Pular para o conteúdo

Oeste 1×2 Corinthians, salvem-me desses defensores!

02/20/2014

Corinthians enfrentou Oeste numa pastagem em Rio Preto com a presença de 22.000 Fieis (o que não faz um derby!)

Quando olhei a altura daquela grama pastagem logo vi que o cansaço chegaria mais cedo. Pelo que entendi, Mano tentou manter o sistema do derby, com Danilo fazendo a função do Guilherme. Aí já nasce um problema, mesmo com Danilo muito mais técnico, a função exige um vai-vem entre apoio e marcação que mesmo o Guilherme não dá conta. Mas, fato é que Mano tira leite de pedra de um elenco esfacelado (tanto em número quanto emocionalmente) e entendo que a decisão foi correta, pois é melhor logo assumir um plano de jogo que funcionou e segui-lo genericamente ao longo do ano, do que mudá-lo toda partida.

Nosso Felipe deu assistência para o 1×0, mantendo seu estigma de ruim e azarado. A consequência desse gol foi nefasta: ele próprio entrou em parafuso e colocou em risco o jogo inteiro do time. Mano não assumiu o papel de Imperador Romano (e o vez muito bem!), pois perderia o grupo ali — como Tite perdera o grupo  ao substituir o Fininho.

Dois golaços depois e chegamos ao redentor 1×2, importantíssimo para o processo de recuperação.

O 2º tempo serviu para que as massas se sensibilizassem com o que falamos aqui desde o 1º jogo: a preparação física do Corinthians está CATASTRÓFICA. Ou é isso, ou tudo não passa de um grande plano maquiavélico pensando na parada da Copa do Mundo.

Mais outras duas coisas puderam ser testemunhadas: a crise de ansiedade de Guerrero e o elenco fraquíssimo que sobrou para o sistema defensivo criado pela franquia Gaviões-Tite-Edu Gaspar.

Guerrero: nunca foi bom com a bola nos pés – e muita gente reclamava quando eu tocava nesse detalhe, mas ele é bom. Teve uma grave crise de ansiedade durante o jogo (esperada por alguém que passou o que ele passou no SPA JG) e acabou fazendo o papel de um PATETA em campo. Constrangedor, no mínimo. Sérias dúvidas de que ele supera esse momento.

Defesa: ficamos muito fragilizados no setor e não serve a desculpa de que “o sistema de jogo não protege”. Aquilo é ruindade mesmo. Uendel é café com leite, Fagner até melhorou do que era no incio da temporada mas tá ruim, Gil está péssimo e Felipe uma bomba relógio harmônica, que explode e volta e explode e volta. Cássio vai ter de corrigir muito erro causado pela linha à sua frente.

O pior mesmo é o lado esquerdo. Imagino que todos vocês ainda se lembram do lance em que aparece um atacante livre por aquele lado (sem razão, pois não era contra-ataque), o Gil dispara para cobrir o buraco e faz uma falta tosca. Tudo errado no lance.

Sem zagueiros e laterais bons, é melhor nem nos classificarmos para evitar vergonha em cima de vergonha nas finais.

Mano vai fazendo seu milagre num time destruído mentalmente e, se conseguir tirar algo dali, vai se confirmar como um dos raros técnicos realmente bons no Brasil.

14 Comentários leave one →
  1. Raphael permalink
    02/21/2014 17:24

    Não pude ver o jogo, mas ganhamos e é o que vale. O time precisa de confiança e apoio… espero que o Pacaembú esteja mais cheio amanhã e que esta vitória seja o marco de um novo período de tranquilidade e bom futebol.

    No fundo, e apesar das notas oficiais cheias de filosofia e ódio esquerdo-fascista, a T.O. não se preocupa com o rumo que o Corinthians está tomando. Se preocupam em não serem zoandinhos pelos amigos no trabalho (?), na rua, ou com a piada da rádio ou isso-aquilo… então é só ganhar uns jogos que eles sossegam em relação ao clube.

    O outro problema da T.O. é mais sério, mas é reflexo do Brasil e tudo mais que nos rodeia… só vai começar a acabar quando resetarem o país.

    Curtir

  2. Correa Leonardo permalink
    02/21/2014 10:27

    Para relembrar:

    Última vez que marcamos gol(s) de fora da área?

    Última vez que vencemos de virada? (se eu não me engano foi há mais de ano (!!!), contra o Velho Freguês, naquele jogo do pênalti em cima do A. Pato)

    Curtir

  3. 02/21/2014 9:36

    Felipe não tem mais defesa.. por pouco não completou a trinca e entregou o 3º jogo!

