Pular para o conteúdo

Grêmio 0(3)x0(2) Corinthians, agora o foco é nas férias

10/24/2013

Pato bateu como Roger bateu na mesma Copa do Brasil. A diferença, talvez, seja que Roger bateu mais consciente do que fazia, enquanto em Pato é difícil colar a mesma imagem maquiavélica. Então fico com uma ação do subconsciente que, no desespero de fugir do carrasco, calculou que o melhor era a desclassificação.

Só que essa argumentação não se sustenta quando 3 de 5 batedores resolveram bater colocado contra o Adamastor dos Penais. Uma BAITA ERRO estratégico. Os dois que bateram forte fizeram, os outros três recuaram a bola. Foi decisão do batedor na hora? Houve treino? Alguém orientou (errado)? Acho que nunca saberemos e esse jogo vai permanecer confuso, conflitante no nosso imaginário para todo o sempre.

Podemos resumir o 1º semestre no Amarilla e o 2º no Pato? É isso mesmo? Contei 2 chutes a gol ontem, raramente a bola chegava no Pato. Douglas recuadíssimo. Romarinho péssimo tecnicamente e Edenilson sumido. Sheik, com todo respeito, foi um merda. Sempre mais do mesmo, é sempre empate, é sempre zero no placar, é sempre jogando mal. Nesse melancólico inferno futebolístico, salvaram-se os 5 defensores (a menos de alguns erros pontuais do PA, mas nada de destaque).

Do lado de lá, um time mal montado, sem compactação alguma (algo atípico para equipes do Sul), com muita cara de Muricyball e suas bolas longas buscando os atacantes. Como tempero um juiz incrivelmente caseiro – e aí não é coisa do Clube pedir o afastamento, é coisa DOS CLUBES, todos eles, pedirem que esse cara seja retirado do quadro. Pois acreditem em mim, esse cara nunca vai mudar e vai prejudicar em rodízio todos eles.

Também não vou perder tempo discutindo as substituições, coisa de quem não sabe o que está fazendo. (E reforço: por que ele não tem um treinador nas cadeiras orientando por rádio? Será que o nível de bobagem não seria menor? Taí algo que proporia em contrato daqui por diante).

Você acha realmente que perdemos no último penal?

O corinthiano se iludiu muito com a despertadores (e o mundial cagado). E não é só com Tite, é principalmente com o atual presidente. Para mim é nítida a diferença entre ele é Andrez, mesmo eu que não sou fã do último, reconheço (e reconheci num post antigo) a, digamos, eficácia da gestão anterior. MG parece-me mais um presidente acidental, sem carisma, sem liderança, que vai lá na entrevista fala, fala, fala e não diz nada. Quando muito joga para a plateia, reclama do juiz, e não ousa diagnósticos mais contundentes (como Andrez fazia, por exemplo).

Quando vencemos a despertadores tivemos a oportunidade de convocar todo mundo para rediscutir o calendário, o nosso inimigo nº 1 em 2013. Você esperava isso do MG? Eu espero que ele reclame na coletiva, mas iniciativa para mudar algo… Esquece.

Agora, para fazer uma limonada, Timão deveria buscar logo escapar do rebaixamento e dar férias aos jogadores. Assim, quem sabe, poderíamos voltar 2 semanas antes das outras equipes e apresentar um estado atlético muito diferente do que estamos vendo.

77 Comentários leave one →
  1. Cesar Augusto permalink
    10/27/2013 1:52

    Passados 3 dias do fiasco de Porto Alegre, podemos tecer comentários mais frios sobre o personagem principal que levou o Corinthians a desclassificação da Copa do Brasil:

    Alexandre Pato: A melhor palavra para definir a cobrança de pênalti efetuada pelo atleta é irresponsabilidade. Pato foi irresponsável ao bater um pênalti com cavadinha no Dida. Era a decisão e, nestes momentos, o pênalti tem que ser batido de forma simples. Pato não levou em consideração o que seu erro ocasionaria. A torcida nunca foi com a sua cara, principalmente por ser fashion. Para parte da torcida, Pato tem mais identificação com o SPFC. No Corinthians, em regra, o jogador precisa de mais garra e disposição que técnica, além, é claro de levar o futebol a sério. Pato é da mesma estirpe de Roger, onde o futebol não é a questão prioritária de sua vida. Eles preferem o glamour, a boa vida, a badalação, as belas mulheres e, de vez em quando, o futebol.

    Falta maturidade ao Pato, mesmo tendo saído de casa aos 10 anos para tentar a sorte no Internacional. Falta profundidade nas ideias, pois poucas vezes vi um atleta com comentários tão superficiais e infantis. Pato, por incrível que pareça, é uma pessoa que precisa de carinho e de confiança. No Corinthians, de Tite, Pato jamais teve o carinho e a confiança do Treinador.

    Enfim, Pato foi irresponsável, um dos culpados da eliminação, mas está sendo vítima de uma campanha sórdida dos “colegas”, do Treinador e da diretoria, que encontraram o álibi perfeito, um verdadeiro Pato, para isentar os verdadeiros culpados pelo fiasco do segundo semestre. E lendo os comentários na imprensa, nos blogs e as declarações de atletas, dirigentes e Treinador chego a clara conclusão que o Corinthians é comandado por uma série de covardes, que não perderam a oportunidade em colocar sobre os ombros de Pato o ônus do fracasso, principalmente porque os discursos não correspondem à prática. Tite, por exemplo, disse todo aquele blá blá blá de que perdemos todos, mas escala Emerson e deixa Pato no banco de castigo.

    Hoje, o Corinthians é comandado por um treinador covarde que não assumiu seus equívocos e, ainda, na prática, joga a responsabilidade sobre Pato.

    O Corinthians, versão 2013, é refém da covardia de Tite e da omissão da diretoria, mas tudo continua como D’antes no quartel de Abrantes, afinal a culpa é do Pato, que pagará o pato pelo que fez e o que não fez.

    Entre mortos e feridos, ao final, se salvarão todos, exceto Pato, que foi julgado e condenado, sumariamente, por um Tribunal de Exceção composto pelo Juiz Tite, o Delegado Gobbi, os jurados Sheik, Paulo André, Alessandro e Fábio Santos e pela opinião pública. Não há possibilidade de recurso, Pato está condenado a morte no Corinthians.

