Skip to content

Corinthians 1×0 Paulista, otimistas avante!

01/23/2014

Mais uma partida em que o Corinthians nos enche de esperança do que pode fazer em 2014. Time acelerado, marcação relativamente alta (mesmo em início de temporada), constante troca de posições no ataque, laterais apoiando, enfim, um arsenal ofensivo que o Titenaccio nos fez acreditar como algo banido do futebol.

Como ponto negativo, ficou claro que o miolo de zaga ainda está muito lento, principalmente num time que joga tão alto. Lento também está o Guerrero, aliás, para ser mais preciso, ele está meio Claudiomiro.

A boa estrutura de jogo no ataque produziu uma infinidade de jogadas de área, desperdiçadas pela falta de ritmo de jogo (no mínimo, é coisa de mais 1 mês). Nesse ponto fiquei surpreso quando vi que Mano entraria com a mesma equipe de Domingo. Se por um lado a velocidade surpreendeu, por outro, as contusões mostraram que “treinar com jogo” é perigoso e nos arriscamos a perder jogadores importantes num período ainda de pré-temporada. Contei 3 jogadores mancando.

Individualmente, Rodriguinho está aproveitando bem a oportunidade e Danilo (enquanto aguentou) também foi bastante criativo nas tramas com os laterais e meias.

Apesar de tudo, ô golzinho difícil de sair, sô!

Émerson-Guerreiro 1×0, inapelável!

Enfim, um resultado para nos manter otimistas. A ressalva é o receio de estamos exagerando num período em que deveríamos estar confinados em treinamento (lembrando: Barça/Real têm quase 2 meses de pré-temporada).

Copinha

O time já é outro em relação ao da 1ª fase e vai à final com méritos. Na final, pega um time com jogadores mais habilidosos e velocistas. O nosso é um time muito alto e por isso mesmo, nem tão driblador ou velocista.

Como tempero, o jogo será mais uma vez no horário absurdo das 10 da manhã e em pleno verão. Isso deve cadenciar a partida e reduzir um pouco os superpoderes adversários. Imagino um jogo parecido com foi o contra o Flu, um time recuado esperando o contra-ataque.

VAI CORINTHIANS!

Anúncios
22 Comentários leave one →
  1. Celso 1° permalink
    01/25/2014 11:30

    Acabou os chutoes!!!!!

    Curtir

  2. Cesar Augusto permalink
    01/23/2014 20:28

    O time, claramente, é mais faceiro, mas longe de ser vulnerável. Tite, verdade seja dita, deixou um bom legado defensivo e para estragar essa característica da equipe precisa fazer muita bobagem.

    É um bom começo com chances de evolução, mas acho que tudo passa por Zidanilo. Enquanto ele tem gás, o time é mais efetivo, razão pela qual é preciso usá-lo com cautela, sob pena de inutilizá-lo para o resto da temporada.

    De resto, é bom MM começar a fazer um rodízio, senão perderá jogadores por lesões. O calendário no Brasil é um lixo, em São Paulo pior ainda com o canalha do Del Nero no comando amparado pela omissão de todos os times, inclusive o Corinthians, sempre prejudicado pela FPF em comparação aos rivais.

    Em suma, o começo é animador após um semestre tenebroso, mas, de fato, Mano sabe o que está fazendo, não há como negar, exceto colocar o Escritor Sindicalista na condição de capitão, o que significa a titularidade indiscutível. Prefiro Cleber, que é mais jovem e veloz, ainda mais considerando que o Corinthians terá, em 2014, laterais com vocação ofensiva.

    Paulo André é titular mais pela moral que futebol e, neste momento, Mano não quer criar caso com os líderes do elenco, mas o nosso capita pode comprometer todo o conjunto, pois não tem velocidade para fazer a cobertura dos laterais.

    E para complicar, Ralf deve ir embora, o que complicará, ainda mais para Paulo André e sua velocidade típica de uma Variante 78…

    Curtir

    • Manu Corinthianu permalink
      01/23/2014 21:49

      Concordo com o que vc disse sobre o Danilo, e exatamente por isso ainda acho que valeria a pena renovar o contrato dele. O cara é um puta profissional e já deixou mais do que claro que quer ficar. Quem tem que vazar é o Douglas, que pra mim já deu.

      Se o Ralf sair, esse legado defensivo deixado pelo Tite some rapidinho. Com Uendel-Fagner nas laterais e PA no miolo, o Mano vai ter sérios problemas para ajeitar essa defesa de novo. Fora que teríamos que procurar um substituto, coisa que está difícil encontrar no futebol brasileiro. Que time daqui tem um 1° volante do nível do Ralf?

      Curtir

      • Cesar Augusto permalink
        01/23/2014 22:53

        Sem Ralf, o time terá que mudar as características. Não há no elenco tampouco no futebol brasileiro, um volante como Ralf. Dessa forma, Mano poderá recuar o Guilherme para a posição do Ralf e escalar esse Bruno Henrique de segundo volante, ou improvisar, o que não é cabível para um time do nível do Corinthians, inclusive MM falou sobre a questão de improvisações.

