Skip to content

Corinthians 0x1 S. Bernardo, maquiavelicamente complicamos o grupo C

01/26/2014

O quadro principal ontem foi desolador. Até compreendi que Mano resolveu poupar 3 jogadores decisivos para 4ª, mas a equipe não precisava jogar tão mal. Ou já era esperado?

Mano montou o Timão num 4222 que sucumbiu logo no comecinho à lentidão de nossa defesa: 0x1. Dali para frente eles se fecharam no Titenaccio e isolaram um meia habilidoso-camisa 10-baixinho lá na frente.

Do nosso lado, nada funcionou.

A diferença física entre as equipes era brutal: enquanto ninguém se mexia do nosso lado, do lado de lá eles atacavam em bloco e se recompunham com muita velocidade. Acredito até, não fosse o gol cedo, S. Bernardo iria impor o ritmo de jogo.

Outro problema era tático. O 4222, um sistema que nos deu grandes títulos, já não é mais tão utilizado e a principal razão é que ele tende a reduzir a amplitude (largura) da equipe, congestionando o meio. Os técnicos costumam contornar isso com bons laterais, que avançam constantemente. Ontem o nosso LE não era L e o LD… Bem, o LD… Não. Não. Não.

Mano discutiu com o meia esquerda o tempo todo para que ele preenchesse o espaço da esquerda e apoiasse Emerson que caia por lá, mas ruim que só vendo, ele se confundiu nas funções e veio marcar o lateral adversário, não apoiando nem Sheik nem Rodriguinho. Estáticos, fomos facilmente marcados.

No 2º tempo Mano corrigiu a besteira e colocou Danilo. Mr. J, que parece habilidoso mas não é LE, avançou mais e até tivemos um lampejo de time. Aos 20/25 o cansaço bateu forte, PULVERIZANDO o que ainda existia de técnica (notem os tropicões na bola).

Destaco o problema tático: se Mano vai insistir no 4222 – e claramente a razão é o excesso de meias e atacantes no elenco – ele vai precisar de laterais titulares e reservas. Para o jogo ele nem tinha LE e o LD foi terrível.

Tecnicamente, Mano perdeu o 1º tempo inteiro ao FAZER MÉDIA COM O EDU e escalar aquele que não deveríamos mais falar o nome. Explico: na Bandeirantes, o entrevistador insinuou que Edu pedira a escalação dele para a comissão técnica. Edu não repreendeu o entrevistador (imagina se essa pergunta cai no Andrez!) e ainda mandou essa: que o rapaz tinha feito grande trabalho no Flamengo!

No Flamengo, ele terminou como reserva de um time horroroso. Outra decepção homérica foi nosso lateral direito, mas a este daremos o benefício da dúvida de pré-temporada.

Mano foi bem na coletiva e destacou que o problema grave no momento é a falta de criação. E, numa crítica sutil, disse que a equipe, quando bate o desespero, ainda tenta resolver a partida como ela estava acostumada na passado. Outro ponto positivo foi NÃO ter se aproveitado das vaias ao Pato para se safar. Pelo contrário, contextualizou o problema com muita clareza.

A questão é se Pato reage e toma gosto pelo futebol ou vai continuar no mundo da Lua. Eu já desencanaria de ver meus 40 milhões de volta.

Mas como aprendemos a ver o lado bom da vida no Oscar-2013, olha lá a tabela: Corinthians complicou a situação do grupo C do Paulistão! Tá vendo como o FORMULISMO é o que move a paixão?

—-

Copinha

Para vencer um time como o do Santos, Timão deveria fazer uma partida perfeita. Levar um gol como o do 0x2 não é nada perfeito. O 2º tempo foi emocionante, mas a diferença das equipes prevaleceu.

Contudo, bem trabalhada, uma derrota dessas pode formar melhores jogadores do que a própria vitória. Eu palpito que para jogadores em formação, deve-se aplicar a teoria da curvatura da vara de Lenin(*). Por exemplo, o goleiro não pode cavar a expulsão num momento que estávamos com a chance do empate tão quente!

Ainda assim, a gente sai feliz quando um time honra a camisa como este honrou ontem!