    Curtir

    • Múcio Rodolfo permalink
      10/27/2013 11:08

      1- Eu li apenas que o Fábio Santos fez uma crítica velada a forma como o Pato bateu o pênalti. E li também que o Adenor teria gritado com o jogador, chamando-o de moleque, irresponsável…. Pode ser que tenha vídeo mostrando isso, mas até agora eu não vi nada disso. Eu vi um vídeo no qual o Adenor atribuiu a responsabilidade pela desclassificação a todos. Eu sei que vai ter gente dizendo que o treineiro quis fazer média, bancar o cara ético. Mas ai é algo subjetivo e, portanto, sujeito a erros de avaliação. Adjetivos como canalha, mau caráter- trambiqueiro atribuídos ao treinador nesses tempos atuais não contam com o meu apoio. Aliás, não contam com o apoio da esmagadora maioria dos frequentadores deste boteco- inclusive aqueles que não se cansam de repetir “fora Tite!”.
      2- Tem o silêncio dos demais. Algo mais ou menos parecido com o que aconteceu com o Rivelino. Numa entrevista concedida a Cultura muitos anos depois, Wladimir reconheceu que os demais jogadores deixaram o Rivelino ser execrado sozinho. O Adenor não veio a público assumir que errou ao não colocar o Renato Augusto, mesmo que por uns 20 minutos -dando maior intensidade ofensiva ao time ou que errou ao não orientar o time a ser um pouco mais ousado. Nos dois anos anteriores e até no primeiro semestre desse ano, o time não se mostrou tão covarde e tão inoperante como nos tempos atuais. O Douglas não veio a público reconhecer que, apesar do esquema, de ter as vezes que fazer o papel de volante, na condição de maestro, deveria fazer mais do que tem feito. O Fábio Augusto não veio a público dizer que errou ao não pedir para o técnico não o escalar como titular, afinal não tinha condições para atuar o tempo todo. Mas talvez tudo isso seja assuntos a serem tratados internamente e não expostos em público.
      3- Por falar em assumir o erro, muitos cobram do Adenor esta postura. Mas quem é que faz isso. Dia desses eu vi o técnico da Portuguesa dizendo: “hoje o time não foi bem” Não vi o programa inteiro, mas não creio que ele tenha dito: “não jogou bem porque eu coloquei o time para jogar o time de tal forma e deu merda”. E quando um técnico reconhece que fez uma alteração equivocada ou escalou o time de forma errada, ele sempre tem uma explicação: “eu pensei que assim time ganharia nisso, naquilo”
      4- Não. Eu não quero o Adenor como tecnico vitalício do Corinthians!

      Curtir

      • 10/27/2013 11:55

        2- isso é tudo para mim, mas o futebol é assim. Vai levar 20 anos para os omissos assumirem alguns coisa (aliás, aquela série de entrevistas com ex jogadores do UOL, está reduzindo esse tempo)
        3 Parreira era assim e vi o Mano fazer isso algumas rara vezes.

        Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        10/27/2013 14:48

        1. Não utilizei o termo canalha nem mau-caráter. Utilizei o termo “covarde”, e isso Tite demonstra ser, não apenas taticamente, mas em jogar a responsabilidade sobre o Pato. Ele se faz de ético, justo e coloca Pato na reserva de Emerson. Isso significa aos olhos alheios uma punição ao Pato pelo pênalti perdido.

        2. Os atletas da panela nunca quiseram Pato e, agora, se fazem de mortos aguardando a poeira baixar. Quem deveria tomar
        enquadro era o Emerson.
        Expulsões atrás de expulsões, futebol pífio, manutenção da titularidade e contrato renovado. A panela é unida e só ferve quem não faz parte dela.

        3) Tite nunca assume nada. Contra o Tolima, a culpa recaiu sobre R9 e RC. Contra a Ponte Preta, a conta sobrou para JC. Contra o BJ sobrou para Amarilla e, agora, sobrou para Pato. Em todas estas eliminações, houve uma semelhança: O time sempre foi muito mal armado nestas decisões com poucas chances criadas e nunca vi o Sr. Tite assumir algum tipo de erro tático. A culpa sempre recai sobre terceiros.

        4) Se ele tivesse autocrítica, pediria para sair. Ele é o maior, não o único, culpado pelo fiasco do segundo semestre e foi egoísta ao se manter no cargo, mesmo sem conseguir extrair mais nada dos atletas. Ele queria ganhar a Copa do Brasil na base do 0x0. Medíocre.

        Curtir

        • Múcio Rodolfo permalink
          10/27/2013 15:32

          1- Eu não disse que vc usou tais termos. Disse que estes termos são usados em outros espaços. Basta vc dar uma passeada por ai para constatar isso. O fato desse jogo vir imediatamente após a eliminação de quarta-feira reforça a tese de punição. Mas…. e se o Adenor definisse o Pato como titular e este fosse hostilizado por parte da torcida? É razoável supor que alguns condenariam o treinador por ter jogado o atacante às feras. E se ele tivesse afastado o Emerçu, também não estaria jogando sobre este o ônus da culpa? Claro que eu tenho plena consciência de que o Pato tem sido muito mais útil ao Corinthians do que tem sido o Emerçu.
          2- Pelo que me lembre foi o Ronaldo que resolveu aposentar e foi o Roberto Carlos que decidiu bater asas em direção ao leste europeu. E vamos convir que o Timão ganhou muito com a saída desses dois. Sobre o tal time mal armado, vc pode até ter razão. Mas dizer que o time criou pouco nessas duas partidas. Tem algo errado ai.
          3- Pra mim a culpa maior recai sobre a diretoria. Veja o caso do Marquinhos. Se o fato do Adenor não querer aproveitá-lo de imediato motivou o jogador a sair, foi a diretoria quem teve a palavra final na hora de definir as condiçoes de empréstimo – lesiva ao clube. Se no elenco formou-se panelas e alguns jogadores tiveram tratamento privilegiado, caberia a ela intervir. Sobre a responsabilidade do Adenor, concordo que ele não conseguiu motivar os jogadores remanescentes, não quis dar oportunidades para os recém chegados que poderiam dar um gás novo e fazer o esquema voltar a funcionar, não teve a capacidade de apontar para a direitoria posições nas quais eramos carentes. Por isso é que eu acho que ele deve ter o seu ciclo encerrado no final do ano. Mas repito aqui. Não é por isso que vou dzier que 2011 foi uma bosta, que 2012 foi uma merda. Que fomos campeões brasileiros apenas porque os outros estavam com foco em outras competições, que ganhamos a Cucaracha apenas porque o Cássifo fez aquela defesa. Que fomos campeões do mundo apenas porque o centro-avante do Chelsea era o Fernando Torres. Que fomos campeões paulistas, mas ser campeão paulsita não significa nada. Ps: as últimas palavras não são dirigidas a vc. Vai Corinthians!