        Eu, particularmente, acho difícil segurar o Ralf, que já tem 29 anos. Ou vende agora ou nunca mais.

        Guilherme e Edenilson seria um ótimo meio-campo, seria…

        Curtir

      • 01/25/2014 11:34

        Só de pensar no William Araão…

        Curtir

    • 01/25/2014 11:39

      Enquanto tivermos o Ralf, PA vai levando. Sem ele e com laterais ofensivos, a coisa fica muito ruim

      Curtir

  3. Múcio Rodolfo permalink
    01/23/2014 15:42

    Fazia tempo que o time não emendava duas vitórias. Isto é animador. De fato em alguns momentos o time atacava com vários jogadores. Muito bom. A hora que o Fagner e o Renato Augusto estiverem a disposição deve melhorar ainda mais. Como eu disse no post anterior, Mano encontra-se num momento em que as experiências podem ser feitas com riscos, vamos dizer, menores do que os do ano passado. Só que eu me permito fazer algumas indagações. Uma delas é: por que o escolhido para ocupar a lateral esquerda foi o zagueiro Felipe e não o volante Jocinei? Pelo que andei lendo este vem treinando como lateral esquerdo no time reserva. Tem coisa errada aí. Parece que o Danilo voltou a jogar bem e isto faz uma baita diferença.

    Curtir

  4. Max permalink
    01/23/2014 12:12

    Recomeçando!

    1 Mano parece tentar reeditar 2009, vamos ver no que vai dar, começou animador. Lembrando que não têm mais um Elas, André Santos, Fenômeno. Mas o Romarinho têm mais repertório que o Dentinho à meu ver.

    2 Time avançado, atacantes que atacam, zaga mais exposta. O tal cobertor curto. Fica aquele frio na barriga de que o PA pode entregar a rapadura a qualquer momento.

    3 A chatice enfim se foi. Já sinto até vontade de assistir os jogos!

    Curtir

  5. Alessandro permalink
    01/23/2014 12:04

    É cedo ainda, mas acho que esse preparador físico está fazendo um ótimo trabalho.
    Mais 3 jogos e as Titetes param de choramingar.
    Dá pra jogar com Pato, Guerrero e Romarinho.
    O Ralf parece meio assustado.

    Curtir

  6. cesar cachaça permalink
    01/23/2014 11:51

    Guerrero é caneludo, só funciona num esquema no qual ele joga enfiado para decidir um lance no máximo em 2 toques (domina e chuta, ou chuta direto…). Ele erra 90% dos lances que recebe fora da área (domina errado, tenta driblar e perde, faz falta no zagueiro etc). Para esse esquema onde o pivô é menos importante e o centroavante recebe mais bolas em profundidade, acho que Pato funcionaria bem mais. Mas ainda prefiro ver Pato e Guerrero juntos…

    Curtir

    • 01/23/2014 17:13

      Tendo a concordar que em teoria funcionaria melhor com o Pato, mas ele tá me assustando tamanha a apatia (tá certo que foram só 15 minutos). Mas obviamente vou esperar pelo menos uma dezena de jogos antes de começara a cornetar de verdade.

      Curtir

  7. junior permalink
    01/23/2014 11:41

    O Guerrero está assim, meio Geraldão, que é nosso, e sempre foi corinthiano.

    Curtir

  8. 01/23/2014 10:37

    Exatamente… Mano avançou nossa marcação, e principalmente, atacante voltou a ser atacante e marcador voltou a ser marcador. Por isso Romarinho e Guerrero voltaram a fazer gols… (Walter ontem foi expectador privilegiado da partida – http://espalma.wordpress.com/)

    Sobre a Copinha, independente do título fiquei animado com as possibilidades de revelar garotos para o principal: Felipe Zang; Airton; Guilherme Arana; Lukão (devido a urgência de um LD); e principalmente: Malcom e Zé Paulo!

    Curtir

    • Correa Leonardo permalink
      01/23/2014 15:22

      Esse Zé Paulo também me chamou a atenção nos jogos que assisti. Sabe o que faz com a bola no pé e se apresenta em toda parte do campo. Os demais que você citou também merecem ser bem observados.

      Sobre o time do Mano, basta ver que há jogadas tramadas entre meias e atacantes. A subida dos laterais ajuda bastante, e acho que esse era um ponto que pesava contra a estrutura do time ano passado, pois o forte do Alessandro não era o apoio e o forte do FS… é o quê mesmo?

      Curtir

  9. Danilo Mota permalink
    01/23/2014 10:23

    E o melhor, mantivemos o ritmo (mesmo que não o ideal) após o gol, não houve o recuo dos anos anteriores, mesmo jogando contra um time mais bem preparado fisicamente…

    Curtir

    • 01/23/2014 10:38

      Quase rolou uma lágrima!

      Curtir

    • 01/23/2014 17:18

      Eu já tive a impressão de um recuo, pouco aproveitado pelo incompetente Paulista, mas não dá para cravar nada já que o Corinthians estava com uma formação muito diferente (3 zagueiros e com o Diego Macedo claramente se poupando).

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: