lateral-zagueiro na primeira linha de 4!

    4) Visão de mercado: quem precisa de volta de Elias e Cristian? Temos Ibson e Maldonado…

    5) Felipe: filho do Gamarra, barra estreia de Cleber e joga até de lateral contra o Bota no RJ… e bem hein?!!!

    6) Chicão: velho, acabado… libera pro Fla… que Titão 2013 inova na saída de bola… pelo alto, quem der o balão mais alto ganha uma leitoa!

    7) Laterais: Alessandro e FS estão há anos no primor da forma física… contratar lateral pra 2013, vcs tão louco???

    8) Tá precisando de dar velocidade no jogo??? Entra com Danilo, que no 2º semestre de 2013 está sendo apelidado de o “filho do vento” ou “the flash”… com direitos autorizados por Euler e Valdeir…

    9) Pra terminar: os jogadores… todos submetidos e reduzidos ao grande esquema do Todo Podereso Adenor… estão extremamente satisfeitos… não é o que a mídia noticia todos os dias??? (O pior, é que 99% acredita, rs!)

    Tem gente que gosta de se enganar…ou…de ser enganado!

    Curtir

    • 09/19/2013 11:20

      6) Apesar do momento trágico, chorei de rir, aqui!!

      Curtir

    • Phelipesan permalink
      09/20/2013 9:35

      Cara, melhor comentário. Resumiu 2013 em um post…
      Mas daqui a pouco sai uma nóticia no lanche de contratações 2014 ou um nova empresa Serta pros Naming Rights!
      Nunca pensei que diria isso, mas sinto saudades do Andrés Sanchez…

      Curtir

  22. 09/19/2013 10:17

    Achei o Maldonado muito melhor que o Ibson. Acho que foi uma boa contratação. Tem que pegar ritmo de jogo, só isso.

    O Romarinho é atacante, enquanto for escalado no meio não vai render jamais.

    O Igor é muito melhor que o Fábio Santos. Ainda é novo, mas se continuar jogando vai ficar bom. Ele me lembra o Cantán, que eu queimava bagarai, mas que depois provou ser um bom zagueiro.

    Físicamente o time não está aguentando. O jogo do Tite depende muito disso. Porém os caras estão mais velhos e como o Tite escala sempre os mesmos, eles não descansam.

    A culpa do Tite estar indo mal é somente dele. Os jogadores fazem o que ele manda. Outro culpado são os treinadores adversários, que já sabem o que fazer contra o Corinthians. Justamente por que não existe variação de nada. Nem tocar a bola ele conseguem mais.

    Já foi a fase do Tite. Melhor pedir demissão ou se reciclar. Estudar. Mudar. Arriscar.

    Porém, acho que ele não vai conseguir. Teve muito tempo pra isso. E não o fez. Não acho que ele fique ano que vem. Talvez termina o ano, mas espero que não.

    Melhor mudar antes que seja tarde.

    Curtir

    • Thiago Guadalupe permalink
      09/19/2013 10:45

      Concordo sobre o Maldonado… tirando o lance de infelicidade da falta naquele local, naquela hora do jogo… não jogou mal não… perto da mediocridade que estamos apresentando!

      Curtir

  23. 09/19/2013 9:17

    Até quando viveremos de passado?

    Curtir

  24. André Pinheiro permalink
    09/19/2013 9:12

    tite é chover no molhado, tem q focar agora nos fdp que deixam ele lá, a turminha do politicamente correto, que ta tudo bem, que ja proporam contrato pro cara em 2014, que nao cobram mudanças… vao esperar entrar no z4 pra fazer algo, espero que nao seja tarde.

    Curtir

    • 09/19/2013 9:39

      e descobrimos que MG acaba de pedir afastamento do cargo de delegado para sanar a crise atual.

      PERALÁ! Ele não disse que se fosse presidente pediria afastamento do cargo de delegado?

      Curtir

  25. Fabiano permalink
    09/19/2013 9:08

    Desde o chatíssimo Bra-11, com a filosofia do Tite já enraizada na equipe, eu perdi totalmente o tesão de ver jogos do Corinthians. Achei o campeonato tão chato que parei de comprar as revistas comemorativas de títulos, que era algo que eu fazia desde o Bra-90, quando ainda era um fedelho, com a histórica equipe que tinha Neto, Ronaldo, Wilson Mano, Mauro Caveira e Márcio, todos dando carrinhos e rasgando a grama dos campos onde jogavam. Hoje vejos os jogos, mas são tão ruins que fico todo o tempo trocando de canal procurando por algo mais interessante. Por quê isso? Simplesmente porque todos os jogos são iguais… não há novidades, não há variações, seja na defesa, seja no meio-campo ou seja no ataque. Mais do mesmo, simples assim. Sangue nos olhos?! Nunca, a não ser em um clássico ou outro (talvez…). Como alguém comentou alguns posts atrás aqui nesse blog, sonho com o dia em que um goleiro do Timão irá correr até a área adversária para tentar um milagre do gol salvador (do empate, da vitória, ou mesmo um gol de honra…). Enquanto isso não acontece, prefiro assistir às séries da Warner ou do Universal Channel. Tite FDP!

    Curtir

    • 09/19/2013 9:37

      Para falar a verdade, fico no tuiter durante os jogos como uma forma de passar o tempo mais rápido.

      Nesses jogos de madrugada, luto contra o sono.

      Curtir

  26. 09/19/2013 9:02

    Me mudei e agora não posso mais assistir os jogos de quarta — só os de domingos. Mas pelo visto não anda perdendo muito.

    Há alguém ainda que duvide da incapacidade de Tite de montar um esquema ofensivo? Uma pergunta pra vocês que tem acompanhado o time nos últimos dias: por que diabos ele começou com Romarinho ao invés de Danilo? Danilo estava machucado? Porque Danilo capenga é melhor que Romarinho dopado.

    Curtir

  27. 09/19/2013 8:54

    Discordo: ele deveria ter sido DEMITIDO no vestiário.

    Curtir

Deixe um comentário