          Curtir

    • 10/27/2013 11:51

      Essa superficialidade do Pato é mesmo incrível. Um vazio completo de idéias. Conseguiu ultrapassar Neymar. O que fica pior para ele são as notas que a Nike solta, como essa última, trazendo um texto mas nem minimamente inspirado nele.
      Ninguém está querendo um Sócrates, mas manifestar alguma dor, revolta, felicidade, qualquer atleta consegue.
      Talvez seja isso: ele se desencadeou de ser um atleta.

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        10/27/2013 14:57

        A nota oficial do Pato foi ridícula. Pato é infantil, superficial, tem cultura geral baixíssima e não tem qualquer interesse em aprender, em se dedicar a uma causa que não seja exclusivamente sua. Ganhando ou perdendo, a vida financeira e social do Pato será a mesma. Acho que sua vida é baseada neste detalhe.

        Curtir

  2. David 77 permalink
    10/26/2013 17:34

    http://globoesporte.globo.com/sp/ribeirao-preto-e-regiao/noticia/2013/10/pato-fica-no-banco-e-tite-escala-renato-augusto-e-diego-macedo.html
    Ué, mas nosso glorioso professor não ficou os últimos dias lamentando a falta do atacante, dizendo que a culpa para um ataque estéril era a falta dele?
    Além de táticamente covarde ainda aproveita a chance pra jogar o lixo nas costas de outros, coisa feia.

    Curtir

  3. Múcio Rodolfo permalink
    10/26/2013 11:45

    1- É verdade que quando eu citei os exemplos de 1998 e 2002 eu peguei dois técnicos a frente do seu tempo – Luxemburgo e Parreira. Mas creio que depois das pífias que fizemos nas temporadas anteriores pairava uma certa dúvida se o primeiro conseguiria repetir sucesso que conseguira no Chiqueirense. E quanto ao Parreira, até então ele estava meio que desacreditado depois de pálidas passagens pelo Balneário, Sopones e Entregacional.
    2- Posso estar sendo injusto, mas me parece que muitas vezes o dono do boteco, nesta sua cruzada antiadenorista exagera ao minimizar nossas conquistas, tentando evocar detalhes que se não tivessem ocorrido poderiam ter alterado o rumo da história. O Cássio fez aquela defesa no lance do Diego Macedo. Mas, o time como um todo não fez por merecer a classificação naquela noite? A defesa do Cássio foi fundamental, mas o espírito de luta do time não conta? O time foi mesmo tão mal contra o Chelsea para ter um desempenho chamado de medíocre?
    3- É complicado falar em baile tático aplicado por um time que se não fosse o juiz teria saído da partida com uma goleada. Vamos descontar os penaltis que nossos exímios batedores poderiam desperdiçar. Seria 3×0. Digo 3×0 porque o gol deles saiu depois do penalti não marcado no Romarinho (ou teria sido no Emerson). Fora os gols perdidos. O Pato perdeu um debaixo do gol que se fosse cometido pelo Souza, pelo Bil…
    4- O Avaí bateu o Bragantino por 3×0 e segue firme na briga pelo acesso.

    Curtir

  4. SERGIO SANTANA permalink
    10/26/2013 0:45

    Nao podemos deixar de responsabilizar as torcidas organizadas pelo fiasco desse ano. Fizeram de tudo ao seu alcance para prejudicar a equipe… o debacle não teria se iniciado em Oruro? Desculpem por lembrar disso .. mas que pesou ..pesou !

    Curtir

  5. Múcio Rodolfo permalink
    10/25/2013 18:26

    Alvaro…. Acho que não vai alterar a cotação do dólar, mas creio que o Cássio chegou ao Corinthians em 2012 e não em 2011 como vc afirmou.

    Curtir

    • Morgana permalink
      10/26/2013 11:16

      Acho que ficou marcado o 2011 pq assim que confirmou o título nacional ele foi anunciado como reforço.
      Lembro da entrevista que ele disse que tinha acertado fazia tempo e que tinha escondido até da mãe.
      Reforço que veio sem aval da comissão técnica. Foi cota Andrés…

      Curtir

      • Múcio Rodolfo permalink
        10/26/2013 11:28

        “Eu acho que vocês estão romantizando o time de 2011. Teve tolima, paulistão e nossos adversários jogaram torneios paralelos ao longo do ano todo. Cássio já estava no clube, mas íamos com os irmãos Horácio.”

        Ora. Se ele foi anunciado após a conquista do CB-11, ele não poderia ter atuado durante o CB-11, certo? Então me parece equivocado criticar o técnico por não utilizar um jogador que nem fazia parte do elenco.

        Curtir

  6. Múcio Rodolfo permalink
    10/24/2013 22:41

    O que o Ricardoje disse tem sentido um técnico entrando agora teria condições de ir conhecendo mais de perto o grupo. Mas também se assumir o grupo o ano que vem, acho que isto não vai impedir um bom planejamento. O Luxemburgo começou em 98 depois que o time foi horroso no CB de 97. O Parreira assumiu no mesmo período depois que o time apenas figurou no CB de 01. O fato é que qualquer que seja o treinador tem de ter uma mudança radical. Não digo mandar todo mundo embora, porque é preciso uma base por onde começar.

    Curtir

    • André Pinheiro permalink
      10/25/2013 15:44

      a unica diferença é que tanto em 98 quanto em 2002 ainda tinha pré-temporada. alias acredito que esse seja um dos fatores que indica o sucesso recente de tecnicos muito mais motivacionais do que os taticos.

      Curtir

    • 10/25/2013 17:21

      Complicado, pois pegaste dois técnicos bem avançados para a época. Naquele tempo esses dois eram muito acima da média.

      Curtir

      • Múcio Rodolfo permalink
        10/25/2013 18:23

        Isto é verdade, mas os dois grupos estavam um tanto quanto desacreditados.

        Curtir

  7. Múcio Rodolfo permalink
    10/24/2013 22:12

    1- Ora. Se já crucificamos o Roger Pega-Pega, mesmo sabendo que tínhamos um time inexperiente para encarar uma Cucaracha; se já detonamos com um Coelho, mesmo sabendo que no time tinha “galáticos” que deveriam resolver a parada, que o clube naufragava no caos; se execramos o Moacir, mesmo sabendo que o penalti que ele cometeu resultou de uma bola mal afastada por um lateral super-star, por que não iríamos crucificar um Pato que custou 40 milhões e deveria saber que o Corinthians não é um time para frescuras. Ontem eu fiquei com saudades do Fernando Baiano, cria da casa, fazedor de gols e que batia penalti como homem e não como moleque.
    2- Sobre o Adenor. Errou ao não colocar o Renato Augusto – uma das esperanças de um time ofensivamente melhor. Se ele não tinha condições de jogar contra o Grêmio ontem, por que entrou no intervalo contra o Criciuma- um jogo aparentemente menos importante? Errou ao escalar o Fabio Santos – uma vez que ele não tinha condições de aguentar o tempo todo. É certo que o Igor ainda não inspira total confiança. Mas com isso ele queimou uma alteração. Errou ao tirar o Guilherme e não o Edenilson – a ideia não era a disputa por penaltis. Me parece que o Guilherme arremata melhor que o Edenilson.

    Curtir

    • Phelipe Ferreira permalink
      10/24/2013 23:07

      1.1 Quem garante que Pato não fez sua molecagem tentando forçar uma negociação?
      Estes outros jogadores que foram crucificados eram no máximo medíocres. Pato é acima da média, é artilheiro mesmo sendo reserva de um time com ofensividade pifia, talvez ele só esteja de saco cheio do Titenaccio, da panela do presida Sheik e sinta saudades dos ares de Milão.

      1.2 Vejam o exemplo do Hernane do Flamengo, jogador simples e fazedor de muitos gols, enquanto isso no Spa & Resort Joaquim Grava… Pato decide se participará ou não do SPFW, Sheik planeja a próxima festinha no iate, Romarinho parou no gol da Bombonera e não sai da balada e Guerrero está fu#$!# (Será que conseguiram encurtar a carreira de outro atacante?).
      Até o Aloisio Boi Bravo tem desempenho melhor que nossos atacantes.
      Falta vontade, falta rebeldia, falta desobediência tática, é muito cordeirinho em um mesmo elenco, falta sangue nas veias desses caras, falta Corinthianismo. Adoraria ver o Neco correndo atrás desses caras com uma cinta na mão…

      2.1 Li no blog do SIlvinho que alguns torcedores acreditam que o RA amarelou. Chegou no estádio dizendo que não tinha condições. Não sou médico, mas acredito que ae forçasse poderia ter jogado pelo menos 20 minutos. Pensando bem, neste elenco eu não duvido de mais nada.

      2.2 Adicionando outros itens, acredito que o Douglas seria melhor opção que Danilo para a cobrança de penâlti.
      Sem contar Chicão, que com certeza bateria o penâlti muito bem ontem.
      Sem contar JH, que sempre cresceu em momentos decisivos.
      O Tite se perdeu com a sua panela, Sheik faz o que quer e nada acontece, por muito menos JH e Chicão foram para o olho da rua. Friamente falando, ambos fizeram e fazem muita falta ao nosso time.

      Agora só nos resta torcer para esse BR-13 acabar da melhor forma possível (faltam 7 pts para garantir a série A).
      Que comece a pré-temporada 2014.
      #ForaTITE

      Curtir

  8. Paulo permalink
    10/24/2013 21:15

    Estamos com carência de atacantes, mas eu começaria a dar advertências ao Émerson por seus atrasos frequentes e pelos cartões “bobos” que vem tomando, e, na reiteração, justa causa, arriscando um acordo lá adiante. O que esse rapaz está fazendo é um acinte.

    Curtir

    • André Pinheiro permalink
      10/25/2013 15:47

      eu mandava embora junto com o tite, nao é de hoje que ele faz isso, e na minha opiniao ja se tornou tao grave quanto o que fez jh.

      Curtir

  9. Paulo permalink
    10/24/2013 20:47

    Tite também responsável, grandemente, pela eliminação. Dois erros de estratégia gigantescos: 1) vai pra POA precisando só de um gol ( o Gaymio jamais conseguiria fazer dois em nós ), poderia até se arriscar-se a tomar um, nesse caso, ao tentar fazer primeiro, sabendo que o 0 x 0 faria irromper Dida; 2) Não orienta os cobradores de pênalti a evitar – ou proíbe, mesmo, na lata – cobrança fraca e, Meu Deus, cavadinha.

    Curtir

  10. Paulo permalink
    10/24/2013 20:37

    Das duas, uma. Ou Pato quis “dar uma de gostoso”, bonzão, tecnicamente superior, etc, e é um irresponsável fdp; ou quis mesmo perder aquele pênalti, e é um canalha fdp. Fora Pato! Pode trocar pelo Damião ( que tb não acho grandes coisas, mas pode crescer e é corinthiano ), ou emprestar pra um e pra outro, daqui e de fora, até recuperar, minimamente, o investimento feito. Maior prejuízo da história do Clube. Moleque ordinário!

    Curtir

  11. 10/24/2013 19:26

    O time entrou pra empatar.

    Pato isolado no ataque.

    Romarinho jogando praticamente como volante pelo lado esquerdo. A única linha de fundo que ele chegava era a da defesa do próprio time.

    Por causa da postura defensiva o Douglas não pode fazer nada durante todo o jogo, muito menos o Guilherme ou o Edenílson.

    O Fábio Santos pode ser vendido. O Igor já é melhor que ele na lateral esquerda.

    A zaga nem achei mal, achei boa. Mas acho que tem que contratar gente melhor pro lugar do PA e do Felipe.

    No gol, o Walter é bom, muito melhor que o JC e o Danilo Fernandes.

    Lateral direito, o Alessandro tem que aposentar mesmo. E temos que contratar algum cara promissor. Ou buscar na base, não conheço algum que seja bom o suficiente.

    Meio-campo: demitir Maldonado e Ibson. Contratar o Cristian, Elias e Jucilei já! Tem um rumor sobre um tal de Aranda acho que temos que contratar estrangeiros com garra, como são os argentinos. Mas tem que ser bom, o Barcos estava na LDU e foi uma ótima contratação. Tem que ser exemplos assim.

    Ataque. Pode mandar embora o Emerson. Usemos a base. Acho que os atacantes que temos são bons o suficiente, o que acontece é que a bola não chega decentemente. Aí fica complicado.

    Curtir

  12. Alessandro permalink
    10/24/2013 18:34

    Obrigado Tite e cambada de vagabundos pelas noites mal dormidas de 2013.
    Pela tiração de sarro desses torcedores que não conhecem nem a história do próprio time.
    Valeu Gobbi, Duílio, Edu e Roberto de Andrade pela falta de coragem de não ter enfiado o pé no rabo desse gaúcho covarde.
    Que 2014 nosso Corinthians seja novamente o Time do Povo.

    Curtir

  13. Alessandro Cordeiro permalink
    10/24/2013 16:44

    ESPERO QUE AGORA NÃO FIQUEM CULPANDO O PATO PELA DERROTA, E SE ESQUEÇAM DOS OUTROS JOGADORES QUE COMO ELE NÃO JOGARAM NADA, E NÃO SE ESQUEÇAM PRINCIPALMENTE DE QUEM ARMOU O TIME PRA EMPATAR 0 A 0 E LEVAR PARA OS PENALTIS, MESMO SABENDO QUE O GOLEIRO DO OUTRO TIME ERA O DIDA ESPECIALISTA NISSO.

    Curtir

  14. Fernando Romano permalink
    10/24/2013 16:25

    Entrei no boteco só pra dizer pro Álvaro que “Você acha realmente que perdemos no último penal?” tá pro Corinthians como “Ever get the feeling you’ve been cheated?” do Johnny Rotten pro Sex Pistols. Infelizmente. 😦

    Curtir

  15. 10/24/2013 14:49

    A FIFA proibiu o uso de rádios.
    Se dá certo é show. Quando dá errado são um monte de merdas ?
    Ninguém está cobrando o Edenilson e o Danilo pelo erro ?
    Neste ano, que ainda não acabou, todos, repito todos, diretoria, time e torcida fizeram bobagens, mas ninguém lembra que a torcida cobra e cobra, e esqueceu de torcer.

    Curtir

    • 10/24/2013 14:53

      Não acho que a torcida esqueceu de torcer, acho que esqueceu de cobrar.

      Antigamente a pressão era enorme ao final dos jogos, hoje é palminha.

      Curtir

    • 10/24/2013 16:15

      Todos erramos, inclusive a torcida que fez um monte de besteiras. Claro que não toda a torcida, somente alguns imbecis, mas o suficiente para fazer o time ter a imagem desgastada e mandos de campo e dinheiro perdido. Li mais ou menso isso no twitter logo após a briga em Brasília: “disseram que precisava alguém morrer em um estádio para as coisas mudarem. Morreu. E não mudou nada.” Não quero apagar os grandes erros de planejamento, mas não para para fingir que não aconteceu nada do lado de cá do alambrado. Acho que foi mais ou menos isso que o Francisco quis chamar a atenção.

      Curtir

  16. Thiago Guadalupe permalink
    10/24/2013 13:48

    Parabéns pela análise Álvaro, muito sensata.

    Curtir

  17. 10/24/2013 13:45

    Vamos fazer o real entendimento da situação:
    a) eliminados invictos (para quem gosta de Titear).
    b) estamos a 7 pontos da série A, o palmares está a 1 ponto.
    c) 40 milhões enfiados no lixo? A imprensa insiste nisso, e ele é o artilheiro, o líder em chutes a gol e o que menos tempo tem de jogo. Falta levar umas catacradas de alguém, mas isso ninguém leva nesse time.
    d) ninguém tem bola de cristal, mas p%@#!, eu já sabia!

    Curtir

    • Manu Corinthianu permalink
      10/24/2013 17:43

      a) Só se for exclusivamente no confronto de quartas, porque nas oitavas perdemos pro almighty Luverdense.

      Curtir

    • Múcio Rodolfo permalink
      10/24/2013 22:35

      a) eliminados mas com a melhor defesa da competição. Apenas um gol sofrido.
      b) vamos comemorar a permanência na série A na Paulista.
      c) Pato vai ser enxotado como tantos outros, ou vai ter a chance de se redimir, como fez Gilmar dos Santos Neves?
      d) Um dia isto ia acontecer. O que segurou o Adenor no cargo foram os títulos. Ele teria continuado se, depois de um cb-12 feito na maior parte no emblomation, tivesse sido elimiando pelo Al Alhy? Ele teria permanecido se apos a eliminação na Cucaracha tivesse permitido ao Manjubinha a façanha de conquistar o tetracampeonato paulista?

      Curtir

  18. 10/24/2013 13:15

    1 – O pênalti foi a cereja no bolo. Não podemos deixar que esqueçam tudo o que foi feito de errado neste ano: o bolo.

    2 – Temos dois diretores de futebol, é isso? Minhas experiências com este tipo de estrutura onde duas cabeças têm o mesmo poder e o mesmo ego inflado sempre foram ruins.

    3 – Se Pato for embora, espero que não percamos dinheiro. Para isso, contribuiria muito se a torcida não chutasse o cara para fora do clube, mas acho que é pedir muito.

    Curtir

  19. Pedro permalink
    10/24/2013 11:02

    1- Um time que joga buscando a decisão por pênaltis,sabendo que do outro lado está o Dida, merece ser eliminado.É no mínimo burrice utilizar tal estratégia.

    2- Pato tinha todo o direito de se vingar do Stronzo,mas ele tomou a pior decisão possível.E agora tornou-se o bode expiatório,enquanto os reais responsáveis são esquecidos pelo povo em geral.Provavelmente irá embora no fim do ano.

    3- Presidente Érmiço deu o exemplo,como sempre, e foi expulso com pouquíssimo tempo em campo.Não existe símbolo maior do Corinthians moderno do que este sujeito.

    4- Quem teve a idéia de permitir substituições durante o jogo,imaginava que isso ajudaria a melhorar o desempenho das equipes.Seria uma pena,se surgisse um treinador que usasse a substituição para piorá-la.

    5- Walter vem deixando uma ótima impressão,espero que ele mantenha esse nível.E que estas atuações incentivem o JC a buscar outros caminhos… Amém!

    6- Sobre o Gobbi, sempre foi nítido que ele não tinha preparo para ser presidente do Corinthians.O problema é que a concorrência conseguia ser pior que ele e,por isso, ele foi eleito.

    7- Mais 1 vitória,7 empates e feliz 2014!

    Curtir

  20. Daniel CMS permalink
    10/24/2013 11:02

    Saudades do Índio batendo pênalti.

    Curtir

  21. Manu Corinthianu permalink
    10/24/2013 10:56

    A primeira coisa que me veio à cabeça depois do pênalti do Pato foi isso aqui – http://www.youtube.com/watch?v=pH5O4C3lJeg. Mas vejam que o Maicosuel pelo menos conseguiu fazer a bola levantar, ou seja, foi uma cavadinha pra valer. No caso do Pato foi um recúo mesmo. Revendo várias vezes, é complicado encontrar elementos para acreditar que não foi proposital. Se não foi, então ele deu uma baita de uma pipocada.

    O Fabiano tem razão quanto à cara do Tite antes da última cobrança. Puta olhar de resignação – http://tinypic.com/r/desg2d/5

    Curtir

  22. Max permalink
    10/24/2013 10:34

    1 Pato, presta atenção! Muito respeito com a camisa do timão! Ao optar pela cavadinha P7 puxou para si toda responsabilidade do fracasso do segundo semestre. Tite e diretoria agradecem.

    2 A cavadinha deve ser condenada sim, mesmo se convertida é ato de vaidade onde o jogador coloca a “glória pessoal” acima da necessidade do clube. Algo do tipo “Vou dar essa cavadinha aqui, se fizer vão falar de mim a semana inteira, se errar o Corinthians tá fora mas vale a pena o risco”.

    3 A estratégia de levar pros penais já nasceu morta, uma vez que do outro lado estava o Dida.

    4 Foi bom cair agora. Acho que essa copa só ia atrapalhar o que deve ser nosso foco principal. Classificar para a série A do BR-14.

    Curtir

    • 10/24/2013 10:46

      Pato foi burro, jegue, mula. Mesmo que ele tivesse errado de forma “normal”, seria outra situação. Tendo feito a besteira que fez, forneceu-se como bode expiatório de uma situação cuja culpa náo é dele. Hoje, amanhã, falar-se-a apenas da m* que ele fez, de como é irresponsável, se tem clima para continuar no time etc. E todas as outras cag* e principalmente a inoperäncia do time (que já vem de muito tempo) ficará de fora das discussões. Como falaram abaixo, Tite agradece e muito.

      Curtir

      • Morgana permalink
        10/24/2013 12:36

        Burro sem sorte. Ou ainda, de Pato a bode.

        Curtir

      • 10/24/2013 12:37

        Exatamente! Tô aqui doido no trampo discutindo isso. Nego só fala dos 40 milhões, do cabelo, do instagram etc.

        Das cagadas… Nada.

        Curtir

        • 10/24/2013 17:59

          o tom da imprensa foi todo esse. Ninguém falou uma vírgula de que o time jogou muito mal, de que Tite escalou para não perder e só conseguiu por sorte do Grëmio perder gols etc etc etc

          Curtir

      • Morgana permalink
        10/24/2013 17:04

        Via tuiter:
        “RT:‏@fsouzajrJuca
        E como tem sorte o Tite, né? Um dia o Amarilla assalta, no outro o Pato faz molecagem, e com essas ele vai enganando muito trouxa por aí…”

        Curtir

    • Meia permalink
      10/24/2013 12:56

      acho que o pato fez isso para forçar uma negociação no fim do ano mesmo…

      Curtir

  23. Luís permalink
    10/24/2013 10:20

    Olha, respondendo a sua pergunta, SIM, eu acho que realmente perdemos no último pênalti… claro que sim, afinal de contas, já sabíamos que esse jogo iria terminar em zero a zero… foi assim nos 3 jogos com o grêmio, com a diferença que no jogo do brasileiro, o grêmio achou um gol, mas o jogo foi para zero a zero…

    Aliás, eu já não tinha mais nenhuma esperança, desde a recopa de ver o Corinthians jogando bem… esperar um time mais arrumado, mais ofensivo, mais objetivo, sinceramente não dá… o que temos é isso e ponto final…

    Sobre os penais, pera lá, a culpa é SIM toda do PATO e do EDEMILSON… o que foi aquilo, são jogadores profissionais, sabem que do outro lato tem o DIDA, o melhor pegador de penais dos últimos 15 anos, um goleiro mais do que consagrado… dai os sem vergonhas batem daquela forma RIDÍCULA… não, isso é inadmissível…. profissionalismo só na hora de assinar contrato e pedir aumento é fácil… quero ver na hora de honrar com o compromisso… poderiam até ter perdido a cobrança, mas não daquela forma….

    Sim, acho que deve ter faltado orientação técnica sim… nessa hora, o técnico tem que abraçar um a um dos que vão bater, tirar a pressão, passar confiança… mais ou menos como o renato gaúcho fez… mas o tite ficou plantado sem nem mesmo falar com os jogadores… tb faltou orientação em NÃO permitir cobrança com cavadinhas ou colocadas no meio do gol… Pênalti se bate forte e no canto, e PONTO FINAL!!!!!

    Como diria meu Tio, Boca Livre e Pênalti, só Otário Perde!!!!

    Desta vez os otários foram PATO e EDEMILSON!!!

    Curtir

    • André Pinheiro permalink
      10/24/2013 10:31

      esse jogo jamais poderia ser jogado pra 0x0. a culpa é só do tite.

      Curtir

      • Luís permalink
        10/24/2013 14:44

        Mas até ai nada de novo… apenas a forma patética como cobraram edemilson e pato… o resto já sabíamos que seria assim e que não será mudado enquanto o tite permanecer no cargo… tomara que isso tenha servido para algo…

        Curtir

  24. 10/24/2013 10:15

    Nesse momento em que o que nos resta em 2013 é planejar 2014 (ahnnn, e evitar o rebaixamento), creio que o melhor seria mesmo o Tite sair. Daria 8 jogos para o novo treinador conseguir 9 pontos, avaliar o plantel e decidir quem tem o mínimo de qualidade e comprometimento para ficar. Isso tudo assumindo que um novo treinador fosse contratado e aceitasse começar o trabalho imediatamente. Se não aceitar, melhor um interino, para tentar evitar que o desânimo de todo o grupo e a inevitável enorme hostilidade de torcida causem problemas maiores.

    E mais uma vez buscamos desesperadamente um bode expiatório para o desastre. O Pato fez esse favor para os mais exaltados. Mas isso é um erro pois ele não é o responsável, somente um dos responsáveis. A besteira dele foi grande. Aliás, ao ser irresponsável em um momento tão crítico, beirou a estupidez. Mas de fato o time jogou muito pior do que o Grêmio. E olha que o Grêmio não jogou muita coisa. Aliás, nós não jogamos nada e somente a minha paixão cega me fazia acreditar que o título da Copa do Brasil era possível.

    Sou da mesma opinião do dono do boteco, não perdemos nos penaltis. Muitos são os responsáveis, inclusive o “fogo amigo” da torcida que nos causou tantos problemas. Contra o Fluminense faremos o quinto jogo fora do Pacaembu. E só com algumas ameaças que já li na internet, o risco de acontecerem mais besteiras não é pequeno.

    Pensei em cornetar muito o Edenilson (como erra passe, mesmo os mais simples, impressionante… e o pênalti, ridículo). Claro que como uma clara provocação ao dono do boteco, seu fã número 1. O pior do time ontem na minha modesta opinião. Mas fica realmente difícil criticar de maneira mais definitiva qualquer jogador coadjuvante com o time jogando tão mal. A má-fase geral contamina todos.

    Quanto ao “reconhecimento” à, digamos, eficácia da gestão anterior, me lembro mal ou você também já disse em algum momento que aquela foi a pior gestão de todos os tempos no Corinthians? Claro que a minha memória pode estar me traindo. Nada incomum.

    E nenhuma explicação conseguiu me convencer sobre a gigantesca queda de rendimento de um time que teve há menos de um ano como as qualidades mais exaltadas o conjunto e a organização.

    Curtir

    • Manu Corinthianu permalink
      10/24/2013 10:43

      O que vc diz no último parágrafo foi o que mais ecoou na minha cabeça durante toda a partida de ontem. Com praticamente os mesmos jogadores, em 1 ano, um time que tinha como maior virtude o jogo coletivo e a organização transformou-se em um bando em campo. E na verdade, nem precisa ir tão longe assim. Nas duas partidas da Recopa, principalmente na segunda, o time foi bem nesses dois aspectos, tanto que nos deu esperança de recuperar a competitividade do ano passado. Em alguns meses, estamos parecendo o SPFC daquelas partidas, ou seja, uma equipe completamente perdida em campo, que tenta armar alguma coisa só na base do chutão.

      Desgaste físico e de convivência, apodrecimento do ambiente causado por alguns jogadores específicos, queda técnica dos principais jogadores, saída do Paulinho e etc., mesmo com tudo isso junto, é difícil entender o porquê de uma queda tão grande de rendimento.

      Curtir

      • 10/24/2013 14:50

        Eu já vejo pelo desempenho desde 2010: sempre foi oscilante, com pouquíssimos jogos jogando bem mesmo.

        O que eu teimo em dizer é que ele tem mérito na arrumação defensiva, mas que isso só funciona se o ataque franco-atirador é eficiente para aproveitar as 2 ou 3 chances por jogo. Quando o ataque não está iluminado e ele pega um time bem montado, dá nisso. É assim que ele cai: não monta times equilibrados.

        Nunca se esqueçam que em 2009 o Inter era o “melhor time do Brasil” e tomou dois bailes táticos do Mano.

        Na noite do Amarilla, outro baile tático. Contra o Vasco, na noite do Cássio, era outro baile no 1o tempo. No mundial, outro baile, que vencemos na cagada.

        Enfim, é medíocre (no sentido correto do termo).

        Curtir

        • 10/24/2013 16:31

          Oscilante mas consistente. Pouquíssimos jogos jogando bem mesmo, pouquíssimos jogos jogando mal mesmo, e uma grande maioria jogando de maneira medíocre (medianamente aceitável, suficiente). Nunca achei o Corinthians de 2011 e 2012 brilhante, mas sim consistente e quase sempre bem nos momentos importantes.Bem diferente do que acontece em 2013 (poucos bem, poucos medíocre, muitos mal). Por exemplo, o ano passado mesmo abertamente abandonando o Brasileiro, em nenhum momento chegamos perto de jogar mal mesmo como nos últimos 10 jogos. A tua teoria também não explica completamente a queda vertiginosa. O que não quer dizer que não seja um dos motivos, mas não é suficiente para mim.

          Curtir

        • 10/25/2013 17:11

          Eu acho que vocês estão romantizando o time de 2011. Teve tolima, paulistão e nossos adversários jogaram torneios paralelos ao longo do ano todo. Cássio já estava no clube, mas íamos com os irmãos Horácio. Liedson foi o cara do 1o turno e Adriano salvou a pátria jogando 5 minutos.
          Estou no celular, mas acho que aqui a discussão é outra: existem times que superam nossas expectativas e times, mesmo vencedores, que nos frustram. Acontece que essa frustração (ou seu oposto) é um olhar absolutamente pessoal e que vai ser influenciado (como tudo no nosso olhar sobre o futebol) pela nossa vida cotidiana.
          Lembro, inclusive, de vários colegas rivales que são extremamente frustrados com o time campeão da despertadores.

          Curtir

        • Morgana permalink
          10/24/2013 17:09

          Teve uma entrevista do Ralf onde ele falou exatamente isso: “Jogamos por uma bola”.
          Desde sempre a gente reclama disso por aqui.
          Um jogador precisa ter o lapso (não, não quis dizer lampejo, quis dizer lapso porque pro estilo de jogo é falha mesmo) de individualidade pra poder fugir da mesmice.
          O “jogar por uma bola” é o inicio do epiteto “burro com sorte.”

          Curtir

        • 10/25/2013 16:49

          Haha, muito bom!

          Curtir

        • Múcio Rodolfo permalink
          10/24/2013 22:26

          Engraçado….. Eu quando vejo alguns jogos de 2011 não vejo um time covarde, não vejo um time jogando pela famosa “única bola”. Vejo um tiem que criava várias oportunidades durante uma partida. Insisto que tem gente pegando esta fase medonha e a usando como “amonstragem” para toda uma Era. A diferença é que na época tínhamos jogadores querendo provar algo, buscando um lugar ao sol. Tinha Ralf que quase não perdia uma dividida. Tinha Castan calando quem nele não acreditava. Tinha Danilo em momento de Zidanilo e não de Danilesma. Tinha Liedson que, mesmo sacrificado, sabia fazer gols. Tinha um Emerson que ainda sabia fazer gols, poucos, mas sabia. O problema é que o Adenor não soube promover a renovação que o time precisava e se apegou a determinados jogadores.

          Curtir

      • 10/24/2013 18:04

        vou tomar a liberdade que nunca tomou e colocar links sobre o que acho sobre a queda de rendimento, porque é uma pergunta que vejo muito corinthiano fazer…na minha opiniáo, náo é táo difícil entender…

        http://cachacadopovo.blogspot.com.br/2013/09/o-que-mudou-oua-solucao-e-outro-tecnico.html

        e

        http://cachacadopovo.blogspot.com.br/2013/10/ha-2-anos-e-meio.html

        Curtir

        • 10/25/2013 14:57

          Pois é Cesar, juntando os pedaços faz mais sentido. O esquema não é essa ruindade por definição que o Alvaro prega, e funciona quando aplicado com comprometimento e ótimo preparo físico. Isso naturalmente não quer dizer que seja brilhante, mas é muito eficiente e tem sim seu valor. Talvez seja isso mesmo, com menos preparo físico e comprometimento passamos de um bom time para um time muito ruim. E é lógico que o Tite tem muita responsabilidade ao não saber reconhecer isso e não tentar adapatar/reinventar o grupo às novas condições.

          Curtir

  25. Fabiano permalink
    10/24/2013 9:54

    Ontem, antes do último pênalti, a câmera da Globo deu um close no Tite: ERA NÍTIDA A CARA DE DERROTA enquanto ele olhava o Pato se dirigir para a cobrança. Se alguém recuperar essa imagem, verá isso facilmente. Era algo como “pronto, só falta essa e vamos pra casa descansar e planejar o próximo empate 0x0”. O treinador teve sua história, mas é INADIMISSÍVEL que um cara que já jogou a toalha há meses permaneça no comando de um time que está perigando ser rebaixado. Enquanto o Renato Gaúcho vibrava e atirava a garrafinha d’água no chão a cada pênalti convertido (o que só aconteceu a partir da 3a cobrança), a cara de velório do Tite era o contraste 100%.

    Curtir

    • Cleber permalink
      10/24/2013 10:37

      Eu tambem vi essa cara do Tite na hora do penalty e falei na hora com meu filho ” o Pato vai fazer merda, realmente acho que Tite não queria a contratação dele…” e não deu outra, foi lá o Pato e deu a cavadinha, mas o Edenílson também deu uma cavadinha……

      Curtir

  26. Marcão permalink
    10/24/2013 9:46

    Agora é isso ai, ganhar mais dois jogos, e entrar nas férias que esses FDP tanto querem desde o fim do primeiro trimestre…

    E preparar a barca pro ano que vem. Danilo, Sheik, Pato, Alessandro, Ibson, Maldonado, Fabio Santos… e Capitaneada pelo Tite.

    E essa diretoria espero que aprenda de uma vez por todas, o Ronaldo foi um acerto que só acontece uma vez na vida, depois não viram que não precisa de medalhão?
    Adriano, Pato.. só merda, caros e que não rendem nada….

    Gil, Ralf, Paulinho que vieram de graça e sem estardalhaço, é isso que precisa trazer, nego que quer crescer, nego que quer jogar sério, nego que quer ser alguém, e não esse refugos de merda que só pensam em tirar foto, tomar cachaça… carlho nessas horas tenho é vontade enfiar a porrada é em quem traz essas merdas.

    Curtir

  27. Estevam Netimao permalink
    10/24/2013 9:42

    “Voc acha realmente que perdemos no ltimo penal?”

    Curtir

  28. Correa Leonardo permalink
    10/24/2013 9:35

    a. Também pensei nisso no ato: Alexandre Pato é o novo Roger?
    b. Edenílson é o novo Weldinho? (essa é de cortar o coração, pois sempre acreditei no Edenílson, mas bater uma penalidade daquele jeito, ATÉ EU CATAVA!)
    c. Todo mundo sabe que o Dida é um monstro pra pegar pênalti. A sorte ainda ajudou com o pênalti dozômi na trave e o que o tar de Walter agarrou; pensem no volume de incompetência e burrice reunidas para resultar nisso aí…
    d. Juizinho ordinário esse…
    e. Impressionante a queda de rendimento do Guilherme – contaminou até o Ralf!

    Curtir

    • André Pinheiro permalink
      10/24/2013 9:46

      e. a falta de tesao de vencer do tite contaminou o time inteiro

      Curtir

  29. 10/24/2013 9:30

    Ér… e o golaço do Ribéry, você viu?

    Porra, tá foda! Pesadelo interminável. Tem algo que você disse após a goleada da Lusa que nunca mais deixou de ecoar na minha cabeça: nunca vi tanto drama para se demitir um técnico medíocre.

    Quanto a Pato, embora concorde que a culpa não foi somente dele, creio que não terá mais clima algum para permanecer no Timão. E digo isso partindo do príncipio, provavelmente equivocado, de que ele um dia teve. Preju de 40 pilas!!

    Emerson precisa ser ESCORRAÇADO do Corinthians. E com urgência; “para ontem”. E, se não for pedir muito, deve enfrentar um longo corredor polonês em seu caminho até a porta de saída.
    Mais que pacífico, sou pacifista – mas nesse vagabundo aí eu até pagaria pelo direito de dar uns cascudos…

    A boa notícia fica por conta do Brasileirão: apenas mais sete empates e teremos garantida nossa tão sonhada classificação para a Série A 2014. Molezera! Essa já tá no papo!!

    Curtir

    • Correa Leonardo permalink
      10/24/2013 9:38

      Antes de surrar o Érmesson (merecidamente, diga-se de passage), a gente deveria expor a um looooongo corredor polonês o FILHODEUMAPUTA QUE DEIXA O TIME ENTRAR EM CAMPO DE CALÇÃO BRANCO! PUTA QUE PARIU! VAI PRO INFERNO!!!

      Curtir

  30. André Pinheiro permalink
    10/24/2013 9:20

    o mais dificil pra mim foi torcer contra o dida.

    o tite não tinha o direito de jogar pra 0x0 num jogo desses.

    se o MG fosse sério o palhaço do sheik teria sido demitido ontem do corinthians.

    pato deu uma de roger. roger jogou muito depois que o passarela saiu, vamos ver o pato agora com tite fora.

    a faxina vai ter que ser grande, tite, julio cesar, alessandro, p.a., fabio santos, maldonado, danilo, ibson, romarinho e sheik, eu começava por ai.

    Curtir

Deixe um comentário