    Por isso mesmo, não posso concordar com a avaliação do Gil, o cara ter que carregar nas costas Uendel e Felipe??? Jogar pra 3 da defesa??? Nem Gamarra!!!

    Curtir

  4. Cesar Augusto permalink
    02/20/2014 17:19

    A defesa está desequilibrada. O melhor zagueiro, Gil tem que cobrir o pior lateral, Uendel. O pior zagueiro, Felipe, tem que cobrir o melhor lateral, o Fágner.

    Acho que com a entrada de Cléber e Fábio Santos e a fixação do Ralf, como o 1 do 4141 melhorará o sistema defensivo, como um todo, embora não seja nenhum absurdo recuar o Ralf para a zaga e jogar com 2 volantes mais técnicos.

    De resto, em 2 jogos, o Corinthians já criou a Jadsondependência.

    É o termômetro do time.

    Curtir

  5. Alessandro Alves permalink
    02/20/2014 16:08

    hahhaha essa do Danilo foi boa Alvaro, eu falei que sentiriamos saudades do paulo andre com esse felipe, o problema que agora não temos mais reservas pra varias posicoes, então é aguardar o termino desse campeonato pensar la na frente ee fazer de verdade o planejamento que o tal de Edu disse que estava pronto desde o ano passado e que não vimos até hoje. o REnato Augusto me lembra aquele cara do filme corpo fechado, que o samuel l jackson fazia o papel.

    Curtir

  6. Daniel CMS permalink
    02/20/2014 15:18

    Achei meio exagero essa “crise de ansiedade”. Parece que o cara teve um piripaque no meio do campo e saiu batendo em todo mundo ao estilo Um Dia de Fúria.

    Curtir

  7. Nicolau permalink
    02/20/2014 14:32

    Fiquei com a impressão de que o Danilo descia muito mais que o Guilherme e, na prática, rondou quase sempre sua predileta ala/meia esquerda. Mas pode ser por conta da falta de físico pra voltar. Com isso, a defesa ficou um pouco mais exposta que contra o Palmeiras.

    Sobre o RA, o DM afirma estar fazendo aquele trabalho físico/médico que deu muito certo com o Pato. Espero que dê certo, pois o rapaz joga bola. Um meio campo com ele e Jadson me parece bem interessante, já que os dois sabem compor marcação.

    Sobre a defesa, a justificativa para deixar Felipe parece que é a saída de bola. Não cola. O rapaz não é bom no que faz. Não sei se o tal Cleber segura, entretanto. O início da Copa do Brasil e do Brasileirão serão cheios de emoções…

    Sobre os laterais, não acho o Uendel tão ruim ofensivamente, mas definitivamente não tem noção de marcação e posicionamento defensivo. Várias por ali. O Fagner é melhor. O problema é que as duas posições são carentes em todo lugar. De repente, a volta do Fábio Santos ajuda, fazendo o balanço defensivo na esquerda pra liberar o Fagner. E me assusta bastante estar com saudade do FS…

    Esse Bruno Henrique foi um belo achado, não? Se for indicação do Mano, impressionante o olho do cara pra volante: Elias, Cristian, Jucilei, Paulinho, Edenilson…

    Curtir

    • 02/20/2014 14:53

      Fábio Santos ;é um Deus da bola perto desses caras! De fato, ele pode ficar mais e o Fagner sair mais, algo como o André Santos x Alessandro.

      Sobre o RA, a imagem que ficou do derby é muito ruim, tanto que ele nem foi relacionado para ontem.

      Curtir

      • Nicolau permalink
        02/20/2014 17:39

        Sim, mas eu e meu otimismo ainda apostamos na questão pra justificar, rs. Vamos ver.

        Esqueci de comentar: o Guerrero precisa tomar uma garrafada levanta defunto, daquelas com uma cobra dentro. Faz isso que nossas chances aumentam bastante.

        Curtir

  8. André Pinheiro permalink
    02/20/2014 11:51

    o mano, com tempo pra trabalhar não tem ninguem melhor que ele. sem tempo ele não funciona pois não é tecnico de oba oba, nao funciona no motivacional, ele sim a gente pode chamar de treinador.
    guerreiro gabiru precisa de um banco, mas não tem quem por no lugar.
    confesso que tive dó do danilo ontem.
    renato augusto já pode ser considerado o novo valdivia, roger galisteu ou o pedrinho do vasco?

    Curtir

    • 02/20/2014 12:06

      Acho que o RA é caso pior, pois Pedrinho ao menos, eram contusões dramáticas

      E o Danilo parecia o vô que entra para jogar com os netos. A habilidade está alí, mas o tempo é para valsa

      Curtir

Deixe um comentário