Eu subiria os dois laterais, o Zé Paulo e o Malcon.

(*) Quem já fez pedagogia conhece: se você quiser endireitar uma vara torta, não basta retorná-la à posição central. É preciso curvá-la para o lado oposto.

Anúncios
38 Comentários leave one →
  1. Manu Corinthianu permalink
    01/28/2014 19:02

    Bom, ao que parece podemos ficar mais tranquilos no que diz respeito à saída do Ralf. Acabo de ver que o Henrique do Palmeiras vai para o Napoli, que até agora era o único clube a demonstrar interesse pelo Ralf, e que já não tem mais vaga para estrangeiro.

    Curtir

  2. Daniel CMS permalink
    01/28/2014 15:42

    Eu, que sempre defendi o Alexandre “Tapete Vermelho” Pato, começo a me dar por vencido.

    Vejam o texto do Gian Oddi: http://www.espn.com.br/post/385125_o-corinthians-curou-pato-agora-so-falta-um-detalhe

    Curtir

    • Cesar Augusto permalink
      01/28/2014 17:06

      Pato é um caso perdido. É o Justin Bieber tupiniquim…

      Curtir

      • Daniel CMS permalink
        01/28/2014 18:12

        Uma pena. Assim como com Adriano, acredito que o Corinthians tenha tentado seu melhor e dado várias chances.

        Assim como Adriano, falta a Pato saber o que quer da vida.

        Curtir

      • andre pinheiro permalink
        01/28/2014 20:36

        putz pior q a comparaçao do justin biba é perfeita

        Curtir

  3. Cesar Augusto permalink
    01/27/2014 21:51

    Sobre a Taça SP gostei da postura do time. Apesar de possuir um time mais fraco, Corinthians tomou a iniciativa do jogo. Santos fez 2 gols em falhas do Corinthians e jogou no contra-ataque. Não vi no adversário o propagado DNA ofensivo. Isso é marketing. O time de basquete do Corinthians chegou longe demais. Mano subiu o Arana, que tem futuro. O Pedro, zagueiro, é fraco. O volante é mais ou menos, mas é volante-volante e, verdade seja dita, o Ralf não tem reserva. Já Zé Paulo está pronto e pode muito bem ser utilizado no Paulista.

    ***

    Como disse o dono do blog, ninguém escala Íbson, impunemente. Espero que
    MM tenha aprendido a lição.

    Pato foi mal, reclamou e tomou uma invertida do treineiro. Eu venderia. Se chegar uma proposta de 20, 25 milhas, eu liberava.

    E Ralf, pelo que leio, deve sair por 20 milhões. Corinthians tem 90% dos direitos econômicos. Não há reposição no time tampouco no mercado. A impressão que tenho é que Ralf prefere continuar no clube, mas o clube quer negociá-lo de qualquer jeito, já que o atleta tem 30 anos e ou vende agora, ou nunca.

    Curtir

    • 01/28/2014 10:27

      Entre os volantes da Copinha acho Airton muito melhor que o Fabiano…

      Curtir

      • Morgana permalink
        01/28/2014 12:59

        Aliviada agora.
        Pensei que tava variando das ideias ao imaginar que o Airton era melhor.
        =]

        Curtir

      • Correa Leonardo permalink
        01/28/2014 16:38

        Também achei que o Airton joga mais…

        Curtir

        • Cesar Augusto permalink
          01/28/2014 17:05

          Aírton joga mais, tem mais técnica, mas é mais faceiro. Por outro lado, o time principal tem carência maior na posição de primeiro volante, posição do Fabiano. Aírton, pelo que vi, é mais um segundo volante e, assim, a carência no time de cima é menor nesta posição.

          PS: Ao escrever primeiro volante e segundo volante percebo o quão atrasado está nosso futebol. Para mim, Paulo Roberto Falcão era sinônimo de volante, o camisa 5, o dono do time. Hoje ou o volante marca ou joga. Poucos marcam e jogam.

          Curtir

        • andre pinheiro permalink
          01/28/2014 20:38

          por isso que acho o cristian muito mais jogador que o ralf.

          Curtir

        • 01/28/2014 22:06

          Excelente comparação.

          O Ralf até tem um toque muito acima da média para o estilo marcador, mas, por mais sucesso que tenha no clube (e com nós, torcedores) não vejo ele no patamar do Zé Elias, que era tão marcador quanto, mas sabia tocar.

          Curtir

  4. 01/27/2014 15:40

    O jogo principal melhor esquecer… aliás dá pra aproveitar mais uma prova que Diego Macedo e Ibson não podem vestir a gloriosa camisa corinthiana!

    Sobre o espólio da Copinha… falei comigo mesmo, antes da final, sem o Felipe Zang na zaga vai ser duro hoje… ele é quem dá mais segurança naquela defesa e sobem pro profissional o horroroooooooso do Pedro Henrique?! Brincadeira!!!

    Zé Paulo, os dois laterais e Malcom precisam ser aproveitados… não condeno o goleiro Henrique por ter perdido a cabeça, quantas vezes nosso maior goleiro da história já não fez isso?! Henrique é muito mais goleito que Caíque da edição passada da Copinha… vou escrever mais sobre ele no http://espalma.wordpress.com/ encontro vcs lá…t+

    Curtir

    • 01/28/2014 22:10

      Eu tenho birra com jogador que em nome de uma briga pessoal desiste do jogo e sai expulso.

      Mas, como escrevi, é mais fácil corrigir os erros de um cara que acaba de perder um título do que de um cara que tem os erros encobertos pelo título.

      Ocorreu o nome do Abuda, bi campeão da Copinha…

      Curtir

  5. Nicolas permalink
    01/27/2014 12:44

    Faltou claramente uma melhor transição ofensiva. A função de fazer o enlace ou ligação da defesa para o ataque deve caber ao meio de campo. Ou estou enganado? Os volantes estarão em xeque, já que o Mano gosta de volantes que saiam para o jogo. Também pode ser interessante ter meias que tentem infiltrações ou que forcem jogadas individuais. Neste caso, eu seria favorável a tentar o Romarinho e o Alexandre Pato nesta função. Sem falar do Renato Augusto, uma grande incógnita.

    Mano errou ao colocar o Pato como jogador de referência na área. O jogador para esta função é o Guerrero.

    Um esquema que anda na moda é o 4-1-4-1, uma experiência que pode ser válida, usando um maior número de meias em situações em que a bola não chega aos atacantes.

    Curtir

    • 01/28/2014 22:13

      Interessante, mas nesse jogo a coisa complicou pela falta de movimentação, o sistema acho que não pode ser criticado (nessa partida).

      Não escrevi, mas quando o Romarinho entrou ele posicionou o time num 4-3-3

      Curtir

  6. Max permalink
    01/27/2014 11:21

    A escalação do sujeitinho claramente entra na conta do “dei oportunidade para todos”.
    Melhor agora que em jogos mais decisivos.
    Perdoado desde que não se repita.

    Curtir

  7. cesar cachaça permalink
    01/27/2014 11:09

    na copinha, pensei a mesma coisa: dada a diferença técnica pro Santos, uma vitória poderia mascarar certas falhas da base. Pq não revelamos meias / atacantes? De novo os destaques do time são do meio para trás. Gostei do Airton, que sumiu (amarelou?) na final mas fez uma ótima copinha, com personalidade, visão de jogo.

    quanto ao principal: muito trabalho a ser feito…o erro foi ter escalado Ibson mas, convenhamos, pro desenho tático que Mano quer ele não tinha outra opção. O outro meia capaz de fazer os lados é RA, ainda em recuperação, e com danilo poupado…a outra saída seria jogar Rodriguinho pro lado e entrar com Douglas…depois de dar ritmo e corpo ao esquema principal, vai ter de conseguir fazer as peças que entram não fazerem o ritmo cair muito e ainda achar um esquema secundário para outras alternativas de jogo. Bota 3 ou 4 meses nisso fácil fácil…

    Curtir

    • 01/28/2014 22:16

      Com RA fica um baita time, mas ele contunde toda hora.

      A impressão que eu tenho é que o 4-2-2-2 é reflexo também do Renato Augusto, para um sistema feito para ele.

      Curtir

  8. André Pinheiro permalink
    01/27/2014 9:50

    tite é um baita paneleiro, digasedepassage o que deixava a gente sem saber se o pato não jogava pq nao fazia parte da panela ou por algum outro motivo. com a chegada do mano ficou claro que o problema do pato é só com ele. falta de tesão? talvez a maxima do Vampeta do “finge que pagam e finjo que jogo”? a verdade é que a entrevista pós-jogo do pato é inaceitável: “ele pediu pra eu ficar lá na frente por isso não peguei na bola”. esse ar de caga e anda do pato já deu, eu emprestava pra algum time pequeno da europa pra ver se ele calça a sandalia da humildade e conseguimos vender por pelo menos metade do que pagamos. pelo menos não temos mais um tecnico que dá entrevistas dissimuladas e vai direto ao ponto.
    a verdade é que romarinho e guerreiro não merecem hoje ser reservas.
    eu ainda queria ver um rodriguinho e douglas (sem nhaca) jogando juntos.

    Curtir

    • cesar cachaça permalink
      01/27/2014 11:14

      o Pato é burro e tá sendo mal-assessorado, poderia melhorar muito nas respostas, no marketing, na imagem…agora, que a torcida caiu no conto da imprensa e já tá odiando o cara por qquer peido que ele dá, isso sim. Se o Mano tem algum interesse em salvar os 40 milhões do clube, escalaria ele contra o Santos, bom gramado, time descansado, esquema para frente, e dá um tapa na orelha do Pato e fala “é sua chance, entra comendo a grama…”. Agora, botar o cara aos 30 do seg tempo, com o resto do time morto em campo, ou num esquema tático com Ibson armando é ajudar a empurrar quem já tá na beira do abismo (e com o clube devendo fortuna para ele…)

      Curtir

      • André Pinheiro permalink
        01/27/2014 13:03

        ai que está, a gente sempre tem uma desculpa pra justificar pq o pato nao joga. a falta de personalidade dele já me deu no saco.

        Curtir

    • 01/27/2014 13:28

      O Pato caminha rapidamente para a mesmo coluna contábil do Renato Augusto. Passivo. Se fizeram algo (ou renderem algo em alguma venda) ótimo, mas eu não conto mais com isso. Ainda não desisti deles, mas esse campeonato paulista é o limite.

      Curtir

      • 01/28/2014 22:18

        Eu acho que o jogo para o Pato mudar de vida já está chegando… Tem derby daqui a pouco.

        Ou ele entende de uma vez o que é Corinthians num derby ou ciao!

        Curtir

  9. Daniel CMS permalink
    01/26/2014 21:04

    O Zang zagueiro tb parece bom.

    Curtir

  10. W. Oliviera. permalink
    01/26/2014 16:55

    Ao menos o Pato reagiu… as vaias.

    Curtir

  11. Múcio Rodolfo permalink
    01/26/2014 14:10

    Pois é….
    1-O mais inteligente talvez fosse começar com o Danilo e o Guerrero e no decorrer da partida substituí-los.
    2- O Mano veio para nos livrar dos males que nos atormentavam. Ibson era um deles.
    Mas……
    3- Criticaram tanto o técnico anterior por não ter aproveitado o Jocinei como volante e sim como lateral esquerdo e muito pouco…. Agora o que faz o Mano? Coloca o moço para treinar na lateral esquerda e deixa o Ibson no meio de campo!
    4- Perder uma final para os Manjubas é foda! Mas para quem começou desacreditado até que tá bom.

    Curtir

    • 01/26/2014 14:29

      2 é o que eu escrevi: ele fez isso de propósito. Agora nunca mais escala. O Edu que leve para casa…

      Curtir

      • Múcio Rodolfo permalink
        01/26/2014 16:00

        Tomara! Eu me esqueci que com a volta do Fábio Santos, ele terá dois laterais esquerdos a disposição. Assim, o Jocinei pode treinar em sua posição de origem.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: